8112 esquematizada 1

Upload: eric-ninomya

Post on 08-Jul-2015

1.394 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Direito AdministrativoLei 8112/1990 Esquematizada(Primeira Parte)

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Carlos Henrique BarbosaAdvogado e Professor de Direito Pblico. Ps Graduado em Direito Processual pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais PUC/Minas. Ps Graduado em Direito Pblico pela Universidade Candido Mendes (Rio de janeiro - RJ). Ps Graduado em Direito Pblico e Privado pela Faculdade de Direito Damsio de Jesus (So Paulo- SP). Co-autor de Direito para Concursos Pblicos, (Editora Ttico). Autor de apostilas para concursos pblicos e Exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB pela Editora Atualizar Direito, Belo Horizonte. Professor de Direito Administrativo em diversos cursos preparatrios em Belo Horizonte e So Paulo.

Todos os direitos reservados. A comercializao no autorizada desta obra, por qualquer meio, eletrnico ou reprogrfico, ainda que parcial, constitui ato ilcito, respondendo os infratores nos termos da legislao civil e penal vigentes.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Lei 8.112/1990

Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais.

1.

Das disposies preliminares Regime jurdico do servidor pblico federal:

1.1.

Conceitos: Servidor pblico o ocupante de cargo pblico (art.2). Cargo Pblico atribuies e responsabilidades

acometidas a um servidor. So criados por lei, com denominao prpria e remunerados pelos cofres pblicos.

2. Do provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio.

2.1. Conceitos: Provimento de um cargo o meio de preenchimento de um cargo pela Administrao Pblica. Investidura Concesso de status de servidor a algum. So requisitos bsicos para a investidura em um cargo:- nacionalidade brasileira; - gozo dos direitos polticos; - quitao com as obrigaes militares e eleitorais; - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; - idade mnima de 18 anos; - aptido fsica e mental.

2.2 Do concurso pblico, nomeao, posse e exerccio:www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

a) Concurso Pblico Requisito essencial para o provimento de Emprego ou cargo pblico Concurso Pblico- art.37, II + Lei 8.112/90 art.11 e 12. Preenchimento de cargo pblico e emprego pblico. Preenchimento de unidade administrativa requisito essencial para o preenchimento de um cargo efetivo ou emprego pblico na Administrao a aprovao em concurso pblico. Edital o ato administrativo que estabelece todas as regras do concurso pblico. Meio Prova e provas e ttulos. Prazo de validade art.37, III da CF + art.12 Lei 8.112/90 at 2 anos, prorrogvel uma nica vez por igual perodo. Reserva de percentual dos cargos e empregos aos portadores de deficincia O art.37, VIII da CF determina que a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso. A Lei 8.112/90, no seu art.5o, 2o, estabelece que s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso. Aprovao dentro do nmero de vagas: no ter direito subjetivo nomeao o aprovado em concurso pblico. Contudo, vale ressaltar que em certas situaes (estabelecidas pela jurisprudncia do STF) o direito passa a existir.

Obs. Abertura de novo concurso durante a vigncia de outro:www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Regra prevista na Constituio Federal art.37, IV A CF permite implicitamente a abertura de outro concurso durante o prazo improrrogvel do primeiro. No entanto, estabelece prioridade na nomeao dos aprovados no concurso anterior. Regra prevista na Lei 8.112/90 art. 12, 2o No ser aberto enquanto existir aprovados em concursos que no tenha expirado o prazo de validade. Obs. Aps a aprovao em concurso Lei 8.112/90 art.9o a 20. Posse: Prazo at 30 dias da publicao; Exerccio; Prazo at 15 dias a contar da posse.

2.3 Diferentes formas de provimento: Nomeao: - Conceito nica forma originria de provimento de cargo pblico (estvel ou em comisso). Na hiptese de

provimento de cargo estvel requisito essencial a aprovao em concurso pblico. Promoo: - Conceito Ascenso na carreira do servidor estvel.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Readaptao: Finalidade investidura de servidor em cargo de atribuies e responsabilidade compatveis com suas limitaes; Fato gerador limitao fsica e/ou mental do servidor; Compatibilidade de cargos ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga.

Reverso: Finalidade retorno do servidor aposentado; Espcies: Involuntria (I) Quando a causa da aposentadoria por invalidez no mais subsistir (verificado por junta mdica oficial); Voluntria (II) Quando a aposentadoria voluntria for revertida se presente os seguintes requisitos: Solicitao do aposentado; Aposentadoria voluntria; Servidor estvel quando na ativa; Aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores solicitao; Se houver interesse da Administrao.

Reintegrao: Finalidade a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por decisowww.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Fato gerador invalidao da demisso do servidor por deciso administrativa ou judicial. Cargo anteriormente extinto Ficar em disponibilidade (percebendo contribuio). Cargo anteriormente ocupado O atual ocupante ser: - Reconduzido ao anterior, sem direito a indenizao, - Aproveitado em outro cargo ou - Posto em disponibilidade. remunerao proporcional ao tempo de

Reconduo: Finalidade retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. Fato gerador: - Inabilitao em estgio probatrio para outro cargo; - Reintegrao do anterior ocupante do cargo.

Disponibilidade: Finalidade Inatividade remunerada do servidor estvel at o seu aproveitamento em outro cargo. Fato gerador: Extino do cargo (art.41, 3o CF); Declarao de desnecessidade do cargo (41, 3 o CF) Reintegrao do anterior ocupante do cargo, no havendo vaga e estando provido o antigo cargo (art.41, 2o CF); Extino e reorganizao do rgo ou entidade (art.37, 3o da Lei 8.112/90www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

Aproveitamento:

texto]

- Conceito Retorno atividade (quando do surgimento da vaga) do servidor que se encontrava em disponibilidade.

Obs. Diferentes formas de Vacncia: Conceito Situaes jurdicas em que o cargo fica vago; Formas de vacncia:

-

Exonerao: perda do cargo sem carter punitivo; Demisso: perda do cargo com carter punitivo; Promoo: ascenso na carreira do servidor; Readaptao: vide. Aposentadoria: a inatividade remunerada do servidor e tem carter definitivo.

Posse em cargo inacumulvel: servidor estvel que sai para ocupar outro cargo efetivo. Este instituto garante que o servidor, caso no seja aprovado no novo estgio probatrio, seja reconduzido ao cargo anterior.

Falecimento

Obs. Art.34 - A exonerao pode ser de ofcio ou solicitada pelo servidor. Ela ser de ofcio quando (Pargrafo nico): O servidor no for aprovado em estgio probatrio; O servidor que tomar posse no entrar em exerccio dentro do prazo estabelecido.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Obs. Da remoo e redistribuio: Remoo; Conceito o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Redistribuio; Conceito o deslocamento do cargo, dentro da carreira, para outro rgo ou entidade do mesmo poder, com atribuies, responsabilidades e vencimentos equivalentes. Quadro comparativo1: Forma de deslocamento/ Caractersticas Remoo Redistribuio

Objeto do deslocamento

Servidor

Cargo

Deslocamento do Conseqncias do deslocamento servidor e em conseqncia seu cargo.

Deslocamento do cargo e em conseqncia do servidor (caso o cargo esteja ocupado).

No, o deslocamento Pode incidir sobre cargo vago recai sobre o servidor e s por conseqncia do cargo. Sim

1

Servidor Pblico, Lei 8112/90, Jos Trindade Cavalcante Junior, Editora PODVM.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Sim, nas hipteses do Depende da vontade do art.36, II e III. servidor No

Solicitado ou de ofcio Modalidades

Somente de ofcio

Obs. Substituio: Conceito a designao de um servidor para exercer interinamente as funes do superior hierrquico. O instituto aplicado aos cargos em comisso ou s funes de confiana. Acumulao eventual e transitria de cargos - 1o O substituto acumular as atribuies normais de seu cargo com as atribuies do cargo do substitudo. Remunerao - 2o Opo: dever optar entre a remunerao de seu cargo ou a remunerao do cargo substitudo. Retribuio pelo desempenho do CC ou FC -3o Para fazer jus ao benefcio, a substituio deve ultrapassar o prazo de 30 dias, ou durante o perodo inferior, se optar em receber a remunerao do Cargo em Comisso ou Funo de Confiana.

-

-

-

4. Direitos e Vantagens do servidor:

4.1 Do Vencimento e da remunerao:

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Vencimento a retribuio pecuniria paga ao servidor pelo desempenho de suas atribuies. O vencimento fixado em lei e tambm denominado vencimento base ou vencimento padro.

Remunerao correspondente

a

o

montante do

percebido com

pelo as

servidor vantagens

soma

vencimento

pecunirias permanentes.

Obs. Remunerao na Lei 8.112/90 art.40 a 48: Na hiptese de faltas do servidor estas sero: Faltas injustificadas descontadas; Faltas justificadas no caso fortuito e fora maior compensadas, sob pena de serem descontadas. Faltas justificadas nas hipteses do art.97 da Lei 8.112/90 No so compensadas nem descontadas. 4.2 Das vantagens:

a) Espcies Indenizaes Adicionais Gratificaes

Ajuda de custo

Insalubridade/ Periculosidade/ Penosidade

Retribuio por exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana

Dirias

Trabalho extraordinrio

Gratificao natalina

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Indenizao de transporte

Noturno

Encargo de curso ou concurso

Auxlio moradia

Adicional de frias

4.2.1. Das indenizaes2:

a) Da ajuda de custo Concesso uma indenizao concedida ao servidor que foi deslocado para uma nova sede no interesse da administrao Pblica. Condio Mudana de domiclio em carter permanente (no pode ser provisrio); Valor No pode ultrapassar o equivalente a 3 meses de remunerao do servidor. Ela ser paga em parcela nica. Caso o servidor no se apresente injustificadamente na nova sede em at 30 dias da concesso, o benefcio dever ser restitudo.

b) Das dirias:

Concesso

servidor

que,

a

servio,

se

afasta

da

sede

temporariamente para outro ponto do territrio nacional ou exterior.

2

Regra comum Os valores e condies para a sua concesso sero estabelecidos por regulamento art. 52.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Abrangncia do benefcio todas as despesas extraordinrias: pousada, locomoo, alimentao, passagens etc. Clculo O valor ser calculado por dia de afastamento; A diria no ser concedida: Deslocamento dentro da regio metropolitana, aglomerao urbana ou microrregio, salvo se houver pernoite fora da sede; Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo.

A diria ser concedida pela metade do valor quando: O deslocamento no exigir pernoite fora da sede; A Unio custear por meio diverso as despesas extraordinrias cobertas pelas dirias.

c) Indenizao de transporte:

Concesso Devida ao servidor que executa servios externos (fora da repartio) com meio prprio de locomoo, por fora do cargo que ocupa.

Requisitos: - Despesas com meio prprio de locomoo; - Trabalhos externos; - Por fora das atribuies do cargo.

d) Auxlio moradia: Concesso Ressarcimento pago ao servidor pelas despesas comprovadamente realizadas com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira.www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Perodo de concesso da indenizao No ser concedido por prazo superior a 8 anos, dentro de cada perodo de 12 anos. Cassao do pagamento do auxlio moradia: Falecimento do servidor; Exonerao do servidor; Concesso de imvel funcional ao servidor; Aquisio de imvel pelo servidor.

4.2.2 Das gratificaes e adicionais:

a) Da retribuio pelo Exerccio de Funo de Direo, Chefia e Assessoramento: Concesso Gratificao concedida ao servidor efetivo que exerce funo de confiana ou cargo em comisso nas funes de chefia, direo ou assessoramento. Regras estabelecidas em lei especfica.

b) Gratificao natalina: Concesso Gratificao concedida no ms de dezembro para o servidor comemorar as festas de final de ano. O benefcio equivale ao dcimo terceiro pago aos trabalhadores da iniciativa privada. Aquisio gradativa Para cada ms trabalhado, o servidor far jus 1/12 do benefcio.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

c) Dos adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas (Servios perigosos e insalubres) Concesso Adicional concedido aos servidores que trabalham em locais insalubres ou desempenham atividades perigosas ou

penosas; Valor ser fixado em legislao especfica. Geralmente as alquotas variam entre 10% e 20%, nos moldes da CLT. A base de clculo do benefcio o vencimento base do servidor. Durao enquanto perdurar a situao de insalubridade,

periculosidade ou penosidade. Operador de raio X ou substncias radioativas Sero examinados a cada 6 meses e suas atividades sofrero controle permanente.

d) Adicional por servios extraordinrios: Concesso Adicional concedido ao servidor que trabalha alm das horas dirias normais previstas na jornada (entre 6 e 8 horas art.19). O benefcio equivale s horas-extras do regime da CLT. Limite uma medida excepcional (somente para atender situaes excepcionais e temporrias, permitida a utilizao mxima de 2 (duas) horas por jornada. Alquota 50% em relao a hora normal de trabalho.

e) Adicional Noturno: Concesso Adicional concedido ao servidor que exerce suas atividades no perodo noturno (entre 22 horas a 5 horas da manh). Alquota 25% por hora trabalhada.www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

f) Adicional de frias: Concesso Adicional concedido ao servidor, independentemente de solicitao, que efetivamente entra em frias. Alquota 1/3 da remunerao do servidor no perodo de frias.

g) Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso: Concesso Gratificao concedida ao servidor que, em carter eventual, participa de cursos ou concursos organizados pela Administrao Pblica. Condio para a aquisio - 2o A funo dever ser exercida sem prejuzo das atribuies do cargo, devendo ser compensadas quando realizadas durante a jornada de trabalho. Clculo A gratificao ser calculada em horas de trabalho, de acordo com regras estabelecidas em regulamento prprio.

4.3 Das Frias: Conceito a inatividade remunerada do servidor sem perda do cargo efetivo. Perodo de frias art. 77 O prazo ser de 30 dias corridos, salvo quando a lei no dispuser de outro perodo. Vale lembrar, contudo, que a prpria lei 8112/90, no seu art.79, estabelece frias anuais de 40 dias para os servidores que trabalham com raio x ou outras substncias radioativas, divididos em dois perodos de 20 dias consecutivos por semestre. Perodo aquisitivo 12 meses (1 ano). Dias no trabalhados no sero contabilizados para fins de aquisio do direito de frias art.77, 2o.www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Perodo de gozo o perodo legal que o servidor possui para gozar o benefcio. Podero ser acumulados, no mximo, 2 perodos de gozo art.77.

Parcelamento das frias art. 77, 3o O perodo de frias poder ser dividido em no mximo 3 parcelas, desde que haja

consentimento da Administrao Publica.

5. Das licenas e dos afastamentos do servidor - art. 81 a 96-A: Das licenas art. 83 a 92

a) Licena por motivo de doena em pessoa da famlia: Concesso Licena concedida ao servidor que deseja prestar auxlio a algum conhecido (integrante da famlia ou no)3 que se encontra com a sade fragilizada. Durao O prazo de durao da licena ser: I. At 60 (sessenta) dias, consecutivos ou no, mantida a

remunerao do servidor; II. At 90 (noventa) dias, consecutivos ou no, sem

remunerao. Remunerao Haver remunerao somente no perodo de 60 dias. O interregno de 90 dias no ser remunerado. Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim; Suspenso do estagio probatrio Sim.

3

Abrangncia: Pais; Filhos; Cnjuge ou companheiro; Padrasto ou madrasta; Enteado, Dependente que viva as suas expensas (de acordo com assentamento funcional).

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

b) Da licena por motivo de afastamento de cnjuge: Concesso Licena concedida servidor que deseja acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, estrangeiro ou para exerccio de mandato eletivo dos poderes executivo ou legislativo. Durao - 1o Prazo indeterminado; Remunerao - 1o Sem remunerao; Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim; Suspenso do estgio probatrio Sim.

c) Licena para o servio militar: Concesso Licena concedida ao servidor convocado para prestar servio militar obrigatrio; Durao O perodo de durao ser determinado em lei especfica; Remunerao No h remunerao. Ter direito apenas ao subsdio relativo ao servio militar. Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim; Suspenso No.

d) Licena para a atividade poltica: Concesso Licena concedida ao servidor que deseja ingressar na vida poltica. A doutrina aponta dois fundamentos para a concesso da licena: permitir ao servidor que se dedique awww.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

campanha poltica; evitar que o servidor utilize do cargo para angariar votos em seu favor. Durao perfaz 2 (dois) perodos: 1o perodo Inicia-se com a escolha da candidatura do servidor em conveno partidria e termina no dia anterior a data do registro da candidatura em cartrio eleitoral (art.86 caput). 2o perodo Inicia-se na data do registro da candidatura e termina 10 dias aps a eleio. Remunerao Haver remunerao somente durante o 2o perodo, desde que no ultrapasse 3 meses; Concesso em estgio probatrio: -Concesso Sim; -Suspenso Sim.

e) Licena para capacitao: Concesso Licena concedida ao servidor que pretende fazer curso de capacitao; Durao A capacitao perdurar por at 3 meses; Remunerao Haver remunerao durante todo o perodo da licena; Concesso em Estgio Probatrio: Concesso No (pois se exige 5 (cinco) anos de exerccio efetivo para a consecuo da licena).

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

f) Licena para tratar de interesses particulares: Concesso Licena concedida ao servidor que deseja se afastar do servio pblico para tratar de interesses particulares; Durao O perodo mximo da licena ser trs anos

consecutivos. A concesso de uma nova licena antes do preenchimento de 60 dias do trmino da anterior ser considerada prorrogao da primeira. Remunerao No h remunerao; Concesso em estgio probatrio: Concesso No possvel a concesso da licena durante o estgio probatrio.

g) Licena para o desempenho de mandato classista; Concesso Licena concedida ao servidor que deseja se afastar do servio pblico para o desempenho de mandato classista. Durao O benefcio perdurar pelo perodo equivalente ao mandato (podendo haver uma nica prorrogao no caso de reeleio); Remunerao No h remunerao paga pela Administrao. A retribuio pelo servio prestado ser paga pela prpria entidade na qual o servidor ir exercer o mandato; Concesso em estgio probatrio: Concesso No.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Dos afastamentos:

a) Afastamento para servir outro rgo ou entidade; Concesso Afastamento do servidor em virtude de sua cesso a outro rgo ou entidade da Administrao; Remunerao: Se o afastamento for para ocupar cargo em comisso ou funo de confiana em outro rgo ou entidade A remunerao ser paga pelo cessionrio (cargo ou entidade destinatria); Se o afastamento ocorrer nas hipteses fixadas em lei A remunerao ser paga pelo cedente (rgo ou entidade originria). Durao O afastamento ser por prazo indeterminado; Concesso em estgio probatrio: Concesso Nesta hiptese, o servidor somente poder ser cedido para exercer os cargos em comisso de Nvel DAS (Direo e Assessoramento Superior) 6,5,4 ou equivalente (altos cargos da Administrao Pblica).

b) Afastamento para o exerccio de mandato eletivo: Concesso Afastamento do servidor eleito para cumprir mandato poltico; Remunerao A remunerao do servidor ser paga pelo rgo poltico que o mesmo desempenhar suas atividades polticas; Durao O afastamento tem incio com a posse do servidor e se estende at o trmino do mandato;www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Fato gerador Ocorre com a posse em cargo eletivo; Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim; Suspenso No.

c) Afastamento para estudo ou misso no exterior; Concesso Afastamento do servidor que segue para estudar (especializao, mestrado, doutorado etc.) ou participar de misso oficial (representao em congressos ou convenes) no exterior; Durao O prazo de durao do afastamento ser de at 4 anos, no podendo ser concedido novo afastamento antes de decorrido igual perodo; Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim; Suspenso No.

d) Afastamento para servir organismo internacional; Concesso Afastamento do servidor para servir organismo internacional que o Brasil faa parte (ONU, OEA etc.) ou coopere (Tribunal Penal Internacional, Unio Europia etc.). Concesso em estgio probatrio: Concesso Sim. Suspenso Sim.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

e) Afastamento para a participao em programa de ps graduao stricto sensu no pas: Concesso Afastamento do servidor para cursar mestrado ou doutorado no Brasil; Durao O servidor ficar afastado durante todo o perodo do curso; Remunerao Haver remunerao; Concesso em estgio probatrio: Concesso No.

www.professorcarlosbarbosa.com.br

Professor Carlos Barbosa

Lei 8.112/90 esquematizada

[Digite

texto]

Obras Consultadas:

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23 edio. So Paulo: Editora Atlas, 2010.

ALEXANDRINO, Marcelo & PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 17 edio. So Paulo: Editora Mtodo, 2009.

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 15 edio. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.

MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 3 edio. Salvador: Editora Jus Podivm, 2007. CAVALCANTE FILHO, Joo Trindade. Servidor Pblico Lei 8112/1990. Coleo Leis Especiais para Concursos. 1 edio. Salvador: Editora Jus Podivm, 2009.

www.professorcarlosbarbosa.com.br