a corrupção de cada dia (dom eduardo koaik)

2
A A c c o o r r r r u u p p ç ç ã ã o o d d e e c c a a d d a a d d i i a a a) DOM EDUARDO KOAIK 1 (Jornal de Piracicaba - 08.Set.2011) Restrinjo-me à que está aninhada na área da política a ponto de não deixá-la viver sua dignidade. No pensamento do papa Paulo VI "a política é uma maneira exigente... de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros". A corrupção tem seu início quase imperceptível. Seu processo é lento e progressivo, mas só tende a prosperar. Ninguém nasce corrupto e ninguém começa a sê-lo cometendo um crime espetacular. Para chegar a essa situacao há uma lenta preparação interior. Pouco a pouco vai manifestando uma insensibilidade diante dos direitos dos outros. "A corrupção política e administrativa é o aproveitamento do cargo público para satisfação dos interesses pessoais, em geral de natureza pecuniária. Interesse maior em preservar seus privilégios do que promover o bem comum" (Fernando Basto de Ávila, Pequena Enciclopédia da Doutrina Social da Igreja, p. 123). Promover o bem comum é a grande exigência ética com o propósito de vencer em nosso país, as condições degradantes da miséria. A presidente da Republica lançou, recentemente, um plano ambicioso para retirar 16,2 milhões de pessoas da extrema pobreza. Penso que ela chegou a conclusão que se não fizer a chamada 'faxina' nos ministérios não irá alcançar esse objetivo a que se propõe: diminuir a perversa desigualdade social. Veio pronta a reação da base governamental no Legislativo em defesa de seus interesses fazendo imeaças à governabilidade. 1 Bispo emérito da Diocese de Piracicaba.

Upload: giba-canto

Post on 22-Apr-2015

346 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A Corrupção de Cada Dia (Dom Eduardo Koaik)

AA ccoorrrruuppççããoo ddee ccaaddaa ddiiaa aa))

DOM EDUARDO KOAIK 1 (Jornal de Piracicaba - 08.Set.2011)

Restrinjo-me à que está aninhada na área da política a ponto de não deixá-laviver sua dignidade. No pensamento do papa Paulo VI "a política é uma maneiraexigente... de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros". A corrupção temseu início quase imperceptível. Seu processo é lento e progressivo, mas só tende aprosperar. Ninguém nasce corrupto e ninguém começa a sê-lo cometendo um crimeespetacular. Para chegar a essa situacao há uma lenta preparação interior. Pouco apouco vai manifestando uma insensibilidade diante dos direitos dos outros. "Acorrupção política e administrativa é o aproveitamento do cargo público parasatisfação dos interesses pessoais, em geral de natureza pecuniária. Interesse maiorem preservar seus privilégios do que promover o bem comum" (Fernando Basto deÁvila, Pequena Enciclopédia da Doutrina Social da Igreja, p. 123). Promover o bemcomum é a grande exigência ética com o propósito de vencer em nosso país, ascondições degradantes da miséria. A presidente da Republica lançou, recentemente,um plano ambicioso para retirar 16,2 milhões de pessoas da extrema pobreza. Pensoque ela chegou a conclusão que se não fizer a chamada 'faxina' nos ministérios nãoirá alcançar esse objetivo a que se propõe: diminuir a perversa desigualdade social.Veio pronta a reação da base governamental no Legislativo em defesa de seusinteresses fazendo imeaças à governabilidade.

1 Bispo emérito da Diocese de Piracicaba.

Page 2: A Corrupção de Cada Dia (Dom Eduardo Koaik)

Grave defeito moral é essa corrupção que se alastra no 'andar de cima' da nossasociedade. É fácil descobrir onde ela se esconde pelos seus maus odores e mais difícilidentificar seus autores. Triste realidade cujo exemplo tem poder de contaminaçãosobre 'o andar de baixo'. Não se pode deixar de deplorar o desvio ético no serviçopúblico enquanto envolve a dilapidação dos recursos direcionados ao bem-estar dapopulação nas áreas da saúde, educação, saneamento básico, habitação, transporte. Éde deplorar, também, situação daqueles que deixaram de praticar o que aprenderamna infância, na catequese da primeira comunhão: o sétimo mandamento da Lei deDeus: "Não roubarás". No Evangelho vemos Jesus Cristo abençoar Zaqueu, chefedos publicanos, pelo compromisso que assumiu na presença dele, ao visitá-lo em suacasa: "Se defraudei alguém, estou pronto a restituir o quádruplo" (Lc 19,8). JesusCristo não excluiu ninguém de tornar-se seu discípulo. Ele nos deixou sua Palavra:"Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu nãovim chamar os justos, mas os pecadores" (Mc 2,17). Não é fácil encontrar quem sedispõe a seguir o exemplo de Zaqueu: restituir o quádruplo do que roubou. Pelomenos o que se deve exigir dos fraudadores é que o dinheiro desviado volte aoscofres públicos.

Os cofres públicos estão cheios de furos por onde escorre o dinheiroarrecadado dos impostos para as mãos dos insaciáveis. O dia em que esses furosdesaparecerem de vez, o governo não necessitará recorrer tão faciltnente ao aumentode impostos, como tern feito. Não faltarão mais recursos para investimentos de maisurgência que tornem nosso país sempre mais sustentável. A sociedade está sempre aqueixar-se do desrespeito ao bem comum, não de todos os políticos e administradoresda coisa pública, mas daqueles que não distinguem o público do privado, não seconduzem pela ética e colocam como prioridade seus interesses pessoais.

Quem ambiciona tornar-se rico na função pública deveria procurar outrocampo de trabalho. O serviço público mais se assemelha ao sacerdócio a quem JesusCristo pede muitas renúncias, onde não há lugar para excesso de ambições. Quernnão conhece o provérbio popular "a ocasião faz o ladrão"? Conheço pessoas queocuparam cargos de confiança na vida pública e não fizeram dela oportunidade deenriquecimento. É de se observar: a palavra 'corruptor' aplica-se ao delinquentefrequentador do 'andar de cima' e a palavra 'ladrão' ao do 'andar de baixo'. Será quequem é chamado de corruptor não se reconhece verdadeiro ladrão? Ética e bemcomum, enquanto esses valores não forem respeitados, ficaremos a patinar na crisede país emergente.

Li, em algum lugar, não me lembro onde, que a corrupção em nosso país estáse alastrando em uma velocidade de fazer inveja a qualquer piloto de Fórmula 1. Nãopartilho totalmente desta comparação. Considero-a exagerada. Tenho certeza que obem é mais poderoso que o mal. Acredito que os discípulos de Jesus Cristo têm forçade fermento misturado à massa que nela penetra numa ação invisível paratransformá-la.

a) Transcrito pelo Professor Gilberto Canto.