a guerra do paraguai: 1864-1870 professor ulisses mauro ... · a guerra do paraguai: 1864-1870 no...

14
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Guerra do Paraguai: 1864-1870

Upload: doque

Post on 18-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Professor Ulisses Mauro Limahistoriaula.wordpress.com

A Guerra do Paraguai: 1864-1870

A Guerra do Paraguai: 1864-1870

No dia 11 de junho de 1865, a esquadra brasileira sob o comando de Francisco Barroso daSilva, derrotou os paraguaios na Batalha Naval do Riachuelo. Esse confronto foi decisivoporque possibilitou aos aliados a ofensiva, até então favorável ao inimigo.

Professor Ulisses Mauro Lima

A Tríplice Aliança Em 1811, após proclamar a suaindependência, o Paraguaicomandado por José GasparFrancia, adotou uma políticaisolacionista em relação aospaíses vizinhos.

A Guerra da Tríplice Aliança teve início emdezembro 1864, quando Francisco Solano Lopes doParaguai, comandante de um poderoso exército,aprisionou o vapor Marquês de Olinda e invadiuparte das fronteiras do território brasileiro. Professor Ulisses Mauro Lima

Do lado brasileiro o governo afim de garantir a comunicaçãoentre a corte e a província doMato Grosso passa a defender alivre navegação nos rios da baciado Prata,

Com a morte de Gaspar Francia,Carlos Antonio López assumiu ogoverno paraguaio rompendo emseguida com a políticaisolacionista de seu antecessor.

Mesmo após a mudança nasrelações com os países vizinhosimpostas por Carlos López, osproblemas de limites e denavegação dos rios Paraguai eParaná, persistiram e o governo deD. Pedro II, apesar dos esforços, nãoobteve resposta satisfatória aosinteresses brasileiros.

Em 1862, após a morte de seu paiSolano López, com o apoio doCongresso paraguaio, assumiudefinitivamente o governo do país.

historiaula.wordpress.com

Marechal Francisco Solano López

Em 1853, López esteve na cortefrancesa de Napoleão III, quebrandoa tradição de isolamento do seu paísde onde saiu seduzido peloprogresso.

Aos 36 anos, Solano Lopes conseguiuimplementar a economia paraguaiainstalando no país, estradas de ferro,fábricas de material de construção, linhasde telégrafo, fábricas de tecidos, papel,tinta, louça e pólvora.

El Mariscal...

Nas 64 fazendas administradas pelogoverno e nas terras cedidas aoscamponeses boa parte da produçãovoltava-se para o mercado interno. Aoutra parcela da produção era exportada,garantido desse modo o equilíbrio nabalança comercial do país.

A moeda paraguaia era forte e estável. Sem dívida externa o governo investia em moradiapopular e combatia o analfabetismo, principalmente entre as crianças. Visando garantir aindependência do país o presidente López cuidou da produção bélica investindo namodernização de sua esquadra naval e contratando técnicos estrangeiros.

Professor Ulisses Mauro Lima

As contradições históricas...Limitado pelos territóriosargentinos por um lado e peloBrasil por outro, o Paraguaibuscava novas saídas para oseu desenvolvimento.

Uma alternativa para enfrentaro domínio comercial inglês naregião era a livre navegaçãopelos rios da bacia do Prata,até então controlado porBuenos Aires e Montevidéu

Em 1864, o presidente Lópezpretendendo eliminar ahegemonia comercial brasileirae argentina dá início a suapolítica ofensiva de abrir umasaída para o Atlântico.

Professor Ulisses Mauro Lima

A crise política entre ogoverno brasileiro eAguirre associado aintervenção no Uruguaiacirrou o conflito entre oBrasil de D. Pedro II e oParaguai de Solano López.

López invadia o MatoGrosso e as províncias deCorrientes e Entre-Rios noterritório argentino.

Assinado no 1º maio de1865, Brasil, Uruguai eArgentina formavam aTríplice Aliança para contero avanço paraguaio ebloquear a sua soberaniasobre os rios; dividir osterritórios em litígio e nãohaver trégua conjunta ouem separados até a quedade Solano López.

Batalha do Chaco

historiaula.wordpress.com

No comando do Exércitoimperial, o General ManuelLuís Osório invadiu oParaguai em 1866.

A primeira das duas batalhas do Tuiuti – uma das maiores do continente americano –ocorreu a 24 de maio de 1866. Depois de 5 horas de luta encarniçada, o combate foivencido pelos aliados, que tiveram, entre mortos e feridos, 3913 baixas, enquanto osparaguaios sofreram cerca de 13 mil.

Batalha do Tuiuti

Combate Naval do Riachuelo

Forte de Curuzu

A fim de garantir o sucesso do desembarque das tropas do Segundo Corpo do Exército imperial,comandadas pelo Tenente-General Manuel Marques de Souza, o Vice-Almirante Tamandaré fez comque a Quarta Divisão da Esquadra efetuasse o bombardeio do Forte de Curuzu, a 2 de setembro de1866. No dia 3 do corrente, Marques de Souza investiu contra o reduto paraguaio e pôs em fuga osinimigos.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha do Riachuelo, travada em 11 de junho de 1865, foi um dos episódio mais marcante das faseinicial da guerra do Paraguai. Duas divisões da Marinha Imperial, comandada pelo chefe de divisãoFrancisco Manuel Barroso da Silva desbarataram uma esquadra Paraguaia que deveria romper obloqueio imposto pela Tríplice Aliança.

Um mau exemplo...Em 1864, Solano López aproxima-se dogovernador Anastásio Aguirre doUruguaio formando uma frentepolítico-militar contra brasileiros eargentinos.

A partir desses fatos Solano Lópezpassou a ser rotulado de “tirano ,déspota, de uma nação de bárbaros”,pois ousara contrariar os interessesimperialistas do capitalismo inglês eperiférico do Brasil.

No primeiro ano e meio de guerra asuperioridade militar paraguaiamarcou a fragilidade da TrípliceAliança. Só a partir de 1867 a contra-ofensiva aliada, comandada porCaxias, massacrou o povo guaraniterminando com a morte de López noCerro Corá em março de 1870.

Professor Ulisses Mauro Lima

A paz com honra? A guerra chegara ao fim. Ascidades, as vilas e as aldeiasdo Paraguai estavamdespovoadas. Sobreviveraum ...

... quarto da população – cerca de 200mil pessoas – 90%do sexo feminino. Dos 20.000 homens ainda com vida,75% eram velhos acima de 60 anos ou garotos menoresde 10. Cancogni 1975.

historiaula.Wordpress.com

Sobre as cinzas de uma nação destruída pela violência epela crueldade da guerra construiu-se imagens épicasda valentia e da bravura dos “voluntários da Pátria”,vítimas da corrupção dos altos escalões e das jogadasfinanceiras do governo brasileiro.

FIM

historiaula.wordpress.comProfessor Ulisses Mauro Lima

Até a próxima aula...