a nova ordem mundial e o multilateralismo

26
A Nova Ordem Mundial (pós- Guerra Fria) Prof. Ivanilson Lima Geografia – 2ª série EMI

Upload: ivanilson-lima

Post on 13-Apr-2017

654 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

A Nova Ordem Mundial (pós-Guerra Fria)

Prof. Ivanilson LimaGeografia – 2ª série EMI

Page 3: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Nova Ordem Mundial

A expressão Nova Ordem Mundial, usada pela primeira vez, pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan, no fim da década de 1980, quando fez citação ao processo de queda da União Soviética e à reorganização geopolítica das potências mundiais, é definida da seguinte forma:

“um conceito social, econômico e político que faz referência ao contexto histórico do período Pós Guerra

Fria” Fonte:

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-nova-ordem-mundial-e-a-globalizao-da-economia /

Page 4: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Final da Guerra Fria

Fatos da década de 901990:• Fim do COMECOM• Fim da RDA (outubro-reunificação)1991:•Fim do Pacto de Varsóvia•Tratados de redução de armas nucleares (START)•Fim da URSS e criação da CEI (12 ex-repúblicas soviéticas) •Tratado de Maastricht (dezembro)

Page 5: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Pós-Guerra Fria

•Mundo UnipolarEUA – potência econômica, mas principalmente bélico-militar;

•Mundo MultipolarEUA, União Europeia (Alemanha), Japão/China – potências econômicas com os maiores PIB’s mundiais.

•Mundo Unimultipolar“Uni” no sentido militar EUA é líder incontestável.

“Multi” no sentido econômico, com a União Europeia (Alemanha), o Japão e a China.

Page 6: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Multilateralismo

Aplica-se a um sistema internacional na qual diversos Estados passam a se relacionar por princípios democráticos e a considerar os interesses de cada um na tomada de decisões. (JAMES & MENDES, pág. 67).

Page 7: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

A Nova Ordem Multipolar

Page 8: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

A Nova Ordem Multipolar

Page 9: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

A Nova Ordem Multipolar

Page 10: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

“Governança”

Direito Internacional:Está ligado a todas as atividades diplomáticas, humanitárias, econômicas e de qualquer natureza que são feitas com objetivos comuns entre os países, mesmo que alguns destes não sejam obrigados a participar legalmente. (JAMES & MENDES, pág. 67).

Diferentes instituições governamentais, não-governamentais e privadas na busca de solução de

problemas.

Page 11: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Relações Econômicas

Capitalismo e NeoliberalismoEstado mínimo e mercado máximo;Privatização;Controle de gastos públicos;Estabilidade econômica (controle da inflação);Abertura de mercado;Transnacionais/Multinacionais;Mercado Financeiro das Bolsa de Valores;Intensificação dos fluxos da Globalização.

Page 12: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Relações Econômicas

O que aumentou?Mercado financeiro de ações;Investimentos diretos (mercados emergentes e subdesenvolvidos);Investimentos indiretos (empréstimos FMI e bancos internacionais);Disparidade entre países;Xenofobia (aversão a pessoas ou coisas estrangeiras);“Crise ecológica” mundial;Desemprego Estrutural (excesso de oferta de mão-de-obra).

Page 13: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Globalização no Mundo Atual

•Consumimos produtos provenientes de vários países;• Notícias de outros países são veiculadas quase instantaneamente;• Muitos problemas econômicos de outros países podem influenciar a economia do nosso país e até mesmo nossa vida cotidiana.

Page 14: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Globalização – Cronologia

Page 15: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Globalização e as Transnacionais

•Responsáveis por grande parte do comércio internacional;• Importantes no desenvolvimento de novas tecnologias;• Muitas possuem filiais em praticamente todos os países;• Compram empresas menores em muitos países, principalmente subdesenvolvidos;•Maioria das sedes ficam em países desenvolvidos.

Page 16: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Sedes das Transnacionais

• Destino de boa parte dos lucros transferidos pelas filiais;• Onde ocorrem as grandes decisões sobre os investimentos;• Onde estão situados os centros de pesquisa para desenvolvimento de tecnologia;• Localizadas em cidades globais. Ex. NY, Tóquio, Berlim, Londres.

Page 17: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Globalização e Descentralização

•Mão-de-obra barata• Sindicatos Fracos• Incentivos Fiscais• Mercado Consumidor• Energia Barata

Há um processo desconcentração industrial, mas não há um processo de desconcentração financeira

Page 18: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Exemplo de Desconcentração Industrial

Ao implantar sistemas de produção que interligam países, as multinacionais buscam ampliar seus lucros. Por isso a bola é fabricada no Paquistão, onde a mão de obra é barata. Se o custo da mão de obra no Paquistão tornar-se mais caro, a empresa procurará outro lugar para se instalar, onde a mão de obra seja mais barata.

Page 19: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Exemplo de Desconcentração Industrial

As empresas multinacionais utilizam infraestrutura técnica para organizar redes de produção e distribuição de mercadorias, de circulação de informações, capitais, serviços e pessoas ao redor do mundo.

Page 20: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Globalização e Desigualdades

Page 21: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Países mais pobres do Mundo

Page 22: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Desvantagens da Globalização

Page 23: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

G77

É uma coalizão de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos coletivos de seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas.

Page 24: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

G20

G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que, juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global.

Page 25: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

G20 – Agrícola

G20 ou Grupo dos 20 é um grupo de 2003, em Genebra, Suíça, na reunião preparatória a Conferência Ministerial da OMC, em Cancún, México, em setembro do mesmo ano, focado principalmente na agricultura.

Page 26: A Nova Ordem Mundial e o Multilateralismo

Referências BibliográficasCOSTA, A. RH Portal. A Nova Ordem Mundial E A Globalização Da Economia. Disponível em: < http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-nova-ordem-mundial-e-a-globalizao-da-economia/ > no dia 13 de junho de 2016.Canal Hexag Medicina. Youtube. Geografia - Nova Ordem Mundial. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=1-1z2vT-_HU > no dia 13 de junho de 2016.Wikipédia. Nova Ordem Mundial. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_ordem_mundial > no dia 21 de junho de 2016.TAMDJIAN, J. O. MENDES, I. L. Geografia: estudos para compreensão do espaço. 2ª ed. Vol. 2. São Paulo: FTD, 2013.