a organização do acervo de fontes orais …...usos e abusos da história oral . rio de janeiro,...

1
Para a organização do acervo o Centro tem como objetivo dar início a realização de entrevistas com pessoas que atuaram na instituição, sejam funcionários, pacientes ou moradores da comunidade local. Neste trabalho consideramos importante que a memória das pessoas que atuaram e vivenciaram experiências no Hospital, também seja salvaguardada. Outras entrevistas sobre a instituição foram realizadas, por enfermeiras e professores, porém ainda não estão disponibilizadas no CEDOPE/IPq. Este trabalho de busca e permissão para que outras entrevistas venham a fazer parte do acervo está sendo realizado pelo grupo, no esforço de que estes documentos não se percam e possam estar disponíveis para que outras pesquisas sejam feitas. O acervo de fontes orais do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant’ana (CEDOPE) – atual Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina/IPq – conta com a transcrição de aproximadamente 21 depoimentos de funcionários que trabalharam no Hospital na década de 1970. Essas entrevistas, que compõem o acervo inicial do CEDOPE/Ipq, foram realizadas por duas pesquisadoras, para a elaboração de uma tese e dissertação na área de enfermagem, e doadas a instituição. A organização do acervo de fontes orais pertencentes ao Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant’Ana (CEDOPE-HCS) Bruna da Silveira Viana¹ Viviane Trindade Borges² ¹Acadêmica do curso de Historia da UDESC, bolsista do Projeto Patrimônio, memória e loucura: o acervo do Hospital Colônia Sant’ana (Santa Catarina/1940 – 1990). ²Professora do Departamento de História da UDESC. Coordenadora do Projeto Patrimônio, memória e loucura: o acervo do Hospital Colônia Sant’Ana (Santa Catarina/1940 – 1990). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED Departamento de História Referências: BORGES, Viviane Trindade. As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orais e arquivos sonoros, inquietações da história do tempo presente. Artigo aceito para publicação pela Revista Diálogos, 2012. FRANK, Robert. Questões para as fontes do presente. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: FERREIRA, Marieta. AMADO, Janaína (orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2002. Inauguração CEDOPE-HCS. Foto de Bruna da S. Viana. CEDOPE-HCS. Foto de Jonas Nascimento.

Upload: others

Post on 15-Jan-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Para a organização do acervo o Centro tem comoobjetivo dar início a realização de entrevistas compessoas que atuaram na instituição, sejamfuncionários, pacientes ou moradores dacomunidade local. Neste trabalho consideramosimportante que a memória das pessoas queatuaram e vivenciaram experiências no Hospital,também seja salvaguardada.

Outras entrevistas sobre a instituição foramrealizadas, por enfermeiras e professores, porémainda não estão disponibilizadas no CEDOPE/IPq.Este trabalho de busca e permissão para queoutras entrevistas venham a fazer parte do acervoestá sendo realizado pelo grupo, no esforço de queestes documentos não se percam e possam estardisponíveis para que outras pesquisas sejamfeitas.

O acervo de fontes orais do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital ColôniaSant’ana (CEDOPE) – atual Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina/IPq – conta com atranscrição de aproximadamente 21 depoimentos de funcionários que trabalharam noHospital na década de 1970. Essas entrevistas, que compõem o acervo inicial doCEDOPE/Ipq, foram realizadas por duas pesquisadoras, para a elaboração de uma tese edissertação na área de enfermagem, e doadas a instituição.

A organização do acervo de fontes orais pertencente s ao Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant ’Ana

(CEDOPE-HCS)Bruna da Silveira Viana¹Viviane Trindade Borges²

¹Acadêmica do curso de Historia da UDESC, bolsista do Projeto Patrimônio, memória e loucura: o acervodo Hospital Colônia Sant’ana (Santa Catarina/1940 – 1990).²Professora do Departamento de História da UDESC. Coordenadora do Projeto Patrimônio, memória eloucura: o acervo do Hospital Colônia Sant’Ana (Santa Catarina/1940 – 1990).

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESCCentro de Ciências Humanas e da Educação – FAED

Departamento de História

Referências :

BORGES, Viviane Trindade. As falas gravadas pelos outros: fontes orais, arquivos orai s earquivos sonoros, inquietações da história do tempo presen te. Artigo aceito para publicação pelaRevista Diálogos, 2012.FRANK, Robert. Questões para as fontes do presente. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD,Philippe. Questões para a história do presente . Bauru, SP: EDUSC, 1999.JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In:FERREIRA, Marieta. AMADO, Janaína (orgs). Usos e abusos da história oral . Rio de Janeiro, FGVEditora, 2002.

Inauguração CEDOPE-HCS. Foto de Bruna da S. Viana.

CEDOPE-HCS. Foto de Jonas Nascimento.