a maravilhosa aventura da vida

6
De Clara Pinto Correia “A MARAVILHOSA AVENTURA DA VIDA”

Upload: uma-especie-de-blog

Post on 27-Jul-2015

772 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: A maravilhosa aventura da vida

De Clara Pinto Correia

“A MARAVILHOSA AVENTURA DA VIDA”

Page 2: A maravilhosa aventura da vida

Ficha Técnica

Titulo: A Maravilhosa Aventura da Vida

Autora: Clara Pinto Correia

Editora: Editorial Presença

Data de edição: Maio de 2009

Ano de publicação: 2009

Page 3: A maravilhosa aventura da vida

AutorClara Pinto Correia nasceu a 30 de janeiro de 1960, na cidade de Lisboa.

Prestou provas de agregação em História da ciência na Universidade de Lisboa e é professora catedrática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde dirige a licenciatura em Biologia e o mestrado em Biologia do Desenvolvimento. Doutorou-se em 1992 em Biologia Celular no instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Fez um pós-doutoramento em clonagem de mamíferos na University of Massachusetts. Especializou-se em História da Ciência, em Harvard, onde trabalhou sob a supervisão do professor Stephen Jay Gould, e é agora Visiting Scholar no Amherst College, onde trabalha com o professor John Serves. É também escritora, com quase cinquenta títulos publicados, incluindo ficção, literatura infantil, ensaios, crónicas, divulgação ciêntífica e estudos de História da ciência.

Destaca-se na sua obra Ponto Pé de Flor e Mais que perfeito; na literatura infantil: Quem Tem Medo Compra um cão , A Minha Alma É Parva e A Ilha dos Pássaros Doidos; na divulgação cientifica: Os Bebés-Proveta, Clonal e Multiplicai-vos e O Ovário de Eva.

Page 4: A maravilhosa aventura da vida

Resumo Do Livro

O mundo sem luz dos diabos-marinhos

• A fêmea do diabo-marinho, um peixe de águas profundas, onde a luz não chega e a vida escasseia, tem um adorno na cabeça simulando um pedaço de peixe podre.• Neste caso o macho é dez vezes mais pequeno que a fêmea,

agarrando-se a esta e ficando assim para o resto da vida. O macho começa a desfazer-se de todas as partes do seu corpo, uma por uma, para não prejudicar a natação da fêmea, acabando por ficar reduzido apenas ao que é estritamente necessário: os testículos.

Page 5: A maravilhosa aventura da vida

Resumo Do Livro

A completa desfaçatez das orquídeas

• A destruição da selva amazónica leva ao desaparecimento de milhares de variedades de orquídeas por ano, algumas das quais não chegaram sequer a ser catalogadas. Porém mesmo com um numero impressionante de extinções, estas flores ultrapassam largamente as cerca de vinte mil espécies conhecidas. E conseguem viver em toda a parte do mundo: no restolho português, depois dos fogos; nas neves eternas; nas florestas tórridas. Quando é difícil alcançar a luz, as orquídeas, vivem com as raízes penduradas nos ramos de outras arvores.

Page 6: A maravilhosa aventura da vida

Resumo Do Livro

Como os órgãos sexuais controlam as migrações

• Os Salmões do Pacífico e do Atlântico passam vários anos no oceano. Na altura de se reproduzirem, os salmões reconhecem, sem hesitações, o rio ou ribeira onde nasceram e sobem-na, em saltos atléticos contra a corrente, até ao cume das montanhas, onde está a nascente.

• As tartarugas, aparecem de vez em quando, nas praias e rochas das costas do Pacífico e do Índico. As tartarugas, uma vez por ano, percorrem três mil quilómetros para alcançarem as ilhas mais remotas, no meio do oceano, o areal preciso onde nasceram. Depois da cópula, fazem um buraco na areia tão fundo quanto possível, depositam os ovos, cobrem-nos novamente e vão-se embora.