a fiabilidade nas suas mãos - cld.pt · fazem dos transformadores da abb os ideais. o...

18
Transformadores de Distribuição Tipo Seco Encapsulados no Vácuo A fiabilidade nas suas mãos

Upload: ngokiet

Post on 10-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Transformadores de Distribuição Tipo Seco Encapsulados no Vácuo

A fiabilidade nas suas mãos

3ABB

Missão

A ABB é líder em sistemas de energia e tecnolo-gias de automação, o que permite aos utilizadores e clientes industriais melhorar o seu desempenho enquanto fazem decrescer o impacto ambiental.

Introdução à ABB

A ABB é o fornecedor líder mundial de transforma-dores de distribuição. Oferecemos:

• Todas as tecnologias (Seco/Óleo)• Todas as normas (IEC, ANSI, etc)• Aplicações até 72,5 kV

Factos e números (aproximadamente)

• Unidades de produção em todo o mundo: 30• Paises com centros vendas e serviços: 140• Número de unidades vendidas

por ano: 400.000

Ao trabalhar com a ABB tem acesso a uma rede mundial de fábricas e serviços locais com uma extensa gama de produtos e soluções. A nossa garantia de qualidade e de serviço é única em toda a ABB. O nosso trabalho conjunto faculta o acesso a metodologias de produção que re-correm às tecnologias mais actuais, resultando em elevados standards de qualidade, bem como em produtos e soluções especiais.

Declaração de Qualidade

Os nossos produtos são certificados pela norma ISO 9001/14001. O nosso objectivo é a entrega rápida dos nossos transformadores dentro dos prazos e conforme as especificações.

4 ABB

Em quase todos os locais onde as pessoas vivem e trabalham encon-tramos pelo menos um transforma-dor. Mas enquanto ele funciona e fornece energia a um tapete rolante de um armazém, ao elevador de um hotel, ao computador de um escritó-rio, ao forno de uma padaria local, às máquinas de uma quinta ou a um complexo petroquímico, ninguém pensa na sua existência.

São fabricados de acordo com as normas de qualidade internacionais ISO 9001 e ISO 14001.

Os transformadores tipo seco en-capsulados no vácuo são à prova de humidade, apropriados para am-bientes húmidos ou bastante poluí-dos. São ideais para ambientes com humidades superiores a 95% bem como, descidas de temperaturas até –25ºC.

Com mais de 100.000 unidades a funcionar em todo mundo, produzi-das em fábricas dedicadas e especia-lizadas cuja capacidade de produção é superior à de qualquer outro con-corrente, a ABB é líder tecnológi-co e fornece a maior experiência e gama de aplicação de transformado-res tipo seco, com encapsulamento no vácuo, do mundo.

O transformador encapsulado no vácuo, da ABB, é o único transfor-mador encapsulado em resina cer-tificado pela UL com um índice tér-mico de pelo menos 180ºC (classe H) segundo a ANSI C57.12.60 – IEEE – testes de procedimento standard de uso experimental para avaliação térmica de sistemas de isolamento para Transformadores de Distribui-ção para Moldes Sólidos e Encap-sulados em Resina.

Mais próximo do utilizador – os transformadores tipo seco são os únicos que podem ser instalados junto do ponto de utilização, o que permite optimizar a concepção da instalação reduzindo para o mínimo os circuitos de baixa tensão com a correspondente redução de per-das e ligações em baixa tensão. Em muitos paises é obrigatório instalar transformadores tipo seco quando as instalações estão localizadas no interior de edificios públicos.

Transformadores ABB Tipo Seco Encapsulados no Vácuo – líder nesta categoria

O mais baixo valor de descargas parciais graças à mais avançada tec-nologia de encap-sulamento.

O Encapsulamen-to a vácuo em resina epóxida evita entrada de humidade e protege contra ambientes agressivos.

Uma única bobina assegura uma su-perficie mais po-lida eliminando a acumulação de pó.

Auto-extinguível em caso de fogo ou arco e sem liber-tação de gases de perigo potencial.

O mais económico

• Menos espaço necessário• Diminuição dos trabalhos de

construção civil• Não é necessário nenhum sis-

tema especial de segurança (detecção de fogo)

• Livre de manutenção• Vida útil superior devido aos

baixos valores térmicos e ao não envelhecimento dieléctrico

• Pode ser instalado mais próxi-mo do local de consumo, o que reduz as perdas nos cabos eléc-tricos

• Concepção optimizada sujeita a melhoramentos constantes, sempre que novos materiais estão disponíveis

• Produzidos em fábricas espe-cializadas e eficientes da ABB

Seguro e amigo do ambiente

• Reduzida contaminação ambi-ental

• Risco de derrame de substân-cias inflamáveis ou contamina-das, inexistente

• Ambiente seguro na produção (sistema fechado)

• Apropriado para ambientes húmidos e contaminados

• Sem risco de incêndio• Transformadores não in-

flamáveis e auto-extinguíveis• Grande resistência a curto-cir-

cuitos• Grande capacidade para supor-

tar sobrecargas• Bom desempenho perante

fenómenos sismicos• Resistência às mais severas con-

dições de rolamento e vibração

5ABB

Transformadores tipo seco encapsulados no vácuo da ABB de 50kVA até 30 MVA com tensões nominais até 52 kV

Classificação de acordo com IEC 60076-11:

- Clima C1/C2 - Ambiental E2 - Fogo F1

Circuito mag-nético laminado permite reduzir as perdas em vazio, correntes em vazio e nível de ruído

Aluminio - en-rolamento de alta tensão (cobre opci-onal)

Aluminio - enro-lamento de baixa tensão (cobre opci-onal)

Grande resis-tência aos picos nos enrolamentos fornecendo uma tensão de saída linear

Grande capacida-de para suportar sobrecargas devi-do a uma grande inércia térmica.

6 ABB

O circuito magnético é laminado para garantir um óptimo desem-penho e um mínimo de ruído. O circuito é cortado em toda a sua extensão e automaticamente aca-mado de modo sequencial, asse-gurando exactidão dimensional e constituindo uma interligação de camadas numa só pilha.

Qualidade consistente com o processo de produção mais eficiente

Processo de montagemO circuito magnético

O enrolamento de alta tensão é enrolado num movimento conti-nuo descendente com condutor de aluminio e com dupla camada de isolamento. São encapsulados no vácuo em resina epóxida. Foram efectuados testes de análise de fe-nómenos transitórios para verificar o desempenho da distribuição eléc-trica nos enrolamentos, confirman-do o vigor desta concepção.

O enrolamento, de baixa tensão são feitos de folha de aluminio e o isolamento é em resina epóxida pré-impregnada. Após o processo de enrolamento a bobina é curada num forno, resultando num enro-lamento extremamente compacto que pode suportar o fenómeno di-nâmico provocado por um curto-circuito.

A mais recente norma Europeia aplicável à concepção de transfor-madores encapsulados no vácuo, a IEC 60076-11 (2003) especifica um nível máximo de descargas parciais de 10 pC. As descargas parciais são medidas uma a uma e em todos os transformadores da ABB. As nossas estatisticas mostram que a média do

valor medido é sempre inferior a 10 pC e que em 90-% dos casos as descargas parciais são inferiores a 5-pC. Este baixo nível de descargas parciais pode ser garantido graças à concepção eficiente deste tipo de transformadores, à elevada quali-dade do material usado e à mais moderna tecnologia de encapsu-lamento.

O processo de encapsulamento é uma operação fundamental no procedimento de fabrico e deve ser executado e controlado sob as mais exigentes condições, de modo a assegurar um óptimo isolamento e características mecânicas. Por um lado, os enrolamentos são coloca-dos num forno de pré-aquecimento e mantidos no interior até que a temperatura de encapsulamento seja alcançada. Por outro lado, a mistura de resina é preparada num processo

de mistura contínua. Os componen-tes são misturados mesmo antes do processo de encapsulamento. De seguida, as bobinas pré-aquecidas são colocadas no interior da câmara de encapsulamento a vácuo. Assim que o vácuo é conseguido, a resina é colocada nos moldes. Desta forma a viscosidade da mistura de resi-na é muito baixa quando é deitada nos moldes, preenchendo todos os espaços de forma a conseguir o mí-nimo de descargas parciais. Depois do encapsulamento estar acabado as bobinas são colocadas no forno de cura, para que o composto de resina cure e atinja as propriedades finais.

7ABB

Transformador tipo seco encapsulado no vácuo da ABB de 8 MVA e de con-cepção resistente a condições sísmicas

Mas a liderança da ABB não se deve apenas aos passos de produção acima referidos. Nas fábricas da ABB, toda a oferta, concepção e produção é controlada e planea-da com o mais sofisticado softwa-re IndustrialIT, assegurando o mais alto nível de produção e reduzindo o tempo de produção ao mais baixo nível alguma vez consegui-do, mantendo os elevados padrões de qualidade. Uma vez colocada a encomenda, esta é carregada auto-maticamente no sistema o que per-mite coordenar, também de forma automática, a vertente comercial, a engenharia, a aquisição, a pro-dução, os laboratórios, a logistica e o departamento de manutenção. Usamos as mais avançadas tecnolo-gias de produção e o mais exigen-te sistema de controlo, de forma a garantir um produto de elevada qualidade e confiança.

Segurança em locais públicos

8 ABB

Tomadas de regulação de carga com motor aco-plado para ajuste automático e sem interrupção, da relação de transformação em condições de carga.

Soluções comprovadas para as suas necessidades

Com mais de 100.000 unidades em serviço em todo o mundo, a ABB é sem dúvida o mais experiente for-necedor de transformadores tipo seco e está determinada a manter essa posição através de uma estra-tégia de investimento activa.

Uma grande variedade de locais pedem transformadores tipo seco encapsulados no vácuo da ABB: Edifícios públicos, como hospitais, centros comerciais, centros culturais multidisciplinares sentem-se mais seguros com a tecnologia da ABB. A contribuição para a redução do risco de incêndio, a ausência de necessidade de fosso de óleo e a não utilização de líquido poluente fazem dos transformadores da ABB os ideais.

O transformador tipo seco encap-sulado no vácuo da ABB, é líder tecnológico em alimentar aplicações de aproveitamento eólico, com mais de 5000 unidades ao serviço. A ABB acumulou uma vasta experiência particularmente nestas aplicações exigentes: presença de conteúdos harmónicos, fenómenos transitórios e grande número de interrupções.

Os Transformadores tipo seco en-capsulados no vácuo da ABB, são usados para alimentar propulso-res marítimos e sistemas de distri-buição. Requisitos de instalações exigentes, incluindo redução do nível de ruído e de vibrações, es-paço limitado, sistemas especiais de arrefecimento e um elevado grau de segurança para evitar ris-cos humanos são razões mais que suficientes para escolher os trans-formadores tipo seco da ABB.

Os Transformadores tipo seco en-capsulados a vácuo da ABB, podem ser ligados a uma vasta gama de sistemas de variação de velocida-de, conversão de frequência e rec-tificadores assegurando soluções

completas para bombagem, ven-tilação, compressores, transporta-dores, equipamento de perfuração, moínhos, trituradores, turbinas a gás, geradores, misturadores. A resistência mecânica e a capacida-de de sobrecarga da tecnologia de encapsulamento, faz dos transfor-madores da ABB o produto mais conveniente para corresponder a todas as solicitações de serviço.

Instalações de caminhos de ferro, estações subterrâneas, guindastes de portos maritimos, plataformas no mar alto, entre outras aplica-ções, são o cenário certo onde a elevada fiabilidade dos transforma-dores tipo seco encapsulados no vácuo da ABB é apreciada.

Transformadores tipo seco encapsulados no vácuo da ABB para aplicações marítimas. AFAF (ar forçado/água forçada) arrefecimento através de água. Concepção e desenvolvimento aprovados pela LLOYD´S Shipping Register, Bureau Veritas, DNV, RINA, ABS

9ABB

ABB - Transformadores secos para aplicação em parques eólicos testados em termos de resistênci amecânica e vibrações: testes bi-axiais, horizontal evertical.

Graças à tecnologia de encapsula-mento no vácuo da ABB, uma vasta gama de aplicações é abrangida, tornando a ABB num dos maiores fornecedores de transformadores tipo seco melhorando continua-mente a capacidade de gestão, efi-ciência e economia de energia nos processos.

Concepção eficiente e ecológica

10 ABB

Uma gama completa de acessórios para adaptar os nossos produtos às suas necessidades

Canópia IP 23

Canópia IP 21 para aproveitamento eólico, espe-cialmente concebida para espaços limitados como o interior das torres.

As canópias da ABB são fabricadas em placa de aço com paineis remo-víveis para acesso às ligações e to-madas de regulação. O acabamento pode ser pintado ou galvanizado, dependendo da aplicação e das ne-cessidades do cliente. A concepção foi optimizada de forma a assegu-rar o arrefecimento necessário do transformador para todos os níveis de índice de protecção. Os armários podem ser fornecidos montados no transformador ou embalados indivi-dualmente para montagem no local. A entrada de cabos é pelo fundo e opcionalmente pelo topo, ou de lado através de caixas de fim de cabo isoladas a ar.

Opções de fabrico

• Transformadores de perdas reduzidas

• Enrolamento de cobre• Transformadores baixa tensão /

baixa tensão• Enrolamentos separados para

aplicações especiais• Transformadores classe H• Níveis de temperatura até

100 K/acima 100 K• Dupla tensão primária• Duplo enrolamento secundário• Encapsulamento da baixa ten-

são• Ligações de baixa tensão inferi-

ores• Frequência 50 Hz, 60 Hz

e 16 2/3 Hz• Grupos de ligação especiais• Enrolamento de baixa tensão

selado

Outros acessórios

• Equipamento antivibração• Resistência de aquecimento• Ecrã electrostático• Transformador de corrente• Ligações delta encapsuladas• Tomadas de ligação extraíveis• Interruptor alta tensão• Descarregadores

de sobretensão• Ventiladores de refrigeração

que permitem aumento de 50 % de potência

11ABB

Ventiladores de refrigeração AN/AF (convecção natural/forçada) para transformadores refrigera-dos de forma a conduzir um fluxo de ar para os canais de refrigeração. Aumento de até 50% de capacidade.

Caixas de ligação fim de cabo isoladas a ar - alta tensão

Caixas de ligação fim de cabo isoladas a ar - baixa tensão

Adaptável a todos os ambientes

12 ABB

Os mais exigentes procedimentos de controlo para garantir a mais elevada fiabilidade

Teste da bobina

O enrolamento de alta tensão é a parte mais crítica de um transfor-mador encapsulado e onde o fab-rico de elevada qualidade conduz à diferença. A tecnologia ABB assegura total confiança nos seus produtos, at-ravés do mais exigente controlo de fabrico. As bobinas de alta tensão são testadas após enrola-das e antes de serem encapsula-das, através de um teste de im-pulso repetitivo onde a bobina é submetida a 200 impulsos de 8kV durante um minuto, para verificar se o dieléctrico apresenta prob-lemas antes de ser encapsulado. Uma vez garantido, a bobina é encapsulada em vácuo. Depois do encapsulamento o nível das des-cargas parciais medido confirma a inexistência de bolhas ou espaços, de modo a garantir uma longa vida útil de todo o isolamento de alta tensão.Os transformadores tipo seco en-capsulados no vácuo da ABB são desenhados e construídos para ir de encontro ás normas e especifi-cações do cliente.Todos os transformadores tipo seco encapsulados no vácuo da ABB são submetidos a um com-pleto teste de rotina. Cada resulta-do é automaticamente comparado com os valores de concepção e de garantia, sendo realizadas estatísticas de análise. Este proc-esso permite obter uma qualidade consistente e um melhoramento permanente das nossas técnicas, engenharia e ferramentas de tra-balho.

Testes de rotina

• Medida de resistência de enro-lamento

• Medida da relação de trans-formação e verificação das ligações

• Medida das perdas em carga e da tensão de curto-circuito

• Medida das correntes e perdas, em vazio

• Teste de sobrevoltagem induzida

• Medida das descargas parciais

Podem ser efectuados outros testes, tais como testes tipo. Estes testes são usados em casos de modifi-cações de desenho, de forma a con-firmar que a qualidade do produto é mantida ou melhorada. Também podem ser efectuados a pedido dos clientes:

Testes tipo

• Teste de elevação de temper-atura

• Teste à onda de choque

Testes especiaisSempre a pedido do cliente:

• Teste de ruído• Medida da impedância

sequência zero• Medida da resistência

de isolamento• Medida de harmónicos

da corrente em vazio • Medida da capacidade dos

enrolamentos em paralelo e da Tag δ

• Medida da protecção anti-corrosão

• Teste de curto-circuito

Estes testes são realizados de acor-do com as normas IEC, EN, e/ou de acordo com IEEE/ANSI.(*)

O nosso ensaio laboratorial é cer-tificado pela UNE-EN-ISO/IEC 17025:2000. Esta acreditação confere à companhia certificada, autoridade para agir como laboratório oficial independente, testar e avaliar os relatórios como entidade indepen-dente. Este serviço único da ABB pode assegurar, sabendo que nen-hum outro fabricante de transforma-dores foi certificado de acordo com esta norma, que os nossos produtos são submetidos aos mais exigentes procedimentos de controlo.

Adicionalmente os nossos trans-formadores possuem os seguintes certificados:

• Certificado “Comportamento ao fogo” classe F1

• Certificado “Clima” classe C1 e C2

• Certificado “Humidade e con-densação” classe E2

(*) IEC: International Electrotechnical Commission (Comissão Electrotécnica Internati-onal).

EN: European Standards (Nor-mas Europeias), harmoni-za todas as normas euro-peias relevantes NF, BS, VDE, DIN, CEI, UNE,…

13ABB

Medida com auxílio de computadores e sala de teste

Fiabilidade em aplica- ções de carga elevada

14 ABB

K2

1.5

1.4

1.3

1.2

1.1

1.0

0.90.2 0.4 0.6 1.0 1.20.8 K1

24

128

2

1

tp = 0.5 h

θa = 10 °C

4

K2

1.5

1.4

1.3

1.2

1.1

1.0

0.90.2 0.4 0.6 1.0 1.20.8 K1

24

128

2

1

4

tp = 0.5 h

θa = 20 °C

K2

1.5

1.4

1.3

1.2

1.1

1.0

0.90.2 0.4 0.6 1.0 1.20.8 K1

24

128

2

1

tp = 0.5 h θa = 30 °C

4

Capacidade de sobregargaA experiência demonstra que um transformador tipo seco normal-mente dura várias décadas. No en-tanto, o número exacto é impossível de calcular, porque depende das condições a que está sujeito.

A duração de um transformador tipo seco depende especialmente da sobregarga a que normalmente está sujeito durante o seu tempo de serviço. Estas sobrecargas podem criar uma variação de temperatura nos enrolamentos que podem de-gradar o isolamento, por causa do envelhecimento térmico.

No entanto um transformador pode funcionar com algumas sobrecargas sem que isso afecte a sua vida útil. Isto é possível se a carga normal for menor que a potência nominal. Estas sobrecargas admissíveis (K2) são limitadas no tempo (tp) de acor-do com o rácio de funcionamen-to anterior (factor de carga, K1) e depende da temperatura média de ambiente ponderada qa.

Os transformadores são fabrica-dos para uma potência nominal de funcionamento, a uma temperatura ambiente normal segundo a norma IEC 60076-11:

- Temperatura máxima: 40 °C- Temperatura média

ambiente diária: 30 °C- Temperatura média

ambiente anual: 20 °CA temperatura de referência, se não for especificada outra, será a tempe-ratura média anual de 20 °C.

O transformador, que foi desenhado para trabalhar sob uma temperatu-ra média anual de 20 °C pode ser usado em ambientes de temperatu-ras mais elevadas ou mais baixas, reduzindo a carga de acordo com o referido:

Temperatura Consideração ambiente de potência média anual: (% referente a Pnom)

-10 °C 116 % 0 °C 110 % 10 °C 104 % 20 °C 100 % 25 °C 97 % 30 °C 94 % 35 °C 90 %

15ABB

Dados Técnicos IP 00, IP 21 até IP 33(se requisitado pode ser fornecido maior grau de protecção)

Atravancamento - Transformador IP 00 Tipo Seco Encapsulado no Vácuo da ABB

Atravancamento - Transformadores IP 21 até IP 33 Tipo Seco Encapsulado no Vácuo da ABB

1 Rodas bidireccionais2 Olhais de elevação3 Olhais de movimentação

horizontal4 Terminais de terra5 Chapa de características6 Sensor de controlo de

temperatura7 Tomadas de regulação

em vazio

16ABB

Dados Técnicos IP 00

KVA 50 100 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

mm 1290 1310 1490 1580 1580 1670 1670 1820 1760 1880 1940 2110 2140 2350 2560

mm 1020 1020 1080 1110 1110 1140 1140 1190 1170 1210 1230 1280 1290 1360 1430

mm 1380 1430 1440 1510 1650 1680 1810 1850 2080 2100 2350 2470 2800 2890 3070

Kg 670 770 990 1380 1480 1830 1740 2270 2420 2870 3390 4310 5010 5880 7370

KVA 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

W 960 1280 1500 1650 1950 2200 2800 3100 3700 4200 5000 5800 7500

W 2550 3520 4220 5020 6250 7040 8630 10240 12280 15130 18900 22500 26100

W 2900 4000 4800 5700 7100 8000 9700 11500 13800 17000 21000 25000 29000

% 6 6 6 6 6 6 6 7 7 8 8 8 8

dB 66 67 68 69 70 71 72 73 74 76 78 81 83

mm 1550 1580 1640 1740 1700 1760 1760 1880 1880 2060 2120 2270 2510

mm 840 930 940 1000 1000 1000 1000 1050 1100 1150 1150 1300 1300

mm 1300 1450 1450 1500 1650 1750 1880 1950 2220 2280 2560 2650 2880

Kg 1120 1400 1610 2100 2120 2550 3020 3250 3680 4480 5200 6200 7900

mm 520 670 670 670 670 670 670 670 820 820 820 1070 1070

mm 125 125 125 125 125 125 125 125 200 200 200 200 200

mm 40 40 40 40 40 40 40 40 70 70 70 70 70

Dados Técnicos IP 21 até IP 33

Perdas de acordo com a norma CENELEC HD 538 e enrolamentos de alumínio. Outras perdas e outros materiais condutores, disponíveis sobre pedido.

KVA 50 100 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

W 350 440 610 820 1100 1150 1350 1370 1800 2000 2500 2800 3600 4300 6000

W 1230 1760 2380 3080 3780 4310 5630 6690 8010 8900 11130 12460 16200 18900 22500

W 1400 2000 2700 3500 4300 4900 6400 7600 9000 10000 12500 14000 18000 21000 25000

% 4 4 4 4 4 4 6 6 6 6 6 6 6 6 6

dB 58 59 62 65 66 68 69 70 71 73 74 76 78 81 83

mm 1000 1020 1200 1290 1290 1380 1380 1530 1470 1590 1650 1800 1830 2040 2250

mm 770 770 770 850 850 850 850 900 900 900 1000 1000 1000 1250 1250

mm 1080 1130 1130 1180 1320 1350 1480 1520 1750 1750 2000 2100 2430 2500 2680

Kg 520 620 845 1230 1310 1660 1570 2060 2170 2620 3100 4020 4630 5500 6900

mm 520 520 520 670 670 670 670 670 670 670 820 820 820 1070 1070

mm 125 125 125 125 125 125 125 125 125 125 200 200 200 200 200

mm 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 70 70 70 70 70

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 12 kV

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 24 kV

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 36 kV

KVA 50 100 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

W 350 500 750 880 1150 1200 1500 1650 2100 2300 2900 3100 4200 5000 7000

W 1320 1850 2550 3340 4050 4840 6160 6860 8370 9790 12020 14240 17550 20700 24300

W 1500 2100 2900 3800 4600 5500 7000 7800 9400 11000 13500 16000 19500 23000 27000

% 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6

dB 58 59 62 65 66 68 69 70 71 73 74 76 78 81 83

mm 1050 1200 1380 1450 1450 1500 1470 1590 1530 1620 1680 1830 1890 2040 2220

mm 780 780 780 850 850 900 900 900 900 900 1000 1000 1000 1250 1250

mm 1100 1150 1180 1220 1320 1350 1500 1520 1750 1750 2080 2150 2480 2550 2720

Kg 505 650 865 1150 1250 1470 1575 1910 2100 2445 2930 3860 4460 5565 6645

mm 520 520 520 670 670 670 670 670 670 670 820 820 820 1070 1070

mm 125 125 125 125 125 125 125 125 125 125 200 200 200 200 200

mm 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 70 70 70 70 70

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Perdas em vazio (Po)

Perdas em carga (Pk) 75ºC

Perdas em carga (Pk) 120ºC

Tensão de curto-circuito

Nível de ruído (LWA)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

Distância entre rodas (E)

Diametro das rodas

Largura das rodas (G)

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Perdas em vazio (Po)

Perdas em carga (Pk) 75ºC

Perdas em carga (Pk) 120ºC

Tensão de curto-circuito

Nível de ruído (LWA)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

Distância entre rodas (E)

Diametro das rodas

Largura das rodas (G)

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Perdas em vazio (Po)

Perdas em carga (Pk) 75ºC

Perdas em carga (Pk) 120ºC

Tensão de curto-circuito

Nível de ruído (LWA)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

Distância entre rodas (E)

Diametro das rodas

Largura das rodas (G)

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 12 kV

KVA 50 100 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

mm 1410 1560 1740 1810 1810 1860 1830 1950 1890 1980 2040 2210 2270 2420 2600

mm 1150 1200 1260 1290 1290 1300 1290 1330 1310 1340 1360 1410 1430 1480 1540

mm 1400 1450 1490 1550 1650 1680 1830 1850 2080 2100 2430 2520 2850 2940 3110

Kg 650 800 1030 1360 1460 1680 1820 2160 2390 2740 3220 4220 4840 5940 7110

KVA 160 250 315 400 500 630 800 1000 1250 1600 2000 2500 3150

mm 2050 2080 2140 2240 2200 2260 2260 2380 2380 2580 2640 2790 3030

mm 1580 1590 1610 1640 1630 1650 1650 1690 1690 1750 1770 1820 1900

mm 1630 1780 1780 1830 1980 2100 2230 2300 2590 2650 2950 3040 3270

Kg 1320 1650 1860 2350 2410 2840 3350 3580 4010 4920 5640 6640 8440

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 24 kV

TENSÃO ESTIPULADA PARA O EQUIPAMENTO (Um) 36 kV

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

POTÊNCIA NOMINAL (Sr)

Comprimento (A)

Largura (B)

Altura (H)

Peso

Transformadores de distribuição disponi-bilizados pela ABB

Transformadores de distribuição a óleo: - até 72,5 kV - monofásico ou trifásico - montado no solo, montado em poste,

montagem especial em armário

Transformadores tipo seco: - Encapsulado/Impregnado no vácuo - RESIBLOC®

Transformadores para aplicações especiais, tais como: - Caminhos de ferro - Marinha: propulsão e distribuição - Vasos de guerra nucleares - Transformadores rectificadores - Variação de velocidade - Transformadores de excitação - Conversores HVDC - Transformadores para aproveitamentos

eólicos - Autotransformadores - Transformadores de ligação à terra - Reactâncias ligação de neutro - Reactâncias limitadoras de corrente - Forno de arco - Transformadores com nivelador automáti-

co da tensão de saída

Serviços disponibilizados pela ABB Trans-formadores de distribuição

- Serviços ambientais – serviços de eliminação de PCB

- Instalação e comissionamento- Formação- Manutenção e testes- Requalificação e melhoramento- Peças de reserva

Informação técnica disponível: abb.com/distributiontransformers

Leaf

let I

den

t. n

o. 1

LAC

0000

04 2

nd e

ditio

n-P

rinte

d in

Ger

man

y (0

1/07

-XXX

-pt)

Nota:A ABB reserva o direito de proceder a modificações no conteúdo dos documentos, sem aviso prévio. Relativamente a encomendas, as respectivas condições particula-res serão as aplicadas.

A ABB decinará toda e qualquer responsabilidade de erros potenciais ou eventuais faltas de informação neste documento. Reservamos todos os direitos no conteúdo e ilustrações deste documento.

Qualquer reprodução, parcial ou total, é proibida, sem autorização prévia por parte da ABB.

Copyright© 2007 ABB

Direitos reservados

ABB Power Technologies Management Ltd. Transformers

Affolternstrasse, 44 8050 Zürich Schweiz

www.abb.com/transformers e-Mail: [email protected]