a caminho out nov 2012 1

2
Regresso às aulas Pois é, amigos. O verão está a acabar, Setembro começou e, com ele, um certo arrepiozinho no coração. Não é mal nenhum. O “arrepiozinho” significa que alguma coisa vai mudar. Não é ainda o frio, nem a chuva que se avizinham, mas acontece um certo abalo na nossa vida de “vagabundagem”, um ventinho de contrariedade pelo fim dos grandes dias de sol, de liberdade, em que se bebe o mar, a luz, as paisagens, em verdadeiras bebedeiras de alegria. É o fim dos vagares, do devaneio e do sonho. É tempo de pausa para “descansar” do descanso, para iniciar um processo de recolha de energias, para organizar novos programas diários e construir projectos de trabalho que nos hão-de acompanhar durante mais um ano. Esta alternância é necessária e importante, pois iremos reconstruir a cada dia a nossa vida pessoal, contribuir na realização dum fenómeno que não tem espessura, nem forma, nem tempo, mas faz parte de nós, daquilo que somos e seremos, agora e mais tarde, e se chama FUTURO. O FUTURO somos cada um de nós naquilo que soubermos aprender e realizar, no que conseguirmos aproveitar de todos os momentos de vida que nos são oferecidos. Os momentos de lazer e diversão, que são as férias e os momentos de estudo e de trabalho aplicado que são as aulas. Uns e outros, devem constituir motivos de interesse na preparação do nosso crescimento intelectual, na consolidação da nossa personalidade, na formação do nosso perfil humano e social. Nascemos, crescemos, temos inteligência, força, capacidades, aprendemos, amamos, trabalhamos. Pelo meio de tudo isto decorre a vida e a vida é um bem que temos de acautelar. Consideremo-nos felizes por termos tanta coisa boa nas nossas mãos. Peço-vos então licença para me antecipar nos votos que costumo enviar aos amigos pelo Natal. Creio que ficarão bem aqui, neste início de ano lectivo. Assim de coração vos desejo, muito sinceramente, Feliz Ano Novo !...Até às férias do ano que vem. Irene Lucília Andrade (escritora) 6

Upload: gerardofreitas

Post on 12-Aug-2015

60 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A caminho out nov 2012 1

Regresso às aulas

Pois é, amigos. O verão está a acabar, Setembro começou e, com ele, um certo arrepiozinho no coração. Não é mal nenhum. O “arrepiozinho” significa que alguma coisa vai mudar. Não é ainda o frio, nem a chuva que se avizin-

ham, mas acontece um certo abalo na nossa vida de “vagabundagem”, um ventinho de contrariedade pelo fim dos grandes dias de sol, de liberdade, em que se bebe o mar, a luz, as paisagens, em verdadeiras bebe-deiras de alegria. É o fim dos vagares, do devaneio e do sonho.

É tempo de pausa para “descansar” do descanso, para iniciar um pro-cesso de recolha de energias, para organizar novos programas diários e construir projectos de trabalho que nos hão-de acompanhar durante mais um ano. Esta alternância é necessária e importante, pois iremos re -construir a cada dia a nossa vida pessoal, contribuir na realização dum fenómeno que não tem espessura, nem forma, nem tempo, mas faz parte de nós, daquilo que somos e seremos, agora e mais tarde, e se chama FUTURO. O FUTURO somos cada um de nós naquilo que sou-bermos aprender e realizar, no que conseguirmos aproveitar de todos os momentos de vida que nos são oferecidos. Os momentos de lazer e diversão, que são as férias e os momentos de estudo e de trabalho aplicado que são as aulas. Uns e outros, devem constituir motivos de interesse na preparação do nosso crescimento intelectual, na consoli -dação da nossa personalidade, na formação do nosso perfil humano e social.

Nascemos, crescemos, temos inteligência, força, capacidades, aprendemos, amamos, trabalhamos. Pelo meio de tudo isto decorre a vida e a vida é um bem que temos de acautelar. Consideremo-nos felizes por ter-mos tanta coisa boa nas nossas mãos.

Peço-vos então licença para me antecipar nos votos que costumo en-viar aos amigos pelo Natal. Creio que ficarão bem aqui, neste início de ano lectivo. Assim de coração vos desejo, muito sinceramente, Feliz Ano Novo !...Até às férias do ano que vem.

Irene Lucília Andrade (escritora)

6

A Paróquia a caminho

Catequese – Começamos?

“Quem descobre Jesus Cristo e o seu Evangelho fica com os valores e o estilo de vida mudado. Ao entrar em intimidade com Jesus e com o seu Evangelho, vai crescendo dentro de nós o desejo de vivermos como Ele viveu. Amando como Ele. Perdoando como Ele. Servindo como Ele.” (Agenda Catequistas 2010/2011).Este é um elemento fundamental da catequese: ajudar a descobrir a Pessoa de Jesus Cristo e o Seu Evangelho. Aprender a viver com Ele e como Ele. Para quê? Para sermos mais pessoa, mais felizes e proporcionarmos ao mundo uma visão renovada e fresca da construção da sociedade onde nos integramos. Como se poderá compreender esta missão não pode ser realizada de modo solitário. Todos são importantes para o seu bom cumprimento. Os pais, o pároco, os catequistas e toda a comunidade. Por isso, estão desde já todos con-vidados a estar no início do ano de catequese, no próximo dia 14 de Outubro, na eucaristia das 10h. No sábado, dia 13 de Outubro, e consoante os horários dos grupos, teremos o primeiro encontro entre catequizandos e catequistas. Aparece! A tua presença é imprescindível!!

ACI

Somos um grupo de 8 elementos da Ação Católica que reúne quinzenalmente na Paróquia para refletir a Palavra de Deus e fazer Revisão de Vida, ou seja, olhar a sociedade em que estamos inseridos, refletir os problemas que se vive mas em determinada vertente (determinada pela Equipa Nacional sendo este ano a vertente do Trabalho), vendo o que Cristo e a Igreja nos dizem nesse campo e procurando agir segundo esses critérios.

Há muitos anos que este grupo procura animar a eucaristia das 10 horas ao domingo e ajuda o Seminário Diocesano (desde 1986 dando resposta a uma carta enviada pelo então Bispo Diocesano D. Teodoro de Faria a todas as paróquias sensibilizando para a realidade do Seminário Diocesano), com uma quota mensal e com o valor dum mercadinho feito no adro da nossa Igreja por ocasião da Semana das Vocações.

Procura, por vezes, dinamizar os momentos fortes do ano litúrgico – Advento e Quaresma.

3