a educaÇÃo das estrelas

4
A EDUCAÇÃO DAS ESTRELAS Porque EDUCAR TEM ALGO DE ANGELICAL. É essa a conclusão que chegamos quando descobrimos que TODA PESSOA É UMA ESTRELA. E se essas pessoas estão juntas em uma aula, ninguém pode negar que UMA SALA DE AULA É UM UNIVERSO. Toda vez que uma criança nasce, nasce junto com ela o desejo de saber, o amor pelo conhecimento, portanto, UM DISCENTE NASCE TODO DIA. Somente dessa forma a escola sobreviveu por tantos milênios, porque, dentro dela, O CONHECIMENTO ENFRENTA A IGNORÂNCIA. QUANTOS TIPOS DE ESTRELAS EXISTEM NO UNIVERSO ? Quantos tipos de pessoas existem em uma sala de aula ? Quantas emoções, quantos desejos, quantas aspirações ? DISCENTE É QUEM DESEJA BRILHAR, por isso mesmo, quando aprende, brilha e quanto mais aprende, brilha mais. UM DOCENTE ILUMINA QUANDO NASCE, afinal, será ele, no futuro, que irá brilhar na escola.

Upload: paulo-volker

Post on 30-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Discussão sobre a educação das crianças e sua responsabilidade.

TRANSCRIPT

Page 1: A EDUCAÇÃO DAS ESTRELAS

A EDUCAÇÃO DAS ESTRELAS

Porque EDUCAR TEM ALGO DE ANGELICAL. É essa a conclusão que chegamos quando descobrimos que TODA PESSOA É UMA ESTRELA. E se essas pessoas estão juntas em uma aula, ninguém pode negar que UMA SALA DE AULA É UM UNIVERSO.

Toda vez que uma criança nasce, nasce junto com ela o desejo de saber, o amor pelo conhecimento, portanto, UM DISCENTE NASCE TODO DIA. Somente dessa forma a escola sobreviveu por tantos milênios, porque, dentro dela, O CONHECIMENTO ENFRENTA A IGNORÂNCIA.

QUANTOS TIPOS DE ESTRELAS EXISTEM NO UNIVERSO ? Quantos tipos de pessoas existem em uma sala de aula ? Quantas emoções, quantos desejos, quantas aspirações ? DISCENTE É QUEM DESEJA BRILHAR, por isso mesmo, quando aprende, brilha e quanto mais aprende, brilha mais.

UM DOCENTE ILUMINA QUANDO NASCE, afinal, será ele, no futuro, que irá brilhar na escola. Sendo um lugar onde ocorrem tantos milagres, A AULA ACONTECE EM UM OUTRO UNIVERSO, porque nesse lugar TODO ALUNO QUER SER UMA ESTRELA e TODO PROFESSOR QUER PRODUZIR BRILHO.

De tantos brilhos e tantas estrelas, se forma um quadro, UMA SALA DE AULA É UMA PAISAGEM, CADA DISCENTE É UM MUNDO e A TERRA É UMA GRANDE ESCOLA

Page 2: A EDUCAÇÃO DAS ESTRELAS

Ao final do dia, LÁ VAI O DOCENTE, ESSE FAZEDOR DE MUNDOS ! Ele sabe, TODO ALUNO É UM ASTRO QUE NASCE e TODO ASTRO É UM ALUNO QUE BRILHA. O Docente aprendeu isso, porque sente que TODO UNIVERSO NASCE. Todos os dias, ao abrir a sua sala, percebe que esse ato é simbólico, no fundo isso significa que UMA SALA DE AULA É UM AMANHECER. Dessa forma, sabendo do dia a dia da sala de aula e sentindo todas as relações que estão envolvidas no ato de educar, UM DOCENTE UNIVERSALIZA. CINCO PONTAS DA ESTRELA, cinco brilhos, cinco começos, cinco fins. A ESTRELA ILUMINA AS VIDAS, com seu brilho distante, discreto, mas sempre presente. O BRILHO É UMA MÚSICA, suave e acolhedora. Meiga e inocente. TODA CRIANÇA É UMA MÚSICA.

A CONSCIÊNCIA É BRILHO porque, para ela, tudo que tem a sombra da ignorância deve ser iluminado. É essa relação, entre a luz e o saber, que nos permite dizer que INFORMAÇÃO É UNIVERSO e UNIVERSO É CONHECIMENTO. Afinal o universo é um conjunto infinito e múltiplo de luzes. Seguindo essa metáfora entre a luz, a consciência e o universo, podemos arriscar a dizer que a ÉTICA É O MODO DE SER ESTRELA DOS UNIVERSOS. Se a ética é o modo mais brilhante de comportamento humano, porque ela não pode ser comparada com uma estrela ? E se as estralas são tão brilhantes, podemos concluir TODA ESTRELA É UMA SABEDORIA.

Toda ESCOLA É ESPAÇO, toda ESCOLA É TEMPO, mas não se trata do espaço comum e do tempo mundano, não se trata de metros quadrados e de horas. O espaço e o tempo da educação e do conhecimento não são medidos, são sentidos, são vividos pela

Page 3: A EDUCAÇÃO DAS ESTRELAS

relação Professor e aluno. Por isso se diz que a ESCOLA SÃO DIMENSÕES. O tempo é uma dimensão, assim como o espaço. A escola é um universo e esse UNIVERSO É:

CONSCIÊNCIA CONHECIMENTO INFORMAÇÃO ÉTICA

SABEDORIA.

Na escola, ouve-se dizer: “LÁ VAI O PROFESSOR, ESSE UNIVERSO !” E na sala de aula, ouve-se ainda:

ESTRELA... PRESENTE !

Para finalizar esse texto, concluímos que ESTRELAS NASCEM NA ESCOLA, porque o BRILHO DE DOCENTE FAZ BRILHAR DISCENTE.

Paulo Volker – fevereiro de 2000