a mensagem de deus nos corações

26
A MENSAGEM DE DEUS NOS CORAÇÕES

Upload: edmilson-fernandes

Post on 14-Dec-2015

12 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lição 4 - Vida Santa - A MENSAGEM DE DEUS NOS CORAÇÕES

TRANSCRIPT

Page 1: A Mensagem de Deus Nos Corações

A MENSAGEM DE DEUS NOS

CORAÇÕES

Page 2: A Mensagem de Deus Nos Corações

TEXTO ÁUREO " Pelo que também damos, sem cessar,

graças a DEUS, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de DEUS, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de DEUS, a qual também opera em vós, os que crestes " (1 Ts 2.13).

Page 3: A Mensagem de Deus Nos Corações

VERDADE PRÁTICA

Quando DEUS fala, há mudanças evidentes nos corações dos que ouvem

mediante a operação do ESPÍRITO SANTO.

Page 4: A Mensagem de Deus Nos Corações

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - I TESSALONICENSES 2.13-16,19,20 13- Pelo que também damos, sem cessar, graças a DEUS,

pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de DEUS, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de DEUS, a qual também opera em vós, os que crestes. (1 Ts 2.13).

14- Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de DEUS que, na Judéia, estão em JESUS CRISTO; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os Judeus lhes fizeram a eles,

15- os quais também mataram o Senhor JESUS e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido, e não agradam a DEUS, e são contrários a todos os homens.

16- E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de DEUS caiu sobre eles até o fim.

19- Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor JESUS CRISTO em sua vinda?  

20- Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.

Page 5: A Mensagem de Deus Nos Corações

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

sinagogas; agora lhes é apresentado um certo JESUS que foi crucificado em Jerusalém, mas que Paulo dizia haver ressuscitado e que este era o salvador de todos. Para os tessalonicenses Paulo parecia mais um pregador de falsos deuses, nada mais do que isto.

Os Tessalonicenses já conheciam as " filosofias e vãs sutilezas" (Cl 2.8), advindas da Grécia, A idolatria e adoração a deuses e até ao homem César, advinda dos romanos, o judaísmo e suas regras rígidas baseadas na lei de Moisés, advindas dos Judeus em suas

Page 6: A Mensagem de Deus Nos Corações

GENTIOS: O ambiente gentílico também forneceu sua cota de heresias que atingiram a Igreja. O Gnosticismo, muito embora não possuísse uma liderança unificada e se apresentasse como um corpo doutrinário amorfo, foi terrível para a Igreja. Já vemos um gnosticismo incipiente no próprio período apostólico (Cl 2.18 ss; I Tm 1.3-7; 6.3ss; II Tm 2.14-18; Tt 1.10-16; II Pe 2.1-4; Jd 4,16; Ap 2.6,15,20ss). Nesse período, Celinto ensinava uma distinção entre o Jesus humano e o Cristo, que seria um espírito superior que descera sobre Jesus no momento do batismo e tê-lo-ia deixado antes da crucificação. Vemos João combatendo indiretamente essa heresia em João 1.14; 20.31; I João 2.22; 4.2,15; 5.1,5-6 e II João 7.

Page 7: A Mensagem de Deus Nos Corações

JUDEUS: As primeiras heresias enfrentadas pela Igreja vieram dos judeus convertidos, problema já enfrentado por Paulo na igreja da Galácia. Os ebionitas, eram farisaicos em sua natureza. Não reconheciam o apostolado de Paulo e exigiam que os cristãos gentios se submetessem ao rito da circuncisão.

No desejo de manterem o monoteísmo do Antigo Testamento, os ebionitas negavam a divindade de Cristo e seu nascimento virginal, afirmando que Ele só se distinguia dos outros homens por sua estrita observância da lei, tendo sido escolhido como Messias por causa de sua piedade legal.Os elquesaítas, por sua vez, apresentavam um tipo de cristianismo judaico assinalado por especulações teosóficas e ascetismo estrito. Rejeitavam o nascimento virginal de Cristo, mas julgavam-no um espírito ou anjo superior. A circuncisão e o sábado eram grandemente honrados; havia repetidas lavagens, sendo-lhes atribuídos poderes mágicos de purificação e reconciliação; a mágica e a astrologia eram praticadas entre eles. Com toda probabilidade se referem a essas heresias a Epístola aos Colossenses e I Timóteo

Page 8: A Mensagem de Deus Nos Corações

Antes do nascimento de Cristo surgiram no mundo antigo várias seitas judaicas que pregavam o ideal de pureza religiosa.

As mais destacadas são: - os Fariseus (insistiram na pureza baseada na absoluta observância da

lei mosaica, elaborando leis para a vida diária; tornou-se a mais popular),

- os Escribas (se notabilizaram por resguardar a pureza das escrituras e prática devida aos seus ensinamentos),

- os Saduceus (menos radicais, consideraram necessário contextualizar a religião judaica com os valores do mundo; adeptos da filosofia e cultura gregas, chegam a negar a imortalidade da alma e a ressurreição dos mortos)

- os Zelotes (baseavam suas motivações religiosas no cuidado e zelo espiritual em todos os detalhes da vida prática),

- os essênios (movimento espiritual radical que pregou a separação total do mundo e suas influências diabólicas; passaram a viver em cavernas ao longo do mar mediterrâneo - sendo Quram o local da comunidade mais destacada - onde aguardavam a vinda imediata do Messias),

- os Sicários (para-militares que combatiam com táticas de guerrilha a presença dos opressores políticos na palestina).

Page 9: A Mensagem de Deus Nos Corações

Apesar de estarem sob o domínio romano, Herodes o Grande negociou com os romanos e conseguiu garantir legalmente a liberdade de culto para os judeus da Palestina, bem como isenção da obrigação de sacrificar ao imperador. Governados pelo conselho de Jerusalém (=Sinédrio), a vida religiosa dos judeus girava em torno do templo de Jerusalém. Fora de Jerusalém, de mais importância para a vida prática tornou-se a sinagoga. Nelas os escribas ocupavam a liderança que os sacerdotes tinham no Templo em Jerusalém.

Page 10: A Mensagem de Deus Nos Corações

ROMANOS: Culto civil imperial. Com base na motivação religiosa comum do homem do mundo antigo, e também no pensamento e religiosidade do oriente (no Egito os faraós eram deuses), o senado romano estabeleceu, a partir do ano 27 a.C, o culto ao imperador. Considerando o imperador como pertence ao mundo divino (Augusto), estabeleceu como dever obrigatório de cada cidadão cultuá-lo e dedicar-lhe sacrifícios como um deus. Depois ficou evidente que este culto servia melhor a finalidade de unificar os diversos povos do império romano através da lealdade política e cívica. Mais tarde muitos imperadores utilizarão a obrigatoriedade do culto do estado (civil) para perseguir os cristãos, a quem eles consideraram "inimigos" do bem do império. Como veremos, milagrosamente a perseguição se tornaram num fator de grande crescimento da igreja antiga.

Page 11: A Mensagem de Deus Nos Corações

I. A PALAVRA QUE OPERA NOS CORAÇÕES

"Pelo que também damos, sem cessar, graças a DEUS, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de DEUS..." (2.13). Andando e chorando" (Sl 126.6)

A alegria é o resultado lógico de quem vê seu trabalho dar resultado

positivo, também a alegria é a manifestação do estado de paz que se consegue após ter-se realizado uma tarefa de difícil execução. Paulo está alegre, pois estava cumprindo o IDE de CRISTO e sofrendo por aquele que deu sua vida por ele.

At 20.24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.1Jo 3.16 Nisto conhecemos o amor: Que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

1. A ALEGRIA DE PAULO

Page 12: A Mensagem de Deus Nos Corações

2. A PALAVRA EFICAZ NO QUE CRÊ.

Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 

A mensagem de Paulo foi recebida como " palavra de DEUS". É gratificante sermos recebidos como representantes de DEUS quando pregamos ou ensinamos, mas para isto precisamos ter um testemunho digno de um cristão, diante da sociedade em que vivemos.A semente germina, gera uma planta e dá fruto, quando é semeada com água (Unção do ESPÍRITO SANTO). 

Page 13: A Mensagem de Deus Nos Corações

A Palavra de DEUS entra no mais profundo do ser humano e o faz refletir sobre sua situação de pecador diante de um DEUS santo e cheio de amor e misericórdia. A mudança depende de quem ouve e crê, mas a mudança deve ocorrer em três áreas: corpo (sarado de todas as enfermidades e livre de todos os vícios), alma (purificada de todo o pecado pelo sangue de JESUS) e espírito (ligado a DEUS agora).

1Ts 5.23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Page 14: A Mensagem de Deus Nos Corações

II. IMITANDO O QUE É BOM

" Porque vós ,irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de DEUS..." (2.14).

A imitação tem sido a tônica da igreja moderna. Na maioria das vezes os crentes querem imitar aqueles que vivem bem, confortavelmente, endinheirados, etc..., são os que vêem para o evangelho atraídos por "propaganda enganosa"  de prosperidade e isenção de doenças e problemas. Há também os que imitam pregadores, os que imitam profetas e até os imitadores de cantores. Infelizmente não se encontra os imitadores de CRISTO, os imitadores de Paulo, Pedro, João; talvez porque isto pode custar a vida de quem se atrever.Os Tessalonicenses imitaram as igrejas de CRISTO, no sofrimento, nas perseguições, nas lutas, na evangelização, na fidelidade, na fé, na perseverança, enfim, na carreira cristã que lhes estava proposta. (1 Ts 6.21). 

1.IMITANDO AS IGREJAS DE DEUS.

Page 15: A Mensagem de Deus Nos Corações

2. IGREJAS QUE PROGREDIRAM.

Vemos, historicamente, que a Igreja cresce mais em número e qualidade, quando não se mistura ao mundanismo e nem aos padrões sociais impostos pelos seguidores de Satanás; isto trás a ruptura com o "sistema" e conseqüentemente a perseguição religiosa. Quanto mais liberdade para a pregação do evangelho, maior o mundanismo que entra pelas portas largas das supostas 'igrejas evangélicas".  Talvez os três maiores exemplos sejam:

A Turquia: Com igrejas abertas por Paulo e dirigidas por Timóteo, João, etc... - Hoje inimigas do evangelho

A Inglaterra: Que divulgou o evangelho no mundo e hoje é um país entregue à idolatria e com constantes fechamentos de igrejas em todo o país.

O Estados Unidos: País maior patrocinador na divulgação do evangelho e com uma população que chegou a mais de 70% de evangélicos, mas que caiu na amizade com o mundo e seus padrões morais e atualmente vive na beira de um caos social e político, devido ao abandono da Palavra de DEUS. Nossa Igreja tem crescido em número, porém a amizade com o mundo, principalmente político, tem nos arrastado para um lado perigoso no rumo da Igreja de JESUS CRISTO. É a busca por poder,  posição social, o que afasta o homem de DEUS.

Page 16: A Mensagem de Deus Nos Corações

III. OS OPOSITORES DO EVANGELHO

Lembrando que quem matou JESUS não foram apenas os judeus, fomos nós todos os pecadores, pois ELE veio para dar a vida em nosso lugar, veio para pagar o preço por nós, veio para nos comprar com seu sangue remidor. Portanto, não coloquemos a culpa nos judeus, pois nós faríamos pior se tivéssemos a chance, tanto naquela época, como em nossos dias; e a cada pecado que o homem comete, é mais uma prova disto. Os judeus foram os instrumentos de recusa, representando a raça humana toda, mas todos os que crêem e aceitam a JESUS como Senhor e Salvador, são perdoados e salvos.

Jo 1.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;Dentro da ótica de povo escolhido, a recusa dos judeus é inconcebível, pois os profetas já O haviam predito e ELE mesmo esteve entre eles. 

"Os quais também mataram o Senhor JESUS e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido,e não agradam a DEUS, e são contrários a todos os homens" (2.15). Paulo referia-se a três ações,que mostravam a culpabilidade dos Judeus, ao longo da história de Israel:                                                    

1. A TRÍPLICE CULPA DOS JUDEUS.

Page 17: A Mensagem de Deus Nos Corações

a)Primeira. At 7.52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;                   

A perseguição e morte dos representantes de DEUS durante a caminhada terrena dos judeus é algo revoltante, pois DEUS sempre se mostrou como um pai para com eles, porém foram filhos rebeldes e sem entendimento.   

Page 18: A Mensagem de Deus Nos Corações

b)Segunda.1 Ts 2.15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido;

A palavra de Paulo é bem clara,"mataram o Senhor", portanto foram instrumentos de Satanás, homicidas, destituídos de toda o discernimento espiritual, presos a um sistema de leis que nunca os iluminou para a salvação, antes pelo contrário, os condenou cada vez mais.

Rm 3.20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Rm 9.32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 

Page 19: A Mensagem de Deus Nos Corações

c)Terceira.Além de terem perseguido os profetas e o próprio JESUS, até matarem-no, ainda por cima, perseguem a Igreja de CRISTO desde a época dos apóstolos até os dias de hoje, MAS PRINCIPALMENTE NA ÉPOCA DE PAULO, POIS ESTE ENSINAVA QUE A SALVAÇÃO ERA PELA GRAÇA DE DEUS E NÃO PELA PRÁTICA DA LEI, também combatia seus valores morais e sociais, isto irritava os judeus, aponto de perseguirem Paulo, indo de cidade em cidade onde ouviam dizer que Paulo estava.

At 20.23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

Page 20: A Mensagem de Deus Nos Corações

- Em Filipos, Paulo evangeliza Lídia e começa a pregar na cidade, expulsando o espírito de adivinhação que havia em uma moça, o que o leva à prisão. Após a milagrosa saída sua do cárcere e a salvação do carcereiro e de sua família, é-lhe solicitado que deixe Filipos, tendo, então, Paulo ido para Tessalônica, então a capital da província romana da Macedônia. Ali consegue ganhar almas para o Senhor e estabelecer uma igreja, formada tanto por judeus quanto por gentios e que tinha um contingente de mulheres da elite da cidade (At.17:4).

- Tessalônica era, assim, depois de Antioquia, a cidade gentia mais importante em que se formava uma igreja, tendo Paulo, para se manter, contado não só com seu próprio trabalho de fabricante de tendas (ofício que deve ter aprendido quando criança e adolescente em Tarso – cfr. I Ts.2:9; At.18:3), como também com ajuda recebida da igreja dos filipenses (Fp.4:15,16). Entretanto, quando ali estava, num período bem mais curto que o que havia estado seja em Antioquia, seja nas demais cidades em que havia feito missões (inclusive a própria Filipos), sofreu a oposição violenta dos judeus (em maior número que nas outras cidades, diante da importância e da própria população de Tessalônica), obrigando Paulo e Silas a sair apressadamente de Tessalônica, com direção a Beréia (At.17:5-10).

Page 21: A Mensagem de Deus Nos Corações

Depreendemos daí que quem persegue a Igreja, na verdade está perseguindo o próprio CRISTO."Horrenda coisa é cair nas mãos do DEUS vivo"(Hb 10.31)"DEUS não se deixa escarnecer; porque  tudo o que o homem semear,isso também ceifará"(Gl. 6.7)

Tentar impedir a pregação do evangelho é ficar ao lado do Diabo.Ao que parece, DEUS permite que o homem peque até que ele diga: "Basta"; "Não dá mais".Vemos essa linguagem em outras referências bíblicas (Gn. 15.16; Dn. 8.23).Apesar de DEUS ser "misericordioso e piedoso...;longânimo e grande em benignidade"(Sl. 103.8),não é impassível ante o pecado. Pelo contrário:" O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente" (Na 1.3).  (Revista) 

2.Quando o homem impede. " E nos impedem  de pregar aos gentios a palavra da salvação..."(2.16).Na verdade, quando, por exemplo, Paulo teve seu encontro com CRISTO, não foi-lhe dito por JESUS: - Por que você persegue os crentes? Porém foi-lhe dito: " Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões."

Page 22: A Mensagem de Deus Nos Corações

3. A ira de DEUS caiu até o fim. O mesmo DEUS que é amor(1 Jo 4.16) é também ''um fogo

consumidor'' (Hb 12.29;Is 43.13).Os Judeus sofreram as conseqüências da perseguição a  CRISTO e aos mensageiros das " palavras de salvação".Em 49 d.C., o imperador Cláudio expulsou-os de Roma e muitos deles foram mortos.No ano 70 da era Cristã, a geração que crucificou JESUS muito sofreu quando os romanos destruíram Jerusalém. A bíblia diz que DEUS visita " a maldade dos pais nos filhos até a terceira idade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que" o aborrecem (Êx.20.5-grifo nosso).(Revista)

Page 23: A Mensagem de Deus Nos Corações

IV. IMPEDIDOS PELO ADVERSÁRIO

"Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu!(2.18).

Satanás tem sido um instrumento de juízo sobre o homem desobediente

a DEUS, pois adquire direitos sobre aqueles que não obedecem a DEUS. Assim, também Satanás, em sua ância de ira, é usado por DEUS para que o plano da redenção humana seja realizado. O plano de DEUS, neste caso, era que Paulo escrevesse cartas, para que toda a Igreja, tanto de sua época, quanto em nossa época fosse edificada. 

Page 24: A Mensagem de Deus Nos Corações

V. A GLÓRIA E O GOZO DOS OBREIROS DO SENHOR

1. O fruto do trabalho."...Na verdade,vós sois a nossa glória e gozo"(2.20). O "lavrador espera o precioso fruto da terra"(Tg 5.7). Diz a bíblia:" O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito"( Is 53.11),

Paulo considerava os novos crentes com "esperança", "gozo"e "coroa de glória" diante do Senhor e "em sua vinda".Um ministério abençoado por DEUS não se mede pelo seu patrimônio físico e nem por sua conta bancária, porém, é medido pelo número de salvos.O resultado da pregação e do ensino são almas salvas, são crentes cheios do ESPÍRITO SANTO, crentes que têem compromisso com a obra de DEUS e que são exemplos de fé e de perseverança.Sabemos que é pelos frutos que se conhece uma árvore, então, o resultado visível de uma obra realizada na unção e na direção do ESPÍRITO SANTO é a legítima conversão de almas e a evidente mudança de vida das mesmas. 

Page 25: A Mensagem de Deus Nos Corações

2. Alegrias,tristezas e recompensa.Não se tem recompensa espiritual sem sofrimento, perseguição, oração, jejum, estudo da Palavra de DEUS e coragem.é nas lutas que se ganha batalhas, sabendo que lutamos contra um inimigo sagaz, porém derrotado, Satanás. 

Page 26: A Mensagem de Deus Nos Corações

CONCLUSÃO

Quem está em CRISTO, não se preocupa com perseguição e tribulação, pois está muito ocupado em ganhar almas, oremos pelos nossos inimigos e preguemos o evangelho para os mesmos para aceitem a JESUS como Senhor e Salvador, esta é nossa tarefa.Nossa glória e honra são os convertidos a JESUS que vivem uma nova vida na graça de DEUS, tendo ouvido nossa pregação e ensino.Façamos como Paulo que disse:Fp 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.