[8164 - 25965]topico3 leitura3 aprendendo ensinando etica

Upload: diego

Post on 08-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 [8164 - 25965]Topico3 Leitura3 Aprendendo Ensinando Etica

    1/3

     

    A Aprendendo e Ensinando com ética

    Marciel Evangelista CataneoCoordenador do Curso de Filosofia da UnisulVirtual

    A Unisul é uma universidade que tem como missão a educação e que tem aética como valor fundamental.

    A ética é a ciência que estuda, analisa, reflete sobre o comportamentohumano, sob o ponto de vista das noções de bem e de mal, de justo e

    injusto. Na universidade, a ética busca o adequado e o moralmentedesejado no ambiente de ensino e aprendizagem que frequentamos eajudamos a construir.

    Estamos na universidade porque não sabemos tudo, não nascemos e nuncaestaremos prontos. Somos um “ser por fazer‑se”, um projeto que cada um

    de nós realiza ao longo da vida. Para tanto, vemo-nos constantemente,diante de escolhas, possibilidades, caminhos. Construímos a nossa vida(nosso projeto) a partir das escolhas que fazemos.Para nós, educar é possibilitar escolhas!

    Eu, você, todos nós somos frutos das escolhas que fazemos ao longo davida. É claro que nem todas as nossas escolhas são conscientes e livres.Mas podemos dizer que a nossa liberdade tem o tamanho das nossasescolhas. Escolhemos com consciência quando a escolha é acompanhada deum saber (con‑scientia). E é isso o que buscamos na Universidade: um

    saber que acompanhe as nossas escolhas. Ter consciência (saber o que estáescolhendo) é condição necessária para ser responsável. E a vida, vividacomo um

    projeto, exige responsabilidade.

    O festejado sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman define a educaçãocomo provedora dos valores que orientam as opções dos sujeitos, como

     “um esforço institucionalizado para instruir os indivíduos na arte de usar sualiberdade de escolha, provendo os optantes de sinais de orientação, regrasde conduta e, acima de tudo, de valores que orientem as opções” (BAUMAN,2000).

    Na UnisulVirtual estamos conscientes dessa responsabilidade e queremos

    aprender e ensinar com Ética, exercitando na busca do conhecimento osvalores da responsabilidade, autonomia, coerência e autenticidade. Quando

  • 8/19/2019 [8164 - 25965]Topico3 Leitura3 Aprendendo Ensinando Etica

    2/3

     

    escolhemos o que aprender e o que ensinar, como aprender e comoensinar, estamos escolhendo também o que desejamos ser e em quemundo nós queremos viver.

    Ninguém gostaria de viver num mundo feito de mentiras, não é mesmo?Muito pior é quando alguém mente para si mesmo. “Mentir pra si mesmo ésempre a pior mentira” diz Renato Russo, na música Quase sem querer. Aresponsabilidade exigida no ensinar e aprender como ato ético implica acoragem de ser o que realmente se é (realizar a sua essência – virtude, nosentido filosófico clássico). A universidade prima pela originalidade e seroriginal é ser você mesmo.

    Na UnisulVirtual, a autonomia, possibilitada pelo modalidade de ensino a

    distância, exige de cada um de nós, acadêmicos, professores ecolaboradores, atitudes de autenticidade e honestidade. Essas atitudesexigem em nossas s de docência e discência umsonoro não e uma condenação inequívoca ao plágio.

    Você sabe o que é plágio?

    Plágio é o ato pelo qual você se apropria indevidamente da obra intelectualde outra pessoa, assumindo a sua autoria (cf. Dicionário Aurélio). O plágio éfalta de autenticidade, caráter e atitude. É antiético (ou mesmo imoral), écrime (cf. art. 184 do Código Penal). É mentir para si mesmo. É construirum projeto de vida e um mundo fundamentado na mentira, onde ninguémgostaria de viver. Ensinar e aprender com ética implica dizer não a qualquerforma de plágio.

    Nós somos seres morais, capazes do bem e do mal. Somos livres eresponsáveis pelas nossas escolhas. É claro que vivemos num contexto emque a opção pelo bem tem se restringido aos interesses individuais,personificando‑se no querer “se dar bem” a qualquer preço, mas ela pode

    ser alargada. Lembrando Aristóteles, “é muito mais digno e nobre desejar obem para todos”.

    O bem para todos, na academia, é o respeito às ideias dos outros, àreferência e à reverência ao conhecimento de tantos que, porque nãotiveram medo de exercitar a originalidade, muito contribuíram para aevolução da ciência e ampliação dos saberes. O bem de todos constitui‑senuma opção moral, numa opção de moralidade, de comportamento práticofundado na ética, e é preciso que, na Universidade, essa opção nos sejaapresentada.

  • 8/19/2019 [8164 - 25965]Topico3 Leitura3 Aprendendo Ensinando Etica

    3/3

     

    Ensinar e aprender com ética é ato de fé em si mesmo e nos outros. Porisso, confie em você e tenha atitude – crie, invente, aconteça. Respeite osoutros, as suas ideias, o pensamento, a produção intelectual, a autoria.

    Os recursos tecnológicos das comunicações e informações digitais com osquais contamos para a descoberta e produção dos conhecimentos devemser usados de modo adequado e ético. O uso deles anuncia quem nóssomos e em que mundo nós queremos viver.

    A educação é um ato de responsabilidade e, por isso, profundamente ético,revelador da nossa ética, revelador de quem realmente somos. Então, vocêque não é uma fraude, revele no seu jeito de ensinar e aprender o seu ser.