a “hora bendita” - insejecrib.com.br · os dias um tempo e um lugar regular para estar a sÓs...

38

Upload: ngonhan

Post on 12-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A “Hora Bendita” é uma ocasião quando você aprenderá a conversar com Deus, separando todos os dias um TEMPO e um LUGAR REGULAR para estar a SÓS com Ele, em QUIETUDE, durante UMA HORA. Este é um tempo para COMUNICAR-SE com seu Pai Deus e OUVIR SUA VOZ. Jesus recomendou:

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto;

e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:6).

2

Outra expressão usada para referir-se a este tempo a sós com Deus é DEVOCIONAL. O devocional é como o sistema de irrigação criado por Israel. Pela falta de água, os cientistas criaram um sistema de irrigação subterrânea para levar água às suas plantações. Este sistema está programado para que cheguem diariamente, diretamente à raiz, as gotas de água que cada planta precisa.

3

A vida devocional do crente é o segredo para ele ter uma vida frutífera. É fonte de sustento para sua vida espiritual e um acelerador do crescimento na semelhança de Jesus e amadurecimento na vida cristã. O devocional diário é uma forma de alimento, como disse Jesus:

“Assim como o Pai que vive, me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também

viverá por mim” (João 6:57). Nossa vida inteira deve ser estabelecida sobre o fundamento de uma comunhão pessoal, profunda e íntima com Deus. Uma ligação permanente, que não conhece barreiras. 4

Diariamente Jesus tirava um tempo para estar a sós com o Pai, e por causa disso podia ouvir a Sua maravilhosa voz e desenvolver um ministério no sobrenatural. Assim nós também, precisamos compreender a importância de desenvolver a consciência da presença de Yahweh em nossas vidas por meio da oração e meditação na Palavra a cada dia.

Estes períodos sistemáticos hão de gerar uma comunhão profunda e a vontade dEle nos será revelada. Isso permitirá que a oração de Paulo seja respondida em nossa vida: “Não cessamos de orar..., e de pedir que sejais cheios

do pleno conhecimento da Sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual; para que

possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-Lhe em tudo, frutificando em toda boa

obra, e crescendo no conhecimento do Senhor” (Colossenses 1:9,10).

A vida de Jesus tinha como segredo a oração pessoal, um devocional diário. Os discípulos perceberam a importância que Ele dava a esta atividade espiritual, e apesar de eles estarem constantemente com Ele, experimentaram a necessidade de ter uma íntima comunhão com o Pai, e por isso expressaram esta necessidade com o pedido:

“Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1)

8

POR QUE OS DISCÍPULOS NÃO PEDIRAM A JESUS QUE LHES ENSINASSEM A CURAR ENFERMOS, A EXPULSAR DEMÔNIOS, OU RESSUSCITAR MORTOS?

Porque eles discerniram que estes milagres aconteciam como fruto da oração pessoal de Jesus.

Se você é um cristão, desejará reproduzir a vida de Cristo. Para tanto a vida devocional é de suprema importância. Você precisa formar o hábito de ter um encontro diário com o seu Deus a fim de crescer na semelhança do Seu filho Jesus.

9

A vida espiritual é uma questão diária. Há uma necessidade e provisão para a renovação espiritual, diariamente. No deserto os filhos de Israel foram providos sobrenaturalmente com alimento chamado maná. Quando eles tentaram recolher num dia mais do que podiam comer, a sobra se estragou. Deus poderia tê-la conservado como fazia aos sábados, mas não o fez em dias regulares.

11

Cristo é nossa provisão diária para a renovação espiritual. “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso

homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4:16). Precisamos nos alimentar de Sua presença todos os dias. O devocional diário é uma forma de permanência em Cristo, porque todos os dias retornamos à Fonte de onde fomos gerados.

12

É interessante o quadro da fonte que Jeremias apresenta. Ele diz:

“Bendito o varão que confia em Yahweh, e cuja esperança é Yahweh. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas

raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de

sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:7-8).

13

As duas ameaças à árvore são calor e seca. Mas suas folhas permanecem verdes e ela continua a produzir fruto. Seu segredo é que suas raízes estão em contato com o rio. Isto é um quadro do cristão em contato com Jesus Cristo, numa base diária. Ele próprio declarou: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem

mim nada podeis fazer” (João 15:5). O nosso devocional representa o tempo de quietude diário, quando nós fazemos contato com a Fonte de vida e levamo-la para a batalha, sendo lembrados de voltar sempre a ela para reabastecimento permanente.

1. Decida Sobre o TEMPO Agenda diária - comprometimento e menos sujeito a descumpri-lo. Qualquer tempo do dia - deve ser a melhor hora do dia para você. Jesus gostava da manhã cedo:

“E levantando-se de manhã muito cedo estando ainda obscuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e

ali orava” (Marcos 1:35).

16

O Salmista mantinha o mesmo hábito: “Pela manhã, ouvirás minha voz, ó Yahweh; pela

manhã Te apresentarei a minha oração, e vigiarei” (Salmo 5:3).

Aconselha-se que seja feito preferencialmente nas primeiras horas do dia tudo é mais tranquilo, orientação para o dia de trabalho que se inicia e a mente está mais descansada e se torna mais fácil a concentração e a meditação.

17

2. Decida Sobre o LUGAR Lugar certo é chave para o seu êxito. Lugar específico + ferramentas (Bíblia, livro devocional, caneta, caderno, etc) oportunizará: Tempo de qualidade com Deus Quando se levantar pela manhã, irá simplesmente ao seu lugar e tudo estará pronto. O é importante ter um lugar fixo, não importa onde.

18

2. Decida Sobre o LUGAR “Atenta para a oração de Teu servo e para a sua

súplica, ó Yahweh, meu Deus, para, pois, ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o Teu servo diante de Ti. Para que os teus olhos estejam abertos noite

e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O Meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar” (1 Reis

8:28, 29).

19

3. Decida Sobre a DURAÇÃO do Tempo Não há uma duração padrão de tempo para as devocionais pessoais. Jesus quando voltava do Getsêmani acordou os discípulos e disse a Pedro que confessara estar disposto a morrer por Ele:

“Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?” (Mt. 26:40).

20

3. Decida Sobre a DURAÇÃO do Tempo Comece com uma meta realista que você sente ser capaz de cumprir. E, a partir daí, vá aumentando o tempo até à meta de uma hora. É claro que você pode ultrapassar esta meta. Mas se começar com um plano de duas horas por dia, poderá fracassar rapidamente e desanimar.

21

4.Decida Sobre a ESTRUTURA Geral Planeje uma estrutura geral para seu devocional e quanto tempo gastará em cada elemento de seu plano. Isto seria como um roteiro de agenda para uma reunião, a fim de não ficar divagando e chegar ao fim sem nada de concreto. A Roda de Oração é uma excelente estrutura para uma hora devocional. Ela também se aplica a períodos mais curtos, diminuindo-se o tempo de cada parte nela apresentado. A Roda de Oração divide a hora em doze frações de cinco minutos cada. Nela são usados os tipos de oração já estudados. Os doze itens são distribuídos dentro de quatro grandes divisões, como segue:

22

APRESENTANDO NOSSAS NECESSIDADES (Colossenses 4:6-7) (1)Esperando em Deus: Uma rendição silenciosa de todo o ser. Espera em Deus (Salmo 62:1,2,5,7). (2)Confissão: Purificando o santuário pela confissão de pecados (Salmo 139:23; 1 João 1:9). (3)Petição, Consagração e Entrega: Apresentando necessidades pessoais na área carente no momento.

23

NO LUGAR DE INTERCESSOR (1 Timóteo 2:1-4) (4)Intercessão pela família e amigos: Tomando o lugar dos mais próximos diante de Deus (Lucas 11:5-8). (5)Intercessão pelo Corpo de Cristo: Exercendo o sacerdócio a favor da Igreja (Efésios 3:14-19). (6)Intercessão pelas nações: Colocando-se na brecha a favor do mundo, pela sua salvação (Ezequiel 22:30,31).

24

ENCONTRO COM A PALAVRA (Josué 1:9) (7) Lendo: Conhecendo a Palavra de Deus por uma leitura cuidadosa (Apocalipse 1:3). (8) Meditando: Assimilando a Palavra de Deus pela meditação e estudo (Salmo 19:97). (9)Apropriando pela oração: Apropriando-se da

Palavra de Deus, confessando-a e usando-a em oração (Salmo 119:33).

25

MINISTRANDO AO SENHOR (Salmo 100) (10) Ações de Graças: Atitude de louvor e gratidão pela resposta às orações (Salmo 92:1-5). (11) Louvor: Exaltando a Deus pelos seus poderosos feitos (Salmo 145:1-7). (12) Adoração: Uma expressão de amor a Deus e reconhecimento de sua natureza (Apocalipse 7:11,12).

26

5. Um Plano de Leitura ou Estudo da Bíblia Ler um texto qualquer, a cada dia, sem direção, dificulta a compreensão da Palavra de Deus, bem como a aplicação dos seus ensinos à vida diária. A Bíblia é nosso manual de vida e um ótimo recurso para se obter êxito diário.

COMO LER A BÍBLIA? Leia a porção programada (várias vezes se for necessário). Medite buscando dar respostas às seguintes perguntas, escrevendo-as em seu caderno:

27

O que Deus está me falando? Como posso obedecer ao que Deus falou? Qual é a palavra “rhema?” Isto é, que sinto estar falando diretamente a mim, na minha presente situação? Qual é o versículo para decorar? (Decorar o versículo do dia e escrevê-lo em um cartão para recordar) Há um mandamento a ser obedecido? (Transcreva-o). Há uma promessa ser guardada? (Transcreva-a). Há um princípio a ser observado? (Transcreva-o).

28

Neste tempo devocional diário, faça o seguinte: Peça ao Espírito Santo para iluminar seu entendimento e você receber a mensagem que Ele tem para você através do que leu. Jesus prometeu:

“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as

coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” (João 14:26).

29

6.Considere Gastar Algum Tempo ESCREVENDO num Diário Muitos cristãos acham que fazer um diário os ajuda a permanecer na pista durante seu tempo devocional. Você pode registrar seus pensamentos e orações, provendo um registro valioso. Mais tarde você será surpreendido e incentivado quando voltar a ele e perceber o seu progresso e a evidência de orações respondidas.

30

7.Comprometa-se a Seguir Seu Plano Devocional Diário Manter seu compromisso é provavelmente a parte mais dura de começar. Determine no seu coração mantê-lo, mesmo quando falhar ou perder um dia. Em vez de se esmurrar quando você se desorganiza, simplesmente ore e peça a Deus para ajudá-lo. E, assegure-se de recomeçar imediatamente. As recompensas que você experimentará à medida que se aprofunda no amor a Deus, sem dúvida valerão a pena!

31

8.Seja Flexível e Esteja Disposto a Fazer Mudanças em Seu Plano Se as coisas emperrarem, volte ao ponto inicial. Reveja seu plano. Dicas: (1) Trabalhar seu plano devocional diário por 21 dias até tornar-se um hábito (para que um hábito seja formado, são necessários 21 dias de repetição da mesma coisa). Experimente... (2)Ore para que Deus lhe dê o desejo e o ajude a ter a disciplina de passar tempo com Ele todos os dias.

32

(3) Não desista. Você descobrirá as alegrias e bênçãos de sua obediência. O que Você Necessita - ferramentas: (1)Uma Bíblia (2)Uma Caneta ou Lápis (3)Um Caderno ou Diário (4) O Livro Orando a Palavra (5) Um Lugar tranquilo (6)Alguma música suave pode criar um bom ambiente de adoração.

33

34

Sua “Hora Bendita” é uma disciplina espiritual. Ela exigirá fé e determinação. Muita perseverança. Mas você terá todos os recursos divinos para vencer e fazer do seu tempo diário com Deus e Sua Palavra, um modo de viver. Seu crescimento espiritual não terá limites. Desenvolva, pois, uma postura interna correta a cada devocional. Tenha um coração aberto a correções. Isto revela um caráter marcado pela humildade. Ore:

35

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24). Revele, então, um coração pronto a obedecer.

36

Nem sempre compreendemos o que Yahweh nos pede, mas isso não significa que nos recusaremos a fazê-lo. Na realidade, primeiro obedecemos e depois recebemos explicações, se Ele assim o desejar. Coloque, portanto, os olhos em Yahweh, com a expectativa de que vai receber dEle alguma coisa. Mantenha uma postura de total atenção ao que Ele há de falar e uma postura de fé obediente.

37

Tenha um coração sedento por Deus. Quem tem sede vê verdadeiramente a Deus. Ore: “Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti; meu corpo Te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu Te contemplo no santuário, para ver a Tua força e a Tua glória” (Salmo 63:1,2).

38