titulo › midias › uploads › 4cb29e3fe… · web viewpensando em ajudá-los, nosso projetos...

3
PONTO LEGAL ACESSIBILIDADE,SIGA ESSA IDÉIA. Nome dos bolsistas: Rafaela Rodrigues de Angelo,Nayla Thifany da Silva Lima,Lívia Cardoso Bueno Silva,Richard Augusto Rodrigues do Rosário. Professor Orientador: Paulo Roberto Fernandes. Professor Colaborador: Caio de Godoy Camargo. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI/SP) Endereço: Rua Professora Zenita Alcântara Nogueira 1-67 Vila Triagem Cep:17030-032 –Bauru– SP Resumo: Percebemos a proporção da falta de acessibilidade e informação quando se trata de deficientes visuais e principalmente de sua locomoção, através do transporte publico. Com isso, elaboramos uma pesquisa sobre recursos para portadores de deficiência visual e usuário de transporte publico em Bauru. Pensando em ajudá-los, nosso projetos consiste na produção de uma placa de acrílico com sistema integrado arduino, que contem o nome dos ônibus com a visualização para pessoas que não tem nenhuma deficiência e ,e para que possuem tanto deficiência visual quanto auditiva a escrita em braile e em forma de som. A placa integra o nome do ônibus que por ali passam, com letras grandes e altura mediana, o projeto também possui os mesmos nomes de linhas de ônibus em braile e um botão, que quando apertado emite um som que informa a hora em que o transporte passará e, ao mesmo tempo, avisa o motorista do ônibus desejado que há passageiros naquele ponto. A partir de uma pesquisa que fizemos, analisamos um problema e, desenvolvemos um protótipo como solução Após a criação desse protótipo, fizemos uma parceria com o Senai, que nos ajudou a montar o projeto de uma forma mais real. Nosso projeto visa ajudar principalmente pessoas portadoras de deficiências, mas apesar de essas pessoas serem o principal objetivo, não é o único .Pensamos em abordar algo que possa ser útil para toda a população, sendo essa com deficiência ou não. Com grande alegria obtivemos um resultado bom, pois a placa, apesar de não exatamente igual ao projeto desenvolvido por nós, foi implantada em alguns pontos de nossa cidade. Palavras Chaves: deficiente visual, locomoção, protótipo, sistema arduino Abstract: Keywords: Tradução das palavras-chave para o idioma inglês. 1 INTRODUÇÃO Vimos que na nossa cidade o maior problema era a má sinalização dos pontos de ônibus, as letras pequenas, altura das placas em um nível alto, e a falta de infraestrutura para com os deficientes era visível. Durante o processo de desenvolvimento de nosso projeto, descobrimos que há algo parecido foi feito em Jaú, onde foi instalado um sistema chamado DPS-2000, mas Mostra Nacional de Robótica (MNR) 1

Upload: others

Post on 26-Jun-2020

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PONTO LEGALACESSIBILIDADE,SIGA ESSA IDÉIA.

Nome dos bolsistas: Rafaela Rodrigues de Angelo,Nayla Thifany da Silva Lima,Lívia Cardoso Bueno Silva,Richard Augusto Rodrigues do Rosário.

Professor Orientador: Paulo Roberto Fernandes.

Professor Colaborador: Caio de Godoy Camargo.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI/SP)Endereço: Rua Professora Zenita Alcântara Nogueira 1-67 Vila Triagem

Cep:17030-032 –Bauru– SP

Resumo: Percebemos a proporção da falta de acessibilidade e informação quando se trata de deficientes visuais e principalmente de sua locomoção, através do transporte publico.Com isso, elaboramos uma pesquisa sobre recursos para portadores de deficiência visual e usuário de transporte publico em Bauru. Pensando em ajudá-los, nosso projetos consiste na produção de uma placa de acrílico com sistema integrado arduino, que contem o nome dos ônibus com a visualização para pessoas que não tem nenhuma deficiência e ,e para que possuem tanto deficiência visual quanto auditiva a escrita em braile e em forma de som. A placa integra o nome do ônibus que por ali passam, com letras grandes e altura mediana, o projeto também possui os mesmos nomes de linhas de ônibus em braile e um botão, que quando apertado emite um som que informa a hora em que o transporte passará e, ao mesmo tempo, avisa o motorista do ônibus desejado que há passageiros naquele ponto.A partir de uma pesquisa que fizemos, analisamos um problema e, desenvolvemos um protótipo como solução Após a criação desse protótipo, fizemos uma parceria com o Senai, que nos ajudou a montar o projeto de uma forma mais real. Nosso projeto visa ajudar principalmente pessoas portadoras de deficiências, mas apesar de essas pessoas serem o principal objetivo, não é o único .Pensamos em abordar algo que possa ser útil para toda a população, sendo essa com deficiência ou não.Com grande alegria obtivemos um resultado bom, pois a placa, apesar de não exatamente igual ao projeto desenvolvido por nós, foi implantada em alguns pontos de nossa cidade.

Palavras Chaves: deficiente visual, locomoção, protótipo, sistema arduino

Abstract:

Keywords: Tradução das palavras-chave para o idioma inglês.

1 INTRODUÇÃOVimos que na nossa cidade o maior problema era a má sinalização dos pontos de ônibus, as letras pequenas, altura das placas em um nível alto, e a falta de infraestrutura para com os deficientes era visível.Durante o processo de desenvolvimento de nosso projeto, descobrimos que há algo parecido foi feito em Jaú, onde foi instalado um sistema chamado DPS-2000, mas que não é específico para deficientes visuais, como é o nosso. Quando fomos pesquisando sobre esse assunto chegamos a uma situação na qual achamos que poderíamos resolvê-la, através do que pesquisamos e falamos com os especialistas assim propusemos uma solução.O tema envolveu muito mais a nossa comunidade como um todo por ser um problema não só dos deficientes mais para toda a população.

No final da introdução, é comum inserir um parágrafo descrevendo o que será encontrado em cada seção no restante do seu texto. Exemplo: Este artigo encontra-se organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta o levantamento de dados e como identificamos o problema até chegar a conclusão . A seção 3 descreve o desenvolvimento do projeto e as formar de como foi feito. Os resultados são apresentados na seção 4, e as conclusões são apresentadas na seção 5,ou seja, é basicamente tudo que a prendemos com esse projeto.

2 O TRABALHO PROPOSTONossa pesquisa trata sobre recursos para portadores de deficiência visual e usuários de transporte público .Nós nos perguntamos: “Como será que deficientes visuais conseguem pegar um ônibus em algum lugar desconhecido e sem informação, com tantas dificuldades para se locomover ?”.Pensando em ajudá-los, nosso projeto consiste na produção de uma placa de acrílico que será colocada nos pontos de ônibus de Bauru, que conterá o nome do bairro escrito normalmente e em braile, e um botão, que quando apertado, emite um som que avisa a hora e quanto tempo falta para o ônibus chegar, ao mesmo tempo avisa ao motorista do ônibus desejado que há passageiros naquele ponto .Chamamos essa placa de Ponto Legal , pois ela além de ajudar os

Mostra Nacional de Robótica (MNR) 1

deficientes visuais, facilita para todos o acesso as informações e aos ônibus. Participaram desse projeto 6 pessoas ,tirando os entrevistados e os que viram de perto esse trabalho e seu desenvolvimento.

3 MATERIAIS E MÉTODOSParticipamos da feira de ciência e tecnologia, divulgamos os nosso projeto a todos que se interessavam pelo nosso projeto .Fomos ao lar dos cegos e pudemos ver a realidade de como é a vida deles e também fizemos os testes com eles, vimos que eles gostaram da nossa ideia devido a fácil acessibilidade com o braile .Propomos a eles que nos dissessem o que mais lhes afetam e aonde eles têm mais dificuldades e nos disseram que eram pegar um ônibus é um risco e difícil deles se transportar.

Testamos a placa varias vezes com eles e nos disseram que daria certo, e que iriam ajudá-los de forma significativa.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃOFomos atrás de vários profissionais da área que nos falaram algumas informações para nos incentivaram a pensar em algo que lhes ajudassem.Eles nos disseram que isso daria certo, pois era uma coisa que não tinha na cidade e iria ajudar a todos devido a má sinalização dessas placas instaladas na cidade

Tabela 1 - Dimensões.

Nome Dimensão

Papel A4 210mm x 297mm

Margem interna 10 mm

Margem externa 10 mm

Margem entre colunas 10 mm

Largura de coluna 90mm

Figuras – Ponto Legal.

5 CONCLUSÕESConcluímos que nosso projeto iria incentivar vários outros projetos dentro da cidade , e nossa placa irá ajudar todos os deficientes.Nós desenvolvemos esse projeto com o intuito de ajudar a população de nossa cidade e podemos ficar satisfeitos com os resultados.Ficamos muito felizes em ajudar pessoas que realmente precisam.E mesmo que não possamos acabar com a total limitação dessas pessoas com deficiência,podemos contribuir para elas terem mais acesso e se sentirem mais independentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://tn.temmais.com/noticia/8/18820/ moradores_de_bauru_e_regiao_enfrentam_problemas_com_falta_de_infraestrutura_nos_pontos_de_onibus.htm

www.falacidade.com.br/do/conteudo/ 4864/Bauru_ja_tem_mais_de_200_mil_veiculos.htm

www.ibge.gov.br http://www.geraestec.com.br/produto/

dps2000.php

Mostra Nacional de Robótica (MNR)

Mostra Nacional de Robótica (MNR) 3