a arquitectura do ferro

15
Trabalho elaborado por: Bruno Reis Dinis Noé Lionel Silva

Upload: jorge-almeida

Post on 05-Jun-2015

8.865 views

Category:

Education


6 download

DESCRIPTION

Arquitectura, História, Arte, 8.º Ano

TRANSCRIPT

Page 1: A Arquitectura do Ferro

Trabalho elaborado por:

Bruno Reis

Dinis Noé

Lionel Silva

Page 2: A Arquitectura do Ferro

Este trabalho foi-nos pedido no âmbito da disciplina de História, com o tema que nós escolhemos “ A Arquitectura do Ferro”.

Esta apresentação fala-nos quando a Arquitectura do Ferro surgiu, quais os materiais utilizados neste tipo de Arquitectura e vários monumentos.

Esperamos que os nossos colegas e o nosso professor gostem do nosso trabalho tal como nós o gostámos de realizar.

Desfrutem da Apresentação!

Page 3: A Arquitectura do Ferro

Durante a primeira metade do século XIX, a arquitectura não conheceu grandes inovações, ao contrário da literatura e das outras artes. Com a revolução industrial dispunha-se de novos materiais de construção produzidos em grandes quantidades e a preço baixo, como o ferro e o vidro, logo , no último quartel do século XIX desenvolveu-se a arquitectura do ferro.

As estruturas metálicas eram revestidas geralmente por vidro de forma a que houvesse a entrada de luz natural.

Page 4: A Arquitectura do Ferro

O ferro foi utilizado na construção de edifícios com carácter utilitário, como pontes, mercados, pavilhões de exposições, grandes armazéns e estações ferroviárias.

O primeiro edifício construído deste tipo de arquitectura foi o palácio de Cristal de Londres, em 1851. A torre Eiffel, construída nos finais do século XIX, para a Exposição Mundial de Paris, de 1889, é considerado a obra de arquitectónica mais famosa deste período.

Page 5: A Arquitectura do Ferro

Palácio de Cristal de Londres

(actualmente)

O Palácio de Cristal, na exposição internacional de Londres em 1851

Page 6: A Arquitectura do Ferro

Torre Eiffel, construída por Gustave Eiffel entre 1887 e 1889.

Page 7: A Arquitectura do Ferro

Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de Dezembro de 1832 — Paris, 27 de Dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris.

Page 8: A Arquitectura do Ferro

Em Portugal também existem alguns exemplares da arquitectura do ferro, como o já desaparecido Palácio de Cristal (1865) e as pontes D. Maria Pia (1877) e a de D. Luís (1886), no Porto, a garagem Auto-Palace e o elevador de Santa Justa, em Lisboa.

Page 9: A Arquitectura do Ferro

Ponte D. Luís I (Porto), foi inaugurada a 31 de Outubro de 1886, com projecto do belga Théophile Seyrig, discípulo e colaborador de Gustave Eiffel .

Page 10: A Arquitectura do Ferro

Théophile Seyrig (Berlim, 19 Fevereiro de 1843, 5 Julho de 1923) foi um engenheiro, construtor de pontes.

Em 1869 funda a EIFFEL e Companhia que construiu a ponte D. Maria Pia no Porto.

Mais tarde já a trabalhar para a empresa belga Société Willebroeck, de Bruxelas, ganha o concurso para a construção da ponte Dom Luís, contra o projecto apresentado por Eiffel.

Page 11: A Arquitectura do Ferro

Mercado Ferreira Borges (Porto), construído entre 1885 e 1888 pela Companhia Aliança, um projecto de João Carlos Machado.

Page 12: A Arquitectura do Ferro

Elevador de Santa Justa, em Lisboa, esta estrutura neogótica foi construída na viragem do século pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard.

Page 13: A Arquitectura do Ferro

Conclusão:Com este trabalho assimilamos melhor este assunto da matéria dada.Esperamos que os nossos colegas e o nosso professor tenham gostado desta

apresentação tal como nós gostámos de a realizar.

Page 14: A Arquitectura do Ferro

Webgrafia/Bibliografia:

http:// pt.wikipedia.org/wiki/Th%C3%A9ophile_Seyrigwww.lva.lib.va.usMAIA, Cristina, BRANDÃO, Isabel Paulos, Viva a História! 8, Porto Editora, 2007

Page 15: A Arquitectura do Ferro