8689098 falhas bronzinas

2
Tabela para diagnóstico em bronzinas Perfect Circle. O FUNCIONAMENTO DAS BRONZINAS NO MOTOR Para alcançarem máxima funcionalidade e durabilidade, as bronzinas dependem de um filme de óleo constante para se manterem separadas das superfícies dos colos do virabrequim. A maioria das falhas em bronzinas se origina exatamente nesse ponto: falhas na formação ou rompimentos nesse filme. O filme de óleo é produzido pela rotação do virabrequim. Quando o motor está desligado, o virabrequim e as bronzinas estão em contato. Ao ligar o motor, ocorre um breve atrito entre as peças, que logo é eliminado pela formação deste filme de óleo no espaço deixado no processo de montagem (a chamada folga radial). Apresentando um perfil em cunha, o filme de óleo manterá o virabrequim "flutuando" sobre as bronzinas durante todo o funcionamento do motor. Ao verificar qualquer anormalidade no desgaste das bronzinas, descubra exatamente quais foram as causas e faça a correção antes de instalar um jogo novo. Como estamos falando de componentes muito sensíveis e folgas de poucos centésimos de milímetros, qualquer anormalidade fatalmente acabará danificando as peças novas da mesma forma que as antigas. Use também camisas, anéis e kits Perfect Circle. É tecnologia para o motor. Não deve ser vendido / distribuído separadamente, parte integrante do Jornal Oficina Brasil, edição nº 147, de maio de 2003 - ano XIII. enc.pc.bronzinas.420.280.qxd 5/14/03 1:03 PM Page 1

Upload: zeferino-linhares-de-almeida

Post on 19-Jul-2015

119 views

Category:

Automotive


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8689098 falhas bronzinas

Tabela paradiagnóstico em

bronzinasPerfect Circle.

O FUNCIONAMENTO DAS BRONZINAS NO MOTORPara alcançarem máxima funcionalidade e durabilidade, as bronzinas dependem de um filme de óleoconstante para se manterem separadas das superfícies dos colos do virabrequim. A maioria das falhas embronzinas se origina exatamente nesse ponto: falhas na formação ou rompimentos nesse filme.O filme de óleo é produzido pela rotação do virabrequim. Quando o motor está desligado, o virabrequim e asbronzinas estão em contato. Ao ligar o motor, ocorre um breve atrito entre as peças, que logo é eliminado pelaformação deste filme de óleo no espaço deixado no processo de montagem (a chamada folga radial).Apresentando um perfil em cunha, o filme de óleo manterá o virabrequim "flutuando" sobre as bronzinasdurante todo o funcionamento do motor.Ao verificar qualquer anormalidade no desgaste das bronzinas, descubra exatamente quais foram as causase faça a correção antes de instalar um jogo novo. Como estamos falando de componentes muito sensíveis efolgas de poucos centésimos de milímetros, qualquer anormalidade fatalmente acabará danificando as peçasnovas da mesma forma que as antigas.

Use também camisas, anéis e kits Perfect Circle.É tecnologia para o motor.

Não

dev

e se

r ve

ndid

o /

dist

ribuí

do s

epar

adam

ente

, pa

rte

inte

gran

te d

o Jo

rnal

Ofic

ina

Bra

sil,

ediç

ão n

º 14

7, d

e m

aio

de 2

003

- an

o X

III.

enc.pc.bronzinas.420.280.qxd 5/14/03 1:03 PM Page 1

Page 2: 8689098 falhas bronzinas

DESGASTE NORMALQuando tudo está normal com o motor, no momento da desmontagem é verificado um desgasteuniforme em aproximadamente 2/3 da superfície da bronzina, diminuindo nas proximidadesdas áreas de encosto. O desgaste também será uniforme ao longo do sentido lateral (axial) da peça.

RISCOS SUPERFICIAIS

APOIO INSUFICIENTE

A análise das bronzinas pode revelar muito sobre o estado do motor.Faça sempre um diagnóstico detalhado, principalmente ao encontrar marcas dedesgaste prematuro, irregular ou problemas em apenas algumas peças do conjunto.

Trimetálica Bimetálica

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

CONTAMINAÇÃO POR IMPUREZAS

DESGASTE ACELERADO

CORPO ESTRANHO NA PARTE POSTERIOR

CAPA DESLOCADA

A bronzina apresenta grande quantidade de riscoslongitudinais.

Ao ver as bronzinas de mancal instaladas nobloco, nota-se um desgaste progressivo de umapara outra (do centro para as extremidades).

A superfície da bronzina apresenta muitas manchas,poros ou riscos.

Apesar de apresentar um desgaste muito acentuado,a superfície da bronzina não tem nenhuma outracaracterística estranha, como manchas, trincas,sulcos ou partículas incrustadas.

Há um ponto de desgaste concentrado na superfícieda bronzina com uma área correspondente na partede aço da peça.

A superfície da bronzina apresenta desgaste oufadiga em áreas próximas à superfície de encosto(altura de partição) e em lados opostos nasbronzinas superiores e inferiores.

A má qualidade no acabamento superficial (polimento) dos colos dovirabrequim, problemas de lubrificação ou a contaminação do óleo porpartículas estranhas estão entre as maiores causas desse tipo de problema.

O virabrequim pode estar empenado, o bloco, desalinhado por solda ou não foirealizado o ajuste correto dos componentes.

Partículas estranhas incrustaram na superfície da bronzina. Essa grandequantidade de partículas pode ser gerada pela falta de limpeza no processo demontagem, desgaste acentuado de outros componentes do motor, deficiênciasna filtragem do ar ou óleo ou intervalo excessivo entre as trocas dos elementosfiltrantes.

A causa mais provável é a má execução do acabamento superficial (polimento)dos colos do virabrequim. Sempre garanta que o virabrequim seja retificado narotação oposta da rotação do motor e o acabamento superficial (polimento),realizado no mesmo sentido.

Uma partícula estranha se alojou entre a parte de aço da bronzina e oalojamento, deformando-a ou deformando o alojamento. Com estadeformação, a bronzina passa a ter um ponto de atrito com o colo dovirabrequim.

As capas de biela ou mancal foram trocadas ou invertidas, a superfície decontato das capas está sem paralelismo/planicidade ou o torque de apertoestá incorreto.

SUPERAQUECIMENTO

PROBLEMAS DE ASSENTAMENTO

Trimetálica

Bimetálica

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

Como está Como aconteceu

CORROSÃO

FADIGA DO REVESTIMENTO

FALTA DE ÓLEO

ATRITO

A superfície da bronzina está escura e apresentamarcas de forte atrito. Podem existir pontos onde orevestimento se descolou da base de aço.

As costas da bronzina apresentam áreas brilhantes(polidas) ou com manchas escuras. Podem aparecersinais de transferência de material entre a bronzinae o alojamento.

A superfície da bronzina apresenta áreas escuras ouesponjosas, geradas pelo ataque de produtosquímicos.

Podem ser vistas pequenas trincas ao longo dasuperfície da bronzina.

Esse problema pode ser identificado pela presençade riscos e manchas na superficie da bronzina,principalmente na área central. Também pode haverperda de coloração causada pelo superaquecimento.Em casos extremos, existirão depósitos de materialda bronzina no colo do virabrequim ou comando.

A superfície da bronzina está manchada, riscada oupartida. A cobertura pode aparecer fundida eressolidificada nas bordas.

Deficiências de lubrificação aumentam a fricção entre a superfície da bronzinae o colo do virabrequim ou comando. A temperatura eleva-se acima do nívelsuportado pelo material. O chumbo presente na liga da bronzina começa aderreter, permitindo que o virabrequim arranque pedaços do material derevestimento. Esse problema é geralmente causado por sobrecarga do motor,insuficiência de folga entre as bronzinas e munhões/moentes, contaminaçãopor sujeira ou desalinhamento do bloco ou virabrequim/comando.

Problemas no assentamento da bronzina nos alojamentos causam a suavibração em funcionamento (bronzina frouxa). As causas mais comuns sãoalojamentos com diâmetro acima do especificado, sujeiras ou rebarbas entreas capas e os berços dos alojamentos, limagem da altura de encosto (partição)da bronzina ou torque insuficiente.

Geralmente esses problemas são causados por superaquecimento do motorou problemas com o óleo lubrificante, como presença de compostos ácidos,contaminação do aditivo antioxidante, intervalo excessivo entre as trocas oumodificações causadas pelo uso de combustíveis adulterados (diesel comelevado teor de enxofre).

As causas mais comuns são sobrecarga operacional (alta rotação do motor embaixa velocidade), concentração da carga do virabrequim em uma pequenaárea da superfície da bronzina (erro de retífica) ou bielas deformadas.

Baixo nível de óleo, lubrificante contaminado (por água ou combustível),galerias de lubrificação obstruídas, problemas com a bomba de óleo ou válvulade alívio e montagem trocada das bronzinas (inferior no lugar da superior)estão entre as principais causas desse problema.

Esse problema é gerado pela má-formação do filme de óleo. Essa deficiênciapode ser causada por falhas na bomba de óleo, bloqueio das galerias delubrificação, montagem incorreta das bronzinas, carga do virabrequimconcentrada em pontos localizados da bronzina, folga radial insuficiente oudesalinhamento do virabrequim.

Trimetálica

Bimetálica

Como está Como aconteceuFADIGA

Podem-se notar diversas irregularidades nasuperfície da bronzina, como cavidades e bordasásperas.

Nesse caso, as principais causas podem ser sobrecarga do motor (alta rotaçãocom baixa velocidade), injeção de combustível em excesso, carga do virabrequimconcentrada em pontos localizados da bronzina ou desalinhamento/empenamentono conjunto virabrequim-bloco-biela.

Trimetálica

Bimetálica

enc.pc.bronzinas.420.280.qxd 5/14/03 1:03 PM Page 2