Download A geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Física Matemática - Instituto de Física - USP abramo@fma.if.usp.br

Post on 21-Apr-2015

Embed Size (px)

<ul><li> Slide 1 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Fsica Matemtica - Instituto de Fsica - USP abramo@fma.if.usp.br </li> <li> Slide 2 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A natureza tem uma Constituio - um conjunto de Leis Bsicas Sir Isaac Newton James C. Maxwell Albert Einstein Max Planck </li> <li> Slide 3 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Leis da Fsica moderna: Mecnica quntica... </li> <li> Slide 4 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008... e a Gravitao de Einstein (Relatividade Geral), que substituiu Newton...... e explica de que forma o universo como um todo se move... </li> <li> Slide 5 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 </li> <li> Slide 6 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Em 1930, Edwin Hubble descobriu que o universo est se expandindo Big Bang! </li> <li> Slide 7 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 As velocidades com que galxias distantes se afastam de ns (e umas das outras) foi medida por Hubble, e continua a ser medida hoje, atravs do efeito Doppler. A luz uma onda, e diferentes observadores percebem ondas de modos bem diferentes... Os astrnomos se utilizam do fato que a frequncia (ou seja, a cor) de uma fonte de luz muda, se observamos essa fonte se aproximando (a frequncia aumenta) ou se afastando (a frequncia diminui) de ns. </li> <li> Slide 8 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Distncias e ngulos Galxias Radiao csmica de fundo Observando as posies de muitas e muitas e muitas galxias distantes... </li> <li> Slide 9 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 80 anos depois... Brevssima histria csmica temperatur a 380.000 anos 200 s tempo 10000000000 C 3000 C 15Gy -270 C </li> <li> Slide 10 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Viagem tridimensional pelo universo (simulao) </li> <li> Slide 11 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 NASA </li> <li> Slide 12 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Alguns mistrios comeam a ser resolvidos. Por exemplo, sabemos que a matria normal (barinica) uma componente minoritria da matria do universo. A maior parte da matria est na forma de matria escura fria. (Fritz Zwicky, ~1935!) Mas ser que de fato falta matria nos aglomerados de galxias, ou a gravidade la Einstein que estaria errada? 2006: Observao de um choque de 2 aglomerados de galxias (Bullet cluster) </li> <li> Slide 13 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Medimos a acelerao observando estrelas Supernovas tipo Ia Distncias Velocidades Desacelera o Acelerao! </li> <li> Slide 14 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Outro mistrio: energia escura - o universo est acelerando! Modelos da expanso do universo Universo denso, que se expande, desacelera, pra, se contrai e enfim colapsa Universo que se expande de forma desacelerada, mas nunca para de se expandir Universo que se expande de forma desacelerada, mas passa a se acelerar Supernova luz nossa galxia Hoje </li> <li> Slide 15 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Alguns fatos apurados sobre o universo: Idade do universo: T 0 = 14.3 Bilhes de anos Densidade: 0 = 10 -28 g cm -3 =~ 1 tomo H/ m 3 Parmetro de expanso: H 0 = 25 Km/s p/ cada 1 milho de anos-luz) Matria normal (tomos): 4% (!!!) S conseguimos enxergar 1/20 de tudo que h no universo!!! </li> <li> Slide 16 </li> <li> a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Concluses: A Cincia fica cada vez mais desafiadora! Alguns mistrios comeam a ser resolvidos (matria escura!) Outros mistrios talvez fiquem conosco ainda por muito tempo (energia escura?) O futuro? Mais observaes, e jovens com idias brilhantes! Dvidas? Perguntas? Curiosidades? abramo@if.usp.br Para aprender mais sobre Cincias... Convite Fsica e Videoteca - fma.if.usp.br/convitefma.if.usp.br/convite Show da Fsica - www.cepa.if.usp.br/showdefisicaowdefisica PontoCincia - www.pPontoCincia - www.pontociencia.org.br </li> </ul>