a matéria prima do universo - sagradomarilia.com.br · 1- o núcleo atômico onde ficam os...

17
Átomo A matéria prima do A matéria prima do Universo

Upload: vobao

Post on 29-Apr-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Á tom oA matéria prima do A matéria prima do

Universo

Á tom o♦ A palavra Átomo

♦ Tipos de Átomos

Estrutura e Carga ♦ Estrutura e Carga Elétrica do Átomo

♦ Massa do Átomo

♦ Modelos Atômicos

A palavra átom o

Desde a Grécia antiga, dois filósofos Leucipo e seudiscípulo Demócrito achavam que se um objetofosse dividido infinitas vezes, o resultado seria umapartícula que chamaram de átomo – palavra gregaque significa indivisível. Então, um pedaço de ferroque significa indivisível. Então, um pedaço de ferrodividido até chegar ao átomo de ferro não poderiaser mais dividido.

ÁtomoDivisãoNão

E strutura e Carga E létrica do Á tom oO átomo é formado por duas partes:

1- O núcleo atômico onde ficam os prótons partículas de cargacarga elétrica positiva (+) e os nêutrons que como o próprionome diz é neutro sua carga elétrica é neutra (0);

2- A eletrosfera onde se movimentam os elétrons, partículas demassas muito pequenas e com carga elétrica negativa.

Portanto, a carga elétrica do núcleo é positiva e da eletrosfera énegativa. O átomo sempre apresenta a mesma quantidade denegativa. O átomo sempre apresenta a mesma quantidade deprótons e elétrons, então, a carga total do átomo é zero. Oátomo é eletricamente neutro.

Tipos de Á tom osComo os objetos existentes no Universo sãodiferentes, os átomos que os formam são diferentes.A diferença está na quantidade de partículas queformam os átomos. Já se comprovou a existência de112 tipos diferentes de átomos.112 tipos diferentes de átomos.

Oxigênio(O = 8e )

Hidrogênio(H = 1 e )

M assa do Á tom oA massa real do próton e do nêutron é 1,6 . 10-24g.Entretanto, atribui-se uma massa relativa de valor 1. Oelétron é muito menor, 1836 vezes menor que opróton, portanto, sua massa relativa é 1/1836(0,0005446). A massa do elétron não influi na massado átomo. Dizemos que a massa do átomo seconcentra no núcleo.

PartículaPartícula Carga ElétricaCarga Elétrica Massa RelativaMassa Relativa

PrótonPróton

NêutronNêutron

ElétronElétron

+1+1

00

-1-1

11

11

1/18361/1836

M odelo de John D altonQuem deu o primeirotratamento científico ao estudodo átomo foi o inglês JohnDalton, no início do século XIX.Para Dalton, o átomo era umapequeníssima esfera indivisívele maciça, como uma bola dee maciça, como uma bola debilhar, que podia juntar-se aoutras para formar novassubstâncias.

Tipo 2Tipo 3 Tipo 4

Tipo 1

M odelo de Thom son

No ano de 1887 Thomsondescobriu a existência doelétron utilizando umtubo de raios catódicos,parecido com o tubo doparecido com o tubo dotelevisor. Seu modeloficou conhecido como“pudim de passas”

O cientista R utherford

♦ Ernest Rutherford

♦ Rutherford com Thomson

♦ Descoberta de Rutherford

♦ Experiência de Rutherford

E rnest R utherfordCientista cujas pesquisas de radiação e da estrutura do átomoforam básicas para o desenvolvimento da física nuclear moderna.Ernest Rutherford nasceu na Nova Zelândia em 1871. Depois deficar conhecido com seus trabalhos de segundo grau na NovaZelândia, Rutherford se matriculou na Universidade deCambridge, o qual foi dirigido por Sir Joseph John Thomson.

D escoberta de R utherfordTentando provar que Dalton estava correto, Rutherford fez suadescoberta no início do século XX. Ao trabalhar com partículasalfa(α), formada por 2 prótons e 2 nêutrons, liberadas peloelemento radioativo polônio, colocando como anteparo umafiníssima lâmina de ouro elas passavam, para sua surpresa, comose a mesma não estivesse lá. “É quase inacreditável, disseRutherford. Entendendo sua experiência: o polônio eraguardado dentro de uma caixa de chumbo que tinha um orifíciopor onde as partículas α saiam e “bombardeavam” uma finíssimapor onde as partículas α saiam e “bombardeavam” uma finíssimalâmina de ouro que estava na sua frente, sendo que todo oconjunto estava envolto com um filme fotográfico colocado aoredor da caixa de chumbo que ao receber o impacto daspartículas α se iluminava. Ele esperava que elas fossem rebatidase a luminosidade aparecesse no filme próximo à saída da caixade chumbo. Mas, as partículas α emitidas pelo polônio radioativopassavam pela lâmina de ouro, como se ela não estivesse lá,causando luminosidade numa determinada região do filmefotográfico totalmente inesperada. Em 1911 ele anunciou seumodelo atômico à comunidade científica.

E xperiência de R utherford

M odelo de R utherfordEletrosfera(-)

Semelhante ao

Núcleo(+)

Sistema Solar

M odelo A tôm ico de B ohrFísico dinamarquês, transferiu-se para a

Inglaterra onde trabalhou com

Thomson e Rutherford.Rutherford.

Com o os átom os se organizamBohr propôs algumas idéias para a organização doátomo:1) O elétron estaria em órbita circular ao redor donúcleo;2) Ao redor do núcleo, estaria a eletrosfera do átomo,dividida em regiões denominadas camadaseletrônicas, onde os elétrons giram em órbitasdividida em regiões denominadas camadaseletrônicas, onde os elétrons giram em órbitascirculares de modo que tenham uma energiaconstante, ou seja, não perdem nem ganhamenergia.3) As camadas são K, L, M, N, O, P e Q, a partir donúcleo, totalizando 7 órbitas circulares. SegundoBohr, cada camada contém um número máximo deelétrons.

Cam adas da E letrosferaCamadaCamada Número máximo de ElétronsNúmero máximo de Elétrons

KK

LL

22

88

MM

NN

OO

PP

QQ

1818

3232

3232

1818

22

R egras para distribuição dos elétrons nasCam adas E letrônicas

1- A ordem das sete camadas eletrônicas com sua quantidademáxima de elétrons deve ser respeitada na distribuiçãoeletrônica;

2- A quantidade máxima de elétrons da última camada dequalquer átomo deve ser, no máximo, oito elétrons(teoria do octeto);

3- Quando na última camada a quantidade for maior que oito,substituir a quantidade pelo número oito, abrir umapróxima camada e colocar a diferença nessa camada;substituir a quantidade pelo número oito, abrir umapróxima camada e colocar a diferença nessa camada;

4- Quando na última camada a quantidade for maior quedezoito, substituir a quantidade pelo número dezoito, abriruma próxima camada e colocar a diferença nessa camada,se for maior que oito, seguir a regra 3;

5- Exemplos: o átomo de potássio tem 19 elétrons distribuídosda seguinte forma: K=2 L=8 M=9 (não), então ficará:K=2 L=8 M=8 N=1; o tem 53 elétrons, distribuídos daseguinte forma: K=2 L=8 M=18 N=25 (não), logoficará: K=2 L=8 M=18 N=18 O=7.