a força do pensamento - rl.art.br · 2 johnny Átila bragato o poder da arte junto á reflexão...

86
1 Johnny Átila Bragato O Poder da arte junto à reflexão interior A força do pensamento

Upload: truongcong

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Johnny Átila Bragato

O Poder da arte junto à reflexão interior

A força do pensamento

2

Johnny Átila Bragato

O Poder da arte junto á reflexão interior

A força do pensamento

1ª Edição

2010

Copyright © 2010 Johnny Átila Bragato

O Poder da arte junto á reflexão interior

A força do pensamento

e-mail: [email protected]

Home-page: www.retainer.webnode.com.br

3

4

Para todos aqueles que estão á procura de compreender seu poder de concentração através do

pensamento.

5

ÍNDICE_______________________

Prefácio................................................................. 7

Obra: Carrilhão-pedestal...................................... 09

Obra: Arandela.....................................................11

O caro por ser liberto.......................................... 13

Obra: Galáxia do meu próprio universo............. 14

Obra: Pensamento agregado............................... 17

Render-se a vida................................................. 19

O TUDO... E as pessoas, ah............................... 20

Obra: Estendendo o equilíbrio........................... 22

A verdade sobre o universo............................... 24

Núcleo Humano................................................. 25

Obra: Força Relevante....................................... 26

Não precisarei.................................................... 28

Obra: Quadratura............................................... 29

Do que eu sou.................................................... 31

Vida analisada e estudada.................................. 32

6

A metamorfose é algo abstrato universal............ 33

Obra: Universo em conjunto............................... 34

Protótipo de um cérebro...................................... 36

Obra: Princípios de mim..................................... 37

Obra: Expressão cultural..................................... 40

Obra: Inspiração reflexiva.................................. 42

Inspiração reflexiva (preto e branco).................. 44

Minhas galerias finais......................................... 45

Com a arte é possível desenhar o universo em que vivemos............................................................... 85

7

Prefácio __________________

Com a finalidade de renovar o que existe nos livros publicados atualmente, venho oferecer uma “estranha” viagem no tempo ligado ao abstracionismo.

O mundo pode ser vivido de pensamentos reais que chegam a demonstrar até certo ponto um pouco de fantasia, mas são verdadeiros poderes. Buscando soluções distantes todo o tempo no universo em que vivo é relatado de forma heterogênea, mas com somente um segmento, a força do intelecto com a junção da sabedoria frente aos aproveitadores que nos cercam dia após dia.

Para muitos, difícil de entender o prenúncio de um novo tempo, seguindo o caminho desconhecido para ver o que ele significa realidade do inconsciente com comparações da vida, uma época estudada sem conhecer o indivíduo expulsando as normas. Até hoje foi tudo feito sem ligação nenhuma com nada, as cabeças não fluíram, a arte deve acontecer e trazer novos horizontes.

8

O artista tem que ir além de si mesmo para realizar seus objetivos e sonhos, ser sempre um visionário no espaço em que vive.

O universo muda com o passar do tempo e o homem também, no caso da arte não é diferente, pois ela nunca de existir. A partir do instante em que afirmamos a todos algo em relação sobre o mais importante ou menos importante nos conceitos e valores de arte, a mesma não existirá mais, pois todos nós possuímos em nosso interior essências mentais diferentes.

“Que estranho o mundo ao carregar-se nas costas derretendo como um metal líquido, que estranho este meu comentário, que estranho tudo. Por isso que o artista também é estranho, ele enxerga um passo além dos outros.”

9

Obra: Carrilhão-pedestal

Desenho em papel A4 (2006)

10

O mezanino de formas femininas era iluminado pelo túnel de luz que rasgava o teto. A escada helicoidal para o seu acesso observa timidamente o velho carrilhão-pedestal, que mostrava à hora certa pelo menos duas vezes ao dia num canto, uma escada de pintar parecia descansar ali desde sempre em que eu a via.

11

Obra: Arandela

Desenho em papel A4 (2006)

12

A sala circular era iluminada por uma tênue luz azul emanada pelas arandelas em forma de cone invertido para a o lado escuro.

No piso a rosa-dos-ventos em ébano e marfim cintilava tons multicoloridos, reflexo do majestoso e imponente lustre de cristal prova e testemunha o que ali acontecera.

13

O CARO POR SER LIBERTO

Hoje caminhei distante em meu pensamento para procurar entender porque estou vivenciando os desagrados da vida, a mesma que sempre acreditei. Situações adversas passamos é claro, só que no meu caso vivo intensamente sobre a dúvida de não saber, estando inconscientemente flutuando sobre o chão e causando mesmo que não querendo, vivo e estranho todos, estranho tudo, a felicidade está logo ali, mas não quero pegá-la, porque não posso!(É NÃO POSSO). Porque comigo isso acontece, achei que eu não passaria por isso. Eu mesmo procurei. Nunca procure, a situação é abstrata. VC AÍ JÁ PASSOU POR ISSO, HEIN? Pessoas, a liberdade custa caro, e muito caro...

14

Obra: Galáxia do meu próprio universo

Pintura em tela 80x120 (2010)

15

Houve dias e mais dias de minha vida em que caminhei fazendo coisas que sempre quis. Tive amigos que compartilharam comigo momentos de descobrir o que há de tão estranho no outro mundo que não conhecemos, eu conheci tudo e mais um pouco, sei o que acontece além daqui por que vivi e presenciei o que talvez nunca tenha visto e sentido, a partir deste instante que entendi o porquê que a vida tem que ser analisada a cada momento em que se vive.

O universo, as estrelas e as galáxias em forma de matéria completa, exemplificam a razão de não estar em sintonia o tempo todo com as conseqüências que o planeta terra nos proporciona, nada mais são do que os nossos bens materiais aonde não perceberam, mais queremos muito o tempo todo, não significa nada tudo isso, os objetos irão acabar em algum dia qualquer.

Mundo está na hora de acordar!

Não se pode desfrutar de nada que nós mesmos construirmos? O tempo está acabando, pessoas que acreditam no poder interior devem por obrigação transmitir os seus propósitos de melhorias de vida para algo que não é impossível, todo ser humano sabe internamente a importância que ele próprio

16

possui neste gigantesco universo que o contorna a cada momento de sua história no seu planeta terra.

“Passam-se os monstros de um único pedaço contaminado.”

17

Obra: Pensamento agregado

Pintura em tela 50x70 (2010)

18

Foram várias passadas para se compor esta obra. Elementos da natureza me deram a força para que a luz solar dourada trouxesse o brilho novamente, mesmo após as dificuldades de um poder supremo rente meu corpo e espírito.

Com um simples risco que provém de um desenho em lápis, confundiu a visão de um artista que se conheceu e se enganou renomado, mais um passo distante da realidade ele deixou de captar, mas a resposta veio há tempo.

19

RENDER-SE A VIDA

Se render diante do possível enfraquecendo a força da mensagem, o valor enaltece o invisível parece, sem fim, caminhar em uma viagem. O suposto paradigma da esperança se quebra todas às vezes com a luz solar, o que poderia ser a forte lembrança, se tornou um sacrifício que devo enfrentar. Os batimentos cardiais não estão mais aqui, ao carregar-se nas costas daquele que precisa sobreviver farei o que não quero por todos e por ti, pois há tempos, não mais descobri o que é viver. Com a esperança de poder encontrar o caminho, sigo distante de vivenciar o gostar, poderei, mas não procuro pensar e sentir isto tudo sozinho, ainda prefiro acreditar que algo está para mudar...

20

O TUDO... E as pessoas, ah.

Não cabe a todos julgar os acontecimentos sem sabermos o que se passa. A vida segue, com tudo o que existe como: dinheiro, pobreza, realizações, pessoas que conhecemos, vivemos, aprendemos, não gostamos, fazemos de conta que não existe, precisamos ajudar, ser ajudados, ouvimos, escutarmos, compreendemos, mas sempre com as pessoas não lidamos como deveriam e respeitamos como ela merece. " (Seu silêncio)"! Prevalece a força e a realeza de que todos falham muitas vezes, a vida de um ou de outro tem que ser compreendida e respeitada, lá na frente às coisas sempre mudam, "Para Todos", não existe nenhum privilegiado diante de uma força divina, hoje podemos ter de tudo e sermos protegidos sempre, pelas condições, pela família, pelos amigos, porém diante de todos os erros que cometemos pagaremos em algum momento de nossas vidas. Reflexão, atitude, e conhecimento sobre os fatos fazem a pessoa entender melhor as coisas e ser mais compreensiva com o próximo, espero que a dor que sinto me ajude a seguir com força total a outra era e que eu volte a entender que as coisas passam e que podem existir, pessoas que me acenderão, no mundo não é possível que só um alguém saiba compreender e reflexionar o outro, o sol, a lua, a terra, o mar, me ajudam a pensar que existe sim mais alguma coisa á frente, mas pense,

21

no mundo e na vida as coisas podem sempre mudar ninguém é melhor do que ninguém ou mais poderoso, somente um tem poder e não está diante de nós está acima de tudo, de tudo mesmo, inclusive nas condições de vida que temos na terra. Antes de falar pense e antes de agir reflita. Que minha desconexão faça de mim melhor entender o porquê de tudo...

22

Estendendo em equilíbrio

Desenho em papel A4 (2009)

23

Que grande passo á tecnologia. Reformulei os traços abstratos me familiarizando com outras pessoas no momento da criação desta obra, a quase sólida pedra de individualidade não existe mais, o que prevalece são ângulos secretos de um grande conjunto por uma noite.

Em uma cidade vivi durantes várias horas como um turista em descoberta, novos encontros vieram ao meu espírito com o sangue fortemente avaliado e ressurgido da era passada em tráfego intenso pala atmosfera. Revitalizado novamente, foi possível transformar um raro e único momento na estrutura não planejada que pode se desenvolver na direção contrária de uma história, ou seja, não ser os mesmos argumentos que todos já estão saturados de ouvir.

Se planejar, não será você mesmo quem irá criar a obra de arte e sim as influências do sistema serão os criadores.

24

A Verdade sobre o universo

Com a poeira contada através do tempo, se pode calcular o número exato e finito. Os grãos de areia somam as galáxias de um determinado espaço, mas não se pode comparar a todas as restantes, pois o resultado não confere devido imenso tamanho do universo. O ser da matéria desconhecida pode existir e ser maior do que a proporção dos grãos contados. A ciência humana e desconhecida, porém existente e misteriosa.

25

Núcleo Humano

Um enorme núcleo sempre forma, mas não gera o seu destino infinito interior que te faz ser reflexivo em momentos unipotentes e unipresentes de si mesmo. Você pode possuir poderes, é só ir até o fim e buscá-los...

26

Obra: Força Relevante

Pintura em tela 50x60 (2008)

27

Como não poderia ser diferente está em amostra o organismo vivo como cara de uma bibliografia, as cores com uma forte tonalidade, são puras e vivas e vagueiam pelo reflexo do mar.

Uma junção epistemológica misturando-se a empatia, esta obra desperta esse olhar fixo em um objetivo mesmo que seja timidamente.

“Assim que o homem veio a terra chorou, ah, foi arrancado de suas origens e conheceu a terra, que decepção e tristeza...”

28

Não Precisarei

Não precisarei ver caso aconteça, o oceano, a natureza, o sistema solar, nada muda, estamos diante de incertezas, mesmo quando é possível enxergar. Não precisarei sentir o sonho, pois as correntes me prendem indiretamente, talvez seja melhor o abandono, mas, o medo em minha mente insiste permanentemente. Não precisarei das pessoas comigo, pois sempre as mesmas desaparecem. Um brilho distante surge em meu abrigo, é simplesmente uma ilusão que me entristece. Não precisarei da vida nessa terra, porque conheço tudo que me atormenta. Passa-se tudo, sinto-me em uma guerra, das chances, surgiram o que a vida não aguenta.

29

Obra: Quadratura

Pintura em tela 60x60 (2010)

30

Poderia ser apenas um conjunto de desenhos e pinturas, mas a supernova que vive dentro de um quadrado verde escuro remonta o quebra-cabeça da humanidade após ter sofrido um acidente no século passado.

Atualmente na era contemporânea, os testes sucessivos com a arte exibe a galeria de intenções de transmitir a emoção, talvez desejar falar o que sente e não poder.

Devido a todos que pode entristecer ou aliviar a barra no momento de uma cólera própria, a contemporaneidade atinge o seu nirvana no séc.21.

31

Do que eu sou

Do que eu sou, farei por mim, do que eu sou, irei fazer prevalecer, do que eu sou, buscarei sim, do que eu sou, irei viver. Do que eu sou, fortaleci, do que eu sou, amordaçado senti, do que eu sou, não entendi com tudo o que coloquei a ti. Mesmo que venhas buscar sem intenção alguma, do que eu sou ou fui, apenas a carne não vivi. Do que eu sou, já talvez fiz, do que eu sou, mesmo sem querer. Apenas me restou o corpo, para das outras coisas tentar esquecer.

32

Vida analisada e estudada

Na vida que se passa, tudo deve ser levado em consideração. Quando digo isto, estou me referindo a analise critica de nós, esta analise são os lados, formas e sentimentos não estudados pelo ser humano em relação ao nosso corpo e espírito. Avalie tudo que se passa no seu corpo neste instante e também depois, só assim saberá o outro ser que está em você.

33

A metamorfose é algo abstrato universal

Os órgãos e tecidos não são mais os mesmos, contatos mudam nesse organismo diferente e tudo se faz subitamente, nada é trabalhado. A mudança de habitat do ser se faz através de uma força completamente intensa sem dar a ele a chance de escolher vivenciar o que já possui e assim acaba não mais se familiarizando com a sua originalidade de corpo e sim com o poder do universo que se sobressai perante você. Tudo acaba tendo um restante de tempo para finalizar o seu corpo e mudar para outro mesmo que sem intenção ou querer algo novo e concreto. O corpo é realmente o seu instrumento? Ou outro será dono dele?

34

Obra: Universo em conjunto

Pintura em tela 50x70 (2008)

35

Tudo que houver de maior em beleza, sinceridade, amor, respeito e compreensão, foram atribuídos a essa enriquecida obra de arte.

“Que reservadamente me digam o fim dos descasos com as condições subseqüentes de uma estética quase sempre funcional.”

36

Protótipo de um cérebro

Encontre, encontre, encontre! E verá, aquilo que pensou não irá fazê-lo com que perdestes o que sonha, estou aqui, mas estou ali, e estamos indo para o mesmo lugar seguindo caminhos diferentes, encontre. O saber e a consciência estão interligados todo o tempo, cada pessoa possui um domínio de algo muito forte e realista através de seu pensamento, nós devemos ser ousados o suficiente para adquirirmos sonhos e mostrar que não existe o improvável diante de nosso querer interior, sabemos disso, mas mesmo assim às vezes não temos ânimo para lutar, está errado, devemos ser um leão sempre. A verdade do universo é de que tudo transita e nós não somos diferentes, mesmo que pessoas ou fatores implicarem em nossos ideais temos que seguir em frente até realmente conquistarmos o nosso objetivo. Nossa vida é composta por fases, diante deste mundo um todo parece estar ligado a uma coisa só que juntos formam um TUDO. Somente quando se desvia para o real as coisas que somos aqui parecem não estar em nosso corpo e o mundo que te descobre não consegue às vezes te trazer sempre o que procuras, mas te lembras que existe, necessitamos buscar a origem verdadeira. Todos possuímos...

37

Obra: Princípios de mim

Desenho em papel A4 (2006)

38

Em uma cidade que até um ciborg se espantava com a única ficção mentalizada para dentro de um segredo ou sonho, sustentações ecológicas já não mais se precisa usar, somente será puro prazer e revolução sobre os traços.

Esta sim é a minha primeira casa.

Levem-me de volta, preciso usufruir enquanto tenho a consciência em bom estado.

39

40

Obra: Expressão cultural

Desenho em papel A4 (2006)

41

Para fazer um quadro, foi necessário passar pelos códigos e por um instante sair da terra.

Não estava inspirado a pintar ou desenhar, uma voz bem forte junto a uma moeda que se pronunciou se jogando ao chão da cozinha me fez pensar e mediante a esta situação resolvi ser o artista daquela noite de 19 de novembro de 2006.

Os poderes de meu pensamento começaram coincidentemente a surgir, um a pós o outro durante um curto intervalo de tempo parecendo à mágica mais eficaz do mundo. No resultado final, foi produzido um grande quadro que não possuo mais, dois desenhos em papel A4 sendo um deles a obra (expressão cultural), e uma peça de roupa com uma galáxia de capricórnio, tudo isso se tele transportou através de minha mente.

42

Obra: Inspiração reflexiva

Pintura em tela 70x100 (2009)

43

O tempo e espaço naturalizando o caminho no qual se diz escondido por de trás do real, se ofusca diante dos nossos olhos e mostra o congelamento da luz da natureza que se foi entrelaçando sobre todo o universo dirigindo-se a um ser, existem formas contidas e distantes do fim do jogo. Fecham-se as portas de um declínio sobre o zero dia que tende a acarretar cartas sugadoras até o derretimento do sólido através de um salto infinito com os ossos fortalecidos pela matéria escura, porém diminui-se o dom de buscar o próximo, mesmo que não esteja na sua devida hora, fatalizando o lógico e sempre com o brilho pela frente de sua parede preta. Tal índole faz mudanças dos órgãos por si só como se não estivesse mais no mesmo caminho que restasse com o corredor que se enraíza na genética humana, com um mínimo tempo de finalizar o restante dos dias até a nossa existência para fazer o depois, até que tenha poder para isso. Muitas vezes, outro caminho traria, talvez, a última força que restasse, mesmo quando o princípio parece não ser o correto, mas um detalhe como este poderia fazer a diferença quando se sobram só três elementos em solo, assim o oxigênio se libera tomando um deles para se concentrar até que não acabe o momento daquele que o depende para sobreviver ao inevitável.

44

Inspiração reflexiva

(Desenho em papel A4 2004) 1ª versão

45

(Quero sempre observar tudo. Estarei em maior ligação com o abstrato e uma melhor apreciação e convivência artística de cada objeto existente).

Minhas galerias finais

46

Obra: Caracol de urano

Desenho em papel A4 (2004)

47

Obra: Riscos ao tempo

Desenho em papel A4 (2006)

48

Obra: Incidência removível

Desenho em papel A4 (2005)

49

Obra: Santuário grego

Desenho em papel A4 (2006)

50

Obra: Acoplamento estrelar

Desenho em papel A4 (2006)

51

Obra: A passagem

Pintura em tela 40x60 (2009)

52

A passagem

Desenho em papel A4 (2007) 1ª versão

53

Obra: Independência interestelar

Desenho em papel A4 (2006)

54

Pensamento agregado

Desenho em papel A4 (2007) 1ª versão

55

Encontro com a providência

Desenho em papel A4 (2006)

56

Óculos

Desenho em papel A4 (2006)

57

Segmento metamorfósico

Desenho em papel A4 (2007)

58

A rocha lapidada

Desenho em papel A4 (2007)

59

Encontro com todos os planetas

Desenho em papel A4(2007)

60

Protótipo para uma viagem

Desenho em papel A4 (2007)

61

Captador de mensagens

Desenho em papel A4 (2007)

62

Tecido cibernético

Desenho em papel A4 (2007)

63

Partícula orgânica

Desenho em papel A4 (2007)

64

Cavalo marinho

Desenho em papel A4 (2007)

65

Reflexão comportamental

Desenho em papel A4 (2006)

66

Monumento arqueológico

Desenho em papel A4 (2006)

67

Nomenclatura binária

Desenho em papel A4 (2006)

68

Outra dimensão

Desenho em papel A4 (2006)

69

Apontamentos

Desenho em papel A4 (2006)

70

Nova criatura do mar

Desenho em papel A4 (2006)

71

Residência onírica

Escultura em argila (2008)

72

Armadura de meteo

Desenho em papel A4 (2006)

73

Cavalo reluzente

Desenho em papel A4 (2004)

74

Inserindo imaginário

Desenho em papel A4 (2004)

75

Vaso da sabedoria

Desenho em papel A4 (2004)

76

Reviravolta imperceptível

Desenho em papel A4 (2008)

77

O 7 de setembro

Desenho em papel A4 (2006)

78

Olhar destemido

Pintura em tela 40x60 (2007)

79

Mamífero titânico

Desenho em papel A4 (2006)

80

Quatro fases do pensamento

Desenho em papel A4 (2006)

81

Cidade do tempo

Desenho em papel A4 (2007)

82

Momento aureo

Desenho em papel A4 (2006)

83

Regime diurno

Desenho em papel A4 (2006)

84

Busca do mundo perfeito

Desenho em papel A4 (2006)

85

Com a arte é possível desenhar o universo em que vivemos.

Existe uma importância com os relevos, talvez na forma de larva de fogo denso ou traços com características pequenas a impressão de desmaterialização inclui-se no processo abstrato da arte, em cada obra produzida é possível analisá-la no período em que atual e entender a intenção em outros períodos á frente.

A reflexão das escritas e também a concentração em transmitir para o papel ou quadro a forma sereno e solitária de um artista, dentro da consciência reinam os segredos e os sentidos com a vida real em outro formato com a expressão mais calma e amorosa. O inverso da natureza em que pisamos aparecendo o ponto máximo se locomovendo em formas pressagiando os princípios de um novo tempo com o que pensamos em ser.

Seres invisíveis existem perante nossos olhos e nos sensibiliza ao ponto de despertarmos nas palavras os sentimentos de cada um.

Quem já não sentiu emoções fortes? Aquela vontade de liberar a alegria guardada há tempos, a dor da saudade de alguém que sonhou ter ao seu

86

lado e o destino não deixaram realizar-se, o desejo de poder ajudar quem mais considera seu parceiro ou parceira que tanto precisa, falar por todos que necessitam, mas não conseguem expressar, se desculpar por um erro que cometemos um dia, mostrar ao mundo que existimos.

Procure o que realmente faça você feliz, não importa as conseqüências e sim a sua alegria e vontade de viver.

FIM