pnld2020.moderna.com.br › divulgacao › estudar... · web viewcaracterísticas sociais do antigo...

3
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título O Livro dos mortos Formato Videoaula Descrição A videoaula aborda o Livro dos mortos de Hunefer, papiro produzido por volta de 1275 a.C. Não apenas aprofunda o estudo sobre a cultura e a sociedade do Egito na Antiguidade, como também colabora para que os alunos percebam a construção do conhecimento histórico e reflitam sobre mudanças e permanências ao longo da história, uma vez que podem conhecer a influência de uma antiga crença nas religiões atuais. Objetivos Exercitar a análise de fontes primárias. Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura egípcia na Antiguidade. Provocar a reflexão sobre mudanças e permanências culturais na história. Conteúdos abordados O que é o Livro dos mortos, como era produzido e como era utilizado nos rituais funerários. Apresentação de um papiro utilizado no ritual funerário do escriba Hunefer, que pode ter escrito seu próprio Livro dos mortos. Características religiosas da sociedade egípcia na Antiguidade e a importância dos ritos funerários na cultura dos egípcios. A mitologia egípcia para a vida após a morte e sua influência nas religiões atuais (a permanência da ideia de um julgamento divino após a morte). Características sociais do antigo Egito (as diferenças sociais refletidas no tratamento dado aos mortos, principalmente em razão dos altos custos dos rituais). A construção do conhecimento histórico por meio da análise de fontes primárias. (continua) 1

Upload: others

Post on 08-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: pnld2020.moderna.com.br › divulgacao › estudar... · Web viewCaracterísticas sociais do antigo Egito (as diferenças sociais refletidas no tratamento dado aos mortos, principalmente

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título O Livro dos mortos

Formato Videoaula

Descrição

A videoaula aborda o Livro dos mortos de Hunefer, papiro produzido por volta de 1275 a.C. Não apenas aprofunda o estudo sobre a cultura e a sociedade do Egito na Antiguidade, como também colabora para que os alunos percebam a construção do conhecimento histórico e reflitam sobre mudanças e permanências ao longo da história, uma vez que podem conhecer a influência de uma antiga crença nas religiões atuais.

Objetivos Exercitar a análise de fontes primárias. Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura egípcia na Antiguidade. Provocar a reflexão sobre mudanças e permanências culturais na história.

Conteúdos abordados

O que é o Livro dos mortos, como era produzido e como era utilizado nos rituais funerários.

Apresentação de um papiro utilizado no ritual funerário do escriba Hunefer, que pode ter escrito seu próprio Livro dos mortos.

Características religiosas da sociedade egípcia na Antiguidade e a importância dos ritos funerários na cultura dos egípcios.

A mitologia egípcia para a vida após a morte e sua influência nas religiões atuais (a permanência da ideia de um julgamento divino após a morte).

Características sociais do antigo Egito (as diferenças sociais refletidas no tratamento dado aos mortos, principalmente em razão dos altos custos dos rituais).

A construção do conhecimento histórico por meio da análise de fontes primárias.

(continua)

1

Page 2: pnld2020.moderna.com.br › divulgacao › estudar... · Web viewCaracterísticas sociais do antigo Egito (as diferenças sociais refletidas no tratamento dado aos mortos, principalmente

(continuação)

Competências relacionadas

Competências Gerais da Educação BásicaNo 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.No 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino FundamentalNo 2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.No 4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências Específicas de História para o Ensino FundamentalNo 1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.No 3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Habilidade parcialmente contemplada

EF06HI07 – Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

2

Page 3: pnld2020.moderna.com.br › divulgacao › estudar... · Web viewCaracterísticas sociais do antigo Egito (as diferenças sociais refletidas no tratamento dado aos mortos, principalmente

Sugestões de uso

Sugerimos, a seguir, duas formas de aproveitar o recurso audiovisual em classe: como complemento do conteúdo do capítulo ou como ponto de partida para uma discussão com os alunos.

1) Após o estudo das antigas sociedades fluviais, particularmente o Egito e a Mesopotâmia, apresente aos alunos o material audiovisual “O Livro dos mortos”. O recurso complementa o conteúdo sobre os rituais fúnebres do Egito na Antiguidade. Chame a atenção para as mudanças e as permanências.

2) Apresente a videoaula antes do estudo sobre antigas sociedades fluviais. Organize os alunos para que pesquisem os rituais fúnebres de sua comunidade. Eles podem consultar familiares, líderes religiosos, livros e sites para entender melhor as cerimônias. Realizada a pesquisa, peça que escrevam um texto sobre as semelhanças e as diferenças entre os rituais fúnebres do Egito antigo e os da comunidade em que vivem, inclusive comparando crenças, como a concepção da vida após a morte. Pode-se pedir que respondam às seguintes perguntas:

Como são os rituais funerários mais comuns em sua comunidade? Em algum deles coloca-se alguma documentação religiosa junto com os mortos? Segundo as crenças que fundamentam os rituais funerários pesquisados, há algum tipo de

julgamento divino da pessoa falecida? Se sim, o que ocorreria após o julgamento? Existe distinção social nos rituais fúnebres atuais?

Esse pode ser um tema sensível para alguns alunos, por isso é necessário conduzir a atividade de modo que promova a valorização da diversidade e o respeito às diferenças.

Veja abaixo algumas sugestões de páginas da internet que podem auxiliar os alunos na pesquisa:

MIRANDA, Sheyla. Como são os rituais pós-morte das grandes religiões? Revista Superinteressante, 4 jul. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-os-rituais-pos-morte-das-grandes-religioes/>. Acesso em: 19 jun. 2018.

MASCARENHAS, Fabiana. Rituais funerários mudam e se adaptam à vida moderna. Jornal A Tarde, 1o nov. 2012. Disponível em: <http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1464665-rituais-funerarios-mudam-e-se-adaptam-a-vida-moderna>. Acesso em: 19 jun. 2018.

3