a família medieval

2
A família era formada por negociações e combinada com interesses políticos e econômicos entre os patriarcas envolvidos. A mulher não possuía nenhum direito de escolha quanto ao marido, o pai dela era quem organizava com o homem como seria feito. As vezes uma moça podia ser prometida ainda no berço, e geralmente elas eram desposadas com 13, 14 anos por um homem de 30 anos, em média. Para o marido adquirir sua mulher, era preciso que ele ou a sua família pagassem uma compensação aos pais da mulher, como bens materiais ou terras, para reparar o prejuízo sofrido pelo pai da noiva. Tais bens se chamavam dote. Mesmo após o casamento, o que era adquirido com o dinheiro do dote era posto na residência do casal, dessa forma, o dinheiro retornava ao marido. Apesar disso, a intenção do casamento medieval tinha outros interesses: intensificar as relações entre as famílias e simbolizar a amizade, além de delimitar as relações e posições sociais. O casamento era pra vida toda, não importava se a mulher era perturbada e preguiçosa ou se o homem era um libertino e bêbado, um tinha que aguentar o outro até o ultimo segundo de vida. Quem não aceitasse isso, a igreja acarretava numa “excomunhão e em uma reprovação social”. A escolha de uma noiva e feita pelas pessoas mais próximas da família, principalmente o pai e a mãe. O noivado era uma cerimonia bastante importante era até mesmo registrado pela igreja. Na idade média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de Junho, pois o primeiro banho do ano era tomado em Maio; assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo para disfarçar o mal cheiro. Então temos Maio como o mês das noivas e a origem do buquê de noivas explicadas. No período medieval, o valor da mulher era muito diferente ao que é dado a ela atualmente. Ao contrário de hoje, na era das trevas, alguns dos papéis desempenhados pelas mulheres eram: Perpetuação da linhagem familiar. Cuidados da casa. Satisfazer os desejos do marido em geral. Vigiar o corpo para manter a qualidade da descendência. O quarto da casa medieval era considerado o coração da residência e da família, como o cômodo mais importante, pois era lá onde a mulher ficava a maior parte do tempo, concebia seus filhos e dava à luz, e provavelmente onde morreria. - A FAMÍLIA MEDIEVAL - O CASAMENTO - A MULHER NO CASAMENTO

Upload: barbara-coelho

Post on 19-Nov-2015

41 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folder bem resumido sobre a família medieval.

TRANSCRIPT

  • A famlia era formada por negociaes e

    combinada com interesses polticos e econmicos entre os patriarcas envolvidos. A mulher no possua nenhum direito de escolha quanto ao marido, o pai dela era quem organizava com o homem como seria feito. As vezes uma moa podia ser prometida ainda no bero, e geralmente elas eram desposadas com 13, 14 anos por um homem de 30 anos, em mdia.

    Para o marido adquirir sua mulher, era preciso que ele ou a sua famlia pagassem uma

    compensao aos pais da mulher, como bens materiais ou terras, para reparar o prejuzo sofrido pelo pai da noiva. Tais bens se chamavam dote. Mesmo aps o casamento, o que era adquirido com o dinheiro do dote era posto na residncia do casal,

    dessa forma, o dinheiro retornava ao marido.

    Apesar disso, a inteno do casamento medieval tinha outros interesses: intensificar as relaes entre as famlias e simbolizar a amizade, alm de delimitar as relaes e posies sociais.

    O casamento

    era pra vida toda, no importava se a mulher era perturbada e preguiosa ou se o homem era um libertino e bbado, um tinha que aguentar o outro at o ultimo segundo de vida. Quem no aceitasse isso, a igreja acarretava numa excomunho e em uma reprovao social.

    A escolha de uma noiva e feita pelas pessoas mais prximas da famlia, principalmente o pai e a me. O noivado era uma cerimonia bastante importante era at mesmo registrado pela igreja.

    Na idade mdia, a maioria dos casamentos ocorria no ms de Junho, pois o primeiro banho do ano era tomado em Maio; assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolervel. Entretanto, como alguns odores j comeavam a ser exalados, as noivas carregavam buqus de flores junto ao corpo para disfarar o mal cheiro. Ento temos Maio como o ms das noivas e a origem do buqu de noivas explicadas.

    No perodo medieval, o valor da mulher era muito diferente ao que dado a ela atualmente. Ao contrrio de hoje, na era das trevas, alguns dos papis desempenhados pelas mulheres eram:

    Perpetuao da linhagem familiar.

    Cuidados da casa. Satisfazer os

    desejos do marido em geral.

    Vigiar o corpo para manter a qualidade da descendncia.

    O quarto da casa medieval era considerado o corao da residncia e da famlia, como o cmodo mais importante, pois era l onde a mulher ficava a maior parte do tempo, concebia seus filhos e dava luz, e provavelmente onde morreria.

    - A FAMLIA MEDIEVAL - O CASAMENTO - A MULHER NO CASAMENTO

  • Os banhos eram tomados usando a mesma gua quente. O patriarca da famlia tomava banho primeiro. Logo aps, sem trocar a gua, tomavam banho os outros homens da casa por ordem de idade. Depois, as mulheres

    tambm por ordem de idade e seguidas, as crianas. Os bebs eram os ltimos a tomar banho, e quando chegava a vez deles a gua j estava to suja que era possvel perder o beb l dentro.

    A mulher, resmungona e rspida, que censura continuamente o marido pela inferioridade do seu nascimento era um tema constante da literatura medieval e costume de se apoderar das mulheres pela violncia, to vulgar torna-se mais raro nos sculos finais.

    O ms de Maio

    considerado hoje o ms das

    noivas por causa do casamento medieval. O buqu

    surgiu para disfarar os odores delas.

    Alunos: Brbara, Joo Francisco, Joo Pedro e Victria.

    Trabalho de Histria O Homem Medieval - Le Goff, Captulo 8

    Professor: Fausto

    Colgio Mimoso do Oeste 2014

    - CURIOSIDADES