a caminho out nov 2012 3

2
Uma história Numa noite quente de verão, um jovem foi falar com um velho sábio: “Mestre, como posso ter a certeza de que estou a levar a minha vida como Deus quer?” O velho sorriu e disse: “Uma noite, fui deitar-me com o coração muito aflito, porque estava, sem sucesso, a tentar res-ponder a essa pergunta. Foi então que eu tive um sonho…Sonhei com uma bicicleta com 2 selins e que a minha vida era como uma corrida de bicicleta para 2 pessoas. Deus estava sentado no selim de trás de mim e…ajudava-me a pedalar. Aconteceu, porém, que Ele me convidou a trocar de lugar. Concordei e, a partir desse momento, a minha vida nunca mais foi a mesma. Deus tinha-a tornado feliz e emocionante. Percebi que quando eu dirigia, tudo era chato e previsível, mas quando Deus começou a guiar, tudo era diferente! Ele conhecia atalhos lindos, subindo as montanhas, por lugares rochosos em alta velocidade…Tudo era maravilhoso. O vento no rosto e Deus que dizia:”Pedala, pedala.” Quando ficava ansioso, perguntava: “Senhor, para onde me levas?”Ele apenas sorria e…eu, entretanto comecei a confiar. Esqueci a minha vida chata e entrei na aventura e quando eu dizia “Senhor, estou com medo”, Ele voltava-se e tocava a minha mão e imediatamente uma grande serenidade substituía o medo.” E o velho sábio concluiu: “Meu rapaz, não te preocupes! Ele guia, tu pedalas!” Fim Rezar com as crianças Carta aberta Olá, amiguinhos e amiguitas, como estão? Está tudo bem com vocês? Que bom!...Acredito que estão todos ansiosos por me ouvir. Acabaram as férias, vamos ao trabalho. Saber trabalhar bem é um dom que Deus nos dá, mas que necessita da nossa colaboração com Jesus. Então, vocês encontraram-se com Jesus nas férias? Ou Ele ficou à espera que chegassem? Hum!...Sabiam que Jesus nunca teve férias? Sim, Ele é o Amigo Vigilante, nunca está de férias, porque o verdadeiro Amigo está sempre contigo e comigo também. Continua na pág. 4 2

Upload: gerardofreitas

Post on 12-Aug-2015

70 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A caminho out nov 2012 3

Uma história

Numa noite quente de verão, um jovem foi falar com um velho sábio: “Mestre, como posso ter a certeza de que estou a levar a minha vida como Deus quer?”

O velho sorriu e disse: “Uma noite, fui deitar-me com o coração muito aflito, porque estava, sem sucesso, a tentar res-ponder a essa pergunta. Foi então que eu tive um sonho…Sonhei com uma bicicleta com 2 selins e que a minha vida era como uma corrida de bici-cleta para 2 pessoas. Deus estava sentado no selim de trás de mim e…aju-dava-me a pedalar. Aconteceu, porém, que Ele me convidou a trocar de lu-gar. Concordei e, a partir desse momento, a minha vida nunca mais foi a mesma. Deus tinha-a tornado feliz e emocionante. Percebi que quando eu dirigia, tudo era chato e previsível, mas quando Deus começou a guiar, tudo era diferente! Ele conhecia atalhos lindos, subindo as montanhas, por lugares rochosos em alta velocidade…Tudo era maravilhoso. O vento no rosto e Deus que dizia:”Pedala, pedala.”

Quando ficava ansioso, perguntava: “Senhor, para onde me levas?”Ele apenas sorria e…eu, entretanto comecei a confiar. Esqueci a minha vida chata e entrei na aventura e quando eu dizia “Senhor, estou com medo”, Ele voltava-se e tocava a minha mão e imediatamente uma grande serenidade substituía o medo.”

E o velho sábio concluiu: “Meu rapaz, não te preocupes! Ele guia, tu pedalas!” Fim

Rezar com as crianças

Carta aberta Olá, amiguinhos e amiguitas, como estão? Está tudo bem com vocês? Que bom!...Acredito que estão todos ansiosos por me ouvir. Acabaram as férias, vamos ao trabalho. Saber trabalhar bem é um dom que Deus nos dá, mas que necessita da nossa colaboração com Jesus.

Então, vocês encontraram-se com Jesus nas férias? Ou Ele ficou à espera que chegassem? Hum!...Sabiam que Jesus nunca teve férias? Sim, Ele é o Amigo Vigilante, nunca está de férias, porque o verdadeiro Amigo está sempre contigo e comigo também.

Continua na pág. 4

2

A propósito do ano Europeu do Envelhecimento ativo…Envelhecer é reaprender o abecedário

Amor – amar as pessoas (mesmo as antipáticas) e os animais (compan-heiros) Benevolência – ser benevolente para com a irreverência dos jovens Coragem para enfrentar o descon-hecido, por exemplo uma eventual doençaDádiva – dar atenção, dar conselho, dar sem limite Enviar e receber emails – amigos sempre presentes – bendito computador Fantasia que transforme o mal em bemGratidão pelo privilégio da experiência na tarefa de viverHumor – q.b. para rir de si mesmo Ir sempre um metro mais longe na promenade e no conhecimentoJuventude de espírito como forma de elegânciaK.O – nunca fora de combateLer – livro, a grande presença na solidão humana Milagre – pela manhã louvar o milagre de um novo diaNunca dizer NÃO – sempre SIMObjetivo – despertar com um objetivo a cumprirPedir perdão por alguma atitude impacienteQuerer vencer obstáculosRecordar os bons momentos sem saudosismo porque outros virãoSempre SERTer – não importa TER, exceto ter um gatoUnidade e não uniformidade – respeitar a diferença de cada qualVitória sobre a fadiga típica da velhice X – a incógnita do nosso futuroY – problema?! Tudo se resolveZ – zénite, a estrela da noite que nos ilumina

Maria do Carmo Rodrigues(escritora)

7