a caridade - cealdf.org.br · o cristo veio entre nós com a missão instituída pelo ... quando a...

8
Centro Espírita André Luiz - Guará I/DF Edição Nº XXIII - Ano VI - julho/agosto/setembro de 2008 A Caridade A prática do verdadeiro amor IV Semana Espírita do Guará Mediunidade: conhecimento e equilíbrio

Upload: truongnga

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Centro Espírita André Luiz - Guará I/DF Edição Nº XXIII - Ano VI - julho/agosto/setembro de 2008

A CaridadeA prática do verdadeiro amor

IV Semana Espírita do Guará

Mediunidade:

conhecimento e equilíbrio

As cartas, críticas ou sugestões podem ser enviadas para oe-mail: [email protected]

Palavra do PresidenteO Cristo veio entre nós com a missão instituída pelo

Pai Celestial de difundir o Amor entre os homens, por issoEle foi perseguido e sua Mãe passou por muitos sacrifícios.

Mesmos sendo conhecedores do Evangelho e da lutaenfrentada pelo Cristo ainda hoje, estamos caindo elevantando, quando temos a coragem de levantar. Outrosainda dormem, esperando o tempo passar para mudar seuscomportamentos, eliminar os vícios e superar as fraquezasque dificultam a caminhada evolutiva.

Os tempos chegaram. Hoje, as instituições religiosasfalam da reforma do homem para o terceiro milênio, porquenão aprendemos ainda a sermos Homens de Bem,verdadeiros cristãos, sem guerras, sem desunião ou qualqueroutro tipo de violência que cometemos contra os nossosirmãos. Ainda não conseguimos seguir as pegadas do Mestre,que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” e “ninguémvai ao Pai senão por Mim”. O Seu código irrevogável deAmor, de esperança e fé é a diretriz para aquele que crê,que busca e pratica a caridade.

Apesar de tantos conhecimentos, o ser humanocontinua se digladiando. Os conflitos se espalham pelo mundo,por egoísmo e preconceito, como nos relata a passagemquando a samaritana se recusou a dar água para Jesus, porEle ser judeu (João, capítulo 4, versículos 7 a 14). Até quandoo preconceito e tantas outras atitudes contrárias à caridadecaminharão conosco, semeando guerras, a fome, separações,tudo por falta de Amor? A resposta a essa questão dependede cada um de nós.

Como o maior dos Missionários na Terra, Jesus aindaespera por nós, pela nossa mudança, nossa transformaçãomoral, por meio de nossas atitudes ante nós mesmos e nossopróximo, na assistência aos oprimidos e órfãos, levando aconsolação a tantos quantos necessitam de nosso amparo.Suas palavras ainda são mal compreendidas, mas Ele nãocansa de esperar por nós.

Antonio Villela, Presidente do CEAL

Expediente

Editorial

2

Homenagem aos 48 anos do CEAL

2

Atendimento ao Público

Palestra Pública2ª e 4ª feiras - 19:45 hs5ª feira - 15:45 hsDomingo - 16:45 hs

Atendimento Fraterno2ª a 6ª feiras - 19:30 às 21 hs5ª feira - 16 as 17:30 e 19:30 às 21 hsDomingo - 17 às 18:30 hs

Livraria2ª a 6ª feiras - 8 às 12 hs / 13:30 às 17:30 hs / 19 às 21:30hsSábado - 8 às 12 hs / 15 às 18 hsDomingo - 8 às 12 hs / 15 às 19 hs

Biblioteca2ª a 5ª feira - 19:30 às 21:30 hs6ª feira - 19:30 às 21 hsSábado - 17 às 18:30 hsDomingo - 9:30 às 11 hs / 17 às 18 hs

Quarenta e oito anos se passaram de repenteNa estrada que orienta nossa vida

Esta casa no labor da caridadeDesempenha essa tarefa tão querida

André Luiz nosso Patrono e bom amigoDá proteção a esta casa de JesusAuxiliando e ajudando nas tarefas

Mostrando a todos uma rota de mais luzLongo caminho ainda temos a trilhar

Muito obstáculo, muita estrada a percorrerMas com Jesus e André Luiz a nos guiarQualquer impeço haveremos de vencer.

Lucival Costa

Presidente: Antônio VillelaDiretor de Comunicação: Mauro AssisJornalista responsável: Priscilla França (MTB – 6989 DF)Equipe de Jornalismo: Cíntia Lima e Janaína PereiraRevisor: Niquele SiqueiraDiagramação e Arte: João Moura e Ricardo TelesColaboradores: Madalena Guedes, Ricardo Teles, MariaConceição, Bruno Fabrício Rocha, Antonio Carlos Ton, KarinSant'anna, Jorge Monforte, Cláudio Maia, Ricardo de QueirozCattony, Lucival Guimarães da Costa, Carlos Dias Fernandes.Capa: Pintura de Carl Heinrich BlochTiragem: 2000 exemplares.

Coral Irmã SheillaSábados - 8:30 as 11:30 hs

Bandeirantes3ª feira - 13 às 17:00 hs

Centro Espírita André LuizQE 16 área especial A - Fone: 3568-8629

CEP: 71200-010 Guará I - DFwww.cealdf.org.br

Evangelização2ª e 4ª feira - 19:30 às 21:00 hsSábados - 8:30 às 10:20 hsDomingos - 8 às 11:00 hs

Personalidades

Ermance Dufaux

Ermance De La JonchéreDufaux nasceu em 1841 na cidade deFontainebleax – França. Logo aos 12anos começou a apresentarcomportamentos considerados comodistúrbios nervosos por médicos daépoca. Curioso sobre a história damenina, o famoso estudioso domagnetismo, Marquês de Mirvile, não viao caso de Ermance como doença. ParaMirvile, ela apenas captava as idéias epensamentos presentes no ambiente.Surgiu também a hipótese de que a jovemestava sendo intérprete do diabo, porémos familiares passaram a ver a faculdadede Ermance como natural e positiva.Entretanto, a participação de Ermancecomo médium, passou a ser de fundamental importância nasreuniões de Kardec. Seus mentores espirituais foram grandesincentivadores de Kardec para a publicação da RevistaEspírita e colaboradores na elaboração da segunda edição deO Livro dos Espíritos. Ermance, junto com seu pai, tornou-sesócia fundadora da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Aos 14 anos ela publicou seu segundo livro“Spiritualist”. O primeiro vendido e distribuído foi “A Históriade Joana D’Aarc”, da Editora Meluu, em Paris.

No Brasil, a Sociedade Espírita Ermance Dufaux –SED está localizada em Belo Horizonte - MG, e desenvolverelevantes projetos sociais como: SOS Depressão, Oficinasde Sentimentos e o projeto Conviver para jovens. As atividadessob responsabilidade da Editora Dufaux Ltda estãoconcentradas em iniciativas de amparo material, psicológico,social e espiritual, num bairro do mnicípio de Contagem, MinasGerais.

Obras ditadas pelo espírito Ermance Dufaux,psicografadas pelo médium Wanderley Oliveira e publicadaspela Editora Dufaux:

- Escutando sentimentos: “...ensinamentos paramelhor entendimento de nosso mundo íntimo. Utilizandoconceitos do Evangelho, da Doutrina Espírita e da psicologia

3

“Amar o próximo, como a simesmo, pois para alcançar o

Amar o próximo como Ele nosamou, temos longa caminhada

rumo à evolução”

A evangelizadora do auto amor

Junguiana, são construídos textos quenos ensinam o auto-amor.

Ermance assevera que nós espíritastemos dado passos importantes emrelação ao amor ao próximo, mas nemsempre sabemos como cuidar de nósmesmos, tratando-nos com culpas,medos e outros sentimentos que nãocolaboram para nossa felicidade.”

- Reforma intima sem mistérios:“...se não entendermos realmente arazão de nossas atitudes, não reuniremoscondições indispensáveis para o serviçorenovador de nós próprios”.

- Mereça ser feliz: “...vigorosoreceituário moral....”

- Laços de afeto: caminhos doamor na convivência.

Demais obras: Lírios de esperança e Unidos peloamor.

Suas obras são convites aos que buscam por meiodo auto-conhecimento ouvir-se, aceitar-se e, no diálogo íntimo,atingir a grande meta ensinada e exemplificada por Jesus:“Amar o próximo, como a si mesmo”, pois para alcançar o“Amar o próximo como Ele nos amou”, temos ainda longacaminhada rumo à evolução, rompendo as barreiras que nosimpusemos por meio do mau uso de nosso livre arbítrio.

Adaptação de informações: www.ermance.com.br

Cultura

Outubro, um mês especial

4

IV Semana Espírita do GuaráEvento trará para a cidade do Guará importantes temas para debate e reflexão.

Pela quarta vez a região doGuará receberá a Semana Espírita,evento que busca divulgar aDoutrina Espírita e colaborar com atarefa de melhorar a convivência noplaneta Terra. Nesta edição, oCentro Espírita André Luiz é oorganizador do evento, que traráuma programação repleta deoportunidades de integração,promoção da ecologia e combate àviolência. A Semana Espírita serárealizada de 4 a 11 de outubro.

Neste ano, o tema queintitula a Semana é “Defenda oAmbiente – Conquiste a Paz”. Essaescolha leva em consideração acrescente onda de violência aliadaà falta de consciência ambiental, quetraz grande preocupação acerca daqualidade de vida que o futuro nosreserva.

Para o CEAL, é preciso que a sociedade seorganize, de forma pacífica e esclarecedora, paraminimizar os efeitos negativos provocados pelahumanidade.

Outubro é um mês muito especial para o para a Doutrina Espírita e parao Centro Espírita André Luiz - CEAL. No dia 1° deste mês, o CEAL comemorou48 anos de existência. Anos de trabalho a serviços das obras de Deus. Durantetodo esse tempo, a Casa vem prestando apoio a todos os que buscam compreensãoe apoio moral, uma palavra consoladora para aliviar o sofrimento na vida terrena.

Dividindo a festa, o site da Casa André Luiz comemorou seu primeiro anode vida. Colaborando para disseminação de informações a cerca da DoutrinaEspírita e dos acontecimentos realizados no CEAL, o site é mais uma ferramentaem prol das Obras Divinas.

Já no dia quatro de outubro, o dia foi de Allan Kardec, o codificador daDoutrina Espírita.

A programação teve início com oEncontro das Crianças Espíritas doDistrito Federal, no Jardim Botânico,às 8h30. Entre as atividades, aSemana promoveu palestras sobre“Espiritismo e Ecologia” “Ondecomeça a conquista da paz?”“Preserve a vida - conquiste a paz”e “A mediunidade na conquista daPaz” Durante a Semana serátambém realizada uma oficina deestudos, no dia 11 de outubro.Durante o evento, foi realizado osebo de livros espíritas. Uma grandeoportunidade para aquisição deobras fundamentais para o estudo doEspiritismo.Durante a Semana, também foirealizada a sempre esperada Cantatae a Campanha da Fraternidade Autade Souza Unificada .

O encerramento da programação terá a participaçãodo grupo teatral espírita da Mocidade, com a peça “A Cura”.

Todas as atividades serão gratuitas. Para maioresinformações, acesse o site www.cealdf.org.br e confira todaa programação. Participe!

Visão Espírita

55

Amai-vos uns aos outroscomo irmãos. Conforme osensinamentos de Jesus, a caridade éum sentimento que não se restringeà esmola, mas abrange todas asrelações que envolvem ações de boavontade para com o próximo. Osobjetivos da beneficência significama expansão do Amor, que vem deDeus, para com toda a humanidade.

Segundo São Paulo, acaridade está acima da fé e daesperança, na qual a ação encontra-se ao alcance de todos,independentemente de posses ecrenças. Ela é o conjunto de todas asqualidades do espírito, encarnado oudesencarnado, e é o que fortalece oscorações daqueles que a praticam.

Existem muitas maneiras de sefazer à caridade, desde as mais simplesatitudes no bem até as mais persistentesvivências de trabalho material eespiritual. Mas para que a caridade sejaeficaz, é necessário afastarpensamentos negativos, palavras eatitudes que priorizam a vida material.Deve-se, acima de tudo, valorizar a vida, disciplinando o espírito nos exemplosde Jesus.

O exercício da mediunidaderesponsável é uma das ações debeneficência. Cabe a cada médium sepreparar, informar, educarespiritualmente e adaptar-se às suasfaculdades mediúnicas, no sentido decontribuir com a sociedade para aperfeita identidade com as solicitaçõesdo Mundo Espiritual Superior, embora

A CaridadeA prática do verdadeiro amor

estejamos presos aos laços da carne.A verdadeira caridade tem

vários patamares que devem serescalados gradativamente, a começarpela prática conosco mesmos, e emseguida, com a humanidade que noscerca, partindo do próximo maispróximo, a família.

A excelência da caridade é amediunidade exercida gratuitamente,para a qual é exigida a práticasistemática da oração, o hábitoedificante da meditação, o equilíbriomental, mantido por meio das boasobras.

Como a entendia Jesus, acaridade é: “Benevolência para comtodos, indulgência para com asimperfeições dos outros, perdão dasofensas”. Livro dos Espíritos, Q. 886.Dessa maneira, com o amor, vem alibertação da dor, do sofrimento, daviolência e da ignorância no que dizrespeito à vida espiritual.

A felicidade é possível,unicamente por meio da caridade, quetodos podemos praticar quaisquer quesejam as crenças a que pertençamos.

Auxiliemos uns aos outros parafazermos tudo o que pudermos demelhor para o progresso mútuo, nasatividades em que nos envolvemos.Muitas vezes nos sentimos impotentes

na edificação de um mundo melhor,naquilo que nos compete. Quandodeixamos para o futuro o que podemosfazer hoje, ainda afirmamos não termosos recursos de transformação, paramelhoria do mundo, onde quer queestejamos. Pois a vontade firme no beme a cooperação representam as duascolunas mestras da fraternidadehumana.

Com humildade, paciência,tolerância, compreensão, situaremos amente e o coração no bem comum, poisnossos melhores sentimentos, palavrase pensamentos vêem de Deus.

“... soletrai, antes de tudo, o alfabeto da bondade. Sem as primeiras

letras do amor, nunca entenderemos o sagrado poema da vida.”Bezerra de Menezes

Fique por dentro

Distribuidora deDoces Oliveira

Artigos para festas, doces em geral, brinquedose descartáveis no atacado e no varejo

QE 07 Bl. H Lj 07 - Galeria Karim - Guará I - DF.Tel. (61) 3568-3632 / 3381-3078

6

Valorização Interior no André LuizTerapia em grupo mostra o caminho para o autoconhecimento

A valorização Interior é uma das atividades da Casa Espírita André Luiz. Sob a responsabilidade da Diretoria deAtendimento Fraterno – DAFA, o espaço está sempre de portas abertas para receber os colaboradores do CEAL,freqüentadores e recém-chegados.

É por meio dessa atividade que os participantes encontram oportunidade para dar início à transformação interior.As atividades dos Grupos de Valorização Interior - GVI trabalham conteúdos de cunho moral que proporcionam umreencontro consigo mesmo, mediante debates de temas específicos, levando ao regaste da auto-estima.

Além disso, os assuntos abordados nos grupos buscam reforçar a educação da alma, o autoconhecimento, o amorao semelhante, promovendo a fraternidade e a solidariedade entre as pessoas.

Entretanto, a reforma é lenta e exige persistência. O Evangelho de Jesus consiste em um roteiro seguro. É precisotambém que a mudança ocorra de dentro para fora, ao identificar e eliminar sentimentos negativos, vigiar pensamentos,palavras e ações. Por meio de uma boa leitura, de palestras edificantes e de estudos elevados, é possível nos conhecer einternalizar valores positivos. Vale ressaltar ainda a postura do aprendiz: é primordial que a vontade comande o barco.

As atividades realizadas nos grupos facilitam as conversas entre participantes, a troca de experiências e atende auma das maiores necessidades do ser humano nos tempos modernos: sentir nosso eu interior, ouvir e ser ouvido. Os estudosacontecem às terças-feiras, das 19h às 21h30, sendo necessária a freqüência em pelo menos oito semanas consecutivas,para que assim o estudo seja considerado concluído.

Aconteceu no CEAL

Realizado no último dia 27 de setembro, o Jantar Dançante da Primavera, realizado pelo CEAL no Salão de MúltiplasFunções do Guará II, foi um sucesso. Com a expectativa de público superada, o evento reuniu trabalhadores, freqüentadorese amigos da Casa André Luiz.

A animação ficou por conta do grupo Vibrações, que embalou os participantes numa noite especial. Além do objetivode arrecadar recursos financeiros para dar continuidade às obras da Casa, o jantar também foi uma forma de confraternização,

uma momento de alegria e felicidade.

Jantar dançante da Primavera

Assuntos Doutrinários

7

Mediunidade: Conhecimento e equilibrioAllan Kardec definiu a

mediunidade como umafaculdade inerente ao ser humano,que permite a comunicação entreos homens e os espíritos. Segundoele, a mediunidade só pode seridentificada por meio de“experiências” vinculadas aoconhecimento teórico edoutrinário que permitamconhecer os mecanismos quenorteiam as comunicações e suasdiversas formas de expressão. Amediunidade surge na épocaapropriada, definida noplanejamento de reencarnação decada indivíduo. Para exercitar amediunidade, faz-se necessárioque o médium organize sua vidapessoal, no sentido de dividir seutempo entre o trabalhoprofissional, o Centro Espírita ea conivência familiar, pois a vidairregular dificulta a atividade mediúnica.

Leon Denis, no livro “No Invisível” (p. 352, FEB)nos adverte: “Tem, pois, o homem que se submeter a umacompleta preparação e observar uma regra de conduta, paraem si desenvolver o dom da mediunidade. Esse dom precisaser dimensionado e avaliado em um determinado momento e

em um contexto próprio”. Para acompreensão, o estudo, o equilíbrio e aexperimentação mediúnica, o CentroEspírita é o local que oferece o apoioseguro e a orientação correta àquelesque estão vivenciando o processo de“afloramento da mediunidade”.

O Centro Espírita “André Luiz” –CEAL oferece aos aprendizes damediunidade atividades que visam darsustentação à faculdade mediúnica,além do estudo sistematizado daDoutrina Espírita e cursos voltados àcompreensão e exercício damediunidade. Proporciona aindaentrevistas, estágios nas salas deeducação mediúnica e regras deconduta por meio da Diretoria deAssuntos Doutrinários – DIAD, e daDiretoria de Assistência Espiritual -DIAE.

Para o último trimestre de 2008,estão previstos o Encontro de Vivências

da Mediunidade, destinados a todos os médiuns da Casa, e o8º Encontro de Educandos da Mediunidade. Acesse o nossosite (www.cealdf.org.br) e fique por dentro do calendário deeventos!

Colaboração de Antonio Carlos e Bruno Rocha

Campanha de Sócio

Apesar do grande número de pessoas que freqüentam o Centro Espírita André Luiz - CEAL, os associados quecontribuem com doações ainda representam uma minoria. A Casa tem demanda de atividades diárias, de domingo a domingo,o que implica em maiores gastos com manutenção.

Em nossa Casa, são inúmeros os assistidos que buscam orientação e apoio espiritual, e são atendidos amorosamentepor nossos mentores, espíritos amigos, e trabalhadores. E para que esse trabalho continue com qualidade, conforme acontecehoje, é necessário que as contas com funcionários sejam pagas, que materiais de consumo sejam adquiridos. Portanto, suacontribuição é um importante ato voluntário de doação.

Informe-se na livraria e torne-se um SÓCIO DO CEAL.

A Transformação

Fonte: Adaptação do jornal “O Imortal”, setembro/2005,p. 6