a histórias dos jeans

11
ORIGEM DOS JEANS Escola Secundária Artística António Arroio Rita Silva | Apresentação Oral 09.10 |

Upload: complementoindirecto

Post on 01-Jul-2015

1.935 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

ORIGEM DOS JEANS

Escola Secundária Artística António ArroioRita Silva | Apresentação Oral 09.10 | 11º ano | turma J

LEVI STRAUS (Oscar Levi Straus) é considerado o inventor dos jeans nos EUA, em 1853. Época da febre do ouro na Califórnia e como os mineiros necessitavam de uma roupa mais resistente, este inventou umas calças de lona que tinham três bolsos e que se usavam com uma espécie de suspensórios.

No entanto, a história dos jeans começou em Nîmes, em França, onde foi fabricado o tecido pela primeira vez. Mas foi a indústria têxtil de Maryland, na Nova Inglaterra, que o popularizou.

Este tecido inicialmente não era muito macio, só passou a sê-lo quando lavado com pedras. Era usado para o revestimento de carroças, mas quando a sua finalidade decaiu passou a ser usado no fabrico de calças com uma moldagem própria para os trabalhos nas minas.

Rapidamente se espalhou por outros campos de trabalho como os agricultores, ferroviários, etc. E depois de ser vendido em larga escala tornou-se o elemento principal de uma verdadeira revolução no modo de vestir.Primeiro, usadas por mineiros, posteriormente pelos restantes trabalhadores, e, mais tarde, por hippies como símbolo de rebeldia contra as roupas convencionais.

A alta costura adoptou-os, assim como o cinema. Foi e é usado tanto por ricos como por pobres.No início, os jeans foram usados pelos jovens para fugir às roupas convencionais dos anos 40. Mais tarde, quando adultos , nos anos 50, combinaram-nos com camisas sociais, gravata e blaser (estilo casual).

Em 1958 saiu um artigo que dizia que 90% dos jovens americanos usava jeanswear para quase tudo menos para dormir e ir à missa.

Noutro tempo os homens também usariam saias – frase um pouco usada pelos seus resistentes.

Surgiu assim também na moda feminina.

Por volta de 1960, esta moda espalhou-se por toda a Europa e Ásia tendo exactamente o mesmo impacto que nos E.U.A.Dez anos mais tarde, foi considerada mais do que uma roupa, uma maneira de estar na vida.

Este tipo de calças tem passado por todas as décadas, revolucionando o modo de vestir da sociedade usando diferentes modelos e funcionalidades. O modelo 501 foi o que se manteve, o que era usado pelos mineiros (que ao longo dos anos tem vindo a ser melhorado).Por muitos modelos que existam a base vai sempre ser esta. Os jeans continuam a marcar a sociedade, o nosso modo de estar e de pensar. Transpiram rebeldia e liberdade, são cómodos e vieram para ficar.

É uma moda nascida não pela imaginação de um estilista, chegada até nós “de cima para baixo”, mas sim o contrário, foi levada das minas até às ruas de todo o Mundo, inclusive as grandes passerelles.

Ver vídeo