a mensagem - solo - 1 capitulo · 2015-09-23 · de quem fui pastor — e, depois, tenha verificado...

36

Upload: others

Post on 05-Jun-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLOSOLO

A MEN

SAGEM

: SOLO

O N

OVO TESTAM

ENTO

EUGENE H. PETERSON, JAN JOHNSON,J.R. BRIGGS, KATIE PECKHAM

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por:

© 2011, BV Films Editora Ltdae-mail: [email protected] Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJCEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

This edition issued by contractual arrangement with NavPress, a division of The Navigators, USA. Originall published by NavPress in English as MESSAGE REMIX/

SOLO (ABRIDGE), copyright 2007 by Eugene Peterson. All rights reserved.

A Mensagem: Solo – Novo TestamentoCopyright © 2007 by Eugene H. PetersonTodos os direitos reservados.

Translated and used by permission of NavPress.

Editor Responsável: Claudio RodriguesCoeditor: Thiago RodriguesAdaptação Capa e Diagramação: Chayanne MaiaraTradução dos Devocionais: Roseli Ferreira da Silva de LimaRevisão de Texto: Ana Carolina Salerno Mitsue Siqueira Ariana Fátima Baptista

ISBN: 978-85-61411-79-41ª edição – Dezembro/2011Impressão: Imprensa da FéClassificação: Devocional

As passagens bíblicas deste livro são exclusivamente retiradas da versão bíblica A Mensagem, de Eugene H. Peterson, distribuída pela Editora Vida. Autorizado por Editora Navpress e Editora Vida.

Impresso no Brasil

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO SOLO

O devocional que você tem em mãos é único. Solo não foi projetado para ensiná-lo a estudar a Bíblia, mas para desenvolver uma conversa entre você e Deus. Os devocionais encontrados em Solo são baseados no método clássico lectio divina: ler, pensar, orar e viver as Escrituras com a intenção de convidar o Deus infinito e onisciente a fazer morada em sua vida – de forma simples, sem lustro, sem verniz. Lectio divina nos ensina a regozijar com a Bíblia, e não somente estudá-la, pois nos instrui a absorver e meditar nas Escrituras, a conversar com Deus abertamente e a viver o que já se tornou parte de você – a Sua Palavra.

Mas não é fácil. Lectio divina requer prática, e muita prática. Você terá que aprender a silenciar-se, silenciar as vozes da responsabilidade, do ego, da família e até mesmo da religião a fim de ouvir o que Deus tem a dizer. Tente não ver os elementos do lectio divina como itens a serem eliminados de sua lista de afazeres. Em vez disso, permita que eles se mesclem ao processo intencional de ouvir a Deus, de concentrar-se nele e de descobrir o que Ele tem e o que quer de você, Seu filho amado. Não se preocupe se nenhum relâmpago aparecer ou se revelações brilhantes não chegarem até você. Às vezes, devoção significa apenas estar na presença de Deus.

Nós sabemos que os quatro elementos do lectio divina são Ler, Pensar, Orar e Viver. Cada elemento tem um propósito, mas não se surpreenda se eles se sobrepuserem e se misturarem. Lembre-se à medida que você mergulha neste devocional, que o lectio divina aborda a totalidade de Deus, da Bíblia e da prática.

Leia. Pensativa, fiel e prazerosamente – leia a história épica de amor que é a Bíblia. Sim, história de amor. A Bíblia é a crônica do amor de Deus por Seu povo desde as trevas antes do Éden até a eternidade com Ele no céu. Você está na Bíblia. Eu também estou. Porém, o mais importante é que Deus está na Bíblia. Aqui você vai encontrá-Lo face a face.

Eugene Peterson chamou a Bíblia de “um livro que nos lê até mesmo enquanto o lemos”. A Bíblia é um livro incomum, e requer uma leitura incomum. Conhecer fatos relacionados a Deus não muda o seu relacionamento com Ele, então separe um tempo para mergulhar na Palavra, para absorvê-la, para descobrir o que Deus tem a dizer para você a cada dia.

Em cada devocional Solo, você encontrará uma passagem bíblica e também uma referência a uma passagem maior. Eu lhe motivo a ler ambas, lenta, atenta e repetidamente. Como diz Peterson: “a Bíblia nos é dada, em primeiro lugar, simplesmente para que nos sintamos à vontade no Reino... e para nos familiarizarmos com a forma que Deus fala e com as maneiras pelas quais respondemos a Ele com nossas vidas”. Nenhuma passagem da Escritura existe no nada. Sempre que puder, use seu tempo para ir além da passagem mostrada a fim de entender o contexto mais amplo em que ela se insere. Quanto mais você ler, mais você entenderá sobre si mesmo e sobre este Deus que lhe criou.

Pense. Cada palavra sutil, significativa e poderosa da Escritura se refere a você. Uma palavra pode ser dita hoje e outra amanhã, mas Deus enviou cada uma delas diretamente para você. Então ouça. Comece sua leitura sem conceitos pré-estabelecidos. Esqueça o que você acha que precisa ouvir, o que os outros disseram ou o que ensinaram a respeito de uma passagem em particular. Esqueça o medo de não entender o texto corretamente. Esse devocional trata do que Deus tem para lhe dizer.

Nossa vida é repleta de interferências. Por conta dos afazeres, das emoções ou simplesmente pelo barulho, talvez seja difícil filtrar a voz de Deus em meio a toda essa confusão. Meditando em cada palavra e tornando-as parte de nosso pensamento, descobriremos que, enquanto o próprio Deus é infinitamente complexo, Seus pensamentos têm um significado sutil que vai além da memorização. Quanto mais pensamos a respeito do que lemos, mais nos familiarizamos com Sua voz.

Ore. Deus está ansioso para conversar com você. E Ele quer muito mais do que apenas uma oração como “obrigado por isso, dê-me aquilo”. Responda-O em forma de diálogo. Isso significa que é preciso tanto ouvir quanto falar. Abra seus ouvidos e seu coração para ouvir Sua voz. Cante louvores ou lamentos; escreva seus pensamentos em um diário; dance ou prostre-se diante dele. Ore.

Talvez Deus o tenha desafiado. Diga como você se sente, mas lembre-se sempre de que o que Ele pede é sempre para o seu bem. Ele é amoroso e misericordioso, e não manipulador ou rígido. Se você não entendeu algo na leitura, fale com Ele a respeito. Pergunte sobre o assunto. Preencha suas orações com as Escrituras. Usar as palavras que você acabou de ler dará a certeza de que suas orações estão alinhadas à Palavra e à intenção que Deus tem para sua vida.

É fácil para nós, em nossa cultura do agir, fazermos uma leitura superficial. Não o faça. Mesmo que estejamos em silêncio, assim como Ele, estamos aprendendo a nos comunicar com Deus.

Viva. Você pode ler, pensar e orar o dia todo mas, se não viver a Palavra de Deus, você não entendeu o objetivo. A Bíblia diz: “Não é óbvio que falar de Deus sem atitude coerente não tem o mínimo sentido?” (Tiago 2). Se você tem a Palavra de Deus no coração e fez dela verdadeiramente uma parte de você, ela irá, por sua própria natureza, lhe transformar. E quando isso acontecer, você se sentirá chamado a agir. Chegará um momento em que Deus lhe conduzirá ao seu limite e ainda pedirá que você siga adiante. Deus quer que você se coloque à Sua disposição para fazer o que Ele quiser, até mesmo o impossível. Quando esse momento chegar, você precisará da Palavra que Ele cauterizou no seu coração para ter conforto e vigor. Esta é a “vida melhor e mais rica que qualquer outra com que tenham sonhado” a respeito da qual Jesus falou (João 10).

///

Solo. Um a um. Apenas você e Deus.Este livro foi feito para lhe ajudar a desenvolver o hábito do método

lectio divina. Para os que são novos na disciplina, vários estudos devocionais foram criados especificamente para ajudar a começar uma busca que durará por toda a vida. Tais estudos estão marcados com um . Além disso, apesar de o lectio divina enfatizar a familiarização com a Palavra de Deus integralmente e não o foco em apenas uma parte específica, haverá momentos em que é preciso ouvir a voz de Deus sobre algum assunto em particular. Para esses momentos, nós providenciamos um índice de tópicos que lhe guiará em um devocional que talvez seja exatamente o que você precisa.

Os devocionais Solo foram feitos para lhe ajudar a ouvir o que Deus diz por meio de Sua Palavra. Você verá que, a cada sete dias, há um destaque para que estes sejam dias de reflexão, isto é, um momento para relaxar e deixar Deus guiar seus pensamentos e orações em referência aos temas e conteúdos da Palavra da semana anterior. Não tenha medo de refletir e não tenha medo de reler. A cada vez que ler esses devocionais, você descobrirá que Deus tem algo novo a dizer pois, mesmo Ele sendo sempre o mesmo, mudamos um pouquinho a cada dia enquanto somos moldados à Sua maneira.

E assim começa a jornada.

Ao Leitor

Se há algum diferencial em A Mensagem, talvez seja porque seu texto foi moldado pelas mãos de um pastor atuante. Durante a maior parte da minha vida adulta, eu tinha a responsabilidade principal de apresentar a mensagem da Bíblia a homens e mulheres com os quais trabalhei. Eu o fiz a partir de pregações e estudos bíblicos, em reuniões de estudo bíblico nas casas e em acampamentos nas montanhas, por intermédio de conversas em hospitais e em clínicas, tomando café na casa das pessoas e ao caminhar pela praia. A Mensagem cresceu no solo de quarenta anos de trabalho pastoral.

Enquanto eu trabalhava nessa tarefa, essa Palavra de Deus, que forma e transforma vidas, realmente formou e transformou vidas. Plantada no solo da minha igreja e comunidade, as palavras-sementes da Bíblia germinaram, cresceram e amadureceram. Quando chegou o momento de realizar a obra que é agora A Mensagem, eu geralmente sentia que caminhava por um pomar no tempo da colheita e colhia maçãs, pêssegos e ameixas maduras dos ramos carregados. Dificilmente haverá uma página na Bíblia que eu não tenha visto acontecer de um modo ou de outro na vida de homens e mulheres, santos e pecadores, de quem fui pastor — e, depois, tenha verificado em minha nação e cultura.

Eu não comecei como pastor. Iniciei minha vida vocacional como professor e, por vários anos, ensinei as línguas bíblicas, hebraico e grego, em um seminário teológico. Eu esperava passar o resto da vida como professor e acadêmico, ensinando, escrevendo e pesquisando. Mas, então, minha vida sofreu uma súbita mudança vocacional, para pastorear uma igreja.

Eu estava agora mergulhado em um mundo totalmente diferente. A primeira diferença perceptível era que ninguém parecia se importar muito com a Bíblia que até recentemente eu era pago para ensinar. Muitas das pessoas com quem eu trabalhava agora não sabiam praticamente nada a respeito da Bíblia, nunca a tinham lido e não estavam interessadas em aprender. Muitos outros passaram anos lendo-a, mas, para eles, a Bíblia se perdeu em meio à familiaridade e foi reduzida a clichês. Entediados, eles a abandonaram. E não havia muitas pessoas entre esses dois extremos. Poucos estavam interessados no que eu considerava ser minha tarefa principal: apresentar as palavras da Bíblia à mente e ao coração das pessoas, tornando a mensagem viva. Eles achavam jornais e revistas, vídeos e filmes mais palatáveis.

Enquanto isso, eu assumi, como o trabalho da minha vida, a responsabilidade de fazer essas pessoas ouvirem, ouvirem de fato, a mensagem deste livro. Eu sabia que essa tarefa era difícil para mim.Mesmo vivendo em mundos de duas línguas diferentes, o mundo da Bíblia e o mundo moderno, sempre entendi que se trata do mesmo mundo. Mas essas pessoas não enxergavam a situação assim. Por isso, foi necessário que eu me tornasse um “tradutor” (ainda que eu não fosse chamado assim naquela época), permanecendo diariamente na fronteira entre dois mundos, tornando a linguagem da Bíblia que Deus usa para nos criar e salvar, curar e abençoar, julgar e governar na linguagem moderna que usamos para comentar sobre a vida e contar histórias, dar instruções, fazer negócios e cantar músicas para os nossos filhos.

E, em todo o tempo, aquelas velhas línguas bíblicas, os poderosos e vívidos originais hebraicos e gregos, continuavam a trabalhar subliminarmente em minha fala, dando energia e agudeza às palavras e frases, expandindo a imaginação das pessoas com as quais eu trabalhava para ouvir a linguagem da Bíblia na linguagem moderna e a linguagem moderna na linguagem da Bíblia.

Eu o fiz durante trinta anos em uma congregação. E, então, num dia (30 de abril de 1990), recebi uma carta de um editor pedindo-me para trabalhar em uma nova versão da Bíblia dentro dos limites do que eu vinha fazendo como pastor. Eu concordei. Os dez anos seguintes foram um tempo de colheita. A Mensagem é o resultado.

A Mensagem é uma Bíblia de leitura. não tem a intenção de substituir as excelentes Bíblias de estudo que estão disponíveis. Meu propósito aqui (tal como foi antes em minha igreja e comunidade) é

simplesmente fazer que as pessoas a leiam, pessoas que não sabem que a Bíblia é um livro para ser lido, pelo menos por elas, e fazer que pessoas que perderam, há muito, o interesse pela Bíblia a leiam novamente. Mas eu não tentei fazer disso uma tarefa fácil — há muita coisa na Bíblia difícil de entender. Por isso, em algum momento durante o caminho, cedo ou tarde, vai ser importante tomar uma Bíblia padrão de estudos, para facilitar estudos posteriores. Enquanto isso, leia para viver; ore enquanto lê: “Deus, que seja comigo assim como dizes”.

— Eugene H. Peterson

1º DIA

33-37

29

27-28 “Vocês também conhecem este mandamento: ‘Não vá para a cama com quem é casado’. Mas não pensem que terão preservado a sua virtude simplesmente porque não foram para a cama. De fato, o coração pode ser corrompido pelo desejo ardente ainda mais rapidamente que o corpo. Aqueles olhares maliciosos que parecem passar despercebidos também corrompem.

“Não finjam que isso é fácil. Se querem viver uma vida moralmente pura, façam o seguinte: ceguem o olho direito assim que o apanhar num olhar malicioso. É preciso escolher entre viver com um olho só ou sofrer o juízo de ser lançado num depósito de lixo moral...

“Não digam nada que não tenham a intenção de cumprir. Esse conselho está impregnado em nossas tradições. Vocês só pioram a situ-ação quando jogam aquela conversa piedosa: ‘Vou orar por você’, mas nunca oram; ou: ‘Deus abençoe você’, mas falam apenas da boca para fora. As palavras não se tornam verdadeiras só porque foram enfeitadas com floreios religiosos. Na verdade, a tentativa de fazê-las soar mais religiosas as tornam menos verdadeiras. Digam apenas ‘sim’ e ‘não’. Quando vocês manipulam as palavras, cometem um grande erro!”

MATEUS 5:27-29,33-37

Passagem exPandida: mateus 5

VIVA DIANTE DE DEUS

1

1º DIA

Leia a passagem lentamente e em voz alta.

Imagine-se indo à caixa de correspondência hoje e encontrando nela uma carta destinada a você, com as palavras dessa passagem. Imagine--se abrindo a carta. Depois, leia a passagem em voz alta mais uma vez; enquanto o faz, imagine-se voltando da caixa de correspondência.

1. Que significado as palavras têm para você? O que Jesus quer dizer?2. Como você “finge que isso é mais fácil do que realmente é” con-

siderando ter uma vida de pensamentos puros? E considerando viver realmente o que você diz?

3. De que forma essas ordens soam na parte mais íntima do seu ser – a parte que Jesus deseja?

Peça a Jesus para mostrar situações nas quais você pode falar coisas que não são verdadeiras. Peça que Ele lhe ajude a descobrir o que são essas coisas – talvez sejam uma tentativa de impressionar pessoas ou de fingir ser melhor do que realmente é.

Jesus entende como Suas palavras são difíceis para nós. Sinta-se guiado com amor e graça por Ele.

7-13

6

5 “E, quando forem à presença de Deus, também não façam disso uma produção teatral. Essa gente que faz da oração um show está buscan-do o estrelato! Vocês acham que Deus está no camarote, apreciando o espetáculo?

“É assim que eu quero que vocês façam: encontrem um local tran-quilo e isolado, de modo que não sejam tentados a interpretar diante de Deus. Apenas fiquem lá, tão simples e honestamente quanto conse-guirem. Desse modo, o centro da atenção será Deus, não vocês, e vocês começarão a perceber sua graça.

“O mundo está cheio de pessoas que se julgam guerreiros de ora-ção, mas que nem sabem o que é orar. Utilizam-se de fórmulas, pro-gramas, conselhos e técnicas de vendas para conseguir o que querem de Deus. Não façam essa asneira. Vocês estão diante do Pai! E ele sabe de que estão precisando, melhor que vocês mesmos. Com um Deus assim, que os ama tanto, vocês podem orar de maneira muito simples. Deste modo:

Nosso Pai do céu, Revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Faz o que é melhor — tanto aí em cima quanto aqui em baixo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo. Tu estás no comando! Tu podes fazer tudo o que quiseres! Tua beleza é fascinante! Amém. Amém. Amém.

MATEUS 6:5-13

Passagem exPandida: mateus 6:1–18

ORE COM SIMPLICIDADE

2º DIA

2

Leia a passagem em voz alta lentamente, notando o que esta diz sobre a oração simples versus a oração complexa, pretensiosa. Dos assuntos listados abaixo, qual é o mais importante para você? Seja honesto.

Oração Simples Oração Complexa, Pretensiosaencontrar um local secreto e tranquilo

transformar o ato de orar em uma produção dramática

não representar diante de deus Fazer apresentações de oração regularmente

ser o mais simples e honesto possível com deus

usar fórmulas, programas e conselhos

Ver o foco mudar de si para deus usar técnicas para conseguir o que se quer de deus

Leia a passagem novamente. Desta vez, imagine-se sentado com outras pessoas a cerca de dois metros de Jesus O ouvindo, à medida que Ele profere essas palavras. Em que momento Jesus olha diretamente para você enquanto ensina? Que palavras Ele profere por saber que você precisa delas? Por que essas palavras foram proferidas para você?

Faça uma paráfrase da oração do Pai Nosso (versículos 9-13). Em ou-tras palavras, acrescente ou troque cada frase de modo a tornar a oração específica para você.

Medite em silêncio diante de Deus, orando o Pai Nosso se quiser, ou simplesmente em silêncio. Sinta o foco mudar de você e ir em direção a Deus. Deleite-se com isto.

2º DIA

12-13

10-11

9

UM CONVITE

MATEUS 9:9-13

Enquanto caminhava, Jesus avistou um cobrador de impostos. Seu nome era Mateus. Jesus o convidou: “Venha comigo!”. Mateus levan-tou-se e passou a segui-lo.

Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Mateus com seus segui-dores mais próximos, e um grupo de pessoas de má reputação se juntou a eles. Quando os fariseus viram Jesus no meio daquela gente, ficaram indignados e foram tomar satisfação com os discípulos: “Que exemplo está dando seu Mestre, andando com essa gente desonesta e essa ralé?”

Jesus escutou a crítica e reagiu: “Quem precisa de médico: quem é saudável ou quem é doente? Pensem no significado deste texto das Escrituras: ‘Procuro misericórdia, não religião’. Estou aqui para dar atenção aos de fora, não para mimar os da casa, que se acham justos”.

Passagem exPandida: mateus 9–10 3º DIA

Depois de encontrar um lugar silencioso, agradeça a Deus pelo presen-te que é Sua Palavra. Em seguida, leia a passagem.

Quando foi que você se sentiu como um intruso? Quando foi que as pessoas encararam e criticaram você por causa das suas companhias? Você acha que o julgamento foi justo? Por quê? Por que não?

Pondere essas palavras de Jesus: “Procuro misericórdia, não religião. Estou aqui para dar atenção aos de fora, não para mimar os da casa”. Onde você acha que Jesus queria chegar com essa colocação?

Se você estivesse lá na ocasião, como teria respondido?

Estenda suas mãos e mantenha-as abertas à sua frente. Sente-se em silêncio por algum tempo, olhando-as fixamente. Convide o Espíri-to Santo para guiar sua vida hoje. Ore para que suas mãos sejam um representante físico de como você deseja que o seu coração seja. Reco-nheça que você é um convite aberto para que o Espírito Santo te guie em direção aos caminhos da misericórdia, não da religiosidade. Peça que Ele te faça lembrar daqueles aos quais você precisa demonstrar misericórdia hoje.

Conforme você lembra da misericórdia de Deus em sua vida, arrisque-se a mostrar misericórdia àqueles que dela necessitam.

3

3º DIA

23-26

18-19

20-22

JESUS, AQUELE QUE CURA

MATEUS 9:18-26

Assim que acabou de falar, um oficial local apareceu, curvou-se edu-cadamente e disse: “Minha filha acabou de morrer, mas, se o senhor impuser as mãos sobre ela, tenho certeza de que ela viverá”. Jesus foi com ele, e os discípulos o seguiram.

No caminho, uma mulher que estava sofrendo de hemorragia havia doze anos esgueirou-se por trás dele e tocou-lhe levemente a roupa. Ela pensava: “Basta eu tocar em sua roupa para ficar boa”. Entretanto, Jesus virou-se e a surpreendeu, mas logo a tranquilizou: “Coragem, filha. Você se arriscou por causa de sua fé, e agora ficará bem”. No mesmo instante, a mulher ficou curada.

O grupo chegou à casa do oficial e abriu caminho entre os fofo-queiros, sempre ávidos por uma novidade, e pelos vizinhos, que ha-viam trazido comida. Jesus foi ríspido com eles: “Afastem-se! A menina não está morta”. Assim que se livrou da multidão, ele entrou, pegou a mão da menina e a levantou — viva! A notícia logo se espalhou e correu por toda a região.

Passagem exPandida: mateus 94º DIA

4

Leia a passagem.

Escolha o episódio mais marcante para você – a cura da mulher que sofria com hemorragia ou a ressurreição da filha do oficial. (Se você escolher a primeira história, leia Levítico 15:25-30 para melhor entender a situação da mulher.)

Leia a passagem mais uma vez, cuidadosamente. Entre na história como se você fosse um dos personagens – um observador ou alguém mencionado na passagem. Use todos os seus sentidos para entrar na cena; participe de cada momento. Onde você está em relação aos outros? Em relação a Jesus? O que significa estar lá para você? Como você se sente?

Após deixar a cena, converse com Jesus sobre o que você viu e vivenciou.

Pense em sua experiência na cena, bem como em sua conversa com Jesus, e anote qualquer coisa que gostaria de lembrar.

Deixe sua caneta de lado e sente-se silenciosamente por alguns mi-nutos. Ouça o som de sua própria respiração e o silêncio.

Termine recitando a oração Pai Nosso em voz alta: “Nosso Pai do céu, revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Faz o que é melhor — tanto aí em cima quanto aqui em baixo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo. Tu estás no comando! Tu podes fazer tudo o que quiseres! Tua beleza é fascinante! Amém. Amém. Amém” (Mateus 6:9-13).

4º DIA

28-30 “Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! An-dem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza.”

MATEUS 11:28-30

CAMINHE COMIGO

Passagem exPandida: mateus 11:20–12:215º DIA

5º DIA

Leia a passagem lentamente.

Leia a passagem mais uma vez ouvindo as palavras e expressões que se destacam para você, tais como:

• “venham a mim”• “recuperar a vida”• “descanso verdadeiro”• “caminhem e trabalhem comigo”• “observem como eu faço isso”• “sejam meus companheiros”

Note as diferentes maneiras com as quais Jesus diz: “Fique comigo”. Qual delas você acha a mais convidativa? Por quê?

Como seria andar e trabalhar com Jesus? Pode ser honesto; “liberdade e leveza” talvez não descrevam o que você realmente acha que seria. Ao invés disso, você deve ter pensado que seria obrigatório e difícil. Sendo assim, como você gostaria que fosse?

Você já temeu o fato de que andar com Jesus provavelmente requer coisas difíceis ou indesejadas? Que coisas são essas?

Jesus fala muito pessoal e coloquialmente nesta passagem, usando frases como “Venham a mim”. Na verdade, Mim, Comigo ou Meu ocorre quatro vezes, e vocês ocorre duas vezes. Então, imagine que Jesus esteja falando com você. Qual seria sua resposta? O que você precisa falar hoje para Jesus?

Ande com Jesus, quer em sua mente ou em sua caminhada atual. Enquanto o faz, pense nessas palavras dele: descanso, livres, sejam meus companheiros, liberdade, leveza.

5

16-17

11-15

10

Passagem exPandida: mateus 13

OLHOS BEM FECHADOS

MATEUS 13:10-17

Os discípulos perguntaram: “Por que contar histórias?”Ele respondeu: “Vocês já ouviram bastante a respeito do Reino de

Deus. Conhecem as suas verdades. Mas nem todos tiveram esse privi-légio. Quando alguém tem o coração preparado, a compreensão é real. Mas, se não houver receptividade no coração, logo desaparece. Por isso conto histórias. Meu objetivo é criar disposição, levar o povo a receber a Mensagem. Nas condições em que se encontram, eles ficarão ouvindo até o dia do juízo e não entenderão nada. Vão ficar irritados por ouvir tanto e não entender coisa alguma. Que não se repita a previsão de Isaías:

Seus ouvidos estão abertos, mas não entendem uma palavra. Seus olhos estão abertos, mas não veem nada.Esse povo é cabeça-dura!Eles tapam os ouvidos com os dedos para não ter de escutar.Eles fecham os olhos para não serem obrigados a ver, e, assim, evitam ficar comigo face a face e me deixar curá-los.

“Vocês, no entanto, têm olhos abençoados por Deus — olhos que veem! E ouvidos abençoados por Deus — ouvidos que ouvem! Muita gente, profetas e crentes humildes, daria qualquer coisa para ver o que vocês estão vendo e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas nunca tive-ram chance”.

6º DIA

Leia a passagem cuidadosamente.

Observe o que Jesus diz sobre o coração humano. Para onde Ele chama a atenção em relação a receptividade à Sua mensagem? Como Ele lida com nossa resistência? O que Ele quer para nós?

Agora leia as palavras de Jesus novamente e ouça-as como se Ele estivesse falando com você pessoalmente. Medite em Suas palavras até que a mensagem soe familiar. O que se destaca em relação à sua vida?

Converse com Jesus sobre sua meditação – seus pensamentos e senti-mentos. Ouça Sua resposta.

Procure em sua memória (ou em seu diário) qualquer discernimento que Deus lhe tenha dado nas últimas semanas enquanto você interagia com Sua Mensagem. O que essas verdades levaram você a fazer? Houve momentos em que Deus lhe convidou a agir ou pensar sobre algo, po-rém você ignorou o convite ou o adiou? Por quê? Reviva essa experiên-cia com Jesus. Lembre-se de que o Seu maior desejo não é fazê-lo agir de uma certa forma mas engajar-se com você em um relacionamento.

7º DIA

ENCONTRO COM DEUSNeste dia, reveja e reflita sobre tudo o que você leu na semana. Apro-veite para alegrar-se nas formas em que você encontrou Deus nos seis dias que se passaram.

76

6º DIA

MATEUS 15:1-14

Depois disso, os fariseus e os líderes religiosos saíram de Jerusalém e procuraram Jesus apenas para reclamar: “Por que os seus discípulos não levam as leis a sério?”

Jesus reagiu: “E por que vocês usam as próprias regras para não levar os mandamentos de Deus a sério? Deus diz claramente: ‘Respei-tem seu pai e sua mãe’. Diz também: ‘Quem desrespeitar o pai ou a mãe será morto’. Mas vocês driblam o mandamento, alegando que é perfeitamente aceitável dizer ao pai ou à mãe: ‘Vou ofertar a Deus a ajuda financeira que eu deveria dar a vocês’. Assim, vocês se livram da obrigação que têm para com os pais. Vocês anulam a Palavra de Deus e a trocam por suas próprias regras. Impostores! A profecia de Isaías a respeito de vocês acertou em cheio:

Esse povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem aí para o que dizem.Fazem de conta que me adoram, mas é tudo encenação.Eles me usam apenas como desculpa para ensinar o que se adapta ao seu gosto”.

Dirigindo-se à multidão, ele acrescentou: “Ouçam agora e prestem bastante atenção: não é o que vocês comem que contamina a vida, mas o que sai de vocês”. Mais tarde, os discípulos lhe disseram: “Os fariseus ficaram bastante irritados com as tuas declarações”. Jesus deu de ombros: “Toda árvore que não tenha sido plantada por meu Pai no céu será cortada pela raiz. Esqueçam-se deles. São cegos guiando outros cegos. Quando um cego guia outro cego, ambos caem no buraco”.

UM ASSUNTO DO CORAÇÃO

1-2

3-9

10-11

Passagem exPandida: mateus 15–178º DIA

12

13-14

Sente-se à mesa com este estudo devocional. Leia esta passagem com suas mãos abertas como uma forma de comunicar que você está aberto para ouvir a Deus.

Jesus parece passar um bom tempo provocando os fariseus ao falar duramente com eles. De todos os grupos religiosos de Israel, os fariseus são os que Jesus mais repreende. E mesmo assim, parece que estes são os líderes mais devotos de toda a nação. Juntar-se a Jesus para surrar os fariseus é tentador. Pensar “graças a Deus eu não sou como eles” é fácil. Mas nós frequentemente nos assemelhamos mais aos fariseus do que gostaríamos de admitir.

Repense e identifique um momento em que o seu coração reagiu contra Jesus da forma que os fariseus reagiram. O que lhe ajuda a identificar os momentos em que o seu coração é mais parecido com o coração dos fariseus do que com o de Jesus? Quem você pode chamar para lhe ajudar a manter o seu coração sob vigilância?

Reflita nas palavras que Mateus cita de Isaías (versos 8-9). Sob quais circunstâncias essa passagem lhe descreve? O que você acha que Deus quer que você faça quanto a isso?

Peça a Deus para lhe dar um coração como o de Jesus; um coração humilde, transparente e genuíno.

Chame outras pessoas para lhe ajudar a manter o seu coração sob vigilância, dando permissão para elas lhe questionarem a respeito de assuntos do coração.

8

8º DIA

Um dia, os fariseus vieram provocá-lo: “É permitido um homem divor-ciar-se da esposa por qualquer razão?”.

Ele respondeu: “Vocês não leram que o Criador, no plano original, fez o homem e a mulher um para o outro, macho e fêmea? Por causa disso, um homem deixa pai e mãe e une-se à sua esposa, tornando-se uma carne com ela. Não são mais dois, mas apenas um. Deus criou uma união tão perfeita, que ninguém pode ter a ousadia de profaná-la, separando-os”.

Eles retrucaram: “Se é assim, por que Moisés ordenou que o marido mandasse sua mulher embora, dando-lhe uma certidão de divórcio?”

Jesus disse: “Moisés deixou o divórcio apenas como concessão por causa do coração duro de vocês, mas não era parte do plano original de Deus. Estou apresentando o plano original. Assim, se alguém se divor-ciar de uma esposa fiel e se casar com outra pessoa, a responsabilidade do adultério recairá sobre ele. A única exceção é o caso quando uma das partes comete imoralidade sexual”.

MATEUS 19:3-9

O CORAÇÃO SENSÍVEL

8-9

4-6

3

Passagem exPandida: mateus 18:21–19:99º DIA

7

Leia a passagem lentamente e em voz alta. Medite nesse ensinamento como um exemplo que Jesus deu dentro de um ensino maior sobre o perdão.

Mateus registrou a passagem logo depois que Jesus contou a parábola sobre o servo que foi em muito perdoado mas não conseguiu perdoar alguém que o prejudicou apenas superficialmente.

Imagine-se lá enquanto Jesus ensina. Conhecemos a parábola sobre o servo que não foi misericordioso e agora Jesus fala sobre as pessoas de coração duro. Enquanto você lê a passagem novamente, leve em consideração que nós nos divorciamos das pessoas de maneiras diferentes – deixando a igreja, abandonando um projeto, abandonando uma amizade. (Se desejar, leia Mateus 18:23-35 ou tente recordar a parábola do servo que não teve misericórdia. Tente sentir a dureza do coração daquele servo.)

1. O que realmente significa a dureza de coração?2. Como a dureza de coração para com os outros viola a vontade de

Deus para todos nós?3. Em que partes da sua vida a dureza de coração é um problema?4. O que Deus exige que você faça para cultivar um coração sensível?

Peça a Deus que traga à sua mente aqueles que lhe imploram: “Dê-me uma chance” (veja Mateus 18:26,29). Tente imaginar-se tendo miseri-córdia dessas pessoas. Se parecer impossível, peça a Deus que derrame amor em seu coração.

Medite silenciosamente diante de Deus. Endureça o coração – como isso se reflete em seu corpo? Suavize seu coração – como seu corpo reagiu? Continue suavizando o coração por alguns minutos.

9

9º DIA

15-16

17

12-14 Jesus foi direto ao templo e expulsou todos os que faziam comércio ali. Ele derrubou as mesas dos agiotas e as bancas dos vendedores de pombas, citando este texto:

Minha casa foi designada casa de oração;Mas vocês a transformaram em ponto de encontro de ladrões.

Agora havia espaço para os cegos e aleijados se reunirem. Eles vieram a Jesus, e ele os curou.

Os líderes religiosos, vendo os atos chocantes de Jesus e que as crianças corriam e gritavam pelo templo: “Hosana ao Filho de Davi!”, foram repreendê-lo: “Está ouvindo o que essas crianças estão dizen-do?”.

Jesus respondeu: “Sim, eu as ouço. E vocês nunca leram na Pala-vra de Deus: ‘Da boca das crianças e bebês vou preparar um lugar de louvor’?”

Aborrecido, Jesus saiu dali e foi para a cidade de Betânia, onde passou a noite.

MATEUS 21:12-17

JESUS OS EXPULSOU

Passagem exPandida: mateus 21:1–1710º DIA

Leia a passagem em voz alta.

Imagine que você está presente quando Jesus chega ao templo remo-vendo o que não pertence a este. Para estimular a sua imaginação, leia a passagem uma segunda vez, mas depois coloque o livro de lado, feche os olhos e veja a si mesmo como parte da cena.

Quem é você? Onde você está? Sinta o incenso e a fragrância da carne dos animais sacrificados, queimados. Dê um salto ao ouvir o grande barulho do arrastar das mesas e a fúria na voz de Jesus enquanto o som ecoa no silêncio estonteante. Como são as expressões dos rostos à sua volta?

Agora permita que os cegos e aleijados sejam o seu foco. Veja Jesus os curando. Ouça as vozes das crianças enquanto brincam e gritam: “Hosana!” Qual é a sua reação a elas, à interação de Jesus com os de-ficientes e à indignação dos líderes religiosos? (Inclua não somente a sua reação mental, mas também a sua reação física, se houver alguma).

Agora siga Jesus enquanto Ele sai da cidade, ainda enfurecido. Ima-gine-O iniciando uma conversa com você sobre os acontecimentos da-quele dia. Imagine que Ele tenha pedido a você um parecer. Diga a ele.

Na obra de C.S. Lewis: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, o leão, Aslan, “não é manso. Mas ele é bom.”¹

Medite nessa colocação à luz do que você acabou de ler sobre Jesus. Como essa visão a respeito de Jesus – que às vezes faz coisas que são dolorosas para nós – altera sua percepção de quem ele é? De que forma isso afeta o seu relacionamento com Ele?

10

10º DIA

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

7 SEMANAS EM BUSCA DA GLÓRIA DE DEUS

Todos temos necessidades reais que nem sempre sentimos, e uma dessas é a cura do coração. Este livro apresenta as boas novas do Evangelho de glória para quem anseia por essa cura. Em um processo ativo, guiado pelo Espírito Santo, o Senhor se manifestará com poder em sua vida e curará as feridas do seu coração.

Jesus Cristo não veio somente para morrer por nós e nos salvar, mas com Seu exemplo, nos ensinou a viver em obediência ao Pai, a fi m de termos a vida na glória como fi lhos de Deus.

Receba já o que Cristo conseguiu para você na Cruz do Calvário e livre-se dos hábitos que lhe prendem, dos comportamentos compulsi-vos e das condutas pecaminosas. Isto se consegue vivendo o modelo de vida de Jesus em Sua humilhação e morte para participar de Sua ressurreição e de Sua vida gloriosa. Assim, você dará glória ao Pai.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

SÉRIE A MENSAGEM

Excelentes livros de bolso baseados nos textos da Bíblia A Mensagem. Estes livros trarão a você uma ampla e diferente visão dos ensinamen-tos de Deus para um maior entendimento dos assuntos relacionados.

No livro O Evangelho de João, você poderá ler o que João testemu-nhou enquanto caminhava ao lado de Jesus, o homem que teve o maior impacto de todos os tempos sobre o mundo. Em A Mensagem de Esperança você verá como a vida, morte e ressurreição de Jesus demonstram que Deus verdadeiramente anseia por nossa salvação, e em O Livro de Provérbios temos o grande manual de Deus para a nossa vida.

Existem momentos em nossas vidas em que desejamos saber qual é a mensagem de Deus para nós. A Bíblia nos concede a perspectiva de Deus. O Livro da Promessa apresenta uma ampla compreensão das diversas áreas de nossa vida.

A série também conta com O Livro de Salmos, com passagens escritas num estilo contemporâneo da língua e como um canal de louvor ao nosso Criador.

Para todas as horas e em todos os lugares, os livros de bolso da Série A Mensagem são uma excelente opção para uma leitura clara e obje-tiva da Palavra de Deus.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

7 SEMANAS EM BUSCA DA GLÓRIA DE DEUS

Todos temos necessidades reais que nem sempre sentimos, e uma dessas é a cura do coração. Este livro apresenta as boas novas do Evangelho de glória para quem anseia por essa cura. Em um processo ativo, guiado pelo Espírito Santo, o Senhor se manifestará com poder em sua vida e curará as feridas do seu coração.

Jesus Cristo não veio somente para morrer por nós e nos salvar, mas com Seu exemplo, nos ensinou a viver em obediência ao Pai, a fi m de termos a vida na glória como fi lhos de Deus.

Receba já o que Cristo conseguiu para você na Cruz do Calvário e livre-se dos hábitos que lhe prendem, dos comportamentos compulsi-vos e das condutas pecaminosas. Isto se consegue vivendo o modelo de vida de Jesus em Sua humilhação e morte para participar de Sua ressurreição e de Sua vida gloriosa. Assim, você dará glória ao Pai.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

SÉRIE A MENSAGEM

Excelentes livros de bolso baseados nos textos da Bíblia A Mensagem. Estes livros trarão a você uma ampla e diferente visão dos ensinamen-tos de Deus para um maior entendimento dos assuntos relacionados.

No livro O Evangelho de João, você poderá ler o que João testemu-nhou enquanto caminhava ao lado de Jesus, o homem que teve o maior impacto de todos os tempos sobre o mundo. Em A Mensagem de Esperança você verá como a vida, morte e ressurreição de Jesus demonstram que Deus verdadeiramente anseia por nossa salvação, e em O Livro de Provérbios temos o grande manual de Deus para a nossa vida.

Existem momentos em nossas vidas em que desejamos saber qual é a mensagem de Deus para nós. A Bíblia nos concede a perspectiva de Deus. O Livro da Promessa apresenta uma ampla compreensão das diversas áreas de nossa vida.

A série também conta com O Livro de Salmos, com passagens escritas num estilo contemporâneo da língua e como um canal de louvor ao nosso Criador.

Para todas as horas e em todos os lugares, os livros de bolso da Série A Mensagem são uma excelente opção para uma leitura clara e obje-tiva da Palavra de Deus.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

MINHA PRIMEIRA MENSAGEM

Como pais, queremos que nossos fi lhos descubram o valor da Palavra de Deus, não é mesmo? Contudo, a leitura bíblica pode ser desafi a-dora, repleta de conceitos e linguagens difíceis que soam de maneira confusa aos ouvidos dos nossos pequeninos. Determinada a propor-cionar um material de qualidade específi co para este público, a BV Books traz Minha Primeira Mensagem, uma bíblia única que transforma os devocionais da família em uma experiência interativa e divertida.

Eugene H. Peterson (Bíblia The Message), nos proporcinou esta pre-ciosa versão bíblica, com uma tradução de fácil entendimento que narra cinquenta das histórias mais queridas da Bíblia. Minha Primeira Mensagem contém ilustrações vibrantes que trazem vida a estas li-ções eternas. Afi nal, como a própria Escritura Sagrada diz:

“Mostre a direção da vida para seus fi lhos e, mesmo quando forem velhos, eles

não se perderão.” Provérbios 22.6

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

SÉRIE CONCISA - INTRODUÇÃO A BÍBLIA

A maioria das pessoas tem muito interesse nas respostas para as gran-des perguntas da vida. De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual é a natureza da humanidade? Por que passamos por situações difí-ceis? Qual é o nosso futuro? Lemos avidamente todo tipo de literatura sobre o começo da humanidade, sobre o psicológico do ser humano, o presente estado dos assuntos humanos e seu destino. Consideramos qualquer obra literária que fale destes assuntos como sendo relevante e atual.

A Bíblia Sagrada é preeminente entre toda literatura a respeito das grandes questões da vida. Ela não só reporta opiniões humanas, mas também contém ideias divinas sobre todos os problemas da vida. Des-te modo, ela traz perspectivas e respostas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

Visto deste prisma, a Bíblia não é um livro somente para os interessa-dos em assuntos antigos ou para os que têm uma pequena tendência nostálgica; ela tem uma relevância vital e contemporânea.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

MINHA PRIMEIRA MENSAGEM

Como pais, queremos que nossos fi lhos descubram o valor da Palavra de Deus, não é mesmo? Contudo, a leitura bíblica pode ser desafi a-dora, repleta de conceitos e linguagens difíceis que soam de maneira confusa aos ouvidos dos nossos pequeninos. Determinada a propor-cionar um material de qualidade específi co para este público, a BV Books traz Minha Primeira Mensagem, uma bíblia única que transforma os devocionais da família em uma experiência interativa e divertida.

Eugene H. Peterson (Bíblia The Message), nos proporcinou esta pre-ciosa versão bíblica, com uma tradução de fácil entendimento que narra cinquenta das histórias mais queridas da Bíblia. Minha Primeira Mensagem contém ilustrações vibrantes que trazem vida a estas li-ções eternas. Afi nal, como a própria Escritura Sagrada diz:

“Mostre a direção da vida para seus fi lhos e, mesmo quando forem velhos, eles

não se perderão.” Provérbios 22.6

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

SÉRIE CONCISA - INTRODUÇÃO A BÍBLIA

A maioria das pessoas tem muito interesse nas respostas para as gran-des perguntas da vida. De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual é a natureza da humanidade? Por que passamos por situações difí-ceis? Qual é o nosso futuro? Lemos avidamente todo tipo de literatura sobre o começo da humanidade, sobre o psicológico do ser humano, o presente estado dos assuntos humanos e seu destino. Consideramos qualquer obra literária que fale destes assuntos como sendo relevante e atual.

A Bíblia Sagrada é preeminente entre toda literatura a respeito das grandes questões da vida. Ela não só reporta opiniões humanas, mas também contém ideias divinas sobre todos os problemas da vida. Des-te modo, ela traz perspectivas e respostas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

Visto deste prisma, a Bíblia não é um livro somente para os interessa-dos em assuntos antigos ou para os que têm uma pequena tendência nostálgica; ela tem uma relevância vital e contemporânea.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

BATALHAS DA BÍBLIA

Narrada em detalhes, a descrição da Bíblia sobre o militarismo per-corre um grande período - desde a invasão de Canaã pelos israelitas sob o comando de Josué até a conquista do reino por Davi e Salomão, entre outros acontecimentos. Tais batalhas são fundamentais para o entendimento do que aconteceu nessa época, quando a luta por in-dependência e sobrevivência ofuscava todos os outros aspectos da vida diária.

O livro Batalhas da Bíblia é uma obra fascinante e valiosa – não ape-nas pela sua análise detalhada dos relatos bíblicos, mas também pela percepção da ampla e contínua relevância desses relatos que levam em consideração pesquisas históricas e arqueológicas atuais, assim como tendências modernas dos estudos bíblicos.

Batalhas da Bíblia é, sem dúvidas, um instrumento fundamental para a compreensão do confl ito milenar que subsiste na Terra Santa e para o entendimento das origens da nossa civilização.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600

BATALHAS DA BÍBLIA

Narrada em detalhes, a descrição da Bíblia sobre o militarismo per-corre um grande período - desde a invasão de Canaã pelos israelitas sob o comando de Josué até a conquista do reino por Davi e Salomão, entre outros acontecimentos. Tais batalhas são fundamentais para o entendimento do que aconteceu nessa época, quando a luta por in-dependência e sobrevivência ofuscava todos os outros aspectos da vida diária.

O livro Batalhas da Bíblia é uma obra fascinante e valiosa – não ape-nas pela sua análise detalhada dos relatos bíblicos, mas também pela percepção da ampla e contínua relevância desses relatos que levam em consideração pesquisas históricas e arqueológicas atuais, assim como tendências modernas dos estudos bíblicos.

Batalhas da Bíblia é, sem dúvidas, um instrumento fundamental para a compreensão do confl ito milenar que subsiste na Terra Santa e para o entendimento das origens da nossa civilização.