a importancia do heroi texto 12º

1
Herói, O Educador Com Destaque O herói é uma personagem que tem os atributos necessários para superar um determinado problema de uma dimensão épica, e o mesmo, é referido e usado como vários sentidos na sociedade. N’Os Lusíadas o herói apresentado são os portugueses como um coletivo, os navegadores que conseguiram descobertas históricas, já terminadas e passadas. Este poema louva não só os Portugueses, mas o homem em geral: a sua capacidade realizadora e descobridora. Já a Mensagem de Pessoa, tem como herói a personagem criada pelo poeta, o “nós”, referindo-se a si e aos leitores como fazendo parte de um “Portugal espiritual”, o qual explica com exemplos passados o espírito e a atitude portuguesa, e nós como tendo uma missão por cumprir, usando ainda personagens como D. Dinis, D. Afonso Henriques e D. Sebastião, que têm um significado simbólico e emancipam-se da sua configuração histórica para serem transformados em mitos. E, em ambas as obras, existem semelhanças nos heróis quanto à fragilidade do medo no homem, assim como a força para superar as dificuldades e existe semelhança na sua divinização. Podendo nós observar também nestes exemplos, o herói tem uma grande importância educacional, visto que quando admiramos alguém a nossa mente fica galvanizada pelas qualidades dessa pessoa ou arquétipo, captando-as, imitando-as e absorvendo-as. Ele é uma personagem louvada e importante, sendo assim uma referência, um exemplo no que toca às suas atitudes e valores demonstrados. Hugo Santos, 12ºB Nº9

Upload: hugo-david

Post on 15-Jul-2016

5 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Exemplar.

TRANSCRIPT

Page 1: A Importancia Do Heroi Texto 12º

Herói, O Educador Com Destaque

O herói é uma personagem que tem os atributos necessários para superar um determinado problema de uma dimensão épica, e o mesmo, é referido e usado como vários sentidos na sociedade.

N’Os Lusíadas o herói apresentado são os portugueses como um coletivo, os navegadores que conseguiram descobertas históricas, já terminadas e passadas. Este poema louva não só os Portugueses, mas o homem em geral: a sua capacidade realizadora e descobridora.

Já a Mensagem de Pessoa, tem como herói a personagem criada pelo poeta, o “nós”, referindo-se a si e aos leitores como fazendo parte de um “Portugal espiritual”, o qual explica com exemplos passados o espírito e a atitude portuguesa, e nós como tendo uma missão por cumprir, usando ainda personagens como D. Dinis, D. Afonso Henriques e D. Sebastião, que têm um significado simbólico e emancipam-se da sua configuração histórica para serem transformados em mitos.

E, em ambas as obras, existem semelhanças nos heróis quanto à fragilidade do medo no homem, assim como a força para superar as dificuldades e existe semelhança na sua divinização.

Podendo nós observar também nestes exemplos, o herói tem uma grande importância educacional, visto que quando admiramos alguém a nossa mente fica galvanizada pelas qualidades dessa pessoa ou arquétipo, captando-as, imitando-as e absorvendo-as. Ele é uma personagem louvada e importante, sendo assim uma referência, um exemplo no que toca às suas atitudes e valores demonstrados.

Hugo Santos, 12ºB Nº9