a batalha constante do crente

21
batalha constante do crente

Upload: adina-silva

Post on 23-Jun-2015

530 views

Category:

Spiritual


2 download

DESCRIPTION

Estudo apresentado na EBD - 1ª Igreja Batista em Bezerros - PE - BRASIL

TRANSCRIPT

Page 1: A batalha constante do crente

A batalha constante docrente

Page 2: A batalha constante do crente

INTRODUÇÃO

• Há alguns cristãos que acham que não existe conflito porque crêem que sua natureza pecaminosa foi erradicada – está morta, mas Paulo não concordou com isso. Gl 5.17.

• À medida que aprendemos a viver no espírito, a velha natureza se torna mais e mais subjugada, embora não aniquilada. Ela continua ao lado da nova natureza. A batalha entre elas é forte e incessante.

Page 3: A batalha constante do crente

O CRENTE TEM DUAS NATUREZAS

• Quando o Espírito Santo trouxe convicção do pecado e nos levou a Cristo para perdão e reconciliação com Deus, algo maravilhoso aconteceu: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo agora é novo” IICo. 5. 17

• Somos novas criaturas com nova natureza, mas ainda conservamos a velha natureza. De vez em quando ela vem à tona, não precisa fazer muito não, ela sempre aparece!

Page 4: A batalha constante do crente

AS OBRAS DA CARNE

Page 5: A batalha constante do crente

AS OBRAS DA CARNE

• O que Paulo quer dizer com a "carne"? Será que os homens receberam duas naturezas na criação uma má e outra boa?

• Quando Deus criou o homem, este foi declarado completamente "bom" (Gênesis 1:31). Todo homem que pecou desde Adão até os nossos dias não o fez por necessidade, mas por livre escolha. Os homens pecam porque querem (Eclesiastes7:29).

• Não somos espirituais nem carnais por natureza, mas somos capazes das duas coisas, e, como seres humanos, temos de escolher entre esses dois caminhos e nos responsabilizar por nossa escolha.

Page 6: A batalha constante do crente
Page 7: A batalha constante do crente

PECADOS SEXUAIS

• PROSTITUIÇÃO - toda sorte de relacionamentos sexuais ilícitos e imorais: PORNOGRAFIA, HOMOSSEXUALISMO (Rom 1:24-18), RELAÇÕES ANTES DO CASAMENTO e ADULTÉRIO.

• IMPUREZA - inclui a impureza dos atos, palavras, pensamentos e intenções do coração.

• LASCIVIA - devassidão, um apetite libertino e desavergonhado. Um homem entregue à lascívia não conhece freio algum, só pensa no seu prazer e já não se importa com o que pensam as pessoas

Page 8: A batalha constante do crente
Page 9: A batalha constante do crente

PECADOS RELIGIOSOS

• IDOLATRIA - Adoração de deuses feitos pela mão do homem. Idolatria é colocar qualquer coisa antes de Deus e das pessoas. Vivemos numa sociedade capitalista que coloca o dinheiro antes de Deus. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas.

• FEITIÇARIAS - é o intercâmbio secreto com os poderes do mal. De capa a capa, a Bíblia nos confronta com a aversão de Deus aos ídolos e à magia negra

Page 10: A batalha constante do crente
Page 11: A batalha constante do crente

• INIMIZADES - Inimizade é uma atitude mental que provoca e afronta outras pessoas. Trata-se daquele sentimento hostil nutrido por longo tempo, que se enraíza no coração.

• PORFIAS - Traz a ideia de alguém que luta contra a pessoa com a finalidade de conseguir alguma coisa, como posição, promoção, bens, honra, reconhecimento. E a rivalidade por recompensa.

• CIÚMES - querer e desejar possuir aquilo que o outro tem. Podem ser tanto coisas materiais quanto reconhecimento, honra ou posição social. Implica entristecer-se não apenas porque não se tem algo, mas porque outra pessoa o tem.

Page 12: A batalha constante do crente

• IRAS - Trata-se de um temperamento violento e explosivo, presente em pessoas que estouram por qualquer motivo e manifestam destempero emocional.

• DISCÓRDIAS - Trata-se de um espírito partidário e tendencioso. Descreve a pessoa que busca um cargo ou posição não para servir ao próximo, mas para proveito próprio.

• DISSENÇÕES - Significa sedição, rebelião, e também posicionar-se uns contra os outros.

• FACÇÕES - significa heresias, a rejeição das crenças fundamentais em Deus, Cristo, as Escrituras e a igreja. Envolve abraçar crenças sem o respaldo da verdade

Page 13: A batalha constante do crente

• INVEJAS - vai além dos ciúmes. É o espírito que deseja não somente as coisas que pertencem aos outros, mas se entristece pelo fato de outras pessoas possuírem essas coisas. Os invejosos não apenas desejam o que pertence aos outros, mas anseiam que os outros sofram por perder essas coisas. Trata-se das pessoas que se alegram com a tristeza dos outros. Não é tanto o desejo de ter as coisas, mas o desejo de que os outros as percam. E entristecer-se por algum bem alheio. Eurípedes chamou a inveja de “a maior enfermidade entre os homens”.

Page 14: A batalha constante do crente
Page 15: A batalha constante do crente

• BEBEDICES - Refere-se à pessoa que se embriaga na busca de sensualidade ou prazer. No mundo antigo tratava-se de um vício comum. Quem bebe precisa cuidar para que não se transforme em animal. Os primeiros goles transformam a pessoa em macaco: muita fala e pouco sentido. Bebe mais e vira um leão, disposto a despedaçar qualquer um que lhe venha contrariar. Continua bebendo e torna-se um porco, jogado na lama da sarjeta. Quantos são os lares desmantelados pela bebida! Que quantias astronômicas, investidas em cachaça, deixam de aliviar a fome dos filhos abandonados à miséria. E ao embriagado ainda não falta coragem de voltar para casa e espancar a esposa e os filhos aterrorizados.

Page 16: A batalha constante do crente

• GLUTONARIAS - busca desenfreada pelo prazer, seja em relação à comida ou a qualquer prazer. A palavra pode ser traduzida também por “orgias”.

Page 17: A batalha constante do crente
Page 18: A batalha constante do crente

O FRUTO DO ESPÍRITO

• Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus

Page 19: A batalha constante do crente

A NOVA NATUREZA

1) ATITUDE PARA COM DEUS: amor, alegria e paz

2) ATITUDE PARA COM OUTRAS PESSOAS: longanimidade, benignidade e bondade

3) ATITUDE PARA CONSIGO MESMO: fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Page 20: A batalha constante do crente

O SEGREDO DE UMA VIDA VITORIOSA

• CRUCIFICAR A VELHA NATUREZA: temos que matar de fome a velha natureza para que ela fique fraca.

• VIVER NO ESPÍRITO: não podemos nos desviar nem para a esquerda nem para a direita. Devemos prosseguir em frente, para o Alvo que é CRISTO JESUS.

Page 21: A batalha constante do crente

CONCLUSÃO

• Não existem castigos nem recompensa, tudo o que existe são conseqüências.

• Quando saímos da cobertura de Deus ficamos sujeitos aos estragos feitos por satanás. Deus é bom e tem o melhor para nossas vidas, sempre.

• O caminho do Senhor é um caminho de bênçãos, mas a vida é feita de escolhas, se escolhermos desobedecer, escolheremos a maldição, mas se obedecermos e tivermos o temor a Deus, Ele fará transbordar em nossas vidas bênçãos sem medida.

• O caminho da obediência traz a bênção, já o caminho da desobediência é como um ímã que atrai a maldição