a aqui - pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro...

8
1 www.pacaembu.com Ano 2 | Edição 3 | Julho de 2013 Reunião Anual do Grupo Pacaembu traça metas e apresenta resultados PÁGINA 3 Empreendimento é apresentado em Feira Internacional PÁGINA 4 Giro Pacaembu: confira a expansão e presença pelo interior do estado PÁGINA 6 NOTÍCIAS Seu sonho de morar começa aqui

Upload: others

Post on 04-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

1www.pacaembu.com

Ano 2 | Edição 3 | Julho de 2013

Reunião Anual do Grupo Pacaembu traça metas e apresenta resultados PÁGINA 3

Empreendimento é apresentado em Feira Internacional PÁGINA 4

Giro Pacaembu: confira a expansão e presença pelo interior do estado PÁGINA 6

NotÍcias

Seu sonho de morar começa aqui

Page 2: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

2

EDITORIAL

Estamos no caminho certoO Grupo Pacaembu vive um momento muito

especial de pleno crescimento e desenvolvimento. Nosso trabalho ganha repercussão e se expande. E para acompanhar o momento e garantir crescimen-to ordenado, estamos nos estruturando e fortale-cendo, cada vez mais, os processos e sistemas da companhia, para promover a sinergia entre as equi-pes, garantir eficiência e agilidade nas operações.

Hoje temos mais de 9.000 unidades em exe-cução, que marcam nossa expansão, nos fazendo presentes em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Em nossos canteiros a organização também é item fundamental e vai desde a padro-nização e administração regionalizada, até as ações de responsabilidade social que valorizam nossos colaboradores garantindo qualidade de vida.

Os resultados que apresentamos na reunião anual, realizada em abril, revelam esse ótimo mo-mento. Além disso, a reunião foi uma importante oportunidade de confraternização, onde estivemos lado a lado com os nossos colaboradores, para cele-brar as conquistas e traçar novas metas.

Também temos orgulho em dizer que trabalha-mos com total transparência. Nossos canais, redes sociais e site, nos aproximam ainda mais do nosso cliente que encontra respostas para perguntas e pode acompanhar a evolução das obras com fotos e câmeras que mostram os canteiros ao vivo.

Estamos no caminho certo e queremos ir além!Eduardo Almeida

Presidente do Grupo Pacaembu

ExPEDIEnTE

O informativo PACAEMBU nOTÍCIAS é uma publicação quadrimestral do Grupo Pacaembu.

Conselho EditorialEduardo Almeida – presidenteWilson Almeida – diretor comercialLúcio Ricardo – diretor administrativo-financeiro

Coordenação: Carmen Lopez - Marketing InstitucionalProjeto Editorial: Lacerda ComunicaçãoProjeto Gráfico e Diagramação: Paulo EscabinJornalista responsável: Ayla Farias – MTB 178

Concretização do sonho - Após receber as chaves da nova moradia, família posa em frente à casa no Residencial Par-que das Flores, em Mirassol, que já abriga 591 famílias.

RelaCione-se

Pacaembu Construtora @pacaembuconstru

www.pacaembu.com

Parabéns a todos que ajudaram a realizar o sonho de mais de 591 famílias. O trabalho de vocês é maravilhoso - Eliane Alexo

/pacaembuconstrutora

Amei tudo... minha casa é linda e perfeitinha. Agradeço o carinho pelos detalhes - Lucilene Facas Mota

Parabéns a toda a equipe responsável pela realização e alegria de milhares de pessoas! Que o mundo seja melhor cada vez mais para cada homem, mulher, criança deste mundo - Vera Almeida

Contato mutuário - 0800 730 20 20 | Ouvidoria – 0800 326 0990

Caso você tenha algum assunto para se abordado no informativo, envie um email para [email protected]

Page 3: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

3www.pacaembu.com

InSTITUCIOnAL

Reunião Anual traça metas e apresenta resultados

Nos dias 6 e 7 de abril, o Grupo Pacaembu reuniu a diretoria e co-laboradores em sua 3ª Reunião Anual, realizada em Lins, no Hotel Blue Tree Park. Cerca de 200 funcionários participaram do evento que mar-ca um momento importante de crescimento e consolidação do grupo.

Na Reunião Anual é feito um balanço da atuação e volume de tra-balho realizado no ano anterior, além de serem apresentados pro-jetos e mudanças estratégicas da companhia, visando a evolução na atuação e no desempenho de todas as áreas.

Na oportunidade, o presidente do grupo, Eduardo Almeida, fa-lou à equipe sobre o bom momento pelo qual o grupo está passan-do e comemorou os resultados. “Estamos em pleno desenvolvimen-to e temos planos de crescer cada vez mais. Graças ao trabalho de toda a equipe, conseguimos cumprir metas e fazer projeções ainda maiores”, afirmou.

Os primeiros resultados já demonstram a previsão de crescimento notável. Em 2012 foram entregues 1.586 unidades nos municípios de Campinas, Botucatu e Estiva Gerbi. Neste ano já temos mais de 9.600 unidades em construção.

O encontro é também um momento de integração e sinergia en-tre as áreas, além de motivar as equipes para o trabalho, permitindo que acompanhem de perto o crescimento da companhia.

novidadesNa Reunião Anual também foram

apresentadas as metas para o ano de 2013 além de projetos que envolvem diversos departamentos da companhia. Dentre as mudanças previstas estão: a criação da área de Orçamento Corpora-tivo; novas alçadas de aprovações; de-senvolvimento no Sienge para atender o crescimento da companhia; implantação da área de Auditoria Interna; reforço na Auditoria Externa; revisão da Gratifica-ção Anual e da Avaliação de Desempe-nho; transição de gestão da área Admi-nistrativa e Financeira de obras; Canal de Ouvidoria com 0800; implantação das placas informativas e a remodelagem do Site e da Intranet.

Page 4: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

4

DESTAQUE

Entre os dias 21 e 24 de maio foi realizada, em Barcelo-na, a Construmat - Building Solutions World Congress, a bie-nal mundial da construção. O evento reuniu empresários, pesquisadores e profissionais de todo o mundo para refle-tir e apresentar soluções para construção.

O Grupo Pacaembu participou do evento no módulo de construções de interesse social e expôs o case do Re-sidencial Lealdade e Amizade, que está sendo erguido em São José do Rio Preto e faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O Grupo foi representado pelo presidente Eduardo Al-meida, o diretor comercial, Wilson Almeida , a gerente téc-nica de desenvolvimento, Ana Maria Figueiredo Martins, o engenheiro Fernando Almeida, e a Supervisora de Comu-nicação e Marketing, Carmen Lopez.

O Grupo Pacaembu participou ainda, de painéis vol-tados para a inovação, desenvolvimento de novas tecno-logias e sustentabilidade. “Foi um importante momento de reconhecimento do trabalho sério que realizamos no Grupo Pacaembu. A feira demonstrou que estamos sinto-nizados e praticando o que há de mais moderno e seguro em termos de construção civil”, diz Eduardo Almeida, pre-sidente do Grupo.

PoR dentRo da obRaO dia-a-dia de um canteiro de obra

funciona de maneira orquestrada. Entre o vaivém de trabalhadores, a entrada e saí-da de caminhões, o descarregamento de material e o erguer das paredes, o canteiro segue uma organização funcional ampara-da nos pilares do planejamento, agilidade e qualidade do Grupo Pacaembu.

Para aperfeiçoar o trabalho e garantir o bom desenvolvimento da construção, algumas medidas foram adotadas pela companhia. Um dos diferenciais é a admi-nistração localizada em cada canteiro, que regionaliza a ação e facilita no atendimen-to às necessidades da obra e nas decisões e soluções diárias.

Os setores da obra também obedecem a um processo de operação que permite a fluência do trabalho de forma ordenada, agilizando a obra e evitando a perda ou dano de materiais.

Os canteiros do Grupo Pacaembu também garantem qualidade de vida aos operários. As instalações contemplam alojamento, refeitório e lavanderia, bem como ambulatório e pontos de hidrata-ção. Além disso, os canteiros dispõem de área de lazer e segurança.

“A estrutura funcional e organizada favo-rece o dia-a-dia da obra. Também a condição de trabalho e a qualidade de vida ao cola-borador fazem a diferença”, afirma Ricardo Salum, diretor de Obras do Grupo Pacaembu.

Grupo Pacaembu apresenta empreendimento em Feira Internacional

Page 5: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

5www.pacaembu.com

nossa gente

• Treinamentos - O Grupo Pacaembu implementou o seu mais novo canal para capacitação e qualificação dos colaboradores, a Unipa-caembu, que está oferecendo cursos nas áreas de RH/Administrativo, Financeiro, Compras e Suprimentos e Engenharia. Os treinamentos são comandados pelos key-users da companhia e por consultores da Softplan.

Além da capacitação, os cursos têm foco nas tarefas diárias de cada área, com objetivo de melhorar a performance na atividade atual e promover o crescimento dentro na companhia. Ao final do treinamento há avaliação e os apro-vados recebem certificado de conclusão.

• Ações - Sempre comprometida com a quali-dade de vida dos funcionários, o Grupo Paca-embu mantém ações constantes de respon-sabilidade social.

Uma delas é a campanha de vacinação, re-alizada em todos os canteiros de obra, devido a convivência de grupos populacionais de di-ferentes regiões. As vacinas são realizadas de acordo com o calendário e para evitar a introdu-ção ou crescimento de endemias.

Os agentes externos e inesperados tam-bém são combatidos. No canteiro do Lealdade e Amizade, em S. J. Rio Preto, foi realizada uma campanha de combate a percevejos, que po-dem causar alergias. O trabalho de aplicação de pesticida foi minucioso e exterminou o inseto.

Desenvolvimento Organizacional

GESTãO ESTRATéGICA

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da companhia e para atender a crescente demanda interna, o Grupo Pacaembu acaba de implantar a Área de Desenvolvi-mento Organizacional, que engloba o Recursos Humanos e o Departamento Pessoal.

A área tem como objetivo fazer a estruturação interna e tra-balhar com o RH estratégico, acompanhando as etapas de de-senvolvimento da empresa de forma ordenada, criando padroni-zações, programas de capacitação e treinamento, e premiações.

E o primeiro passo já foi dado com a estruturação da políti-ca de cargos e salários. O trabalho, conduzido pela gerente de Recursos Humanos, Jacqueline de Oliveira Fernandes, definiu os perfis dos cargos existentes na empresa e a compatibilida-de da remuneração. Com o resultado foi criada uma tabela salarial equiparada com o mercado, que propicia a padroniza-ção das práticas salariais.

Com a política salarial implantada é possível favorecer a captação e seleção de novos talentos. “O benefício é que po-demos tornar a captação mais atrativa, com remuneração den-tro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline.

PRÓXiMos PassosDando sequência ao trabalho, a área de Desenvolvimen-

to Organizacional está promovendo a estruturação da polí-tica de benefícios do Grupo Pacaembu. Outros projetos que estão em fase de formatação são: a capacitação de liderança e treinamento de colaboradores, a estruturação do setor de recrutamento e seleção, abrindo a oportunidades internas, avaliação de desempenho e programas de desenvolvimento de colaboradores.

Page 6: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

6

sorteio Residencial Caimã - botucatu - A Prefeitura de Botucatu em parceria com a Caixa e o Gru-po Pacaembu promoveram o sorteio de 499 moradias do Residencial Caimã, durante as comemorações dos 158 anos de emancipação da cidade. O evento, coman-dado pelo prefeito João Cury Neto, teve a presença de 15 mil pessoas no Largo da Catedral Metropolitana.

ExPAnSãO

Parque das Flores i e ii – Mirassol – Em Mirassol, 591 famílias receberam as casas dos módulos 1 e 2 do Residencial Parque das Flores. A entrega corresponde a 56% da obra que terá 1.051 casas, que estão em fase adiantada de construção.

Giro Pacaembu

Início de obras, visitações técnicas, entrega de chaves, sorteios. Os futuros moradores dos empreendimentos do Grupo Pacaembu mo-vimentaram os canteiros de obras nos últimos meses. Eventos que concretizam ou aproximam as famílias do sonho da casa própria.

Residencial Recanto Harmonia – olímpia O Grupo Pacaembu promo-veu a assinatura de 210 con-tratos dos imóveis do Resi-dencial Recanto Harmonia, do Programa Minha Casa Minha Vida, no município de Olímpia. Participaram da assinatura os proprietários, representantes da Prefeitura e representantes da Caixa Econômica Federal.

Jardim do bosque – botucatu - Os futuros moradores do Residencial Jardim do Bosque, em Botu-catu, conheceram o canteiro de obras e o processo para financiamento dos imóveis. O evento teve a presença do prefeito João Cury, do secre-tário da habitação, José Car-los Broto, e integrantes da Caixa e do Grupo Pacaembu.

Residencial Mário emílio bannwart - avaré - O prefeito Poio Novaes, acompanhado por secretários, repre-sentantes do Grupo Pacaembu e da Caixa Econômica Federal, realizaram a primeira visita técnica ao canteiro de obras do Residencial Mário Emílio Bannwart. O empreendimento vai atender 653 famílias.

23 demarço

14 de abril

27 de abril

6 de maio

Residencial Harmonia – olímpia – O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, acompanhado de secretários, visi-tou o canteiro de obras das 713 unidades do Residencial Har-monia. A equipe de engenharia do Grupo Pacaembu apresen-tou às autoridades o cronograma da construção das moradias que têm previsão de entrega para o segundo semestre.

19 de junho

23 de abril

Page 7: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

7www.pacaembu.com

MoRaR beM

Com a mudança feita, inicia-se uma etapa que também requer atenção. Para que o imóvel perma-neça em boas condições por um longo período, são necessárias ma-nutenção, limpeza e conservação.

Veja algumas dicas do Manual do Proprietário Pacaembu:

• Limpeza do ralo e do corpo inferior dos sifões - a cada 3 meses

• Limpeza dos gradis de alumínio - a cada 6 meses

• Lubrificação das dobradiças das portas - a cada 6 meses

• Verificação do rejuntamento de pisos cerâmicos e azulejos - a cada 3 meses

• Verificação e rejuntamento das peças sanitárias - a cada 3 meses

• Manutenção das fechaduras das portas - uma vez por ano

• Pintura interna com calefação de eventuais fissuras - a cada 2 anos

• Pintura do teto do banheiro - uma vez por ano

• Pintura externa com calefação de eventuais fissuras - a cada 2 anos

• Manutenção e Limpeza das janelas - a cada 3 meses

• Quadro de distribuição de circuitos elétricos, ajuste-reaperto - uma vez por ano

• Tomadas interruptoras e pontos de luz - a cada 2 anos

• Chuveiro - a cada 6 meses

• Torneiras e registros - uma vez por ano

• Verificação de telhas - a cada 6 meses

• Verificação do madeiramento do telhado - a cada 2 anos

• Limpeza da caixa d’água - uma vez por ano

• Revestimento em pedra natural - a cada 6 meses

• Executar e manter o passeio público de acordo com as especificações da prefeitura local - uma vez por ano

Visita de comitiva chinesa - s. J. Rio Preto - Em visita a S. J. Rio Preto, uma comitiva chinesa da cidade de Nantong esteve nos empre-endimentos Lealdade e Amizade e Luz da Esperança do Grupo Pacaembu. A comitiva elogiou os métodos construtivos e a arquitetura dos residenciais.

Residencial bela Vista - lins - O prefeito de Lins, Edgar de Souza, e a Caixa Econômica Federal realizaram no dia 10 de junho, o sorteio das 486 casas do Residencial Jardim Bela Vista, construídas pelo Grupo Pacaembu. A obra está entrando na fase final. Entre os dias 13 e 16, os futuros moradores visitaram o canteiro de obras e vistoriaram as casas, acompanhados pela equipe do Grupo Pacaembu.

Construweek – s. J. Rio Preto - O Grupo Pacaembu participou da 9ª Construweek, em São José do Rio Preto. A feira, referência na área de construção e em-preendimentos imobiliários, reúne as construtoras, imobi-liárias e empresas do setor.

Residencial são Rogério –avaré - Mutuários puderam conhe-cer a futura casa no Residencial São Rogério, com a abertura da visitação à casa modelo no empreendimento. As visitas monitoradas foram acompa-nhadas pelas equipes do Grupo Paca-embu, e pelo prefeito da cidade, Poio Novaes, o secretário da habitação, Pau-lo Henrique Ciccone, e o correspon-dente da Caixa, Rubens Rigonati.

8 de maio

14 e 15 de junho

8 e 15 de junho

10 de junho

13 a 16 de junho

Page 8: a aqui - Pacaembutro de mercado e uma política clara de onde os colaboradores podem chegar dentro do seu nível salarial”, explica Jacqueline. PRÓXiMos Passos Dando sequência

OBRAS EM AnDAMEnTO

Siga a evolução das obras que o Grupo Pacaembu possui em diversas cidades do estado de São Paulo. Para acompanhar o andamento, acesse o site www.pacaembu.com

8

O percentual e foto da obra referem-se ao mês de junho de 2013.

• AvaréMario Emilio Bannwart 8 %

• BebedouroJardim Itália 37 %

• BotucatuCaimã 19 %

• Novo Horizonte Jardim das Oliveiras I 8 %

• BotucatuJardim do Bosque Módulo I - 6 %Módulo II - 1%

• IbitingaSanto Expedito 36 %

• MirassolParque das Flores Módulo III - 96%Módulo IV - 93 %

• OlímpiaHarmonia 44 %

• S. J. Rio PretoLuz da EsperançaMódulo I - 96 %Módulo II - 92%Módulo III - 74 %

• S. J. Rio PretoLealdade e Amizade53 %

• TaquaritingaVila São Sebastião83 %

• AvaréSão Rogério Módulo I - 94 %Módulo II - 81%Módulo III - 55 %

• MirassolParque das FloresMódulos I e II - 100%

• LinsJardim Bela Vista100 %