a análise do desempenho das empresas maiores x melhores ... · ainda melhores e maiores empresas...

17

Click here to load reader

Upload: dinhnhi

Post on 24-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

A Análise do Desempenho das EmpresasMaiores X Melhores para Se Trabalhar

Carlos Alberto de [email protected]

Fumec e Una

Flávia da Silva Mendes [email protected]

Senac

Vanda Aparecida Oliveira Dalfior [email protected] 

Pitágoras

Resumo:O trabalho comparou o desempenho das empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo,as melhores para se trabalhar em relação àquelas citadas apenas como as maiores do Brasil, nas ediçõesdas revistas Exame e Você S.A. de 2012. Foram levantados os dados das 1.000 empresas mencionadascomo as Maiores e Melhores, separando-as em dois grupos, as citadas como as Melhores para setrabalhar e as demais. As hipóteses apresentadas na pesquisa foram H0, onde “Não existe diferença nodesempenho das empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo, as melhores para se trabalhardaquelas citadas apenas como as maiores do Brasil.” e H1 que nega a hipótese original. Para avaliar seexistem diferenças entre os indicadores de desempenho das empresas selecionadas foi utilizada umaferramenta estatística de Interferência sobre duas médias, amostras grandes e independentes. Estaferramenta é capaz de avaliar se as médias de populações distintas são iguais ou diferentes. Foramselecionados onze índices, dos apresentados pelas revistas, sendo eles: Crescimento das vendas; Lucrolíquido legal; Rentabilidade do patrimônio legal em %; Riqueza criada; Riqueza criada por empregado;Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulante líquido; Margem das vendas; Liquidez gerale Liquidez corrente. O resultado apontou que dos 11 indicadores de desempenho, apenas 2, Crescimentodas vendas (%) e Riqueza criada por empregado confirmaram a hipótese de que há diferença nodesempenho entre os dois grupos analisados, enquanto 9 indicadores, Lucro líquido legal; Rentabilidadedo patrimônio legal em %; Riqueza criada; Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulantelíquido; Margem das vendas; Liquidez geral e Liquidez corrente; demonstraram não haver diferençasentre os dois grupos de empresas levando a aceitação da Ho, ou seja, as amostras de empresascomparadas não apresentam diferenças estatísticas nas médias de desempenho nos indicadores

Page 2: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

relacionados. 

Palavras Chave: Desempenho - rentabilidade - motivação - análise - demonstrativos

Page 3: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

1

1. Introdução O advento do capitalismo no cenário mundial e consequentemente a globalização

proporcionou um aumento da competitividade entre mercados e empresas. Estes avanços têm exigido alterações no ambiente empresarial com métodos de avaliação de desempenho organizacional capazes de visualizar o resultado das organizações de forma mais objetiva.

Entre as empresas a avaliação de desempenho é necessária, uma vez que uma organização deve possuir um conhecimento interno de suas operações, mas não deixando de observar as mudanças que ocorrem no mercado onde esta atua. Com o conhecimento mais apurado deste conceito é possível comparar resultados entre as empresas concorrentes e analisar seus pontos fortes e fracos. Mas para isso é necessário a aplicação de técnicas que sejam capazes de demonstrar valores que até então se apresentam de forma dispersa em demonstrativos contábeis. Dentre estas técnicas prevalece análise através de índice, como afirma Matarazzo (2010) “Um índice é uma vela acesa num quarto escuro. O índice demonstra de forma mais objetiva a situação econômica ou financeira da empresa.” Sendo assim, os mesmos são utilizados neste trabalho com o intuito de avaliar o desempenho das organizações de forma direta.

Mas para obtenção de um resultado significante diante de um mercado cada vez mais competitivo é necessário que se determinem estratégias capazes de proporcionar retornos significantes nos negócios. Dentre as ferramentas atuais utilizadas podem-se citar como relevantes os fatores psíquicos do ser humano que passaram a ser determinantes para o desenvolvimento de uma atividade econômica.

Anualmente a Revista Exame publica a relação das empresas consideradas maiores no seu segmento de atuação, enquanto a Revista Você S/A apresenta a relação das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, a confrontação entre o desempenho daquelas consideradas as maiores e também as melhores pode não coincidir com aquelas consideradas apenas as maiores.

Dentro deste contexto este trabalho realiza então a comparação entre o desempenho das empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo, as melhores para se trabalhar em relação àquelas citadas apenas como as maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012.

1.1 Definição do problema

A Editora Abril vem publicando em edições anuais “As melhores empresas para se trabalhar” e “As maiores e melhores do Brasil”. Os critérios de avaliação são previamente definidos, onde através destes são escolhidas as empresas com os melhores resultados. Assim, é constituído o problema de pesquisa: Existem diferenças significativas no desempenho das empresas quanto ao Crescimento das vendas; Lucro líquido legal; Rentabilidade do patrimônio legal em %; Riqueza criada; Riqueza criada por empregado; Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulante líquido; Margem das vendas; Liquidez geral e Liquidez corrente?

1.2 Hipóteses ou suposições

As hipóteses deste estudo são: H0: Não existe diferença no desempenho das empresas citadas como as maiores e, ao

mesmo tempo, as melhores para se trabalhar daquelas citadas apenas como as maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012.

H1: Existe diferença no desempenho das empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo, as Melhores para se trabalhar daquelas citadas apenas como as Maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012.

Page 4: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

2

A hipótese se desdobrará ao analisar cada índice separadamente, sendo eles:

Crescimento das vendas; Lucro líquido legal; Rentabilidade do patrimônio legal em %; Riqueza criada; Riqueza criada por empregado; Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulante líquido; Margem das vendas; Liquidez geral e Liquidez corrente.

1.3.Objetivo geral

É aquele que alcança o resultado, o objetivo final, dando resposta ao problema. Nesta pesquisa o objetivo geral é verificar se existem diferenças significativas entre os grupos de empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo, as Melhores para se trabalhar em relação àquelas citadas apenas como as Maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012.

1.4.Objetivos específicos a) Analisar as metodologias utilizadas para listar as empresas indicadas pelas revistas

como as Maiores e Melhores do Brasil e as Melhores para se Trabalhar, publicadas pela editora Abril/2012;

b) Buscar a relação das empresas consideradas as Maiores e Melhores do Brasil e as Melhores para se Trabalhar;

c) Separar as empresas Maiores e Melhores do Brasil no ano de 2012 em dois grupos, as indicadas e as não indicadas pela revista Exame/Você S.A. como as melhores para se trabalhar;

d) Conhecer os índices das empresas selecionadas; e) Analisar através de índices os resultados obtidos pelas empresas com o intuito de

compará-las; f) Aplicar o teste estatístico de Interferência sobre duas médias: amostras grandes e

independentes e efetuar o cálculo de comparação sobre os índices de Crescimento das vendas; Lucro líquido legal; Rentabilidade do patrimônio legal em %; Riqueza criada; Riqueza criada por empregado; Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulante líquido; Margem das vendas; Liquidez geral e Liquidez corrente.

g) Comparar os desempenhos das empresas pesquisadas através do resultado da análise estatística de teste paramétrico de interferência sobre duas médias: amostras grandes e independentes.

2 METODOLOGIA Do ponto de vista metodológico o presente trabalho se apresenta como uma pesquisa

descritiva, uma vez que são expostas características de determinada população. Quanto aos meios é realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de revistas especializadas e livros consagrados na descrição teórica do assunto abordado.

A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se também por uma abordagem empírico - analítica, que conforme Martins (2002) privilegia estudos práticos e possui forte preocupação com as relevâncias existentes. Assim, este tem por objetivo analisar os dados apresentados pela revista Exame e Você S.A. com as edições das melhores empresas para se trabalhar e as maiores e melhores, ambas publicadas em 2012.

A partir de análise dos bancos de dados destas revistas foram calculadas as diferenças existentes entre os índices de desempenho destas empresas, sendo as mesmas separadas em dois grupos, as indicadas nas duas edições, Maiores e Melhores para se trabalhar e as indicadas apenas na primeira. Esta abordagem tem por finalidade observar as diferenças existentes nos índices de desempenho entre as maiores e melhores empresas indicadas pela

Page 5: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

3

revista Exame e as indicadas como maiores e melhores entre as melhores para se trabalhar, verificando através de análise estatística, se o desempenho destas organizações apresenta resultados superiores ou inferiores entre estes grupos.

2.1 Seleção dos Dados

Os dados aqui apresentados foram extraídos das revistas Melhores e Maiores empresas do Brasil e as Melhores para se Trabalhar ambas do ano de 2012, assim os índices foram calculados pelas próprias revistas, cabendo neste trabalho a tabulação e a análise dos resultados obtidos com a comparação dos dois grupos em estudo e efetuar cálculos complementares.

Inicialmente foram levantados os dados das empresas mencionadas pela revista Exame Melhores e Maiores do Brasil, destes dados foram extraídos índices de 1.000 (mil) empresas, agrupadas em diversos ramos de atuação.

Depois de selecionadas estas empresas foram feitas análises onde optou em escolher os índices para serem testados, estes foram selecionados com o intuito de testar sua rentabilidade diante das demais empresas indicadas. Os índices selecionados foram: Crescimento das vendas; Lucro líquido legal; Rentabilidade do patrimônio legal em %; Riqueza criada; Riqueza criada por empregado; Vendas líquidas; Patrimônio líquido legal; Capital circulante líquido; Margem das vendas; Liquidez geral e Liquidez corrente.

Após seleção dos índices fez-se o agrupamento das empresas, sendo que, das 1000 empresas 78 (setenta e oito) foram citadas pelas duas revistas, Melhores para se trabalhar e ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista das empresas consideradas como as Melhores e Maiores do Brasil.

2.2 Teste estatístico utilizado

De posse dos dados para análise foi aplicado o teste de Interferência sobre Duas Médias, com amostras grandes e independentes. A aplicação deste teste tem a intenção de analisar a média dos índices estudados destas duas populações, sendo a primeira formada apenas por empresas indicadas como as Maiores do Brasil e ainda como as Melhores empresas para se trabalhar, e a segunda população indicadas apenas como as Maiores do Brasil em 2012.

Conforme Triola (1999) o teorema central do limite é que as médias amostrais tendem a distribuir-se normalmente, assim, as observações das populações tendem a distribuir normalmente. Já Neufeld, (200), afirma que teorema central de limites é ser aproximadamente normal a distribuição das médias de amostras. As populações analisadas possuem estas propriedades, assim, o teste estatístico a ser utilizado é o teste de hipótese que serão formuladas para análise da média de cada índice, comparando as populações.

Por este teste visar populações grandes, ou seja, maior que 30 (trinta) observações, o método utilizado é o da Distribuição Normal Padronizada (Z) e os cálculos efetuados conforme fórmula abaixo:

2

22

1

21

2121 )()(

nn

XXz

σσµµ

+

−−−=

Onde, 1X média da população da primeira amostra;

2X média da população da segunda amostra;

Page 6: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

4

u1 parâmetro populacional afirmado para a primeira população; u2 parâmetro populacional afirmado para a segunda população; σ 1 desvio padrão calculado da primeira população; σ 2 desvio padrão calculado da segunda população; n1 número de observações da primeira população e n2 número de observações da segunda população. Dos valores acima mencionados a média é soma de todos os valores encontrados na

população dividida pelo número de itens somados, sendo essa denominada de média aritmética. Já o desvio padrão é obtido através da seguinte fórmula:

1

)( 2

−−

= ∑n

xxS

Onde, ∑ − 2)( xx é a soma dos valores observados menos a média elevado ao

quadrado. A definição de desvio padrão é definida por Triola (1999) como uma medida de

variação dos valores em relação à média, ou seja, após definido a média o desvio padrão é considerado como o valor de variação em torno da média, Neufeld (2003) define desvio padrão como um indicador do provável distanciamento da média de maneira relativa aos dados individuais.

Como se observa nas fórmulas acima o valor que deverá ser encontrado é o de Z, de posse desse valor e de sua tabela é possível analisar o que se pretende testar através das hipóteses elaboradas. Segundo Triola (1999) hipótese é uma alegação, ou afirmação, sobre uma propriedade de uma população, ou seja, através das hipóteses estabelecidas é possível negá-la ou aceitá-la através de testes estatísticos, Neufeld (2003) afirma que hipóteses nula e alternativas são sempre posições sobre algum parâmetro populacional, estas são construídas de tal modo que uma delas deve ser verdadeira e a outra falsa.

Apara aceitar ou rejeitar uma hipótese é necessário que entenda a área de rejeição ou aceitação de Ho, a rejeição levará automaticamente a aceitação de H1. A distribuição normal padronizada explicitado por Triola (1999) como uma variável aleatória contínua com distribuição normal se essa distribuição é simétrica e apresenta forma de um sino, conforme figura 1:

FIGURA 1: Distribuição normal. Fonte: Triola; 1999

FIGURA 2 Distribuição normal. Como se pode notar na figura 1 os dados nessa distribuição tende, como o próprio

nome diz, ser simétrica, seguindo assim um padrão normal de distribuição, sendo o centro o valor de “Z” igual a zero. Partindo desse princípio e calculando o valor de Z de uma população em comparação com outra se pode perceber se aceita ou rejeita Ho, sendo esta uma hipótese estabelecida para fins de análise.

As hipóteses são estabelecidas através de hipótese nula, denotada por Ho, sendo uma afirmação sobre o valor de um parâmetro populacional, deve conter a condição de igualdade e

Page 7: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

5

deve se escrever como = (igual), ≤ (menor e igual) ou ≥ (maior e igual). Já a hipótese alternativa, denotada por H1, é a afirmação que deve ser verdadeira se a hipótese nula for falsa, a hipótese alternativa comporta apenas uma das três formas, ≠ (diferente), < (menor) ou > (igual), nota-se que H1 é o oposto de Ho.

3 REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 Avaliação de Desempenho

O ato de avaliar tem o objetivo de diferenciar os itens analisados. Estes estão colocados inicialmente de formas idênticas, onde através de análises específicas serão observados e destacados através de seus resultados, atribuindo valores aos itens avaliados. Estas análises são necessárias para atribuir valor a coisa analisada e para avaliar e controlar os resultados dos processos.

Segundo Miranda e Silva (2002) a avaliação configura-se como uma atividade complexa, as medidas utilizadas para tal, são relativas. Uma forma de avaliar é por meio de medição, porém, a medição não é suficiente para saber se o desempenho da empresa foi satisfatório ou não, pois além dos resultados apresentados pelos índices existem várias outras medidas que são relativas. Como exemplo pode-se citar duas empresas, onde uma delas obteve lucro e outra, prejuízo, sendo que a que teve lucro não comemora, já a que teve prejuízo o faz. Isso ocorre porque a empresa que obteve lucro não alcançou a média do mercado onde ela atua, já a empresa que computou prejuízo estava prevendo um maior ainda, devido seus investimentos realizados que consumiriam o resultado este ano, entretanto, este prejuízo foi abaixo do previsto.

Observa-se no exemplo acima que os números não dizem por si só, há que se falar sobre as variáveis que influenciam o negócio e as estratégias internas traçadas para alcançar alguns objetivos.

Miranda e Silva (2002) abordam alguns aspectos que auxiliam na compreensão da análise de desempenho, tais como: Porque medir; O que medir e Como medir. Estes aspectos serão descritos para um melhor aprofundamento nestas questões.

3.1.1 Porque medir

Segundo Miranda e Silva (2002), toda organização precisa de um processo de avaliação contínuo do seu desempenho, como dizem os profissionais da área “se você não pode medir, não pode controlar”. E sem o controle dificilmente será possível melhorar suas operações e para possuir este é necessário medir.

Essa necessidade de mensuração ocorre devido à concorrência estabelecida no mercado que está cada vez mais acirrada. Assim, os objetivos da empresa devem estar muito bem traçados, e para avaliar se os rumos a serem tomados estão de acordo com o previsto é necessário medir, avaliar e tomar as decisões corretas para que o objetivo principal da organização seja alcançado.

Conforme expõe Miranda e Silva (2002), as principais razões para as empresas investirem em sistemas de medição de desempenho são:

I) Controlar as atividades operacionais das empresas; II) Alimentar os sistemas de incentivos dos funcionários; III) Controlar o planejamento; IV) Criar, implantar e conduzir estratégias competitivas; V) Identificar problemas que necessitem intervenção dos gestores; VI) Verificar se a missão da empresa está sendo atingida.

Page 8: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

6

Essa última resume toda a existência da mensuração empresarial, pois para alcançar a missão é necessário medir e acompanhar os rumos que estão sendo seguidos.

3.1.2 O que medir

Para medir algo, inicialmente é necessário definir sua atuação, pois dificilmente será possível analisar um resultado sem se quer saber o que está em questão. “Um dos principais problemas da medição de desempenho é a definição precisa do que se quer medir. Para medir o desempenho é necessário definir medidas que de fato avaliem aquilo que se quer medir.” (MIRANDA E SILVA, 2002, p.52).

Assim, para se avaliar um desempenho é necessário que se tenha definido o que será

analisado, qual o aspecto a ser observado, pois dependendo destes os valores a serem comparados poderão ser completamente diferentes.

3.1.3 Como medir

Após a definição de porque medir e o que medir, é necessário estabelecer como medir, pois é neste ponto que se poderá utilizar de índices que indicarão o resultado pelo qual se quer avaliar. Porém é necessário que se possua uma percepção quanto ao valor apresentado, pois esse deverá ser avaliado, já que inicialmente o mesmo não passa de um número e a partir de escalas já pré-determinadas será possível compreender e ler o valor apresentado.

4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Considerando que o objetivo dessa pesquisa é verificar se existem diferenças

significativas entre os grupos de empresas citadas como as Melhores e Maiores e, ao mesmo tempo, as Melhores para se trabalhar em relação àquelas citadas apenas como as Maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012 foi realizado o teste bilateral para verificar a interferência sobre duas médias em amostras grandes e independentes.

Esse teste foi realizado considerando uma margem de confiança de 95%, assim, o

valor de α será de 0,05, ou 5%. Para localizar o valor de Z na tabela é necessário que se calcule o resultado da equação 1 – α/2, nesse caso específico os valores serão os seguintes: 1-0,05/2 = 0,975, localizando este valor na Tabela Z (Anexo I) constatou-se que o valor alinhado na vertical é de 1,90 e na horizontal de 0,06, assim o valor de Z será igual a 1,96 e -1,96, conforme figura 2.

FIGURA 2: Áreas delimitadas de aceitação ou rejeição de Ho.

Fonte: Dados da pesquisa

Page 9: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

7

4.1 Análise do crescimento das vendas O índice de crescimento das vendas é um índice de suma importância no sentido de

analisar o crescimento do faturamento em relação às demais empresas, demonstrando sua eficiência ou deficiência na capacidade de promover um crescimento em suas vendas. Esse é considerado relevante devido o fato de analisar de forma percentual o crescimento, não levando em consideração os números absolutos para análise, apenas o percentual de crescimento.

Para se chegar ao valor de Z é necessário calcular a fórmula de análise de interferência sobre duas médias de amostras grandes e independentes, conforme abaixo:

2

22

1

21

2121 )()(

nn

XXz

σσµµ

+

−−−=

Sendo os valores para a realização dos cálculos os apresentados na tabela 1: TABELA 1

Valores para cálculo do crescimento das vendas

Indicadas Não Indicadas Média 3,75 12,73 Desvio padrão 10,78 37,31 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Diante dos dados expostos na tabela 1 o cálculo será realizado da seguinte forma:

)18,5(

922

31,37

7878,10

)00()73,1275,3(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao crescimento das

vendas. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao crescimento das

vendas. Desta forma é observado que o valor de (5,18) não está dentro da área de aceitação de

Ho, assim a mesma deverá ser rejeitada, o que implica dizer que existe diferença no desempenho das empresas em relação ao crescimento das vendas.

4.2 Análise do lucro líquido legal (USD milhões)

É o resultado nominal do exercício apurado de acordo com as regras legais, sem considerar os efeitos da inflação, depois de descontado o imposto de renda e a contribuição social e ajustados os juros sobre o capital próprio, se considerados como despesas financeiras. O lucro líquido legal contribui para verificar o valor alcançado para os investidores relacionados no quadro societário da organização. Este demonstra de forma direta uma maneira de medir o retorno obtido com o investimento nas operações de uma organização.

Os valores obtidos por esse índice estão relacionados na tabela 2, conforme segue:

Page 10: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

8

TABELA 2 Valores para cálculo do lucro líquido legal (USD milhões)

Indicadas Não Indicadas Média 163,16 114,49 Desvio padrão 404,61 992,98 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Com os valores descritos na tabela 2 o valor de z será o seguinte:

86,0

922

98,992

7861,404

)00()49,11416,163(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao lucro líquido

legal. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação em relação ao lucro

líquido legal. Desta forma é observado que o valor de 0,86 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação em relação ao lucro líquido legal.

4.3 Análise dos índices de rentabilidade do patrimônio líquido legal

Este índice considera a soma do capital, das reservas e dos ajustes de avaliação patrimonial, menos a soma do capital a integralizar, das ações em tesouraria e dos prejuízos acumulados, desconsiderando a correção do dinheiro no tempo (inflação).

Sendo considerado dessa forma esse índice apresenta valores expostos na tabela 3 para

cálculos. TABELA 3

Valores para cálculo da rentabilidade do PL legal

Indicadas Não Indicadas Média 13,85 11,31 Desvio padrão 20,53 24,87 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Com os valores apresentados na tabela 3 será realizado o cálculo para a obtenção do valor de Z na comparação das duas populações, conforme segue:

03,1

922

87,24

7853,20

)00()31,1185,13(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação à rentabilidade do

patrimônio líquido legal. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação à rentabilidade do

patrimônio líquido legal.

Page 11: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

9

Desta forma é observado que o valor de 1,03 está dentro da área de aceitação de Ho, assim a mesma deverá ser aceita, o que leva a conclusão de que não existe diferença no desempenho das empresas em relação à rentabilidade do patrimônio líquido legal.

4.4 Análise da riqueza criada pela empresa (USD milhões)

Esse índice é o que melhor representa a questão social das organizações, uma vez que o mesmo demonstra a riqueza que a empresa criou para a socidade, e consequentemente a sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, demonstrando a relevância da mesma no cenário nacional de criação de riquezas.

Para obter o valor de Z na comparação das duas populações estudadas foram utilizados

os dados da tabela 4: TABELA 4

Valores para cálculo da riqueza criada (USD milhões) Indicadas Não Indicadas Média 620,12 599,94 Desvio padrão 816,50 3.581,70 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Os valores encontrados na tabela 4 foram utilizados para a obtenção do valor de Z através do cálculo na análise das médias das duas populações, conforme segue abaixo:

13,0

922

70,581.3

7850,816

)00()94,59912,620(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada. Desta forma é observado que o valor de 0,13 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica afirmar que não existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada.

4.5 Análise da riqueza criada por empregado

A riqueza criada por empregado tem o objetivo de demonstrar quanto cada funcionário das empresas apresentadas contribuiram para a criação de riqueza para o país. Esse índice tem um aspecto mais social, pois proporciona motivação aos funcionários enfatizando os valores reais de sua contribuição.

Os valores encontrados através das populações estudadas são expressos na tabela 5. Através dos mesmos, será calculado o valor de Z, onde será analisado se aceita ou rejeita Ho.

TABELA 5 Valores para cálculo da riqueza criada por empregado

Indicadas Não Indicadas Média 0,41 0,20 Desvio padrão 0,62 0,41 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Através desses dados é possível cálcular o valor de Z, possibilitando comparar a média

das duas populações apresentadas e verificar se aceita ou rejeita Ho.

Page 12: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

10

03,3

922

41,0

7862,0

)00()20,041,0(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada

por empregado. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada por

empregado. Desta forma é observado que o valor de 3,03 não está dentro da área de aceitação de

Ho, assim a mesma deverá ser rejeitada, o que implica dizer que existe diferença no desempenho das empresas em relação à riqueza criada por empregado.

4.6 Análise das Vendas Líquidas (USD milhões)

Esse valor é calculado pela diferença entre as vendas brutas, as deduções e abatimentos e representa, portanto, aquilo que sobra para a gestão da empresa.

Para obter o valor de Z na comparação das duas populações estudadas foram utilizados os dados da tabela 6:

TABELA 6 Valores para cálculo das Vendas Líquidas (USD milhões)

Indicadas Não Indicadas Média 1.374,74 1.190,03 Desvio padrão 1.356,56 4.077,35 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Os valores encontrados na tabela 6 foram utilizados para a obtenção do valor de Z através do cálculo na análise das médias das duas populações, conforme segue abaixo:

91,0

922

35,077.4

78

56,356.1

)00()03,190.174,374.1(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação às Vendas

Líquidas. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação às Vendas Líquidas. Desta forma é observado que o valor de 0,91 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação às Vendas Líquidas.

4.7 Análise do patrimônio líquido legal (USD milhões)

O patrimônio líquido legal corresponde à soma do capital, das reservas e dos ajustes de avaliação patrimonial deduzidos do capital a integralizar, das ações em tesouraria e prejuízos acumulados. É importante frisar que, para análise desse valor não se considera os efeitos inflacionários.

Sendo considerado dessa forma esse índice apresenta valores expostos na tabela 7 para cálculos.

TABELA 7 Valores para cálculo do patrimônio líquido legal (USD milhões)

Page 13: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

11

Indicadas Não Indicadas Média 1.303,07 1.009,31 Desvio padrão 3.397,96 7.211,33 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Com os valores apresentados na tabela 7 será realizado o cálculo para a obtenção do valor de Z na comparação das duas populações, conforme segue:

65,0

922

33,211.7

78

96,397.3

)00()31,009.107,303.1(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao patrimônio

líquido legal. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao patrimônio líquido

legal. Desta forma é observado que o valor de 0,65 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao patrimônio líquido legal.

4.8 Análise do capital circulante líquido (USD milhões)

O Capital circulante líquido revela o total de recursos de curto prazo que estão disponíveis para financiar as atividades da empresa, representando a diferença entre os bens e direitos (ativo circulante) das obrigações (passivo circulante).

Sendo considerado dessa forma esse índice apresenta valores expostos na tabela 8 para

cálculos. TABELA 8

Valores para cálculo do capital circulante líquido (USD milhões)

Indicadas Não Indicadas Média 94,90 134,22 Desvio padrão 332,92 892,72 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Com os valores apresentados na tabela 8 será realizado o cálculo para a obtenção do valor de Z na comparação das duas populações, conforme segue:

)82,0(

922

72,892

7892,332

)00()22,13490,94(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao capital

circulante líquido. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao capital circulante

líquido. Desta forma é observado que o valor de (0,82) está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que permite afirmar que não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao capital circulante líquido.

Page 14: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

12

4.9 Análise do índice margem das Vendas (%) Esse índice também é conhecido como rentabilidade das vendas. A forma de cálculo

corresponde ao produto da divisão do lucro líquido ajustado pelas vendas líquidas. É importante destacar que o resultado é expresso em percentual (%).

Para obter o valor de Z na comparação das duas populações estudadas foram

utilizados os dados da tabela 9: TABELA 9

Valores para cálculo do índice margem das vendas (%)

Indicadas Não Indicadas Média 8,05 5,15 Desvio padrão 18,26 13,41 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Os valores encontrados na tabela 9 foram utilizados para a obtenção do valor de Z através do cálculo na análise das médias das duas populações, conforme segue abaixo:

37,1

922

41,13

7826,18

)00()15,505,8(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice margem

das vendas (%). H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice margem das

vendas (%). Desta forma é observado que o valor de 1,37 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice margem das vendas (%).

4.10 Análise do índice de liquidez geral

O Índice de Liquidez Geral (ILG) é responsável por informar a relação entre os recursos da empresa que não estão imobilizados e o total de sua dívida. Ele é calculado a partir da divisão do total dos ativos circulantes (AC) e realizável a longo prazo (RLP) pelo total dos passivos circulantes (PC) e exigível a longo prazo (ELP). Seu papel é informar a liquidez da empresa no curto e longo prazo, por isso o nome Liquidez Geral.

Para obter o valor de Z na comparação das duas populações estudadas foram utilizados

os dados da tabela 10: TABELA 10

Valores para cálculo do índice de liquidez geral

Indicadas Não Indicadas Média 1,22 1,23 Desvio padrão 1,64 0,91 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Os valores encontrados na tabela 10 foram utilizados para a obtenção do valor de Z através do cálculo na análise das médias das duas populações, conforme segue abaixo:

Page 15: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

13

)07,0(

922

91,0

78

64,1

)00()23,122,1(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de

liquidez geral. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de liquidez

geral. Desta forma é observado que o valor de (0,07) está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de liquidez geral.

4.11 Análise do índice de liquidez corrente

Esse índice é o que melhor representa a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, sendo obtido pela divisão entre ativo circulante e o passivo circulante. A sua interpretação é muito simples, pois o valor correspondente encontrado mostra a relação entre bens e direitos no curto prazo contra obrigações, também no curto prazo.

Para obter o valor de Z na comparação das duas populações estudadas foram utilizados

os dados da tabela 11: TABELA 11

Valores para cálculo do índice de liquidez corrente

Indicadas Não Indicadas Média 1,83 1,69 Desvio padrão 3,46 1,24 N 78 922 Fonte: Dados da pesquisa

Os valores encontrados na tabela 11 foram utilizados para a obtenção do valor de Z através do cálculo na análise das médias das duas populações, conforme segue abaixo:

36,0

922

24,1

7846,3

)00()69,183,1(22

=

+

−−−=z

Considerando as hipóteses para análise que são as seguintes: H 0: Não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de

liquidez corrente. H 1: Existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de liquidez

corrente. Desta forma é observado que o valor de 0,36 está dentro da área de aceitação de Ho,

assim a mesma deverá ser aceita, o que implica dizer que não existe diferença no desempenho das empresas em relação ao índice de liquidez corrente.

5 CONCLUSÃO De acordo com a análise das médias através do teste para populações grandes e não

pareadas e considerando ainda um grau de confiança igual a 95% verificou-se que o valor

Page 16: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

14

encontrado na extremidade das amostras da população comparada e a área crítica foram de 1,96 e -1,96.

Considerando que o objetivo desta pesquisa é verificar se existem diferenças significativas entre os grupos de empresas citadas como as maiores e, ao mesmo tempo, as melhores para se trabalhar em relação àquelas citadas apenas como as maiores do Brasil, nas edições das revistas Exame e Você S.A. de 2012, dos 11 (onze) indicadores de desempenho selecionados, apenas 2 (dois), Crescimento das vendas (%) e Riqueza criada por empregado confirmaram a hipótese de que há diferença no desempenho entre os dois grupos analisados, enquanto 9 (nove) indicadores restantes demonstraram não haver diferenças entre os dois grupos de empresas.

Na análise do Crescimento das vendas verificou-se que o valor obtido de Z foi de 5,18, enquanto em relação à Riqueza criada por empregado o valor de Z foi de 3,03, valores esses que se encontram fora dos valores da distribuição normal, o que leva a rejeitar Ho, concluindo assim, que as amostras de empresas comparadas apresentam diferenças estatísticas nas médias de desempenho nos dois indicadores relacionados.

Por sua vez, os indicadores e seus respectivos valores de Z, sendo, Lucro líquido legal, 0,86; Rentabilidade do patrimônio legal em %, 1,03; Riqueza criada, 0,13; Vendas líquidas, 0,91; Patrimônio líquido legal, 0,65; Capital circulante líquido, 0,82; Margem das vendas, 1,37; Liquidez geral, 0,07 e Liquidez corrente, 0,36; se encontram entre os valores da distribuição normal, o que leva a aceitar Ho, concluindo assim que as amostras de empresas comparadas não apresentam diferenças estatísticas nas médias de desempenho nos indicadores relacionados.

REFERÊNCIAS

• BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

• BRASIL. Decreto nº 3000, de 26 de março de 1999. Regulamento do Imposto de

Renda-RIR/99. <http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr306a307.htm> Acesso em 21 set. 2013.

• CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 8ª ed. Rio

de Janeiro: Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

• CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da. Demonstração contábil do valor adicionado – DVA Um instrumento de mensuração da distribuição da riqueza das empresas para os funcionários. 2002. 207f. Dissertação (Mestrando em controladoria e contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.

• IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços . 10ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009

• LARSON, Ron. FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. Tradução. Luciane Ferreira

Pauleti Vianna. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Page 17: A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores ... · ainda Melhores e Maiores empresas do Brasil e as outras 922 (novecentos e vinte e dois) configuraram apenas na lista

15

• MARION, José Carlos. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia – São Paulo: Atlas, 2002.

• MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografia e

Dissertações. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

• MATARAZO, Dante C. Análise Financeira de Balanço: Abordagem gerencial. 7ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

• MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria Geral da Administração: Da

Revolução Urbana à Revolução Digital. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

• MIRANDA, Luiz Carlos; SILVA, José Dionísio Gomes da. Medição de desempenho. In: SCHIMIDT, Paulo (org.) Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

• NEUFELD, Jonh L. Estatística aplicada à administração usando excel. São Paulo:

Prentice Hall, 2003.

• PROTESTE INVESTE. Rentabilidade das Receitas. Disponível em< http://www.deco.proteste.pt/investe/rentabilidade-das-vendas-s5001564.htm> Acesso em: 21 set. 2013.

• REVISTA EXAME. Melhores e Maiores – As 1.000 maiores empresas do Brasil.

São Paulo, Editora Abril, Edição Julho/2012.

• REVISTA VOCÊ S/A. As melhores empresas para você trabalhar. São Paulo, Editora Abril, Edição Setembro/2012.

• SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à

contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 2 ed – 2. reimpressão –São Paulo: Atlas, 2008.

• TRIOLA, Mário F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.

• VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração.

13ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)