9º ano -...

8
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões de 1 a 5. Bons amigos Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! 1. O eu lírico do texto retrata A o sentimento de perder um amigo. B o amor entre homem e mulher. C a submissão a um amigo. D a alegria em reencontrar um amigo a qualquer custo. E a celebração da amizade entre as pessoas. 2. Os versos “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, / Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” indicam uma visão A compreensiva com a relação de amizade. B conformada com a relação de amizade. C otimista com a relação de amizade. D crítica com a relação de amizade. E consciente com a relação de amizade. 3. Analisando os versos “Há pessoas que choram...” e “Há outras que sorriem...”, as palavras em destaque apresentam qual figura de linguagem? 9º ano Ensino Fundamental • Módulo 3 • 1º período 10/03/2017

Upload: vodat

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões de 1 a 5.

Bons amigos

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

1. O eu lírico do texto retrata

A o sentimento de perder um amigo.

B o amor entre homem e mulher.

C a submissão a um amigo.

D a alegria em reencontrar um amigo a qualquer custo.

E a celebração da amizade entre as pessoas.

2. Os versos “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, / Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” indicam uma visão

A compreensiva com a relação de amizade.

B conformada com a relação de amizade.

C otimista com a relação de amizade.

D crítica com a relação de amizade.

E consciente com a relação de amizade.

3. Analisando os versos “Há pessoas que choram...” e “Há outras que sorriem...”, as palavras em destaque apresentam qual figura de linguagem?

9º ano

Ensino Fundamental • Módulo 3 • 1º período

10/03/2017

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 2

4. Em “...por saber que as rosas têm espinhos. / “...por saber que os espinhos têm rosas!, as duas orações destacadas têm a mesma classificação? Justifique a sua resposta.

5. Leia os versos para responder ao que se pede.

“Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.”

“Amigo é a base quando falta o chão!”

Ambos os versos apresentam período composto por subordinação. Justifique essa afirmação.

MATEMÁTICA

6. (Unifor-CE) Efetuando 20 4

30 10 ,4 5 obtém-se

A 120 5.

B 24 5.

C 34 5.

D 12 5.

E 80

21.7

7. (UEL) O valor da expressão 2,5 0,19 1024 é igual a

A –83.

B –81.

C 241.

D 243.

E 254.

8. Racionalize os denominadores das frações a seguir.

a) 3

10

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 3

b) 5 3

4

7

c) 3

4 5

d) 2

10 3

9. Se a soma do quadrado de um número real negativo com o seu quádruplo dá 0. Mostre que –4 é esse número.

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 4

10. Diferenciar as equações do 2o grau a seguir, sendo ,U quanto ao fato

de serem completas ou incompletas, e identifique os coeficientes.

a) 23 10 8 0x x

b) 2

5 16 17x x

c) 3 1 3 1 2 2x x x x

d) 2 1

2 15

xx

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 5

QUÍMICA E FÍSICA 11. Um átomo, em seu estado normal, possui número atômico igual a 3x + 2 e

número de massa igual a 5x + 3. Sabendo que seu número de nêutrons é igual a 15, calcule, respectivamente, o seu número de prótons e o seu número de massa.

12. Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte quadro:

Dalton Os átomos são esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis.

Thomson

Os átomos são esferas divisíveis e não maciças. No seu interior, têm uma massa de carga negativa e na superfície tem cargas positivas incrustadas, chamadas de elétrons.

Rutherford Os átomos são semelhantes ao Sistema Solar, a massa se concentra na eletrosfera e no núcleo, temos a região de menor tamanho onde se situam os prótons.

A partir das observações do aluno, responda:

a) As informações escritas pelo estudante estão corretas? Justifique sua resposta.

b) Se houvesse a possibilidade de corrigir as informações descritas, quais modelos seriam modificados? Quais alterações deveriam ser feitas?

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 6

13. Os elétrons de muitos íons metálicos são responsáveis pela cor de alguns compostos inorgânicos conhecidos popularmente como pedras preciosas. O vermelho do rubi deve-se à substituição de alguns átomos de alumínio por íons crômio trivalente, 24Cr3+. Já no caso da esmeralda, constituída principalmente de silicato e berílio, a cor verde que lhe é característica deve-se à substituição de alguns átomos de berílio por cromo trivalente. O crômio trivalente apresenta:

A 21 elétrons e 24 prótons.

B 24 elétrons e 21 prótons.

C número atômico igual a 21.

D número de nêutrons igual a 31.

E 21 elétrons e 31 nêutrons.

14. Sobre a equação fundamental da calorimetria, é INCORRETO afirmar que:

A é definida a partir do calor específico e da capacidade térmica de um

material;

B é utilizada para calcular a quantidade de calor trocada por um corpo,

quando essa troca causa variação em sua temperatura;

C Relaciona a quantidade de calor trocada por um corpo com a sua

massa, calor específico e variação de temperatura;

D Calcula o calor latente de um corpo;

E Também é utilizada para a obtenção do calor sensível de um cor

15. Uma barra de ferro de massa de 4 kg é exposta a uma fonte de calor e tem sua temperatura aumentada de 30 °C para 150 °C. Sendo o calor específico do ferro c = 0,119 c/g. °C, a quantidade de calor recebida pela barra é aproximadamente de quanto?

GEOGRAFIA 16. Relacione a Primeira Revolução Industrial à formação da Divisão

Internacional do Trabalho e explique como se dava o relacionamento entre os diferentes territórios do mundo nesse período.

17. Apresente o fator determinante para o surgimento da Nova Divisão Internacional do Trabalho e cite a contribuição desta para o processo de desindustrialização de alguns países.

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 7

18. Apresente as três globalizações propostas pelo geógrafo Milton Santos.

19.

“Moro em Portland, Oregon, onde a Nike tem a sua sede empresarial. [...] Precisando de tênis novos, comecei a procurar. [...]

Pegava um tênis atrás do outro e lia 'Made in China', 'Made in Korea', 'Made in Indonesia', 'Made in Thailand'. Comecei a pedir tênis

fabricados nos EUA aos balconistas. Os poucos que não ficaram confusos me disseram que não existem tênis fabricados nos EUA.” Jornal Folha de São Paulo Americanos fabricam os seus tênis em toda parte. 2 out. 1994.

A partir do texto, julgue as afirmativas a seguir em C (certa) ou E (errada).

C E A Globalização introduziu um novo ritmo à economia, isto é, um caráter mais regional tanto da produção industrial quanto da comercialização e do consumo.

C E A Globalização estimulou as economias do Primeiro Mundo, levando-as a incrementar e expandir as suas tradicionais áreas industriais, como são os casos de Manchester e Detroit.

C E A Globalização deslocou os centros de produção para as áreas do planeta que oferecem preços e condições de menor custo para as matérias-primas e mão de obra.

C E A Globalização internacionalizou o capital e alterou os ritmos da indústria, do comércio, da comunicação e dos transportes, criando uma crescente interdependência entre os países.

20. Os avanços tecnológicos relacionados à informática e às comunicações permitiram que um número maior de pessoas tivesse acesso a mais informação, a um custo mais baixo. No contexto da globalização, é correto afirmar que a internet, como sistema técnico,

A elimina as relações comerciais, face a face da economia popular, por transações virtuais irrestritas.

B proporciona um ambiente informacional seguro e livre de falhas para as agências governamentais desenvolverem seus projetos estratégicos.

C subsidia formas sustentáveis de produção por não demandar bases materiais para existir e funcionar.

D operacionaliza múltiplos interesses que atendem desde objetivos comerciais a sociais.

E prejudica a viabilidade dos investimentos especulativos por concentrar grande quantidade de informações.

HISTÓRIA 21.

“Temos como certo que a guerra moderna envolve todos os cidadãos e mobiliza a maioria; é travada com armamentos que exigem

um desvio de toda a economia para a sua produção, e são usados em quantidades inimagináveis; produz indizível destruição e domina e

transforma absolutamente a vida dos países nela envolvidos” Fonte: HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

A indizível destruição que transformou a vida dos países envolvidos na chamada Grande Guerra durou quatro anos e ocorreu em virtude do uso de novos armamentos com poderio sem precedentes na história da humanidade. Sobre esse tema, responda às questões abaixo.

a) Quais foram os armamentos utilizados, pela primeira vez na história ao longo da “Grande Guerra”?

b) Diferencie “guerra de movimento” de “guerra de trincheiras”.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2017 | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | Módulo 3 - 9.docx 8

22. A ausência de confrontos diretos envolvendo as nações europeias logo após a Guerra Franco-Prussiana não significou o fim das tensões entre os países do continente. Por que esse período ficou conhecido como “paz armada”?

23.

“Os maiores beneficiários da guerra foram os Estados Unidos.” AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Telári. p. 55.

Explique três fatores, ocorridos ao longo dos quatro anos de guerra, que fizeram os Estados Unidos se tornarem a maior potência política e econômica após a Primeira Guerra Mundial.

Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2014/08/o-brasil-na-primeira-guerra-mundial>. Acesso em: 05 dez. 2016.

24. A respeito da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, marque a alternativa correta.

A Aliado da Tríplice Aliança, o Brasil liderou uma coalizão de países da América do Sul na guerra.

B Sua participação resumiu-se ao envio de navios de inspeção e a uma missão médica.

C Formou a Força Expedicionária brasileira e obteve grandes vitória na Itália.

D Aliado da Tríplice Entente, o Brasil liderou uma coalizão de países, da América do Sul, na guerra.

E Fundou a Força Aérea Brasileira e mandou soldados e pilotos para a guerra.

25.

“À medida que o conflito se desenrolava, alguns países mudaram de lado e se somaram aos que já estavam em combate. ” AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI,Reinaldo. Projeto Telári. p. 46

A respeito da participação da Itália na Grande Guerra, marque a alternativa correta.

A Ao longo de toda, a guerra, lutou junto aos países da Tríplice Entente.

B Lutou, inicialmente, pela Tríplice Aliança e, depois, tornou-se neutra até o final.

C Manteve-se neutra até 1915 e, depois, lutou pela Tríplice Aliança.

D Lutou, inicialmente, pela Tríplice Entente e, depois, tornou-se neutra até o final.

E Manteve-se neutra até 1915 e, depois, lutou pela Tríplice Entente.