a origem do violão / guitarra

24

Upload: fernando-carvalho

Post on 11-Apr-2017

685 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A origem do Violão / Guitarra
Page 2: A origem do Violão / Guitarra

3

4

5

6

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

19

20

21

22

23

24

Table of Contents

Sobre o livro

Direitos Autorais

Prefácio

Sobre o Autor

Guitarra elétrica

Violão

Violão em São Paulo

Conhecendo o Violão

Conhecendo o Violão 02

Conhecendo o Violão 03

Figuras Som e Silêncio

Primeira nota G

Mão Direita e Esquerda

Tocando a nota G

Acordes de A

Acorde de E

Batidas e Ritmos no Violão

Primeira música

Dicionario de acordes

Nota A

2

Page 3: A origem do Violão / Guitarra

Sobre o livro

O objetivo geral das aulas é desenvolver e revelar o talento de cada um .

O curso se destina a iniciar musicalmente aos interessados em aprender violão , epromover o aperfeiçoamento dos já iniciados neste instrumento.

Fornecer aos alunos recursos práticos e teóricos que serão utilizados para execução einterpretação de repertório popular, para apresentações no decorrer do ano comestilo variado indo da musica Brasileira ao Jazz , Blues , Rock , instrumental ,pop.

Formar pessoas felizes através da musica .

Desenvolvimento dos aspectos técnicos .

Estimular o aprendizado por partitura.

Desenvolver a percepção musical (treinamento do ouvido). Levar o aluno a teruma visão ampla do que e música e do que é ser musico.

Desenvolver atenção e concentração dos alunos melhorando o aprendizado naescola .

Repertório de um conjunto de boas musicas estando preparado para recitais , diascomemorativos , preparando para sua formatura .

3

Page 4: A origem do Violão / Guitarra

Copirraite

Autor

Fernando CarvalhoEditor

Fernando Carvalho

Copirraite © 2016

Primeira publicação usando Papyrus, 2013

Este livro pode ser adquirido por educação, negócios, vendas ou uso promocional.Edição on-line também está disponível para este título. Para mais informações,contacte o nosso departamento de vendas corporativas / institucionais:[email protected]

Embora toda precaução tenha sido tomada na preparação deste livro, a editora e osautores não assumem nenhuma responsabilidade por erros ou omissões, ou pordanos resultantes da utilização das informações aqui contidas.

4

Page 5: A origem do Violão / Guitarra

Prefácio

Justificativa :

Ajudar alunos na Inclusão social , conceito interpessoal , coordenação motora ,estudo de memorização , desenvolvimento cognitivo , qualitativo e quantitativo,crescimento pessoal .

Busca do autoconhecimento e musicalidade .

Benefícios :

Preparação para o mercado de trabalho , desenvolvimento cultural sobre osaspectos musical , estudo de vários estilos e suas características , proporcionar umconhecimento sólido e qualitativo para os alunos de qualquer classe social .

Publico alvo desde criança a partir de 8 anos ate senhores de 90 e destina a todosos aspirantes a Violonista.

Músicos amadores ou profissionais, ou qualquer interessado em aprender ecompreender o violão .

5

Page 6: A origem do Violão / Guitarra

Sobre o Autor

Fernando Carvalho é um instrutor de Musica , escritor de livros sobre Guitarra ,Baixo , Violão , Teoria Musical . Seus feitos têm aparecido em várias publicaçõesem Jornal da cidade de Catanduva/SP onde reside .

Ele também é um dono do Fanzine Speed Zine .

Experiências :

Aulas particulares desde 1989.

Aulas em Conservatório Musical:

Conservatório Dinâmica de 1997 à 1998;

Conservatório Pequeno Concertista de 1999 à 2002;

Atualmente no Conservatório Santa Cecilia desde 2008.

Workshop de guitarra com Wesley Caesar no ano 2.000.

1º Festival TKT Bandas no ano 2.000 .

Curso de Harmonia e improvisação com Pablo Lapidusas no ano 2.012 e 2.013 .

Workshop Blues o inicio da improvisação com Big Gilson em 2014 .

FESCC ( Festival de Corais Infantis e Jovens de Catanduva no ano de 2014 e2015 .

Minha primeira aparição em jornais foi no ano de 1996 ,O Jornal e 2000/01 noSocial com Cidinha Pellizzon , em 2003 no Jornal Atual com Betto GonçalvoJornal Notícia da Manhã ,2002 com Babio Cordon ( espedial para o Noticia daManhã ) em 2003 ( da redação ),em 2004 com Karen Marchessini, em 2005 comAdriana Moura depois com Enio Franco,em 2007 com Monieli Nogueira nomesmo ano ( da redação ) ,no Jornal Bom Dia,em 2006 na seção Por AquiCatanduva.

Livros Didáticos de minha autoria postados no site SlideShare :

Fundamentos da Pentatonica 01 , Master Class 01 , 02 ,e 03 , Leitura clave deSol , Improvisando Sobre lick , Master Class Drum 01 , Slide Rock, Bend Rock,Hammer-on Rock, Bicorde Rock ,Bass 5 cordas , Guitarra Violão Pop Blues Folk

6

Page 7: A origem do Violão / Guitarra

Rock entre outros .

http://pt.slideshare.net/bandacascarasagrada

Fundador da Banda Cáscara Sagrada fundada em 1999

http://speedzine.blogspot.com.br/2016/01/release-banda-cascara-sagrada.html

NumberOneMusic.com URL: http://www.numberonemusic.com/cascarasagrada

7

Page 8: A origem do Violão / Guitarra

Guitarra elétrica

A guitarra elétrica :(também chamada apenas de guitarra) é um instrumentomusical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificadoeletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som éproduzido manualmente pela vibração das cordas como na Guitarra acústica,porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (namaioria dos modelos).

Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificadoantes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.

Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversascaracterísticas de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmenteno rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outrosgêneros musicais.

Fonte(s): wikipedia

8

Page 9: A origem do Violão / Guitarra

Violão

A origem do violão não não sabemos por exato .

Existem diversas teorias dentre elas :

1ª hipótese - O violão tem origem do antigo alaúde árabe que foi levado para apenínsula Ibérica através das invasões muçulmanas, sob o comando de Tariz. Osmouros islamizados do Maghreb penetraram na Espanha e conseguiram vencer orei visigodo Rodrigo, na Batalha de Guadalete. A conquista da península se deuem c. 711-718, sendo formado um emirado subordinado ao califado de Bagdá. Oalaúde árabe que penetrou na península na época das invasões, foi umainstrumento que se adaptou perfeitamente às atividades da corte.

2ª hipótese - Ao mesmo tempo, o violão seria derivado da chamada “Khetaragrega”, que com o domínio do Império Romano passou a se chamar “Cítararomana”, era também denominada de “Fidícula”. Teria chegado à PenínsulaIbérica por volta do século I d.C. com os romanos. Este instrumento seassemelhava à “lira” e, posteriormente foram acontecendo as seguintestransformações: os seus braços dispostos da forma de lira foram se unindo,formando uma caixa de ressonância, a qual foi acrescentando um braço de trêscravelhas e três cordas, e a esse braço foram feitas divisões transversais (trastes)para que se pudesse obter de uma mesma corda várias notas. E, por fim, esseinstrumento começou a ser tocado na posição horizontal, com o que ficamestabelecidas as principais características do violão.

Fonte(s): http://www.violaomandriao.mus.br

9

Page 10: A origem do Violão / Guitarra

Violão em São Paulo

Em São Paulo, o provável surgimento do violão se deu junto com os jesuítasdurante os primeiros anos da colonização.

Embora existam divergências quanto ao instrumento usado pelos jesuítas na suacatequização, acreditamos que esteve presente. Se não foi o único instrumentocertamente fez parte da bagagem dos vários instrumentos trazidos pelos jesuítas.

Conforme levantamento histórico realizado por José Ramos Tinhorão, “todos osexemplos de cantigas urbanas entoadas a solo por aqueles inícios do século XVIrevelam em comum o acompanhamento ao som de viola.”

Convém lembrar que, durante o século XVI, ainda não existia o violãopropriamente dito, ou seja, como nós conhecemos hoje em dia. Naquela época seusancestrais - a viola, a vihuela e o alaúde - eram os instrumentos mais populares. Édessa época também o surgimento de violas mais simples que seriam chamadas de“guitarras”. Essas guitarras que hoje chamamos de violão. Essa popularização sedeu junto ao povo paulistano ao longo de todo os séculos XVI e XVII. Já no finaldo século XVI, quando Portugal passou para o domínio da Espanha, a cidade deSão Paulo, está falando - ao lado da chamada ‘língua geral’, um portuguêscorrompido pelo castelhano. Segundo observou Rugendas quando da sua viagem àSão Paulo, havia muita contribuição do sangue espanhol aos costumes dapopulação da cidade. Entre eles a apreciação a música, a dança e a conversação.Esta apreciação tornava o gostos paulistanos diferentes das demais cidadesbrasileiras. Já registrava-se naquela época o gosto pelos jogos nas maiores cidadescomo o Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Fonte(s): http://www.violaomandriao.mus.br

10

Page 11: A origem do Violão / Guitarra

Conhecendo o Violão

Sua partes :

As partes do violão, como podem ser vistas na imagem, são:

Tarraxas ou Cravelhas, Pestana ou Capo-traste ,

Braço , Traste , Boca , Fundo ,Cordas ,Tampo ,Cavalete.

O violão tem 6 cordas , contadas a partir da mais fina:

MI ( agudo )

SI

SOL

RE

LA

MI ( grave )

11

Page 12: A origem do Violão / Guitarra

Conhecendo o Violão 02

O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coralmedieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema denomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabasforam tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista,em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais dotexto, escrito por Paolo Diacono, eram:

Ut queant laxis,

Resonare fibris,

Mira gestorum,

Famuli tuorum,

Solve polluti,

Labii reatum.

Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actosadmiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".

Fonte(s): wikipedia

12

Page 13: A origem do Violão / Guitarra

Conhecendo o Violão 03

Vamos estudar até a quinta casa as notas naturais .

No braço do violão a cada casa há seis notas, uma para cada corda .

A relação entre as cordas, casas e notas, nos dá o caminho para

localizar notas .

Aprenda cada nota uma por vez , memorize as notas da primeira corda ascendentee descendente , depois vai para segunda corda são quatro notas por corda .

Não tente aprender todas as notas de uma só vez é muito difícil . Começando peloE grave temos E - F - G - A - ( Ascendente )A - G - F - E ( descendente ).

13

Page 14: A origem do Violão / Guitarra

Figuras Som e Silêncio

Tenha em mente que a figura :

• representa o som e silêncio, com mesma duração de tempo em uma Mínima desom ou uma Mínima de Silêncio .

14

Page 15: A origem do Violão / Guitarra

Primeira nota G

A primeira nota que vamos tocar vai ser a G ( Sol ) solta .

15

Page 16: A origem do Violão / Guitarra

Mão Direita e Esquerda

Mão direita tocamos com os dedos ou com palheta .

Mão esquerda fazemos harmonia e melodia .

16

Page 17: A origem do Violão / Guitarra

Tocando a nota G

Escrever algumas frases sobre o que você está indo para lidar nesta seção. Vocêpode descrever isso em um parágrafo, acrescentar uma lista de tópicos A nota solescrevemos G. Em muitas línguas este nome ainda é usado .

( 1 )

( 2 )

( 3 )

( 4 )

( 5 )

17

Page 18: A origem do Violão / Guitarra

( 6 )

18

Page 19: A origem do Violão / Guitarra

Acordes de A

Um acorde, na música, é qualquer conjunto harmônico de três ou mais notas quese ouve como se estivessem soando simultaneamente . Elas não precisam realmenteser tocadas juntas: Arpejos e acordes quebrados podem, para muitos propósitospráticos e teóricos, constituírem acordes. Acordes e sequências de acordes sãofreqüentemente usados na música moderna ocidental, da Oceania e do oesteafricano , enquanto eles estão ausentes na música de muitas outras partes domundo. Fonte(s): wikipedia

Acorde A de 3 cordas :

19

Page 20: A origem do Violão / Guitarra

Acorde de E

Os acordes mais frequentes são as tríades, assim chamados porque eles consistemde três notas distintas; notas ainda podem ser adicionadas para formar acordes desétima, acordes estendidos, ou acordes com nota adicionada. Os acordes maiscomuns são as tríades maiores e menores e, em seguida, as tríades aumentadas ediminutas. As descrições maior, menor, aumentado e diminuto são muitas vezesreferidos coletivamente como qualidades dos acordes. Acordes também sãocomumente classificados pela sua nota raiz, por exemplo, o acorde C pode serdescrito como uma tríade de qualidade maior construída sobre a nota C. Acordestambém podem ser classificados por inversão, a ordem em que as notas sãoempilhadas .

20

Page 21: A origem do Violão / Guitarra

Batidas e Ritmos no Violão

Símbolo para baixo e para cima .

21

Page 22: A origem do Violão / Guitarra

Primeira música

Já dominou os acordes e o ritmo dos exercícios , vamos tocar sua primeira músicacom a batida baixo-cima :

A

Marcha soldado

E

Cabeça de papel

Se não marchar direito

A

Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo,

E

A polícia deu sinal

Acode, acode, acode

A

A bandeira nacional.

22

Page 23: A origem do Violão / Guitarra

Dicionario de acordes

Formato de acordes básicos A , E e D

23

Page 24: A origem do Violão / Guitarra

Nota A

Nossa segunda nota vai ser o A , que esta na corda G

na segunda casa . Tocar agora em A o que tocou em G.

24