a guerra fria 2

41
A Guerra do Vietnã

Upload: historiando

Post on 09-Jul-2015

538 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: A guerra fria 2

A Guerra do Vietnã

Page 2: A guerra fria 2
Page 3: A guerra fria 2
Page 4: A guerra fria 2

• Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954.

Page 5: A guerra fria 2
Page 6: A guerra fria 2

• No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas - o Vietcong - enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.

Page 7: A guerra fria 2
Page 8: A guerra fria 2

• Na verdade, devido a sua irradiação, seria melhor dizer Guerra da Indochina, do qual o Vietnã é uma das partes. A Indochina, região assim chamada por ser uma zona intermediária entre a Índia e a China, ocupa uma península do sudoeste asiático e está dividida entre o Vietnã, o Laos e o reino do Camboja.

Page 9: A guerra fria 2
Page 10: A guerra fria 2

• Toda essa região caiu sob domínio do colonialismo francês entre 1883-5 e assim ficou até a ocupação japonesa, entre 1941-1945. Com a queda da França em 1940, formou-se o governo colaboracionista de Vichy, aliado dos nazistas. Em vista disso os japoneses permitiram uma certa autonomia administrativa feita por franceses.

Page 11: A guerra fria 2
Page 12: A guerra fria 2

• Mas em 1945, com a derrota do Japão, os franceses tentaram recolonizar toda a Indochina.

Page 13: A guerra fria 2

• Ho Chi Minh:

Page 14: A guerra fria 2

• Ho Chi Minh ("aquele que ilumina"), nasceu em 1890 numa pequena aldeia vietnamita, filho de um professor rural. Tornou-se um dos mais importantes e lendários líderes nacionalistas e revolucionários do mundo no pós-guerra.

Page 15: A guerra fria 2

• Vegetação no Vietnã:

Page 16: A guerra fria 2

• Passado os conflitos da Segunda Guerra, os vietnamitas ainda tiveram que sofrer com as lutas travadas na Guerra da Indochina, conflito onde a França tentou retomar o controle da região. Essa guerra só chegou ao fim quando os comunistas ligados à Liga da Independência conseguiram derrotar os franceses na Batalha de Diem Bien Phu, em maio de 1954.

Page 17: A guerra fria 2

• Crianças sendo queimadas por Napalm:

Page 18: A guerra fria 2

• Depois disso, as negociações diplomáticas firmadas com o Tratado de Genebra dividiram o país em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Entretanto, segundo esse mesmo tratado, um plebiscito deveria decidir se o território vietnamita seria reunificado ou mantido em dois diferentes Estados nacionais.

Page 19: A guerra fria 2
Page 20: A guerra fria 2

• Naquela época, a possibilidade de reunificação do território sob o comando de um regime socialista apavorava as pretensões políticas e econômicas das grandes nações capitalistas. Por isso, naquele mesmo ano, Ngo Dinh Diem, primeiro-ministro do Vietnã do Sul, implantou uma ditadura anticomunista apoiada pelos Estados Unidos.

Page 21: A guerra fria 2

• Explosão de Napalm:

Page 22: A guerra fria 2

• Paralelamente, os Estados Unidos começaram a enviar tropas e fornecer treinamento militar para que a nova ditadura sulista tivesse condições de impedir a ação dos comunistas do Vietnã do Sul.

Page 23: A guerra fria 2

• Aviões espalhando agente laranja:

Page 24: A guerra fria 2

• Em resposta, os grupos comunistas sul-vietnamitas – naturalmente apoiados por Ho Chi Min – criaram a Frente Nacional de Libertação (FNL), movimento guerrilheiro dedicado a por fim na intervenção norte-americana na região.

Page 25: A guerra fria 2

• O conflito entre o norte e o sul começou em 1957, quatro anos depois os EUA passaram a participar do confronto, enviando conselheiros militares. Logo em seguida, com o assassinato de Dinh Diem, os EUA começaram a utilizar de seus exércitos para lutar contra o avanço do vietcongues, nome dado aos comunistas que participaram da guerra.

Page 26: A guerra fria 2
Page 27: A guerra fria 2

• Para justificar sua ação, os EUA acusaram o Vietnã do Norte de participar do ataque a embarcações norte-americanas no Golfo de Tonquim. Em tese, a superioridade bélica das forças ocidentais deveria fazer daquela guerra um conflito de curta duração.

Page 28: A guerra fria 2
Page 29: A guerra fria 2

• O uso de armas de última geração, armas químicas, bombas de fragmentação e as famosas bombas de napalm garantiriam o triunfo contra os comunistas. Entretanto, as táticas de guerrilha e o exímio conhecimento territorial possibilitaram vitórias significativas aos vietcongues. A primeira delas ocorreu em janeiro de 1968, período marcado pela famosa “Ofensiva do Tet”.

Page 30: A guerra fria 2

• Crianças vietnamitas atingidas pelo agente laranja:

Page 31: A guerra fria 2

• A resposta foi logo dada com um violento ataque, onde os EUA e o Vietnã do Sul provocaram milhares de morte e acuou cerca de dois milhões de civis refugiados. Ao mesmo tempo, diversos ataques da opinião pública norte-americana reclamavam da matança de jovens soldados que lutavam por uma causa não reconhecida por boa parte dos norte-americanos. Ao mesmo tempo, a cobertura de diversos veículos de comunicação denunciava os horrores daquele prolongado conflito.

Page 32: A guerra fria 2
Page 33: A guerra fria 2

• Sem conseguir resolver militarmente a questão e derrotado em diversos confrontos, o governo norte-americano saiu da guerra com a assinatura do Acordo de Paris, em 1973. Nos três anos subseqüentes ainda houve conflitos na região, configurando agora, uma guerra civil no Vietnã. Em 1976, o grupo comunista venceu a guerra, formando a República Socialista do Vietnã. Ao total, a Guerra do Vietnã foi responsável pela morte de três milhões de vietnamitas, contando as perdas militares e civis.

Page 34: A guerra fria 2
Page 35: A guerra fria 2
Page 36: A guerra fria 2
Page 37: A guerra fria 2
Page 38: A guerra fria 2
Page 39: A guerra fria 2
Page 40: A guerra fria 2
Page 41: A guerra fria 2

• “ Inteligência pode nos tornar sábios,

mas, amor e fé nos tornam humanos”