a adolescência e os afectos

2
A adolescência e os Afectos A Sexualidade e o Amor A sexualidade humana é uma das dimensões mais importantes do ser humano e compreende várias vertentes: afectos, comunicações, companhia, partilha, reprodução, amizade…O ser humano desde o primeiro momento de vida, é um ser dotado de sexualidade e vive-a até ao fim da sua vida. Parece que, à medida que os órgãos sexuais se vão desenvolvendo, aumentam também as emoções sexuais explicaram-nos que nos damos conta porque, de repente, começamos a notar que nos sentimos atraídas por outra pessoa: temos vontade de acaricia-la, de beijá-la, de abraçá-la, mas de uma forma diferente da que fazemos aos amigos ou aos pais. Não, evidentemente, do mesm o modo, nem com os mesmos ritmos. Muitas vezes, os rapazes têm mais pressa do que as raparigas mas podem esperar um pouco, ainda que às vezes lhes custe porque não estão habituados a estas novas sensações. É nesta base de vida que começamos a descobrir o outro diferente de nós, e a compreender as diferenças significativas entre o género feminino e masculino.

Upload: ana-sofia-silva

Post on 28-Apr-2015

211 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A adolescência e os Afectos

A adolescência e os Afectos

A Sexualidade e o Amor

A sexualidade humana é uma das dimensões mais importantes do ser humano e compreende várias vertentes: afectos, comunicações, companhia, partilha, reprodução, amizade…O ser humano desde o primeiro momento de vida, é um ser dotado de sexualidade e vive-a até ao fim da sua vida.

Parece que, à medida que os órgãos sexuais se vão desenvolvendo, aumentam também as emoções sexuais explicaram-nos que nos damos conta porque, de repente, começamos a notar que nos sentimos atraídas por outra pessoa: temos vontade de acaricia-la, de beijá-la, de abraçá-la, mas de uma forma diferente da que fazemos aos amigos ou aos pais.

Não, evidentemente, do mesm o modo, nem com os mesmos ritmos. Muitas vezes, os rapazes têm mais pressa do que as raparigas mas podem esperar um pouco, ainda que às vezes lhes custe porque não estão habituados a estas novas sensações.

É nesta base de vida que começamos a descobrir o outro diferente de nós, e a compreender as diferenças significativas entre o género feminino e masculino.

Na verdade, conhecermos e compreendermos o outro sexo, é um grande desafio para nós. Por isso, relacionamo-nos com pessoas do outro sexo cada vez com mais seriedade; a principio com uma certa vergonha dessa aproximação, mas depois com mais gosto por estarmos na companhia por quem é diferente de nós.

Page 2: A adolescência e os Afectos

Sentimo-nos atraídos pelo sexo oposto: a primeira conversa a sós, a troca de sms’s, o nervosismo de cada vez que nos vemos o desabafo com os colegas… enfim, começamos a gostar de outra pessoa!