88151184 exercicios resolvidos sobre dna e rna

27
1ª Lista de Exercícios Natureza e Função do Material Genético 1) Num organismo diplóide um pesquisador verificou que uma molécula de DNA continha 22% de GUANINA. Com base nesta informação determine qual o percentual de cada uma das outras bases. 2) Se o conteúdo de AT em uma molécula de DNA é de 36%, quais são os conteúdos de todas as bases? 3) Explique porque no experimento de Avery e colegas, o material tratado com DNAse não produziu colônias patogênicas. 4) Um vírus, cujo material consiste de uma fita de RNA, tem aproximadamente 22% de seus RNA nucleotídeos consistindo de URACIL. Qual é a frequência de ADENINA? 5) Se um RNAm sintético conter 35% de ADENINA e 65% de GUANINA posicionados ao longo do polinucleotídeo, que aminoácidos são esperados para serem incorporados no polipeptídeo e em que proporções? 6) É preparado um extrato celular com células pnemocócicas patogênicas. Que efeito terá a mistura desta cultura comum a de pnemococus não patogênicos se a primeira for submetida a tratamento com: a) Protease? b) RNAse? c) DNAse?

Upload: andradecarlos2010

Post on 13-Aug-2015

1.718 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

1ª Lista de ExercíciosNatureza e Função do Material Genético

1) Num organismo diplóide um pesquisador verificou que uma molécula de DNA continha 22% de GUANINA. Com base nesta informação determine qual o percentual de cada uma das outras bases.

2) Se o conteúdo de AT em uma molécula de DNA é de 36%, quais são os conteúdos de todas as bases?

3) Explique porque no experimento de Avery e colegas, o material tratado com DNAse não produziu colônias patogênicas.

4) Um vírus, cujo material consiste de uma fita de RNA, tem aproximadamente 22% de seus RNA nucleotídeos consistindo de URACIL. Qual é a frequência de ADENINA?

5) Se um RNAm sintético conter 35% de ADENINA e 65% de GUANINA posicionados ao longo do polinucleotídeo, que aminoácidos são esperados para serem incorporados no polipeptídeo e em que proporções?

6) É preparado um extrato celular com células pnemocócicas patogênicas. Que efeito terá a mistura desta cultura comum a de pnemococus não patogênicos se a primeira for submetida a tratamento com: a) Protease?b) RNAse?c) DNAse?

7) Que propriedades químicas possuem o DNA e as proteínas que permitem a marcação específica de uma ou outra destas macromoléculas com um isótopo radioativo?

8) Qual a contribuição do experimento realizado por Hershey e Chase para a Genética? Como o objetivo foi alcançado?

9) Considere uma partícula viral contendo uma molécula de 200.000 pb (pares de bases):a) Quantos nucleotídeos devem estar presentes?b) E quantos átomos de fósforo?

Page 2: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

10) Foi demonstrado experimentalmente que a maioria das sequências altamente repetitivas de DNA de cromossomos eucariotos não são transcritas. O que isto indica a respeito da função deste tipo de DNA?

11) O que você entende por “orientação anti-paralela” das fitas de DNA?

12) Os ácidos nucleicos são constituídos por cadeias polinucleotídicas. Descreva resumidamente este tipo de composto.

13) Cite as principais diferenças entre RNA e DNA quanto à estrutura de nucleotídeos?

14) Quais as principais características da molécula de DNA?

15) Explique o que é e porque ocorre a complementariedade de bases nitrogenadas.

16) Se uma fita de desoxirribonuclease tiver constituição 5’ATAAGCGTTAG 3’, como será a molécula de DNA?

17) O DNA do fungo Neurospora crassa tem um conteúdo de A + T de 37%. Qual o conteúdo de cada uma das bases?

18) O DNA da bactéria “Bacillus hipoteticus” tem um conteúdo de T + C de 46%. Qual o conteúdo de cada uma das quatro bases?

19) Porque surgem os fragmentos de Okasaki?

20) Qual a importância do empacotamento do DNA e como ele se processa?

21) O isótopo radioativo do nitrogênio N15 pode ser usado para marcar radioativamente compostos que possuam nitrogênio na sua composição, como é o caso dos ácidos nucleicos. Uma cultura de Escherichia coli cresceu em

um meio contendo exclusivamente N15 até que todo o DNA estivesse marcado. Então transferiu-se a colônia para um meio contendo nitrogênio

comum N14 e deixou-se que crescesse por, exatamente, duas gerações. Fazendo-se então uma avaliação do DNA, quanto deveria ser encontrado contendo:

a) Somente N15? b) Híbrido (uma fita N14 e outra N15)?

Page 3: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

c) Somente N14?

Page 4: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

Respostas da 1ª Lista de Exercícios

1. T = 28%; A = 28%; G = 22%; C = 22%.

2. T = 18%; A = 18%; G = 32%; C = 32%.

3. Porque a DNAse destrói o DNA da bactéria patogênica não permitindo que a bactéria apatogênica incorporasse o DNA da bactéria patogênica e se transformasse em bactéria patogênica.

4. Não se tem como determinar, uma vez que o RNA é simples fita não sendo as bases pareadas.

5. AAA - 4,28%; AGA - 7,96%; AAG - 7,96%; AGG - 14,78%; GAA - 7,96%; GGA - 14,78%; GAG - 14,78%; GGG - 27,46%.

6.a) Haverá formação de células patogênicas;b) Idem;c) Haverá formação de células não patogênicas.

7. O DNA é rico em fósforo mas não possui enxofre, enquanto que as proteínas são ricas em enxofre e não possuem fósforo.

8. Comprovaram que o material que possui atividade genética é o DNA, acompanhando a trajetória dos vários componentes virais marcados radioativamente em um processo normal de infecção. Conseguiram demonstrar que apenas o DNA penetra na célula infectada sendo transmitido à geração viral descendente.

9.a) 400.000; b) Idem.

10. Que não codificam nenhum polipeptídeo, não tendo, portando, atividade genética.

11. Significa que as duas cadeias polinucleotídicas de uma mesma molécula de DNA são invertidas uma em relação à outra, isto é, se em uma extremidade de uma delas se encontrar o radical fosfato (que ocupa a posição 5’ do nucleotídeo), na mesma extremidade da outra será encontrado o radical oxidrila (da posição 3’).

Page 5: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

12. Cada nucleotídeo é constituído por uma base cíclica nitrogenada ligada a uma pentose. na posição 3’ da pentose encontra-se uma oxidrila e na posição 5’ um fosfato. A união dos vários nucleotídeos entre si é promovida por ligações fosfodiéster entre a oxidrila 3’ de um nucleotídeo e o grupamento fosfato 5’ do seguinte.

13. A pentose do RNA é uma ribose enquanto que a do DNA é uma desoxiribose, tendo perdido a oxidrila da posição 2’. No RNA encontra-se a pirimidina uracil que no RNA é substituída pela timina.

14. É constituída por duas cadeias polinucleotídicas complementares uma à outra orientadas antiparalelamente espiraladas para a direita, formando uma dupla hélice.

15. A união das bases entre as duas fitas de DNA é sempre específica ocorrendo os pareamentos C-G e T-A. Tal especificidade é provocada pela habilidade de formação de pontes de hidrogênio (duas entre T e A e três entre C e G).

16. 5’ ATAAGCGTTAG 3’3’ TATTCGCAATC 5’

17. A = 18,5%; T = 18,5%; C = 31,5%; G = 31,5%.

18. Não é possível determinar uma vez que T e C não são complementares.

19. Porque, embora a replicação ocorra de modo bidirecional, as DNApolimerases conseguem sintetizar apenas no sentido 5’ ® 3’. Deste modo, o crescimento total 3’ ® 5’ ocorre pela síntese de pequenos fragmentos 5’ ® 3’ denominados fragmentos de Okasaki.

20. O empacotamento é necessário para permitir que moléculas extremamente longas consigam caber em espaço exíguo (núcleo). Ocorre em três etapas: espirilização das duas fitas, originando a dupla hélice, formação de nucleossomos, com a participação das histonas, superespiralização da cadeia de nucleossomos.

21.a) Nenhum; b) 50%; c) 50%.

Page 6: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

2ª Lista de ExercíciosSíntese Proteica

1) Quais as principais diferenças entre a replicação, transcrição e a tradução de procariontes e eucariontes?

2) Considere o segmento de fita de DNA abaixo:

3' AAAGAACGATGATTTCGGATT 5'

a) Qual a sequência de bases do RNAm correspondente?b) Quantos tRNAs serão utilizados na síntese?c) Quais os anti-códons dos tRNAs acima considerados?d) Quantos aminoácidos poderão ser codificados?e) Qual a sequência de aminoácidos codificados?f) Considere que esta sequência sofra splicing e que os introns ocorram a cada 2 códons no hnRNA, quais seriam as respostas para as perguntas acima?

3) A taxa de replicação em bactérias corresponde a 450 nucleotídeos por segundo, enquanto que em mamíferos é de 45 nucleotídeos. Quais as conclusões que podemos retirar desta informação?

4) Assumindo a sequência de nucleotídeos no DNA:3' GTC 5'5' CAG 3'

Onde GTC é a fita molde:a) Que aminoácido é codificado por esta trinca?b) Se uma mutação ocorresse e como consequência transformasse a adenina para a forma tautomérica na replicação, que aminoácido seria codificado?

5) Uma única adição de nucleotídeos e uma deleção aproximadamente 15 pontos distantes do DNA causam a mudança na sequência de uma proteína de:

LYS - SER - PRO - SER - LEU - ASN - ALA - ALA - LYSpara

LYS - VAL - HIST - HIST - LEU - MET - ALA - ALA - LYSa) Quais as sequências de nucleotídeos do RNA velho e novo?b) Que tipo de RNA é?c) Qual o nucleotídeo que foi adicionado e qual foi deletado?6) Explique o processo de excisão de introns ou "SPLICING":

Page 7: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

7) É verdadeira a afirmação? "Existe 1 (um) códon e anti-códon específico para cada tRNA".

8) Porque apenas 61 trincas (sequências de nucleotídeos) codificam aminoácidos?

9) Você está estudando em E. coli um gene que especifica uma proteína. Uma parte de sua sequência é:

- ALA - PRO - TRP - GLU - LIS - CIS - HIST -Você obtém, para este gene, uma série de mutantes que não mostram atividade enzimática. Isolando os produtos enzimáticos mutantes, você encontra as seguintes sequências:MUTANTE 1 - ALA - PRO - TRP - ARG - GLU - LIS - CIS - HIST -MUTANTE 2 - ALA - PRO -MUTANTE 3 - ALA - PRO - GLY - VAL – LIS - CIS - HIST -Qual a base molecular para cada mutação? Qual é a sequência de DNA que especifica esta parte da proteína?

10) É comum, na natureza, encontrarmos uma frequência de erro, de aproximadamente 1 em 10000 nucleotídeos, tanto na síntese de RNA quanto no processo de tradução do RNAm. Porque esta taxa não é maior? Explique:

11) Considere a sequência de bases nitrogenadas abaixo como parte de uma molécula de ácido nucleico:

5' UGA - AUG 3'a) De que ácido nucleico ela faz parte?b) Quais os outros ácidos nucleicos relacionados com tal sequência e suas respectivas bases nitrogenadas?c) Se da sequência dada resultar um segmento de proteína, quais os aminoácidos que estariam presentes?

12) Como a transcrição é:a) Iniciada?b) Terminada?

13) Considerando-se a sequência de códons 5’ AUG CGA 3’ responda justificando:a) De que molécula do ácido nucleico faz parte?b) Qual o anti-códon correspondente?c) De que molécula a resposta b) faz parte?

Page 8: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

d) Qual a sequência template (sense ou molde) correspondente?e) E a não template?f) A que molécula as duas últimas respostas pertencem?

14) Em uma longa molécula de DNA isolou-se o seguinte segmento:5’ ATCTTTAGGCTACAGGT 3’3’ TAGAAATCCGATGTCCA 5’a) Se a fita sense for 5’ ð 3’, qual a sequência de hnRNA?b) Dê o nucleotídeo da extremidade 5’ deste RNA;c) Considerando que a molécula de DNA é constituída por um exon de 6 nucleotídeos, um intron de 5 e outro exon de 6, qual o mRNA correspondente se a fita template for 3’ ð 5’?

15) Moléculas de rRNA são relativamente estáveis, enquanto que o mRNA é degradado rapidamente. Discuta possíveis causas e consequências deste fato.

16) Diga o que você sabe sobre as fitas sense e anti-sense do DNA.

17) Discuta as principais características do código genético.

18) A fita não template (anti-sense) de um gene que tem a seguinte sequência:5’ CCGGCTGATTTAGAAATGATGTTATATATAATATAATGTGCCCAATG 3’

Qual a constituição do polipeptídeo codificado por este gene?

19)Explique como o tRNA assegura a correta tradução de acordo com as leis do código genético.

20) Considerando o molde 3’ TACCGGAATTGC 5’. Forneça os peptídeos produzidos considerando as seguintes situações:a) A molécula original do DNA;b) A deleção da segunda citosina;c) Após a deleção uma adição de timina após a sequência GG;d) Como seria designado o resultado final?

21) Explique porque existem na natureza várias formas diferentes para um mesmo gene.

Page 9: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

22) O 5 bromouracil é um mutágeno químico análogo à timina que se caracteriza por induzir transições. Quais das seguintes substituições se espera serem induzidas com maior frequência? Explique:a) Met > Valb) Lis > Trpc) Lis > Glnd) Pro > Arge) Pro > Gln

23) Estudando uma mutação sem sentido em Escherichia coli um pesquisador verificou que a cadeia polipeptídica era terminada na posição relativa ao triptofano na cadeia normal. Induzindo revertentes com agentes mutagênicos capazes de provocar substituições em um único par de bases cada um, o pesquisador encontrou 6 diferentes tipos de revertentes, cada um com diferente tipo de aminoácido na posição originalmente ocupada pelo triptofano: ser, thr, leu, glu, gln e lis. A mutação sem sentido estudada era UAG, UAA ou UGA? Porquê?

Page 10: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

Gabarito da 2ª Lista de Exercícios

1.

PROCARIONTES EUCARIONTESReplicação • Realizada no nucleoplasma;

• Desenrrolamento do DNA por atuação de enzimas em uma ponta.

• Realizada no núcleo;• Início em vários pontos no mesmo momento;

Transcrição

• A molécula de RNA se constitui mo mRNA propriamente dito, sendo em seguida utilizada na síntese de proteínas e posteriormente degradada.

• É bem mais complexo, ocorrendo uma série de modificações do RNA antes que ele possa servir no início do processo (introns e exons).

Tradução • Enzimas específicas de iniciação, enlongamento e terminação próprios de procariotos.

• Enzimas específicas de iniciação, enlongamento e terminação próprios de eucariotos.

2.a) 5’ UUU CUU GCU ACU AAA GCC UAA 3’b) 7c) 3’ AAA GAA CGA UGA UUU CGG AUU 5’d) 3e) LIS - GLU - ARG - FIM - FEN - ARG - ILEfa) 5’ UUU UUA AAC CA 3’fb) 3fc) 3’ AAA AAU UUG 5’fd) 3fe) LIS - ASN - LEU

3. O tamanho da molécula de DNA de uma bactéria é menor e menos condensada que o DNA de um mamífero sendo que esta leva mais tempo para desenrolar a mesma quantidade de nucleotídeos que o DNA de procariotos.

4.a) GLNb) PRO

5.a) velho: AAA - AGU - CCA - UCA - CUU - AAU - GCU - GCU - AAA

Page 11: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

novo: AAA - GUC - CAU - CAC - UUA - AUG - GCU - GCU - AAA

b) mRNA

c) Deleção de A na segunda trinca de nucleptídeos e adição de G na sexta trina de nucleotídeos.

6. O mRNA produzido pela transição em eucariotos é uma molécula com muito mais ribonucleotídeos que o necessário para a síntese de uma proteína ou enzima. O hnRNA, após sua síntese sofre um processamento no qual serão cortadas as sequências que não estarão no mRNA final (introns). Os segmentos de DNA transcritos que estarão efetivamente presentes no mRNA final são denominados exons.

7. Sim. Para cada um dos códons presentes em uma molécula de mRNA encontra-se uma molécula de tRNA com um único anti-códon complementar. Cada anti-códon é específico para um dado aminoácido, embora cada aminoácido possa ter 1 a 4 anti-códons apropriados a ele.

8. Porque 3 trincas UAA, UAG, UGA, codificam o fim da síntese denominados sem sentido e não codificam nenhum aminoácido. Em vez disso, são reconhecidos pelos fatores de liberação de proteínas que promovem a ejecção das subunidades de ribossomos. Portanto seu significado é exatamente o fim da síntese.

9. Mutante 1: GCA - CCA - UGG - GAA - AAA - UGU - CAU (mutação de sentido errado com adição de uma trinca errada)Mutante 2: GCA - CCA - UGA (mutação de ponto - transição)

Mutante 3: GCA - CCA - GGG - GUG - AAA - UGU - CAU (mutação de ponto ocorrendo primeiro transversão no terceiro par de bases e, segundo, transversão no segundo par de bases)

10. Devido aos mecanismos de reparo capazes de restabelecer a integridade do DNA. A processividade é de alta fidelidade não formando a ligação se não tiver a base correta. Caso pareie uma base incorreta há enzimas capazes de perceber este erro retirando a base que foi inserida erroneamente, assegurando o correto pareamento.

11.a) mRNAb) DNA molde - 3’ ACT TCA 5’; c) Fim - MET

Page 12: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

12.a) A RNA polimerase reconhece e acopla-se à sequência promotora do DNA;

b) A RNA polimerase reconhece uma sequência de terminação no DNA, desconectando-se deste

13.a) mRNA; b) 5’ CAU 3’ e 5’ UCG 3’; c) tRNA;

d) 5’ TCGCAT 3’; e) 5’ ATGCGA 3’; f) DNA.

14. a) 5’ UGGACAUCGGAUUUCUA 3’;b) uracil;c) 5’ UAGAAAUGUCCA 3’.

15. O RNA é necessário permanentemente na célula pois participa de todo e qualquer processo de síntese, enquanto que uma determinada molécula de mRNA só é necessária para a síntese de um determinado peptídeo, no momento em que este for requerido pelo organismo. A sua degradação impede o acumulo excessivo tanto do próprio mRNA como também do seu produto específico.

16. A fita “sense” é a fita da molécula de DNA que serve de molde para a síntese de mRNA. Cada gene usa sempre a mesma fita como “sense” ou “template”, mas genes diferentes podem ser copiados de diferentes fitas da mesma molécula.

17. O código genético assegura a colinearidade de informações entre a molécula de DNA e a cadeia polipeptídica, isto é, a correspondência corretamente sequenciada. É degenerado, o que significa que cada aminoácido pode ser codificado por mais de um códon, mas não é ambíguo e é universal (cada códon codifica sempre o mesmo aminoácido, mesmo em diferentes espécies). Não existe qualquer tipo de separação entre códons contíguos nem sobreposições, mas existem sinais específicos de início e fim de tradução (dois códons de iniciação e três de determinação).

18. PRO - ALA - ASP - LEU - GLU - MET - MET - LEU - TYR - ISO - ISO.

19. O tRNA apresenta especificidade tanto para o aminoácido como para o códon, sendo complementar e antiparalelo. Deste modo, garante a inserção correta do aminoácido na cadeia polipeptídica, de acordo com a sequência de códons presentes no mRNA.

Page 13: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

20.a) MET - ALA - LEU - TRE;b) MET - PRO;c) MET - PRO - LEU - TRE;d) Mutação de sentido errado.

21. As formas diferentes chamadas alelos, surgem por mutação e são uma importante fonte de variabilidade e diversidade, assegurando uma maior probabilidade de sobrevivência entre as espécies.

22. Apenas MET > VAL, pois é a única situação que envolve transição.

23. UAG, porque é o único terminador que com apenas uma alteração pode originar os seis aminoácidos.

Page 14: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

3ª Lista de ExercíciosRegulação Gênica

1) Porque o mecanismo do triptofano é dito negativo e da lactose é dito positivo?

2) O modelo do operon, formulado por Jacob e Monod, serve para explicar a regulação gênica das enzimas que degradam a lactose em E. coli. Explique o que ocorre se houvesse:a) A presença de triptofano no meio celular;b) Uma mutação do tipo substituição de bases silenciosa do gene operador (O);c) Uma mutação do tipo deleção de base nos genes estruturais (Z, Y, A);d) Presença de glicose no meio celular;e) Uma mutação de sentido errado no primeiro gene estrutura.

3) Considerando os operons lac e trp como modelos de indução e repressão, respectivamente, descreva:a) A condição mais frequente de cada um destes operons;b) As alterações ocorridas quando moléculas efetoras estão presentes.

4) Os operons, que regulam eficientemente a expressão de conjuntos de genes estruturais relacionados entre si são comuns em bactérias, mas ausentes em eucariotos, isto implica que estes não controlam a expressão de seus genes? Justifique.

5) Uma mutação é uma alteração na sequência de nucleotídeos de um gene, um promotor ou um operador. Explique os efeitos de cada uma das mutações abaixo no operon lac da Escherichia coli:a) Mutação no operador, impedindo a ligação do repressor;b) Mutação em lac i (gene regulador), impedindo a sua mutação;c) Mutação no promotor impedindo o acoplamento da RNA polimerase;d) Mutação em lac i, inibindo o acoplamento do repressor à lactose;e) Mutação sem sentido em lac y;f) Mutação de localização desconhecida, que impede a degradação de mRNA lac.

6) Diferencie repressores e indutores.

Page 15: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

7) O operon lac é responsável pela produção de enzimas que participam da reação metabólica de síntese de triptofano e é constituído por 5 genes estruturais, um operador que responde à um complexo repressor/co-repressor, e um promotor. O seu gene regulador situa-se em um outro ponto do DNA. Na ausência de triptofano ocorre síntese enzimática? Porquê?

8) Em Escherichia coli o operon da lactose compreende 3 genes estruturais: galk, galt e gale, cujos produtos estão envolvidos no metabolismo do açúcar galactose. Galr codifica um repressor e a galactose é um indutor do sistema. Descreva a sequência de processos:a) Na ausência da galactose;b) Na presença da galactose.

Page 16: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

Gabarito da 3ª Lista de Exercícios

1. Porque o operon só estará atilado na presença de lactose ou desactivado na presença de triptofano. A lactose é indutora enquanto o triptofano é um repressor.

2.a) No operon Lac seria indiferente;

b) Haverá leitura dos genes Z, Y, A e degradação da lactose pois tanto o códon mutante como o original codificam o mesmo aminoácido não alterando a leitura.

c) A lactose não será degradada pois haverá mutação de sentido errado não sendo formadas as enzimas Z, Y, A.d) O operon Lac não será ativado e não haverá produção das enzimas Z,Y, A.e) A lactose não será degradada.

3.a) Lac - O operon permanece inativado porque a proteína repressora, sintetizada pelo gene regulador, se liga ao sítio operador, inibindo o promotor. Isto impede o acoplamento da RNA polimerase, e deste modo, não há transcrição nem tradução.

Trp - O repressor sintetizado pelo gene regulador é inativo, não sendo capaz de se ligar ao sítio operador do operon. Logo a RNA polimerase acopla-se ao promotor, ocorrendo transcrição e tradução.

b) Lac - É induzido pela lactose que, quando presente, estabelece um complexo com o repressor, inativando-o. Este perde a capacidade de se ligar ao operador, liberando assim o promotor, o que faz com que haja transcrição e subsequente síntese enzimática.Trp - O triptofano age como co-repressor que se liga ao repressor ativando-o. O complexo repressor/co-repressor ocupa o sítio operador, inibindo o promotor, que não aceita a ligação da RNA polimerase. Não há tradução nem transcrição.

4. Os operons são sistemas de regulação que respondem a estímulos diretos do meio externo. Sendo eficientemente tamponados contra a maioria das influências externas os eucariotos não necessitam de mecanismos de resposta direta mas, por outro lado, uma vez que comportam reações metabólicas muito mais complexas, também necessitam de sistemas de regulação gênica muito mais elaborados, o que é assegurado pelos chamados “circuitos pré programados de expressão gênica”. Nestes, que comportam vários escalões de

Page 17: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

genes, a ativação sempre ocorre em cadeia, e a regulação processa-se tanto a nível de transcrição como de processamento de hnRNA.

5.a) O operon expressa-se continuamente;

b) Idem;c) O operon nunca se expressa;d) Idem;e) Ocorre síntese da beta-galactosidase, mas a cadeia da beta-galactosídeo permease é sintetizada apenas até o ponto da mutação e não há síntese de beta- galactosídeo transacetilase;f) Acumulo de mRNA na célula, sempre degradando lactose.

6. Repressor - é uma proteína sintetizada pelos genes reguladores e é específica para cada operon. A sua função é ligar-se ao sítio operador inibindo a expressão do operon.

Indutor - é uma molécula efetora que atua nos sistemas de indução e, uma vez presente, forma um complexo com o repressor, impedindo a sua ligação ao operador, deprimindo assim o operon.

7. Sim porque se tratando de um operon reprimível, a sua expressão é contínua a menos que esteja presente o co-repressor específico que, neste caso, é o triptofano.

8.a) Galr sintetiza o repressor que se liga ao operador, isto provoca a inibição do promotor, que não aceita a ligação da RNA polimerase e, portanto, não há expressão do operon pois não haverá transcrição nem tradução.

b) Como indutor, a galactose liga-se ao repressor sintetizado por galr, impedindo sua ligação ao operador. Logo haverá o acoplamento da RNA polimerase e a consequente transcrição e tradução do operon.

Page 18: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

4ª Lista de ExercíciosDivisão Celular e Alterações Cromossômicas

1) Imagine 2 planta de genótipo AA e aa. Como você sintetizaria um triplóide de genótipo Aaa? Esquematize:

2) Estudando os cromossomos de um cão macho, com distrofia muscular (gene recessivo, ligado ao X), descobriu-se que ele tinha um cromossomo Y e dois cromossomos X (cariótipo 79, XXY). Seus pais eram normais e sem distrofia muscular. Qual foi o erro que deu origem a esse animal? Em qual dos pais ocorreu este erro? Por quê?

3) Esquematize e compare as células germinativas, na prófase I e prófase II em uma espécie caracterizada pelo genoma 2n=6.

4) Quantos cromossomos há nas células do intestino na anáfase II?

5) Como você sintetizaria um pentapoliplóide (5n)? Esquematize.

6) Em uma espécie cujo número haplóide é 19 quantos dos elementos abaixo devem haver em cada célula:a) Cromátide na metáfase I?b) Cromossomos na anáfase mitótica?c) Cromátides na metáfase II?d) Cromossomos no final da telófase II?

7) Uma célula de genótipo Aa sofre mitose. Quais os genótipos das células filhas?

8) Uma célula de genótipo Aa sofre meiose. Quais os genótipos das células filhas?

9) Quantos tipos diferentes de gametas serão produzidos pelos seguintes genótipos, se todos os genes estiverem situados em cromossomos diferentes?a) AAb) Aac) AaBBd) AaBbe) AABbCCf) AaBBCcddEe

Page 19: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

10) Quantos e quais os tipos de gametas podem ser produzidos pelo seguinte genótipo heterozigoto AaBbCc, considerando que os loci A, B e C se encontram todos no mesmo cromossomo e não ocorrem mecanismos de recombinação?

11) Um indivíduo produz os gametas AB, Ab, aB e ab em igual proporção.a) Qual o seu genótipo?b) Os genes A e B encontram-se no mesmo cromossomo? Justifique.

12) Em que estágio do ciclo celular ocorre a replicação do DNA?

13) Existem 40 cromossomos nas células somáticas do rato.a) Quantos cromossomos um rato deve receber de sua mãe?b) Qual o número haplóide do rato?

14) A aveia abssínia parece ser um tetraplóide com 28 cromossomos. Se a aveia comum é um hexaplóide desta mesma série, quantos cromossomos deve possuir?

15) O número haplóide de um certo organismo é 12. Quantos cromossomos devem ser encontrados em:a) Um monossômico?b) Um trissômico?c) Um tetrassômico?d) Um trissômico duplo?e) Um nulissômico?f) Um monoplóide (ou haplóide)?g) Um triplóide?h) Um tetraplóide?

16) Considerando um cromossomo normal com a sequência de bandeamento 12345678 determine o tipo de alteração e o provável esquema de pareamento com o homólogo normal em cada uma das situações abaixo:a) 12365478b) 125678c) 1234345678d) 12345876

Page 20: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

17) O cromossomo 1 da Drosophila possui a sequência gênica ABCDEF e o cromossomo 2 a sequência MNOPQR. Uma alteração cromossômica resultou nos arranjos ABCPQR e MNODEF. Determine o tipo de alteração ocorrida e todas as possibilidades de segregação durante a gametogênese.

18) Classifique os arranjos cromossômicos simbolizados abaixo:a) nb) 2nc) 2n + 1d) 2n - 1e) 2n + 2f) 3ng) 4nh) 2n + 1 + 1i) 2n - 2

19) Suponha que parte do braço curto de um cromossomo 5 da espécie humana se ligue não reciprocamente ao braço longo do cromossomo 13. Este fenômeno é considerado uma translocação simples balanceada, uma vez que todo o material genético está presente e o fenótipo é, portanto, normal. Contudo, quando um dos cromossomos 5 apresenta a falta de um segmento no seu braço curto ocorre uma anomalia conhecida como “cri du chat” e três cópias do braço curto levam à morte logo após o nascimento. Se uma pessoa portadora de translocação simples se casa com um companheiro normal, determine o resultado esperado, considerando:a) As características cromossômicas;b) As características fenotípicas.

Page 21: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

Gabarito da 4ª Lista de Exercícios

1. Cruzamento entre AA e aa induzindo mutação nos genes aa (fazendo com que permaneçam ligados).

2. Mutação. O erro ocorreu na mãe onde houve ligação dos cromossomos que não se separaram durante a meiose. Ela pode ser heterozigota sendo fenotipicamenete normal. O pai só fornece Y não tendo como passar a distrofia. Para o macho, basta a presença de apenas um gene recessivo para que manifeste a doença.

3. Prófase I: número de cromossomos = 6 e número de cromátides = 12;Prófase II: Número de cromossomos = 3 e número de cromátides = 6.

4. No intestino não ocorre anáfase II. No intestino são células somáticas que sofrem apenas mitose e não meiose.

5. Cruzamento entre um 8n + 2n ou 4n + 6n.

6. a) 76; b) 76; c) 38; d) 19.

7. Todos Aa

8. 50% A e 50% a.

9.a) 1; b) 2; c) 2; d) 4; e) 2; f) 8.

10. Se não ocorrer recombinação entre eles, permanecerão os mesmos cromossomos: ABC e abc.

11.a) AaBb;

b) Não, porque se estivessem no mesmo cromossomo a formação dos quatro tipos de gametas seria devida à ocorrência de permuta, que não ocorre em todas as células e as proporções seriam diferenciadas.

12. Fase S.

13. a) 20; b) 20.

14. 42.15.a) 23; b) 25; c) 26; d) 26; e) 22; f) 12; g) 36; h) 48.

Page 22: 88151184 Exercicios Resolvidos Sobre Dna e Rna

16.a) Inversão intercalar heterozigota;

b) Deleção intercalar heterozigota;c) Duplicação intercalar heterozigota;d) Inversão terminal heterozigota.

17. Translocação recíproca heterozigota.Possíveis gametas: ABCDEF, MNODEF, ABCPQR, MNOPQR, ABCDEF, MNOPQR, MNODEF, MNOPQR, ABCDEF, MNOPQR, ABCPQR, MNODEF.

18.a) Haploidia ou monoploidia; b) Diploidia; c) Trissomia; d) Monossomia; e) Tetrassomia; f) Triploidia; g) Tetraploidia; h) Dupla Trissomia; i) Nulissomia.

19.a) Características cromossômicas: 1 normal: 1 translocado simples balanceado: 1 portador de deleção heterozigoto do braço curto do cromossomo 5: 1 portador de duplicação heterozigota do braço curto do cromossomo 5;

b)1 “cri du chat”: 2 normais: 1 morte precoce.