a igualdade de género no coração do trabalho digno · segurança social efectivos ao longo de...

12
Organização Internacional do Trabalho TRABALHO DIGNO Um mundo melhor começa aqui 8 de Março Dia Internacional da Mulher A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno Doze temas sobre Trabalho Digno

Upload: leanh

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Organização Internacional do Trabalho

TRABALHO DIGNOUm mundo melhor começa aqui

8 de MarçoDia Internacional da Mulher

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno

Doze temas sobre Trabalho Digno

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno

Doze temas sobre Trabalho Digno

Organização Internacional do Trabalho

TRABALHO DIGNOUm mundo melhor começa aqui

8 de MarçoDia Internacional

da Mulher

8 de Março de 2010Reconhecer e celebrar

as mulheres no trabalhoAo longo de um ano, a Organização Internacional do Trabalho promoveu uma campanha sob o lema «A igualdade de género no coração do trabalho digno» que deu origem a um interessante conjunto de 12 brochuras. O Escritório da OIT em Lisboa assinala o Dia Inter-nacional da Mulher (8 de Março) com a edição, em língua portuguesa, desse significativo documento.

Desde a abertura deste Escritório que celebramos esta data, num justo reconhecimento do papel que as mulheres, através do seu trabalho, desempenham no desenvolvimento das comunidades e das sociedades que integram. Esta é também mais uma ocasião para lembrar que, em matéria de igualdade de oportunidades e de tratamento, há ainda cami-nho por percorrer.

Com esta edição prosseguimos igualmente uma das nossas principais funções estratégi-cas, a de sensibilizar para os princípios e direitos fundamentais no trabalho, dando visibili-dade à agenda para o trabalho digno. Sendo a questão da igualdade e não discriminação no trabalho transversal a essa agenda, obriga a um esforço conjunto de governos, par-ceiros sociais, sociedade civil e outras organizações internacionais. E se é verdade que a condenação à discriminação é hoje universal, com as Convenções fundamentais (nº 100) e (nº 111) ratificadas por 9 em cada 10 Estados-membros, também não é menos verdade que essa é uma realidade que persiste e que assume, em alguns casos, novas formas mais subtis e sofisticadas.

É minha convicção que esta edição será útil para a difusão, junto do mundo de língua portuguesa, da missão e do espírito da OIT em favor de um trabalho digno para todas as pessoas!

Esta edição só foi possível com o apoio e a generosa cooperação da Autoridade para as Condições do Trabalho (Portugal), da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Em-prego (Portugal) e da Agência Brasileira de Cooperação (Brasil).

Mafalda TronchoDirectora do Escritório da OIT em Lisboa

A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno

A OIT dedica-se à melhoria das oportunidades para que mulheres e homens possam ter acesso a um trabalho digno realizado em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana. Os principais objectivos da OIT são fazer avançar os direitos no tra-balho, promover a igualdade de oportunidades no emprego, melhorar a protecção social e fortalecer o diálogo social, sempre com o compromisso da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho.

Apesar dos progressos significativos na igualdade de género no trabalho, as mulheres continuam a estar desproporcionadamente representadas entre os pobres, os que rece-bem baixas remunerações e os menos qualificados. Muitas vezes sofrem múltiplas discri-minações e podem ser sujeitas a assédio sexual. As mulheres são muitas vezes excluídas dos benefícios da segurança social e são frequentemente as primeiras a perder o seu emprego em tempo de crise.

Para a OIT só existirá dignidade no trabalho se houver igualdade de género. Isto mesmo foi reafirmado na 98ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho em Junho de 2009, quando uma importante resolução sobre igualdade de género foi adoptada. Nas vésperas desta Conferência a OIT comprometeu-se com uma campanha mundial de sensibilização e disseminação sobre a Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno de modo a enriquecer o debate. Esta campanha trata doze temas sobre trabalho digno e demonstra como estão relacionados com a igualdade de género.

A campanha demonstra como mulheres e homens podem ser afectados de forma diferente no acesso aos direitos, ao emprego, protecção social e diálogo social.Os materiais da campanha, disponíveis em várias línguas, destacam as boas práticas nos avanços alcançados na igualdade de género em áreas como o combate ao trabalho infan-til, a promoção do emprego juvenil, avanço dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes, encorajando o empreendedorismo.

Estou muito feliz pelo facto do Escritório da OIT em Lisboa ter traduzido todos os materiais impressos da campanha para português. Estou convicta que a OIT, com os seus consti-tuintes, as outras agências das Nações Unidas, agências internacionais de desenvolvi-mento, assim como instituições académicas e grupos da sociedade civil dos países de língua portuguesa irão beneficiar deste material e considerá-lo útil para o desenvolvimento de políticas e acções sobre a igualdade de género.

Jane Hodges, Directora, OIT Bureau para a Igualdade de Género

12 Junho Dia Mundial Contra o Trabalho InfantilA Fórmula do progresso:

educação para meninos e meninas

A infância constitui uma fase vulnerável no ciclo de vida de mulheres e homens. Considerando os cuidados necessários nesta fase, desde a saúde e alimentação à educação, a infância pode representar um desafio significativo, especialmente em áreas pobres.Existe a constatação universal e a visão partilhada internacionalmen-te sobre a educação para todos enquanto chave para o desenvolvi-mento. Para os cerca de 218 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, o acesso a uma educação de qualidade é o segredo para uma vida melhor.

11 JulhoDia Mundial da População

Proteger o Futuro: Maternidade, Paternidade e Trabalho

Maternidade segura e cuidados de saúde Materno-Infantil são cen-trais à própria vida e ao trabalho digno e produtividade das mulheres. Para estas – seja através da sua participação activa no mercado de trabalho, da realização de tarefas domésticas não remuneradas ou das diversas formas de trabalho atípico ou independente – é essen-cial poderem conciliar maternidade e responsabilidades familiares com o trabalho.A protecção da maternidade é vital para o desenvolvimento dos direitos, da saúde e da segurança económica das mulheres e suas famílias.

12 Agosto Dia Internacional da Juventude

Emprego de Jovens. Derrubar as barreiras de género

A juventude é uma fase da vida plena de promessas, aspirações e energia. Este é o período em que homens e mulheres estão mais empenhados em garantir o seu futuro e em contribuir para as suas famílias, comunidades e sociedades.Ao longo da próxima década, mil milhões de jovens atingirão a idade activa. Proporcionar-lhes oportunidades de emprego produtivo e tra-balho digno é um desafio social, nacional e global. Esta é a geração de jovens com a melhor educação e a melhor formação de sempre, especialmente no que respeita às mulheres.

Remover os obstáculos! No caminho certo para a igualdade

A Convenção (nº111), sobre igualdade e não discriminação no emprego e na profissão tornou-se no instrumento normativo mais abrangente ao garantir a não discriminação em razão de factores como a origem, deficiência, orientação sexual, filiação sindical, sexo, raça, cor, ascendência nacional ou origem social.É tempo de celebrar os cinquenta anos desta Convenção chave sobre a igualdade e os progressos alcançados, com o compromisso de identificarmos e removermos os obstáculos que persistem, pro-movendo activamente a igualdade de género.

1 OutubroDia Internacional das Pessoas Idosas

Direitos, Empregos e Segurança Social: novas visões para homens e mulheres seniores

O aumento da esperança média de vida gerou uma alteração profun-da na sociedade com grande parte das avós e dos avôs a permane-cerem na vida activa durante mais anos. Uma sociedade para as pes-soas de todas as idades obriga-nos a repensar a evolução tradicional da vida profissional. A longevidade exige mais e melhores empregos, políticas de emprego bem concebidas e orientadas e sistemas de segurança social efectivos ao longo de todos os anos de trabalho. O objectivo fundamental é o de construir sociedades adequadas a pessoas de todas as idades.

Competências e Empreendedorismo: reduzir o fosso tecnológico e as desigualdades de género

A tecnologia é força de transformação política, económica e social. Em muitos casos, o seu contínuo desenvolvimento e aplicação criou vastas oportunidades na economia e no emprego. A educação e a formação aumentam a capacidade de homens e mulheres para apli-car novas técnicas, aumentando a sua empregabilidade e a produti-vidade e competitividade das empresas. Apoiar as mulheres empre-eendedoras na introdução de novas tecnologias nas suas empresas aumenta o potencial de produtividade, criação de emprego, redução de pobreza e desenvolvimento local.

18 Dezembro Dia Internacional dos Migrantes

Trabalhadoras e trabalhadores migrantes: alcançar a igualdade de direitos e de oportunidades

A migração internacional sempre aconteceu ao longo da História, tendo-se tornado num dos principais temas das agendas políticas nacionais, regionais e internacionais dos nossos dias. Quase todos os países são hoje afectados pela migração, quer como países de origem, de trânsito ou de destino e, frequentemente, pela conjuga-ção dessas três situações. As disparidades de rendimento, riqueza, oportunidades de emprego e segurança, a par das tendências de-mográficas e das redes sociais, constituem forças potenciadoras dos movimentos migratórios.

Empregos verdes! Melhorar o ambiente é contribuir para a igualdade de género

As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios do século XXI, tanto para países desenvolvidos como em desenvolvi-mento. As mudanças climáticas não afectam de igual modo os ho-mens e as mulheres. Estas estão mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas porque representam a maioria dos pobres no mundo e estão mais dependentes dos recursos naturais. No entanto, existe esperança! A criação de empregos verdes pode proporcionar trabalho digno e promover o crescimento económico sustentável com impactos económicos de longo prazo.

20 FevereiroDia Mundial da Justiça Social

Diálogo social no trabalho. Dar voz e poder aos homens e às mulheres

O diálogo social tem como principal objectivo promover consensos e a participação democrática dos actores tripartidos no mundo do trabalho. O sucesso do diálogo social – que abrange todo o tipo de negociações e consultas – depende de estruturas e processos que têm potencial para resolver problemas económicos e sociais importantes, promover a boa governação, fomentar a paz social e laboral e impulsionar o crescimento económico. O diálogo social é, por conseguinte, um instrumento funda-mental para alcançar a justiça social.

8 MarçoDia Internacional da Mulher

Trabalho e família. Partilhar é a melhor forma de cuidar!

Embora hoje, mais do que nunca, as mulheres tenham um trabalho remunerado, as suas responsabilidades familiares não diminuíram. Até porque a participação dos homens neste domínio se mantém bai-xa. Trabalhadores e trabalhadoras deveriam beneficiar de trabalho sem estarem sujeitos a discriminação com base em percepcionados conflitos entre as suas responsabilidades familiares e laborais. O de-senvolvimento integrado de políticas familiares tem um impacto signi-ficativo no desenvolvimento económico e social de toda a sociedade.

28 de AbrilDia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho seguro e digno para homens e mulheres

Globalmente, as mulheres representam hoje 40% da força de traba-lho, ou seja 1.2 mil milhões num total de 3 mil milhões. Esta crescente proporção levou a que os sistemas de segurança e saúde no trabalho fossem dando resposta a questões relacionadas com o diferente im-pacto que as condições de trabalho podem ou não ter em homens e mulheres: desde a exposição a substâncias perigosas; impacto de agentes biológicos no sistema reprodutivo; exigências físicas do tra-balho pesado; até a questões ligadas ao desenho ergonómico; entre outras.

1 MaioDia Internacional do Trabalho

Em defesa dos interesses das mulheres: 90 anos de acção da OIT

Os 90 anos da OIT constituem uma oportunidade para saudar as mulheres que defenderam os princípios da igualdade de género no mundo do trabalho e que tiveram um papel fundamental na acção da OIT. Esta ocasião encoraja a reflexão sobre o progresso realizado, os desafios ultrapassados e o que ainda falta fazer. É tempo de re-conhecer a significativa liderança e participação das muitas mulheres que, ao longo destes anos, tiveram um papel importante nestas con-quistas. As suas histórias pessoais reavivam a história da instituição.

8 de MarçoDia Internacional

da Mulher

Para mais informação sobre a campanha «A Igualdade de Género no Coração do Trabalho Digno»

Escritório da OIT em LisboaRua Viriato, n.º 7- 7º e 8º

1050-233 Lisboa -PortugalTel. +351 213173440Fax. +351 213140149Email: [email protected]

www.ilo.org/lisbon

Bureau para a Igualdade de Género

Organisation International du Travail4, route des Morillons

1211 Genève 22 - SuisseTel. + 41 22 799 6730Fax. + 41 22 799 6388

Email: [email protected]/gender

Março de 2010

Organização Internacional do Trabalho

Form

iga

Am

arel

a, O

ficin

a de

Tex

tos

e Id

eias