a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 a geografia do universo. raul abramo dep. de...

Download A geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Física Matemática - Instituto de Física - USP abramo@fma.if.usp.br

Post on 21-Apr-2015

Embed Size (px)

• Slide 1
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Fsica Matemtica - Instituto de Fsica - USP abramo@fma.if.usp.br
  • Slide 2
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 A natureza tem uma Constituio - um conjunto de Leis Bsicas Sir Isaac Newton James C. Maxwell Albert Einstein Max Planck
  • Slide 3
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Leis da Fsica moderna: Mecnica quntica...
  • Slide 4
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008... e a Gravitao de Einstein (Relatividade Geral), que substituiu Newton...... e explica de que forma o universo como um todo se move...
  • Slide 5
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008
  • Slide 6
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Em 1930, Edwin Hubble descobriu que o universo est se expandindo Big Bang!
  • Slide 7
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 As velocidades com que galxias distantes se afastam de ns (e umas das outras) foi medida por Hubble, e continua a ser medida hoje, atravs do efeito Doppler. A luz uma onda, e diferentes observadores percebem ondas de modos bem diferentes... Os astrnomos se utilizam do fato que a frequncia (ou seja, a cor) de uma fonte de luz muda, se observamos essa fonte se aproximando (a frequncia aumenta) ou se afastando (a frequncia diminui) de ns.
  • Slide 8
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Distncias e ngulos Galxias Radiao csmica de fundo Observando as posies de muitas e muitas e muitas galxias distantes...
  • Slide 9
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 80 anos depois... Brevssima histria csmica temperatur a 380.000 anos 200 s tempo 10000000000 C 3000 C 15Gy -270 C
  • Slide 10
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Viagem tridimensional pelo universo (simulao)
  • Slide 11
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 NASA
  • Slide 12
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Alguns mistrios comeam a ser resolvidos. Por exemplo, sabemos que a matria normal (barinica) uma componente minoritria da matria do universo. A maior parte da matria est na forma de matria escura fria. (Fritz Zwicky, ~1935!) Mas ser que de fato falta matria nos aglomerados de galxias, ou a gravidade la Einstein que estaria errada? 2006: Observao de um choque de 2 aglomerados de galxias (Bullet cluster)
  • Slide 13
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Medimos a acelerao observando estrelas Supernovas tipo Ia Distncias Velocidades Desacelera o Acelerao!
  • Slide 14
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Outro mistrio: energia escura - o universo est acelerando! Modelos da expanso do universo Universo denso, que se expande, desacelera, pra, se contrai e enfim colapsa Universo que se expande de forma desacelerada, mas nunca para de se expandir Universo que se expande de forma desacelerada, mas passa a se acelerar Supernova luz nossa galxia Hoje
  • Slide 15
  • a geografia do universoraul abramo - cientec - 2008 Alguns fatos apurados sobre o universo: Idade do universo: T 0 = 14.3 Bilhes de anos Densidade: 0 = 10 -28 g cm -3 =~ 1 tomo H/ m 3 Parmetro de expanso: H 0 = 25 Km/s p/ cada 1 milho de anos-luz) Matria normal (tomos): 4% (!!!) S conseguimos enxergar 1/20 de tudo que h no universo!!!
  • Slide 16