a literatura e sua relação com o passado

Upload: beatriz-oliveira

Post on 03-Nov-2015

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A história literária teve como suporte para se firmar, a história geral. Uma sequência de acontecimentos lineares no tempo, responsável por uma visão “causalista e finalista” da história transcorrendo daí a idéia da tradição como ”fonte de ensinamentos” e de dívida nos novos artigos. Assim a história literária tem sido apresentada numa “lista de nomes” formados em uma sequência cronológica, como se fosse à única disposição lógica. Leyla Perrone-Moisés, no primeiro capítulo de seu livro História Literária e julgamento de valor, faz uma crítica esse modelo linear adotado através dos anos.

TRANSCRIPT

UERJ - INSTITUTO DE LETRASRIO, 23-06-2015TEORIA DA LITERATURA IVPROFESSORA: HENRIQUETA PRADO VALLADARESALUNA: ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA

A literatura e sua relao com o passado.A histria literria teve como suporte para se firmar, a histria geral. Uma sequncia de acontecimentos lineares no tempo, responsvel por uma viso causalista e finalista da histria transcorrendo da a idia da tradio como fonte de ensinamentos e de dvida nos novos artigos. Assim a histria literria tem sido apresentada numa lista de nomes formados em uma sequncia cronolgica, como se fosse nica disposio lgica. Leyla Perrone-Moiss, no primeiro captulo de seu livro Histria Literria e julgamento de valor, faz uma crtica esse modelo linear adotado atravs dos anos:(...) esses escritores crticos chegam todos mesma fundamental afirmao: a histria literria no concebvel em termos de uma linha traada e conhecida uma vez por todas, porque a literatura (recepo e produo) sempre funo da leitura, isto , presentificao valorativa do passado.(...) (Leyla Perrone-Moiss. Histria Literria e julgamento de valor; p.39); Ela defende o ponto de que o passado s tem valor se ele servir para o futuro, pois na literatura cada nova leitura presentifica a obra:O que contingncia de todo discurso histrico trazer em si as marcas do presente torna-se uma necessidade interna na histria literria, porque os fatos de que ela se ocupa no aconteceram como os da histria, uma vez s e s no passado, mas continuam a acontecer a cada leitura nova. (...) (Leyla Perrone-Moiss. Histria Literria e julgamento de valor; p.25)O passado s tem valor se ele servir para o futuro. A literatura uma juno do passado, do presente e do futuro. Conhecer o passado significa dialog-lo com presente e o futuro, no saber como ele de fato foi. Na literatura, cada nova leitura faz com que a obra se presentifique, pois a cada nova leitura a estria revela algo novo, no desvendado na leitura anterior. Ela no quer que reneguemos o passado, mas sim, que o consideremos como o nico certo. Pois os aprendizados do passado devem coexistir com os aprendizados do presente, pois essa relao de um tempo e outro muito importante para a leitura/literatura.