A dieta metabólica

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A dieta metablica

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<ul><li><p>ASOluljaO Anabolicapara Fisiculturistas</p></li><li><p>Dr.Mauro Di Pasquale</p><p>ASoluliaOAnabolicapara Fisiculturistas</p><p>Dieta Metabiilica Definitiva</p><p>Revlsao CientfficaProl. Dr,Reurv Franll Pereira Bacurau~~.J.y ';.:.,:.~.~</p><p>Professor oa graouacao em Eoucacao Fisica do UniFMU.</p><p>Professor e cooroenaoor da oos-gracuacao lara sensu em Fi-sroiogra do Exercicio e Nutriliao Esportiva do UniFMU e UGF.</p><p>Professor ca gracoacao em Eoucacao Fisica do UniFMU.</p><p>Professor e cooroeneoor da pos-graouecao zero sensu em Fi-</p><p>siolOgia do Exercfcio e Nutri</p></li><li><p>Sobre 0 autor</p><p>Atualmente sou medico hcenciado em Onta rio , Canada, especiali-</p><p>zado em Nutri980 e Medicine do Esporte.</p><p>Possuo uma graouecao honoraria em clenclas Biol6gicas, com en-rase em Bioquimica Molecular e Genetica (1968), e uma graocecao emMedicina (1971) - ambas na Universidade de Toronto. Sou certificado</p><p>como ortclat de euca medica (MRO) pelo Conselho de ceruncacac de Eti-ca Medica (MROCC) e Mestre em ctences do Fitness (MFS) ceia Asso-</p><p>cracao mtemacionat de Ciencias do Esporte (ISSA). tamtem sou memo</p><p>bra da Academia Americana de Medicine oos Esportes.</p><p>Fui professor assrstente na Universidade de Toronto par dez anos</p><p>(1988 a 1998), recronanoo e oesqursanoo oesemoenno aueuco, sucre-</p><p>mentos nutnctonars e 0 usa de orogas nos esportes.</p><p>Fui aneta de nlve! munotat por rnais de vinte anos, e venct 0 cam-peonato munoiar de leventamento de pesos, em 1976, e os jogos mun-</p><p>diais na categona de ievantamento de pesos, em 1981. Fui camoeao</p><p>canaoense oito vezes. camoeec pan-americano duas e cempeac norte-amencaro dues tamtem, Fui 0 primeiro ievantaoor de pesos canadense</p><p>a gannar um camoeonato mundial e alcancar dez vezes a massa corpo-ral em qualquer categona de peso, e sou 0 unicc caneoense que toten-zou dez vezes a massa corporal em duas categories de peso.</p><p>Durante as ultimas quatro oecades. tive uma extense exoosicao atesoes e contusoes e a suplementos nutncionais e ergogenicos usados</p><p>par auetas. Fui cmgente/membro de vanes teoeracces esportivas nacio-</p><p>nais e mtemaclonais de levantamento de peso, fisicultunsrnc e de comi-</p><p>tes medicos olimpicos de levantadores de pesos. Neste periodO, atuei</p><p>como consultor, conseme.ro medico, agente de controre de crogas e es-</p><p>pectalista em termacologla e fisiopetclogia esoornva. uso de suoremen-</p><p>to nutncionat e teste de orogas.</p><p>Fui d iretor medico oa seoeracac MLindial da Luta (agora conhecida</p><p>como Entretentmento Mundial da tuta) e Federacao Mundial de Fisicul-</p></li><li><p>; I' : I I</p><p>turismo (WBF) e medico de enca (MRO) atuante pela Assocrecao Nacto-</p><p>nat de Cornea de Stock Car (NASCAR) .</p><p>Atualmente, sou presidents da Federacao rntemecronat Unificada</p><p>de Levantamento de Pesos e da Federacao Pan-americana de levanta-</p><p>mento de Pesos (America do Norte, Central e do Sui, Bermudas, Baha-</p><p>mas e Caribe).</p><p>Escrevi varies livros sobre dieta, suplementos nutricionais e 0 usa</p><p>de auxilios ergogenicos por atretas. Ern 1995, escrevi dois livros. Um de -</p><p>les, a Anuario de Suplemento para Fisiculturismo, e uma revlsao de su-prementos nutricionais, eo outro, A Oieta Anabolica, foi uma tentative de</p><p>estabetecer uma dieta ereveoa em goroura e com baixo carboidrato para</p><p>fis iculturistas.</p><p>Em 1997, escrevi Aminoacidos e Proteinas para 0 At/eta - 0 Limi-</p><p>te Anabolico, pub licado pela CRC Press e lancado em outubro de 1997.</p><p>tamtem tenho escrito caorturos para varies livros sabre notncao, med ici-</p><p>na do esoorte, abuse de suostancrae. fitness e treinamento com pesos.</p><p>No momento, estou trabarhando em vanes outros livros, incluindo um</p><p>manual para comoreensao da euoiementaceo nutricional.</p><p>Escrevi, nos ultimcs 35 anos, vanes centenas de artigos score trei-</p><p>namento, dieta, suplementos nutricionais e 0 usa de drogas nos espor-</p><p>tes para vanes revistas e jomais de assoctacoes . Escrevo e tenho colu-</p><p>nas regurares rnensais em todos os jomers poputares de nscurturtsrro e</p><p>fitness, incluindo Muscle and Fitness, Flex, Men 's Fitness, Shape, Mus-</p><p>cle Media, Muscle Mag Intemational, IronMan, Powerlifting USA e vanes</p><p>oubucecces menores.</p><p>De 1996 a 1999, estive envotvido na pesquisa e desenvolvimento</p><p>de produtos para Ciencias Experimentais e Aplicadas (EAS) e Muscle Me-</p><p>dia, e fui membra do quaoro de ccnselneiros cientmcos da EAS.</p><p>Contribui com captturos em livros sobre creta e suplementos nu-</p><p>trtcionais para vanes esoortes, assirn como livros sobre ester6ides ana -</p><p>bolizantes e abuse de substances proibidas. Os ceorturos mais recen-</p><p>tes sobre nutnceo foram publicados no Energy-Yielding Macronutrients</p><p>and Energy Metabolism In Sports Nutrition e no Nutritional Applications</p></li><li><p>in Exercise and Sport, ambos eortaoos por Judy A. Driskell e Ira Wolinsky.</p><p>pubucaoos em 2000 e 2001. resoecuvamente. pete CRC Press.</p><p>Nas ultimas tres cecacas. estive em vanes conselhos ecnonats devaries revrstas de fitness e rorca. arem de editor chefe de um jomal inter-</p><p>recionar qumzenat sabre nutrit;ao esportiva e ajuda ergogemce.</p><p>Atuo como consultor mtemecionat para atletas amadores. orons-</p><p>stoners e prattcantes de esportes em tocos os aspectos de treinamento,</p><p>nutncao e suplementacao. Atuo como consultor mtemecionat e especia-</p><p>usta para atretas ameoores. oronssronats e praticantes de esportes, cor-</p><p>ooracoes privadas, comcantuas e agendas govemarnentais de assuntos</p><p>legais sabre suplementos nutnciooars. uso e abuse de suostanclas e tes-</p><p>tes de orogas de esterooes anaoonzantes, hormdmos do crescimento eoutras drogas ergogenicas.</p><p>Realize seminaries e leciono em todo 0 mundo sabre dieta, suple-</p><p>rnentos nutricionais e rremamento . No oessaoo. iecone e dei seminaries</p><p>em dunes de croaoes da America do Norte e de tooo 0 rnunoo. Tambem</p><p>tormulo suorementos nutriconais complexes de ult ima geracao. crenun-</p><p>camente validados para varies empresas, vencoos com sua maroa espe-</p><p>clnca. Mars recentemente. tormute! um novo grupo de suplementos nu-</p><p>tncionais prevetos para combater catatonsmo ocs-aosorucc no periodonotumo e memorer os efeitos aneoobcos e recuoerawos do sono. Es-</p><p>tau agora trabamando com vanes pesquisadores proeminentes dos EUA</p><p>e vanes outros parses. Nos EUA, incluem doutores oa Escora de Medici-na de Harvard e oa racuioace de Farmacia e ctencas oa seuoe de Mas-</p><p>sacbussetts.</p><p>Formulei uma linha comoreta de suotementos nctncronars. que in-</p><p>clui mais de 25 orooutos de ultima geracao. oeserwofvtcos para agirem</p><p>com a Dieta Metab61ica e maximizar a comoosicao corporal, desempe-</p><p>nho atetlco e os efeitos benefices do exerclcro. Estas rormutacces roram</p><p>feitas usando a ultima palavra em tnrormecao ctenttnca e medica. jun-</p><p>tamente com 0 conhecimento e expenencra que acumure' nas ummes</p><p>ccatro oecaoas. Tentei usar os rnethores ingreoientes disponiveis, inde-</p><p>oendentemente do custo, para formular orodutos que sejam suoenores a</p></li><li><p>qualquer outro no mercaoo bo]e em ore. Esses supiernentos, somados ao</p><p>meu mais recente tivro, A Dieta Metab6Jica, formam a espinha dorsal nu-</p><p>tricional de alguns de meus novos empreendimentos Internecionats.</p><p>Estou agora em vias de lancer rormutacoes novas de suplemen -</p><p>tos para minha sene internacional de suorementos nutncronars e de-</p><p>senvotvendo me us dots sites na inte rnet www.Metabouculet.corn e</p><p>www.CoachSOS.com. a obietivo oos novos sites eprover treinamento es-pecifico e detalhado, dietas e plani lhas de suplemento nutricional para</p><p>qualquer urn, incluindo aqueles que apenas queiram perder aigum peso</p><p>e/ou gordura corporal e aqueles que queiram treinar para uma atividade</p><p>ou esporte especifico. incruinoo esportes recreativos, esportes coletivos,</p><p>nercurtunsmo. eventos oumprcos e tcoos as outros esoortes vartados de</p><p>terce e reststencta .Meu novo livro, A Soluqao Anabolica , escrito para ambos, fisicultu -</p><p>nstas recreativos e competitivcs , e uma tentauva de apresentar um gurade dieta e suplemento nutricional de ultima geracao. espedfico para 0</p><p>treinamento , feito para maximizar a massa muscular e mmimizar a gorou-</p><p>ra corporal. De tate. minha solucao anabolica e tao eficiente que ofere-</p><p>ce a unica alternativa viave! ao perigoso uso de drogas de aumento mus-</p><p>cular, do t ipo estercroes anatouzantes, hormonlos do cresclmento. IGF-I,</p><p>clenbuterol , horrndmos da tiroid e, insulina e incontaveis outras.</p></li><li><p>ArQuivo Fotogralico</p><p>Meus dias selvagens - rotograna tlrada em 1982, quando eu pesava</p><p>aproximadamente 88 kg e me preparava para atacar urn peso de 353 kg.</p><p>Com essa massa corporal, nao tinha pescoco para contar histone. A me-</p><p>dida do meu pescocc nessa eccca era de 49,5 em.Na praia em 1986 - oesanoo ap roximadamente 84 kg, com 7% de</p><p>goroura corporal. E ainda tinha cabelo.</p><p>1982</p></li><li><p>Eddie Robinson e eu. no verao de 1996, do raoo de fora da 10K Fi-</p><p>tness - minha academia em Cobourg, Ontario, Canada. A massa corpo -</p><p>ral estava pouca cclsa acima oa marca dos 90 kg.</p><p>1996</p></li><li><p>Tom Platz e eu comparando braces em minha casa, em Cobourg,</p><p>no verao de 1996.Fotografia tirada em 1999 na prate. no Equador, com alguns ami-</p><p>gos. Parte de minha vtagem a America do SuI como presidente da Fede-ra~o Pan-americana de Levantamento de Pesos.</p><p>1999</p></li><li><p>Fotografia formal tirada no outono de 2000.</p><p>zaaa</p></li><li><p>Prefacio</p><p>Pretendia que A Solu.;ao AnabO/ica fosse urn guia simples para nseur-turistas de como melnor usar a dieta enatouca'metabouca para maxi-</p><p>miiar a massa muscular e minimizar a goroura corporal. Mas, tomou-se</p><p>muito mars.</p><p>Primeiramente, este e urn guia simplificado de como usar a DietaMetabolica e minha Iinha alva de supiementos nutnclonars nas orteren-</p><p>tes fases do tremamento. Etambem uma venose rente de mrormecoessobre nutncao. suotementos e metabolismo oos macronutrientes - como</p><p>os macronutnentes sao usados e tnterconvertoos pelc orgenrsmo. Ainda,</p><p>e uma exte nsao oos meus dais matores sites, wv,w.Meta bolicDiet.com e</p><p>IoVWW.CoachSOS.com . Em breve, ta mbem havera a possibilidade de aces-</p><p>sar 0 www.AnabolicSolution.com. onde iremos disponibilizar tanto infor-</p><p>macoes como links para seczes relevantes em meus outros sites.</p><p>Escrevi este livre de forma a faze-lo tac! de en tenoer e seguir. Po-</p><p>rem, ere tem te mbem partes tecntcas . Sent i que era importante apre-</p><p>sentar algumas lnromacoes mars tecntcas. Assim, voce pooe entendercomo tuoo se junta e. deste modo, tomar oecrsoes outnoonais e de trei-</p><p>namento mars raconars e atcancar melber nrogresso.Assirn, como voce deve usar este livro? Iudo cecerce do seu nl-</p><p>vel de conhecimento e experiencia. A menor mareua para os nsicununs-</p><p>18sque alnda nao lructaram ou os meres exoenentes, pelo menos para apnmeira leitura, e eoenas ier as partes de mstrucao e oeeer os detalhestecmcos para outra iertura ou para usa como rererenoa.</p><p>Como a Dreta MetabOlica ea ped ra fundamental da minha SoIUl;aOAnabOlica, pensei em corocar algumas mtorrnacoes basicas e de inicia-</p><p>cao para a Dieta Metatouca logo no mtcro. Desta forma, a intrcoucao iraimediatamente detalhar tudo que voce orectsa ra para ter uma viseo de</p><p>como e porque a dieta funciona e iniciar a dieta 0 mars reoioo oossivel.</p><p>De fato, eu a renz de algumas rormas para te r certeza sobre alguns con-</p><p>tos obscuros, ramo pela qual eu posso me repeur uma vez ou outra.</p></li><li><p>oeste fonna, 0 leitor recebe as inrormacoes necessenas para co -</p><p>rrecar 0 mars rapico possivel. ou ao menos se entustasrnar 0 suticlente</p><p>para ler qualquer corsa que precise saber. Os capituros segumtes trarao</p><p>mae detalhes e explenacoes de como metnor combinar a Dieta MetabO-</p><p>uca com 0 treinamento periodizado e 0 usa de sucrernentos nutncionars.</p><p>As mtormecoee mais tecmcas podem ser hdas nas horas vegas ou quan-</p><p>do hoover necessioade de saber 0 bastco .</p><p>o que quer que voce leia, e seja qual for a sequencia, apenas tern-</p><p>bre-se de que os principios bastcos oa sorucao anab61ica sao races deserem eruencioos e seguioos. tamtem. que os pnnctpios excostos neste</p><p>livro sao baseaoos em sondes onncloios clenuncos e de pesquisa e sao</p><p>de real usa mundial.</p></li><li><p>Ejertcs na comcoscac CorporalA Goroura na Dieta nao Eo In;miga . . ...II Dieta MetabOlica. . .II crete Ptimitiva . . . .. ...ANaQAooita~ao oe Dieta Metebonca ceres instnuicoesII t ustcna ce Dieta MetabOlicaOs Ester6ides Anab6licos . . .. .oetas Concorreotes . . .As occoes. . . . . . . . . .. . .II Dieta Rica em Carboidrato e Pobre em GorduraDietas Elevadas em Proteina .uwos sobre Dietas,</p><p>SumarioIntrtldUlfaO 1Por que Natural e Melhor. . . . . . . . . .. . 4</p><p>Capitulo 1</p><p>Dicta de CarboidratosBGordura - AsVisiiesostaoMudando 11</p><p>"is."as 20 21</p><p>23. 27</p><p>23 29 30 31</p><p>Capitulo2</p><p>ADictaMetabolica ..3305 Benefic ios ce mete Metaoouca . 36A Vantagem Metab6lica . . . . . 45protegenoo a Proteina . . . ... 48</p><p>Capitulo3</p><p>PorqueeraFunclona .53ocecs aormonos e corncostos 61Como Fcncona . . . . .. . 63</p><p>Capitulo 4</p><p>oPlanouaDletaMetabollca 67Insulina . . . . 69testosterone , Horm6nio do Crescimento e Fator de Crescimentc Sernelnente ~ Insulina I(IGFI). . 73Controle pstcorogrco . . . . 75A ImpoM ncia do Exercicio . 75A veeoCompleta . . 75nucrardc 76Gordura na Dieta . . 76A rxeta - once coroecer . . . . . . 81Fase Rigida ou de Embasamentc . . 83o Plimeiro M~s . . . . . . . . 87Como e Quando Aumentar Carboidratos na Dieta . 89vaneceo cas caiores Dianas . . 91Guia para a sciucso de problemas . 92o Que Comer . . . 94Quando mgenrcarboidratos . 98Expenmente , . . . . . . 99Comenco Fora de Case .102race do seu jeito . . 103verecao de Calorias. . .109VariaQac Extrema . . . .110Finais de Semana com Baixo Nfvel de Prctelna .111Siga Aquela VOl Instintiva . . . . . . . .112</p></li><li><p>lefer6nclasBibllogr1lftcas 265</p><p>Capitulo 5</p><p>Sonluras Boas e Ruins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115</p><p>Capitulo 6</p><p>Medlndo sua Composleao Corporale Trllhando seeProgresso 145o~ CALl8RADORES ACCUMEASUR '0 . . 149o Indice MetabOlico . .. .. .. .. ...... .. . .150</p><p>. 111</p><p>.118</p><p>.120</p><p>. 12 1</p><p>. 124</p><p>. 125</p><p>. 127</p><p>. 129</p><p>. 131</p><p>. 133</p><p>."".135.137.138.1'".140. 142</p><p>use aceeeca . . . . . . . . . . . . . . .o Que sao Gorduras? . . . . . . . . . . . .Gorduras Boas. . . . . . . . . . . . . . . .Os e::osan6ides: jl.rnando 0 coeee-cecece. .Acido Unole!Co Cor~"gaOO . . . . . . . .Ac100S Graxos Essenciais e a Dieta Melab6locaGorr:Uas e 0 Sistemalmu~ . . . . . .Gorr:Uas RUinS . . . . . . ~ a serem Evitadas. . . . . . . . . .</p><p>o;;=~e~'~~ie'~~ :Pelxe e 6Ieos de peee . . . . . . Gorduras Monoinsaturadas .Gorduras Saturadas . . . . . . . . . . . .Manteiga ou Marganna? .. . . . . Quais corcvras Decemos comer. e Quanto?lendo as Emreunbas oos R6tulos... ..</p><p>Capitulo 1</p><p>Pertodlzando aDlell Metabtlllca eos Suplementos da Dicta Melabollca . . . . . 155As Fases oe Dieta .. ... ....... . .. . . .. .. .... .. ' . . 158lJsando a rxeta Meta tl6hca e os scceroeorcs nas nnerentes Fases do jreoarreeto . . 159Isto noo e urn Manual de Treinamento . . . . . . . . . . . . .160Bases para 0 Treinamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160Quanto de Peso voce Cleve Usar? . . . . . . . . . . . 161E Quanto ao NUrne'O de~? . . . . . . . . . . . . . . . 161Quanto Tempo voce Cleve oescerse- eotre Uercicio5ISe5s6 de Tre.nos? . 162EscoIhendoseus El</p></li><li><p>Introdueao</p></li><li><p>Sofu~o Anab6/ica trata oa maniputacao oa massa corporal magra</p><p>rdura corporal. rsso pode ser reeuzaoo par rnudancas m...</p></li></ul>