a contabilidade

14
TRABALHO REALIZADO POR: BRUNO Nº 3 Turma 3A1

Upload: bruno-cerdeiral

Post on 10-Aug-2015

5.765 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

TRABALHO REALIZADO POR: BRUNO Nº 3 Turma 3A1

Índice:

Slide 3 – Descrição GeralSlide 4 – Diagrama de blocos (Estrutura)Slide 5 – Factos PatrimoniaisSlide 6 – DocumentosSlide 7 – DiárioSlide 8 – RazãoSlide 9 – BalanceteSlide 10 - Bibliografia

Necessidade sentida pelo homem de preencher as deficiências de memória, mediante um processo de classificação e registo que lhe permita recordar as variações sucessivas.Tem como finalidade descrever e registar os factos patrimoniais ocorridos tendo em vista conhecer: posição devedora ou credora em relação aos que com ele transaccionam; composição e valor do património; custo dos bens e serviços vendidos; origem e a causa dos encargos e rendimentos; a natureza e importância dos resultados; responsabilidade dos diversos agentes obrigados a prestar contas dos valores a si consignados.

FactosPatrimoniais

Documentos

Diário

Razão

Balancetes

FactosPatrimoniais

•Conjunto dos valores utilizados pela unidade económica no exercício da sua actividade.•Está associado a tudo aquilo que implique variações no património. É a observação, classificação, registo e controlo destes factos patrimoniais que constitui o trabalho contabilístico.•Cada componente denomina-se elementos patrimoniais.•Conjunto de valores sujeitos a uma gestão e afectos a determinado fim.

Documentos Os factos patrimoniais registados pela contabilidade são descritos e comprovados por meio de escritos comerciais. As empresas estão sujeitas a incorrerem em sanções se procederem aos registo não devidamente documentados.

Diário O Diário serve para registar, dia a dia, por ordem de datas, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar o seu património

Razão Servirá para escriturar o movimento de todas as operações do diário, ordenados a débito e crédito, em relação a cada uma das respectivas contas, para se conhecer o estado e a situação de qualquer delas sem necessidade de se recorrer ao exame de todos os lançamentos do Diário.Por ordem de data no diário; por ordem de contas no razão.

BalanceteÉ um resumo do razão onde a soma dos totais do débito e do crédito deve ser igual, coincidindo os totais das somas dos saldos devedores e credores. É quase um balanço, é um balanço pequeno, um balanço resumido e provisório.

Estornos Sendo a escrituração comercial um meio de prova em caso de litígio, não deverá apresentar irregularidades se houver sido cometido o erro de omissão em qualquer acento. Será ressalvado por lei de estorno. O estorno é um lançamento destinado a anular ou rectificar outro.

Lançamento Notação de qualquer facto patrimonial nos livros de contabilidade. Contém os seguintes elementos:•Data•Nº de ordem•Descrição de contas movimentadas•Valores

Comprovantes Nenhum lançamento deverá ser efectuado sem que exista um documento comprovativo e representativo.Ex.: Factura, recibo, nota de crédito, nota de débito.

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada. O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos: CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGOCONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVALCONTABILIDADE DO MUNDO MODERNOCONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO

Bibliografia:

•Internet / google•Apontamentos diários