999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. tão preocupada...

17
FUNDAMENTAL CODEMAR Unidade: SALA EXTRA Candidato: __________________ RG: ______________ ASS:_________________________________ --- A BC D E ---- A BC D E 01 21 02 22 03 23 04 24 05 25 06 26 07 27 08 28 09 29 10 30 11 31 12 32 13 33 14 34 15 35 16 36 17 37 18 38 19 39 20 40 999999

Upload: doantram

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

FUNDAMENTAL CODEMAR Unidade: SALA EXTRA

Candidato: __________________ RG: ______________ ASS:_________________________________

--- A B C D E ---- A B C D E

01 21

02 22

03 23

04 24

05 25

06 26

07 27

08 28

09 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

999999

Page 2: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e
Page 3: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

1. Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) Caderno com enunciado das questões objetivas divididas em seções.b) Uma folha de respostas, destinada às respostas das questões objetivas, que deve ser entregue ao fiscal no término da prova.

2. É responsabilidade do candidato a conferência da identificação do caderno de prova e do cartão resposta. Caso não sejam compatíveis, notifique imediatamente o chefe de local.

3. Verifique se o material de prova está em ordem, se a sequência de questões está correta e se o número de questões confere com o edital. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal.

4. Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para não dobrar, amassar ou manchar. A folha somente poderá ser substituída caso esteja danificada, em suas margens superior ou inferior, a barra de reconhecimento para leitura.

5. Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); apenas uma responde corretamente à questão proposta. Você deve assinalar, apenas uma resposta.

6. A marcação de nenhuma ou mais de uma alternativa, e, ainda, rasura de qualquer natureza (borracha, corretivo, etc.), anula a questão, mesmo que uma das respostas seja a correta.

7. Na Folha de Respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo todo o espaço compreendido pelo retângulo pertinente à alternativa, usando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de forma contínua e densa.

8. A leitora é sensível a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcação completamente, procurando deixar o menor espaço em branco possível dentro do retângulo, sem invadir os limites dos retângulos ao lado.

9. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões não serão considerados.

10. O candidato deverá preencher todo o campo de marcação da resposta com caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta.

11. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no cartão de respostas.

12. Serão consideradas marcações incorretas, e, consequentemente, será atribuída nota zero à questão, as marcações do tipo: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada e campo de marcação não preenchido integralmente;

Page 4: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto - Quarto de Menina:

Papai veio me buscar. Chegou tão velhinho que quase pensei que fosse outro pai. Os pais envelhecem assim de repente? Sei lá... Reconheci ele mais pelo cheiro.

Acho que ainda não contei que papai quase não fala. Nesse dia, quando chegou para me buscar, estava mais calado ainda. Devia ter engolido todas as palavras dos livros.

Mamãe se despediu daquele jeito dela: falando... falando... Sua boca não se cansa nunca! Fez tantas recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim.

Papai e mamãe não conversam. Ela fala e ele escuta. Já eu, faço uma conversa com os dedos das mãos, às vezes dos pés. A mão direita é mamãe; a esquerda, papai. A direita vive cansada de tanto se mexer.

Retirado de: Garcia-Roza, Livia. Quarto de menina. 2. ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2009, p. 21.

EXTRA

1) "Acho que ainda não contei que papai quase não fala."

O verbo sublinhado está no:

a) pretérito imperfeito e expressa uma ação habitual

b) pretérito perfeito e expressa uma ação concluída

c) futuro e expressa uma ação que ainda não aconteceu

d) presente e expressa o momento da fala da personagem

e) pretérito perfeito e expressa uma ação habitual

EXTRA

- QUESTÃO ANULADA - 2) Por que o narrador do texto Quarto de Menina diz que sua mão esquerda vive cansada de tanto se mexer?

a) porque ele brinca demais

b) porque ele é canhoto

c) porque a mão esquerda representa seu pai

d) porque a mão esquerda representa sua mãe

e) porque seus dedos são fracos

EXTRA

3) Qual das palavras abaixo, retiradas do texto Quarto de Menina, não é um substantivo?

a) calado

b) cheiro

c) mãos

d) dia

e) palavras

Page 5: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

4) "Sei lá... Reconheci ele mais pelo cheiro." 

O trecho destacado demonstra:

a) o susto da narradora

b) a preocupação da narradora

c) o entusiasmo da narradora

d) a surpresa da narradora

e) a dúvida da narradora

EXTRA

5) Assinale a opção em que as duas palavras apresentam ditongos decrescentes:

a) pai/mãe

b) quase/intuito

c) aquele/sei

d) flauta/prêmio

e) dia/jeito

EXTRA

6) Relacione as duas colunas e marque a alternativa certa.

1)  meia-calça           ( ) substantivo concreto2)  Rússia                  ( ) substantivo abstrato3)  janela                   ( )  substantivo composto4) inteligência           ( )  substantivo próprio

a) 1,2,3,4

b) 3,4,1,2

c) 2,1,4,3

d) 3,2,1,4

e) 4,3,1,2

EXTRA

7) Marque a frase em que todos os artigos são definidos:

a) Os três meninos tinham uma boa vida.

b) Todas as tardes elas faziam uma caminhada.

c) A casa tem vista para o mar.

d) O rapaz encontrou um pedaço de papel.

e) Ela encontrou a foto de uma artista de cinema.

EXTRA

8) Em qual das frases abaixo a vírgula foi utilizada incorretamente?

a) Lá fora, a chuva está muito forte.

b) O menino, que não gosta de estudar, tirou nota baixa na prova.

c) Alice comprou um vestido, duas meias e um sapato.

d) Pai, posso ir ao cinema hoje?

e) A linda menina, saiu de casa.

Page 6: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

Texto "O Menino Marrom"

Já falei dos seus dentes? Ihhh, vai começar outra longa conversa para explicar que não existem dentes absolutamente brancos. E realmente, não existem. Se você ficasse com a boca cheia de dentes brancos como a neve, você iria ficar ridículo, parecendo um vampiro sem presas.

Quando os dentes são o mais próximo do branco, a gente diz que eles são clarinhos. Aliás, até repete: “Clarinhos, clarinhos!”

Pois o menino marrom tinha os dentes claros, certinhos, certinhos. Pareciam teclas de um piano, sem as cáries (vocês sabem: os bemóis e os sustenidos são as cáries do piano).

Quando o menino ria, era aquela luz no meio do seu rosto marrom. O branco dos olhos diminuía, ficavam aqueles dois tracinhos assim, no lugar dos olhos: um traço de cada lado do nariz. Mas o brilho das duas jabuticabas permanecia.

Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja. Logo depois do banho, quando seus cabelos secavam, era um prazer ficar fazendo assim, com os dedos em gancho, fofando a cabecinha do menino marrom. Sempre achei que seus cabelos eram pretíssimos. Mas, um dia, um amigo, especialista em identificação do Instituto Félix Pacheco, me disse: “Não existem cabelos humanos absolutamente pretos, você sabia?”

Retirado da obra “O menino marrom”, de Ziraldo.

EXTRA

9) Qual das palavras abaixo, retiradas do texto "O Menino Marrom", não apresenta hiato?

a) diminuía

b) cheia

c) duas

d) outra

e) cáries

EXTRA

10) Indique a alternativa em que, de acordo com o texto "O Menino Marrom", o substantivo está incorretamente qualificado:

a) dentes - clarinhos

b) cabelo - enroladinho

c) dedos - compridos

d) conversa - longa

e) rosto - marrom

EXTRA

11) Os verbos que ligam o sujeito às suas características, qualidades ou ao seu estado são chamados verbos de ligação. 

Assinale a oração em que o verbo sublinhado é de ligação.

a) O menino marrom tinha os dentes claros.

b) Não existem dentes absolutamente brancos.

c) Já falei dos seus dentes?

d) Os cabelos eram enroladinhos e fofos.

e) O branco dos olhos diminuía.

Page 7: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

12) Qual das palavras abaixo, retiradas do texto “O Menino Marrom”, não está com as sílabas separadas corretamente?

a) ab-so-lu-ta-men-te

b) en-ro-la-di-nhos

c) es-pe-ci-a-lis-ta

d) fi-ca-sse

e) i-den-ti-fi-ca-ção

EXTRA

13) Na frase “Ihhh, vai começar outra longa conversa para explicar que não existem dentes absolutamente brancos”, a locução verbal destacada poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) começaria

b) começa

c) começou

d) começará

e) começava

EXTRA

14) Qual das palavras abaixo, retiradas do texto "O Menino Marrom", não apresenta dígrafo?

a) clarinhos

b) teclas

c) pretíssimos

d) gancho

e) aquela

EXTRA

15) Marque a opção em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:

a) raíz/também/líquido

b) ciúme/manhã/vôo

c) oxigênio/híno/região

d) bilhête/fácil/cópia

e) lágrima/juízo/história

EXTRA

16) O modo subjuntivo expressa, exprime, revela dúvidas, hipóteses, possibilidades. Em qual das frases abaixo o verbo não está no subjuntivo?

a) Se eles dançassem, eu aplaudiria.

b) Quando ele pintar, eu desenharei.

c) Quando eles viajarem, todos aproveitarão.

d) Quando corro, fico cansado.

e) Assim que encontrar com ele, eu lhe darei um abraço.

Page 8: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

Na chácara do Chico Bola_a,o que se procuranunca se acha!

Quando chove muito,o Chico brinca de barco,porque a chácara vira _arco.

Quando não chove nada,Chico trabalha com a en_adae logo se machucae fica de mão in_ada.

                               Cecília Meireles

EXTRA

17) Marque a opção em que as consoantes completam adequadamente as lacunas no poema de Cecília Meireles, respectivamente:

a) ch/x/ch/x

b) ch/ch/x/ch

c) x/ch/x/x

d) ch/ch/ch/ch

e) x/x/x/ch

EXTRA

18) Em qual das alternativas abaixo os substantivos não são acrescidos de “es” para formarem o plural?

a) revólver/noz

b) cão/margem

c) burguês/júnior

d) país/amor

e) capuz/corredor

(https://bonodavi.wordpress.com/category/tiras/page/5/)

EXTRA

19) Marque a opção que classifica corretamente as formas nominais sublinhadas na charge:

a) particípio/gerúndio/infinitivo

b) gerúndio/infinitivo/particípio

c) particípio/infinitivo/gerúndio

d) infinitivo/gerúndio/particípio

e) infinitivo/particípio/gerúndio

Page 9: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

20) Escreva (V) para as alternativas corretas e (E) para alternativas erradas, no que diz respeito a alguns verbos presentes na charge. 

A seguir, marque a alternativa correta.

( )  “desculpe”: o verbo está no modo imperativo.

( ) “notei”: o verbo está no pretérito imperfeito do modo indicativo.

( ) “tenho”: o verbo está na primeira pessoa do singular.

( ) “vou”: o verbo está no futuro do pretérito do modo indicativo.

( ) “vai”: o verbo está na terceira pessoa do singular.

a) F/F/V/V/V

b) V/F/F/F/V

c) V/F/V/F/V

d) V/V/F/F/V

e) F/V/V/V/F

Page 10: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

RACIOCÍNIO LÓGICO

EXTRA

21) Complete a sequência:

a) 21

b) 25

c) 26

d) 30

e) 22

EXTRA

22) Calcule 20% de R$ 300,00.

a) R$ 20,00

b) R$ 100,00

c) R$ 50,00

d) R$ 60,00

e) R$ 30,00

EXTRA

23) Se todo x é y e nenhum y é z, concluímos que:

a) Todo y é x;

b) Todo x é z;

c) Nenhum x é z;

d) Todo z é y;

e) Nenhum y é x.

EXTRA

24) João foi a padaria comprar 15 balas. Chegando em casa ele deu 8 balas para a Maria e 3 balas para a Silvia. 

Quantas bala sobraram para João?

a) 2

b) 15

c) 10

d) 1

e) 4

Page 11: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

25) O IBGE entrevistou no mês passado 50 pessoas que assistiram TV Globo e SBT. Do total de pessoas entrevistadas, 25 declararam que assistiram somente a TV Globo e 10 que assistiram somente o SBT. Diante do resultado obtido, podemos afirmar que ______ pessoas assistiram as duas emissoras.

a) 50 pessoas

b) 15 pessoas

c) 10 pessoas

d) 35 pessoas

e) 40 pessoas

EXTRA

26) 1 litro de gasolina custa R$ 4,00, e um carro anda 10 km com 1 litro de gasolina. Se abastecermos o carro com R$ 36,00, quantos km ele percorrerá?

a) 36 km

b) 90 km

c) 50 km

d) 40 km

e) 80 km

EXTRA

27) Indique, abaixo, qual das proposições é uma sequência de números naturais:

a) 1; 1,5; 2; 2,5; 3; 3,5.....

b) 10; 15; 10; 25; 30; 35.....

c) 1; 3/2; 2; 5/2; 3.....

d) 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7.....

e) 0; 3; 6; 9; 12; 15.....

EXTRA

28) Como se denomina o triângulo que tem os três lados iguais:

a) Isósceles;

b) Escaleno;

c) Retângulo;

d) Equilátero;

e) Nenhuma das respostas está correta.

EXTRA

29) Como se denomina o triângulo que tem um ângulo maior que 90°?

a) escaleno;

b) obtusângulo;

c) acutângulo;

d) isósceles;

e) equilátero.

Page 12: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

30) Assinale a sequência de números múltiplos de 3, maiores que 3 e menores que 30.

a) (24, 27, 30, 33, 36)

b) (1, 3, 6, 9, 12)

c) (15, 18, 21, 24, 27)

d) (3, 6, 9, 11, 15)

e) (17, 21, 24, 27, 30)

EXTRA

31) Assinale a figura abaixo que representa um triângulo retângulo:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) Nenhuma das figuras

EXTRA

32) Um cão possui 4 patas. Quantas patas possuem 25 cães?

a) 25

b) 50

c) 75

d) 100

e) 125

EXTRA

33) Qual o valor da soma dos ângulos internos de um triângulo?

a) 180°

b) 90°

c) 120°

d) 360°

e) 150°

EXTRA

34) Sobre o quadrado podemos afirmar corretamente:

a) O quadrado é um retângulo que possui medidas diferentes;

b) O quadrado possui ângulos internos diferentes;

c) O quadrado é um paralelogramo que possui todos os lados e ângulos iguais;

d) Todo losango é um quadrado;

e) Nenhuma das respostas está correta.

Page 13: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

35) Meu irmão comprou 30 bolas de futebol a R$ 15,00 e 18 bolas de vôlei por R$ 20,00. Quanto o meu irmão gastou no total?

a) R$ 810,00

b) R$ 450,00

c) R$ 360,00

d) R$ 396,00

e) R$ 980,00

EXTRA

36) Observe a figura abaixo e responda, qual representa a fórmula do perímetro do quadrado?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

EXTRA

37) Em relação ao círculo podemos afirmar corretamente:

a) O diâmetro é igual ao raio;

b) O raio é o dobro do diâmetro;

c) O diâmetro é um segmento de reta que liga as extremidades do círculo pelo centro;

d) O raio é o diâmetro do quadrado;

e) O raio é maior que o diâmetro.

EXTRA

38) Calcule 8 + 8 x 8

a) 128

b) 24

c) 512

d) 888

e) 72

Page 14: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e

EXTRA

39) Juliana frequenta uma academia de ginástica há 1.080 dias. Considerando o ano comercial com 360 dias, há quantos anos Juliana frequenta a academia de ginástica?

a) 5 anos

b) 10 anos

c) 3 anos

d) 2 anos

e) 7 anos

EXTRA

40) Jair pegou a bicicleta ao sair de casa e foi para a escola, que fica a 120 km de distância da sua casa. No retorno da escola ele andou 74 km e parou na padaria para tomar um refrigerante.

Quantos km faltavam para Jair chegar em casa?

a) 20 Km

b) 46 km

c) 74 km

d) 50 km

e) 6 km

Page 15: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e
Page 16: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e
Page 17: 999999 - concursos.institutoacesso.org.br · recomendações que esqueci a metade. Tão preocupada comigo... Não queria que fosse assim. Papai e mamãe não conversam. Ela fala e