a magia das cores -

9
A MAGIA DAS CORES - http://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdf

Upload: ivan-garrau-cesar

Post on 07-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A MAGIA DAS CORES -

A MAGIA DAS CORES - http://www.cienciamao.usp.br/dados/smm/_amagiadascores.trabalho.pdf

Page 2: A MAGIA DAS CORES -

Formato 1: Tradicional

Prós

Contras

- Texto tem uma estrutura didaticamente boa: resumo, introdução, objetivo, desenvolvimento e resultado. Clareza de informações. - Atende as expectativas do meio acadêmico.- Informações detalhadas e organizadas.- Aceitação acadêmica e possibilidade de refinar a formação do professor do ponto de vista teórico.

- Fica uma narrativa distante do professor que atua na rede. Mais ainda inacessível aos alunos do Ensino Fundamental.- Escrever neste formato também é uma dificuldade para nós mesmos.- Pouco atrativo.- Não desperta a curiosidade do leitor.- Exige uma linguagem científica.- Dificuldade do professor em escrever utilizando este gênero em curto espaço de tempo.

Page 3: A MAGIA DAS CORES -
Page 4: A MAGIA DAS CORES -

Nova EscolaAno XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

Page 5: A MAGIA DAS CORES -

Formato 2: Narrativa Ilustrada

Prós

Contras

- Tendo em vista o público alvo (professores) e objetivando a expansão AbINV para outras escolas, este é o melhor formato por ser um texto mais informal preservando o rigor dos conceitos tratados e rico em imagens, o que auxilia a compreensão do conteúdo.- Formato mais próximo à linguagem do professor, do que já estamos fazendo- Privilegia a escrita, com uma linguagem mais "solta", os gráficos, imagens, desenhos- É mais atrativo para alunos, professore de vários níveis.- Os professores já tem habilidades nesse formato.

- Falta de aceitação da comunidade acadêmica.- Pode haver um desequilíbrio entre o texto e imagem. Pode haver um excesso de imagem para substituir a narrativa e reflexão do escritor.- O custo pode ser mais elevado devido a imagens coloridas

Page 6: A MAGIA DAS CORES -
Page 7: A MAGIA DAS CORES -

Nova EscolaAno XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

Page 8: A MAGIA DAS CORES -

Formato 3: História em Quadrinhos

Prós

Contras

- Linguagem atrativa para crianças (mas o livro será escrito para as crianças?)- Este formato seria interessante se o público alvo for o aluno e o objetivo do livro for o método científico - Gênero amplamente aceito por crianças e adolescentes.- Apelo atrativo para as crianças.

- Falta de conhecimentos específicos.- Perda de detalhes.- A equipe não domina a técnica de HQ.- Transpor o que estamos fazendo para esse tipo de narrativa, sem que fique "infantilizado" é muito difícil.- Sairia um "gibi" muito grande. E não haveria personagens suficientes para compor a narrativa.

Page 9: A MAGIA DAS CORES -