a memória guarda o primeiro ensaio do coro realizou-se no dia … · estes coralistas pertenciam...

105
A memória guarda... O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia 5 de Outubro de 1960. César Batalha, nomeado aos quinze anos organista titular da Paróquia de Oeiras, começou a orientar o Coro preparando-o para as festividades do Natal. Assim nasceu o Coro de Santo Amaro de Oeiras que, com a renovação litúrgica emanada do Concílio Vaticano II, diversificou o seu reportório, continuando a apresentar música de carácter religioso mas enveredando também pelos multifacetados caminhos da música profana. Ensaios, apenas um por semana, no coro da Igreja Matriz, destinado sobretudo à celebração litúrgica dominical – as célebres missas do meio-dia em Oeiras, cantadas ainda em latim e acompanhadas pelo magnífico órgão de tubos do século XIX, enriquecido nas suas potencialidades sonoras com uma pedaleira (teclado de madeira para ser tocado com os pés em simultâneo com o teclado manual), e ao qual César Batalha, conhecendo-o profundamente em longas horas de estudo dedicado, sabia como ninguém tirar os sons da mais arrebatadora e elevada espiritualidade - ...e depois do ensaio para a missa (apenas os naipes femininos), os homens, que entretanto esperavam, juntavam-se ao coro e aproveitava-se o resto do tempo – só até às 23h, ordens do Pároco! – para paulatinamente mas com muito empenho e verdadeiro interesse, ir aprendendo uma peça polifónica que se apresentava, quase como um presente- surpresa, à deslumbrada comunidade paroquial nas principais festas do ano litúrgico. “Hodie Christus natus est” “Coral Final da Paixão seg. S. João” “Regina Caeli”, “Dies est Laetitiae”... ... No princípio era apenas o canto praticado e preparado para esses momentos de excepção. E daí que a memória do tempo tivesse ficado apenas na memória desses precursores... Mas o CORO DE SANTO AMARO DE OEIRAS – nome encontrado pelo seu Maestro à semelhança do Coro de Santa Cecília (padroeira da Música) de Roma, agrupamento coral de grande prestígio que César Batalha sempre admirou – tomava forma, dando os primeiros passos, bem determinados e objectivos, crescendo no espírito e na vontade do seu fundador. A memória reteve... ... Um concerto na Igreja Matriz de Oeiras só com os naipes femininos* e uma percussão ainda muito incipiente, interpretando peças compostas por César Batalha para um coro com aquelas características. “Louva Sião”, foi uma delas. * Muitos dos elementos dos naipes masculinos encontravam-se à data a cumprir o serviço militar obrigatório, alguns deles na guerra do ultramar. Mas o Coro não parou, graças à perseverança e tenacidade do Maestro César Batalha. ... Uma primeira deslocação à cidade de Tomar, aí pelo ano de 1967, para cantar uma missa, numa visita ao Rev. Padre Branco Rosa, quando da sua deslocação da Paróquia de Oeiras (onde apadrinhou os primeiros passos do Coro) para a Paróquia de Tomar. 1

Upload: ngohanh

Post on 21-Oct-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

A memória guarda...

O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia 5 de Outubro de 1960.

César Batalha, nomeado aos quinze anos organista titular da Paróquia de Oeiras, começou a orientar o Coro preparando-o para as festividades do Natal.

Assim nasceu o Coro de Santo Amaro de Oeiras que, com a renovação litúrgica emanada do Concílio Vaticano II, diversificou o seu reportório, continuando a apresentar música de carácter religioso mas enveredando também pelos multifacetados caminhos da música profana.

Ensaios, apenas um por semana, no coro da Igreja Matriz, destinado sobretudo à celebração litúrgica dominical – as célebres missas do meio-dia em Oeiras, cantadas ainda em latim e acompanhadas pelo magnífico órgão de tubos do século XIX, enriquecido nas suas potencialidades sonoras com uma pedaleira (teclado de madeira para ser tocado com os pés em simultâneo com o teclado manual), e ao qual César Batalha, conhecendo-o profundamente em longas horas de estudo dedicado, sabia como ninguém tirar os sons da mais arrebatadora e elevada espiritualidade - ...e depois do ensaio para a missa (apenas os naipes femininos), os homens, que entretanto esperavam, juntavam-se ao coro e aproveitava-se o resto do tempo – só até às 23h, ordens do Pároco! – para paulatinamente mas com muito empenho e verdadeiro interesse, ir aprendendo uma peça polifónica que se apresentava, quase como um presente-surpresa, à deslumbrada comunidade paroquial nas principais festas do ano litúrgico.

“Hodie Christus natus est” “Coral Final da Paixão seg. S. João” “Regina Caeli”, “Dies est Laetitiae”...

... No princípio era apenas o canto praticado e preparado para esses momentos de excepção.

E daí que a memória do tempo tivesse ficado apenas na memória desses precursores...Mas o CORO DE SANTO AMARO DE OEIRAS – nome encontrado pelo seu Maestro à semelhança do Coro de Santa Cecília (padroeira da Música) de Roma, agrupamento coral de grande prestígio que César Batalha sempre admirou – tomava forma, dando os primeiros passos, bem determinados e objectivos, crescendo no espírito e na vontade do seu fundador.

A memória reteve...

... Um concerto na Igreja Matriz de Oeiras só com os naipes femininos* e uma percussão ainda muito incipiente, interpretando peças compostas por César Batalha para um coro com aquelas características. “Louva Sião”, foi uma delas.* Muitos dos elementos dos naipes masculinos encontravam-se à data a cumprir o serviço militar obrigatório, alguns deles na guerra do ultramar. Mas o Coro não parou, graças à perseverança e tenacidade do Maestro César Batalha.

... Uma primeira deslocação à cidade de Tomar, aí pelo ano de 1967, para cantar uma missa, numa visita ao Rev. Padre Branco Rosa, quando da sua deslocação da Paróquia de Oeiras (onde apadrinhou os primeiros passos do Coro) para a Paróquia de Tomar.

1

Page 2: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

... Em Dezembro de 1968, num jantar de convívio da Paróquia de Oeiras, realizado na SUMEO (antiga Sociedade União Musical e Escolar de Oeiras), apresentou o Coro o seu primeiro concerto com música profana, situação que se repetiu no ano seguinte.1.ª Audição de “Trem de Ferro” (Manuel Bandeira/César Batalha).

... Em Abril de 1969, a convite da Paróquia de Oeiras, concerto na SUMEO na Festa do Bom Pastor.

... Em Dezembro de 1969 tomou parte num espectáculo realizado no Instituto de Reeducação Pe. António de Oliveira, em Caxias, onde actuou também o jovem José Afonso (com o seu ar irremediavelmente distraído, acompanhando-se à guitarra, sentado, com a estante à frente para não esquecer as letras das suas próprias canções...).

... Em 1970 o Coro realizou já dez actuações, datando desse ano a primeira gravação em disco para a editora Valentim de Carvalho, “Trem de Ferro”. Capa do Baixo Arq.º Jorge Viana. (Na era do vinil as capas tinham enorme importância, constituindo muitas delas, e foi este o caso, verdadeiras obras de arte).Pedro Osório foi o produtor e acompanhou ao piano a peça “Zagala” (Francisco Rodrigues Lobo/César Batalha);

a primeira apresentação em televisão, na RTP (onde foi cortada pela censura uma das peças a apresentar, “Ai, Rouxinol”, com letra de Fernando Julião e música de César Batalha);Produção de Jorge Listopad.

e o primeiro concerto de Natal de uma longuíssima série, ano após ano, na Igreja Paroquial de Oeiras; Instrumentistas: Órgão - Maria Laura Mesquita Lima Abreu Registo: José Meco Piano: Leonor Ferrão Percussão: João Vicente João Manuel Carrilhão: Manuel Passos e Sousa(Este concerto repetiu-se, sendo o primeiro a 11/12 e o segundo a 18/12).

e também a primeira actuação na Sala de Espectáculos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras;

e a primeira actuação numa cerimónia de casamento de um elemento do Coro, o da Laura Mesquita Lima, organista do Coro, em Março, na Igreja Paroquial de Oeiras;

... Em Agosto alguns elementos do Coro colaboraram (como coralistas) na classe de direcção coral, de que fazia parte César Batalha, e que era ministrada pelo maestro alemão Kurt Prestel, do Mozarteum de Salzburgo, no X Curso Musical Internacional de Férias do Estoril. Convite do Maestro Manuel Ivo Cruz.

... Em 1971 mais dez actuações, salientando-se uma deslocação ao Salão Paroquial de Vendas Novas (onde fez a sua estreia o grupo jovem “Solis Ocasum”) e o primeiro concerto no Liceu Nacional de Oeiras.

... E ainda algumas outras memórias deste ano:

2

Page 3: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Fev./1971 – Concerto na Igreja da Escola Salesiana em Santo António do Estoril, a convite dos Bombeiros Voluntários do Estoril.

Abr./1971 – Concerto no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, a favor das Missões.

- Actuação na cerimónia de casamento da Ana Maria Ribeiro, Soprano do Coro, na Igreja Paroquial de Oeiras.

Mai./1971 – Cerimónia de casamento na Capela da Quinta do Linhó, Sintra, propriedade do dono da Fundição de Oeiras, de seu filho com Marília Janes, filha do Dr. Alberto Janes. Dez./1971 – Antecedendo a realização de um concerto, foi colocada uma Placa de Homenagem ao Maestro César Batalha e ao C.S.A.O. nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, estando à frente da Direcção o saudoso e dedicado Comandante Germano Dias.

– 1.ª Audição do poema coral sinfónico “SEARAS” da autoria de César Batalha no concerto realizado na Igreja Paroquial de Oeiras. Instrumentistas: Órgão – Jorge Silva Santos (depois Maestro Jorge Matta) Reg. – José Meco (depois perito em azulejaria portuguesa) Piano – Leonor Ferrão Percussão - João Vicente Carrilhão – João Branco da Costa

- Concertos de Natal na Igreja Paroquial de Paço de Arcos, a convite da Comissão de Arte e Arqueologia da Câmara Municipal de Oeiras e no Salão Paroquial da Amadora.

– Lançamento do LP “Sonho de uma Noite de Natal”.Compilação de temas natalícios. Orquestra de Estúdio e vozes femininas do Coro.César Batalha compôs os temas originais, fez as orquestrações e dirigiu a orquestra e os coros.Editora: Rádio Triunfo.

Fev./1972 – Actuação na cerimónia do casamento do João de A. Vicente (instrumentista do Coro e mais tarde seu director administrativo) e da Maria Amélia Rodrigues (Contralto do Coro), na Igreja Paroquial de Oeiras.

Abr./1972 – O Coro gravou para a RTP o programa “Convívio Musical”,no Casino Estoril, apresentado por Carlos do Carmo.

Mai./1972 – Gravação dos seis primeiros temas do LP “Música Popular Portuguesa”, no Estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa. Selecção, Arr. e Harm. de César Batalha.

Jul./1972 – Gravação dos seis restantes temas do LP “Música Popular Portuguesa”- doze trechos com selecção, arranjos e harmonizações de César Batalha.

3

Page 4: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Dez./1972 – O C. S. A. O. colaborou com a comunidade de S. Julião da Barra em Oeiras num espectáculo realizado no Ginásio do Lar Académico dos Filhos dos Oficiais, em Oeiras, destinado à angariação de fundos para a construção da Capela-Salão de S. Julião da Barra..

- Concertos de Natal nas Igrejas de Oeiras e de Paço de Arcos. Solistas: Ana Maria Neves Maria de Lurdes Faria e Silva Alberto Sampaio da Nóvoa João de Oliveira Pires Ema Gonçalves Maria do Rosário Moita Carlos Nascimento Jorge Viana Instrumentistas: Órgão – Jorge Silva Santos, Reg. José Meco Piano – Maria Leonor Ferrão Percussão – João Vicente Carrilhão – João Branco

- Edição do LP “Música Popular Portuguesa”.Editora: Rádio Triunfo.

Jun./1973 – Primeiro convite recebido da Associação de Festivais de Coros do Rio Grande do Sul – Brasil para concerto a realizar na cidade de Porto Alegre. Este convite repetiu-se por vários anos consecutivos, não tendo nunca o Coro conseguido os apoios necessários para essa deslocação.

Concertos de Natal anuais na Igreja Matriz de Oeiras, o começo de uma longa tradição, e nos aniversários da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras.

Dez./1973 – Concerto de Natal na Igreja Paroquial de Oeiras. Instrumentistas: Órgão – Jorge Silva Santos, Reg. José Meco Piano – Maria Leonor Ferrão Percussão – João Vicente Carrilhão – João Branco

Fev./1974 – 1.ª Audição da peça coral sinfónica “Dona Nobis Pacem”, de César Batalha, na Igreja Paroquial de Oeiras. (Ainda no tempo da guerra do Ultramar). Solistas: Ema Gonçalves Carlos Nascimento Ana Maria Neves Alberto Sampaio da Nóvoa Instrumentistas: Órgão – Jorge Silva Santos Registos – António José Cabral Carrilhão – João Branco da Costa Percussão – João Almeida VicenteConvite da Comissão de Arte e Arqueologia da Câmara Municipal de Oeiras.

Set./1974 – Casamento de dois elementos do C.S.A.O. na Igreja dos Jerónimos: Olga e João Correia.

4

Page 5: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino de Lisboa, dirigido por César Batalha, vieram integrar-se no C.S.A.O., querendo continuar a sua actividade coral com o mesmo Maestro.

Fev./1975 – Gravação do “single” “Dona Nobis Pacem” (César Batalha) no Estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa

- Concerto no St. Julian’s School em Carcavelos, Cascais.

Mar./1975 – Concerto no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, integrada em homenagem ao seu Comandante Germano Dias, também Baixo no C.S.A.O.

Mai./1975 – Concerto na Igreja Matriz de Oeiras Instrumentistas: Percussão – João Almeida Vicente Carrilhão – João Branco da Costa Bongós – Jaime Meyrelles Coordenação – António José Cabral

- Gravação dos trechos “Greensleeves” (trad. inglês/Arr. V. Williams/Adapt. coral César Batalha) e “Ey Ukhnyem” (Popular russa, Arr. Serge Yaroff), no Estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa. Jun./1975 – Concerto integrado nas festividades do Concelho de Oeiras no Jardim Municipal de Oeiras.Convite da Autarquia de Oeiras.

- Concerto integrado nas festividades do Concelho de Cascais no Parque Municipal da Gandarinha, em Cascais.Convite da Autarquia de Cascais.

- Concerto na Igreja Paroquial de Paço de Arcos, Oeiras.

Ag./1975 – Edição do single “Greensleaves (Trad. inglesa/Arr. V. Williams/Adapt. coral César Batalha)/Ey Ukhnyem (Popular russa/Arr. Serge Yaroff)”.Editora: Rádio Triunfo. Capa de Paulo Viana.

Nov./1975 – Edição do single “Hino da Maria da Fonte( Frondoni/Arr. e Harm. César Batalha)/Vem Companheiro (Ipolitoff Ivanoff/Letra Lúcia Carvalho/Arr. e Harm. César Batalha)”.Rádio Triunfo. Capa de José David.

- O C.S.A.O. gravou para a RTP (no Estúdio 1) o programa “Tele-Disco” executando “Hino da Maria da Fonte” e “Vem Companheiro”. Apresentação de José Nuno Martins.

- Concerto no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras no 84.º aniversário desta Associação. Dez./1975 – Edição do single “Dona Nobis Pacem” de César Batalha.Editora: Rádio Triunfo.

5

Page 6: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Fev./1976 – Gravação do poema sinfónico “Searas” (César Batalha) no Estúdio Namouche em Lisboa, com o Coro e Orquestra de Estúdio dirigidos por César Batalha. Eng.º de Som, José Fortes.

Mar./1976 – Concerto no St. Julian’s School em Carcavelos, Cascais.

Abr./1976 – Programa na RTP interpretando os temas:“Dona Nobis Pacem” (César Batalha) e “Greensleeves” (Tradicional inglês/Arr. coral César Batalha).Realização de Victor Manuel.

- Actuação na cerimónia do casamento da Ana Maria Neves, Soprano e solista do Coro, na Igreja Paroquial de Oeiras.

Mai./1976 – Concerto na Igreja Matriz de Oeiras.Primeira audição do tema “Música” (César Batalha). Instrumentistas: Órgão – António Chagas Rosa Registos – José Meco Percussão – João Almeida Vicente Carrilhão – João Branco da Costa João Saturnino Bongós – Jaime Meyrelles Jun./1976 – Concerto no Liceu Rainha D. Amélia em Lisboa a convite da Comissão de Professores.

- Concerto no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras a convite da Câmara Municipal de Oeiras.

Out./1976 – Edição do LP “SEARAS” pela Rádio Triunfo.Capa de José David. Fotos de Luís Neto.

Dez./1976 – Primeiro ensaio do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.Dezassete crianças (6 meninas e 11 rapazes), no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, que acolheu este projecto do Coro de Santo Amaro de Oeiras com o maior carinho e disponibilidade.

- Concerto na Igreja Paroquial de Oeiras. 1.ª Audição de “Dia de Natal” (António Gedeão/César Batalha). Instrumentistas: Órgão – António Chagas Rosa Reg. – Carlos Rosa Flauta – Luís Vaz do Carmo Guitarra – Luís Oliveira Percussão – João Vicente / João B. da Costa / J. Meyrelles Declamação: Bernardo Brito e Cunha

Abr./1977 – Concerto no St. Julian’s School em Carcavelos, Cascais.1.ª Audição de “Liberdade” (Fernando Pessoa/César Batalha) e de “Tonight at Noon” (Adrian Henri/César Batalha). “Tonigt at Noon” foi composta propositadamente para este concerto no Colégio Inglês de Carcavelos. Bernardo Brito e Cunha disse os poemas.

6

Page 7: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na S.U.M.E.O. na I Feira do Livro organizada pela Biblioteca Operária Oeirense.

Mai./1977 – Estreia do Coro Infantil em concerto do C.S.A.O. na Igreja Paroquial de Oeiras.Cantaram acompanhados pelo órgão de tubos da Igreja tocado pelo Maestro César Batalha. Instrumentistas: Piano – António Chagas Rosa Flauta – Luís Vaz do Carmo Percussão – João de Almeida Vicente João Branco da Costa António Miguel Elvas A peça “Liberdade” (Fernando Pessoa/César Batalha) teve a colaboração de Bernardo Brito e Cunha.

- Concerto na Casa de Lafões em Lisboa.

Jun./1977 – Gravação das peças “Dia de Natal” (António Gedeão/César Batalha) e “Gloria in Excelsis Deo” (Natal de Languedoc/Letra tradicional), no Estúdio Namouche em Lisboa.

Set./1977 – 1.ª digressão do C.S.A.O. a convite da Casa de Lafões em Lisboa.Concertos em S. Pedro do Sul, no Cine S. Pedro e no Pavilhão de Oliveira de Frades.

Nov./1977 – Concerto no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, no seu 86.º aniversário. Dez./1977 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O - Concerto de Natal no Teatro S. Luíz a convite do Lions Clube de Lisboa, a favor da sua obra de beneficência.1.ª audição de “Pater Noster” (César Batalha).

- O mesmo concerto mais o Coro de Câmara do C.S.A.O., na Igreja Matriz de Oeiras. Instrumentistas: Órgão – António Chagas Rosa Reg. – Joaquim Esmerado Flauta – Luís Vaz do Carmo Guitarra – Luís Oliveira Percussão – João Vicente/ João B. da Costa/ António Moita Declamação: Bernardo Brito e Cunha, que disse o poema da peça “Dia de Natal” (António Gedeâo/César Batalha).

- Concerto de Natal na Igreja Paroquial de Carcavelos, Cascais.

- Edição do single “Gloria in Excelsis Deo/Dia de Natal”.“Dia de Natal”: Música de César Batalha, Poema de António Gedeão dito por Bernardo Brito e Cunha.Editora Rádio Triunfo.

- C.I.S.A.O. - Concerto no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários de Oeiras dedicado ao Natal do Bombeiro.

7

Page 8: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Mai./1978 – O Coro integrou o 1.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa, na Sé Patriarcal e no Pavilhão dos Desportos em Lisboa.Organização da Junta de Freguesia da Sé.

Jun./1978 – Concerto na Igreja Paroquial de Oeiras (C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Coro de Câmara).1.ª Audição da 1.ª e 2.ª partes de “Te Deum” para coro, solistas e instrumentação, da autoria de César Batalha. Instrumentistas: Órgão – António Chagas Rosa Reg. – Pedro Giro Flauta – Luís Vaz do Carmo Percussão – João Vicente João B. da Costa Joaquim Esmerado António Moita

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto na Igreja da Amadora.

- C.I.S.A.O. – Participação numa festa-convívio para crianças organizada pelos moradores do recém-formado Bairro da Adroana, Cascais.A primeira festa comunitária realizada naquele bairro.

Out./1978 – Missa Campal e Concerto Coral no XXIII Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses, no Colégio dos Salesianos, no Estoril.Dias 6 e 8/10.

- Concerto na Sociedade Musical de Laveiras, Caxias, Oeiras.

- Gravação do LP do C.I.S.A.O. “Uma Dúzia de Canções” no Estúdio Namouche em Lisboa.Editora: Rádio Triunfo.

Nov./1978 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Concerto Comemorativo do 87.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, no seu Slão de Festas.

- Concertos nos Salões de Festas dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora e de Linda-a-Velha.Dias23 e 24/11.

Dez./1978 – Concerto de Natal na Igreja Paroquial de Oeiras. C.S.A.O., C.I.S.A.O e Coro de Câmara do C.S.A.O.1.ª audição de “Te Deum” (César Batalha). Solistas: Ema Gonçalves, Soprano Carlos Nascimento, Tenor Ricardo Belo Morais, Voz de Criança Instrumentistas: Órgão – António Chagas Rosa / Teresa Maia Santos Joaquim Esmerado (3 organistas, 3!) Flauta – Luís Vaz do Carmo Violoncelo – Luís Sá Pessoa Percussão – João Vicente

8

Page 9: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Carrilhão – António Moita Colaboração de Bernardo Brito e CunhaCésar Batalha acompanhou o Coro Infantil ao piano.

- Concerto Misto (peças de Natal e outras) no Salão de Festas da Associação dos Bombeiros Voluntários Progresso Barcarenense, em Barcarena, Oeiras.Convite da Junta de Freguesia de Barcarena.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Auditório da Biblioteca Nacional, na Festa de Natal para os filhos dos trabalhadores do F.A.O.J. e do I.A.S.E.Convite das comissões de trabalhadores destas duas Direcções Gerais do Ministério da Educação e Investigação Científica.

Abr./1979 – Concerto no INATEL em Oeiras a favor da construção da igreja de S. Julião da Barra.Presente o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, a quem foi dedicada a 1.º audição da peça “Tu es Petrus” (Jacques Clemens, “non Papa”).

- Concerto comemorativo dos 400 anos da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda.Convite do Rever. Padre Andrade.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Cinema da Encarnação, integrado nas comemorações do Ano Internacional da Criança.Convite da Casa do Pessoal da Caixa Nacional de Pensões.

Mai./1979 – Primeiro concerto na Basílica de Mafra. Com o Coro do Banco de Portugal.Convite da Liga dos Amigos de Mafra.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Auditório da F.I.L., integrado no JUVENTUS 79.Convite do F.A.O.J. (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis).

- C.I.S.A.O. – Continuação das gravações para o LP “Uma Dúzia de Canções”no Estúdio Namouche em Lisboa.Editora: Rádio Triunfo.

Jun./1979 – 2.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa na Igreja do Santo Condestável em Lisboa e na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.Organização da Comissão Pró Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa, da Junta de Freguesia da Sé e da Câmara Municipal de Lisboa.

- Concerto na Mouraria, Lisboa, nas Festas dos Santos Populares, organizadas pela Junta de Freguesia da Mouraria.

Set./1979 – I Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.Dez crianças do Coro Infantil tomaram parte interpretando “Gafanhoto” e “Eu Vi um Sapo” (Lúcia Carvalho/César Batalha): Ana Paula Baptista (solista de “Gafanhoto”), Ana Sofia Canteiro (coro), Filipe Vieira (coro), Filipe Moita (solista de “Eu vi um Sapo”), Luísa Maria Orelhas (coro), Luís Miguel Nascimento (coro), Margarida Maria Chaves (solista de “Gafanhoto”), Paulo Jorge

9

Page 10: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Vicente (solista de “Gafanhoto”), Pedro Miguel Chaves (solista de “Gafanhoto”) e Ricardo Jorge Morais (coro).“Eu vi um Sapo” foi premiada e escolhida por Maria Alberta Meneres para representar Portugal no Zeccino d’Oro, em Bolonha através da pequena Maria Armanda, que ficou em primeiro lugar como intérprete, e levou assim a nossa canção a Itália.

Out./1979 – C.I.S.A.O. – Gravação no Jardim de Oeiras de imagem com algumas canções do coro, destinadas à RTP.Realizador: Fernando Penalva.

Nov./1979 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O., participação em espectáculos de beneficência no Teatro Monumental e no Teatro S. Luiz em Lisboa a convite do Lions Clube de Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação no Grande Espectáculo Infantil no Teatro S.Luiz em Lisboa, a favor do Comité Português para a UNICEF e das Aldeias S.O.S.

- Edição do primeiro LP do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras “Uma Dúzia de Canções” no Ano Internacional da Criança (Letras de poetas vários/Música de César Batalha).Editora: Rádio Triunfo. Capa do Baixo do C.S.A.O. Arq.º Jorge Viana.

Dez./1979 – C.I.S.A.O. - Concerto de Natal dos Bombeiros Voluntários de Oeiras no Salão da sua Associação.

- C.I.S.A.O. – Participações nas Festas de Natal das empresas COMETNA, em Lisboa, Sociedade Portuguesa de Dragagens, em Alcochete e Agência do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, em Paço de Arcos.Principalmente na época natalícia, houve ocasiões em que o Coro Infantil realizou duas e três actuações em locais diferentes no mesmo dia, pelo grande número de convites que recebia.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do F.A.O.J. (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Deslocação a Sines para tomar parte na Festa de Natal da PETROGAL.

- C.I.S.A.O. – Participações nas Festas de Natal das empresas EPUL, em Lisboa e Standard Eléctrica, no Cinema Palácio Estoril.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do Pessoal da Casa Civil do Presidente da República, General Ramalho Eanes, que teve lugar no Teatro Municipal de S. Luíz, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Tal & Qual” da RTP.Apresentação de Joaquim Letria. Produtor: Vítor Mamede.

Jan./1980 – C.I.S.A.O. – Concerto nas festividades do II aniversário do Lions Clube de Oeiras no restaurante Pérgula, no Jardim da Praia em Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Resposta de Miguel Torga aos votos natalícios do Coro, agradecendo ainda a oferta do LP “Uma Dúzia de Canções”, onde se inclui o tema “Segredo” (Miguel Torga/César Batalha).

10

Page 11: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Este foi o primeiro contacto de todos os que se mantiveram nos natais subsequentes.

- Gravação de um spot publicitário (Sugus) nos Estúdios da Rádio Triunfo.Convite de Vítor Mamede.

Jan./1980 – Com o C.S.A.O., gravação no single “Trem de Ferro/Boca de Forno” (Manuel Bandeira/César Batalha) no Estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa.Editora: Rádio Triunfo.

- Com o C.I.S.A.O., actuação na Sessão comemorativa do II aniversário do Lions Clube de Oeiras, no Restaurante Pérgula em Oeiras. Mar./1980 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Concerto nas comemorações do 1.º centenário da Associação dos Bombeiros Voluntários Progresso Barcarenense, em Barcarena. Mai./1980 – C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Coro do Banco de Portugal - Concerto na Igreja Paroquial de Carcavelos. Instrumentistas: Órgão – António Macedo (mais tarde, António Sousa Dias, professor de tecnologia ligada à Música no Conservatório Nacional e compositor) Trompete – Carlos de Sousa (coralista no Coro do B. de Portugal) Percussão – João Vicente Carrilhão – António Moita

- Este concerto repetiu-se na Igreja Paroquial de Oeiras.

- Concerto no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras a favor do Lions Clube de Oeiras.

- Participação no 3.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa na Igreja de Arroios em Lisboa.

Jun./1980 – Participação no concerto final do 3.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

- 1.º Encontro de Coros Amadores em Coimbra integrado nas comemorações do Centenário do Orfeão Académico de Coimbra.Realizou-se nas escadarias da Sé de Coimbra.

- Concerto no Castelo de S. Jorge a convite da Câmara Municipal de Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação nas Jornadas Recreativas-Culturais organizadas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e pelo Clube Desportivo de Paço de Arcos.Actuação no coreto do Jardim de Paço de Arcos. - C.I.S.A.O. – Participação na “Tarde Cultural” integrada nas comemorações do Bicentenário da Casa Pia de Lisboa e realizada no Coliseu dos Recreios em Lisboa.Convite da Provedoria da Casa Pia de Lisboa.

11

Page 12: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Concerto integrado no 117.º aniversário da Sociedade Musical Odivelense em Odivelas.

- C.I.S.A.O. – Participação nas comemorações do 46.º aniversário do GIPA - Grupo de Instrução Popular de Amoreira, Cascais.

- C.I.S.A.O. – Participação nas “Festas de Santo António” – 33.º aniversário – organizadas pelo Clube de Futebol de Sassoeiros, no Largo Vasco d’Orey, em Sassoeiros, Cascais.

- C.I.S.A.O. – Concerto na Escola da Madorna, Parede, nas comemorações do IV Centenário da morte de Luís de Camões.Convite da Delegação Escolar da Parede.

Jul./1980 – O primeiro concerto a ser realizado na antiga Casa da Pesca do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, hoje integrada na Estação Agronómica Nacional.Este local foi “descoberto” pelo Baixo Renato Ferreira e resultou a cem por cento, quer pela beleza envolvente, quer pela acústica.Actuou também o Coro do Banco de Portugal.

- Concerto na Basílica do Convento de Mafra.Convite da Liga dos Amigos de Mafra. Actuou também o Coro do Banco de Portugal.

Set./1980 – Concertos na Igreja de Nossa Senhora das Dores em Laveiras, Caxias, Oeiras e no Auditório do Sport Algés e Dafundo, Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto inserido nas Festas do Senhor Jesus dos Navegantes em Paço de Arcos.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Centro Cultural José Duro em Portalegre.

Out./1980 – C.I.S.A.O. - Gravação do single “A Todos um Bom Natal/Menino Jesus” (Lúcia Carvalho/César Batalha) nos Estúdios Arnaldo Trindade, em Campolide, Lisboa.Produção: Rádio Triunfo.

Nov./1980 – C.S.A.O. no programa da RTP “TV Show”, apresentado por Henrique Mendes e gravado, com público presente, no Teatro Maria Matos.O Coro cantou “Boca de Forno” e “Trem de Ferro” (Manuel Bandeira / César Batalha) e “O Fortuna” (Carl Orff), com orquestra dirigida por César Batalha.O crítico televisivo Mário Castrim escrevia no “Diário de Lisboa”:

“A festa do dia foi a presença do grupo coral de Oeiras. Festa, ou seja: a surpresa, a alegria de ser televisão.Pela primeira vez, o gelo daquela plateia se derreteu, se humanizou. Infelizmente sobre o grupo, sobre a sua vida, sobre os seus próprios sonhos, nem uma palavra. Nem os títulos das obras. Nem o nome do Maestro. Tão pobre de alma este “TV Show” que nem merece a visita do Senhor...”

- A canção “Eu Vi um Sapo” (César Batalha/Lúcia Carvalho), interpretada pela pequena cantora Maria Armanda, ganha em Bolonha o Sequim de Ouro e o Sequim de Prata da canção

12

Page 13: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

infantil, sob a égide da UNICEF, entidade a quem os autores ofereceram todos os direitos desta obra. .“Eu Vi um Sapo” foi composto para o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

- Concerto no Casino Estoril integrado no aniversário da Marconi.

- Concerto comemorativo do 89.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, no seu Salão de Festas.

- Concerto na Igreja Paroquial de Linda-a-Velha, Oeiras.Participou também o Coro do Banco de Portugal.

- Inclusão de canções do LP do C.I.S.A.O. nos auscultadores dos passageiros dos aviões da TAP.

- C.I.S.A.O. – Edição do single “Eu Vi um Sapo” para todo o mundo, na sequência do prémio alcançado em Bolonha.Capa de Emma. Editora: Rádio Triunfo.

Dez./1980 – Edição do single “Trem de Ferro/Boca de Forno”.Poemas de Manuel Bandeira, música de César Batalha. Editora Rádio Triunfo. Capa do Baixo Arq.º Jorge Viana.

- C.I.S.A.O. - Edição do single “A Todos um Bom Natal/ ”Menino Jesus” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Editora Rádio Triunfo. Capa de Maria Lúcia Carvalhas. - C.I.S.A.O. – Festas de Natal da Brithish Leyland em Sacavém e da I.B.M. no Casino Estoril.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa radiofónico em directo do Cinema Nimas, em Lisboa, “Febre de Sábado de Manhã”.Apresentação de Júlio Isidro.

- Pela primeira vez o C.I.S.A.O. participou no programa “Natal dos Hospitais” difundido a partir do Hospital de Santa Maria em Lisboa.Convite da RTP e do jornal “Diário de Notícias”, promotores desta iniciativa.Apresentação de Fialho Gouveia.

- C.I.S.A.O. – Festas de Natal do pessoal do Laboratório Nacional de Engenharia Técnica e Industrial, no Cinema Império, em Lisboa, dos Empregados do Casino Estoril, dos Empregados da Fundição de Oeiras, dos Bombeiros Voluntários de Oeiras e dos Empregados da Câmara Municipal de Oeiras, no Pavilhão Gimnodesportivo de Oeiras, na Sociedade Musical e Escolar de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Festa da Natal do Pessoal da Casa Civil da Presidência da República, no Teatro Maria Matos em Lisboa.

13

Page 14: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Jan./1981 - Concerto pelo C.S.A.O. e C.I.S.A.O nas comemorações do 76.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora.Colaboração de Bernardo Brito e Cunha dizendo o poema da peça “As Pessoas Sensíveis” (Sophia de Mello Andresen/César Batalha).

- C.I.S.A.O. – Concerto no Ginásio da Escola Preparatória de Caxias.Convite da Paróquia de Laveiras, Caxias.

Fev./1981 – Na Gala da revista Nova Gente, realizada no Teatro S. Luiz em Lisboa, foi atribuído ao Coro de Santo Amaro de Oeiras e ao seu Maestro o troféu de melhor Grupo Vocal do ano de 1980 na Música Portuguesa.Esta Gala foi presidida pela Dra. Maria Manuela Ramalho Eanes, mulher do Presidente da República..

Mar./1981 – Primeiro concerto na Estação do Rossio.Com o Coro do Banco de Portugal.Organização da Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa (A.C.A.A.L.).

- C.I.S.A.O. – Actuação no Salão de Festas dos Bombeiros de Alpiarça.Actuou também a pequena cantora Maria Armanda.Convite da Direcção do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça.

Abr./1981 – Concerto nas III Jornadas de Informação Médica na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- O C.I.S.A.O. participou no I Encontro de Coros Infantis e Juvenis realizado no Teatro S. Luíz em Lisboa, organizado pela A.C.A.A.L. (Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa).

Mai./1981 - Concerto na Igreja Matriz de Sesimbra integrando as tradicionais Festas do Senhor Jesus das Chagas, padroeiro dos pescadores de Sesimbra.

- Concertos na Igreja de Arroios em Lisboa no 4.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa.

- Por unanimidade, em Sessão de Câmara, foi atribuída ao Coro de Santo Amaro de Oeiras a Medalha Dourada de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, sendo seu Presidente o Major Silva Ramos.O mesmo galardão foi outorgado nessa data ao Maestro César Batalha.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Centro Paroquial de Paço de Arcos integrado nas festividades do 60.º aniversário do Clube Desportivo de Paço de Arcos. - C.I.S.A.O. – Participação no single “A Guerra dos Meninos” (Roberto Carlos /Erasmo Carlos) da cantora Mara Abrantes.

Jun./1981 – Entrega da Medalha Dourada de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras ao Coro de Santo Amaro de Oeiras e ao Maestro César Batalha.

14

Page 15: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concertos integrados nas comemorações do 222.º aniversário do Concelho de Oeiras em Algés, no Cinema Stadium do Sport Algés e Dafundo, na Igreja Paroquial de Barcarena, na Igreja da Cartuxa em Caxias e na Igreja Matriz de Oeiras. (Este último com o C.I.S.A.O.).

- Participação no Final do 4.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa, no Pavilhão dos Desportos em Lisboa.

- Concerto pelo C.S.A.O, C.I.S.A.O. e Coro do Banco de Portugal na Basílica do Convento de Mafra.

- Gravação do single “Super Boy/Cigana” (Lúcia Carvalho/César Batalha) do C.I.S.A.O. no estúdio da Rádio Triunfo.

- C.I.S.A.O. – Concerto nas Festas de Santo António em Sassoeiros, Carcavelos.Convite do Clube de Futebol de Sassoeiros.

Jun. e Jul./1981 – C.I.S.A.O. – Gravações para o LP “Álbum N.º2” e para o single “Boneca/Quanto Custa?”, no Angel Studio em Lisboa.Editora: Rádio Triunfo.

Jul./1981 – Concerto de Verão pelo C.S.A.O. e Coro do Banco de Portugal na Casa da Pesca da Estação Agronómica Nacional em Oeiras (Antiga Quinta do Palácio do Marquês de Pombal e Conde de Oeiras).

- Participação no programa da RTP “E o Resto São Cantigas”, gravado no Teatro Villaret em Lisboa.O Coro interpretou o tema “Lisboa Antiga” (José Galhardo, Amadeu do Vale/Raul Portela/Arr. coral César Batalha) em primeira audição.Apresentação de Fialho Gouveia, Raul Solnado e Carlos Cruz.

- Nova participação no programa da RTP “E o Resto São Cantigas”, interpretando “S. João Bonito” (A. Lopes Ribeiro/Frederico de Freitas/Arr. coral César Batalha) em 1.ª audição.

Out./1981 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Concerto no Centro Recreativo de Nova Oeiras a favor do Centro de Recuperação de Oeiras.

- Igreja de Santa Maria de Sintra no casamento da actriz brasileira Maria das Graças e Dieter KleinschmidtConvite do cronista social Carlos Castro.

Nov./1981 – Actuação do C.S.A.O., como coro convidado, no 10.º Aniversário do Coro do Banco de Portugal na Aula Magna da Reitoria, na cidade universitária, em Lisboa. - Actuação no programa da RTP “Bom Dia, Domingo” apresentado por Luís Pereira de Sousa.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Concerto no Oeiras Cine a favor do Lions Clube de Oeiras.

15

Page 16: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Participação do C.S.A.O. e do C.I.S.A.O. na gravação de um LP de Frei Hermano da Câmara nos Estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos.

- Concertos com o C.S.A.O. e C.I.S.A.O. nas comemorações do 90.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, no seu Salão de Festas e no Oeiras Cine a favor do Lions Clube de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Gravação do LP “A Todos um Bom Natal”, no estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa.Editora: Rádio Triunfo.

- C.I.S.A.O. – Gravação de um anúncio nos Estúdios da Edipim, na Abrunheira, Sintra. Dez../1981 – Gravação de canções a incluir no LP “Venha Cantar Connosco” dedicado ao 40.º aniversário da marca SAGRES, da Sociedade Central de Cervejas, na cervejaria Portugália e transmitido pela RTP. Editado em 1982.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O: Gravação pela RTP no Palácio de Queluz para incluir no programa internacional “Mosaique”.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto de Natal na Igreja da Parede, Cascais.

- C.I.S.A.O. - Edição do LP “A Todos um Bom Natal”.Capa de Emma. Editora: Rádio Triunfo.

- C.I.S.A.O. - Edição do single “Super Boy” (versão Lúcia Carvalho/César Batalha)/ “Cigana” (versão Lúcia Carvalho/César Batalha).Capa de Maria Lúcia Carvalhas e Emma. Editora: Rádio Triunfo.

- C.I.S.A.O. – Actuação na Festa de Natal dos funcionários dos T.L.P.no Salão de Festas da Rebelva.

- C.I.S.A.O. – Festa de Natal do Banco de Fomento, no Teatro Variedades, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Actuação no Instituto Padre António de Oliveira em Laveiras, Caxias, Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Actuação no programa da RTP “Natal dos Hospitais” difundido em directo do Hospital de Santa Maria em Lisboa.Acompanhou também Mara Abrantes e Magda na canção “A Guerra dos Meninos” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos).

- C.I.S.A.O. – Participação em Festa de Natal no Pavilhão Gimnodesportivo de Mafra.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do Pessoal do Casino Estoril.Apresentação de Nicolau Breyner.

16

Page 17: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação nas Festas de Natal dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, da Fundição de Oeiras, do C.C.D. da Câmara Municipal de Oeiras, no Pavilhão da A.D.O. e da S.U.M.E.O. – Sociedade União Musical e Escolar de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Bom Dia, Domingo”.Apresentação de Luís Pereira de Sousa. Fev./1982 – Intervenção do C.S.A.O. na “III Gala Nova Gente” no Teatro Monumental transmitido pela RTP e dedicado às Crianças Deficientes Portuguesas.Cantou o tema “O Fortuna” (Carl Orff) na cerimónia da entrega dos troféus “Nova Gente” aos premiados do ano.Presente a Dra. Manuela Eanes, mulher do Presidente da República, General Ramalho Eanes.

- Gravação da música para o filme de António Macedo “Os Abismos da Meia-noite”, no Estúdio da Rádio Triunfo em Lisboa.Autor da música: António Sousa Dias, filho do realizador e organista do Coro.

- Gravação da música de cena da peça “O Processo de Jesus” de Diego Fabbri, representado no Teatro da Trindade em Lisboa.Direcção de Rui Guedes, encenação de António do Cabo. Música de Rui Guedes e Mike Sergeant.

- C.I.S.A.O. – Participação num espectáculo realizado no Teatro Monumental, em Lisboa.Convite do Grupo Desportivo do Banco de Portugal.

- C.I.S.A.O. – Gravação no estúdio da Rádio Triunfo do tema “Minha Escola, Meu Lugar” para a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Mar./1982 – Concerto na Igreja Paroquial de S. João de Deus, em Lisboa, patrocinado pela Junta de Freguesia.No programa participaram também os corais infantil e juvenil da Paróquia de S. João de Deus.A RTP realizou uma reportagem sobre este evento.

- C.I.S.A.O. – Concerto na Escola Primária em Carnaxide, Oeiras.Convite da Comissão de Moradores.

- C.I.S.A.O. – Gravação com a cantora Mara Abrantes no estúdio Rádio Triunfo em Lisboa, para a editora Arnaldo Trindade.

Abr./1982 – Concerto da Primavera com o C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no Teatro S. Luís em Lisboa promovido pelos Lions Clube da área de Lisboa.Participou também a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, com cujo Maestro, o Major Alves de Amorim, foi partilhada a direcção das peças de conjunto do coro e da banda.Apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

- Concerto na Basílica do Convento de Mafra integrado no Festival de Música.Convite da Liga dos Amigos de Mafra.

17

Page 18: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Concerto no Palácio Anjos, em Algés, Oeiras, nas comemorações do 25 de Abril.Câmara Municipal de Oeiras.

Mai./1982 – Participação no 5.º Encontro de Coros Amadores da Área de Lisboa, na Igreja de S. Roque, em Lisboa.

- Concerto na Igreja de S. Vicente em Lisboa nas comemorações do seu 4.º Centenário.Participou também o Coro do Banco de Portugal.

- Edição do LP do C.I.S.A.O. “Álbum N.º 2”. (Letras de autores e poetas vários/Música de César Batalha).Não foi ainda posto à venda. Editora Rádio Triunfo. Capa de Emma.

– Participação do C.S.A.O. e do C.I.S.A.O. no espectáculo “À Descoberta de Portugal” no Teatro Nacional D. Maria II.Organização do “Reader’s Digest” para promover o lançamento do livro daquela editora “À Descoberta de Portugal”.

Jun./1982 - Concerto no Palácio Valência, Sintra, no encerramento de um certame organizado pela Federação dos Arqueiros de Portugal.Não pode deixar de ser referido o gesto de apreço de um arqueiro vencedor de uma das provas que, depois do concerto, ofereceu a sua medalha ao Maestro César Batalha.

- C.S.A.O e C.I.S.A.O. – Concerto integrado nas comemorações do 223.º aniversário do Concelho de Oeiras realizado na Igreja Matriz de Oeiras.Este ano teve a participação do Coro do Banco de Portugal.

- Participação no concerto final do V Encontro dos Coros Amadores da Área de Lisboa, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Concerto em Linda-a-Velha, Oeiras, na Escola Sílvia Philips, nas Festas do Concelho.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação na Missa de casamento na Capela das Amoreiras em Lisboa.Convite da Sociedade Portuguesa de Dragagens.

Out. 1982 – Digressão Évora/Lagos.Évora – Teatro Garcia de Resende comemorando o Dia Mundial da Música, na Cantina da Universidade e na Igreja dos Loios.Lagos – VI Festival de Coros do Algarve – Faro e Lagos.

– Programa “Retrato de Família” gravado para a RTP no Teatro Maria Matos em Lisboa.Apresentação de Luís Pereira de Sousa e Ana Maria Lucas.O Coro foi o artista convidado da Família Vieira, de Oeiras.

18

Page 19: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Cantou “Para não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, com arranjo e harmonização de César Batalha.

- C.S.A.O e C.I.S.A.O. - Gravação nos Estúdios Namouche dos trechos “Marcha de Torres Vedras”, destinados às festividades da elevação de Torres Vedras a cidade.Convite da Câmara Municipal de Torres Vedras. Acompanhou os coros a Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

- Concerto na Igreja de Carcavelos a convite dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos.

- Concerto em Vila Verde, Figueira da Foz integrado nas III Jornadas Culturais do Grupo Recreativo Vilaverdense.

Nov./1982 – Concerto pelo C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no Pavilhão da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, na Festa das Vindimas.Interpretação da Marcha da Cidade de Torres Vedras e da marcha juvenil “Minha Escola, Meu Lugar”, gravadas em disco pelos dois coros e pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.Convite da Câmara Municipal de Torres Vedras

- Concerto na Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.Convite da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Palmela.

- C.I.S.A.O. – Participação na gravação de um disco da cantora Susy Paula a convite da editora Arnaldo Trindade..

- C.I.S.A.O. – Participação num espectáculo a favor da UNICEF no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.Produzida pela Radiodifusão Portuguesa em colaboração com a RTP. Acompanhamento da cantora Mara Abrantes e interpretação de uma canção do reportório do Coro.Presença da Dra. Manuela Eanes em representação do Presidente da República, General Ramalho Eanes.

– Colocados no mercado o LP “Álbum N.º 2” (letras de autores vários/música de César Batalha) e o single “Boneca”/ “Quanto Custa?” (Lúcia Carvalho/César Batalha) com o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.Editora Rádio Triunfo. Capas de Emma.

Dez../ 1982 – Gravação pela RTP do Concerto de Natal da Igreja Paroquial de Oeiras – C.S.A.O. / C.I.S.A.O. / Com-Clave.Primeira apresentação em público do grupo juvenil Com-Clave formado com elementos jovens do C.S.A.O. Com 15 a 18 coralistas que se distribuíam por três grupos vocais: Sopranos I e Tenores I, Sopranos II e Tenores II, Contraltos e Baixos e cantaram “a capella”.(Anteriormente já havia sido feita uma tentativa para formar um agrupamento com as mesmas características, o“Solis Ocasum”). Instrumentistas: Teclas - António Sousa Dias Flauta – Manuel Luís Cochofel Percussão – João Vicente

19

Page 20: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Carrilhão – António Moita

- C.S.A.O. / C.I.S.A.O. /Com-Clave – O mesmo concerto na Igreja de S. Domingos de Rana.

- C.I.S.A.O. – Participação no espectáculo “No País da Gente” para lançamento do LP da cantora Susy Paula, no Cinema Lido da Amadora e no Teatro Monumental em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Festas de Natal dos empregados dos T.L.P. na Rebelva, da fábrica COMETNA em Lisboa, do CCD da Câmara Municipal de Oeiras, no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O., do pessoal da Estação Agronómica de Oeiras, no auditório desta instituição e do Sindicato da Marinha Mercante, no Cinema Roma, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – De novo a participação no espectáculo “No País da Gente” no Teatro Monumental em Lisboa para promoção ao LP da cantora Susy Paula.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Já cá Canta”.Interpretou “Menino Jesus” e “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Apresentação de Luís Pereira de Sousa.

- C.I.S.A.O. - Participação no programa da RTP “Natal dos Hospitais” no Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Jan./1983 – Oficialização dos Estatutos do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Gravação nos Estúdios da Rádio Triunfo acompanhando o cantor Samuel na canção “A Alegria Vinha no Jornal”(Nuno Gomes dos Santos/José Calvário) .

- Concerto na Igreja de Paço de Arcos, Oeiras.

- Concerto no Teatro S. Luíz em Lisboa integrando na preparação da Peregrinação da Juventude a Roma.Convite do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

Fev./1983 – Oficialização da Constituição de Associação do Coro de Santo Amaro de Oeiras no Cartório Notarial de Oeiras.

- Participação na “Gala Nova Gente” gravada para a RTP no Teatro Monumental em Lisboa.

Mar./1983 – Concerto ao fim da tarde na Estação do Rossio, em Lisboa.Actuou também o Coro do Banco de Portugal.

- Participação no Concerto de Coros realizado no Teatro S. Luiz em Lisboa e organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

- Concerto no Teatro S. Luiz em Lisboa promovido pela Pastoral Juvenil a favor das Crianças Autistas, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

20

Page 21: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na Sociedade Musical e Desportiva de Caneças no seu 103.º aniversário.

– Gravação do single do C.I.S.A.O. “Páscoa Feliz (Lúcia Carvalho/César Batalha)/O Sanctissima (Tradicional/Arr. César Batalha)”.

Abr./1983 – Concerto no Salão Paroquial da Igreja de S. Domingos de Benfica.Convite da Rádio Renascença. - C.I.S.A.O. - Participação no programa da RTP “Bom Dia, Portugal”. Apresentação de Manuela da Sousa Rama e Raul Durão.

- C.I.S.A.O. - Edição do single “Páscoa Feliz” (Lúcia Carvalho/César Batalha) / “O Sanctissima”(Tradicional/Arr. e Orq. César Batalha).Editora: Rádio Triunfo. Capa de Emma.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Palácio Anjos em Algés, comemorando o 25 de Abril.Convite do Pelouro Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.

Mai./1983 – Concerto no Seminário da Torre da Aguilha, Cascais, para grupos de casais estrangeiros.

- Concerto no Salão dos Bombeiros Voluntários de Barcarena, Oeiras.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Participação na gravação de um trabalho discográfico do cantor Samuel, na canção “Ainda um Jardim Aqui” (Nuno Gomes dos Santos/José Calvário).

- C.I.S.A.O. – Concerto integrado no Congresso de Cabeleireiros da Costa do Estoril, no Casino Estoril.

- C.I.S.A.O. – Colaboração num trabalho discográfico do grupo “Gémeas” para a editora Arnaldo Trindade.

Jun./1983 – Espectáculo no Teatro da Trindade celebrando o Dia das Comunidades com a presença do Presidente da República.O C.S.A.O. e o C.I.S.A.O. interpretaram a canção “Ainda um Jardim Aqui”(Nuno Gomes dos Santos/José Calvário).Dirigiu os coros António Sousa Dias, por impossibilidade do Maestro César Batalha.

- Concerto na Igreja de Santo António, integrado nas comemorações do 1.º aniversário da Juventude Desportiva Cidade Sol.

- Concerto na Estação do Rossio em Lisboa.Experiência inolvidável. Muita, mas mesmo muita gente perdeu o comboio naquele fim de tarde!

- Programa da RTP “Festa é Festa”, apresentado por Júlio Isidro.Alguns elementos do C.I.S.A.O e do Com-Clave acompanharam o cantor Samuel na canção “A Alegria Vinha no Jornal”(Nuno Gomes dos Santos/José Calvário) encomendada pelo Clube dos Jornalistas para a comemoração do seu aniversário.

21

Page 22: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Piquenique convívio no Moinho das Antas, local cedido por unanimidade de votos pela Assembleia Municipal da Autarquia de Oeiras e destinado à construção da Sede Auditório do C.S.A.O.Presente o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Major António Silva Ramos.

Jul./1983 - C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto na Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

- Participação na cerimónia de casamento do Paulo Cruz (Tenor do Coro), na Igreja Paroquial de Oeiras.

Set./1983 – Intervenção do Coro no último episódio da telenovela “Origens”.Foi gravada numa capela em Albarraque a cena do casamento e o Coro interpretou “Ave Maria” de T. L. de Victoria e “Aleluia” de César Batalha.

- Gravação nos estúdios Namouche, em Lisboa das intervenções do C. S.A.O. e C.I.S.A.O. no LP “Ser” de Sara Santiago, Soprano do Coro.Neste trabalho discográfico todas as canções têm música de César Batalha e poemas de autores vários.Editora Rádio Triunfo. Capa de Luís Neto.

Out./1983 – Concerto na Sé de Silves integrado no VII Festival de Coros do Algarve.

- C.I.S.A.O. – Actuação no Palco do Artesanato na Feira Popular em Lisboa, a favor da Colónia Balnear do jornal “O Século”.

- Repetição deste concerto no encerramento do Mercado do Artesanato na Feira Popular em Lisboa.Convite da Câmara Municipal de Lisboa.

Nov./1983 – Gravação nos Estúdios da Rádio Triunfo para a banda sonora do filme “O Crime de Simão Bolandas” de Jorge Brum do Canto.

Dez./1983 – Concerto de Natal na Igreja do Carmo, em Tavira.Convite da Junta de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira.

- Concertos de Natal com o C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Com-Clave na Estação do Rossio em Lisboa e na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

- C.I.S.A.O. – Participação em Festas de Natal da SOMIL, no Jardim Zoológico, em Lisboa, na Fundição de Oeiras, do pessoal do CCD da Câmara Municipal de Oeiras, no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O., da Estação Agronómica Nacional em Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal da Embaixada da Argentina, no Teatro Municipal de S. Luís, Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do pessoal da Clínica de Santo António na Reboleira, no Pavilhão da Académica da Amadora. Convite do Dr. Bruges e Saavedra, Director da Clínica.

22

Page 23: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal a favor da UNICEF, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Natal dos Hospitais”, no Centro de Recuperação de Alcoitão.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal da A.S.A.S. (Associação de Serviços de Apoio Social), em Lisboa.

Jan./1984 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto no Sport Algés e Dafundo.Convite do Pelouro de Animação Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

Mar./1984 – Concerto do C.S.A.O e COM-CLAVE no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria a convite da Comissão Pró Centro de Apoio e Convívio de Professores de Leiria.

- Concerto no Hotel Tivoli em Sintra no Simpósio Internacional de Fisiopatologia Respiratória.

- Concerto na Casa do Algarve em Lisboa.

Abr./1984 – Participação no programa da RTP “Um, Dois, Três...”, com apresentação de Carlos Cruz.Sendo o tema do programa o Antigo Egipto, o Coro interpretou “Va Pensiero” ou “Coro dos Escravos Hebreus”, da ópera “Nabuco” de Giuseppe Verdi.

Uma das histórias que o Coro gosta de recordar... (Usamos as palavras do articulista do semanário SETE de 9/5/1984)

Para lá do “Rejeita, não rejeita” para lá do “diga lá outra vez”, para lá das duas horas das nossas noites de segunda-feira, há o bastidor de um programa. Notas que ficam, para vermos que tanta coisa nos passa ao lado...

Na emissão dedicada ao antigo Egipto participou, entre outros, o Coro de Santo Amaro de Oeiras. É a quinta-feira, dia da gravação do programa. Nuno Teixeira dá o sinal: “Atenção, vamos gravar!”. Câmaras atentas.

Numa delas, José Castelhano, chefe dos operadores. Faz 40 anos de idade nesse dia. César Batalha dá o toque (a entrada, estaria melhor): em vez do tema escolhido para a participação do Coro na emissão (“Va Pensiero”, da ópera NABUCO, de G. Verdi), os 40 elementos dirigidos pelo Maestro cantam “Parabéns a Você”.Castelhano, apanhado de surpresa, não resiste: as lágrimas correm-lhe. Teve, talvez, a melhor prenda que podiam oferecer-lhe.

- Concerto no Cine Encarnação para a Casa de Idanha-a-Nova em Lisboa.Actuou também o Coro do Banco de Portugal.

- C.S.A.O. e Com-Clave - Participação em espectáculo comemorativo do 7.º aniversário da Universidade Livre, no Teatro S. Luís em Lisboa.Apresentação de Teresa Cruz, Artur Agostinho, Maria Leonor e Rui Castelar.

23

Page 24: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O., participação nas comemorações do X aniversário do 25 de Abril no Pavilhão do Dramático em Cascais e no Salão dos Bombeiros Voluntários de Oeiras. Convites das respectivas Autarquias.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Ginásio do Instituto de Odivelas.

Mai./1984 – Concerto na Igreja Matriz de Oeiras.Com este grande concerto, em que tomaram parte todos os agrupamentos existentes, iniciou-se a campanha “Com Música se pede um Tijolo para a Sede” a fim de se angariarem fundos para que o Coro pudesse conseguir o seu lugar de trabalho num terreno cedido pela Câmara Municipal de Oeiras, sendo o seu Presidente o Eng.º Silva Ramos, Sede-Auditório, cujo projecto se ficou a dever ao Baixo Arq.º Jorge Viana. Fez-se, pela primeira vez e única, uma recolha de donativos junto do público que, como sempre, enchia a igreja na sua capacidade máxima, e que correspondeu entusiasticamente.Foi apresentada a indumentária nova nos naipes femininos do Coro de Santo Amaro de Oeiras e do Coro Infantil. (O demasiado repetido preto das saias compridas foi substituído por “aquele azul”!).Colaboração dos primeiros solistas do C.I.S.A.O., que acompanharam na sua actuação os actuais.Este concerto foi divulgado por toda a imprensa e fez-se o lançamento de panfletos de uma avioneta disponibilizada e pilotada pelo Sr. João Lambelho, grande admirador do C.S.A.O. Instrumentistas: Órgão – Fátima Baptista Raquel Mateus Percussão – João Almeida Vicente António Moita Miguel Nascimento Flauta – Manuel Luís Cochofel Guitarra eléctrica – Manuel Miranda Baixo – Joel Salvaterra

- Atribuído ao Maestro César Batalha e ao C.S.A.O. o Prémio de Popularidade da Casa da Imprensa de Lisboa na Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios em Lisboa, que abriu com uma actuação do Coro.“Uma batalha ganha por César”, escreveu Carlos Castro no Magazine do jornal “O País”.

- Concerto na Igreja da Cartuxa em Caxias, Oeiras, para os alunos do Instituto de Reeducação Padre António de Oliveira.Participou também o Coro do Banco de Portugal.

Jun./1984 – C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto na Igreja de Santa Maria em Óbidos a convite da Câmara Municipal de Óbidos.

- Concerto na Casa da Pesca do Palácio do Marquês em Oeiras, com todos os agrupamentos, comemorativo do 225.º aniversário do Concelho de integrado nas Festas do Concelho.

- C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto em Santo António da Charneca.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Com-Clave – Concerto no Pavilhão Gimnodesportivo de Sassoeiros, Cascais.

24

Page 25: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Actuação na Igreja de Oeiras a pedido do Grupo de Escuteiros da Paróquia de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Actuação em Paço de Arcos celebrando o Dia Internacional da Criança.Convite da Comissão Local do MDM (Movimento Democrático de Mulheres Portuguesas) de Paço de Arcos.

Jul./1984 – Conferido ao Coro de Santo Amaro de Oeiras o diploma de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, assinado pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Mário Soares.(Publicado no Diário da República II Série – N.º 166 de 19-7-1984. - Repetição do Concerto na Casa da Pesca da Estação Agronómica Nacional, integrado no II Festival de Verão. Organização dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação em festa realizada no Pavilhão Gimnodesportivo da Parede.

Out./1984 – A “Semana do Caloiro” da Universidade Livre de Lisboa dedicada à angariação de fundos para a construção da Sede-Auditório do C.S.A.O. e patrocinada pelo jornal “Correio da Manhã”, andou por todos os jornais.

- Participação no espectáculo “Toda a Música” celebrando o Dia Mundial da Música no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

- Concerto com todos os agrupamentos no Cine Teatro da Amadora, no encerramento das Festas do 5.º aniversário da cidade da Amadora..

Nov./1984 – Gravação da música para a peça “Fígados de Tigre” de Francisco Gomes de Amorim, apresentada no Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Carlos Avilez e direcção musical de César Batalha.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto na Sociedade Recreativa de Porto Salvo, Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Pavilhão Atlético Clube do Cacém.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa infantil da RTP “Jornalinho”, gravado numa quinta na Malveira (2 dias).Apresentação de António Santos.

- O C.I.S.A.O. figura na escolha de temas de Natal gravadas em disco editada pelas Selecções do Reader’s Digest.

Dez../1984 – Antestreia da peça “Fígados de Tigre”, no Teatro Nacional D. Maria II. O C.S.A.O. esteve entre o público convidado.

- Novamente o Concerto de Natal na Igreja do Carmo em Tavira, Algarve.

25

Page 26: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação nas Festas de Natal da fábrica SIPE em Carcavelos, Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Um, Dois, Três” infantil.Gravação no Cinema Europa em Lisboa. Apresentação de Carlos Cruz.

- C.I.S.A.O. – De novo, participação no programa “Jornalinho” da RTP, gravado no Palácio do Marquês em Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Natal dos Hospitais”, transmitido do Hospital Ortopédico de Sant’Ana, na Parede.

Jan./1985 – Participação na Gala da Rosa Branca, festa de solidariedade organizada pelo Elo Social – Associação para a Integração e o Apoio ao Deficiente Mental Jovem e Adulto, no Teatro S. Luís, em Lisboa.Apresentação de Carlos Cruz.

- Concerto no Centro de Estudos Judiciários (antiga prisão do Limoeiro) para celebrar o Ano Europeu da Música.Organização da Ordem dos Advogados.

- Concerto no Auditório da Junta de Freguesia de Benfica.Convite da Junta de Freguesia de Benfica, Lisboa.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Participação no espectáculo “Noites do Espectáculo” a favor da UNICEF, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Gravação de som para o programa da Telescola da RTP2, no Instituto de Tecnologia Educativa.

Fev./1985 – Participação na Grande Gala para a UNICEF, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Mar./1985 – Participação no programa da RTP “Um, Dois, Três...” dedicado à ópera.A fotografia da maqueta do projecto da futura Sede do C.S.A.O., feita pelo Baixo Arquitecto Jorge Viana, ilustrou a capa da revista “1 2 3” com o título “Coro de Santo Amaro de Oeiras vai ter casa”. O Coro cantou “Duo”, da opereta “Viúva Alegre”, de Franz Lehar e “Piff, Paff, Pouff”, da ópera “La Grande Duchesse de Gerolstein”, de Offenbach.Apresentação de Carlos Cruz.

- O C.I.S.A.O. participou no II Festival da Canção Infantil de Ílhavo como artista convidado.

- C.I.S.A.O. – Gravação de imagem para o programa do I.T.E. – Telescola, da RTP2, nos Jardins de Oeiras.O Coro cantou “Senhor Triângulo” (Maria Alberta Meneres/César Batalha) “O Cavaleiro do Cavalo de Pau” (Afonso Lopes Vieira/César Batalha) “No Comboio Descendente” (Fernando Pessoa/César Batalha) e “Vamos Cantar Sempre” (Lúcia Carvalho/Vivaldi-Bach/Arr. César Batalha).

26

Page 27: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Concerto na Escola Preparatória de Carnaxide, Oeiras, comemorando o Dia da Árvore.Convite do Pelouro de Animação Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

-Com-Clave – Actuações no coreto de Alcochete, no Hotel de Santa Cruz no Vimeiro, num congresso da I.B.M. e no Centro de Paralisia Cerebral em Oeiras, a convite do Lions Clube de Oeiras. Abr./1985 – Participação nas Festas da Queima das Fitas, na Faculdade de Direito de Coimbra.

- Participação no I Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras, no Salão Paroquial de Linda-a-Velha.Organização da Câmara Municipal de Oeiras.

- Integrando as comemorações do Ano Mundial da Música, o C.I.S.A.O. e o Choeur des Enfants de Paris, realizaram um concerto no Teatro Gil Vicente em Cascais.Convite da Câmara Municipal de Cascais pelo seu vereador da cultura, Igrejas Caeiro.

- C.I.S.A.O. e Com-Clave – Concerto no Cacém, na Comunidade Católica de Mira-Sintra..Convite do Corpo Nacional de Escutas do Cacém.

- Com-Clave – Actuação no Parque de Campismo do Jardim Municipal de Oeiras, a convite do Movimento Shalom.

Mai./1985 – Actuação do C.S.A.O. no Casino Estoril, na Gala da Entrega dos Prémios Gazeta de Jornalismo, organizada pelo Clube dos Jornalistas e gravada pela RTP.O Coro fechou o espectáculo acompanhando o cantor Samuel no trecho “A Alegria vinha no Jornal”(Nuno Gomes dos Santos/José Calvário/Arr. coral de César Batalha) e executou as partes finais da cantata profana “Carmina Burana” de Carl Orff que, por imposição do público, teve de ser bisada. - Concerto na Aula Magna integrando o Congresso da Família.Presença do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.

- Concerto no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, nas Festas da Senhora da Rocha em Carnaxide, Oeiras.

- Concerto na Casa da Imprensa em Lisboa, celebrando os 80 anos desta instituição.

- C.I.S.A.O. no Hotel Meridien em Lisboa, no Congresso da Academia Científica de Beleza Madame Campos, com o presença da mesma.. - C.I.S.A.O. – Concerto na Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 em Alcochete, integrando o Mês da Música de 1985, no Salão da Casa do Povo de Alcochete. Jun./1985 – Celebração dos 25 anos do Maestro César Batalha como organista titular da Igreja Paroquial de Oeiras.Missa Solene cantada pelo C.S.A.O. e convívio oferecido pela paróquia.

27

Page 28: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Placa comemorativa, figurando nela o órgão de tubos da Igreja de Oeiras – autoria do Baixo Arq.º Jorge Viana – oferecida pelo Coro ao Maestro.

- Concerto na inauguração do restauro do Chafariz junto ao Palácio do Marquês, no Dia do Concelho.Convite da Câmara Municipal de Oeiras, sendo o seu Presidente o Major Silva Ramos.

– Concerto na Estação do Rossio.Com o Coro do Banco de Portugal, convite da A.A.C.A.L., integrado na Festa Europeia da Música. Novo “banho de multidão”.

- Concerto no Castelo de S. Jorge integrado na Pastoral da Juventude.Convite da Diocese de Lisboa. Com a presença do Senhor Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro.

- Intervenção em directo no programa “Grande Hotel” da RDP Antena1. O Coro interpretou “Ave Maria” (T. L. de Victoria), “Duo” (da opereta “Viúva Alegre” de F. Lehar), “Piff, Paff, Pouff” (da ópera “La Grande Duchesse de Gerolstein” de Offenbach) e “O Fortuna” (da cantata profana “Carmina Burana de Carl Orff).

- Concerto no Teatro da Fábrica Vista Alegre em Ílhavo e no Auditório Gulbenkian da Universidade de Aveiro.A Fábrica Vista Alegre ofereceu ao C.S.A.O. uma edição numerada comemorativa do 25 aniversário do Coro. Nele figura uma gravura representando um vista do Palácio do Marquês de Pombal da autoria do pintor oeirense Fernando Tavares, cedida para o efeito pela Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Jardim Municipal de Oeiras integrado nas Festas do Concelho .Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Com-Clave – Participação nas Festas de Santo António, em Sassoeiros, Cascais.

- C.I.S.A.O. – Participação num sarau a favor da Liga de Protecção dos Animais, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.Convite do produtor de eventos, António Fortuna.

- Com-Clave – Actuação no “Pôr-do-Sol”, inserido nas Festas do Concelho e realizado na Estufa-fria do Jardim Municipal de Oeiras.Convite do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Major António Silva Ramos. Jul./1985 – Participação na gravação programa “Um, Dois, Três”especial (por ser o último da 2.ª série), no Teatro S. Luís em Lisboa.Tema: Revista Portuguesa.

- Concerto na Praça de Santa Maria em Óbidos a convite do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos.

Ag./1985 – Concerto no Largo de Camões em Cascais para divulgação da I Corrida de Touros a favor da construção da Sede do Coro.

28

Page 29: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Set./1985 – I Corrida de Toiros a favor do Coro de Santo Amaro de Oeiras na Praça de Toiros de Cascais.

Out./1985 – Programa “Eleições” na RTP, participação gravada em Setembro.C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Interpretámos “Tempus est Jocundum”, “Dulcissime”, “Ave Formosíssima” e “O Fortuna” de “Carmina Burana” (Carl Orff), no fecho do programa.Convite do AMIGO sempre lembrado H. Mello Pereira. “... Valeu-nos o Coro de Santo Amaro de Oeiras, a nota positiva com que fechou a emissão.” (DIÁRIO POPULAR de 7/10/1985)

- Concerto integrado no programa “Barreiro: A Cidade e a Música”, celebrando o Ano Europeu da Música, no Dia Mundial da Música. C.S.A.O. e Com-Clave, na Sociedade Filarmónica do Lavradio.Organização da Câmara Municipal do Barreiro.

- Participação do C.S.A.O. e do Com-Clave nas comemorações do 33.º aniversário da Escola Militar de Electromecânica em Paço de Arcos.Actuou também a Orquestra Ligeira do Exército.

Nov./1985 – NOTAS INFORMATIVASSurgiu a primeira folhinha a justificar o seu aparecimento:Registo de acontecimentos;Pequeno historial do Coro; Transmissor de informações;Espaço de convívio;Lugar de comunicação do sentir e do parecer de cada um dos coralistas...... E, sobretudo, a denunciar o seu carácter simples e sem pretensões, só para “consumo interno”, a sua única e exclusiva finalidade.

No cabeçalho figuravam três agrupamentos: Coro de Santo Amaro de Oeiras, Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras e Com-Clave (grupo jovem do C.S.A.O. com instrumental próprio, que se dedica à prática de música ligeira, ao gosto da faixa etária ds seus elementos).

No primeiro número dava-se destaque à edição do prato “Vista Alegre” dedicado ao Coro de Santo Amaro de Oeiras e ao seu 25.º Aniversário.A conceituada fábrica de porcelanas elaborou, com muito gosto e carinho, aquela peça única e numerada onde figura uma gravura do Palácio do Marquês de Pombal, com as suas “famosas e emblemáticas araucárias”, da autoria de Fernando Tavares, pintor oeirense, que dedicou grande parte da sua obra ao enaltecimento do carácter pombalino da vila de Oeiras, desenho esse cedido ao Coro pela Autarquia de Oeiras para o fim pretendido.A venda do prato destinava-se a angariar fundos para a construção da Sede-Auditório do Coro, integrando-se numa série de eventos e iniciativas, que nessa altura tiveram lugar, visando o mesmo objectivo.

Nota importante para os coleccionadores “Vista Alegre”:

O Coro ainda possui algumas dessas peças para venda.

29

Page 30: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

– C.I.S.A.O. – Concerto no Lar da Boa Vontade em Carcavelos, Cascais.

Dez./1985 – Intervenções em vários programas para a RTP.Dez elementos do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras “contracenaram” (a cantar, claro) com o Herman José e Victor de Sousa no programa “Um, Dois, Três...” de Natal, no Cinema Europa.Outro grupo trabalhou com o “Trovante” que lhes enviou uma cartinha que finalizava com estas palavras: “Foi óptimo trabalhar convosco. Um grande abraço do Trovante.” O Coro de Santo Amaro de Oeiras interpretou “Natal dos Simples”, de José Afonso, num arranjo para coro e acompanhamento instrumental de César Batalha nas escadas da Sé Patriarcal, em Lisboa, às 23 horas (para evitar o trânsito).Esta actuação do Coro e a do “Trovante” com o Coro Infantil, foram apresentadas na RTP na véspera de Natal no programa “A Ceia dos Pais Natais”.

- NATAL DOS HOSPITAIS (27.º ano), no Hospital Militar em Lisboa, o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras cantou “A Todos um Bom Natal” e distribuiu flores pelos doentes que assistiam.Ideia do Produtor Mello Pereira, as flores foram oferecidas pela Câmara Municipal de Oeiras.

- A canção “A Todos um Bom Natal” foi incluída num LP das Selecções do Reader´s Digest com o título “A Melhor Música de Natal”.

- Concerto no Pavilhão Gimnodesportivo da Parede destinado a angariar fundos para a construção da Igreja da Madorna.

- Concerto na F.I.L. em Lisboa, no 59.º aniversário da Companhia Portuguesa/Rádio Marconi.

- C.I.S.A.O. – Participação nas Festas de Natal da Standard Eléctrica no Pavilhão do Belenenses em Belém e do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa ( na mesma tarde), da fábrica SIPE em Carcavelos, Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Algés.

- C.I.S.A.O. – Festa de Natal na F.I.L.Convite do Presidente da Associação dos Coros Amadores da Área de Lisboa.

Jan./1986 – Noticia-se a recepção dos habituais votos de “Boas Festas” do Poeta-Escritor e grande Amigo do Coro Infantil, MIGUEL TORGA.Começou esta ligação de amizade com o emérito Poeta pelo nosso envio do LP “Uma Dúzia de Canções” em que figurava o seu admirável poema “SEGREDO”, musicado para solista e coro por César Batalha. Seguiram-se “HISTÓRIA ANTIGA”, canção de Natal interpretada e gravada pelo Coro Infantil (LP “A Todos um Bom Natal”), “FADO”, gravado por Sara Santiago (LP “Ser”) e apresentado na versão coral pelo Coro do Banco de Portugal, “VIAGEM” e “O PÃO”cantados também pelo mesmo agrupamento e “VOZ ACTIVA”, poemas musicados igualmente por César Batalha.

- C.I.S.A.O. – Participação num espectáculo a favor da UNICEF na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Fev./1986 – C.S.A.O. e Com-Clave - Gravação de som no Estúdio Namouche em Lisboa para o programa sobre a Paz a realizar pelo I.T.E. (Instituto de Tecnologia Educativa).

30

Page 31: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Mar./1986 – Gravação em vídeo de um programa para o I. T. E. (Instituto de Tecnologia Educativa) destinado à Telescola, difundido pela RTP2, em que deram a sua participação todos os agrupamentos do Coro.“A Paz”, era o tema. O Coro de Santo Amaro de Oeiras interpretou “Dona Nobis Pacem”(César Batalha), junto à Praia de Carcavelos, tendo por cenário alguns imponentes canhões trazidos de Queluz ( por especial atenção do R.A.L.I.S. e mediação do Tenor Coronel Rola Pata) que fizeram parar o trânsito na Marginal.O Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras filmou uma roda interpretando “Quero ser Palhaço”(Lúcia Carvalho/César Batalha), no Forte das Maias, em Oeiras e o Com-Clave cantou “A Paz sem Vencedores nem Vencidos”(Sophia de Mello B. Andresen/César Batalha), filmado no estúdio de gravação.Os três agrupamentos com os instrumentistas juntaram-se no pátio de entrada do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras e interpretaram “We shall over come”(Tradicional/Arr. coral e instrumental de César Batalha).Realizador: Luís Armando.

- “Uma Canção para a Noruega”. Programa da RTP para a presentação dos concorrentes ao Festival da Eurovisão.O Coro acompanhou alguns dos cançonetistas que já representaram Portugal naquele certame na canção “Cavalo à Solta”, de Fernando Tordo e Ary dos Santos.O arranjo coral e instrumental são de César Batalha.Os solos foram cantados por António Calvário, Simone de Oliveira, Eduardo Nascimento, Carlos Mendes, Sérgio Borges, Tonicha, Paulo de Carvalho, Duarte Mendes, Ana Bola, Tozé Brito, Mike Sargeant, Manuela Bravo, Armando Gama, Maria Guinot, Adelaide Ferreira e Carlos Paião.

- Concerto no Teatro da Trindade em Lisboa para o Sindicato de Trabalhadores de Seguros Sul e Ilhas.

- Um grupo do C.I.S.A.O. foi chamado para participar na gravação de um programa da RTP com o Carlos Paião.

- O grupo juvenil Com-Clave actuou na sala de festas do Grupo Sportivo de Carcavelos.

Abr./1986 – Concerto no Cinema da Encarnação com a Banda Ligeira do Exército.Aniversário do RALIS - Regimento de Artilharia de Lisboa.Na mesma noite, e com escolta motorizada, o Coro dirigiu-se ao Teatro Maria Matos para finalizar o espectáculo de homenagem ao cronista social Carlos Castro.Alice Cruz, como apresentadora, acompanhou o Coro nos dois eventos.

- Concerto comemorativo do 25 de Abril na Sala do Grupo Recreativo de Tercena.Convite da Junta de Freguesia de Barcarena.

- Concerto na Igreja do Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra, integrado nas Festas dos Pescadores.

- C.I.S.A.O. – Gravação nos estúdios da RTP acompanhando a cantora Cândida Branca Flor.Convite de Carlos Paião.

31

Page 32: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Mai./1986 – Concerto na Igreja Matriz de Oeiras comemorativo do 25.º aniversário do C.S.A.O. Intervieram todos os agrupamentos do C.S.A.O. e o Coro do Banco de Portugal.Todos os grupos incluíram na sua actuação um tema dedicado à Virgem Maria. O C.I.S.A.O. iniciou com “O Sanctissima” (Tradicional/Arr. e Orq. César batalha), o Coro do Banco de Portugal com “Ave Vera Virginitas” (Josquin des Prés), o Com-Clave terminou com “Ave Maria” (César Batalha), em 1.ª audição, o Contraponto começou com “Ave Maria” de Shubert e o C.S.A.O., com “Ave Maria” (T. L. de Victoria).Estreia do Contraponto como grupo do C.S.A.O. com reportório próprio.Formado pelos instrumentistas do Coro, dele fizeram parte Fernanda Bessa (guitarra clássica), Manuel Luís Cochofel (flauta) e Fátima Baptista (teclado).Interpretaram, além de “Ave Maria” de Shubert, os temas “Romance de Amor” de autor anónimo e “Nascente” de César Batalha, em primeira audição e composto propositadamente para este grupo instrumental. Instrumentistas: Órgão – Fátima Baptista Percussão – João A. Vicente, Miguel Nascimento, Paulo Cruz Flauta – Manuel Luís Cochofel Guitarra Clássica – Fernanda Bessa Guitarras Elécticas – Manuel Miranda, Vasco Crespo Baixo – Jorge Vasquez Colaboração do dirigente da Tuna do Banco de Portugal, Siegfried Sugg

- Concerto no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, nas Festas da Senhora da Rocha, em Carnaxide.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Com-Clave - Participação no Encontro de Música do Concelho de Oeiras realizado no Cinema Stadium em Algés.Organização do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.

- Participação num espectáculo no Teatro Maria Matos em Lisboa a favor da Paróquia de Benfica.Apresentação de Maria João Metello.

- No centenário da Câmara Municipal de Loures e comemorando o Ano Internacional da Paz, concerto no Salão Paroquial de Sto. António dos Cavaleiros.No mesmo programa, o C.I.S.A.O. e o Com-Clave, no Clube Recreativo Bobadense, em Bobadela, Loures.Organização da Câmara Municipal de Loures. Jun./1986 – Gravação pela RTP do programa “Venha Cantar Connosco”. Patrocínio da Sociedade Central de Cervejas, relativo ao 40.º aniversário do lançamento da cerveja “Sagres”.

- Concerto com o C.S.A.O., o C.I.S.A.O., o Com-Clave e o Contraponto no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras, integrado nas Festas do Concelho.

32

Page 33: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

– Concerto nas Ruínas do Convento do Carmo, inserido nas Festas da Cidade de Lisboa, festejando os 150 anos da fundação da cervejaria Trindade, com o apoio da Sociedade Central de Cervejas.

- Concerto na inauguração do Complexo Comercial das Palmeiras, em Oeiras.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto – Concerto na Igreja de Carnaxide, inserido nas Festas do Concelho de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto no Jardim Municipal de Oeiras a convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Com-Clave – Concerto na Escola de S. Julião da Barra em Oeiras.

- Com-Clave – Actuação no Auditório da Faculdade de Letras em Coimbra.Convite da Associação dos Estudantes de Coimbra.

- Com-Clave – Actuação na Escola Preparatória de S. Julião da Barra em Oeiras.Convite da Associação de Pais.

- Com-Clave – Actuação no Largo da Igreja de Santa Maria em Óbidos.Convite da Câmara Municipal de Óbidos.

Jul./1986 – Concerto no Largo Luís de Camões em Cascais para divulgação da 2.ª Corrida de Touros a favor do C.S.A.O.

- 2.ª Corrida de Touros a favor do C.S.A.O. na Monumental de Cascais.Entrevista na RTP ao Director do Coro, João de Almeida Vicente.

Set./1986 – Gravação do LP “Prenda de Natal” com o C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Orquestra de Estúdio.Originais, Orquestrações e Direcção de coros e orquestra de César Batalha. Na percussão e sintetizadores, Ramon Galarza.Estúdio Namouche em Lisboa. Editora: CBS.

Out./1986 – Fundação do grupo infanto-juvenil Ministars, a pedido de António Manuel Rolo Duarte, da editora Edisom, com onze crianças do Coro Infantil.Início dos ensaios, sob a égide do Maestro César Batalha.

- Concerto na Igreja de Paço de Arcos com todos os agrupamentos do Coro, a favor das obras de solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto na Escola Secundária de Queluz. Convite da Comissão de Reformados Queluz.

Nov./1986 – Participação na 2.ª Gala da Rosa Branca na Aula Magna a favor do Elo Social.

- Concerto no Congresso do Escutismo Católico realizado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

33

Page 34: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

– Edição do LP “Prenda de Natal”.C.S.A.O. e C.I.S.A.O. com a Orquestra de Estúdio.Originais, arranjos corais e orquestrais e direcção do Maestro César Batalha.Editora: CBS.

- Concerto na abertura do Congresso do Escutismo Católico na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- Concerto na Igreja da Arrentela.Convite da Junta de Freguesia da Arrentela, apoio da Câmara Municipal do Seixal.

- Concerto no Ginásio do Sport Clube do Bombarral.

- Exposição comemorativa do 26.º aniversário do C.S.A.O., no Palácio do Egipto em Oeiras (de 23 de Nov. a 4 de Dez.).

- C.I.S.A.O. – Concerto na Festa da I.B.M. no Cinema Roma em Lisboa.

- Ministars – Gravação, no estúdio Namouche, do single de apresentação e do LP “Ministars”, o primeiro trabalho deste agrupamento do C.S.A.O. (2 dias).

- Ministars – Gravação de vídeo-clip nos estúdios da Edipim, Abrunheira, Sintra.

Dez./1986 – Concerto na Igreja Paroquial de Oeiras.C.S.A.O., C.I.S.A.O., Contraponto e Coro do Banco de Portugal. Instrumentistas: Teclas – Fátima Baptista Flauta – Manuel Luís Cochofel Guitarra – Fernanda Bessa Percussão – João Vicente e Miguel Nascimento

- Este concerto foi repetido na Igreja de Paço de Arcos.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto, concerto de Natal na Igreja de Carcavelos, Cascais.

- O Coro de Santo Amaro de Oeiras e o Coro Infantil a “fechar” o NATAL DOS HOSPITAIS no Hospital da Força Aérea em Lisboa.“A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha) e “Gloria in Excelsis Deo” (Natal de Languedoc/Arr. César Batalha), foram as peças apresentadas.

- Programa da RTP “Clube Amigos Disney”, apresentado por Júlio Isidro e gravado no Teatro Aberto.Os dois agrupamentos cantaram vários trechos natalícios incluídos no LP “Prenda de Natal”.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Participação no programa da RTP “Faz de Conta”(2 dias).O C.S.A.O. (alguns elementos) interpretou “Natal dos Simples” (José Afonso/Arr. e Orq. César Batalha) com coreografia.O C.I.S.A.O. cantou “Prenda de Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha). Gravado no Cinema Europa, apresentado por Raul Solnado.

34

Page 35: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto de Natal com o C.S.A.O e C.I.S.A.O. no Hotel Ritz em Lisboa (2 vezes).

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Participação no programa da Rádio Renascença “Despertar ao Vivo”.No Pavilhão dos Desportos em Lisboa, apresentado por António Sala.

- Concerto de Natal com o C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras.

- C.S.A.O. e Ministars - Participação no programa da RTP “Quinta do Dois”.Gravado no Cinema Europa, apresentado por Carlos Cruz.

- O C.S.A.O. na colectânea da melhor música de Natal editada pelas Selecções da Reader’s Digest.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e o Coro do Banco de Portugal – Concerto no Largo do Rossio em Lisboa , promovido pela Acção Católica.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Sonhos Doces de Natal”, produzido pelo Sector de Programas Infantis da RTP.Além da parte coral, o Pedro Miguel (mais tarde Pedro Moutinho, fadista) foi escolhido para dizer um poema da autoria de Maria Alberta Menéres.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do Sindicato dos Conferentes de Cargas Marítimas, no cinema Tivoli em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal dos trabalhadores do Teatro Nacional D. Maria II.

- C.I.S.A.O. – Participação em Festa de Natal dos trabalhadores do Centro de Medicina no Alcoitão, Estoril.

- Ministars – Edição do single e do LP “Ministars” – 1.º disco, 1.º grupo:Ana Teixeira, Carla Costa, Filipa Ramires, Ana Margarida Gonçalves (Guida), Inês Sombreireiro, João Rosa, Leonor Constâncio, Maria Leonor Marques (Nonô), Pedro Filipe Nascimento (o único que não pertenceu ao C.I.S.A.O., mas que deu muito boa conta do recado), Rui Pedro Pinto Baptista (Ruca) e Sara Sá Pires.Um Boom! no panorama da música ligeira portuguesa.Editora: Edisom. Produtor: António Manuel Rolo Duarte. Letras: José Niza. Coreógrafa: Teresa Garcia.Uma equipa vencedora! O LP entrou de imediato no TOP de vendas em Portugal.

- Ministars – Quatro participações no programa infantil da RTP “Arco-Íris”, gravado no Cine Teatro da Encarnação, Lisboa.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars – Actuação no Centro Comercial Amoreiras, Lisboa.

35

Page 36: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Jan./1987 – Concerto no Teatro Maria Matos, em Lisboa, organização da A.C.A.A.L..

- C.I.S.A.O. – Concerto no Centro Comercial Alto da Barra, em Oeiras.

- O LP “Ministars” alcançou o primeiro lugar no TOP de vendas, tendo-lhe sido atribuído o Disco de Platina.

- Ministars – Nova participação no programa infantil da RTP “Arco-Íris”, gravado no auditório do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars – Actuação no Centro Comercial das Palmeiras, em Oeiras.

- Ministars – Participação no programa da RTP “Faz de Conta”, grava do no Cinema Europa em Lisboa.Apresentação de Raul Solnado.

Fev./ 1987 – C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Ministars – Concerto na Sociedade Recreativa de Almoçageme, Sintra.Convite da Câmara Municipal de Sintra.

- C.I.S.A.O. – Gravação (som e imagem) de um single para a campanha “Pirilampo Mágico 87”.O Paulo Baptista cantou um dos solos.Canção com letra de Maria Alberta Meneres e música de Pedro Osório.

Mar./1987 – Digressão do Coro de Santo Amaro de Oeiras, do Com-Clave e do Contraponto a Voiron, França. Concertos no auditório Grand Angle.Convite da ASTI (Associação de Solidariedade para com os Trabalhadores Emigrantes).Apoio da Secretaria de Estado da Emigração e Turismo e da Câmara Municipal de Oeiras, cujo Presidente, Dr. Isaltino Morais, marcou presença nesta prestação do Coro. Tivemos ainda o acompanhamento do Consulado de Portugal em Lyon, na pessoa do seu Vice-Cônsul, Dr. Carlos Ferreira.

- Ministars – De novo no programa infantil da RTP “Arco-Íris”, gravado no auditório do BESCL, em Lisboa.Apresentação de Carlos Ribeiro. Abr./1987 – Dois grandes espectáculos no Coliseu dos Recreios com os Ministars e o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras. Primeiro grupo e primeiro disco. Teresa Garcia pontificou nas coreografias que englobaram os dois agrupamentos e pôs o Coro Infantil, pela primeira vez, a dançar em palco, cantando também os coros das canções dos Ministars.A marca “Cenoura” (roupas infantis) vestiu-os a todos. Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars - Edição de um single com as canções “Também Quero ir”(Wake me Up – G. Michael/C. Winsemius – versão de José Niza) e “Nervoso Miudinho” (Bordeline – R. Lucas/Peter Jan Rens – versão de José Niza), do primeiro LP.

36

Page 37: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Entrevistas várias aos Ministars: jornal “Correio da Manhã”, com Manuela Silva Reis, revista “Êxito” e jornal “A Capital”, com Manuel de Jesus Fernandes, jornal “Diário Popular”, com Manuel Neto, programa com Júlia Pinheiro na Rádio Renascença, na Rádio Comercial, com Carlos Ribeiro, na Rádio Renascença, com António Sala, programa “Club da Manhã”, na Rádio Comercial, com Rui Castelar e Maria Alexandra e de novo na Rádio Comercial com Ana Bola.

- Ministars – Actuação no Cine Teatro de Ílhavo, no 4.º Festival da Canção Infantil, como artista convidado. Convite do Grupo Nacional de Escutas de Ílhavo.

Mai./1987 – Festival de Música a favor dos timorenses refugiados no Vale do Jamor, concelho de Oeiras.Realizado no Dramático de Cascais, apresentado por Ana Bola, com a presença do Duque de Bragança.

“... As primeiras palmas da noite foram para o Coro de Santo Amaro de Oeiras. O grupo coral interpretou um trecho de “Carmina Burana” que teve o condão de fazer explodir o público.” - “Correio da Manhã” de 10/5/1987 –

- Gala Nova Gente no Teatro S. Luís.O Coro de Santo Amaro de Oeiras foi convidado para fazer parte do programa, transmitido pela RTP.Tema: O Cinema Português.

“... Os aspectos positivos foram, no entanto, bastantes. O Coro de Santo Amaro (de Oeiras) cantou bem. E continuará a cantar desde que não peça a Cândida Branca-Flor para fazer parte dele...” (“O Diabo” de 26/5/87).Por algum motivo este semanário se chamava “O Diabo”... Tinha de pôr sempre uma brasinha a arder em tudo o que nele se escrevia.

- Bênção das Fitas dos finalistas das Universidades de Lisboa na Praça de Touros do Campo Pequeno.Missa cantada pelo Coro. Celebrou e pontificou as cerimónias o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.Organização do Centro Universitário Católico de Lisboa.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto no Santuário do Senhor Jesus da Pedra em Óbidos.Convite da Região de Turismo do Oeste.

– C.I.S.A.O. no programa infantil da RTP “Arco-Iris”, apresentado por Carlos Ribeiro e gravado no Auditório do Grupo Desportivo do Banco Espírito Santo em Lisboa .

Cantou “Super-Boy”(Lúcia Carvalho/César Batalha) e “A Filha do Rei”(Raquel Delgado/César Batalha).

- C.I.S.A.O. – Concerto no Palácio Nacional de Queluz.

- Ministars – Actuação no VI Festival Pequenos Cantores em Torres Novas a favor da CERCIS.

37

Page 38: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars – Actuação na Escola Preparatória de Paulo da Gama, no Seixal.Convite do Conselho Directivo.

Jun./1987 – Concerto do C.S.A.O. e COM-CLAVE na Igreja da Cartuxa em Caxias, nas comemorações do 84.º aniversário do Instituto Padre António de Oliveira em Caxias.

- Todos os agrupamentos do C.S.A.O. na Abertura das Festas do 228.º aniversário do Concelho de Oeiras num concerto realizado no Oeiras Cine.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto na Igreja do Castelo na Lourinhã.Convite da Câmara Municipal da Lourinhã.

- Todos os agrupamentos do Coro – Concerto no Pavilhão Gimnodesportivo de Sassoeiros, Cascais, comemorando o 41.º aniversário do Clube Futebol de Sassoeiros.

- Contraponto – Actuação em S. Domingos de Rana, Cascais, no Seminário da Torre da Aguilha.

- Edição discográfica de “Cantando Espalharei...”, colectânea de poesia portuguesa dita por Jacinto Ramos, com música de César Batalha e intervenções corais do C.S.A.O. e do Coro do Banco de Portugal.

- Ministars – Actuação em Sintra.

- Ministars – Actuação no Jardim Municipal de Oeiras.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- Ministars – Actuações em Sassoeiros e em Carcavelos, Cascais.

- Ministars – Actuação no Sarau de Patinagem Artística no Pavilhão Gimnodesportivo de Leiria.

- Ministars no programa “Arco Íris” transmitido da Feira Popular pela RTP.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars – Actuação em Beja, integrada no I Festival da Cerveja.

Jul./1987 – 3.ª Corrida de Touros do Coro de Santo Amaro de Oeiras na Monumental de Cascais.

- Deslocação dos Ministars à Madeira. Actuação na Festa da Juventude realizada na Quinta V. Passos, no Funchal.

Set./1987 – C.I.S.A.O. – Gravação no estúdio Namouche de spot publicitário (2 dias).

Out./1987 – Ministars – Participação no programa da RTP “Roque & Role”.

- Ministars – Gravação do LP “Muita Louco” no estúdio Namouche em Lisboa (3 dias) e do respectivo spot publicitário.

38

Page 39: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Nov./1987 – C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto na Siderurgia Nacional, no Barreiro.Convite do Clube do pessoal da Siderurgia Nacional.

- O LP “Prenda de Natal” (CBS) apresentado no Círculo de Leitores.

- Concerto na Sociedade Recreativa de Tercena.Convite da Junta de Freguesia de Barcarena, Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação num espectáculo de beneficência no Teatro da Trindade em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Gravação no estúdio Namouche para o programa de Natal da RTP “Estrela Dourada”.

– Edição do LP dos Ministars “Muita Louco” – I grupo (apenas com a substituição da Guida pela Patrícia Vieira).Editado pela Edisom. Sucesso absoluto. Discos de Prata, Ouro e Platina..

- Ministars – Participação na “II Semana Cultural” da Junta de Freguesia de Vera Cruz, Aveiro.

- Ministars – Gravação de um ensaio para ser inserido no “Programa das Festas” da RTP.

- Ministars – Gravação do spot publicitário para o LP (acabar).

- Ministars – Participação no programa “Sobe e Desce” da RTP..Apresentação de Carlos Ribeiro.

Dez./1987 – O Coro abriu o espectáculo realizado no Teatro S. Luís comemorativo do 5.º aniversário da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante e transmitido pela RTP.

- 3.ª Gala da Rosa Branca – Elo Social – no Teatro da Trindade.Convite para integrarmos o espectáculo feito por Luís Andrade e António Andrade, grandes Amigos do Coro.

- C.S.A.O., Com-Clave e Contraponto - Concerto no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça a favor do Lar Residencial de Alcobaça.Convite da Câmara Municipal de Alcobaça.

- C.S.A.O. e Contraponto – Participação nas Festividades da elevação de Queijas a Paróquia.Celebração Litúrgica com o Coro de Santo Amaro de Oeiras na Igreja de Queijas.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto - Concerto de Natal na Igreja Paroquial da Parede.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto de Natal na Igreja do Carmo em Tavira.

39

Page 40: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Convite da Junta de Turismo do Algarve.

- Final do programa da RTP “NATAL DOS HOSPITAIS” com os dois coros e os MINISTARS, que também apresentaram um dos temas do seu LP “Muit’a Louco” .Cantámos “Gloria in Excelsis Deo” (Natal de Languedoc com arranjo de César Batalha) e “We are the World” (Michael Jackson – Quincy Johns – Lionel Ritchie), acompanhando o cantor imitador Fernando Pereira.Uma fotografia desta actuação foi destacada pelo jornal “Diário de Notícias” como “A Foto da Semana”.Em directo do Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação, como figurantes, no espectáculo de “Music Hall” na Gala Avon no Teatro da Trindade.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação no programa infantil de Natal da RTP, “Estrela Dourada”.A poetisa Maria Rosa Colaço ofereceu um poema de Natal de sua autoria com a seguinte dedicatória ao C.I.S.A.O.:“Aos meninos do Coro (Infantil) de Santo Amaro de Oeiras que acendem o Sol nos dias tristes de quem os ouve.”E ainda um outro “Navio Azul”também ao C.I.S.A.O. dedicado:“Para os meninos do Coro (Infantil) de Santo Amaro de Oeiras, este navio azul onde, espero, as suas vozes belas possam viajar.”

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação no programa da Rádio Renascença “Despertar ao Vivo”, no Pavilhão dos Desportos em Lisboa.Apresentação de António Sala.

- Ministars – Participação no programa “Sobe e Desce” da RTP.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars – Actuação em Almeirim.

- Ministars – Digressão fim-de-semana com actuações em Coimbra e em Braga, esta último a convite do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural da Aliança Seguradora.

- Ministars – Participação nas gravações para o programa de fim-de-ano da RTP, gravado no Cinema Europa em Lisboa.

- Ministars – Actuação na Festa de Natal na Sede do Desportivo de Monte Real, Tires, Cascais.

- Ministars – Actuação na Festa do Imigrante organizada pela Comissão de Festas de Santo Amador, Moura.

- Ministars na Festa de Natal da Câmara Municipal de Sintra. Jan./1988 – Ministars – Actuação na Escola de Música e Dança “Aguarela Musical”, no Barreiro.

40

Page 41: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars – Actuação em grande festa no Centro Comercial das Amoreiras, Lisboa.Organização da revista “Nova Gente”.

- Ministars – Actuações em Abrantes e Óbidos.

Fev./1988 – C.S.A.O. e Contraponto - Concerto nas comemorações dos 125 anos da Sociedade Euterpe Alhandrense, em Alhandra, no Salão de Festas daquela colectividade.

- Ministars – Actuação na Sala de Espect6áculos dos Unidos Futebol Clube Tortosendo, em Tortosendo, Covilhã.

Mar./1988 – Pela primeira vez, no cabeçalho das “Notas Informativas, figuram os logótipos dos 5 agrupamentos existentes:

Coro de Santo Amaro de OeirasCoro Infantil de Santo Amaro de OeirasCom-ClaveContrapontoMinistars

- Concerto no Encerramento do Ciclo de Música Clássica na Igreja de Algés, iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras.Apresentação e comentários do musicólogo José Atalaya.

- Ministars – Participação na gravação do programa comemorativo do 30.º aniversário da RTP, no Porto.

- Ministars – Actuação nas Manhãs Infantis no Oeiras-Cine.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- Aproveitando as férias da Páscoa, os Ministars actuaram durante três dias no espaço Loucuras em Lisboa para um público infantil que correspondeu entusiasticamente.

- Clube de Fãs dos Ministars. Troca de correspondência, envio de fotos, pedidos de fotos e de posters, que foi aumentando com o decorrer da vida deste agrupamento, cada vez com maior sucesso e visibilidade no universo infanto-juvenil em Portugal e no estrangeiro (países de língua portuguesa e de comunidades de emigrantes).

Abr./1988 – Concerto nas comemorações do Dia Mundial da Saúde no Teatro Maria Matos em Lisboa.Convite do Centro de Saúde de Alcântara, da Junta de Freguesia de Alcântara e da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém.

- Concerto na inauguração das novas instalações da Fábrica Miele Portuguesa, em Carnaxide.

- Concerto no Oeiras-Cine encerrando um congresso alemão que teve lugar em Portugal.Convite da agência de viagens que o organizou.

41

Page 42: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Alguns elementos do C.I.S.A.O. colaboraram na campanha “Pirilampo Mágico 1988” gravando um disco e um teledisco e participando no grande espectáculo no Coliseu dos Recreios em Lisboa com a canção alusiva à campanha (Maria Alberta Meneres/Pedro Osório).Direcção musical de Pedro Osório.

- Ministars – Três concertos (dias 7, 8 e 9) no espaço Loucuras, em Lisboa, dedicados ao seu público infantil.

- Actuação dos Ministars no átrio dos Paços do Concelho em Oeiras, integrada na Campanha Antitabagismo e Prevenção Rodoviária promovida pela Câmara Municipal de Oeiras.

- Ministars – Actuação na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Mai./1988 – Nova Igreja do Bairro da Madorna, na Parede. Concerto para angariação de fundos destinados a esse fim.Convite do Rev. Padre Ribeiro, Pároco de S. Domingos de Rana.

- Gravação do LP “Boa Viagem” editado pela CBS.Colectânea de extractos de música popular e popularizada portuguesa, incluindo alguns originais de César Batalha, que também é autor do acompanhamento instrumental e da escolha dos temas, que se entrelaçam e se sucedem.Ramon Galarza introduziu as percussões.

- Interrupção dos concertos do C.S.A.O. na Igreja Matriz de Oeiras.Uma bela tradição que se perdeu em Oeiras.

- Ministars – Actuações em Vila Franca de Xira (dia 8) e na Moita (dia 14).

- Ministars – Actuação no Cine Alameda de Marco de Canavezes, num Festival da Canção Infantil.

Jun./1988 – Aniversário do Concelho de Oeiras.Missa solene na Igreja Matriz de Oeiras, em que colaborou também o Coro Infantil, e Concerto de abertura das comemorações, no Oeiras-Cine, com todos os agrupamentos do Coro. Instrumentistas: Órgão e Sintetizadores – Fátima Baptista Percussão – João A. Vicente Miguel Nascimento Paulo Cruz Flauta – Manuel Luís Cochofel Guitarra clássica – Fernanda Bessa Guitarra solo – Vasco Crespo Guitarra ritmo – Manuel Miranda Viola Baixo – Jorge Vasquez - Participação, com todos os agrupamentos, no espectáculo “Prata da Casa” espectáculo para encerramento das Festas do Concelho, em que tomaram parte muitos dos artistas que nasceram ou que vivem em Oeiras.Realizado no Oeiras-Cine.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

42

Page 43: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos nas Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango.A partir de certa altura do concerto todas as peças começaram a ser aplaudidas de pé pelo público que enchia por completo a Igreja. Convite da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- Ministars – Actuação no Cine S. João, no Entroncamento, no 5.º Festival da Canção Infantil.Organização da Paróquia do Entroncamento.

– Os Ministars gravaram no estúdio Namouche em Lisboa, uma canção e um spot para ser transmitido pela RTP no dia 26, Dia Mundial de Combate à Dependência.

- Ministars – Actuação em Loures.

- Ministars – Actuação no Sport Clube Caldense, Caldas da Rainha.Convite da Sociedade Columbófila Caldense.

Jul./1988 – Os Ministars deslocam-se pela segunda vez à Ilha da Madeira. Convite do jornal “Notícias da Madeira”.

- Ministars – Actuação nas Festas Anuais de S. João das Craveiras, Pegões Velhos, Montijo.

Ag./1988 – O LP “Boa Viagem” no TOP dos mais vendidos. Campanha de lançamento deste trabalho. Almoço em Sintra com a imprensa e colaboração no programa da RTP “Estúdio Quatro” interpretando duas partes do LP – “Partida” e “Romance”.Apresentação de Luís Pereira de Sousa.

- Actuação do grupo Com-Clave no Oeiras Cine para apresentação do reportório escolhido para a digressão a Cabo Verde.

Ag./1988 – O grupo jovem Com-Clave, a convite da Autarquia de Oeiras, deslocou-se a Cabo Verde para integrar o Festival da Canção da Baía das Gatas.Compunham o grupo: João Vicente (bateria), Vasco Crespo (guitarra e voz solo), Fátima Baptista (teclas e vozes), Leonor Marques (teclas e vozes), Miguel Nascimento (voz solo, vozes e percussão), Jorge Vasques (viola baixo), Luísa Orelhas (vozes), Isabel Pires (vozes), Marta Nascimento (vozes), Sara Sá Pires (vozes), Tiago Sepúlveda (vozes), Fernando Carriço (técnico de som), Tó Pinheiro da Silva (eng.º de som). À ida (25 de Agosto), sobrevoando Lisboa, tiveram a infausta visão do grande incêndio no Chiado, ocorrido na madrugada daquele mesmo dia.

- C.I.S.A.O. – Gravação de um spot publicitário no estúdio Namouche em Lisboa.

Set./1988 – Participação na cerimónia do casamento da Fátima Baptista (Soprano e organista do Coro) e do Jorga Vasquez (Tenor e viola baixo do Coro), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

43

Page 44: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Gravação de um spot publicitário no estúdio Namouche em Lisboa.

Out./1988 – 3.º Festival Nacional da Canção Missionária, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.O Coro abriu o espectáculo. O Maestro César Batalha fez parte do júri de avaliação das canções apresentadas.

- Anúncio da aquisição de terrenos pela Câmara Municipal de Oeiras destinados à construção da Sede-Auditório do C.S.A.O.O local era pertença da EPAC, onde ficavam os antigos celeiros.A Autarquia substituía os que já havia concedido ao Coro em anterior mandato e que se localizavam no Moinho das Antas.

- C.I.S.A.O. – Gravação no estúdio Namouche em Lisboa do LP “Um Feliz Natal”(2 dias).Produtor: António Manuel Rolo Duarte. Editora: Edisom Lda.

- Ministars – Gravação do LP “É Altamente” no Angel Studio, Lisboa (2 dias). II Grupo: Ana Teixeira, Carla Lopes e Patrícia Vieira (I grupo), Ana Rita Branco, Hugo Madeira, Henrique Gonçalves, Carlos Sombreireiro, Inês Morais e Rita Pires Neves.Rui Veloso acompanhou-os no tema “Jack-Pot” (letra José Niza/música da canção “Ship of Fools” dos Erasure).Produtor: António Manuel Rolo Duarte. Editora: Edisom Lda.

Nov./1988 – Edição do LP “Um Feliz Natal” do C.I.S.A.O.Originais, arranjos e orquestrações de César Batalha. Letras de Lúcia Carvalho e tradicionais.Editora Edisom Lda.

- Concerto no Salão dos Congressos do Casino Estoril no I Congresso Ibérico da Qualidade.

- Concerto no Grupo Desportivo de Leceia, Barcarena, Oeiras.

- Ministars – Participação no programa da RTP “A Nossa Turma”Apresentação de Carlos Ribeiro.

Dez./1988 – O grande concerto de Natal em Oeiras, desta vez no Centro Comercial das Palmeiras. Todos os agrupamentos do Coro.

- O C.S.A.O. integrando o álbum das Selecções do Reader’s Digest “Estrelas de Natal”.

- O C.I.S.A.O. na festa de Natal da empresa SIVA, realizada no Teatro Maria Matos em Lisboa.

- O C.I.S.A.O. na festa de Natal da PORTLINE, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Clube Amigos Disney”no auditório do Sport Algés e Dafundo, em Oeiras.

44

Page 45: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Apresentação de Júlio Isidro.

- C.I.S.A.O. – Concerto de Natal no Largo de Camões em Lisboa, a convite da Câmara Municipal de Lisboa.

- Actuações do C.I.S.A.O. e dos Ministars no programa “Despertar ao Vivo” transmitido pela Rádio Renascença da Aula Magna da reitoria da Universidade de Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Ministars no programa “Natal dos Hospitais” da RTP, em directo do Hospital de Santa Maria em Lisboa.O C.S.A.O. também esteve presente mas não actuou, por motivo das deficiências na programação do espectáculo. - Os Ministars receberam das mãos de Júlio Isidro o disco de ouro relativo ao seu LP “É ALTAMENTE”, no programa da RTP “Clube Amigos Disney”.

- Ministars – Actuações em Lisboa no cinema Nimas, no lançamento do filme “Roger Rabit” e no Hipermercado Continente.

- Ministars – Actuação e sessão de autógrafos no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras.

- Ministars – Actuações na Festa de Natal da I.B.M., no Casino do Estoril e no Hipermercado Pão de Açúcar.

- Ministars – Actuação nas festividades da comemoração do 125.º aniversário da Sociedade Musical Odivelense, Odivelas, Loures.

- Ministars – Actuação no Jardim Júlio Moreira, em Carcavelos.Convite do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.

- O LP “É ALTAMENTE” dos Ministars atingiu o disco de platina pelas vendas efectuadas.

Jan./1989 – Gravação do genérico para o programa da RTP “No Tempo em que Você Nasceu”, difundido do Oeiras Cine.Convite da produtora TV5. Apresentação de Artur Agostinho.

- Concerto na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, em Azeitão. Fev./1989 – Gravações no estúdio Namouche dos temas “Extr. da Ode à Alegria” (da Nona Sinfonia de Beethoven) e “Ser Bela” (Carlos Castro) e o Coro Infantil e o grupo Ministars de “Temos de Ser Nós” (Song for Nadine), destinados à Gala Miss Wonderland.Convite de Carlos Castro, produtor do evento. - Participação do C.S.A.O., do C.I.S.A.O. e dos MINISTARS no espectáculo da eleição da Miss Wonderland no Casino Estoril.Temas: “Ode à Alegria” (da Nona Sinfonia de Beethoven) e “Temos de Ser Nós” (Song for Nadine – H. van Hemert/J. V. Zoelen/H. van Hemert – Versão de José Niza).Transmitido em directo pela RTP.

45

Page 46: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

A receita reverteu a favor da UNICEF.

- Ministars – Actuação no Pavilhão dos Congressos, no Estoril, na Festa de Carnaval da I.B.M. dedicada às crianças.Patrocínio da Edivídeo e do jornal Correio da Manhã.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Ministars – Actuação em Azeitão, Sesimbra. Mar./1989 - Concerto com a Banda da P.S.P. no Teatro S. Luís organizado pela Cruz Vermelha Portuguesa, a favor das vítimas do grande incêndio do Chiado.Apresentação de Alice Cruz.Atribuída ao C.S.A.O. a Medalha dos Serviços Prestados da Cruz Vermelha Portuguesa.

- Concerto no Auditório E.P.I. no convento de Mafra, integrado nas festividades da célebre “Procissão da Burrinha”, a convite da Câmara Municipal de Mafra.

- Concerto no Palácio Nacional de Sintra, na Sala dos Cisnes.Convite da Câmara Municipal de Sintra e do Lions Clube de Sintra.

- Ministars – Actuação em Encarnação, Mafra.

Abr./1989 – Concerto na Sociedade Filarmónica A. Lavradiense, para a Junta de Freguesia do Lavradio.

- C.I.S.A.O. – Gravação da canção para a Campanha “Pirilampo Mágico 89”. Letra de Maria Alberta Meneres, música de Pedro Osório.Correia Martins dirigiu a gravação.Organização da RDP a favor da CERCIS.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Gravação de uma canção destinada à Campanha de Prevenção Rodoviária da RTP, “Vamos e Vivos”, do Trovante.

- Gravação no Angel Studio2 de um LP do Com-Clave.Músicas dos anos sessenta com letras em português de A. Diniz da Fonseca.Elementos deste grupo: João Carlos Teixeira, Luís Miguel Nascimento, Sara Sá Pires e Lúcia Cortesão (vozes solo e vozes coro); Tiago Sepúlveda, Ana Margarida Taveira e Marta Nascimento (vozes coro).Produtor: António Rolo Duarte da Edisom.Coreografias de Teresa Garcia.Estas canções tiveram enorme sucesso nas apresentações ao vivo do grupo, porém não chegaram a ser editadas.

- C.I.S.A.O. – Gravação da canção para a Campanha Pirilampo Mágico 89, no Angel Studios em Lisboa.Convite da CERCIS.

- Ministars – Gravação no Angel Studio, em Lisboa, de três canções a incluir no LP “O Melhor dos Ministars”.

46

Page 47: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Editora: Edisom. Produtor: António Manuel Rolo Duarte. - Actuação dos Ministars num coreto em Santarém.Coreto esse que, nas palavras da Inês Morais (elemento do grupo) “não foi dos mais pequenos ‘ palcos’ onde tínhamos cantado”... e dançado, é preciso não esquecer.

- Participação dos Ministars num grande espectáculo comemorando o Dia Mundial da Saúde, realizado no Teatro Maria Matos em Lisboa.Organização das Juntas de Freguesia de Alcântara e de Santa Maria de Belém e do Centro de Saúde de Alcântara.

- Actuação dos Ministars em Estremoz.

Mai./1989 – Participação em espectáculo no Cinema da Venda Nova.Organização da Equipe Tagus dos Escuteiros e do Centro Paroquial de Venda Nova.Patrocínio da Câmara Municipal da Amadora.

- C.I.S.A.O. – Gravação de vídeo para a campanha “Pirilampo Mágico 89”.

- C.I.S.A.O. – Actuação no Coliseu dos Recreios interpretando a canção da campanha “Pirilampo Mágico 89”.

- Com-Clave e Ministars actuaram no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários de Tábua.Convite da Casa dos Tabuenses em Lisboa e da Câmara Municipal de Tábua.

- Ministars – Actuação na Festa das Maias, em Beja.Convite da Associação para a Defesa do Património Cultural de Beja.

Jun./1989 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Missa de Acção de Graças na Igreja Paroquial de Oeiras, aniversário do Concelho de Oeiras.Convite da Autarquia.

- O C.S.A.O. de novo nas Ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa num concerto integrando as Festas da Cidade, comemorativo dos 600 anos daquele monumento.Cantou também o Coro do Banco de Portugal. O Maestro César Batalha dirigiu os seus dois coros.Convite da Câmara Municipal de Lisboa.

- Grande concerto, no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras com todos os agrupamentos no aniversário do Concelho.

- Gravação de algumas peças do reportório do C.S.A.O. para incluir no programa da RTP “Cantando Espalharei...”, com poesias ditas pelo Actor Jacinto Ramos.

- Concerto na Igreja Paroquial de Salvaterra de Magos.O público aplaudindo todas as peças de pé.

- Concerto integrado nas comemorações do 73.º aniversário do Orfeão de Águeda, no Cine Teatro S. Pedro em Águeda.

47

Page 48: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto no Largo 5 de Outubro em Oeiras com todos os agrupamentos do Coro, a pedido da Câmara Municipal de Oeiras e inserido nas Festas do Concelho.Foram momentos inesquecíveis na vida do Coro, com Oeiras em peso a manifestar o seu apreço e admiração pelo trabalho ali apresentado. O Largo não chegou para tanto público e muitos tiveram de se limitar a ouvir o concerto nas ruas circundantes.

- C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto no Salão Paroquial de Coruche a pedido da Conferência de S. Vicente de Paula daquela Paróquia, a favor de uma criança invisual a necessitar de tratamentos de recuperação no estrangeiro.

- Gravação do indicativo para a Rádio Miramar de Oeiras da autoria de César Batalha.

- C.I.S.A.O. – Gravação de exteriores para o spot publicitário da Campanha de Prevenção Rodoviária “Vamos e Vivos”, na Costa da Caparica.

- Ministars – Gravação de vídeo para a promoção na RTP da Campanha de Prevenção Rodoviária.

- Ministars – Actuação em Cascais, no Dia Mundial da Criança.Convite da Câmara Municipal de Cascais.

- Ministars – Terceira deslocação à ilha da Madeira para duas actuações no Casino do Funchal (dias 3 e 4).Convite do Governo Regional da Madeira. - Ministars – Actuação no Palácio Municipal de Desporto, em Braga, integrada na 2.ª Juveminho Desportiva.Convite da Câmara Municipal de Braga.

- Ministars – Actuação em Santa Maria da Azóia.

- Edição do LP “O Melhor dos Ministars”.Este álbum reúne as melhores canções dos três LP já gravados e inclui três temas novos:“Uma Guitarra da cor do luar”, “Vem aí a Primavera” e “Só se vive uma vez”.Editora: Edisom. Produtor: António Manuel Rolo Duarte. - Ministars – Actuação no Grupo Cultural e Recreativo Juventus de Viseu.

Jul./1989 – Filmagens para o programa da RTP “Cantando Espalharei” com o actor Jacinto Ramos.“Regras para quem quiser viver em Paz” (D. João Manuel/César Batalha), no Pelourinho e no Fontanário junto à Câmara Municipal de Oeiras e “Liberdade” (Fernando Pessoa/César Batalha), com declamação de Jacinto Ramos, no Pátio da Entrada do St. Julian´s School, em Carcavelos.

- Todos os agrupamentos do coro realizaram dois concertos no Casino da Póvoa do Varzim integrados nas Festas de S. Pedro.Acompanhou o Coro, como instrumentista de teclas o Maestro Siegfried Sugg, na falta da teclista do Coro, Fátima Baptista.

48

Page 49: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto do C.I.S.A.O. integrado na 1.ª Feira de Desenvolvimento de Oeiras, no ginásio da Escola Preparatória de Oeiras. (9/7)

- Actuação do Com-Clave no mesmo local e com a mesma finalidade. (11/7)

- Concerto do C.S.A.O. no mesmo local e com a mesma finalidade. (12/7)

- C.I.S.A.O. – Gravação do indicativo para a Rádio Miramar em Oeiras, da autoria de César Batalha.

- C.I.S.A.O. – Gravação de vídeo para a Campanha de Prevenção Rodoviária, na Costa da Caparica. - O Com-Clave actuou no Teatro S. Luís em Lisboa, num espectáculo destinado à angariação de fundos para a Paróquia de S. Domingos de Rana.

Set./1989 – C.I.S.A.O. – Gravação de imagem do tema “Natal de Elvas” (Tradicional/Arr. e Orq. César Batalha) para o programa da RTP “Pisca-Pisca”.Estúdios da Edipim, Abrunheira, Sintra.

Out./1989 – Concerto na Basílica do Convento de Mafra integrado nas festividades do Tricentenário do nascimento do Rei D. João V.Dia em que foi inaugurada uma estátua deste soberano frente ao Convento.Convite da Câmara Municipal de Mafra.

- Noite Tabuense no Pavilhão Polivalente de Espariz, concelho de Tábua. Concerto com o C.S.A.O., Com-Clave e Ministars.Organização da Casa dos Tabuenses em homenagem ao Presidente da Câmara Muncipal de Tábua a cessar o seu mandato, Eng.º Barata Portugal.Apresentação de António Sala.Estreia de um extracto da ópera “Amaryllis” (libreto de A. Diniz da Fonseca/Música de César Batalha).

- Concerto no Auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira.Organização da Caritas Paroquial de Vila Franca de Xira.Apresentados, em primeira audição, alguns extractos do I Acto da ópera “Amaryllis” (libreto de A. Diniz da Fonseca/Música de César Batalha).

- Ministars – Formação do III grupo:Ana Teixeira (I e II grupos), Ana Rita Branco, Carlos Sombreireiro, Henrique Gonçalves, Hugo Madeira e Inês Morais (II grupo), e os novos, Pedro Moutinho, Luísa Salema, Ana Marta Guerreiro, Filipa Castro e Mariana Ferreira.

- Ministars – Gravação do LP “De Mão em Mão”, no estúdio Angel2.Inclui um medley com temas dos Beatles, “História dos Beatles”.A equipa permanecia: António Rolo Duarte, produtor, César Batalha, direcção musical, José Niza, versões em português, Teresa Garcia, coreografias, Teresa Leote (Contralto do C.S.A.O.), acompanhamento e contactos.

49

Page 50: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Editora: Edisom. Nov./1989 – Concerto no Centro Cultural de Mirandela.Coro de Santo Amaro de Oeiras, Com-Clave, Contraponto e Ministars.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e Câmara Municipal de Mirandela.

- Concerto no Casino Estoril para o Lions Clube do Estoril.

- Difundido pela RTP o programa “Cantando Espalharei...” com poemas de poetas portugueses ditos por Jacinto Ramos, com música de César batalha e intervenções corais do C.S.A.O. e do Coro do Banco de Portugal.

- Concerto no Auditório do C.O.S.F.A. em Oeiras no Dia da Unidade do Regimento de Artilharia de Costa. Actuou também a Orquestra Ligeira do Exército.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto no encerramento do Congresso de Médicos de Família no Auditório do C.O.S.F.A. em Oeiras.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto no Salão de Música em Sines.Convite da Câmara Municipal de Sines.

- C.I.S.A.O. - Gravação de um “spot” para divulgação dos cartões de Natal da UNICEF com o Trovante nos estúdios da Valentim de Carvalho em Paço de Arcos..

Dez./1989 – C.S.A.O. e Contraponto - Concerto integrado no I Festival de Outono/89 na Igreja Matriz de Vila Real de Santo António.Convite da Câmara Municipal de Vila real de Santo António.

- C.I.S.A.O. – Participação na festa de Natal da Escola Electromecânica de Paço de Arcos, realizada no seu auditório.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Clube dos Subscritor” da RTP.Apresentação de Mário Figueiredo.

- C.I.S.A.O. no programa “Pisca-Pisca”da RTP cantando “Natal de Elvas (Tradicional/Arr. e Orq. César Batalha).

- C.I.S.A.O. – Concerto no Pátio Alfacinha em Lisboa.Convite da Agência de Viagens Welcome Portugal.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação na Festa de Natal da empresa SIVA, no cinema Star em Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação na festa de Natal do Centro de Cultura e Desporto (CCD) da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Oeiras, realizada no auditório da Escola Electromecânica de Paço de Arcos.

- C.I.S.A.O. e Ministars gravaram nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos em Belém, Lisboa, para o programa “Crianças de Todo o Mundo” da televisão holandesa.

50

Page 51: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Convite através da Câmara Municipal de Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação no programa da Rádio Renascença “Despertar ao Vivo”, em directo do Pavilhão Gimnodesportivo de Benfica, Lisboa.Apresentação de António Sala.

- “Natal dos Hospitais” no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, transmitido em directo pela RTP.O Coro Infantil abriu o espectáculo e fechou-o acompanhado pelo C.S.A.O.Actuaram também os Ministars apresentando canções do seu novo LP.

- Ministars – Actuação em Alfragide, no Jumbo Pão de Açúcar, a convite daquele supermercado.

- Ministars – Participação no programa da RTP “Clube do Subscritor”.Apresentação de Mário Figueiredo.Entrevistados o Henrique Gonçalves, o Carlos Sombreireiro e o Pedro Moutinho.

- Ministars – Actuação na Festa de Natal no Anfiteatro da União da Associação dos Comerciantes do Distrito de Lisboa.Convite da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

- Ministars – Actuação na Festa de Natal da Câmara Municipal de Oeiras.

- Ministars – Actuação em Festa de Natal no Hotel Meridien no Porto e para a RTP, transmitido a partir dos estúdios do Monte da Virgem, no Porto.

- Ministars – Actuação em Festa de Natal no Casino Estoril.

Fev./1990 – Concerto no Auditório do C.O.S.F.A. em Oeiras, comemorativo do XII aniversário da fundação do Lions Clube de Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Ministars na Festa comemorativa do 125.º aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa, no Fórum Picoas em Lisboa.Presente a Dra. Maria Barroso em representação do Presidente da República, Dr. Mário Soares.

- Ministars – Actuação no “Carnaval Juvenil” no Salão Paroquial de Penha de França, Lisboa.Convite do Bairro Inglaterra Atlético Clube.

- Ministars – Actuação em Castro Verde, Alentejo.

Mar./1990 – Sessão de Fotografias no Jardim Municipal de Oeiras e no átrio superior do Oeiras-Cine (local de ensaios) de todos os agrupamentos, para comemorar o 30.º aniversário do C.S.A.O.Trabalho fotográfico ( Alberto Santos) e elaboração de um folheto de divulgação do Coro oferecidos pelo Baixo Carlos Moreira.

- O C.I.S.A.O. colaborou num programa feito na Edipim para ser apresentado pela RTP. Trabalhou em estúdio com Thilo Krassman.

51

Page 52: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars – Actuação em S. Brás de Alportel integrada no Programa de Sucesso Educativo – Coordenação Concelhia.

- Ministars – Actuação em Santa Comba Dão.Convite do Centro de Apoio à Juventude.

Abr./1990 – C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto comemorativo do 95.º aniversário da Academia Almadense, em Almada.Esta presença do C.S.A.O., comemorando a mesma data,repetiu-se ano após ano.

- Concerto na Quinta do Anjo em Palmela. Estreia do trecho “Barcaruola a Due Voci” da ópera “O Elixir de Amor” de Donizetti. Solistas: Lúcia Cortesão e Jorge Viana. Um sucesso!

- C.S.A.O. e Com-Clave - Concerto na Sociedade Filarmónica Azeitonense, em Azeitão, no 108.º aniversário desta instituição.

- C.I.S.A.O. – Concerto na estreia do Coro Infantil do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da Chesol, Aldeia de Juzo, Cascais.

-Colaboração do C.I.S.A.O. na Campanha “Pirilampo Mágico 90”.Gravação no estúdio Datamúsica em Manique.

- C.I.S.A.O. – Gravação de telefilme para a Campanha “Pirilampo Mágico 90” nos estúdios da Telecine em Lisboa.

- Ministars – Actuação no “Teatro Circo” em Braga para os filhos dos funcionários da Câmara Municipal de Braga.

- Ministars – Participação no espectáculo de abertura das VI Jornadas Desportivas do Concelho de Marinha Grande.Convite da Câmara Municipal de Marinha Grande.

- Ministars – Actuação no programa infantil da RTP “Juntos ao Vivo”.Apresentação de José Jorge Duarte.

- Ministars – Actuação em Serpa, nas Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.

- Ministars – Actuação em Odrinhas, Mafra.

Mai./1990 – Concerto no Teatro da Trindade com a Banda Ligeira do Exército.Convite do INATEL.

- Concerto Comemorativo do 30.º Aniversário do C.S.A.O. no Pavilhão Gimno-Desportivo da Associação Desportiva de Oeiras com todos os agrupamentos.Pavilhão repleto. A população de Oeiras em peso e muitos, muitos Amigos, entre eles o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Dr. Arlindo Cunha.

52

Page 53: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

1.ª Audição do I Acto da ópera “Amaryllis”(libreto de A. Diniz da Fonseca, música de César Batalha) e do hino do C.S.A.O.“Cantando”, dos mesmos autores.O concerto finalizou em ambiente de apoteose com todos os agrupamentos do coro acompanhando os MINISTARS na canção “Temos de ser nós”(Versão portuguesa de José Niza do tema “Song to Nadine” – H. van Hemert/J. V. Zoelen/H. van Hemert).

Instrumentistas: Teclas – Fátima Baptista Catarina Melo e Sousa Flauta – Manuel Luís Cochofel Guitarra clássica – Fernanda Bessa Percussão – João A. Vicente Luís Miguel Nascimento Paulo Cruz

- C.I.S.A.O.,Com-Clave e Ministars – Actuação na Escola Preparatória de Álvaro Velho, no Lavradio.Espectáculo dedicado aos alunos das escolas da zona.Organização dos Professores daquele estabelecimento escolar.

- Ministars - Actuação em Sines. Convidados pelo Lions Clube de Sines para uma actuação a favor dos Bombeiros Voluntários de Sines.

- Ministars – Actuação integrada nas comemorações do 11.º aniversário do Grupo Juventus em Viseu.

- Ministars – Participação em espectáculo no Teatro S. Luís em Lisboa para o Centro de Saúde de Alcântara.

- Ministars – Actuação em Santa Comba Dão. Jun./1990 – Participação no espectáculo final do Encontro Cultura e Missão, junto à Torre de Belém.O Coro cantou “Walyulla” (canção do povo Ovimbundu de Angola/arr. de César Batalha), “Boca da Forno”(Manuel Bandeira/ César Batalha) e para finalizar o espectáculo, “Ode à Alegria” (da Nona Sinfonia de Beethoven), acompanhando o fadista Nuno da Câmara Pereira.

- Concerto integrando as comemorações do Dia do Concelho de Oeiras.Realizado sob a égide da Câmara Municipal de Oeiras no Centro Paroquial de Igreja de Queijas.

- Concerto no Centro Comunitário do Sobreiro, Mafra, integrado nas festividades da inauguração do Lar da Terceira Idade.Organização de Rogério Batalha, jornalista e radialista.

- Concerto do C.I.S.A.O. no bairro CHESOL, Aldeia de Juzo, Cascais para apadrinhar a formação de um coro infantil organizado pela direcção da Sociedade Recreativa e Cultural daquela localidade.

53

Page 54: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Prémio de Popularidade atribuído aos Ministars pela Casa da Imprensa, na Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

- Ministars – Actuação no Dia Mundial da Criança no Centro Cultural, Desportivo e Recreativo da Quinta do Falcão, Tomar.

- Ministars – Actuação no Teatro Maria Matos integrando a 2.ª Gala da Canção Infantil de Lisboa, organizada pelo Sportiv Kapas da Graça.

- Ministars – Actuações em Corroios e no C.E.B.E, Lisboa.

- Ministars – Actuação para o programa da RTP “Tele-Cine”Apresentação de Júlio Isidro.

- Ministars – Actuação no Jardim Zoológico de Lisboa.

- Ministars – Actuações em Loriga, Seia e em Loures.

Jul./1990 – Ministars - Actuação em Mirandela.

Set. /1990 – Colaboração do C.I.S.A.O. e dos Ministars com a UNICEF, gravando um “spot” televisivo para a venda de cartões de Natal.

- Formação do grupo infanto-juvenil “Maismúsica”.Elementos femininos saídos do Coro Infantil praticando um reportório mais elaborado. Fundado e dirigido por César Batalha.Deste primeiro grupo faziam parte 15 elementos: Marta Sofia Domingues, Luísa Alexandra Figueiredo, Carla Alexandra Bento, e Tânia Margarida Santo António (anos depois transitaram para o C.S.A.O.), Ana Sofia Oliveira, Inês Belo, Maria Margarida Almeida, Vanessa Alexandra Ramos, Catia Susana Freire, Sara Filipa Carvalhais, Iva Alexandra Pereira, Sílvia Vanessa Coelho, Welwitschia Alexandra Carvalho, Mónica Sofia Almeida e Andreia Cristina Félix.A Luísa Alexandra Figueiredo se deve a autoria do nome Maismúsica, que foi o mais votado por todas, de uma lista de sugestões apresentada por elas.

Out./1990 – Inauguração da Sede do Coro de Santo Amaro de Oeiras nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras.Cerimónia da entrega pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais.Oferecida pela Autarquia uma medalha comemorativa do evento com a efígie do Maestro César Batalha.O projecto, concepção e decoração da Sede deve-se a Fernando Carriço, elemento do Coro, colaborando como técnico de som.Fotos de todos os agrupamentos e Prospecto “Coro de Santo Amaro de Oeiras – 30 anos de música coral”, por especial empenho do Baixo Carlos Moreira.

- Ministars – Formação do IV Grupo.Ana Rita Branco, Carlos Sombreireiro, Henrique Gonçalves e Inês Morais (II e III grupos), Pedro Moutinho, Luísa Salema, Ana Marta Guerreiro, Filipa Castro e Mariana Ferreira (III grupo).Sairam a Ana Teixeira e o Hugo Madeira.

54

Page 55: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars – Gravação do LP “É de Caras”.Gravado nos Estúdios Namouche em Lisboa. Direcção Musical do Maestro César Batalha, Versões em português de José Niza (com exclusão do tema “Não há Estrelas no Céu” de Carlos Tê e Rui Veloso), Arranjos e produção de Jorge Quintela, coreografias de Teresa Garcia.Editora: Edisom Lda.

Nov./1990 - C.S.A.O. e Com-Clave – Concerto em Coruche.

- C.I.S.A.O. – Gravação de participação no programa infantil apresentado pelo “Lecas” na RTP. “Natal de Elvas” (Tradicional/Arr. e Orq. César Batalha).

- C.I.S.A.O. – Gravação no Estúdio1 da RTP de dois temas de Natal para o programa “Canções de Natal”.“Alegrem-se os Céus e a Terra” (Tradicional/Arr. e orq. César Batalha) e “Um Feliz Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).

Dez./1990 – Concerto integrado nas comemorações dos 150 anos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro da Encarnação, Mafra.

- Concerto de Natal no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras, com todos os agrupamentos do Coro.Organização dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal de Oeiras e do Shopping Palmeiras.

- C.I.S.A.O. - Participação na Festa de Natal da Associação Cultural e Desportiva dos Empregados da União de Bancos Portugueses, na Igreja de S. João de Brito em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação nas Festas de Natal da Câmara Municipal de Oeiras e da Escola Electromecânica de Paço de Arcos.

- C.I.S.A.O. – Gravação nos estúdio Telecine para um programa da RTP apresentado por Júlio Isidro.

- C.I.S.A.O. e Ministars no Pavilhão dos Olivais em Coimbra num espectáculo a favor da UNICEF.Organização da Associação de Jovens Vértice.Apresentação de Sansão Coelho.

- C.I.S.A.O. – Participação numa gravação do grupo musical Nevada, no estúdio de gravação de Paco Bandeira, no Lourel, Sintra.

- C.I.S.A.O. e Ministars no programa da Rádio Renascença “Despertar ao Vivo”, de Natal no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.Apresentação de António Sala e Olga Cardoso.

- C.I.S.A.O. e Ministars no programa “Natal dos Hospitais” da RTP, no Hospital de S. Francisco Xavier, no Restelo.

- Edição do LP dos Ministars “É de Caras”.Pela primeira vez, também em CD.

55

Page 56: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Igualmente editado em CD, o LP do C.I.S.A.O. “Um Feliz Natal”.Editora: Edisom Lda.

- Ministars – Actuação na festa de Natal do Centro Social S. João em Pé de Cão, S. Martinho do Bispo, Coimbra.

- Ministars – Actuação na I Grande Feira de Natal em Pêro Pinheiro.Convite do Lions Clube de Sintra.

- Ministars – Actuação no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- Ministars – Actuação no programa da RTP “Palavra Puxa Palavra”.

Jan./1991 – Participação do Coro num espectáculo a favor da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, assinalando o Dia Mundial dos Doentes de Lepra, no Salão Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.Apresentação de Alice Cruz.

Fev./1991 – Gravação, com a Banda da Marinha, da “Marcha dos Marinheiros”, destinada a integrar no Festival da Canção RTP/91.

- Espectáculo comemorativo do 32.º Aniversário da Junta de Freguesia de S. João de Deus no Teatro Maria Matos, em Lisboa.C.I.S.A.O., Ministars, Com-Clave e C.S.A.O.

Mar./1991 – Participação no Festival RTP da Canção destinado à escolha do representante português no 36.º Festival Eurovisão da Canção.trodução ao Programa transmitido em directo pelo Canal 1 do Auditório 2 da FIL em Lisboa.O Coro interpretou “A Marcha dos Marinheiros” do filme “Bocage” acompanhado pela Banda da Marinha.Apresentação de Júlio Isidro e Ana Paula Reis.

- C.I.S.A.O.- gravação de um spot publicitário para o Manuel Faria nos Estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos.

- Ministars no Porto.

Abr./1991 – Concerto na Aula Magna com a Banda Sinfónica da P.S.P. celebrando o Dia Mundial da Saúde.Direcção: César Batalha e Major Silvério Campos. - Participação na gravação de um trabalho discográfico do cantor Vicente.

- C.S.A.O., Com-Clave e Ministars na S.F.C.Abelense em Abela, Santiago do Cacém.

- Concerto integrado nas comemorações do 96.º Aniversário da Academia Almadense e no Mês da Música. C.S.A.O. e Com-Clave.Organização da Câmara Municipal de Almada.

56

Page 57: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Todos os agrupamentos no Pavilhão Gimnodesportivo de Leceia.

- C.I.S.A.O. – Gravação nos estúdios da RDP, a canção da Campanha “Pirilampo Mágico/91”.

- Ministars em S. Braz de Alportel celebrando o Dia Mundial da Saúde.

- Ministars em Albufeira, no Algarve.

Mai./1991 – Entrega da Medalha de Agradecimento da Cruz Vermelha Portuguesa ao C.S.A.O. e ao Maestro César Batalha, no 127.º aniversário daquela instituição.

- Concerto ALCATEL no Grande Auditório do Pavilhão de Congressos da FIL, em Lisboa.

- C.S.A.O. e Com-Clave – Concerto integrado na inauguração do monumento aos Bombeiros Voluntários da Malveira, no Salão Nobre daquela corporação.

- Espectáculo no Centro Cénico de Cela, Alcobaça, integrando o C.S.A.O., o Com-Clave, os Ministars e o Contraponto.

- C.I.S.A.O. no Jardim do Ultramar em Lisboa, filmando o spot publicitário para a campanha “Pirilampo Mágico/91” da CERCIS.

- Ministars na Rádio Renascença, em Lisboa.

- Primeira apresentação do grupo Maismúsica ao C.S.A.O. na Sede do Coro. Jun./1991 – 1.ª audição do hino “Oeiras” na inauguração do edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Oeiras, nas comemorações dos 232 anos do Concelho, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Mário Soares.Todos os agrupamentos do Coro.

- João de Almeida Vicente, como Director Administrativo do C.S.A.O., foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro - da Câmara Municipal de Oeiras.

- Concerto integrado nas Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango de Salvaterra de Magos.Primeira audição de “The Sound of Silence” (Paul Simon/Arr. César Batalha). Convite da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- Actuação no casamento da estilista Kina, nos Jardins do Hotel Palácio do Estoril.A participação do Coro foi a prenda de casamento de Carlos Cruz aos noivos.

- C.I.S.A.O., Ministars e Maismúsica na Escola Conde de Oeiras. Convite da Comissão de Pais.1.ª audição das canções “Gémeas” e O Boneco Musical” (Lúcia Carvalho/César Batalha).

57

Page 58: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars – Pela segunda vez consecutiva, a atribuição do Prémio de Popularidade pela Casa da Imprensa de Lisboa, na Grande Noite do Fado que teve lugar no Coliseu dos Recreios.

- Ministars em Mirandela, na Feira Reginordeste.

- Ministars em Tábua (2 dias). Actuações no Salão dos Bombeiros Voluntários e na Fundação Sarah Beirão (convite de Igrejas Caeiro).

- Ministars em Caxias, Oeiras, no Centro de Dia para a 3.ª Idade.

- Ministars e Com-Clave em Alcanena, nas Festas de S. Pedro.Organização da Fábrica da Igreja Paroquial de Alcanena.

Jul./1991 – Digressão do grupo Ministars aos Açores.Actuações na ilha de S. Jorge, no Centro da Vila e no Cais das Velas.Convite da Câmara Municipal de Velas.

- C.I.S.A.O. – gravação no estúdio da Universidade Aberta em Lisboa da canção “Volta, Cegonha” (Lúcia Carvalho/César Batalha), para ser inserida num documentário sobre a importância ecológica das cegonhas, a enviar para o Canadá.

- Ministars - Gravação e edição do LP “É Demais”, disco de Verão, dedicado ao tempo de férias.O mesmo grupo, a mesma equipa do trabalho anterior.Editora: Edisom Lda.

Nov./1991 – Espectáculo “Tabuenses Saúdam Lisboa”, no Teatro Tivoli.Festival de artistas portugueses organizado pela Fundação Sarah Beirão e da Casa dos Tabuenses em Lisboa.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. Contraponto e Maismúsica – Concertos de Natal no Centro Comercial Alto da Barra em Oeiras, na Igreja da Parede, Cascais e na Igreja de S. Julião da Barra em Oeiras. Instrumentistas: Órgão e Sintetizadores: Fátima Baptista Catarina Melo e Sousa Percussão: João A. Vicente Pedro Moutinho Carlos Sombreireiro Miguel Nascimento Nuno Emanuel Guitarra clássica: Fernanda Bessa

- C.I.S.A.O. e Ministars numa colecção de discos editada pelas Selecções do Reader’s Digest com canções para as crianças.

- Gravação do LP dos Ministars “Muit’a Nice”. Estúdios Namouche (4 dias +1 só com a Patrícia Gonçalves).V Grupo: Pedro Melo, Andreia e Sílvia Gouveia (gémeas), Patrícia Gonçalves, Rita Vargas, Ricardo Guerreiro, Margarida Fernandes, Bárbara Abreu, Madalena Patrão, Ana Emídio e Carlos Lopes.

58

Page 59: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Editora: Edisom Lda.

- Ministars na Abrunheira, Estúdios Edipim, gravando o spot publicitário para o LP “Muit’a Nice” (2 dias).

- Ministars no programa da RTP “Tal Pai, tal Filho” gravado no auditório do BESCL, Lisboa. Apresentação de Lecas.

- Ministars no programa “Anna Barbera” gravado no Cinema Europa em Lisboa.

- Edição do LP “Muit’a Nice”, dos Ministars.

Dez./1991 – Concertos de Natal com o C.S.A.O., C.I.S.A.O., Contraponto e Maismúsica na Igreja Paroquial de Carcavelos e na Igreja Paroquial de S. Domingos de Rana em Cascais, na Igreja de Santo António de Nova Oeiras e na Igreja Paroquial de Paço de Arcos.Concertos de Natal em quase todas as Igrejas dos arredores.

Instrumentistas: Teclados – Fátima Baptista Catarina Melo Sousa Guitarra clássica – Fernanda Bessa Percussão – João A. Vicente Miguel Nascimento Pedro Santos (mais tarde Pedro Moutinho, o fadista) Carlos Sombreireiro Nuno Emanuel Som: Fernando Carriço, Vasco Crespo e Pedro Costa Contra-Regra – Carlos Nascimento

- C.S.A.O. / C.I.S.A.O. e Maismúsica nos Festivais de Lisboa – “Outono em Lisboa” no Teatro S. Luís.Organização da Câmara Municipal de Lisboa.

- “Natal dos Hospitais” RTP. C.S.A.O. / C.I.S.A.O. e Maismúsica no Centro de Reabilitação de Alcoitão.Gravação de sete separadores para inserir no programa.Ministars integraram o espectáculo ao vivo.

- Participação no programa “Os Olhos da Lua” da RTP gravado no Cine-Teatro do Casino Estoril.Apresentação de Raul Solnado.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no Pavilhão Desportivo de Mafra.Convite da Câmara Municipal de Mafra.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no Salão Paroquial da Igreja de S. João de Brito em Lisboa.Festa de Natal da União de Bancos. - C.I.S.A.O., Ministars e Maismúsica na Festa de Natal da Pony Express no Forum Picoas, em Lisboa.

59

Page 60: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Edição do disco do C.I.S.A.O. “A Todos um Bom Natal” em cassete e CD.Editora Riso e Ritmo, Lda.

- Ministars na Festa de Natal da Câmara Municipal de Oeiras no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras.

- Ministars - Duas sessões de autógrafos no Continente de Alfragide, no Continente de Cascais e no Euromarchée, com a apresentação de três músicas do seu LP “Muit’a Nice”.

- Ministars – No programa “ET”, com o Júlio Isidro, gravação de uma canção.

- Ministars – No programa da Rádio Renascença “Despertar ao Vivo” de Natal, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- Ministars – No Teatro Capitólio com o Carlos Ribeiro.

Jan./1992 – C.I.S.A.O. abriu o espectáculo comemorativo do I Aniversário do Grupo de Dadores de Sangue dos B. V. do Estoril.No Cine-Teatro do Casino do Estoril.Com o Coro do Banco de Portugal e a Tuna do Banco de Portugal.

-Com-Clave e Ministars no Teatro S. Luís no 2.º Espectáculo de Solidariedade para com os Leprosos.

Fev./1992 – Participação no Concerto “Paz em Timor” na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.Organização da Associação Académica de Lisboa e apoio da Câmara Municipal de Lisboa..

- Colaboração na Gala da Associação Portuguesa de Miastenia Gravis, no Teatro S. Luiz em Lisboa.O tema “Foi Deus” (Alberto Janes/Arr. e Harm. César Batalha) em primeira audição, dedicado a D. Maria de Lurdes Janes, viúva de Alberto Janes, presente na Gala como convidada. Apresentação de Carlos Cruz.

- C.S.A.O. / C.I.S.A.O. /Maismúsica - Concerto no Salão dos Bombeiros Voluntários de Barcarena, convite da Junta de Freguesia.

- Concerto com o C.I.S.A.O., o Maismúsica, o Com-Clave e os Ministars, na Associação Recreativa de Chiqueda, Alcobaça, organizado pela Associação Nacional de Professores do Ensino Básico.

- Grande e interessantíssima entrevista em “O Jornal Ilustrado” de 7/2/92, realizada por Fernando Assis Pacheco com reportagem fotográfica de Inácio Ludgero. Mar./1992 – C.S.A.O. no Teatro Tivoli em Lisboa. Coro convidado no Encontro de Coros Bancários promovido pelo respectivo Sindicato.

- C.S.A.O. e Ministars no Salão de Música do Lion’s Clube de Sines.

60

Page 61: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação, como figurantes, no Festival da Canção/92 RTP gravado no Teatro S. Luiz em Lisboa.

- Ministars Hipermercado Continente no Porto.

- Ministars no Sport Algés e Dafundo na entrega de prémios às Crianças Poetas.

- Ministars no C. Comercial Palmeiras, em Oeiras nas Lojas Cenoura.A marca de roupas infantis Cenoura vestiu quase todos os grupos Ministars.

Abr./1992 – C.S.A.O., Maismúsica e Ministars no Pavilhão da Casa do Povo de Amiais de Baixo.

- Ministars em Évora na Gala Unicef na Universidade.

- Ministars no programa radiofónico “Despertar ao Vivo” apresentado do Cais de Alcântara por António Sala.

- Actuação dos Ministars na II Gala Alentejana dos Pequenos Cantores a favor da UNICEF, em Évora.Apoio da Região de Turismo de Évora.

- Ministars – Gravação nos Estúdios Miragem do Porto de uma participação na RTP.

Mai./1992 – Participação nas comemorações do 97.º aniversário da Academia Almadense, em Almada. Todos os agrupamentos no espectáculo “Noite do Coro de Santo Amaro de Oeiras”.

- Concerto para o Comité Especial de Agricultura – I Presidência Portuguesa da Comunidade Europeia – na capela do Palácio de S. Marcos, no distrito de Coimbra.Convite do Ministro da Agricultura, Dr. Arlindo Cunha.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica na Igreja de Santo António de Nova Oeiras.Convite do Pároco, Monsenhor Ferreira de Melo.

- C.I.S.A.O. – Actuação no Cinema Império em Lisboa , na III Convenção Internacional de Pintura em Porcelana.Convite da Associação Portuguesa de Cultura e Pintura em Porcelana.

- Ministars no Cascais Shoping – Aniversário do Continente, apresentação de Júlio Isidro (2 dias seguidos).

- Ministars no Centro de Saúde de Almada.

- Ministars em Oeiras, no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O.

- Ministars no Hipermercado Jumbo, no Porto.

Jun./1992 – C.S.A.O. e Ministars em Famalicão, Nazaré, no Club Recreativo Estrela do Norte.

61

Page 62: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, nas Festas do Concelho.

- C.I.S.A.O. na Sociedade União Sintrense, em Sintra, promovendo a sua escola de música.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Actuação no Oeiras-Cine.Festa organizada pela Associação de Pais da Escola N.º 3 de Oeiras.

- Ministars em Grândola a convite da Autarquia.

- Ministars em Venda Seca nos “Recreios de Venda Seca”.

- Ministars em Almeirim.

- Ministars no Super Espaço, supermercado na Benedita.

- Ministars na Piscina dos Olivais para a CERCIS.

- Ministars no Teatro Maria Matos na Gala Europeia dos Pequenos Cantores promovida por “Os Marujinhos” (Associação Juvenil de Desporto Cultura e recreio de S. Vicente de Fora). No mesmo dia, no Centro Comunitário de Carcavelos.

- Ministars – Actuação no Centro Comunitário de Carcavelos.

Jul./1992 – Ministars num cacilheiro no Rio Tejo a transmitir para o programa “Despertar ao Vivo”, apresentado na R.R. por António Sala. Set./1992 - C.I.S.A.O. no Estádio José Alvalade em Lisboa, integrando o concerto de Michael Jackson.

Out./1992 – Concerto comemorativo do 104.º aniversário da Sociedade Musical 5 de Outubro de Paio Pires, no Salão “J. Martins da Costa”.Apoio das Câmaras Municipais do Seixal e de Oeiras. - Ministars no Estúdio Namouche gravando o LP “Ministars 92”(3 dias).VI Grupo: Saíram o Pedro Melo e o Carlos Lopes. Entrou o Gilberto Medeiros (Gil) que não havia feito parte do C.I.S.A.O.António Manuel Rolo Duarte, José Niza e Teresa Garcia deixaram de pertencer à “equipa”.As versões passaram a ser escritas por Amadeu Diniz da Fonseca.Os coreógrafos foram variando.Editora: Edisom, Lda.

- Ministars gravando o Spot publicitário para o novo LP.

Nov./1992 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concertos de Natal na Igreja da Parede, Cascais e no Centro Comercial Alto da Barra em Oeiras.

62

Page 63: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. no Forte Catalazete em Oeiras, realizando uma actuação para as crianças refugiadas da Boznia.

- Edição do LP “Ministars 92”.

- Ministars na Feira Popular num programa apresentado por Carlos Ribeiro. Dez./1992 – Concerto de Natal na Igreja do Carmo em Tavira, no Algarve.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O., Contraponto e Maismúsica - Igreja de Carcavelos, Igreja de Coruche, Igreja de S. Domingos de Rana, Igreja de Santo António de Nova Oeiras, Almeirim, Caneças, Igreja de Paço de Arcos, Igreja de S. Julião da Barra em Oeiras.

Instrumentistas: Teclados – Fátima Baptista Catarina Melo Sousa Guitarra clássica – Fernanda Bessa Percussão – João A. Vicente Miguel Nascimento Paulo Cruz Som: Vasco Crespo, Jorge Vasquez e Miguel Henriques Contra-Regra – Carlos Nascimento

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal da União de Bancos, no Salão Paroquial da Igreja de S. João de Brito em Lisboa.

- C.I.S.A.O. no programa “Natal dos Hospitais” da RTP, difundido em directo do Hospital de S. José em Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “ Já cá canta”.Interpretou os temas de Lúcia Carvalho/César Batalha “Menino Jesus”, com solo de Miguel Rosa, e “A Todos um Bom Natal”.

- Ministars na Festa de Natal da Pony Express no Salão Paroquial da Igreja de S. João de Brito, em Lisboa.

- Ministars em Coimbra no Teatro Gil Vicente, para a UNICEF.

- Ministars no programa da RTP “Chá das Cinco”apresentado por Rosa Lobato Faria.A Rita Vargas foi entrevistada pela apresentadora do programa, como porta-voz do grupo, e saiu-se muito bem.

- Ministars no programa da RTP “Sons do Sol” apresentado por Júlio Isidro.

- Ministars em Coimbra para a Caixa Geral de Depósitos.

- Ministars no Teatro Villaret para o programa da R.R. “A Banda da Amizade” apresentado por Rosário Domingos.

- Ministars no Teatro Trindade em Lisboa para o INATEL.

63

Page 64: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars no Teatro Capitólio em Lisboa. Apresentação de Júlio Isidro.

- Ministars no Cinema S. Jorge, em Lisboa no programa da R.R. “Despertar ao Vivo”, apresentado por António Sala.

- Ministars no Centro Comunitário da Igreja de Carcavelos.

- Ministars no C. Comercial Palmeiras para o Gabinete de apoio à Juventude da Câmara Municipal de Oeiras.

Jan./1993 – Concerto na Aula Magna com o C.S.A.O. e a Banda Sinfónica da P.S.P., na Noite de Gala comemorativa do 60.º Aniversário da Casa dos Tabuenses.Participou também o grupo Ministars. Convite da Casa dos Tabuenses em Lisboa.Apresentação de Olga Cardoso e José Candeias.

- Actuação do Com-Clave no 2.º espectáculo de solidariedade com a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, no Teatro S. Luís em Lisboa.

- Ministars em Beja na Casa da Cultura para a Rádio Voz da Planície.

Fev./1993 – Participação do C.S.A.O. no grande espectáculo do Encerramento da Presidência Aberta na Área Metropolitana da Lisboa, que teve lugar no Pavilhão Carlos Lopes.

- Ministars no Externato Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa a convite de Amadeu Diniz da Fonseca.

- Ministars no Pavilhão J. Futebol Benfica com “Os Kapas”.

Mar./1993 – Concerto na Escola Secundária Sebastião e Silva (antigo Liceu de Oeiras), no pavilhão gimnodesportivo daquele estabelecimento de ensino, comemorando o seu 40.º aniversário.

- O C.I.S.A.O. gravou a canção “Volta, Cegonha” (Lúcia Carvalho/César Batalha) para ser inserida no videograma “As Cegonhas Voltarão”, destinado à emissão televisiva (RTP2) da Universidade Aberta (Tele-escola) e para ser enviado para uma estação de TV no Canadá.

- Ministars entrevista na Rádio Renascença com Ana do Carmo.

- Ministars em Bragança para a marca “Cenoura”.

Abr./1993 - Concerto comemorativo do 98.º Aniversário da Academia Almadense.C.S.A.O. e Banda Sinfónica da P.S.P. Direcção de César Batalha e do Major Silvério Campos.

- Ministars no Cascais Shopping para a marca de roupas “Cenoura”. No dia seguinte o mesmo espectáculo no C. Comercial Fonte Nova.

64

Page 65: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Ministars em Manique, no estúdio do Luís Filipe, gravando para a campanha “Pirilampo Mágico” da CERCIS. No mesmo dia no C. Comercial dos Olivais actuando para a marca de roupas “Cenoura”.

- Ministars no Pavilhão Desportivo de Évora a convite da Câmara Municipal.

Mai./1993 – Participação na cerimónia de casamento da Maria João Bessa (Contralto do Coro), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

- C.I.S.A.O. na Escola Primária N.º 4 em Tires, Cascais. Convite da Delegação Escolar da Parede na Exposição de Trabalhos dos Professores.

- Ministars no Jardim Zoológico de Lisboa em espectáculo apresentado por Ana do Carmo.

- Ministars no Casino da Figueira da Foz para a marca “Cenoura”.

- Ministars na Batalha (Porto do Carro e Maceira).

- Ministars em Aveiro no Salão Paroquial de Santa Joana, a convite da Junta de Freguesia.

- Ministars em Reguengos de Monsaraz no Cine-Teatro na III Gala Alentejana dos Pequenos Cantores a favor da UNICEF.

- Ministars – Actuação em Maceira, Batalha.

Jun./1993 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Jardim do Palácio de Seteais, em Sintra, com a presença do Presidente da República, Dr. Mário Soares e do Primeiro-Ministro, Dr. Aníbal Cavaco Silva.Convite da Presidência da República. - No mesmo dia, concerto na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos nas Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango.Convite da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- Comemorações do aniversário do C.I.A.A.C. (Centro de Instrução Antiaérea e Artilharia Costa.Concerto na Parada da Unidade, na cidadela de Cascais, a encerrar as Festas do Concelho e a assinalar o Dia do Patrono da Artilharia, Santo António.Homenagem e Louvor ao Maestro César Batalha que naquele Centro de Instrução cumpriu parte do seu serviço militar, onde se incluiu a formação e direcção de um agrupamento coral militar – o Coro do C.I.A.A.C.Convite da Câmara Municipal de Cascais.

- Concerto comemorativo dos 40 anos da Escola Secundária Sebastião e Silva (Liceu de Oeiras) no seu ginásio, desta vez com a presença de muitos dos antigos alunos daquele estabelecimento escolar.

65

Page 66: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Feita homenagem ao Maestro César Batalha como antigo aluno.

- Actuação do C.I.S.A.O. para a Associação Portuguesa de Deficientes, no Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Atlético de Queluz.

Jul./1993 – Concerto comemorativo dos 480 anos do Foral de Arcos de ValdevezConvite da Autarquia para ser realizado na Ínsua do Vez no dia 8 à noite.Por motivo do mau tempo que subitamente se fez sentir, o concerto teve lugar no dia 9 à tarde, na Igreja Matriz. Set./1993 – Comemorações do aniversário do Regimento de Infantaria 1 (R.I. 1).Concerto com a Banda do Exército na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz.Peças de conjunto dirigidas pelo Maestro César Batalha e pelo Major José Duarte Gaspar.

- Atribuição de Diplomas de Sócios Beneméritos a César Batalha e ao C.S.A.O., na pessoa do seu Presidente da Direcção, João de Almeida Vicente, pela Casa dos Tabuenses, em Sessão Solene realizada nos Paços do Concelho de Tábua.

Out./1993 – Participação na “Festa da Rua” de Filipe La Féria, em representação do Concelho de Oeiras, no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O. (3 dias).As condições adversas do tempo obstaram a que estes espectáculos se fizessem ao ar livre, como fora programado.

- Concerto na Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, Oeiras, dedicado à Terceira Idade.Convite da Associação de Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras.

- C.S.A.O./C.I.S.A.O. e Maismúsica - Colaboração no Festival de Patinagem Artística da Associação Desportiva de Oeiras, no seu Pavilhão Gimnodesportivo.

- Ministars no Estúdio das Olaias gravando o CD “É um Festival” (4 dias). VII Grupo: Ficou a Rita Vargas (V e VI grupos) e o Gilberto Medeiros (VI grupo).Entraram a Raquel Marques, a Sara Gonçalves, o Bruno Pinto, a Joana Pedro, o Michael Figueiredo, o Pedro Carvalho e a Cristina e Catarina Martins (gémeas).

Nov./1993 – Concerto no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O. com a Banda Sinfónica da P.S.P. Participou também o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.Organização da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- Ministars em Lisboa gravando para a Telecine o spot publicitário do novo trabalho discográfico.

- Ministars no Montijo gravando para o programa do Clube Disney apresentado por Júlio Isidro.

Dez./1993 – Concertos de Natal nas Igrejas de Paço de Arcos, de Santo António de Nova Oeiras, de S. Julião da Barra e nos Centros Comerciais Alto da Barra e das Palmeiras em Oeiras.

Instrumentistas: Teclados – Catarina Melo Sousa

66

Page 67: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Leonor Marques Guitarra – Fernanda Bessa Percussão – João A. Vicente Miguel Nascimento Paulo Cruz Técnicos de Som: Fernando Carriço e Miguel Henriques Contra-Regra – Carlos Nascimento

- Actuação para a Pony Express no Teatro Maria Matos em Lisboa.

- Concerto na Gare Marítima de Alcântara, na Sala dos Painéis de Almada Negreiros na 19.ª Conferência da EIBA.

- Natal dos Hospitais da RTP do Hospital Garcia de Orta em Almada.Foram convidados os dois coros para participar mas, devido a grandes falhas na organização do programa, vimo-nos forçados a negar essa participação.O grupo Ministars participou em directo. - C.I.S.A.O. – Participação no programa da TVI “A Casa do Tio Carlos”Apresentação de Carlos Alberto Moniz.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da TVI “Momentos de Glória”Apresentação de Manuel Luís Goucha.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal da União de Bancos no Centro Paroquial da Igreja de S. João de Brito.

- C.I.S.A.O – Festa de Natal no Colégio Assistência à Infância Santa Isabel, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Ministars na Festa de Natal da Pony Express, no Hotel Roma. - Edição do CD dos Ministars “É um Festival”.Editora: Edisom Lda.

- Ministars – Festa de Natal no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras. Jan./1994 – O concerto de Natal no Centro Comunitário de Alcabideche.Convite do Lions Clube de Cascais. Fev./1994 – Concerto na Aula Magna com a Banda Sinfónica da P.S.P. Convite da Casa dos Tabuenses em Lisboa. A favor das vítimas dos grandes incêndios em Tábua.Direcção do Maestro César Batalha e do Major Silvério Campos.Apresentação de Helena Ramos e Júlio Isidro.

- Participação no espectáculo “ÁfricAmiga”, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, transmitido pela RTP para todo o mundo.O Coro interpretou “Waliyulla”(canção do povo Ovimbundu-Angola/Arr. e Harm César Batalha) e “O Fortuna” (Carl Orff).Apresentação de Carlos Cruz.

67

Page 68: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Briosa e Gala.

- Ministars – Participação no IV Espectáculo de Solidariedade com os Leprosos, no Cinema Tivoli em Lisboa.Convite da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau.

Mar./1994 – Concerto no Salão do Colégio do Parque, das Doroteias, em Lisboa no 110.º aniversário da Igreja de Campolide.

- C.I.S.A.O. - Gravação nos Estúdios Valentim de Carvalho de uma participação no CD “Os Filhos da Madrugada”, dedicado à música de José Afonso.Editora: B.M.G. Convite de Tó Zé Brito e Manuel Faria.Este CD atingiu o Disco de Platina pelas vendas efectuadas.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa n.º 25 do “Clube Disney”, exibido no Canal 1 da RTP.Produção Fábrica de Imagens, Lda.

- C.I.S.A.O. e Ministars – Participação num espectáculo realizado na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a convite do Rotary Clube de Lisboa, a favor da Casa do Gaiato.Apresentadores: Serenela Andrade, Alice Cruz, Rui Romano e Luís Salgueiro.

- C.I.S.A.O. e Ministars, participação no espectáculo “Maldito Trânsito” na Praça dos Restauradores em Lisboa dirigido por Filipe la Feria e integrado na Campanha de Prevenção Rodoviária (2 dias).“No Comboio Descendente” (Fernando Pessoa/César Batalha), “Super-Boy” (Lúcia Carvalho/César Batalha) e “Vamos e Vivos” (Trovante) pelos Ministars.

Abr./1994 – C.S.A.O., participação no programa da SIC “Minas e Armadilhas” O Coro interpretou “Boa Viagem – Partida” (Temas populares e popularizados, arr e orq. César Batalha) e o tema principal do filme “A Pantera Cor-de-Rosa” (Mancini/ Arr. para coro César Batalha). Convite de Manolo Bello. Apresentação de Júlio César.

- Concerto no Centro Paroquial de Linda-a-Velha para a Liga dos Amigos de Linda-a-Velha.

- Concerto no salão comunitário da Cooperativa Nova Morada em Oeiras.Inauguração daquele complexo habitacional.

- O C.I.S.A.O. e os Ministars marcaram presença na gravação de som e imagem da campanha “Pirilampo Mágico/94”.Estúdio Datamúsica em Manique.

Mai./1994 – Programa “Um, Dois, Três...” gravado para a RTP no Cinema Europa em Lisboa.Tema: Mozart. “Coro dos Janízaros” e “Final” da ópera “O Rapto do Serralho”Apresentação de António Sala.

68

Page 69: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto comemorativo do 99.º aniversário da Academia de Instrução Familiar Almadense, em Almada.

- C.S.A.O. no Teatro Nacional de S. Carlos com a Banda Sinfónica da P.S.P. no aniversário da Polícia de Segurança Pública.Direcção: Major Silvério Campos e César Batalha, nas peças de conjunto.

- C.S.A.O. na Sociedade Filarmónica União Seixalense – Concerto integrado na Homenagem à Vinda da Imagem Peregrina de Fátima à Vigararia do Seixal.Convite da Paróquia do Seixal.

- Concerto na Adega Cooperativa de Colares, Sintra.Convite da Caixa Geral de Depósitos.

Jun./1994 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O., Missa Solene na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.Festa dos Francisquinhos organizada pela Unidade de Neonatologia do Hospital de S. Francisco Xavier.

- Concerto do C.S.A.O. com a Banda Sinfónica da P.S.P. na Casa da Pesca do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras.Convite da Câmara Municipal de Oeiras, estando este concerto integrado nas Festas do Concelho.

- Participação do C.S.A.O. no programa da RTP “Um, Dois, Três...”, gravado no Cinema Europa. Tema: C.E.E.O Coro interpretou um extracto da “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia de Beethoven.

- Concerto na Igreja Matriz de Belver, Gavião, nas comemorações do 8.º Centenário do Castelo de Belver.Primeira audição da peça “Belver”, composta por César Batalha para este acontecimento histórico.Convite da Câmara Municipal de Gavião.

- Participação do C.I.S.A.O. na festa da campanha “Pirilampo Mágico 94” da CERCIS, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- Ministars – Actuação na Festa dos Francisquinhos no Parque Municipal “Reserva dos Índios” (Alto da Serafina, Lisboa).Organização da Unidade de Neonatologia do Hospital S. Francisco Xavier.

Set./1994 – O C.I.S.A.O. participou na Sessão de Apresentação da Linha Verde “Recados da Criança” interpretando a canção de M.ª Alberta Meneres (letra) e César Batalha (música), “Recados da Criança”.A sessão teve lugar nos jardins da Provedoria de Justiça, em Lisboa. O convite feito ao Maestro César Batalha e ao Coro partiu do Senhor Provedor de Justiça, Dr. José Meneres Pimentel e teve a presença da Dra. Maria de Jesus Barroso, mulher do Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Out./1994 – Concerto no Centro Cultural de Benavente.

- Concerto no Centro Paroquial de Alfragide.

69

Page 70: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Gravação do CD “Oeiras”/ “Cantando” na Sede do Coro.“Oeiras” – Hino de Oeiras (Lúcia Carvalho/César Batalha)“Cantando” – Hino do C.S.A.O. (Amadeu Diniz da Fonseca/César Batalha).Editora: Datamúsica. Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- O grupo Ministars deixa de fazer parte do universo do C.S.A.O.Da Edisom, o grupo passou a gravar para a Vidisco, tendo de alterar o nome para Starkids.

Nov./1994 – Lançamento do CD do grupo Starkids “Sábado à Noite”, o único trabalho realizado ainda sob a alçada do C.S.A.O.Do grupo Starkids, formado também com elementos do C.I.S.A.O., fizeram parte: Raquel Marques, Sara Gonçalves, Bruno Pinto, Joana Pedro, Pedro Carvalho, Cristina e Catarina Martins(gémeas) e Michael Figueiredo (ex-Mnistars). Entraram Inês Cardoso, Maria Bonnet e Patrícia Antunes.Gravado no estúdio Datamúsica, em Manique, Cascais, as versões em português tiveram vários autores e direcção musical de Luís Filipe.Ana Teixeira (ex-Ministar) foi a responsável, junto da editora, pela imagem e acompanhamento do grupo.Coreografias ensaiadas no estúdio do coreógrafo, na Praça da Alegria em Lisboa e o transporte do grupo e acompanhantes foi facultado pela Câmara Municipal de Oeiras. Editora Vidisco.

Dez./1994 – Edição do CD “Oeiras”/ “Cantando”, ligado ainda às comemorações do 30.º aniversário do C.S.A.O. Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras. - C.S.A.O. no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém num espectáculo integrado na Campanha da Luta contra a Sida.

- C.S.A.O. e Contraponto, concerto de Natal na Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Lavradio.Convite da Câmara Municipal do Barreiro.

- C.S.A.O. e Contraponto, concerto de Natal no Auditório do C.O.S.F.A. em Oeiras, no 33.º aniversário do C.C.D. da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto – Concertos de Natal no Centro Comercial Alto da Barra e na Igreja de S. Julião da Barra, em Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Gravação na Datamúsica em Manique, Cascais, para acompanhar uma canção de Marco Paulo.Participação no programa da RTP “Eu Tenho Dois Amores”.Apresentação de Marco Paulo.

- C.I.S.A.O. – Participação numa Festa de Natal realizada no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.Convite da Câmara Municipal de Lisboa.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal da União de Bancos, no Salão Paroquial da Igreja de S. João de Brito.

70

Page 71: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. e Starkids – Participação num espectáculo Infantil e Juvenil integrado na Semana da Juventude / EXPO/JOVEM 94, na FIL – Pavilhão Ribeirinho, a favor do Centro Infantil Helen Keller.Organização do Rotary Clube de Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Starkids – Espectáculo para a Associação de Jovens Vértice de Coimbra.

- C.I.S.A.O. e Starkids – Participação na Festa de Natal realizada no Casino da Figueira da Foz em directo para a TVI.Apresentação de Julie Sargeant e Rogério Samora.

- C.I.S.A.O. e Starkids – Participação na Festa de Natal da Pony Express, no restaurante Montes Claros em Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Starkids – Participação na Festa de Natal da Rádio Comercial, transmitida em directo do Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.Apresentação de Carlos Ribeiro.

- Starkids – Participação no programa “Buereré Especial Natal”, gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho em Paço de Arcos.Apresentação de Ana Malhoa. - Starkids - Participação no programa de Júlio Isidro para a TVI. - Starkids – Actuação na Festa de natal dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Oeiras, no auditório da Escola Electromecânica de Paço de Arcos. - Starkids – Participação num programa da SIC, gravado no Circo Chen, na Outorela.

- Starkids – Actuação no espectáculo “Grande Circo dos Artistas”, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, promovido pelo Jardim Zoológico de Lisboa.

Jan./1995 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto de Natal no Centro Comercial das Palmeiras em Oeiras.Lançamento e apresentação aos oeirenses do CD “Oeiras”/ “Cantando”.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- Participação no programa da RTP “Um, Dois, Três...” sob o tema Beethoven, com o extracto da “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia deste compositor.Apresentação de António Sala.

- Concerto integrado na apresentação oficial da Associação Amigos de Oeiras, no Auditório do Complexo Social das Forças Armadas em Oeiras.

Mar./1995 – Programa da RTP “Zona Mais”, gravado no espaço “Loucuras”, em Lisboa.Tema: Jorge Amado. Cantámos “Foi Deus” (Alberto Janes – Arr. e Harm. César Batalha). O Coro foi captado ao vivo na plateia, sendo acompanhado por um naipe de instrumentistas de fado colocado no palco.

71

Page 72: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Presença do escritor brasileiro e de sua mulher.Apresentação de Carlos Cruz.

- Programa da RTP “Zona Mais”.Tema: Oscars de Cinema. Cantámos “Coro dos Janízaros” e “Final” da ópera “O Rapto do Serralho” de Mozart, evocando o filme “Amadeus”.Apresentação de Carlos Cruz.

Abr./1995 – C.S.A.O. e Banda Sinfónica da P.S.P. na Academia Almadense, em Almada, no centenário daquela instituição cultural.As peças de conjunto foram dirigidas por César Batalha e pelo Major Silvério Campos, alternadamente.

- Programa da RTP “Um, Dois, Três...” da RTP, gravado no cinema Europa em Lisboa.Tema: Veleiros. Cantámos “1492-Colombo” (Vangelis – Arr., Harm. e Letra de César Batalha), tema do filme “Cristóvão Colombo”.

- Iniciando um Ciclo de Concertos Pascais, O C.S.A.O. actuou na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. Organização das Juntas de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra e de Santa Maria de Belém. Mai./1995 – Concerto Pascal na Igreja de S. Julião da Barra em Oeiras.Organização da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- Concerto na Sociedade Recreativa de Almoçageme, Sintra, nas comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme.

- Convite da CERCIS aos Directores Artístico e Administrativo do C.S.A.O. para integrarem a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico/95”.

- Concerto Pascal na Igreja da Cruz Quebrada, Oeiras, por iniciativa das Juntas de Freguesia da Cruz Quebrada e Dafundo e de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Concerto no 60.º aniversário da secção portuguesa do St. Julian’s School em Carcavelos, Cascais.

Intrumentistas: Teclados – Catarina Melo Sousa Leonor Marques Guitarra clássica – Fernanda Bessa Baixo – Jorge Vasquez Percussão – João A. Vicente Paulo Cruz Luís Miguel Nascimento João Carlos Teixeira Rita Vargas Som: Vasco Crespo e João Pedro Silva Luz - José Piteira Apoio técnico – António Figueiredo Contra-Regra – Carlos Nascimento.

72

Page 73: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação, como artista convidado, no programa da SIC “Minas e Armadilhas” – Crianças, para ser difundido no Dia Mundial da Criança.Apresentação de Júlio César.Estúdios Costa do Castelo em Alcântara, Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Starkids – Gravação no estúdio Datamúsica em Manique, Cascais, para a campanha “Pirilampo Mágico 95”.Gravação do video-clip para divulgação nas instalações das CERCI no Livramento – Estoril.

Jun./1995 – Concerto na Igreja Paroquial da Sertã comemorando o Ano Internacional da Tolerância.Convite da Câmara Municipal da Sertã.

- Concerto com a Banda Sinfónica da P.S.P. no Teatro José Lúcio em Leiria, comemorando o 121.º aniversário do Comando da P.S.P. de Leiria.Maestros: César Batalha e Major Silvério Campos.

- Missa Solene na Sé Catedral de Lisboa para a imposição das insígnias a novos Cavaleiros da Ordem de Malta.

- Festejado o 35.º Aniversário do C.S.A.O. num almoço-convívio que juntou os actuais e bastantes antigos elementos do Coro.O convívio foi abrilhantado por um pequeno espectáculo de variedades preparado pelos coralistas mais jovens. Jul./1995 – Concerto na Fábrica de Pólvora de Barcarena.Simpósio Internacional de Imagem em Ginecologia e Obstetrícia.

- Digressão ao Minho. Concerto na Igreja do Espírito Santo em Arcos de Valdevez, nas comemorações do Dia do Concelho.Convite da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.Programado para se realizar na Ínsua do Rio Vez no sábado à noite. Tal não foi possível devido às súbitas e inesperadas variações climatéricas (chuva forte e trovoada violenta). O Coro actuou no domingo à tarde no templo já referido.

- Participação na Missa de casamento da Cláudia Pinheiro (Soprano do Coro), na Igreja Paroquial de Carcavelos.

Set./1995 – Concerto na Igreja do Carmo em Moura integrado no Festival de Música Clássica de Moura 1995.Organização da Câmara Municipal de Moura.

Out./1995 – Concerto na Igreja Paroquial da Amadora.Organização da Junta de Freguesia da Venteira, Amadora.

Termina a ligação do C.S.A.O. ao grupo Starkids, que fora criado para substituir os Ministars, por não se verificarem as condições de funcionamento requeridas pela Direcção do Coro.

73

Page 74: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na Igreja de Marinhais integrado nas Comemorações dos 700 anos do Foral de Salvaterra de Magos.Organização da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Nov./1995 – Concerto no Grande Auditório da FIL, em Lisboa.Feira das Indústrias da Cultura.

- Concerto na Igreja Matriz de Borba, integrado na Festa da Vinha e do Vinho, iniciativa da Câmara Municipal de Borba.

Dez./1995 – Gravado no Teatro Vasco Santana em Lisboa, programa da RTP2 “Marginalidades”, de Moita Flores.O Coro cantou “1492-Colombo” (Vangelis – Arr., Harm. e letra de César Batalha) e “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia de Beethoven.O Maestro César Batalha tomou parte na mesa redonda que debateu o tema “Coros e Bandas”.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Participação no programa “Big Show SIC”, grado no estúdio Valentim de Carvalho em Paço de Arcos, Oeiras.Interpretaram o tema “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Apresentação de João Baião.

- Concerto no Casino da Figueira da Foz a convite do INATEL de Coimbra e na Igreja de Santo Quintino em Sobral de Monte Agraço, a convite da Autarquia local.

- Participação no Concerto de Natal na Igreja do Carmo em Tavira.Organização da Junta de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira.

- Concerto na F.I.L. em Lisboa no convívio de Natal dos empregados da firma Rádio Marconi.Convite através do ex-Baixo Carlos Moreira.

- Concerto de Natal na Igreja Matriz da Sertã.Convite da Câmara Municipal da Sertã.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O., participação na Festa da Natal da Rádio Renascença, no Teatro Tivoli.Cantámos “O Pequeno Tambor” ( Simeone/Onorati – Versão L. Carvalho/Arr. e Harm. César Batalha) e “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Este foi o 500ª concerto do C.S.A.O.. Oferta do Coro ao seu Maestro de uma placa comemorativa dessa efeméride. António Sala, o apresentador do espectáculo, referiu com palavras elogiosas todo o trabalho do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no programa da SIC “Muita Louco”, gravado no estúdio da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos.Os dois coros cantaram “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha) e a equipa de produção brasileira chorou, por ser este o seu primeiro Natal passado fora do seu país.Apresentação de José Figueiras.

74

Page 75: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do CCD dos Trabalhadores da C.M. de Oeiras e Serviços Municipalizados, no no Pavilhão da Escola Electromecânica de Paço de Arcos.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal dos filhos dos empregados da firma Marconi, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.Organização de Carlos Moreira.

- C.I.S.A.O. na Festa de Natal dos trabalhadores aposentados da C.M. de Oeiras, que teve lugar no Salão Polivalente dos B.V. de Oeiras.

Jan./1996 – Participação num espectáculo no Cine-Teatro de Castro Verde, Beja para apresentação do CD “Cante de Natal e Ano Novo” integrando vários grupos corais alentejanos.

- C.I.S.A.O. – Gravações para o CD “Notas Amigas”, na Sede do Coro.Canções do reportório do Coro Infantil (Letras de autores vários/Música de César Batalha)Editora: Vidisco.

Fev./1996 – Concerto na Igreja de Salvador em Odemira Organização da Câmara Municipal de Odemira.

- C.I.S.A.O. – Continuação das gravações para o CD “Notas Amigas” na Sede do Coro. Abr./1996 – Intervenção na série da RTP “Polícias”, de Moita Flores gravada na Igreja de Vialonga.João Lagarto é o polícia Casimiro que, nas horas vagas, integra o Coro de Santo Amaro de Oeiras no naipe dos Baixos.

- Participação num trabalho discográfico do fadista António Pinto Basto, em duas faixas, uma as quais o tema popular “Ó Portela, vem à Janela”.

- Presença do Coro no encerramento do III Festival Internacional de Vídeo de Oeiras, o VIDOEIRAS, realizado no auditório do Taguspark.Cantou “Oeiras” (Lúcia Carvalho/César Batalha) e “Canção para Oeiras” (Carlos Mendes) acompanhando o autor.Iniciativa do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Oeiras, convite do seu Director, Dr. Luís Macedo e Sousa.

- Concerto comemorativo do 75.º aniversário, “Bodas de Diamante”, do Clube Desportivo de Paço de Arcos, na Igreja Paroquial de Paço de Arcos.Em extra-programa, o tema “Ricocó”, tradicional cantilena daquele clube, de que César Batalha fez o arranjo coral, para ser apresentado como surpresa e homenagem ao “Paço de Arcos”.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa da RTP “Parabéns” acompanhando Herman José numa canção (Letra de Rosa Lobato Faria dedicada aos artesãos, adaptada ao tema musical “Do re mi” do filme “Música no Coração”).Direcção musical de Pedro Duarte.Apresentação de Herman José.

75

Page 76: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Maio/1996 - Gravação de um ensaio do C.S.A.O. para figurar num dos episódios da série da RTP “Polícias”, de Moita Flores.Cantámos “Sempre Mais Além” (Morali/Belolo/Willis – Versão: L. Carvalho/Arr. e Harm.: César Batalha) e o Actor João Lagarto figurou como elemento do Coro no naipe dos Baixos.

- C.I.S.A.O. – Intervenção no espectáculo em directo para a RTP do Centro Cultural de Belém, “Gala Boa Sorte Portugal”, integrada na Candidatura de Portugal à realização do Campeonato Europeu de Futebol.

Jun./1996 – Filmagem de vídeo-clip na típica aldeia de Carvalhal, para o trecho já gravado “Ó Portela vem à janela” incluído no CD “Desde o Berço” do fadista António Pinto Basto.Produção da Edipim.

- Concerto em Santo André, no Salão do Grupo Desportivo da Petrogal, a convite do Lions Clube de Santiago do Cacém.

Jul./1996 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Início das gravações na Sede do C.S.A.O. do CD “Já é Natal”.Editora: Vidisco.

- Participação na cerimónia do casamento da Maria Leonor Marques, “Nonô” (Soprano e instrumentista do Coro, Coro Infantil, Ministars e Com-Clave), na Igreja da Cartuxa em Caxias, Oeiras.

Set./1996 – Concerto na Capela do Convento dos Frades, em Trancoso.Comemorações do V Centenário do nascimento naquela localidade do famoso poeta das profecias, Gonçalo Anes, o Bandarra.1.ª audição do trecho “Sempre Mais Além” (Go West),de Morali/Belolo/Willis, com arranjo e harmonização de César Batalha e versão de Lúcia Carvalho.

- Continuação das gravações destinadas ao CD “Já é Natal”.

Out./1996 – 36.º Aniversário do C.S.A.O. celebrado em concerto na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Amadora no XVII aniversário deste Município e, em diferido, no programa “Big Show SIC” (C.S.A.O. e C.I.S.A.O), apresentado por João Baião.Interpretação do tema “Parabéns à SIC”, orquestração de César Batalha.

- Gravação de “Kee Yeled” (canto hebraico anunciando a vinda do Messias, interpretado por quatro Baixos) na Igreja de Santo Quintino, em Sobral de Monte Agraço, para integrar o CD do Coro “Já é Natal!”.

Nov./1996 – Concerto no Centro Paroquial de Carnaxide a convite da Junta de Freguesia de Carnaxide.

- Concerto no encerramento do IV Encontro de Municípios com Centros Históricos, no Auditório Municipal de Oeiras (ex- Oeiras-Cine).Convite da Câmara Municipal de Oeiras. - C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Gravação na Igreja de Santo Quintino em Sobral de Monte Agraço de um vídeo-clip para promoção do CD “Já é Natal!”

76

Page 77: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Edição do CD “Já é Natal!” com o C.S.A.O. e o C.I.S.A.O.Produtor Nuno Carvalho. Editora Vidisco.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa infantil “SIC Buereré” gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho em Paço de Arcos, Oeiras.Apresentação de Ana Malhoa.

- C.I.S.A.O. – Concerto de Natal no Olivais Shoping Center, a pedido daquele centro comercial.

Dez./1996 – Participação no encontro de coros de Natal, na Igreja do Carmo em Tavira.O habitual convite da Junta de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira.

- Concerto de Natal na Igreja Matriz da Sertã.Convite da Câmara Municipal da Sertã.

- C.I.S.A.O. e C.S.A.O. no programa “Big Show SIC” de Natal. Interpretação do tema “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Apresentação de João Baião.

- Concerto comemorativo do XX aniversário do C.I.S.A.O. no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras e Exposição no átrio daquele mesmo local.Participação do C.S.A.O. e de muitíssimos antigos coralistas. O público não coube na sala, recentemente remodelada e ainda por inaugurar.Especial atenção do Presidente da Câmara de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, que muito vivamente quis homenagear o trabalho do Coro Infantil.

Instrumentistas: Teclados – Catarina Melo Sousa Leonor Marques Percussão – João A. Vicente Paulo Cruz Fernanda Bessa Carlos Nascimento Rita Vargas Guitarra clássica – Fernanda Bessa Som: Vasco Lima e João Pedro Apoio técnico – António Figueiredo Contra-Regra – Carlos Nascimento Apresentação de Filipa Ramires (ex-C.I. e ex-Ministar).

- C.I.S.A.O. – Concerto de Natal no restaurante Montes Claros em Lisboa, a pedido da firma Pony Express.

- C.I.S.A.O. – Concerto de Natal na Escola Electromecânica de Paço de Arcos, integrado nas comemorações do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.Convite do seu presidente, o ex-apresentador da RTP Manoel Caetano.

77

Page 78: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. no Convívio de Natal dos Associados Aposentados do C.C.D. da C.M. de Oeiras, no auditório do Complexo Social das Forças Armadas em Oeiras. Jan./1997 – Concerto na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa na Abertura do Ano Judicial.Convite do Ministério da Justiça.

- Concerto na Igreja Matriz de Arazede, Montemor-o-Velho, no encerramento das Festas de Homenagem a Angelino Ferrão, distinto músico daquela localidade. Fev./1997 – Participação no programa “Chuva de Estrelas” acompanhando a concorrente que interpretou a canção “Power of the Dream”, de Celine Dion.Estúdios da Endemol.

– C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Participação na inauguração do Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras (ex-Oeiras –Cine).Espectáculo coordenado por Alexandra Solnado.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Chuva de Estrelas” acompanhando o concorrente Francisco Relvas (que ainda passou pelo C.S.A.O.), intérprete da canção dos Ritual Tejo “Um, Dois, Três, vou nascer outra vez”.Estúdios da Endemol.

Mar./1997 – C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica - Concerto no Mosteiro da Batalha.Convite da Câmara Municipal da Batalha.Reportagem fotográfica espectacular. Uma das fotos serviu de capa ao Boletim Municipal da C.M. da Batalha (1.º Trimestre de 1997).

- Concerto no Salão Paroquial da Igreja de Queijas, Oeiras, no 3.º aniversário da Junta de Freguesia de Queijas.

- Gravação de “Alleluia” (Haendel) no Teatro Vasco Santana em Lisboa, para o último episódio da série da RTP “Polícias”, de Moita Flores.

– Concerto Pascal na Igreja de Santo Quintino em Sobral de Monte Agraço.Convite da Autarquia.

Abr./1997 – C.S.A.O. – Gravações na Sede do Coro do Hino Nacional, a pedido do Centro Nacional de Cultura, para ser inserido na Internet e do Hino Luso-Chinês (José Maria de Mendonça Júnior/Amílcar Morais), a pedido da Associação Luso-Chinesa.

- C.I.S.A.O. – Continuação das gravações, na Sede do Coro, do CD “Notas Amigas”.Editora: Vidisco.

Mai./1997 – Concerto na Academia Almadense, em Almada, para celebrar o seu aniversário.

- Participação de 15 coralistas no programa da SIC “All you need is love”, apresentado por Fátima Lopes.

78

Page 79: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Interpretámos os coros da canção “I believe I can fly”(R. Kelly), acompanhando um interveniente no programa.Fernanda Bessa (Contralto do Coro, Contraponto e ex-Com-Clave), ensaiou o grupo.

- Participação no “Mês do Bombeiro” actuando no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.Actuou também a Banda dos Bombeiros Voluntários de Barcarena.Organização do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.

- Participação na cerimónia de casamento da Sandra Anjos (Contralto do Coro) e do João Pedro (Técnico de som do Coro), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

- Concerto na Casa do Povo de Porto de Mós, Leiria, integrando a celebração do 11.º aniversário do Coral Vila Forte, de Porto de Mós.Convite da Casa do Povo de Porto de Mós.

- Participação na cerimónia de casamento e concerto na Quinta de Santa Mafalda, em Lentisqueira, Mira, Coimbra, a convite dos noivos.

- Participação do C.I.S.A.O. no espectáculo de homenagem a Igrejas Caeiro no Auditório Municipal de Linda-a-Velha.

- Participação do C.I.S.A.O. no encerramento dos “Jogos do Atlântico” na Piscina Oceânica de Oeiras.Primeira audição do trecho “Vou entrar nesta Festa”- Hino dos Jogos (Lúcia Carvalho/César Batalha) dedicado a este evento.

- Oferta da gravação do hino tradicional do Clube Desportivo de Paço de Arcos, “Ricocó”(orq. de César Batalha), apresentado pelo C.S.A.O. no concerto das Bodas de Diamante deste clube.

Jun./1997 – Missa Solene na Sé Patriarcal de Lisboa para a imposição das insígnias dos novos Cavaleiros da Soberana Ordem de Malta.Foi atribuído ao Coro o Diploma de Agradecimento desta Ordem.“Kyrie”, “Sanctus” e “Agnus Dei” em latim, foram os trechos propositadamente compostos por César Batalha para esta solenidade.

- Participação na cerimónia de casamento da Marta Nascimento (Soprano do Coro, ex-Coro Infantil, ex-Com-Clave) e do Pedro Chaves (ex-Coro Infantil), na Igreja Paroquial de Carcavelos, Cascais.

- Na Sessão Solene do aniversário do Concelho, a Directora do C.I.S.A.O., Ema Batalha, foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.I.S.A.O. – Concerto nos Jardins do Palácio de Queluz para um grupo de congressistas americanos – “Destination Portugal”.A coralista Sara Almas fez a apresentação das peças em inglês.

79

Page 80: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Out./1997 – Concerto na Sala dos Espelhos do Palácio de Queluz comemorando o 37.º aniversário do C.S.A.O. e integrando os festejos da elevação de Queluz a Cidade.Organização das Juntas de Freguesia de Queluz e de Oeiras e S. Julião da Barra.Primeira Audição de “Sunrise, sunset”(Sheldon Harnick/Jerry Bock), do musical “Um Violino no Telhado”.

- Concerto no Salão Polivalente do Sobreiro, Mafra.Organização conjunta das juntas de Freguesia do Sobreiro e de Oeiras e S. Julião da Barra.

- Concerto na Igreja de Muge, Salvaterra de Magos.Convite da Autarquia de Salvaterra de Magos.

- Um grupinho de 5 elementos do Coro Infantil gravou o acompanhamento a Luís Aleluia no CD “A Tabuada do Tonecas”.Catarina Henriques, David Caseiro, Sandra Godinho, Bruna Teixeira e Filipe Cara Nova.Editora: Strauss, produção e orientação musical de Jorge Quintela.

Nov./1997 – Concerto na Igreja Paroquial de Mação, Abrantes, na comemoração do 2.º centenário do Pe. António Pereira de Figueiredo, na sua terra natal.Primeira audição contemporânea de “O Jesu mi Dulcissime”, da autoria daquele insigne homem da Igreja e da cultura.Convite da Autarquia de Mação.

- Concerto no Convento do Beato em Lisboa, para encerramento do 3.º Congresso Científico dos Hospitais Civis de Lisboa.

- Concerto no Cine Teatro do Gavião, Abrantes.Convite da Câmara Municipal do Gavião.

- Edição do CD do C.I.S.A.O. “Notas Amigas”.Editora: Vidisco.

- C.I.S.A.O. – Gravação de um spot para promoção do CD “A Tabuada do Tonecas” com o actor Luís Aleluia, na sala de aula onde foi gravado o programa da RTP “As lições do Menino Tonecas”.Coreógrafa do grupo de crianças: Carla Andrino.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Big Show SIC” entoando o refrão da canção brasileira “Então é Natal”.

Dez./1997 – Concerto no Salão do Hotel Estoril-Sol no encerramento de uma Acção de Formação Médica sob o tema “Cuidados Continuados”.Presença de 5 elementos do C.I.S.A.O. no tema “A Todos um Bom Natal”.Convite da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. integraram o espectáculo transmitido pela RTP do Teatro Politeama, a favor da Casa do Artista, “Como pinta quem nunca pintou”, com a presença do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

80

Page 81: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

O C.I.S.A.O. abriu o espectáculo cantando “O Boneco Musical”(Lúcia Carvalho/César Batalha) acompanhado por um bailado coreografado por Fernando Lima, e o C.S.A.O. encerrou o espectáculo com o trecho “Sempre Mais Além”(Morali/Belolo/Willis – versão de L. Carvalho, arr. e harm. César Batalha). Apresentação de Carlos Cruz. Organização de Raul Solnado, Armando Cortês e Carlos Cruz.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. participaram juntos no programa “Big Show SIC”, interpretando dois temas de Natal: “Prenda de Natal” e “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).Apresentação de João Baião.

- C.I.S.A.O. – Com a actriz e coreógrafa Carla Andrino, o grupo de 5 elementos fez várias actuações com o Luís Aleluia para promoção do CD “A Tabuada do Tonecas”.Programas na RTP: “Há Horas Felizes”, “Um, Dois, Três”, “Praça da Alegria”, no Porto, “Natal dos Hospitais”, etc. - C.I.S.A.O. no Teatro Nacional D. Maria II colaborou na Festa do Aniversário da Sociedade Protectora dos Animais.Convite do seu presidente, o Comendador Tomé de Barros Queiroz.

- O C.I.S.A.O. novamente no Teatro Nacional D. Maria II para iniciar o espectáculo da Festa de Natal dos Trabalhadores daquele Teatro.Convite e apresentação do Actor Alberto Villar.

- C.I.S.A.O. no programa “Jardim das Estrelas” no Cine-Teatro do Casino Estoril. Apresentação de Júlio Isidro e difundido em directo pela RTP Internacional.

- C.I.S.A.O. – Participação na Festa de Natal do CCD da Câmara Municipal de Oeiras, na Escola Electromecânica de Paço de Arcos, Oeiras.

Jan./1998 – Programa “Acontece” gravado para a RTP2 na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional de Queluz.Cantámos “Sempre Mais Além” (Morali/Belolo/Willis – Versão de L. Carvalho/Arr. e Orq. César Batalha), apresentado por Carlos Pinto Coelho.

Mar./1998 – Teatro Maria Matos, na Gala Rotaract comemorativa do 30.º aniversário do Rotary Club no Mundo.Apoio do Centro Helen Keller.

- “Obrigado por tudo” da RTP, gravado na Tobis Portuguesa, a convite de uma antiga coralista (Natália-Contralto), interveniente no programa .O C.S.A.O. interpretou “Sempre Mais Além” (Morali/Belolo/Willis – Versão L. Carvalho/Arr. e Harm. César Batalha).Apresentação de Serenella Andrade.

Abr./1998 – Participação no encerramento de uma série do programa “Um, Dois, Três...” da RTP.Apresentámos “Sempre Mais Além” (Morali/Belolo/Willis – Versão Lúcia Carvalho/Arr. e Harm. César Batalha).

81

Page 82: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Apresentação de Carlos Cruz.

- Concerto na Igreja de S. Francisco em Lamego integrado nas celebrações da Semana Santa.Convite da Câmara Municipal de Lamego.

- Concerto no Auditório Central da Estação Agronómica Nacional na sessão de abertura da 4.ª Semana das Interculturas, a convite da Associação de Pais da Escola Secundária Quinta do Marquês em Oeiras.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto, no Auditório Eunice Muñoz em Oeiras, interpretando a primeira audição de “Vídeo-Show”, colectânea de músicas de cinema feita por César Batalha para o IV Festival Internacional de Vídeo de Oeiras e alguns temas de filmes que ficaram célebres .Convite do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras. Mai./1998 – Concerto no Claustro do Convento de Penha Longa oferecido a um grupo de administradores belgas.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Contraponto - Repetição do programa sobre temas cinematográficos no Auditório Municipal Eunice Muñoz, celebrando o Aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.Foi assinado um protocolo entre o C.S.A.O. (João de Almeida Vicente – Director do Coro) e a Junta de Freguesia (Dr. Carlos Estorninho - Presidente da Junta) para que se realizem dois concertos anuais destinados à população de Oeiras, um no aniversário da Junta de Freguesia e outro no Natal.

Jun./1998 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades celebrado na Pala do Pavilhão de Portugal na EXPO’98.Primeira audição de “Dai-nos de novo...”(Manuel Alegre/César Batalha) na presença do autor do poema.Convite do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Jul./1998 – O C.I.S.A.O. apresentou o CD “Notas Amigas” no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras. Actuou também com o C.S.A.O. interpretando “Vídeo-Show”. Fecho do ano coral 1997/98 e entrega de diplomas aos coralistas que atingiram o limite da idade para integrar o Coro Infantil.Apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Mesa de mistura e Som – Vasco Lima Apoio Técnico – João de A. Vicente António Figueiredo Contra-Regra – Carlos Nascimento

- Participação na cerimónia do casamento da Catarina Melo e Sousa (instrumentista do Coro, Contraponto, ex-C.I.S.A.O. e ex-Com-Clave), na Igreja Paroquial da Parede, Cascais.Acompanhou o Coro nas teclas o músico Sieghfried Sügg.

82

Page 83: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Set./1998 – Na Feira Popular de Lisboa, integrando a representação do Concelho, na Semana de Oeiras.Primeira audição da peça “Canção de Lisboa” (José Galhardo / Raul Portela e Raul Ferrão – Arr. e Orq. De César Batalha). Convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.

- Um pequeno grupo do C.I.S.A.O. gravou um tema musical destinado à Campanha do Mundial de Futebol 2004.Catarina Henriques, Sandra Godinho, Joana Lima, Paula Jorge, Bruna Teixeira e Rita Crespo. Direcção musical de Jorge Quintela.Convite de Carlos Cruz, organizador daquela Campanha.

Out./1998 – C.S.A.O., Contraponto e um pequeno grupo do C.I.S.A.O. - Concerto no Mosteiro de Alcobaça, a convite da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.Primeira audição da peça “Pensamento”, composta por César Batalha para o grupo instrumental Contraponto.

- C.S.A.O., Contraponto e um pequeno grupo do C.I.S.A.O. - Concerto na Igreja de Cristo Rei na Portela comemorativo do 13.º aniversário da Freguesia da Portela, Loures.

- Participação no espectáculo de homenagem feita aos 60 anos de carreira do Actor-Encenador Jacinto Ramos, na Sala Garrett do Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa.

- Concerto na antiga Sala de Jantar do Mosteiro dos Jerónimos para os participantes na 10.ª Reunião do Grupo G7/GOL.Convite da Missão para a Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

- Concerto pelo C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras integrado no VII Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras. - C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no encerramento do CINE’ECO/98 – IV Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, no Cine-Teatro Jardim em Seia.Apresentámos o programa “Vídeo Show”, a convite do cineasta Lauro António.Organização da Câmara Municipal de Seia.

- Concerto do C.I.S.A.O. no Centro Escolar Turístico e Hoteleiro do Estoril no encerramento do Congresso Mundial de Patologia Pediátrica.

- Registo oficial, no Departamento de Registo de Propriedade, dos nomes Coro de Santo Amaro de Oeiras e Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

Nov./1998 – Participação no programa “Chuva de Estrelas” da SIC, acompanhando a concorrente que interpretou Emma Shapplin.Fernanda Bessa (Contralto do Coro, instrumentista, Contraponto e ex-Com-Clave) teve a seu cargo os ensaios.

- ECAMO/98 – Final no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.Primeira audição de um extracto da peça “Italienischer Salat” (Salada Italiana) de Richard Genée.Organização do Coro de Santo Amaro de Oeiras. Convívio no Pavilhão Gimnodesportivo da A.D.O.

83

Page 84: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. e Maismúsica - Concerto de Natal no Centro Comercial Oeiras Parque.Convite da Administração do Centro.

- C.I.S.A.O. - Gravação na Sede do Coro do tema “É Assim o Dia de Natal”(Lúcia Carvalho/César Batalha), para ser integrado no CD “Já é Natal!” (edição repetida).Produtora: NZ Produções. Editora: Vidisco.

Dez./1998 – Múltiplos concertos de Natal com todos os agrupamentos do Coro: Centro Comercial Oeiras Parque (dedicado ao Movimento de Apoio do Combate à Sida);Colégio S. João de Brito em Lisboa (dedicado pela Junta de Freguesia do Lumiar à Associação dos Deficientes das Forças Armadas);Igreja de Santo António de Nova Oeiras, sob a égide da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra;Sé Patriarcal de Santarém, a convite da Câmara Municipal daquela cidade;Igreja de Salvador em Odemira,(C.S.A.O. e Maismúsica), patrocínio da Autarquia local;Centro Comercial Alto da Barra, só o C.I.S.A.O.;Festa de Natal dos Reformados do C.C.D. de Oeiras, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, só o C.I.S.A.O.

- Na Tobis Portuguesa, participação no programa “O Amigo Público”, para ser transmitido pela RTP na véspera de Natal.Temas apresentados: “Linda Noite de Natal” (Tradicional algarvio/Arr. e Harm. de César Batalha) e “Já é Natal!” (Joy to the World) (G. F. Haendel/Versão de Lúcia Carvalho/Orq. de César Batalha). Apresentação de Júlio Isidro.

- Concerto de Natal no Pavilhão Atlântico do Parque das Nações.9.000 pessoas a cantar “A Todos um Bom Natal”!Organização da “Tournée”, convite da administração do Pavilhão Atlântico (João Soares Louro).

- Em directo na SIC participação no programa “Roda dos Milhões”, do estúdio Valentim de Carvalho em Paço de Arcos, interpretando “A Todos um Bom Natal”.Apresentação de Jorge Gabriel.

Jan./1999 – Concerto no Teatro Cinema Municipal de Ponte de SorConvite da Autarquia e da Junta de Freguesia locais. Fev./1999 – Concerto no Pavilhão das Feiras no Cartaxo, Santarém, a favor de uma jovem sinistrada.Organização da Junta de Freguesia de Vale da Pinta. Apoio da Câmara Municipal do Cartaxo.

Mar./1999 – Concerto na Sala dos Espelhos do Palácio de Queluz, no encerramento de um congresso médico.

- Concerto no Auditório Municipal de Vila do Conde integrado nas “Aguarelas de Março”.Organização do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde.

84

Page 85: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Abr./1999 – Concerto no 69.º aniversário do Grupo de Instrução Musical e Desportiva de Abóboda, Cascais.

- Participação no espectáculo comemorativo do 93.º aniversário da Associação Desportiva de Oeiras, no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.

Mai./1999 – Concerto na Igreja da Cartuxa, em Caxias, Oeiras.Convite da Congregação de Nossa Senhora das Dores.

- Concerto com todos os agrupamentos do Coro no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras, comemorando o 99.º aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.Primeira audição da peça “Signore delle Cime” (G. De Marzi/Arr. e Orq. César Batalha).

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação na Sede do Coro de uma participação no CD do grupo “Anjos”.NZ Produções. Vasco Lima (ex-Tenor do Coro, ex-instrumentista, ex-Com-Clave, ex-Técnico de som) orientou as gravações.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Concerto no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, comemorando o 99.º aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, numa tarde dedicada às crianças.

- Alguns elementos do C.I.S.A.O. e do Maismúsica participaram no programa “Roda dos Milhões” da SIC acompanhando o padre brasileiro Marcelo Rossi em duas das suas canções.Estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos. Jun./1999 – Concerto nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras na comemoração do 20.º aniversário do Instituto Nacional de Administração.Presente Sua Excelência O Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

- Concerto no Teatro Garcia de Resende em Évora, integrado nas festividades da Feira de S. João.Convite da Associação dos Deficientes da Forças Armadas (Delegação de Évora), na comemoração do seu 25.º aniversário. Apoio da Câmara Municipal de Évora.

- Concerto na Gare Marítima de Alcântara – Sala dos Painéis de Almada Negreiros - a finalizar a 2.ª Conferência Internacional de Engenharia Geotécnica.Convite da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

- Concerto no Centro Cultural de Ansião, Leiria.Convite da Câmara Municipal de Ansião.

Jul./1999 – Participação na cerimónia de casamento da Inês Sombreireiro (Soprano do Coro, ex-C.I., ex-Ministars), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

Out./1999 – Concerto no Fórum Lisboa integrado na Sessão Comemorativa do X aniversário da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

85

Page 86: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Gravação pelo C.I.S.A.O. de “O Sonho do Menino” (Música tradicional/Versão de Lúcia Carvalho/Orq. de César Batalha), para ser incluída no programa da SIC “Tele-Tubbies” e na vídeo-cassete para ser editada no Natal.Produtora: Quevídeo.

Nov./1999 – Concerto na Sessão Solene de Abertura do Fórum de Municípios Europeus, no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.Convite da Câmara Municipal de Oeiras.

- Participação no IV Encontro de Coros do Concelho de Miranda do Corvo, Coimbra, na Igreja do Mosteiro da Santa Maria de Semide.Convite da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

- Concerto do C.I.S.A.O. na Biblioteca Municipal de Oeiras encerrando o Congresso de Associações de Pais do Concelho de Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Concerto integrado nas comemorações do 1.º Aniversário do Concelho de Trofa no Salão dos Bombeiros Voluntários.Convite da Câmara Municipal de Trofa.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no Teatro Maria Matos integrando a gravação do programa “A SIC no País do Pai Natal”.Apresentação de Catarina Furtado. - Concerto do C.I.S.A.O. e do Maismúsica no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras iniciando o ciclo “Manhãs Infantis”.Organização da Câmara Municipal de Oeiras.

Dez./1999 – No Teatro Tivoli em Lisboa, participação no espectáculo a favor da Associação “Abraço”. O Coro abriu o espectáculo com o tema “Sempre Mais Além”(Morali/Belolo/Willis/Versão Lúcia Carvalho/Arr. e harm. César Batalha).Convite de Carlos Castro, Produções.

- Todos os agrupamentos num concerto de Natal na Igreja de Salvador em Odemira.Organização da Câmara Municipal de Odemira.

- Concerto misto (peças de Natal e outras) no Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa.Participação de cinco elementos do C.I.S.A.O.

- Concerto de Natal em Oeiras, na Igreja de S. Julião da Barra. Todos os agrupamentos.Organização da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no concerto de Natal no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações em Lisboa.Espectáculo gravado e transmitido em diferido pela RTP no dia de Natal.

86

Page 87: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. - Participação no programa da RTP “Santa Casa”, nos estúdios RTP do Lumiar.Cantámos os temas “O Pequeno Tambor” (Simeone/Onorati – Versão L. Carvalho/ Arr. e Harm. César Batalha) e “A Todos um Bom Natal” (L. Carvalho / César Batalha.Apresentação de Luís Goucha.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Participação no programa “Big Show SIC” de Natal, gravado nos estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos. Apresentação de João Baião.

- Concerto de Natal com todos os agrupamentos na Igreja de Santo Quintino em Sobral de Monte Agraço.Convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Concerto de Natal no Salão Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, para a ACAPO.

- Concerto e entrevistas em directo pela RDP Internacional do C.I.S.A.O. e do Maismúsica.

Jan./2000 – Participação do C.S.A.O. e do Contraponto nos Concertos Corais dos Coros Amadores do Concelho de Oeiras realizando um concerto de Ano Novo – Ano do Jubileu - na Igreja Paroquial de Paço de Arcos.Actuou também o Coro da Imaculada de Paço de Arcos.Organização do Departamento de Acção Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

Mar./2000 – C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação na Sede do Coro da canção para a Campanha “Pirilampo Mágico/2000”, da autoria de Fernando Girão.

- 1.º Workshop do C.S.A.O.Realizado no INATEL da Foz do Arelho, teve uma grande adesão de todo o Coro.Tema tratado pelo Maestro César Batalha: Introdução à leitura da escrita musical.

- Fotografia oficial do Coro para as comemorações do 40.º aniversário nos Jardins do Palácio do Marquês em Oeiras, junto às duas araucárias que são o símbolo do C.S.A.O.Trabalho oferecido ao Coro pelo Professor Mário Brás do I.A.D.E., a pedido do Soprano Ana Olivença.

- Colaboração do C.I.S.A.O. e Maismúsica numa gravação a incluir num CD do fadista Nuno da Câmara Pereira.

Abr./2000 – Participação no CD de promoção da Campanha “Pirilampo Mágico 2000”.Gravação de vídeo-clip nas instalações da CERCIS, no Livramento, S. Pedro do Estoril.Na Comissão de Honra, como sempre, o Maestro César Batalha e o Director do C.S.A.O., João Vicente.

- Concerto no Salão de Festas de Moscavide, Loures, a assinalar o dia 25 de Abril.Convite da Junta de Freguesia de Moscavide.

87

Page 88: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Concerto na Igreja de S. Miguel de Queijas, Oeiras, na inauguração das pinturas murais realizadas naquele templo.Convite do Pároco de Queijas com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.Nota: O C.S.A.O. cantou nesta Igreja aquando da elevação de Queijas a Paróquia, precisamente em 1987.

- C.I.S.A.O. – Visita ao Centro Equestre João Cardiga para ensaio do programa a apresentar na “Festa do Cavalo” a realizar em Porto Salvo, Oeiras.

Mai./2000 – Incluída nas comemorações do 40.º Aniversário do C.S.A.O., digressão à Região Autónoma dos Açores – Concertos nas ilhas Terceira (Angra do Heroísmo e Praia da Vitória) e S. Miguel (Ribeira Grande e Ponta Delgada), integrando também coros e bandas locais.Apoio do Governo Regional e do Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Dr. Alberto Sampaio da Nóvoa, (Tenor do C.S.A.O.) e da Câmara Municipal de Oeiras.

- Medalha comemorativa dos 40 anos do Coro da autoria de Ana Olivença, Soprano.Edição da Câmara Municipal de Oeiras.

- Concerto do C.I.S.A.O. na “Festa do Cavalo”, no Largo junto à Igreja de Porto Salvo, Oeiras.Organização do Centro Equestre João Cardiga.“Os cavalinhos a saltar e os meninos a cantar...”

- Participação do C.I.S.A.O. e do Maismúsica no programa “Os Meninos de Oiro” em Paço de Arcos, Oeiras, transmitido pela TVI e gravado nos Estúdios Valentim de Carvalho, celebrando a visita do Papa João Paulo II a Portugal.Interpretou o tema “O Sanctissima” (Tradicional com arranjo e orquestração de César Batalha).Apresentação de Fialho Gouveia..

Jun./2000 – Inauguração do busto do Maestro César Batalha no Dia do Concelho (7 de Junho), no Largo Avião Lusitânia, junto ao edifício da Câmara Municipal de Oeiras.Autor da escultura, Mestre Francisco Simões por encomenda da Câmara Municipal de Oeiras.

- Concerto na Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, em Olivais, Lisboa, integrado nas comemorações do 114.º aniversário desta colectividade.

- Concerto na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação em Vinhais, Trás-os-Montes.Convite da Câmara Municipal de Vinhais em parceria com o Município de Oeiras.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. realizaram o “Concerto de Verão” no Auditório do St. Julian´s School, em Carcavelos, Cascais.

- Concerto com todos os agrupamentos integrado no Festival de Patinagem Artística no Pavilhão Gimnodesportivo da Associação Desportiva de Oeiras. Canto em coro e dança patinada em simultâneo.Homenagem ao Maestro César Batalha feita pelos membros directivos da A.D.O.

Jul./2000 – Dois concertos no encerramento da V Edição do Festival Internacional de Vídeo de Oeiras, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Todos os agrupamentos do Coro.

88

Page 89: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

C.S.A.O. e C.I.S.A.O. interpretaram a peça “Vídeo-Show”.Convite do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras.

Set./2000 – Concerto comemorativo do 40.º aniversário do C.S.A.O. no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Todos os agrupamentos do Coro.Deveria ter tido lugar no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, frente à Igreja Matriz, mas as condições climatéricas não o permitiram.

- Grandes painéis, colocados em vários locais do Concelho, para divulgação das comemorações dos 40 anos do Coro com a fotografia oficial tirada junto às araucárias do Jardim do Palácio do Marquês em Oeiras.Iniciativa do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiaras.

- Sessão Solene e Abertura da Exposição – “Os 40 anos do C.S.A.O.” no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.Apresentação da vídeo-cassete com material retirado dos arquivos do Maestro César Batalha por António Figueiredo e encomendada à Duvídeo com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras, através do seu Gabinete de Comunicação.A Igrejas Caeiro, Amigo de sempre, coube fazer o elogio do Coro.

- Cedência ao C.S.A.O. da sala contígua à Sede pela Câmara Municipal de Oeiras, destinada à arrumação de todo o material e instrumental.

Out./2000 - Concerto integrado nos “Sons de Outono 2000”, na Igreja de Muge, iniciativa da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- Concerto no Teatro-Cine da Covilhã integrado nas comemorações do 130.º aniversário da Cidade, convite da Câmara Municipal da Covilhã.

Nov./2000 – O Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras e o Maismúsica colaboraram novamente com a ACAPO actuando no Salão Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.

- C.I.S.A.O. na Sede do Rancho Folclórico do Carregado, Alenquer.

- Actuação do C.I.S.A.O. e do Maismúsica no programa “A SIC no País do Natal” no Espaço da Criança do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.Produtora: Quevídeo.

Dez./2000 – Edição em volume das “Notas Informativas” (35 números, de 1985 a 2000), com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e execução do seu Gabinete de Comunicação.

- Participação num espectáculo a favor da Sociedade Protectora dos Animais, no Fórum Lisboa – Festa Comemorativa do seu 150.º aniversário.

- Participação num espectáculo comemorativo do aniversário do Hospital de Santa Maria, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

- Concerto na Igreja da Graça em Santarém, integrado na cerimónia de outorgas de condecorações da Ordem de Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral.

89

Page 90: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Presentes, altas individualidades de Portugal e da Embaixada do Brasil.Convite da Câmara Municipal de Santarém.

- Concertos de Natal.Todos os agrupamentos: Igreja da Cartuxa, em Caxias; Igreja do Livramento, Mafra; Igreja de Santo António de Nova Oeiras; Igreja de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha. E só o C.I.S.A.O e Maismúsica: Olivais Center, Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras, a convite do I.N.A (Instituto Nacional de Administração) e na Sede da E.D.P. (Electricidade de Portugal), em Lisboa.

- C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – Gravação do programa “A Arte do Natal” para a Universidade Aberta – Instituto da Comunicação Multimédia, Ministério da Educação, a ser transmitida pela RTP2. Realizador: Luís Armando.

- Ano após ano, a participação do C.I.S.A.O. e do Maismúsica no programa da RTP “Natal dos Hospitais”, este ano em directo do Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

Jan./2001 – Concerto na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha integrado nos Concertos Corais pelos Coros Amadores do Concelho de Oeiras.Estreia do instrumentista Pedro Faro, que acompanhou com guitarra de fado o tema “Foi Deus” (Alberto Janes/Arr. e orq. De César Batalha). Iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras.

Fev./2001 – Visita à Casa do Artista em Lisboa.Convite do Raul Solnado, da Manuela Maria e do Armando Cortês, que nos acolheram e acompanharam com o maior carinho.

Mar./2001 – Concerto de Primavera no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, a convite da Associação dos Deficientes das Forças Armadas – Delegação de Castelo Branco.

- Convite ao Maestro César Batalha e ao Director do C.S.A.O., João Vicente, para integrarem a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico 2001”.

Abr./2001 – Concerto na Igreja de Nossa Senhora de Penha de França, em Lisboa, nas comemorações dos 83 anos daquela Freguesia e no 27.º aniversário do 25 de Abril.Convite da Junta de Freguesia de Penha de França.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Curto-Circuito” da SIC Radical.Apresentação de Rui Unas e Fernando Alvim.

Mai./2001 – C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica - Concerto no Cine-Teatro Viriato e Missa na Sé de Viseu para a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, no seu 27.º aniversário.

- Concerto do C.I.S.A.O. e Maismúsica no Pavilhão Gimnodesportivo do Estádio 1.º de Maio, em Lisboa, no 8.º Encontro da Terceira Idade.Convite da Câmara Municipal de Lisboa.

90

Page 91: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Jun./2001 – Dois concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, o primeiro no Pátio do Palácio do Marquês em Oeiras e o segundo no Auditório Fernando Lopes Graça, no Parque de Palmela em Cascais.Direcção de César Batalha e Nikolay Lalov.

Out./2001 – C.S.A.O. e o grupo Contraponto - Concerto do 25.º Aniversário da Cooperativa Nova Morada em Oeiras. - Concerto na Igreja de Carcavelos no 100.º aniversário da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos.

- C.S.A.O. e o grupo Contraponto - Concerto na Igreja de Marinhais, Salvaterra de Magos, integrado nos “Sons de Outono 2001”, iniciativa da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- Gravação, na Sede do Coro, de uma intervenção do C.I.S.A.O. numa canção para um CD dos cantores Anjos.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação do tema “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha) nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, para integrar um vídeo de Boas Festas da Câmara Municipal de Oeiras.No mesmo dia se fotografou o C.I.S.A.O., por obséquio do Gabinete de Comunicação da Autarquia de Oeiras, para servir como foto oficial das comemorações do seu 25.º aniversário.

Nov./2001 – Concerto na Igreja Paroquial do Carregado, Alenquer.Convite da Câmara Municipal de Alenquer.

- Convite da FENACERCI dirigido ao Maestro César Batalha e ao Director do Coro, João Vicente, para integrarem a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico 2002”.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica - Gravação para o programa “A SIC no País do Natal” no Pavilhão do Futuro, no Parque das Nações em Lisboa. Produtora: Quevídeo.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica - Gravação em Óbidos do “spot” para a promoção televisiva do CD dos Anjos.Produtora: Dagbert Filmes, Lda. - Reedição em CD do primeiro LP do C.I.S.A.O. “Uma Dúzia de Canções” e do LP “A Todos um Bom Natal”.Editora: Movieplay.

- C.I.S.A.O. e o grupo Maismúsica - Filmagem de um vídeo com a canção “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha), no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras, destinado às Boas Festas da Câmara Municipal de Oeiras.Na mesma ocasião, foi feita a foto dos 25 anos do C.I.S.A.O., oferecida pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras.

91

Page 92: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Dez./2001 – Concerto com todos os agrupamentos do Coro no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras comemorativo do 25.º Aniversário do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.A remodelação do Auditório ainda não tinha sido inaugurada mas, por especial cortesia do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, a sala foi cedida para esta comemoração.Um momento inesquecível foi aquele em que o Coro Infantil interpretou a peça do reportório do Coro Adulto “Piff, Paff, Pouff” (da opereta “La Grande Duchesse de Gerolstein” de Offenbach), sendo solista o Soprano II João Martel.O Coro Adulto, em resposta e esta “provocação”, cantou a canção “Eu Vi um Sapo” (Lúcia Carvalho/César Batalha), com o Baixo Arq.º Jorge Viana a fazer o solo.Presentes tantos ex-coralistas, que não couberam na sala. Entraram no final pelas traseiras do Auditório, enchendo o palco e tomando parte deste modo na homenagem feita ao Coro Infantil.Reportagem do evento no programa da RTP2 “Acontece” com Carlos Pinto Coelho.

- Concertos de Natal por todos os agrupamentos do Coro na Academia Almadense em Almada (Homenagem feita pelo Coro Infantil a Nuno Gomes dos Santos, Amigo e autor da letra da canção “As Notas Amigas”), na Igreja de S. Julião da Barra, em Oeiras e pelo C.I.S.A.O. e Maismúsica na Festa de Natal do jornal “Correio da Linha”, no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, em Lisboa e actuação no programa da RTP “Natal dos Hospitais”, no Centro de Recuperação de Alcoitão.

- Atribuição ao C.I.S.A.O. de um louvor, na passagem do seu 25.º aniversário, pela Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.I.S.A.O. na 1.ª Grande Festa de Natal do jornal regional “Correio da Linha”, no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica - Concerto de Natal na Basílica do Convento de Mafra oferecido às crianças das escolas da região.Convite do Museu Nacional de Mafra.

- Actuação do C.I.S.A.O. e Maismúsica acompanhando os Anjos no programa “HermanSIC”, gravado no Circo Cardinali, montado no Euro Parque, junto ao Parque das Nações, em Lisboa.

Jan./2002 – C.S.A.O. e Maismúsica - Concerto na Igreja Paroquial de S. Miguel de Queijas, integrado nos Concertos dos Coros Amadores do Concelho de Oeiras, iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras.

Fev./2002 – Início das gravações na Sede do Coro do CD ou DVD em que tomarão parte todos os agrupamentos do Coro.

Mai./2002 – C.S.A.O. e o grupo Contraponto - Concerto comemorativo do aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, no Auditório do C.O.S.F.A. em Oeiras.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação para o programa da RTP “O Passeio dos Alegres” nos Estúdios da Alameda das Linhas de Torres, em Lisboa.Cantaram “As Notas Amigas” (Nuno Gomes dos Santos/César Batalha).Apresentação de Júlio Isidro.

92

Page 93: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- O Maestro César Batalha e o Director do C.S.A.O., João de Almeida Vicente, integraram de novo a Comissão de Honra da campanha da FENACERCI “Pirilampo Mágico”.

Jun./2002 – Concerto com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras no Pátio de entrada do Palácio do Marquês em Oeiras.Direcção das paças de conjunto: Maestros Nikolay Lalov e César Batalha.Organização do Sector da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.

- Participação numa Missa de casamento na Igreja da Escola Salesiana de Lisboa.Convite dos noivos, dois antigos alunos daquela escola.

- Participação na cerimónia do casamento da Susana Jacinto (Soprano do Coro e ex-Coro Infantil), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

Out./2002 – C.S.A.O. e Contraponto - Concerto na Igreja Paroquial da Tocha, CantanhedeComemoração do 42.º Aniversário do Coro de Santo Amaro de Oeiras.A igreja foi pequena para tamanha afluência de público e o Tó Pinheiro da Silva instalou material de difusão sonora na rua para que o concerto fosse ouvido cá fora.Organização da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto na Escola Secundária Sebastião e Silva (Liceu de Oeiras) comemorativo do seu 50.º Aniversário.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto na Igreja de Salvaterra de Magos integrado na iniciativa cultural “Sons de Outono”.Deslocações do Coro de Santo Amaro de Oeiras ao Concelho de Salvaterra de Magos, a convite da sua Autarquia: 1988/1989/1991/1992/1993(Festas do Foral) e 2002.Freguesia de Marinhais: 1995/2001.Freguesia de Muge: 1997/2000.

- Alguns elementos do C.I.S.A.O. intervieram na gravação de um gingle para a SIC no seu programa sobre Prevenção Rodoviária realizada no estúdio da Consom, Lda., em Lisboa.

Nov./2002 – Concerto no Auditório Damião de Góis em Alenquer nas comemorações do aniversário do nascimento de Damião de Góis em Alenquer (Fev.1502).Organização da Câmara Municipal de Alenquer.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação na Sede do Coro dos temas “O Meu Amigo João” (Lúcia Carvalho/César Batalha) e “Die Forelle” (Shubert/Orq. César Batalha), para serem incluídos no DVD do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

- Contraponto – Gravação na Sede do Coro dos temas “Pensamento” e “Nascente” (César Batalha), para serem incluídos no DVD do C.S.A.O.

Dez./2002 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. – “Natal dos Hospitais” da RTP no Centro de Recuperação de Alcoitão.

93

Page 94: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Todos os agrupamentos do Coro - Concerto misto no Cine Teatro Louletano para o Rotary Clube de Loulé. - Todos os agrupamentos do Coro – Concerto de Natal Igreja de Santo António de Nova Oeiras a convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O. e alguns elementos do C.I.S.A.O. - Participação no Concerto de Natal na Igreja do Carmo em Tavira, a convite da Junta de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira

- Todos os agrupamentos do Coro – Concerto de Natal na Igreja de S. Tiago em Sesimbra.Convite da Câmara Municipal de Sesimbra.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação de um ensaio e entrevistas às crianças na Sede do C.S.A.O. para o programa infantil da SIC “Iô-Iô”.

- Na TSF, programa “Zip”, os cinco primeiros solistas da canção “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha) foram recordar cantando os cinco solos desta canção e falar dos seus tempos de coralistas no C.I.S.A.O.1.º solo: Marta Nascimento,(C.I., C.A. e Com-Clave) 2.º solo: Rui Pedro P. Baptista ( Ruca - C.I. e Ministars), 3.º solo: M.ª Leonor Marques (Nonô – C.I., Ministars, C.A., Com-Clave e Contraponto), 4.º solo: Sara Sá Pires (C.I., Ministars, C.A. e Com-Clave), 5.º solo: Luísa Romudas (Luisinha – C.I., C.A. e Com-Clave).

- Entrevista com Ema Batalha, Directora do C.I.S.A.O. e João de Almeida Vicente, Director do C.S.A.O. à RDP Internacional, acerca da reedição do CD “Já é Natal!”. Jan./2003 – C.S.A.O. e Maismúsica – Concerto Coral de Ano Novo na Igreja Paroquial do Coração de Jesus em Linda-a-Velha, integrado nos Concertos de Coros Amadores do Concelho de Oeiras – “Oeiras em Canto”.Iniciativa e patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- Concerto do C.I.S.A.O./Maismúsica no Centro Social das Forças Armadas em Oeiras, na “Festa da Paz”, a convite do Lions Clube de Lisboa.

- C.I.S.A.O. / Maismúsica - Gravação na Sede do Coro do genérico do programa da SIC sobre prevenção rodoviária.Nuno Feist, autor da música, dirigiu a gravação.

Fev./2003 – Participação nas festividades da inauguração do Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras.Convite da Paróquia de Santo António de Nova Oeiras e do seu Pároco, o Rev. Monsenhor Mello.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação na Sede do C.S.A.O. do tema “Ó Rama da Oliveira” (Popular/Arr. e Orq. César Batalha).

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Participação no programa da RTP “Venham Mais Cinco” dedicado a José Afonso e transmitido do Teatro Tivoli em Lisboa.Interpretaram o tema popular “Ó Rama da Oliveira” (Arr. e Orq. César Batalha).

94

Page 95: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação na Sede do Coro de uma participação num tema de Tony Carreira.

Mar./2003 – Actuação no Centro de Congressos de Lisboa (FIL) na Abertura do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.Apresentação de Margarida Mercês de Melo, da RTP.Do programa constou o hino “Heróis sem Par” composto para este evento por Fernando Tavares Rodrigues (letra) e Ramon Galarza (música) com Arr. e Harm. de César Batalha.Presentes: Dra. Maria José Rita, em representação do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, Dr. Durão Barroso, Primeiro-Ministro, Dr. Bagão Félix, Ministro da Solidariedade Social e muitas outras entidades representativas do governo e de associações ligadas à temática desta comemoração, entre elas a Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Ana Isabel Beça.

- Concerto integrado no Encontro de Internacional de Coros no Salão da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, Leiria.Convite da Casa do Povo de Alqueidão da Serra.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica - Actuação com o cantor Tony Carreira no seu espectáculo “15 Anos de Canções”, no Pavilhão Atlântico, Parque das Nações, Lisboa.

Abr./2003 – Concerto comemorativo do 97.º aniversário da A.D.O. (Associação Desportiva de Oeiras) com todos os agrupamentos do Coro.Primeira audição do “Hino da A.D.O.”(Letra de Américo Silva, adapt. de Lúcia Carvalho e música de César Batalha).

- Na Sessão Solene do 97.º aniversário da A.D.O. foi feita uma homenagem ao C.S.A.O. e à sua actividade.

- Participação na cerimónia do casamento da Joana Pereira (Contralto do Coro), na Igreja Matriz de Fátima, Santarém.

Mai./2003 – Concerto no Centro de Congressos do Estoril oferecido aos intervenientes do Congresso Internacional de Otorrinolaringologia, a pedido da comissão organizadora.

– Abertura da Campanha “Pirilampo Mágico 2003” no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, a convite das CERCIS.O Coro interpretou o Hino “Heróis sem Par” (Tavares Rodrigues/Ramon Galarza).Presença da Dra. Maria José Rita, representando o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

- Concerto comemorativo do 103.º aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra no Centro Paroquial e Social da Igreja de Nova Oeiras com todos os agrupamentos do Coro.

- Início das gravações da ópera infantil “Carochinha” (Lúcia Carvalho/César Batalha), na Sede do C.S.A.O. com o engenheiro de som Tó Pinheiro da Silva.

95

Page 96: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Jun./2003 – Concerto na Inauguração da Primeira Fase do Parque dos Poetas em Oeiras, a convite da Câmara Municipal de Oeiras.Em primeira audição, e especialmente dedicada ao evento, a obra “Infante” (Fernando Pessoa/César Batalha) para coro e solista baixo.

- Gravação do CD “Hino da Associação Desportiva de Oeiras”.(letra de Américo Silva/música de César Batalha).Produção da A.D.O.

- Participação na cerimónia do casamento da Ana Carapeto (Soprano do Coro), na Igreja de S. Domingos de Rana, Cascais.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Participação no programa da RTP “É Para Ti” dedicado ao Dia Mundial da Criança e transmitido da Pala do Pavilhão de Portugal no Parque das Nações em Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica - Continuação da gravação do CD “Carochinha”(solistas e coro) na Sede do Coro.

Set./2003 – Gravação na Sede do Coro da peça “Liberdade” (Fernando Pessoa/César Batalha) e retoma das gravações para o DVD.

Out./2003 – Concerto na Torre do Tombo em Lisboa no 25.º aniversário da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais.

- Concerto no Teatro Cine da Covilhã integrado nas comemorações do 133.º aniversário da elevação da Covilhã a cidade.Convite da Câmara Municipal da Covilhã.

- C.I.S.A.O. / Maismúsica – Gravação na Sede do Coro dos coros para a peça teatral “O Dono do Nada” de Amélia Muge, a representar no Auditório Olga Cadaval, em Sintra.

Dez./2003 - Ano após ano, os habituais concertos de Natal.No Centro de Exposições da Covilhã, concerto misto com o C.S.A.O. e alguns elementos do C.I.S.A.O. Convite da Câmara Municipal da Covilhã.Na Igreja Matriz de Olhão, Algarve, concerto misto, a convite da Câmara Municipal de Olhão.. O concerto do Coro foi anunciado com enormes cartazes colocados nos lugares mais centrais da cidade.Com todos os agrupamentos do Coro, concerto de Natal no Centro Comunitário da Igreja de Santo António de Nova Oeiras a convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra. Com o C.S.A.O., o Contraponto e o Maismúsica, concerto de Natal na Igreja de Salvaterra de Magos, a convite da Autarquia.

- Com o C.I.S.A.O. e o Maismúsica, concerto de Natal no auditório da Rádio Renascença em Lisboa, dedicado aos filhos dos funcionários daquela estação radiofónica. No Centro Comercial Oeiras Parque e no Centro Comercial Alto da Barra.

96

Page 97: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Referenciado o C.S.A.O. e o Maestro César Batalha, enaltecendo a sua acção cultural, na obra “História de Oeiras”, da autoria do Dr. Manuel Marques Ribeiro de Ferreira.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Programa “Natal dos Hospitais” transmitido do Centro de Recuperação de Alcoitão.Surpresa deste ano: Ao preparar-se o fecho do programa, com o habitual “A Todos um Bom Natal”, deram por falta do CD, anteriormente entregue pelo Coro na RTP.As crianças cantaram “ao vivo e em directo”, sem acompanhamento instrumental, captadas apenas por dois pequenos microfones! Mesmo assim conseguiram fazê-lo e bem!

Mar./2004 – Convite ao maestro César Batalha e ao Director do Coro, João Vicente para integrarem a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico 2004”.

Mai./2004 – Concerto comemorativo do aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras, com todos os agrupamentos do Coro.

– C.I.S.A.O. / Maismúsica – Concerto no Auditório Olga Cadaval em Sintra na Campanha “Pirilampo Mágico”.Foi apresentado um extracto da canção “Pirilampo Bem-me-quer” (Lúcia Carvalho/César Batalha), dedicada à CERCIS. Convite da Câmara Municipal de Sintra.

Jun./2004 – C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica, concerto no Pátio do Museu Municipal de Coruche – “Sons do Pátio”.Organização da Câmara Municipal de Coruche.

Out./2004 – C.S.A.O. e Contraponto, concerto na Igreja Matriz de Ílhavo comemorativo do 44.º aniversário do Coro de Santo Amaro de Oeiras.Convite da Câmara Municipal de Ílhavo e do jornal “O Ilhavense”.

- Concerto na Igreja de Cartuxa, Caxias, integrado no XII Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras. Participaram também os agrupamentos Contraponto e Maismúsica.Organização do Sector Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

Nov./2004 – Lançamento do CD da Associação Desportiva de Oeiras onde figura o “Hino da A.D.O.” (Letra de Américo Silva/Adapt. de Lúcia Carvalho/Música de César Batalha), interpretado pelo C.S.A.O. e pelo C.I.S.A.O.

- Participação no concerto final do XII Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras, na Igreja Paroquial de Paço de Arcos. Organização do Sector Cultural da Câmara Municipal de Oeiras.

Dez./2004 – Digressão ao Algarve.C.S.A.O., Contraponto e alguns elementos do C.I.S.A.O., concertos mistos (peças de Natal e outras) na Igreja Matriz de Olhão e na Sé de Silves.Convites das respectivas Câmaras Municipais.Repetição dos “aut-doors” em Olhão anunciando o concerto do Coro.

97

Page 98: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.S.A.O., Contraponto, Maismúsica e alguns elementos do C.I.S.A.O., concerto misto na Casa da Cultura da Sertã.Convite da Câmara Municipal da Sertã.

- C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica – Concerto misto na Igreja de S. Lourenço em Arranhó, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, nas comemorações do V Centenário daquele templo. Convite da Junta de Freguesia de Arranhó.

- C.I.S.A.O e Maismúsica - Concerto de Natal no Centro Comercial Oeiras Parque.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica, concerto de Natal no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras a convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O., Contraponto, Maismúsica e alguns elementos do C.I.S.A.O., concerto misto na Igreja Matriz de Coruche, Santarém.Convite da Câmara Municipal de Coruche.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – “A Todos um Bom Natal” encerrando o programa da RTP “Natal dos Hospitais” transmitido do Centro de Recuperação de Alcoitão.Tudo bem este ano...

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Gravação de um programa para a RTP Internacional destinado a todas as comunidades portuguesas no mundo, nos exteriores do Edifício RTP em Lisboa.Apresentação de Isabel Angelino.

Jan./2005 – A actividade do C.S.A.O. centrou-se, durante este ano coral, nas gravações do DVD, realizadas na Sede do Coro.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica – 1.º Concerto de Ano Novo no Ateneu Artístico Cartaxense, no Cartaxo, Santarém.

- Concerto de Reis no Centro Cultural de Arronches com todos os agrupamentos do Coro.Convite da Câmara Municipal de Arronches, Portalegre.

Mar./2005 – Concerto de Páscoa na Igreja de Santo Quintino em Sobral de Monte Agraço.Gravação do tema “Foi Deus” (Alberto Janes/Arr. coral César Batalha) e aplausos do público, para inserir no DVD “Coro de Santo Amaro de Oeiras – 45 Anos”.Convite da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço.

- Maestro César Batalha e João Vicente, Director do C.S.A.O. integrando a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico”.

Abr./2005 – C.S.A.O., Contraponto e Maismúsica - Concerto do 99.º Aniversário da Associação Desportiva de Oeiras (A.D.O.), no Auditório Municipal Eunice Muñoz com todos os agrupamentos do Coro.

98

Page 99: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Terminados os trabalhos de gravação de som para o DVD do C.S.A.O.Em que intervieram todos os agrupamentos do Coro.

- C.I.S.A.O. – Sessão de fotografia na Sede do C.S.A.O. para o CD “Carochinha”Editora e produtora: NZ Produções.

Mai./2005 - Concerto comemorativo do Dia da Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras, com todos os agrupamentos do Coro.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto no Auditório Convento dos Frades em Trancoso, incluído na homenagem feita pela Autarquia a Jacinto Ramos.Convite da Câmara Municipal de Trancoso.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica – Início das filmagens para o DVD do C.S.A.O. nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras.

Jun./2005 – Gravação em vídeo do DVD “Coro de Santo Amaro de Oeiras-45 Anos”, durante todo este mês de Junho.Locais: Concelho de Oeiras e Lisboa (Castelo de S. Jorge e Panteão Nacional).O Maestro César Batalha escolheu os locais e supervisionou os planos de filmagem e apresentação dos coros para cada um dos temas.Produção: DUVÍDEO.

Jun./2005 - C.I.S.A.O. e Maismúsica apresentando pela primeira vez a colectânea “Walt Disney”(Extr. de músicas de fimes de Walt Disney/Arr. e Orq. César Batalha) e a ópera infantil “Carochinha”(Lúcia Carvalho/César Batalha) no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.Duas representações, porque na primeira não houve lugares na sala para tanto público.Homenagem ao Maestro César Batalha pela Autarquia de Oeiras, na pessoa da sua Presidente, Dra. Teresa Zambujo, sendo colocada uma foto do Maestro no átrio do Auditório Municipal Eunice Muñoz.

- Edição da ópera infantil “Carochinha” em CD.Solistas: Carochinha – Diana Silva Pereira, Vizinha – Rita Lopes Coelho, Cão – Gonçalo Silva Pereira, Gato – Ricardo Silva Pereira e João Ratão – João Maria Esquível. NZ Produções.

Jul./2005 – Edição do CD “Um Mar de Sons”comemorativo da 100.ª edição do roteiro 30 Dias da Câmara Municipal de Oeiras, com supervisão de Pedro Osório.A primeira peça é “Trem de Ferro” (Manuel Bandeira/César Batalha) pelo C.S.A.O. A última é “O Meu Amigo João” (Lúcia Carvalho/César Batalha) pelo C.I.S.A.O.

Jul., Ag. e Set./2005 - O Maestro César Batalha trabalhou com o Eng.º de som Tó Pinheiro da Silva nas misturas de som para o DVD (em 5.1) e supervisionou as montagens das imagens dos coros e dos separadores dos temas, executadas pela DUVÍDEO.

Nov./2005 – Concerto na Igreja Paroquial de Queijas integrado no XIII Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras

99

Page 100: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- Participação no Final do XIII Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha. Dez./2005 – Actuação no programa da RTP “Diver-cidades” dedicado a Oeiras, gravado nos estúdios do Paco Bandeira, em Montemor-o-Novo.O Coro interpretou “Signore delle Cime” (Giuseppe De Marzi/Arr. e Orq. César Batalha) e “Jesus Christus Salvator Mundi” (versão tecno) de César Batalha.Convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oeiras.Entrevistados, o Presidente da Câmara de Oeiras, Dr. Isaltino Morais e o Maestro César Batalha.

- Concerto de Natal no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras com todos os agrupamentos do Coro.Convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no “Natal dos Hospitais” da RTP, transmitido do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Jan./2006 – C.I.S.A.O. / Maismúsica – Gravação na Sede do Coro da música de cena composta por César Batalha para a peça “A Bruxinha que era Boa”, de Maria Clara Machado, com adaptação e encenação de Alberto Villar.

- C.I.S.A.O. / Maismúsica – Gravação na Sede do Coro da canção “Pirilampo bem-me-quer” (Lúcia Carvalho/César Batalha), para oferecer à FENACERCI no seu 20.º aniversário.

Fev./2006 – Representações da peça “A Bruxinha que era Boa” no Teatro Ruy de Carvalho em Carnaxide.

Mar./2006 – Envio para a FENACERCI do CD com a canção “Pirilampo-bem-me-quer”. Oferta do C.I.S.A.O. (interpretação), de César Batalha (música e direcção coral), de Lúcia Carvalho (letra) e de Tó Pinheiro da Silva (gravação, mistura e masterização).Este trabalho foi executado na Sede do C.S.A.O.

Abr./2006 – Apresentação do DVD “Coro de Santo Amaro de Oeiras-45 Anos” aos coralistas e seus familiares no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.Com 38 faixas representativas do reportório do Coro e dos seus agrupamentos, filmadas em vários locais do concelho de Oeiras, excepto “Hino Nacional” e Lisboa Antiga”, no Castelo de S. Jorge e “Foi Deus”, no Panteão Nacional, em Lisboa.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.Foram distribuídos exemplares do DVD por todos os elementos dos coros.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto no stand da Mercedes na Abrunheira, Sintra.Convite da Administração daquela firma.

Mai./2006 - Concerto na esplanada do INATEL, em Oeiras, integrado no aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, com todos os agrupamentos.

Jun./2006 – Apresentação do DVD “Coro de Santo Amaro de Oeiras-45 Anos” à população de Oeiras no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

100

Page 101: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

As condições climatéricas não permitiram que esta apresentação se realizasse no Largo 5 de Outubro em Oeiras, conforme o planeado.

- Convite da Autarquia a todos os elementos do C.S.A.O. para a recepção comemorativa do Dia do Município no Parque dos Poetas em Oeiras. Foi oferecido a cada um dos convidados um exemplar do DVD “Coro de Santo Amaro de Oeiras-45 Anos”.

Set./2006 – C.S.A.O. e Contraponto - Concerto na Igreja Matriz de Teixoso, Covilhã.Convite da Câmara Municipal da Covilhã.

- Participação na cerimónia do casamento da Vera Figueiredo (Ex-C.I. e Soprano do Coro), na Igreja de S. Julião da Barra em Oeiras.

Out./2006 – Concerto na Igreja do Convento do Espinheiro, em Évora, no encerramento das XXI Jornadas de Cardiologia Sul e regiões Autónomas.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras para um espectáculo dedicado à 3.ª Idade pelo Sector da Acção Social da Câmara Municipal de Oeiras. Nov./2006 – Concerto de intercâmbio cultural com o coro alemão Gemischter Chor no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.

- Concerto integrando o XIV Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras no Salão Paroquial D. Pedro V – Linda-a-Velha.

- Concerto de Encerramento do XIV Encontro de Coros Amadores do Concelho de Oeiras no Centro Paroquial e Social de Nova Oeiras.

- C.S.A.O. e Contraponto - Concerto de Outono na Igreja de S. Domingos de Rana.Organização da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana.

Dez./2006 – Concerto de Natal com todos os agrupamentos e ainda a colaboração do grupo instrumental “Corvos”, no Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras a convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica - Concerto de Natal na Igreja Matriz de Coruche, Santarém.Organização da Câmara Municipal de Coruche.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no programa “ Natal dos Hospitais” na RTP, transmitido do Centro de Reabilitação de Alcoitão. Oferta do Seleccionador de Portugal, Filipe Scollari, de um cachecol da nossa Selecção ao Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

Jan./2007 - Concerto de Ano Novo com todos os agrupamentos na Igreja de S. Roque, em Lisboa, a convite do Movimento de Ajuda para a Igreja que Sofre, organização pública universal, dependente da Santa Sé..

101

Page 102: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

- C.I.S.A.O. e Maismúsica gravaram na Sede do Coro um “spot” para promoção da RTP.

Mar./2007 – Dois Concertos no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, o primeiro a convite do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, com todos os agrupamentos do Coro, o segundo sob a égide do Rotary Internacional com o C.S.A.O. e o grupo Maismúsica.

Abr./2007 – Concerto no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, comemorativo do aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.Actuação do grupo “Corvos”que também acompanhou o Coro em algumas peças do programa.

Mai./2007 – C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica - Participação no espectáculo de antestreia da peça “Flores do mesmo Jardim” de Pedro Pinheiro, no Auditório do I.A.S.F.A., em Oeiras.

Jun./2007 – Gravações para CD da peça “Vídeo-Show”, na Sede do Coro de Santo Amaro de Oeiras. Eng.º de som, Tó Pinheiro da Silva.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

- Atribuição, pela Autarquia de Oeiras, do nome Rua do Coro de Santo Amaro de Oeiras, junto ao Parque dos Poetas em Oeiras.

Out./2007 – C.S.A.O. e Maismúsica no Fórum Picoas, em Lisboa num Encontro de Escoteiros.Interpretação do hino “Canção da Promessa”, com harmonização e orquestração de César Batalha.

- Gravação do CD “Canção da Promessa” para os Escoteiros de Portugal na Sede do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

- Maismúsica – Gravação na Sede do Coro da peça “Walt Disney” (extractos de temas musicais dos filmes da Disney/Arr. e orq. César Batalha).

Nov./2007 – Inauguração do Auditório Municipal Maestro César Batalha, no Edifício do Centro Comercial Alto da Barra.

Dez./2007 – Concertos de Natal, entre eles o de Oeiras, no Centro Paroquial e Social de Nova Oeiras, com a intervenção do grupo “Corvos”, a convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra e na Igreja Matriz de Olhão, no Algarve, a convite da Câmara Municipal de Olhão.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica no programa da RTP “Natal dos Hospitais” em directo do Centro de Recuperação de Alcoitão.A fechar o programa, como sempre acontece, com o tema “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha).

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Participação no programa “Portugal no Coração”, gravado nos estúdios da RTP em Lisboa.Apresentação e entrevista de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira.

102

Page 103: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Fev./2008 – Concerto na Sessão Solene da Abertura do 2.º Congresso Português de Hipertensão, a convite da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.Hotel Tivoli Marinotel em Vilamoura, no Algarve.

Abr./2008 – Concerto no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras, integrado nos Concertos de Música Coral dos Coros Amadores do Concelho com todos os agrupamentos do Coro.Organização da Câmara Municipal de Oeiras.

Mai./2008 – Concerto conjunto com o coro austríaco Singkreis Seltenheim Klagenfurt no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Na embaixada da Áustria, em Lisboa, teve lugar, no dia anterior, uma recepção oferecida aos dois coros pelo Senhor Embaixador da Áustria.

- Concerto no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras comemorativo do Dia da Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra. Todos os agrupamentos do Coro e ainda o grupo instrumental “Corvos”.Deveria ter lugar no Largo 5 de Outubro em Oeiras, mas as condições atmosféricas não o permitiram.

Jun./2008 – Concerto em Porto Salvo comemorativo do 15.º aniversário da Junta de Freguesia de Porto Salvo.

Set./2008 – Concerto no Centro de Congressos do Estoril para a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, no 13.º Congresso Nacional de Medicina Familiar.

Nov./2008 – C.I.S.A.O. e Maismúsica no programa da RTP “A Minha Geração”.“Eu Vi um Sapo” (Lúcia Carvalho/César Batalha), com a Maria Armanda a cantar os solos.Apresentação de Catarina Furtado.Gravado nos Estúdios da Venda do Pinheiro.

- C.I.S.A.O. na SIC no “Programa da Lucy”.“Prenda de Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha)Apresentação de Luciana Abreu.Gravado nos Estúdios da Contra-Campo, em Bucelas, Loures.

Dez./2008 – Gala de Natal da SIC – C.S.A.O. e C.I.S.A.O.Estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos.

- Concerto de Natal no Centro Paroquial e Social de Nova Oeiras, com o C.S.A.O., C.I.S.A.O., o Maismúsica e o grupo “Os Corvos”, sob a égide da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O., o Maismúsica e alguns elementos do Coro Infantil – Concerto de Natal na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos.Convite da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica – Participação, a fechar o programa, no “Natal dos Hospitais”, em directo do Centro de Recuperação de Alcoitão.

103

Page 104: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

Jan./2009 – No Fórum Lisboa intervenção do C.S.A.O. no espectáculo comemorativo dos 50 anos de actividade do Trio Odemira.

- O Maestro César Batalha foi convidado para integrar a Comissão de Honra das Comemorações dos 250 Anos do Concelho de Oeiras.

Mar./2009 – Cerimónia de casamento no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a convite dos noivos.

Abr./2009 - Gravação na Sede do Coro em directo para o programa “Jornal da Noite da SIC” do tema “Alleluia” de Haendel em homenagem a este compositor no 250.º aniversário do seu falecimento.

- Participação nas comemorações do 35.º aniversário do 25 de Abril, interpretando o Hino Nacional “a capella” na Assembleia da República, a convite do seu Presidente, Dr. Jaime Gama.

- Concerto com o C.I.S.A.O. e Maismúsica no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras, a convite da Junta de Freguesia do Lumiar.

Mai./2009 – Concerto no Largo 5 de Outubro em Oeiras, com todos os agrupamentos do Coro, no aniversário da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- Atribuição ao Maestro César Batalha da Medalha de Honra da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, na Sessão Solene do Dia da Freguesia.

Jun./2009 – Concerto no Convento de S. Francisco em Alenquer.Convite da Câmara Municipal de Alenquer.

- Gravação na Sede do Coro do “Hino da Lusofonia”, (Letra e música de Luís Pedro Fonseca, arranjo instrumental de Carlos Xavier e arranjo coral de César Batalha).

Jun. e Jul./2009 – Gravação na Sede do Coro de alguns trechos a incluir no CD “Vídeo Show”.Patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras.

Jul./2009 – Participação na Cerimónia de Abertura dos II Jogos da Lusofonia no Pavilhão Atlântico no Parque das Nações em Lisboa.O Coro interpretou o “Hino da Lusofonia” com solos da fadista Katia Guerreiro e do cantor Olavo Bilac.

- Encerramento dos II Jogos da Lusofonia na praia de Santo Amaro de Oeiras. O Coro repetiu o “Hino da Lusofonia”.

Set./2009 – Participação na cerimónia do casamento da Fátima Oliveira (ex-C.I., ex-Maismúsica, Soprano do Coro) e do Luís Pires (tenor do Coro), na Igreja de S. Julião da Barra em Oeiras.

Nov./2009 – Participação do Coro na Cerimónia da Confraria do Vinho de Carcavelos “Conde de Oeiras”, no Palácio do Egipto, em Oeiras, a convite da Autarquia.

104

Page 105: A memória guarda O primeiro ensaio do Coro realizou-se no dia … · Estes coralistas pertenciam ao grupo que, após o 25 de Abril e a consequente dissolução do Coral Ultramarino

O Coro interpretou “Jesus Bleibet meine Freude” (J. S. Bach), “In Vino Veritas” peça composta por César Batalha para aquela solenidade, e “Oeiras” (Lúcia Carvalho/César Batalha).

Dez./2009 – C.S.A.O. e C.I.S.A.O. no programa da SIC “Natal de Esperança”.Estúdios Nova Imagem, na Centieira, Lisboa.

- C.I.S.A.O. e Maismúsica interpretaram trechos de Natal na abertura da Exposição de Arte Sacra no Palácio de Belém, a convite do Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica - Concerto de Natal na Igreja de S. Domingos, em Castanheira de Pêra, Leiria.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O., Maismúsica – Concerto de Natal no Centro Paroquial e Social de Nova Oeiras com o grupo “Corvos”.Convite da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

- C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica – Concerto de Natal na Igreja Matriz de Coruche.Convite da Câmara Municipal de Coruche.

- C.I.S.A.O. – Participação no programa “Natal dos Hospitais” da RTP, no Centro de Recuperação de Alcoitão.De novo a fechar o programa cantando “A Todos um Bom Natal” (Lúcia Carvalho/César Batalha), transmitido só “até o tempo de antena dar”!!!

- Participação do C.I.S.A.O. e do Maestro César Batalha, como convidado entrevistado, no programa “Alô Portugal” para a SIC Internacional. Apresentação de José Figueiras.

Fev./2010 – Convite da FENACERCI ao Maestro César Batalha e ao Director do Coro, João Vicente, para integrarem a Comissão de Honra da Campanha “Pirilampo Mágico 2010”.

Mai./2010 – C.S.A.O., C.I.S.A.O. e Maismúsica - Concerto no Salão Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Linda-a-Velha, integrado nos Concertos Corais organizados pela Câmara Municipal de Oeiras. - O Coro de Santo Amaro de Oeiras foi agraciado com a Medalha de Honra da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, na Sessão Solene das comemorações do Dia da Freguesia. – Concerto junto ao Estádio Municipal de Oeiras, integrado nas comemorações do Dia da Freguesia.Foi ainda inaugurada a placa da Rua do Coro de Santo Amaro de Oeiras, anteriormente atribuída pela Câmara Municipal de Oeiras.Organização da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.O Maestro César Batalha, neste concerto, fez a sua despedida como director artístico do Coro de Santo Amaro de Oeiras.

105