a influência da cultura do continente africano. língua e religião

13
AFRICA Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia Nelson Mandela

Upload: adm-flavio-p-de-deus

Post on 13-Feb-2017

111 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

AFRICADemocracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia Nelson Mandela

Page 2: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

• 3º continente mais extenso 2º mais populoso

• Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa "poeira“. No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo "-ca" denotando "país ou território".

A África divide-se em cinco grupos,  África setentrional,  África Ocidental, África central,  África Oriental e África meridional.

A segunda usa critérios étnicos e culturais dividida em dois grandes grupos, África Branca ou setentrional, formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana, formada pelos outros 44 países do continente.

Page 3: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

Nas áreas de clima equatorial existe uma abundância de chuvas o ano todo; devido à pluviosidade, a vegetação que domina o continente é a floresta equatorial.

Nas partes setentrional e meridional dessa faixa, onde há umidade de verão, constatamos o aparecimento das savanas, que são o tipo de vegetação constituinte de maior abundância no continente. As zonas que podem contar com a amenidade das temperaturas, pouca chuva e a acentuação das estações secas, como o Sahel

Page 4: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

Ao longo do litoral do mar Mediterrâneo e da África do Sul, é destacada aquilo que os geógrafos e climatologitas a chamam de vegetação mediterrânea. A formação da vegetação mediterrânea é arbustiva e de gramínea

Page 5: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

 A África é constituída por diferentes povos negros, mas há expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentrional do continente, ao norte do deserto do Saara, por isso mesmo denominada "África Branca". São principalmente árabes e berberes, mas incluem também os tuaregues; aparecem ainda, embora em menor quantidade, judeus e descendentes de europeus.

Page 6: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

O Norte da África tem uma maioria muçulmana há vários séculos, em 1900, cristãos (9%) e muçulmanos (14%) eram uma minoria na África subsaariana, ao passo que 76% da população seguia religiões tradicionais africanas Muitas dessas religiões foram trazidas para as Américas por meio do comércio de escravos e deram origem às religiões afro-americanas, como o candomblé e a umbanda no Brasil, a santeria em Cuba e o vodu no Haiti.

A Religião Africana é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são frequentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo com o cristianismo e o islamismo.

Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.

Page 7: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

O hinduísmo é relativamente recente, em comparação com a história do Islã, o Cristianismo ou Judaísmo. No entanto, a presença de seus praticantes na África remonta aos tempos pré-coloniais, até a época medieval.

Page 8: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

Islã tem adeptos em toda a África. É a religião predominante na África do Norte, e também predominante na África Ocidental 

Page 9: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

A tradicional religião africana engloba uma grande variedade de crenças tradicionais. Tradicionais costumes religiosos são, por vezes, partilhados por muitos Africanos, mas são geralmente exclusivo para grupos étnicos específicos. Muitos Africanos cristãos e muçulmanos mantêm alguns aspectos de suas religiões tradicionais.

Page 10: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

Projeta-se que, num futuro próximo, a maior parte dos cristãos no mundo estarão na África subsaariana. Em 2010, a maior parte dos cristãos estavam na Europa (25,5%) e na América Latina (24,5%) e 23,9% em África. Em 2050, calcula-se que 38,1% dos cristãos estarão em África, com redução da participação da Europa (15,6%) e da América Latina (22,8%). Em 1910, apenas 1,4% dos cristãos estavam na África subsaariana.

Page 11: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

'Adesão religiosa em África' (2006 estimativas)

RegiãoTotal

população (2006)

 % Cristão

 % Muçulmano

 % Tradiciona

l %

Hindu %

Bahai %

Judeu %

Agnóstico

 % Outros

África Central

118,735,099 81.25% 9.64% 7.98% 0.1% 0.38% 0.0% 0.57% 0.19%

África Oriental

302,636,533 63.87% 21.83% 13.09% 0.49% 0.35% 0.0% 0.0% 0.44%

Norte de África

209,948,396 9.0% 87.6% 2.2% 0.0% 0.0% 0.0% 1.1% 0.1%

África Austral

50,619,998 82.0% 2.2% 9.7% 2.1% 0.7% 0.1% 2.7% 0.3%

África Ocidenta

l274,271,

145 35.70% 48.13% 15.73% 0.0% 0.07% 0.0% 0.31% 0.06%

RegiãoTotal

população

 % Cristão

 % Muçulmano

 % Tradiciona

l %

Hindu %

Bahai %

Judeu %

Agnóstico

 % Outros

Page 12: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

10 curiosidades sobre a AFRICA

A África é o lar do maior mamífero terrestre do mundo, o elefante africano. O macho tem em média 3.3 metros de altura até os ombros e chega a pesar 5.5 toneladas, o que o torna, não só o maior mamífero, mas o maior animal terrestre existente no mundo. Infelizmente, 96 elefantes são mortos por dia no continente.

África e Europa estão separados por apenas 13,2 km de distância. Tecnicamente é possível construir uma ponte ligando os dois continentes. E há rumores que engenheiros dos Estados Unidos estão estudando esta possibilidade.

40% das crianças entre as idades de 5 e 14 anos estão envolvidas no trabalho infantil. O trabalho nas minas e também a situação das adolescentes como empregadas domésticas são as formas de trabalho infantil mais comuns na África.

Em média, as pessoas têm que andar cerca de quatro quilômetros para buscar água. Cada pessoa leva uma quantidade limitada de água por dia para casa. Outro dado importante diz que, apenas 26 países dos 53 existentes no continente africano recebem água potável. No entanto, a água nem sempre é potável, sendo necessário ferver.

O animal mais perigoso na África é o hipopótamo. Ele é o responsável pela maioria das mortes humanas causadas por animais no continente.

Page 13: A influência da Cultura do continente africano. Língua e Religião

10 curiosidades sobre a AFRICA

Em alguns países da África são fabricadas cervejas artesanais a partir da banana. Primeiro ela é “embalada” e depois enterrada. Quando estiver bem madura ela é desenterrada e espremida manualmente, em seguida o suco retirado da banana é colocado em um bau de madeira onde ocorrerá a fermentação.

Quase metade do ouro já extraído no Mundo saiu da África do Sul, de um pequeno lugar chamado Witwatersrand. A área de exploração se estende por 280 km, de uma área a outra. As minas podem atingir 3.6 km de profundidade em alguns lugares.

A Tanzânia é o país com maior taxa de albinismo no mundo. Infelizmente, as pessoas albinas são frequentemente caçadas e mutiladas. E muitas vezes mortas para terem a pele retirada e vendida por pessoas ligadas a bruxaria

Os corredores mais rápidos do mundo, em sua maioria, vêm de uma tribo no Quênia chamada “Kalenjins”.

As mulheres da tribo Mursi, desde pequenas, usam um disco no lóbulo de suas orelhas ou em seu lábio inferior. Cada ano que passa, aumentam o tamanho do disco, até que a deformação seja muito grande. Apesar de parecer loucura, para eles esta atitude é um símbolo de beleza.