a chuva Ácida

16

Upload: batigool

Post on 05-Jun-2015

47.020 views

Category:

Technology


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Chuva Ácida
Page 2: A Chuva Ácida

Escola Básica 2,3 D. Luís de Escola Básica 2,3 D. Luís de Mendonça FurtadoMendonça Furtado

Chuva ÁcidaChuva Ácida

Docente:Docente: Celeste FacoteCeleste Facote

Trabalho Efectuado por:Trabalho Efectuado por:- Augusto do Carmo nº7- Augusto do Carmo nº7- Gonçalo Santos nº12- Gonçalo Santos nº12- Inês Libório nº13- Inês Libório nº13

Page 3: A Chuva Ácida

Tópicos a Apresentar:Tópicos a Apresentar:

- Introdução ……………………………... 4

- Como é formada a chuva ácida ? ……. 5,6

- O que é a chuva ácida ? ……………..… 7

- Efeitos da chuva ácida ………………. 8,9,10

- A Chuva Ácida evita-se ? ……. ………..11

- Tecnologia, Ciência e Sociedade ……. ...12

- Conclusão …… ………………………...13

- Bibliografia …… ……………………….14

Page 4: A Chuva Ácida

IntroduçãoCom este trabalho iremos abordar com profundidade vários temas

relacionados com a chuva ácida, nomeadamente o que é, como se forma e se é possível de evitar.

Page 5: A Chuva Ácida

Como se forma :

Os combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo , possuem impurezas de enxofre. Na queima desses combustíveis, além da libertação do gás carbónico e do vapor de água, há também a libertação de gás de enxofre. Esse gás é o dióxido de enxofre que se combina com o oxigénio da atmosfera produzindo trióxido de enxofre. Essa substância junta-se com a água da chuva e produz ácido sulfúrico.

Page 6: A Chuva Ácida

A atmosfera é formada por oxigénio, nitrogénio e outros gases. Na reacção química e de inflamação da gasolina e do óleo a partir do oxigénio do ar, ocorre também a combustão do nitrogénio, produzindo monóxido de nitrogénio. Esse combina-se com o oxigénio do ar, formando um outro gás: dióxido de nitrogénio. O dióxido de nitrogénio junta-se com a água da chuva formando dois ácidos, o ácido nítrico e o ácido nitroso. Esses dois ácidos e o ácido sulfúrico são responsáveis pelo fenómeno conhecido como Chuva Ácida.

Page 7: A Chuva Ácida

O que é ?A chuva ácida é a precipitação, contaminada, acidificada, que contem ácido

nítrico e sulfúrico, que cai sob a forma de neve, granizo e chuva.

A chuva é considerada ácida quando o seu pH é menor que 5.

Os casos mais graves observados indicaram chuvas com pH 2,5.

O pH de uma chuva que não é ácida é menor que 6.

Page 8: A Chuva Ácida

Efeitos da chuva ácida:

Efeitos nas florestas :

Investigadores, ou pessoas que lidam todos dias com árvores, já notaram que estas não morrem directamente com a chuva ácida, pois esta enfraquece a árvores, matando as folhas, reduz também os nutrientes de que esta precisa e contamina também o solo com substâncias tóxicas. Ao mesmo tempo a chuva ácida causa libertação de substâncias tóxicas como o alumínio no solo, que prejudica imenso as plantas. Quando ocorrem chuvas intensas, a água arrasta essas substâncias tóxicas até aos rios e oceanos, provocando a sua contaminação.

Page 9: A Chuva Ácida

Efeitos em construções : A chuva ácida é responsável pela destruição da pedra, do metal ou da tinta.

Reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser muito caro. Muitos monumentos encontram-se já muito degradados e sua recuperação é impossível.

ANTES DEPOIS

Page 10: A Chuva Ácida

Efeitos em pessoas:

A chuva ácida tem o mesmo aspecto e gosto que a água normal. Os danos causados às pessoas através da chuva ácida não são directos. Caminhar sobre a chuva acida ou mesmo tomar banho num lago contaminado não é muito perigoso. O verdadeiro perigo para a humanidade é a poluição atmosférica que causa a chuva ácida. O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são os principais responsáveis pela chuva ácida. Estes gases podem danificar os nossos pulmões.

Page 11: A Chuva Ácida

Efeitos na água:

O efeito da chuva ácida é bastante visível em meios aquáticos, como: lagos, rios ou pântanos. Para onde a chuva ácida vai depois de cair sobre florestas, campos, estradas ou construções. A maior parte dos rios e lagos tem um pH entre 6 e 8, no entanto, se os solos e mesmo a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, o pH dos lagos pode atingir valores perto de 5. Este fenómeno pode levar à morte de todos os organismos que habitam nestes ecossistemas.

Page 12: A Chuva Ácida

Evita-se ?

As soluções encontradas para resolverem o problema da chuva ácida é o controle sobre os dióxidos de enxofre, óxido de nitrogénio e outros ácidos da atmosfera.

Para o efeito:- Devem-se filtrar as chaminés das fábricas;- Deve-se controlar a quantidade de fábricas na cidade e usar filtros nos

escapes dos carros, com o fim de evitar menos, o gás carbónico;- Os rios e lagos já contaminados, devem ser neutralizados e ser reforçados

com vitaminas.

Page 13: A Chuva Ácida

Tecnologia, Ciência e Sociedade

Hoje em dia, os cientistas desenvolvem um maior número de investigações, que tentam dar resposta às necessidades crescentes da sociedade.

Os cientistas tendem a reduzir a poluição, através de novas tecnologias. Um bom exemplo disso, são os carros fórmula1, que ao contrário de antigamente, poluentes e mais lentos, possuem um motor mais desenvolvido e menos poluente.

Page 14: A Chuva Ácida

Conclusão

Com este trabalho concluímos que a Chuva Ácida é bastante perigosa para a Humanidade, mas que também é possível de evitar conforme os cuidados previamente ditos. Ficámos a saber também a sua relação com a tecnologia, a ciência e a sociedade.

Page 15: A Chuva Ácida

BibliografiaInternet :

- www.google.com/images (11/18/25-01-2008) (01/08-02-2008)

- www.mocho.pt (18-01-2008)

- http://fortran.dec.uc.pt/~saag/chuvaas.htm (11-01-2008)

- http://mundoamorrer.com.sapo.pt/chuva_acida.htm (18-01-2008)

Page 16: A Chuva Ácida