a caminho out nov 2012 4

2
Vamos refletir... Eu só sou eu na medida em que cumpro a minha missão de transformar o mundo. Não há ninguém que não tenha um papel no mundo, que não tenha uma vocação. Todos temos uma missão, todos temos um papel transformador, que passa exatamente por estar atentos aos necessitados. E depois não ficar parado. Realizar essa missão dignifica-me, faz-me ser pessoa. Vasco Pinto de Magalhães in "Onde há crise há esperança" Continuação da pág. 1 Importa, pois, que na consciência da nossa fé nos tornemos verdadeiros Evangelizadores, missão que compete a cada cristão. Por isso o Papa, reunindo um Sínodo dos Bispos, nesta comemoração dos 50 anos do Concílio, quer que seja aprofundado o tema: a nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. Ser cristão não é viver uma fé intimista, mas sim ser discípulo de Cristo que veio para evangelizar. Convidava todos os paroquianos que quisessem a ler comigo os documentos do Vaticano II todas as terças feiras às 20,30 horas a partir de 23 de outubro. Cónego João Duarte Pita de Andrade PALAVRAS-CHAVE: RECOMEÇO, ESPERANÇA, OUTONO No entardecer de mais um ano, tri-lhamos os restos que o verão deixou entre as folhas louras das árvores molhadas pelos primeiros pingos de chuva. Outono é tempo de retomar as rotinas, de enfrentar as luzes e as sombras que o tempo e as crises foram desenhando na parede da nossa vida. Outono é, talvez, a estação exata para falar de nós. Portanto, é tempo de aprender novos ritmos, de viver com outra mansidão, de aproveitar cada momento, porque cada instante é o mais importante de todos os instantes que já vivemos até agora. Renovamo-nos. Acreditamos na nossa capacidade de fazer arranjos com as flores que secaram e de colar, no quadro azul do inverno, os raios de sol que guardámos do verão. Temos

Upload: gerardofreitas

Post on 16-Aug-2015

68 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A caminho out nov 2012 4

Vamos refletir...

Eu só sou eu na medida em que cumpro a minha missão de transformar o mundo. Não há ninguém que não tenha um papel no mundo, que não tenha uma vo-cação. Todos temos uma missão, todos temos um pa-pel transformador, que passa exatamente por estar at-entos aos necessitados. E depois não ficar parado.

Realizar essa missão dignifica-me, faz-me ser pessoa.

                                                                            Vasco Pinto de Magalhães                                                                  in "Onde há crise há esperança"

Continuação da pág. 1

Importa, pois, que na consciência da nossa fé nos tornemos verdadeiros Evangelizadores, missão que compete a cada cristão. Por isso o Papa, reunindo um Sínodo dos Bispos, nesta comemoração dos 50 anos do Concílio, quer que seja aprofundado o tema: a nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. Ser cristão não é viver uma fé intimista, mas sim ser discípulo de Cristo que veio para evangelizar.

Convidava todos os paroquianos que quisessem a ler comigo os documentos do Vaticano II todas as terças feiras às 20,30 horas a partir de 23 de outubro.

Cónego João Duarte Pita de Andrade

Continuação da pág. 2 “Rezar com as crianças”Começou o ano escolar e a catequese. Vocês estão todos convidados por Jesus a vir à catequese. Ali é o melhor caminho para conhecer Jesus. Vamos a isto! …, se ainda não estás matriculado, pede aos teus pais que o façam urgentemente. Jesus espera por ti. Tu és importante para Ele.

Rezai todos os dias esta oração: Jesus, eu sei que Tu gostas de mim. Obrigado (a)! Eu também gosto de Ti. Amen. Até breve.

Ir. Catarina Mendonça.

4

PALAVRAS-CHAVE: RECOMEÇO, ESPERANÇA, OUTONO

No entardecer de mais um ano, tri-

lhamos os restos que o verão deixou entre as

folhas louras das árvores molhadas pelos

primeiros pingos de chuva.

Outono é tempo de retomar as rotinas,

de enfrentar as luzes e as sombras que o

tempo e as crises foram desenhando na

parede da nossa vida.

Outono é, talvez, a estação exata para falar de nós. Portanto, é

tempo de aprender novos ritmos, de viver com outra mansidão, de

aproveitar cada momento, porque cada instante é o mais importante de

todos os instantes que já vivemos até agora.

Renovamo-nos. Acreditamos na nossa capacidade de fazer ar-

ranjos com as flores que secaram e de colar, no quadro azul do inverno,

os raios de sol que guardámos do verão. Temos esperança, portanto.

Não vamos atravessar sozinhos, esta tarde. Temo-nos uns aos outros e

um Deus-pai-irmão-companheiro que há-de amparar as nossas quedas.

Vamos juntos. Somos família. Somos paróquia. Somos cristãos.

Levamos a cruz no peito e um sorriso nas mãos.

É outono. Precisamos de perceber a doçura do entardecer, a

mansidão, a serenidade.

Já sentiu o sol? Ainda está quentinho….

Graça Alves

Page 2: A caminho out nov 2012 4

5