a espada do espírito

14

Upload: denilson-torres-leila-almeida

Post on 03-Aug-2015

185 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Capítulo sobre a Espada do Espírito que está no E-book "Seja um Guerreiro" do pr. Denilson Torres.

TRANSCRIPT

Page 1: A Espada do Espírito
Page 2: A Espada do Espírito

- 2 -

“Porque as armas da nossa batalha não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Coríntios 10:4)

Page 3: A Espada do Espírito

- 3 -

Sumário

Dedicatória 4 Prefácio 5 Introdução Seja um Guerreiro! 6

Parte I – As Estratégias

I. A Realidade da Batalha Espiritual 10 II. Não é Contra Carne e Sangue 17

III. Conhecendo o Inimigo 21 IV. Fortalecei-vos no Senhor 25 V. A Estratégia da Vitória 31

VI. Na Linha de Combate 35 Parte II – A Armadura

VII. O Cinturão da Verdade 41 VIII. A Couraça da Justiça 45

IX. Não Ande Descalço! 50 X. O Escudo da Fé 56

XI. O Capacete da Salvação 63 XII. A Espada do Espírito 71

Parte III – A Capacitação

XIII. A Oração Eficaz 83 XIV. Jejum: Apurando a Sensibilidade Espiritual 88 XV. O Batismo no Espírito Santo 93

XVI. O Perdão que Liberta 100 XVII. Mudando o Rumo da Batalha 110

Page 4: A Espada do Espírito

- 4 -

Capítulo XII A Espada

Do Espírito

No mundo antigo a espada ocupava posição central como símbolo de poder e força. A espada do centurião romano, o gládio, é considerada uma das mais poderosas já construídas. Ela media cerca de sessenta centímetros, e possuía dois gumes. A espada era uma arma tanto de defesa quanto de ataque. Ela não só protegia o soldado como também agredia seu adversário. Por esta dupla função, pelo imenso poder que agregava e pelo grande apreço que os soldados tinham por ela nas batalhas, Paulo fez da espada o símbolo da Palavra de Deus. Assim como a espada, a Palavra é uma poderosa arma tanto de defesa quanto de ataque e saber manuseá-la é uma necessidade imperiosa na vida do cristão. O cristão vitorioso deve manejar bem a Palavra da Verdade (2 Timóteo 2:15), pois a “Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12). Conhecer bem espada do Espírito é uma meta que todo cristão deve ter. O conhecimento superficial poderá e será usado contra você em sua batalha espiritual. O pouco conhecimento que o povo de Deus tem da Sua Palavra é o que tem causado tantas derrotas no nosso meio e feito os aproveitadores se multiplicarem. “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). Conheço casos de pessoas que mantém sua Bíblia aberta no salmo 91, por exemplo, crendo que o simples ato de ter sua Bíblia aberta em um salmo poderoso é suficiente para espantar o mal. Se você é parte deste grupo de pessoas, sinto dizer-lhe que você está usando muito mal a espada que Deus lhe deu.

1 – Duelo de Espada

Cuidado! O diabo conhece a Palavra, estuda a Palavra e sabe usá-la para enganar. Em um duelo usando a espada do Espírito, satanás poderá facilmente derrotar o crente que não tem intimidade com ela e que não sabe manejá-la. Talvez você pense que a espada do Espírito seja uma arma de uso exclusivo do exército de Deus e esteja estranhando eu falar sobre duelo entre o bem e o mal com ambos usando a espada do Espírito, mas o diabo conhece a Bíblia muito mais do que qualquer teólogo, afinal ele vivenciou boa parte do que está ali escrito. E não só a conhece como sabe usá-la. A Bíblia nos relata um duelo histórico em que uma das armas usadas pelos combatentes foi a Espada do Espírito. Este duelo foi registrado nos evangelhos de Lucas e de Mateus. Nesta passagem o Senhor Jesus, após quarenta dias de jejum, sem comer nem beber coisa alguma, foi tentado pelo diabo. Neste duelo contra o diabo Jesus usou a Espada

Page 5: A Espada do Espírito

- 5 -

tanto como arma de defesa quanto de ataque. Na primeira tentação o diabo o desafiou a transformar pedras em pão. Jesus defendeu-se usando Deuteronômio 8:3 e quando o diabo o atacou pela terceira vez o Senhor usou Êxodo 34:14 para dar o último golpe e forçar o recuo do inimigo. Mas neste episódio não é só Jesus que usa a espada do Espírito. Em determinado momento o diabo leva Jesus ao pináculo do templo em Jerusalém, saca da espada e desfere um ataque usando a Palavra como arma de ataque contra o próprio Senhor da Palavra. “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” (Mateus 4:6). O diabo usa o Salmo 91, versos 11 e 12, para tentar induzir Jesus a usar o seu poder fora da submissão à vontade do Pai. O Senhor defende-se usando também a Palavra. Para combater o engano que satanás tenta lançar em seu coração, Jesus cita Deuteronômio 6:16: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mateus 4:7). Agora reflita comigo. Se satanás foi ousado o suficiente para usar a espada do Espírito para atacar ao próprio Autor da Palavra, o que lhe faz pensar que não a usará contra você? Jesus venceu porque conhecia a Palavra. Não só a letra, mas o Espírito da Palavra. Assim também você tem que ser se deseja usar esta poderosa arma a seu favor. O uso da Palavra com sabedoria e discernimento é, sem dúvida, o seu maior desafio como guerreiro espiritual. O diabo tentará de todas as formas deturpar o seu entendimento induzindo-o a usar a Palavra de Deus fora da vontade do Senhor.

2 – Por que o Povo de Deus é Derrotado?

Na virada do milênio, quando estávamos próximo ao ano 2000, tive problemas com um irmão que afirmava peremptoriamente que tinha lido na Bíblia um versículo que dizia “A mil chegarás, mas de dois mil não passarás” e garantia que ele próprio havia lido o tal texto, só não sabia qual livro, capítulo, nem versículo... Infelizmente muitos crentes no Senhor não leram sequer um dos evangelhos, mal conhecem um ou dois versículos, muitas vezes fora do contexto, e, por isso, são enganados por qualquer vento de doutrina. Com um conhecimento tão raso das escrituras, terminam dando ouvidos às sugestões do diabo sem discernir o que é vontade de Deus e o que é manipulação. O diabo é ardiloso. Assim como tentou fazer com Jesus, ele sempre cita uma passagem bíblica para dar a aparência de vontade de Deus ao engano e quando não se tem conhecimento da Palavra fica fácil ser levado. Nos dias atuais, esta estratégia de camuflar a mentira com uma aparente capa de verdade é a uma das principais armas do diabo para paralisar os servos do Senhor. Pedro já nos alertava em sua segunda carta que surgiriam falsos profetas, homens e mulheres que sutilmente introduziriam heresias e que, movidos pela ganância, fariam negócio, ou seja, enriqueceriam às custas do povo do Senhor e, por conta de seus atos, muitas pessoas passariam a falar mal do evangelho (2 Pedro 2:1-3). Veja se este não é exatamente o quadro que estamos vivendo na atualidade.

Page 6: A Espada do Espírito

- 6 -

Este triste cenário se torna realidade porque o povo de Deus se apega muito mais aos sinais de cura, milagres e maravilhas do que se o que está sendo pregado após os sinais é o verdadeiro evangelho da graça. Os sinais do “apóstolo” fulano, do “bispo” beltrano ou do “missionário” cicrano fazem com que muitos acreditarem que se tais sinais acontecem é porque Deus está com eles. Mas o que a Palavra nos diz é que mesmo que um anjo dos céus venha à terra e pregue outro evangelho deve ser considerado maldito (Gálatas 1:8) e que nos últimos dias muitos falsos profetas operariam sinais e prodígios para enganar (Mateus 24:24). No livro de Deuteronômio, o Senhor alertava que se a profecia ou sinal pronunciado por alguém se cumprisse e este profeta conduzisse o povo para fora da Palavra de Deus, os servos do Senhor não deveriam dar ouvidos a este profeta, pois Deus os estava provando para saber de sua fidelidade à sua Palavra (Deuteronômio 13:1-3). Para Deus, a sua Palavra é mais importante que sinais, maravilhas e milagres. Não se deixe iludir pelos sinais ou pelo que seus olhos veem, busque a Palavra e maneje bem a Espada do Espírito. É isto que lhe fará aprovado ao Senhor (2 Timóteo 2:15).

3 – Medite na Palavra

Lembro ainda hoje do dia em que terminei pela primeira vez a leitura de toda a Bíblia. Senti a bem-aventurança do Senhor naquele dia. Pouco depois ouvi o Senhor falando em meu coração e ordenando que eu estendesse a mão, ali ele me entregou algo que não entendi na hora, mas que hoje, vendo as coisas retrospectivamente, sei que era o chamado para ministrar a mesma Palavra que eu acabara de ler em sua totalidade. E você? Qual tem sido a sua experiência em relação à leitura da Palavra de Deus? Sei que hoje o corre-corre da vida, as mil e uma atividades e responsabilidades têm tirado de nós o tempo valioso para dedicar à leitura e meditação na Bíblia. Mas gostaria de lhe dizer que não podemos continuar caindo no engodo do diabo, priorizando mais as coisas terrenas que as espirituais. O Senhor nos ensinou que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas nos seriam acrescentadas à medida que O buscamos em primeiro lugar (Mateus 6:33). O problema é que estamos buscando em primeiro lugar nossa satisfação pessoal, carreira, dinheiro, poder... Estamos vivendo e desejando as mesmas coisas que o mundo deseja e vive. Muitas vezes buscamos cultos que nos façam “sentir bem” e pouco estamos preocupados em cultuar a Deus. Nosso compromisso com a meditação na Palavra segue o mesmo padrão de descompromisso que permeia a nossa vida espiritual. Não é à toa que andamos desmotivados e desanimados em nossa experiência de fé e que em muito pouco nos diferençamos do mundo. O primeiro Salmo nos ensina que bem-aventurado é aquele que não anda conforme as coisas deste mundo, mas que medita, rumina, estuda a Palavra de Deus. O Salmo nos diz que esta pessoa é como árvore plantada junto a ribeiros, o que significa que está sempre abastecido da presença de Deus através do Seu Espírito. Diz também que dá frutos na estação certa, que apresenta mudança de caráter e tem testemunho para atrair outros. Diz, ainda, que as folhas não caem, pois terá sempre vida de vitória e abundância, e tudo o que fizer prosperará. É esta vida que você deseja? Então comece a mudar seu caminho, deixe o mundo e seus valores e desejos para trás, e passe a meditar na Palavra de Deus. Se você deseja vitória em suas batalhas e em sua caminhada cristã não pode se deixar seduzir por estas coisas que não alimentam a alma. Assuma o compromisso com o Senhor

Page 7: A Espada do Espírito

- 7 -

de buscar a Sua face e adorá-lo. Com esta visão não haverá como não ter uma vida repleta de vida.

4 – Um Plano de Leitura

Tenho recebido muitos e-mails de pessoas desejosas de manter uma rotina diária de leitura da Palavra, mas que não sabem bem por onde começar. Muitas pessoas têm dificuldades com as versões tradicionais repletas de palavras e expressões que pouco conhecem. Outros, ainda, gostariam de entender melhor o fundo histórico e implicações teológicas do que estão lendo. Há ainda os que têm dificuldade de tempo ou problemas em manter uma disciplina. Talvez você esteja enquadrado em um ou em todos estes casos. Se você deseja realmente assumir o compromisso de ler a Palavra, este plano de leitura é para você! Para começar um plano de leitura é necessário primeiro estabelecer este compromisso firmemente em seu coração e começar imediatamente. Quanto mais tempo você demorar em iniciar esta caminhada, mais o inimigo colocará obstáculos para lhe impedir. Tomada a decisão, vamos à prática. Este plano de leitura busca atender a três desafios: O primeiro desafio é dar às pessoas uma visão básica da fé; o segundo é permitir a memorização de versículos chave e o terceiro desafio é estabelecer uma rotina de leitura bíblica devocional para toda a vida. Os profissionais em educação física afirmam que o corpo humano necessita de no mínimo quinze minutos de atividade física diária para manter-se saudável. Penso que para termos uma vida espiritual minimamente saudável precisamos desta mesma disciplina de dedicar no mínimo quinze minutos para a leitura da Bíblia. Se você mantiver esta rotina conseguirá ler dois a três capítulos por dia e lerá todo o Novo Testamento em três meses, ou menos! Apenas quinze minutinhos de seu dia já podem lhe dar um ganho extremo em crescimento na Palavra!

5 – Quais Materiais são Necessários? Isto depende muito de suas possibilidades financeiras. Para mim o ideal é ter uma boa bíblia de estudos e uma Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) para melhor entendimento nas passagens mais difíceis. Munido destas duas ferramentas você já está apto a adquirir sozinho boa parte do conhecimento que almeja. Adquirir a Bíblia NTLH é relativamente barato, mas obter uma boa Bíblia de estudo representa custo maior e também necessita de mais cuidado para escolher, pois existem inúmeras opções no mercado. Eu tenho em minha biblioteca particular mais de cinco Bíblias de estudo, mas posso afirmar que a que mais me ajudou em meus primeiros passos foi a Bíblia de Estudo Vida. Por sua simplicidade, por não estar tão amarrada a visões teológicas denominacionais e por sua clareza. Recomendo fortemente que, se você deseja adquirir uma Bíblia de estudos para começar a aprender sobre a Palavra de Deus, adquira esta Bíblia. Ela foi bênção na minha vida e creio que certamente será na sua vida também.

Page 8: A Espada do Espírito

- 8 -

Munido de uma boa Bíblia de Estudo e de uma Bíblia NTLH você estará suficientemente equipado para o desafio, mas se você não puder adquirir este material não desanime, são apenas ferramentas de ajuda, de forma alguma são essenciais para a aprendizagem da Palavra. Inúmeros cristãos aprenderam e conheceram a Palavra sem ter nenhum desses recursos. É o Espírito de Deus e não apenas o seu intelecto que lhe conduzirá e ensinará.

6 – Começando Pelo Novo Testamento

Para começar a leitura da Bíblia recomendo que comece pelo centro da Palavra: Jesus. É fundamental entender que Jesus é o centro da revelação, portanto toda a leitura deve começar com o conhecimento de Cristo. No plano de leitura que proponho, comece lendo o evangelho de João, pois é o evangelho que melhor apresenta Cristo em sua divindade e poder. Leia pelo menos dois capítulos por dia, em dez dias você terá concluído este desafio e terá um excelente conhecimento do caráter e da obra redentora de Cristo. Concluído o evangelho, pule para o final da Bíblia e leia as três cartas de João. É importante esta sequência para você ficar bem familiarizado com o autor e conhecer bem a doutrina e a revelação que Deus deu a ele. Leia as cartas de João (primeira, segunda e terceira epístola) na sequência. Nelas o apóstolo trata de alguns desdobramentos práticos do evangelho que escreveu. Em três dias você terá lido as três epístolas. Em apenas treze dias você já terá uma visão panorâmica do Evangelho segundo o mais longevo dos apóstolos. É importante que após cada dia de leitura você tenha pelo menos um versículo para memorização. Por exemplo, ao ler o capítulo três do evangelho de João você pode escolher o versículo dezesseis para memorizar. Tome papel e caneta e escreva o versículo escolhido:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho

unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida

eterna. (João 3:16)”.

Uma vez escolhido o(s) versículo(s) para memorização, comece a exercitar esta memorização recitando durante todo o dia. No dia seguinte, escolha mais versículos e continue recitando os que você já havia escolhido e mais os novos que foram acrescentados. Ao final dos treze dias você não só terá uma visão muito clara do evangelho, como também já terá memorizado no mínimo treze versículos! Com esta base bem firmada você retorna aos evangelhos. Desta vez lerá o evangelho segundo Lucas, ele é importante porque trata a vida de Jesus com uma visão mais histórica e detalhista. É no evangelho segundo Lucas que há o relato da visita do anjo Gabriel a Maria e é este o único evangelho que revela que Jesus era primo de João Batista, segundo a carne. Mantendo o ritmo que propusemos de, no mínimo, dois capítulos por dia você alcançará esta vitória em doze dias. Serão mais doze versículos também sendo memorizados. Em

Page 9: A Espada do Espírito

- 9 -

menos de um mês você já terá uma visão bem clara, tanto teológica quanto histórica, da vida de Jesus. Após ler o evangelho de Lucas chegou a hora de conhecer o que aconteceu com os primeiros discípulos de Cristo após a sua ressurreição. É hora de ler o livro de Atos dos apóstolos. Serão mais catorze dias de prazerosa leitura. Ali você será apresentado ao apóstolo Paulo, autor de pelo menos treze livros da Bíblia. Tendo sido apresentado ao apóstolo Paulo, é o momento de conhecermos seus escritos. Leia a sequência que vai da carta aos Romanos até a epístola a Filemon, ali você terá contato com a principal base da teologia da igreja e terá um aprofundamento da doutrina da graça, conforme expostos por Paulo. Leitura prazerosa e que tem um molho especial por conta do caráter pessoal que Paulo imprime a seus escritos. Será uma aventura de um mês e meio de muito crescimento espiritual e abundante conhecimento bíblico. Você está quase no final! Leia o evangelho segundo Mateus. Dos quatro evangelhos este é o mais fortemente fincado no Antigo Testamento. Nele você terá conhecimento do magnífico Sermão da Montanha com as bem-aventuranças e o Pai nosso, além de uma descrição impactante da crucificação. Há neste evangelho um clima de crescente expectativa à medida que Jesus se aproxima de Jerusalém para cumprir seu propósito. São mais catorze dias de leitura e descobertas. Depois leia a epístola de Tiago, as duas epístolas de Pedro e a carta universal de Judas que são bem próximas em sua abordagem, repleta de alertas e convocação à santidade, ao espírito dos profetas do Antigo Testamento. Sete dias para obter esta vitória. Agora leia o evangelho de Marcos e complete com a leitura da epístola aos Hebreus. Pronto! Você está apto a ler o livro de Apocalipse. Agora com o conhecimento de Deus e de sua maravilhosa bondade, a leitura do último livro da Bíblia não lhe trará mais medo nem terror, mas será alento descobrindo que toda a maldade que campeia o mundo terá fim e estaremos junto do Senhor para sempre no lugar onde “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

6 – Agora o Antigo Testamento

Se você venceu a prova de ler o Novo Testamento e deseja agora conhecer mais profundamente a história, agora é hora do Antigo Testamento. Devido à complexidade do desafio eu tenho duas sugestões de planos de leitura que se adequará ao seu perfil e lhe dará condições de adquirir um conhecimento sólido da Palavra de Deus. O primeiro plano de leitura é para quem não tem como ampliar o tempo diário dedicado à leitura bíblica, mas mesmo assim deseja uma boa visão do Antigo Testamento. O segundo plano de leitura é para aqueles que desejam se aprofundar de maneira mais plena e vencer o grande desafio de ter lido toda a Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse. Escolha o plano de leitura que melhor se adéqüe a você neste momento e boa viagem!

Page 10: A Espada do Espírito

- 10 -

7 – Uma Visão Panorâmica do Antigo Testamento Este plano de leitura é para pessoas que não têm como atingir um nível maior de dedicação ao estudo da Bíblia. O seu objetivo é ter uma visão de todo o Antigo Testamento, obtendo bom conhecimento Bíblico. Para alcançar este desafio você pode continuar mantendo o mesmo ritmo de leitura de dois a três capítulos por dia que devem levar cerca de quinze minutos. Leia os livros do Pentateuco na seguinte sequência:

Livro Capítulos

Gênesis 1-4 / 7-8 / 11-50

Êxodo 1-20 / 24 / 32-34;

Levíticos 10 / 26

Números 6 / 9 / 12-14 / 16-17 / 20-25

Deuteronômio 1 / 4-6 / 11 / 18 / 28 / 30 / 34

Em cerca de um mês e meio você terá uma excelente visão do Pentateuco, ou Torah, os cinco primeiros livros da Bíblia que foram escritos por Moisés e contém a base de todo o Antigo Testamento e da história da redenção que se completou em Cristo. Leia os livros históricos:

Livro Capítulos

Josué 1-4 / 6-7 / 9-10 / 14 / 24

Juízes 1-4 / 6-7 / 11 / 13-16

Rute 1-4

1 Samuel 1 / 3-10 / 13 / 15-31

2 Samuel 1-2 / 6-7 / 11-18 / 23-24

1 Reis 2-3 / 6 / 8-12 / 17-19

2 Reis 2 / 4-6 / 17-20

1 Crônicas 29

2 Crônicas 6-7 / 20 / 36

Esdras 1 / 3

Neemias 1-2 / 4 / 6 / 8-9

Ester 1-10

Esta leitura deverá levar mais um mês e meio. Em três meses você terá a visão de toda a história da redenção e do povo de Israel no Antigo Testamento. Esta é a base histórica que nos leva até Jesus! Agora é a vez dos livros poéticos:

Page 11: A Espada do Espírito

- 11 -

Livro Capítulos

Jó 1-3 / 9 / 14 / 19 / 38-42

Salmos 1 / 3-6 / 8 / 13 / 15 / 19 / 22-25 / 27 / 31-34 / 38 / 42 / 46 / 49 / 51 / 67 / 81-82 / 84-86 / 90-92 / 96 / 100-103 / 111-118 / 121-123 / 127-128 / 130-131 / 133 / 136 / 139 / 142-143 / 148 / 150

Provérbios 1 / 3-6 / 10-28

Eclesiastes 3-5 / 9-12

Cantares 1-2 / 8

Um mês e meio para ler alguns dos melhores textos poéticos da Bíblia. Finalmente os livros proféticos:

Livro Capítulos

Isaías 1-2 / 6 / 9 / 11-12 / 14 / 26 / 35 / 40-43 / 49 / 53-55 / 58 / 61 / 64

Jeremias 1-2 / 7-8 / 17-18 / 29 / 33

Lamentações 3

Ezequiel 2-3 / 11 / 18 / 28 / 33-34

Daniel 1-7 / 9-10 / 12

Oséias 1-2 / 6 / 14

Joel 2

Amós 3 / 5

Obadias 1

Jonas 1-4

Miquéias 3-4

Naum 1

Habacuque 3

Sofonias 3

Ageu 2

Zacarias 7

Malaquias 1-4

Um mês será suficiente para a leitura de todos estes capítulos. Com um pouco de disciplina, em cerca de cinco meses, você tem condições de adquirir uma base sólida de conhecimento de todo o Antigo Testamento!

8 – Ler Todo o Antigo Testamento: Você Consegue! Este desafio é mais complexo, pois a leitura de todo o Antigo Testamento muitas vezes é árida e desestimulante, com listas de nomes, genealogias e leis que parecem intermináveis, além de passagens aparentemente desimportantes. Mas se você se

Page 12: A Espada do Espírito

- 12 -

determinar a superar estes obstáculos será premiado com maravilhosas histórias do agir de Deus, dos Seus milagres, provisões e livramentos, e do Seu relacionamento com o Seu povo e com aqueles que O buscam. O desafio é grande, mas são os grandes desafios que nos trazem as grandes vitórias. Além disso, espiritualmente você adquirirá mais disciplina e isto será importante em suas batalhas. Gostaria que você encarasse este desafio como um músico que deseja aprender um instrumento ou como o atleta que se prepara para uma olimpíada. Muitas vezes o treinamento é exaustivo e árduo, outras tantas, sentimos que a nossa evolução não tem acompanhado a velocidade que desejamos, mas se perseverarmos e mantivermos a disciplina certamente colheremos os frutos que almejamos. No processo de aprendizagem de um instrumento musical, como o violão, por exemplo, há períodos de desânimo, calos que machucam; notas difíceis que parecem impossíveis; momentos de aparente retrocesso... Mas estas dificuldades nos faz ter mais amor ao instrumento e a cada vitória nos sentimos ainda mais motivados. Esta também deve ser a sua disposição mental para ler o Antigo Testamento, sabendo que esta disciplina e determinação serão fundamentais para a sua caminhada no Senhor e para lhe fazer um guerreiro espiritual muito mais capacitado.

A leitura panorâmica que sugerimos lhe trará um conhecimento sólido da Bíblia e lhe trará enormes ganhos espirituais, mas ler todo o Antigo Testamento vai lhe acrescentar muito mais capacitação e poder. Trazendo para a nossa analogia comparando a leitura do Antigo Testamento com o preparo de um atleta ou de um músico, eu diria que a leitura panorâmica seria como o preparo para lhe transformar em um bom atleta olímpico ou um bom músico, mas a leitura de todo o Antigo Testamento é semelhante à entrega pessoal e disciplina necessárias para fazer de você um medalhista de ouro ou um virtuose em um instrumento. Claro que ser um bom atleta ou um bom músico lhe trará inúmeros ganhos e será suficiente para a maioria das pessoas, mas ser um medalhista de ouro ou um virtuose em um instrumento, o torna especial. É a sua personalidade, tenacidade e desejo de alcançar níveis mais altos de poder espiritual que lhe motivarão a dar o salto do “muito bom” para o “excelente”. “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir o conhecimento do que a prata!” (Provérbios 16:16).

Se você deseja vencer este desafio será importante aumentar o tempo diário dedicado à leitura da Bíblia, sua média de leitura diária deve passar de dois ou três capítulos para quatro ou cinco, exceção feita, claro, ao Salmo 119 que deve ser lido isoladamente. Deste modo você poderá obter êxito nesta empreitada em cerca de seis a sete meses. É importante que ao ler o Antigo Testamento, especialmente nos capítulos mais áridos, você sempre que puder retome à leitura das cartas de Paulo, especialmente Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. Leia também o evangelho de João e o de Marcos e a lista de Salmos que coloquei no item anterior deste capítulo. Eles lhes serão remédio para dar ânimo e continuar a caminhada. É bom que você tenha neste momento uma boa Bíblia de estudo ou um livro que conte a história do povo de Israel. Comece pelo começo mesmo, leia o livro de Gênesis. Ali estará o relato da criação, da queda, do dilúvio e dos patriarcas do povo de Israel. Não perca de vista, nem por um segundo, que o centro deste livro é Jesus, que ainda não havia nascido, segundo a carne, mas que está no centro do propósito de Deus em todos estes episódios. A criação nos

Page 13: A Espada do Espírito

- 13 -

lembra que Jesus estava no princípio com Deus e por meio dele foram feitas todas as coisas e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1:1-3); a queda nos alerta para a necessidade que todos temos do Salvador; o dilúvio fala do amor de Deus que se estabelecerá também no Apocalipse; a vida dos patriarcas aponta para a promessa de que em Cristo serão abençoadas todas as nações da terra. Este mesmo olhar você deve ter em todos os livros do Antigo Testamento. Jesus é o centro. Depois de ler o livro de Gênesis, leia o restante do Pentateuco, leia Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.

Depois desta leitura dos cinco primeiros livros, o Pentateuco ou Torah, comece a ler os livros históricos. Leia a sequência que vai de Josué até Ester. Ali temos a história do povo de Israel, conheceremos Davi, Salomão, Elias, Sansão... Após esta leitura você entra no território dos livros poéticos que vão de Jó até Cantares, passando pelos Salmos, Provérbios e Eclesiastes, profunda sabedoria de Deus para sua vida.

Por último chegará a hora dos livros proféticos, começando com Isaías e terminando com Malaquias. Neste momento é bom ler especialmente o livro do profeta Isaías, notadamente os capítulos sugeridos na leitura panorâmica, que contém as profecias mais claras a respeito de Jesus. Ao terminar de ler o livro do profeta Malaquias você alcançará um feito de poucos: terá lido toda a Bíblia! Posso lhe garantir que sua vida espiritual nunca mais será a mesma a partir deste dia! Para lhe incentivar estou me colocando à disposição para lhe ajudar. Se encontrar algum texto difícil ou tiver alguma dúvida escreva para mim através do site do Fruto do Espírito (www.frutodoespirito.com.br). Quando terminar a leitura conforme de cada etapa do plano de leitura sugerido ou de toda a Bíblia, escreva para mim também. Será valioso saber que pude ser instrumento de Deus para lhe abençoar e terei imenso prazer em lhe enviar por e-mail um diploma certificando que você cumpriu cada uma das etapas e, ao final, lhe presentear com o certificado atestando que você leu toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Este diploma você poderá emoldurar e colocar em lugar de destaque, pois você terá concluído um curso que poucos conseguiram na história da humanidade, e terá como professor o melhor de todos os mestres: O Espírito de Deus!

9 – Algumas Dicas Finais Assim como um atleta ou um músico, o guerreiro espiritual deve estar permanentemente em treinamento. Por isso a sua leitura bíblica deve ser o hábito de todo dia. Sempre mantenha acesa a chama, faça da Palavra do Senhor lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho (Salmo 119:105). É importante que diariamente, você tenha contato com a Bíblia, faça leituras devocionais, existem bons livros, como o “Pão Diário” ou o “Manancial” que possuem uma leitura devocional para cada dia do ano e têm preço extremamente accessível. Durante o período

Page 14: A Espada do Espírito

- 14 -

que propomos marque com uma caneta as passagens que mais lhe impactaram e volte a elas regularmente. Há pessoas que não gostam muito de riscar a Bíblia, mas a minha experiência pessoal me mostra que das dezenas de Bíblias que tenho em casa a que eu tenho mais carinho é justamente a que está toda riscada com os textos marcados durante o período de cerca de um ano que me dediquei pela primeira vez a lê-la por inteiro. Ore sempre buscando que o Espírito Santo lhe dê entendimento e ensine sobre aquilo que você ler e jamais perca de foco que o centro da Bíblia é a Palavra Viva: Jesus. Tudo o que você ler que lhe trouxer alguma duvida compare com a vida e os ensinos de Jesus. É com este foco que você poderá passar pelos textos mais difíceis. Aquilo que não se enquadra no caráter de Cristo como revelado nos Evangelhos deve ser sempre relativizado. Há um texto no site do Fruto do Espírito chamado “Contradições Bíblicas?” que podem lhe ser de bastante valia. Por último, não se contente com pouco. Para que a Bíblia chegasse até suas mãos muito sangue de nossos irmãos foi derramado. Muitos foram queimados vivos simplesmente por terem uma Bíblia em casa. Ainda hoje muitos cristãos não têm a liberdade de ler a Bíblia e há igrejas onde há apenas uma Bíblia que fica escondida a maior parte do tempo para que os nossos irmãos e irmãs não sejam perseguidos, presos, torturados ou mortos. Satanás tenta, de todas as formas, impedir a leitura da Palavra porque sabe que este livro é poderoso e que o guerreiro espiritual adestrado pelo Senhor no uso da Espada do Espírito é um adversário invencível. Portanto, não se deixe levar pela preguiça, pela falta de tempo, dificuldade de leitura ou qualquer outro argumento que satanás lançar no seu coração para lhe paralisar. Tome a decisão de manejar bem a Espada do Espírito e ser um guerreiro apto para toda a boa obra e para vencer todos os desafios em o nome santo do Senhor.

Paz e Bem

Você acabou de ler um capítulo do e-book “Seja Um Guerreiro – Verdades Bíblicas Para Vencer as Batalhas Espirituais”. O livro completo tem 112 páginas formato A4, equivalente a um livro impresso de mais de 200 páginas, contendo mais ministrações e reflexões bíblicas sobre o tema. Se Deus lhe abençoou através deste trabalho e você deseja adquirir a obra completa, entre no nosso site www.frutodoespirito.com.br. Que o Senhor lhe abençoe e que o Espírito Santo edifique sua vida. Receba minhas orações, Pr. Denilson Torres Ministério Fruto do Espírito www.frutodoespirito.com.br