a metamorfose- franz kafka

5
A METAMORFOSE Franz Kafka

Upload: quilvia-de-sioux

Post on 20-Jul-2015

684 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 2: A Metamorfose- Franz Kafka

O ENREDO• O livro “A metamorfose” de Franz Kafka foi escrito por volta de 1912,

momento marcado por intensas crises causadas pelo Modernismo, dentre elas crises existenciais, religiosas e racionais. Portanto, o livro apresenta a desesperança, o pessimismo relacionado ao que pode vir acontecer e as constantes dúvidas do ser humano. Dessa maneira, tudo isso é refletido no protagonista da história, o caixeiro-viajante Gregor Samsa, o qual se vê num isolamento intenso ao se tornar um inseto. O personagem continua tendo sentimentos humanos (consciência humana), porém, é impedido de expressar toda a sua indignação em relação a sua família, ao seu trabalho e a sociedade como um todo, por causa de sua metamorfose.

Page 3: A Metamorfose- Franz Kafka

O PERSONAGEM

• Gregor é um Ser repleto de angústia e agonia e, portanto, não enfrenta a sua situação, preferindo acomodar-se a ela sem perceber a sua liberdade de poder mudá-la. Sendo assim, Samsa acaba escolhendo a morte, achando que a mesma é o caminho mais fácil para resolver seus problemas e que é o momento de sua libertação.

Page 4: A Metamorfose- Franz Kafka

A NARRATIVA

• Narrador onisciente, ou seja, o narrador tem a consciência, o conhecimento do que acontece com a família Samsa nos aspectos psicológicos.

• Na obra, a linguagem é formal, simples, fácil de entender, porém objetiva, enxuta, exata, seca e obscura, utilizando metáforas e imagens inusitadas para criticar a sociedade da época. Sua escrita única e peculiar retrata o conformismo de Gregor diante de suas novas condições de existência e de sua alienação, o que provoca angústia, sofrimento e tristeza no leitor, visto que Gregor aceita tais condições tranquilamente sem tentar mudar nada.

Page 5: A Metamorfose- Franz Kafka

TEMA PRINCIPAL

• A definição de ser humano, o qual é visto como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada que foi “lançada” ao mundo tendo que viver e enfrentar situações de riscos e ameaças;

• A condição da liberdade humana, a qual não é plena, mas sim condicionada às circunstâncias históricas. A partir disso, querer não significa poder já que o ser humano enfrenta e supera, constantemente, obstáculos que lhes são apresentados;

• E a vida humana, a qual é entendida como um caminho marcado por muitas situações difíceis que causam o sofrimento, doenças, fracassos e até a morte do ser humano. Porém, esses aspectos ruins devem ser encarados e enfrentados.