a historia do surdo no brasil

23
A HISTORIA DO SURDO NO BRASIL Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos- mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?

Upload: leandro-cavalcanti-de-araujo-lbmtt

Post on 05-Jan-2016

347 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Uma breve descrição sobre a história dos surdos no Brasil e no Mundo

TRANSCRIPT

Page 1: A Historia Do Surdo No Brasil

A HISTORIA DO SURDO NO BRASIL

“Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?

Page 2: A Historia Do Surdo No Brasil

IDADE MÉDIA•  Os surdos eram sujeitos estranhos e

objetos de curiosidades da sociedade;

• Aos surdos era proibido receberem a comunhão;

• Também existiam leis que proibiam os surdos de receberem heranças, de votar

e, enfim, de usufruírem de todos os direitos como cidadãos

Page 3: A Historia Do Surdo No Brasil

IDADE MODERNA

Em 1778 - Fundou a primeira escola de oralismo puro em Leipzig, inicialmente a sua

escola tinha 9 alunos surdos. 

Page 4: A Historia Do Surdo No Brasil

IDADE CONTEMPORÂNEA ATÉ HOJE

Charles Michel (1712-1789), em Paris conheceu duas irmãs gêmeas surdas que se comunicavam através de sinais, iniciou e manteve contato com os surdos carentes e humildes, procurando aprender seu meio de comunicação e levar a efeito os primeiros estudos sérios sobre a língua de sinais. 

Page 5: A Historia Do Surdo No Brasil

Fundou a primeira escola pública para os surdos “Instituto para Jovens Surdos e Mudos de Paris” e ensinou inúmeros professores para surdos.

Page 6: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1789 Charles Michel morre.Na ocasião de sua morte, ele já tinha fundado 21 escolas para surdos na França e na Europa.

Page 7: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1802 nos Estados Unidos, Jean Marc, afirmava que o surdo podia ser treinado para ouvir palavras, ele foi o responsável pelo clássico trabalho com Victor, o “garoto selvagem” (o menino que foi encontrado vivendo junto com os lobos na floresta de Aveyron, no sul da França).

Page 8: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1864 foi fundada a primeira universidade nacional para surdos “Universidade Gallaudet” em Washington – Estados Unidos, um sonho de Thomas Hopkins Gallaudet realizado pelo filho do mesmo, Edward Miner Gallaudet (1837-1917)

Page 9: A Historia Do Surdo No Brasil

• Professor surdo Laurent Clerc, melhor aluno do “Instituto Nacional para Surdos Mudos”, de Paris;

• Fundaram em Hartford, 15 de abril, a primeira escola permanente para surdos nos Estados Unidos, “Asilo de Connecticut para Educação e Ensino de pessoas Surdas e Mudas”.

Page 10: A Historia Do Surdo No Brasil

Alexander Melville Bell (1847-1922)Professor de surdos, o pai do célebre inventor de telefone Alexander Grahan Bell, inventou um código de símbolos chamado “Fala vísivel” ou “Linguagem vísivel”, sistema que utilizava desenhos dos lábios, garganta, língua, dentes e palato, para que os surdos repetissem os movimentos e os sons indicados pelo professor.

Page 11: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1855 Eduardo Huet, como professor surdo, com experiência de

mestrado e cursos em Paris, chega ao Brasil sob beneplácido do imperador D.Pedro II, com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas.

Page 12: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1857 foi fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro

– Brasil, o “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”, hoje, “Instituto

Nacional de Educação de Surdos”– INES, no dia 26 de setembro. 

Page 13: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1875, um ex-aluno do INES, Flausino José da Gama, aos 18 anos, publicou “Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos”, o primeiro dicionário de língua de sinais no Brasil.

Page 14: A Historia Do Surdo No Brasil

O dia do surdo é comemorado no dia 26 de setembro, homenagem à inauguração da primeira escola de surdos do Brasil em 1857, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos

Page 15: A Historia Do Surdo No Brasil

Em 1880, surgiu o Congresso Internacional de Surdo-Mudez, em Milão – Itália, onde o método oral foi votado o mais adequado a ser adotado pelas escolas de surdos e a língua de sinais foi proibida oficialmente alegando que a mesma destruía a capacidade da fala dos surdos, também argumentando que os surdos são “preguiçosos” para falar, preferindo a usar a língua de sinais.

Page 16: A Historia Do Surdo No Brasil

Helen Keller ficou surda e cega aos 2 anos de idade em consequência de febre alta. Ela se tornou uma menina revoltada. Destruía tudo o que lhe caia às mãos, recusava-se a comer direito e a deixar-se vestir, pentear e lavar. Então os pais, desesperados, procuraram ajuda e foi-lhes indicada a professora especializada que se tornou muito importante na vida de Helen: Anne Sullivan.

Page 17: A Historia Do Surdo No Brasil

Helen Keller obteve graus universitários e publicou trabalhos autobiográficos e artigos diversos. Ela lutou para difundir os métodos de ensino aos surdos-cegos e pela aceitação das pessoas como ela pela sociedade. Assim sua corajosa conquista serviu de exemplo e inspiração aos surdos-cegos!

Page 18: A Historia Do Surdo No Brasil

ALGUNS MOMENTOS HISTÓRICOS NO

BRASIL:1977 - FENEIDA (Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos).1987 - FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) no Rio de Janeiro – Brasil, sendo que a mesma foi reestruturada da antiga ex-FENEIDA.

Page 19: A Historia Do Surdo No Brasil

1994 - Foi fundada a CBDS, Confederação Brasileira de desportos de Surdos, em São Paulo – Brasil

1996 - Lei Municipal N° 7.857 (30/09/1996) – Porto Alegre. A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a lei e a língua de sinais oficializada.

Page 20: A Historia Do Surdo No Brasil

1999 - Lei Estadual N° 11.405 (31/12/1999) – Rio Grande do Sul. O governo do Estado do Rio Grande do Sul aprovou essa lei que reconhece a Libras como meio de comunicação para os surdos. 2002 - Lei Federal N° 10.436 (24/04/2002) – Brasil. Essa lei oficializou a Libras no Brasil. 2002 – Formação de agentes multiplicadores para o ensino de Libras em Contexto, MEC/Feneis.

Page 21: A Historia Do Surdo No Brasil

2006 – Curso de Graduação em Letras/libras, com a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina.http://www.libras.ufsc.br 

2008 – Curso de graduação em Letras/Libras, licenciatura e bacharelado, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo a UFRGS em Porto Alegre

Page 22: A Historia Do Surdo No Brasil
Page 23: A Historia Do Surdo No Brasil