79 anos pedestre se arrisca ao passar na rua comendador ... · -la com a alegria e a coragem ......

12
www.saolourencojornal.com.br DOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 1 Forte chuva causa transtornos na cidade Cerca de 100 alunos das esco- las municipais Manoel Monteiro, Dr. Emílio Abdon Póvoa, Cida Cos- ta, Ismael Junqueira de Souza e Coronel Manoel Dias Ferraz, acom- panhadas das professoras Solis- mar, Marília, Angélica, Cristiane, Rosana, Daniele e Nair, visitaram a prefeitura. Parda de Futebol Beneficente Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS Visita Estudantes visitam prefeitura Sempre atuando com zelo e competência junto ao patrimônio da instuição, o setor de Manu- tenção do Hospital colaborou na recuperação (pintura e outros im- portantes reparos) dea mais um equipamento, reavado na terça- -feira (27/11). Na noite desta quarta-feira (12/12), o Estádio Jayme Soo Maior recebeu duas equipes engajadas para um confronto embasado no espírito solidário. (pág 03) 79 ANOS (pág 04) (pág 11) Manutenção colabora na recu- peração do apa- relho de Raio–X (pág 07) Domingo, 16 de Dezembro de 2012 Edição nº 4069 - R$ 1,00 São Lourenço receberá mais recursos para Saúde (pág 09) No começo da Avenida Comendador Costa, próximo ao prédio da prefeitura e ao lado da Câmara Municipal (junto ao Ribeirão São Lourenço, na margem direita), não existe calçada e muito menos um muro de proteção para quem atravessa a pé aquele trecho. Leia entrevista com Dr. Helil Bruzadelli, Superintendente de Atendimento ao Preso. (pág 03) Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador Costa ao lado da Câmara Municipal e Prefeitura Perigo (pág 04)

Upload: tranphuc

Post on 12-May-2018

220 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 1

Forte chuva causa transtornos na cidade

Cerca de 100 alunos das esco-las municipais Manoel Monteiro, Dr. Emílio Abdon Póvoa, Cida Cos-ta, Ismael Junqueira de Souza e Coronel Manoel Dias Ferraz, acom-panhadas das professoras Solis-mar, Marília, Angélica, Cristiane, Rosana, Daniele e Nair, visitaram a prefeitura.

Partida de Futebol Beneficente

Impr

esso

Espe

cial

CON

TRAT

O

N. 99

1216

6940

/200

8CO

RREI

OS

Visita

Estudantes visitam prefeitura

Sempre atuando com zelo e competência junto ao patrimônio da instituição, o setor de Manu-tenção do Hospital colaborou na recuperação (pintura e outros im-portantes reparos) dea mais um equipamento, reativado na terça--feira (27/11).

Na noite desta quarta-feira (12/12), o Estádio Jayme Sotto Maior recebeu duas equipes engajadas para um confronto embasado no espírito solidário.(pág 03)

79 A

NO

S

(pág 04)

(pág 11)

Manutenção colabora na recu-peração do apa-relho de Raio–X

(pág 07)

Domingo, 16 de Dezembro de 2012Edição nº 4069 - R$ 1,00

São Lourenço receberá mais recursos para Saúde

(pág 09)

No começo da Avenida Comendador Costa, próximo ao prédio da prefeitura e ao lado da Câmara Municipal (junto ao Ribeirão São Lourenço, na margem direita), não existe calçada e muito menos um muro de proteção para quem atravessa a pé aquele trecho.

Leia entrevista com Dr. Helil Bruzadelli, Superintendente de Atendimento ao Preso. (pág 03)

Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador Costa ao lado da Câmara Municipal e Prefeitura

Perigo

(pág 04)

Page 2: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 20122

EDITORIALopinião

VERA GANNAMMaria Nossa Mãe

SIMONE GANNAMFalando ao Coração

[email protected]

MONS. JONAS ABIBReflexão

MARIANA DUTRAColuna da Mari

Ano de féNo dia 11 de outubro, o Papa

Bento XVI presidiu a solene ce-lebração eucarística, na Basílica de São Pedro, de abertura do Ano da Fé que se estende até o dia 24 de novembro de 2013.

A abertura do Ano da Fé coin-cidiu com a comemoração do 50º Aniversário do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, do 20º Aniversário do Catecis-mo da Igreja Católica e com a realização da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é: “A Nova Evangelização para a transmis-são da Fé”.

A renovada atenção aos Do-cumentos do Concílio Vaticano II, ao Catecismo da Igreja Cató-lica e à história da fé vivida ao longo dos vinte séculos da Igre-ja serão os Instrumentos que nos permitirão crescer no co-nhecimento de nossa fé, rece-bida no batismo, e em sua vi-vência, cada vez mais decidida, para continuar a testemunhá--la com a alegria e a coragem em nosso tempo. É crendo que se cresce na fé, é dando-a que ela se fortalece.

O Ano da Fé deve ser um mo-mento de graça e de compro-misso de uma conversão a Deus mais completa, anunciá-Lo e tes-temunhá-Lo com alegria e cora-gem aos homens e mulheres de nosso tempo. A fé é crer, con-fiar em Deus que nos fala por

meio de Jesus Cristo, e crer em Jesus Cristo através do qual Deus se manifestou a nós. A fé impli-ca também aceitar as verdades que precisam ser conhecidas e aprofundadas com a reflexão, o estudo da Bíblia, da Tradição da Igreja e do Magistério. Para is-so, a Igreja nos propõe a leitura e o aprofundamento dos Docu-mentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica ou o seu Compêndio.

A fé, dom de Deus e aceitação nossa, é um caminho a ser per-corrido durante toda a vida e pre-cisa ser alimentada com a ora-ção, com a leitura da Palavra de Deus, com os sacramentos e com a vida em comunidade.

É importante renovar a nos-sa fé em Deus e nas verdades que Ele nos revelou, e pedir-lhe a graça de conservar a fé até o fim da vida.

Durante o Ano da Fé, em al-gumas ocasiões mais importan-tes da vida de sua família, reze a oração do Credo, seja o sím-bolo apostólico (mais breve) ou o símbolo Niceno-Constantino-politano (mais longo).

Que o Ano da Fé seja um tem-po de graça para todos nós pa-ra uma adesão mais profunda a Jesus Cristo, morto e ressuscita-do, para nos tornarmos, cada vez mais, seus discípulos e missio-nários no mundo de hoje.

Fonte: Revista de Aparecida

Cadê eu?Em meio a tantas influên-

cias externas advindas de to-dos os setores da socieda-de, o que se pode notar é que o Eu de cada um de nós vem sendo cada vez mais substituído pelo Eles.

A individualidade de cada um- riqueza maior que nos torna diferentes e especiais, justamente pela possibilida-de que temos de escolher nossos caminhos- está desa-parecendo em meio a mul-tidão que grita sem ao me-nos ter consciência daquilo que está reivindicando...

As posições se inverteram e a idéia passou a ser a se-guinte: Se eles fazem, eu tam-bém vou fazer, se eles têm, eu também vou ter, se eles querem, eu também vou que-rer, se eles podem, eu tam-bém posso!

Triste realidade: não refle-timos mais, não analisamos as consequências de nossos atos como deveríamos, pois o que se percebe é uma có-pia dos pensamentos, com-portamentos e decisões da maioria que, obviamente, também não pensa, apenas

se deixa influenciar, sobre-tudo pela mídia.

Dançamos conforme a mu-sica sem nos preocuparmos com o que há por trás da mesma...as opiniões tor-nam-se cada vez menos iden-tificáveis neste contexto. Poucos sabem onde estão e, principalmente, onde que-rem chegar...

Somos como robôs progra-mados que não querem as-sumir o papel de seres refle-xivos e deixam-se conduzir por forças e determinações alheias. Somos iludidos, co-mo se na verdade estivésse-mos ganhando espaço, con-quistando cada vez mais di-reitos, quando “eles” estão ditando os rumos de nossa história.

Não existe Eu no Eles nem jamais existirá. É imprescin-divel que cada um pense na vida que está levando e pa-re de agir como fantoche, que pense e decida segun-do suas próprias convicções, a fim de que a situação se modifique e a pergunta se-ja: Cadê eles? Pois EU ESTOU AQUI!

Oportunidade única!! Excelente preço!!!

Terreno localizado em área nobre de São Lourenço, com 448 m². Rua Monteiro Lobato, próximo á Radio Estância no Solar dos Lagos. Con-tatos (35) 8815-3089 – (21) 9999-2995

Não podemos nos tornar escravos do medo

“Todos os meus temo-res se realizam, e aqui-lo que me dá medo vem atingir-me” (Jó 3,25).

Não podemos nos tornar escravos do me-do; ao contrário, te-mos de lutar contra es-se sentimento, sem-pre confiando em Deus. Na verdade, o que o inimigo quer é que nos tornemos escravos de-le [medo] e da doen-ça para que fiquemos mergulhados na auto-piedade e revoltados com Deus e com as pessoas que estão à nossa volta.

Por isso, se você es-tá doente, reze, peça oração e procure um médico. Esse profis-sional possui os meios

para nos ajudar. Não se entregue ao deses-pero, pois a medicina provém de Deus (cf. Eclesiástico 38,9-12).

Na hora da dor aban-done-se nas mãos do Senhor, lute para não murmurar e não en-tregue a sua alma à tristeza. Una-se à cruz de Cristo oferecendo todo o seu sofrimen-to em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Co-ração de Jesus, pela conversão dos peca-dores, pela conversão de seus familiares e pelas almas do purga-tório, entregando tu-do como sacrifício agra-dável ao Senhor.

Deus o abençoe!

Aoa meus amigos do 9º Ano

É incrível como o tempo passou...Quando olho ao redor e vejo o quanto crescemos, o tan-

to que aprendemos nestes anos, como a amizade se forti-ficou, me da, as vezes nostalgia, e sempre me enche de or-gulho. Como somos amigos!

Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, amigos de todas as horas!

E essa amizade vou levar para sempre comigo em meu coração, é amizade pra vida toda!

Daqui para frente aos poucos, vamos nos separando, ca-da um seguirá seu rumo, e o que fica mesmo são as lem-branças de um tempo maravilhoso que convivemos...as via-gens, os professores, as fofocas, as exposições, as danças ...e o mais importante, o aprendizado, este carregaremos para sempre!

Obrigada a todos os meus amigos e colegas por todos es-tes anos de convivência!

Que Amor queremos para a nossa bandeira nacional?

Existe um tema que volta e meia comentamos aqui nes-te espaço: o da corrupção dos valores, um dos grandes desentendimentos que te-mos e que atrapalha o nos-so desenvolvimento em di-reção a uma plena cidada-nia. E agora temos mais um exemplo dessa confusão.

Acaba de ser lançada na última semana na internet, na mística data de 12/12/12, mais uma campanha que re-vela o quanto ainda estamos longe de entender os verda-deiros valores da cidadania. Estamos falando da campa-nha “Inclua o amor na ban-deira nacional”.

À primeira vista, o objeti-vo é dos mais louváveis. Afi-nal, muita gente sabe que a inscrição “Ordem e Progres-so” da nossa bandeira foi to-mada do lema positivista de Auguste Comte, “O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso como fim”. Ao sugerir nossa primeira ban-deira republicana, o positi-vista Teixeira Mendes supri-miu o “Amor” do tríptico, e iniciando uma confusão que perdura até hoje.

Essa confusão, que campa-nhas como a “Inclua o amor na bandeira nacional” ajudam a perpetuar, se refere ao ti-po de Amor que se fala quan-do se trata de um símbolo na-

cional, ou seja, de Estado. Para os gregos, o “amor”

podia ser carnal (eros), de causa/coisa ou solidarieda-de (philos), pelo povo/etnia (ágape), o natural, como de pais por filhos (storge), e o de amizade (xenia). Pois bem, o Amor que revela o cuida-do com o a sociedade, e que pode ser traduzido como a responsabilidade política de cuidar pelo que é de todos, é o amor ágape, e não o phi-los. É o atributo por excelên-cia da nobreza. Essa é uma confusão que tem sido ali-mentada até por instituições religiosas.

E é esse viés do amor ága-

pe - o viés da plena cidada-nia - que é pouco compre-endido. Não é à toa que, na página do movimento “Amor na bandeira”, a grande maio-ria dos comentários e par-ticipações dizem respeito à justiça social, harmonia, ação solidária, paz, energia espi-ritual e outros conceitos. E nada sobre responsabilida-de política, controle social e outros conceitos que re-velam muito mais um cui-dado com o cidadão, a so-ciedade e até mesmo a so-berania nacional.

Se vamos entrar mesmo nesse debate, que seja de maneira séria. Pois fica aqui

a sugestão. Para ver o Amor na bandeira nacional e ao mesmo tempo valorizar uma instituição que é fundamen-tal para a democracia, faça o seu representante saber que você apoia o PL 2179. E pro-cure conhecer mais sobre o tipo de Amor que queremos para o nosso Brasil. Um Amor simplesmente solidário ou um Amor responsável, conscien-te e atuante; um Amor cida-dão por excelência. Não se esqueçam: a Justiça é a ex-pressão social do Amor (ága-pe), assim como o Amor (phi-los ou eros) é a expressão afe-tiva da Justiça.

Pensem nisso.

Page 3: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 3

Diretor Geral: Flávio Augusto de Paula Dutra, Reportagem, Fotos, Redação: Karla Maria de Almeida Barbedo, Departamento administrativo: Flávio Augusto de Paula Dutra, Departamento Comercial: Vera Lucia de Carvalho Dutra, Assessor Jurídico: Leandro Scatolino de Souza.

Colaboradores: Vera M. Gannam de Castro, Hilda Pinelli, Simone Gannam L. Ribeiro, Izidoro Sant`Angelo Filho, Frei Felipe Gabriel Alves, Heloísa M. D. de Almeida, Filipe Nacle Gannam, Pedro Jorge de Oliveira Netto, Mariana Dutra, José Celso Garcia, Prof. André, Beto Bacha, Dom Zeca, Mario Henrique Poli de Oliveira.

Circulação: São Lourenço e Região Sul de Minas: Lambari, Jesuânia, Olimpio Noronha, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Cristina, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Caxambu, Cambuquira, Baependi, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro. Redação e Administração: Rua Alzira Candal, 100 - São Lourenço/MG - CEP 37470-000 Telefax: (35) 3332-8484 - E-mail: [email protected]

Os artigos assinados não representam a opinião do jornal.EXPE

DIEN

TE

Para anunciar:Telefax: (35) 3332-8484Tiragem Semanal: 8000 exemplares

opinião

CLASSIFICADOS

Pe. Alex José AdãoParóquia em Ação

[email protected]

ENTREVISTA

DISK MARMITEX - HOTEL ESTÂNCIA FONE: (35) 3332-2155

VENDE-SE TV PHILCO HITACHI – 14 POLEGADAS EM BOAS CONDIÇÕES. TRATAR PELO TELEFONE (35) 3332-4772 – VALOR R$ 150,00

NEGOCIO DE OCASIÃO! VENDE-SE UMA CASA COM TERRENO DE 400 M2 (10X40) COM 02 QUAR-TOS, SALA, COZINHA E BANHEIRO, SENDO UM SOBRADINHO. TRATAR DIRETAMENTE COM PRO-PRIETÁRIO, TEL: 35-3331-2123

OPORTUNIDADE DE EMPREGO. VAGA PARA VEN-DEDORA EM LOJA. INTERESSADAS DEIXAR CUR-RICULO NO SHOPING ANTÔNIO DUTRA - LOJA 10

Papai Noel e o Menino Jesus

Nestes dias encontramos o Papai Noel, andando ou sentado, em diversos can-tos do mundo. Deparamos com ele principalmente nos shoppings e nas lojas boni-tas. Nós o vemos também na televisão e em diversas pro-pagandas de mercadorias. Eu gosto de ver esses “velhi-nhos”, pois me inspiram ter-nura e alegria, num rosto de alguém que dando presen-tes às crianças, desperta ne-las grande contentamento. Ele não incomoda ninguém, a não ser a alguns pais e mães que não têm dinheiro para comprar o brinquedinhoal-mejado pelos baixinhos.

Outro personagem que co-meça a aparecer por esses dias, bem menos que o Pa-pai Noel, é o Menino Jesus nos presépios. Sua mensa-gem parece ser um pouco diferente. Ele não incentiva ninguém a gastar exclusiva-mente dinheiro, mas nos es-timula a sermos solidários

a partir daquilo que temos. O menino não traz presen-tes, mas sabemos que ele próprio, quando cresceu, foi um presente vivo para seu povo sofrido. Ele também in-comodou: Herodes, os sábios e entendidos, os detentores do poder e os soberbos.

Noel e Jesus aparecem no tempo propício do fim de ano e nos ajudam muito. Am-bos despertam em nós a re-al necessidade de ver o mun-do com os olhos do cora-ção. Acreditar em Papai No-el nos faz sentir que ter fé faz bem, que ter esperan-ça alimenta a alma de ho-rizontes. Acreditar no Me-nino completa essa fé e es-sa esperança, pois o bebê santo nos lembra que não é a compra de presentes que vai tornar uma criança ver-dadeiramente feliz, mas sim o amor que tenho por ela, ensinando-a a ser ela mes-ma um presente para as pes-soas e para a natureza.

Dr. Helil BruzadelliSuperintendente de Atendimento ao Preso – Secretaria de Estado de Defesa Social – Subsecretaria de Adminis-tração Prisional.

Dr. Helil, o sistema prisional de Minas Gerais, anda cheio de novidades na área da ressocialização e hu-manização e a SAPE tem de-monstrado que tudo é pos-sível para um bom tratamen-to com as pessoas privadas de liberdade. Pode nos di-zer sobre os projetos que es-tão sendo implementados com sucesso no Estado?

Com certeza. Minas Ge-rais é refêrencia para o Bra-sil e o mundo em atendimen-to e ressocialização de pre-so. O nosso objetivo maior é criar um campo fértil e com oportunidades concretas pa-ra que todos os indivíduos presos possam sair do siste-ma prisional melhor do que eles entraram.

Atualmente em Mi-nas Gerais, quantos presos estão trabalhando e estu-dando?

Possuímos 13.500 presos trabalhando e 6.800 presos estudando. Além de mais de 450 empresas parceiras que

oferecem oportunidades de trabalho aos presos.

Com sua experiência, como o senhor analisa o sis-tema prisional em Minas Ge-rais?

Minas Gerais tem-se no-tabilizado por um avanço mui-to expressivo na última dé-cada no que tange a política de expansão e humanização do sistema prisional. Foram muitas as conquistas e mar-cos alcançados, porém reco-nhecemos que ainda tem muito que evoluir e a parti-cipação da sociedade é de fundamental importância pa-ra que alcancemos, cada vez mais, esta mudança de pa-radigma.

Quais os principais desafios que o senhor pre-vê em sua gestão frente à Superintendência de Aten-dimento ao Preso?

Os maiores desafios es-tão ligados, principalmente, em mostrar à sociedade que o indivíduo privado de liber-dade merece uma oportuni-dade e uma segunda chan-ce. Que ele sairá um dia do sistema prisional e regressa-rá ao convívio de todos os cidadãos.

Um dos projetos li-gados a sua Superintendên-cia, é a música. Qual sua im-portância para o Sistema Pri-sional do Estado?

Toda expressão da arte li-berta as pessoas! Através da

arte e da música consegui-mos elevar a autoestima e, principalmente, fazer com que estes indivíduos sinto-nizem as suas vibrações men-tais e corpóreas com o sen-timento do bem e transfor-mador para uma vida além da prisão.

Que ações concretas o senhor pode adiantar nes-se sentido?

A implantação do progra-ma “Trabalhando a Cidada-nia” da Secretaria de Defe-sa Social prevê várias ações de política pública ligada a esta área. Temos uma meta ousada para o ano de 2013. Todas as Unidades Prisionais do Estado terão uma ativi-dade artística e cultural ati-va nos seus programas de ressocialização.

São Lourenço tem a honra de sediar pela primei-ra vez em sua história e nas páginas da música coral, um encontro formado por gru-pos corais penitenciários. O que o senhor acha deste pro-jeto, que hoje, deveria es-tar implantado em todo o sistema prisional brasileiro?

É com imensa alegria que vejo a execução deste I En-contro de Corais Penitenci-ários. Alem de toda a arte envolvida e da excelente mú-sica, é um momento de con-fraternização e de reconhe-cimento do dever cumprido.

Sabemos que São Lou-

renço abriu o caminho pa-ra esse projeto. Quantas uni-dades prisionais do Estado já estão trabalhando a mú-sica com seus detentos?

Hoje, treze UP do Estado já trabalham o canto coral com seus reeducandos. A ci-dade de São Lourenço, atra-vés do seu presídio foi pio-neira em Minas Gerais nes-te tipo de ação. Com a for-matação e criação do “Coral Vozes da Cela”, é um marco histórico em toda a trajetó-ria do sistema prisional mi-neiro! Aproveito a oportuni-dade para parabenizar a to-dos os servidores da SEDS que trabalham no presídio de São Lourenço por este bri-lhante trabalho. Destaco, em especial, o nosso querido co-lega de trabalho e maestro do Coral Vozes da Cela, o Sr. José Henrique Martins (ZE-CA), pelo brilhante trabalho e, principalmente, pela de-dicação e amor com que ele lidera este projeto. Zeca, a você meu nobre companhei-ro e amigo, a nossa profun-da gratidão!

Suas considerações finais.

Um fraternal abraço a to-dos os leitores e reitero o convite para que todos pres-tigiem o I ENCONTRO DE CO-RAIS PENITENCIÁRIOS DO SUL DE MINAS, dia 15/dezembro, às 19h00min horas, no Au-ditório do Salão Dom Dia-mantino, na Praça da Igreja Matriz de São Lourenço.

Forte chuva causa transtornos na cidade

Uma chuva forte com rajadas de vento (a segunda só nesta semana)assustou vários moradores da cidade na tarde desta quarta feira (12/12), algumas casas foram destelhadas e algumas árvores caíram. Na rua do Mercado Municipal, uma árvore caiu em cima do muro do Esporte Clube São Lourenço. Ninguém se feriu.

Tempestade

Page 4: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 20124 cidades

DR. ANDERSON LIMA

Ortodontia e Estética

Em um primeiro encontro, o sorriso é para 47% das pesso-as, o primeiro item a ser visto. É fácil concluir que ter um sor-riso bonito e saudável, conta muito como uma primeira im-pressão, difícil de ser mudada.

A beleza é algo abstrato e pa-ra que possa ser compreendi-da, devemos entender a percep-ção humana do que considera--se bonito numa pessoa, no seu rosto e no seu sorriso.

A percepção subjetiva da be-leza facial é explicada por estu-dos científicos e está relaciona-da com a simetria e proporcio-nalidade. Segundo esta propor-ção, por exemplo, a largura do rosto deve medir dois terços de seu comprimento e a distância entre os olhos deve correspon-der, no plano horizontal, exata-mente à largura do diâmetro na-sal, dentre outros (Farkas, 1995; Bozkir e col., 2004; Wildberger, 2005; Renz, 2007).

Em se tratando de estética dental, que relaciona-se com a beleza facial por obviamente fa-zer parte dela, os dentes devem estar cuidados, livres de dife-renças de tonalidade de cor e bem posicionados na boca.

A ortodontia, que é uma es-pecialidade odontológica onde são feitas as correções do po-sicionamento dos dentes atra-vés de aparelhos dentários, tem o objetivo além de harmonizar e otimizar a estética do sorri-so, aumentar a eficiência mas-tigatória, diminuir o risco da formação da cárie e problemas nas gengivas e tecido ósseo que suporta os dentes, corrigindo problemas de oclusão dentá-ria, que de uma forma mais fá-cil de entender, é o encaixe en-tre todos os dentes, superio-res e inferiores.

Por um bom tempo, a orto-dontia foi vista com um tra-

tamento constrangedor, uma vez que era necessário a uti-lização de aparelhos dentá-rios por alguns anos, que dei-xavam o sorriso “metalizado”, influenciando negativamente na vida social.

A odontologia teve, em razão da inovação dos diversos mate-riais dentários, um aumento no leque de possibilidades em seus tratamentos e a ortodontia, tam-bém beneficiou-se dessa evo-lução. Além dos aparelhos den-tários metálicos ainda utiliza-dos, surgiram os aparelhos den-tários estéticos, que se asseme-lham na cor dos dentes. O uso desses aumentou as possibili-dades nos tratamentos ortodôn-ticos, fazendo com que além da opção do uso de aparelhos den-tários que não comprometem a estética, o tempo do tratamen-to ortodôntico fosse diminuído em média de 4 a 6 meses.

Atualmente, na ortodontia es-tética usam-se os aparelhos ce-râmicos (ou de porcelana), os de acetato (que assemelha-se a um plástico resistente e trans-parente) e o Invisalign (apare-lho transparente e removível). Dentro desses grupos, os apa-relhos ortodônticos estéticos mais utilizados atualmente são os de cerâmica (porcelana) com o nome comercial “Safira”.

Tendo um custo acessível com uma boa relação ao seu bene-fício, o aparelho dentário de cerâmica Safira é uma ótima opção para pessoas que dese-jam deixar os dentes alinhados, mais bonitos e bem encaixa-dos, sem comprometer a esté-tica facial durante o tratamen-to ortodôntico.

Deixe os seus dentes mais bo-nitos e alinhados. Faça o seu tra-tamento ortodôntico utilizando aparelhos ortodônticos de ce-râmica.

Manutenção colabora na recuperação do aparelho de Raio–X

Sempre atuando com ze-lo e competência junto ao patrimônio da instituição, o setor de Manutenção do Hos-pital colaborou na recupera-ção (pintura e outros impor-tantes reparos) de mais um equipamento, reativado na terça-feira (27/11). O apare-lho de raio-x em questão atende, exclusivamente, as UTI’s Adulto e Neonatal (res-saltando que este equipa-mento nada tem a ver com o raio-x que atende todo o Hospital, também já em ple-no funcionamento).

Na foto, Wellinton Batis-ta de Oliveira (funcionário) e Geni Alves de Freitas (co-ordenador), transportan-do o aparelho para o local de origem.

Estudantes visitam prefeituraCerca de 100 alunos das es-

colas municipais Manoel Mon-teiro, Dr. Emílio Abdon Póvoa, Cida Costa, Ismael Junqueira de Souza e Coronel Manoel Dias Ferraz, acompanhadas das professoras Solismar, Ma-rília, Angélica, Cristiane, Ro-sana, Daniele e Nair, visita-ram a prefeitura na tarde des-ta quarta-feira (12/12). Elas vieram ver a decoração do sa-guão e da Árvore de Natal do edifício-sede, feita com car-tões e enfeites confecciona-dos durante as aulas. O Che-fe de Gabinete, Aldrin Luiz dos Santos, agradeceu os alunos e professores em nome do prefeito Zé Neto, que parti-cipava de uma reunião com a Associação Amigos do Par-que, fora da prefeitura. As crianças fotografaram junto à árvore e ouviram a apresen-tação do Grupo Viver, o coral do Centro de Convivência de Idosos do Cras (Centro de Re-ferência de Assistência Social).

Futsal de São Lourenço na Taça Brasil

A equipe de Futsal femi-nino de São Lourenço reú-ne-se no próximo dia 21 em confraternização de final de ano e em comemoração pe-la conquista do Campeona-to Mineiro de Futsal Sub17. As 12 meninas treinadas pe-lo técnico Ricardo José Di-vino, o Robô, da diretoria de Esportes do Município, vão representar o Estado de Mi-nas na Taça Brasil de Futsal,

em 2013. O time de São Lourenço

venceu o campeonato mi-neiro no início de dezembro. Neste semestre a equipe en-frentou times de várias ci-dades mineiras, conquistan-do o campeonato depois de jogar e ganhar do Ipatinga (3x1) e de Passos (5x1). Na Taça Brasil, elas terão que enfrentar equipes de 10 es-tados brasileiros.

Colaboração

Visita

Page 5: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 5saúde

DRª LUCIANA B. VIEIRALesão por Esforço Repetitivo (LER)

No Brasil, as lesões por esforços repetitivos e dis-túrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho (LER/Dort) são uma epide-mia. Dor, parestesia (frio, calor, formigamento ou pres-são), sensação de peso e fa-diga, principalmente nos ombros, são sintomas de um tipo de problema que afasta cerca de 100 mil tra-balhadores por ano.

É obrigatório notificar os casos como acidente de tra-balho ao Ministério da Saú-de. Recomenda-se intervir logo no início contra o avan-ço da lesão.

Primeiro, deve-se analisar as situações de trabalho e identificar os fatores de ris-co. Com os dados de saúde do trabalhador, faz-se um es-tudo ergonômico multidisci-plinar, com a participação dos chefes de produção, mem-bros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CI-PA), gestores de recursos hu-manos, responsáveis pela manutenção, médicos do tra-balho, engenheiros e outros.

Aspectos biomecânicos, cog-nitivos, sensoriais, afetivos e de organização do traba-lho devem ser analisados de forma integrada.

Eles devem analisar o pos-to de trabalho (assento, me-sa, luminosidade), as ferra-mentas (a qualidade da tela do computador, o compri-mento do fio do mouse) e fatores agressores como ex-posição a vibrações, tempe-ratura, ruídos, pressão me-cânica localizada, tensão, car-gas etc.

Há que checar também os processos de trabalho. Tan-to atividades monótonas quan-to as de muita exigência cog-nitiva, que causem tensão muscular e estresse, podem ser prejudiciais. E deve-se le-var em conta ainda a percep-ção subjetiva do trabalhador. Ele está preocupado demais com seu futuro na empresa ou na carreira? O trabalho atual atende a suas expec-tativas?

Eliminar as lesões não é, portanto, apenas modificar

o mobiliário, fazer ginásti-ca laboral e fisioterapia. A fisioterapia alivia a dor, re-laxa a musculatura tensio-nada e orienta a postura em atividades ocupacionais e de lazer.

Para a fisioterapeuta Ra-quel Casarotto, professora do Departamento de Fisote-rapia, Fonoaudiologia e Te-rapia Ocupacional da Univer-sidade de São Paulo (USP), é fundamental agir também nas causas, com base nos li-mites físicos e psicossociais do trabalhador.

Segundo o ortopedista Os-vandré Lech, ex-presiden-te da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumato-logia, o tratamento deve sempre focar a principal queixa e/ou sintoma. Ele in-clui reestruturar o ritmo de trabalho, melhorias ergo-nômicas, suporte emocio-nal, condicionamento físi-co adequado e permanen-te. Em alguns casos, medi-cação, cirurgia e psicotera-pia individual ou em grupo podem ser indicados.

O que é?É uma doença caracteriza-

da pela despigmentação da pele, formando manchas acrô-micas de bordas bem delimi-tadas e crescimento centrífu-go. Também é possível que ha-ja despigmentação do cabe-lo. É freqüente em 1% da po-pulação e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. O diag-nóstico em doentes com pa-tologias oculares é significan-temente maior que na popu-lação em geral. Eventualmen-te, o vitiligo surge após trau-mas ou queimaduras solares.

Como se adquire?A causa não está esclareci-

da, mas há três teorias para explicar a destruição dos me-lanócitos:

Teoria Imunológica:Admite que o vitiligo é uma

doença auto-imune pela for-mação de anticorpos antime-lanócitos. É associada a doen-ças imunológicas, tais como diabetes, anemia perniciosa, lúpus, esclerose, síndrome de Down, tireoidite de Hashimo-to, entre outras.

Teoria Cititóxica:É possível que os metabó-

litos intermediários - dopaqui-nona e indóis - formados du-rante a síntese da melanina, possam destruir as células me-lanocíticas.

Teoria Neural:Um mediador neuroquími-

co causaria destruição de me-lanócitos ou inibiria a produ-ção de melanina..

O que se sente?Não há descrição de sinto-

mas. A maioria dos pacientes procura o médico pelo trans-torno estético que a doença ocasiona, embora há quem consulte em virtude das quei-maduras solares nas áreas ma-nifestadas.

No início surgem manchas hi-pocrômicas, depois acrômicas de limites nítidos, geralmente com bordas hiperpigmentadas, com forma e extensão variáveis. Há tendência à distribuição si-métrica. As áreas mais comu-mente afetadas são: punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, ao redor da boca, olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. É raro aco-meter nas palmas das mãos e plantas dos pés.

O vitiligo comumente trás disfunção emocional, tornan-

do necessário o tratamento psicológico.

Como o médico faz o diag-nóstico?

O diagnóstico, em geral, não apresenta dificuldades. O exa-me do paciente com lâmpada de Wood pode ser de grande utilidade para detectar man-chas iniciais. A biopsia (exa-me de pele) dificilmente é ne-cessária para o diagnóstico di-ferencial. A evolução do viti-ligo é imprevisível, não haven-do critério clínico ou labora-torial que oriente a prognose. A repigmentação espontânea não é rara.

Como se trata?Para o vitiligo universal, com

poucas áreas de pele normal (superior a 50% da superfície cutânea), pode ser proposta a despigmentação das áreas restantes de pele normal. Pa-ra pacientes com lesões pe-quenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto tratamen-to tópico. Nas crianças o re-sultado costuma ser favorável.

Em áreas crômicas localiza-das, estando o quadro evolu-tivo estacionado, têm sido fei-to minienxertos com resulta-dos estéticos relativamente sa-tisfatórios. A ingestão de ali-mentos com carotenos ou ad-ministração de betacarotenos origina uma cor amarelada na pele, que tem alguma ação protetora e efeito cosmético.

O uso de filtro solar adequa-do na pele despigmentada é fundamental para proteger de queimaduras e do dano solar a longo prazo. As lesões de vi-tiligo queimam-se facilmente e as margens pigmentam-se, tornando maior o contraste. Além disso, a queimadura so-lar pode aumentar ou desen-cadear novas lesões.

Outro método terapêutico eficaz no vitiligo é a fotoqui-mioterapia, que é o emprego sistêmico ou tópico de subs-tâncias fotossensibilizantes, seguidas da exposição à radia-ção ultravioleta. A modalida-de mais conhecida e estuda-da é o método PUVA (P= pso-raleno, substância química fo-tossensibilizante, e UVA = ul-travioleta).

Como se previne?Não existe método de pre-

venção para a doença ou pa-ra sua progressão.

Vitiligo

Page 6: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 20126 cidades

BETO BACHAGiro Esportivo

O Bolão da F1 de São Lourenço chega ao final em 2012. Em uma vi-rada emocionan-te na reta final, vi-tória do Dil do Es-porte, seguido pe-lo Diogo da Inter-face. Meu amigo Guidu da Central Loteria acabou per-dendo gasosa na chegada e acabou na 13ª colocação. Pa-rabéns a organização do Bolão (Marquinho e Júlio Sacra-mento), por mais um ano de sucesso, amizade e confrater-nização. Lembrando que o primeiro vencedor do Bolão da F1 foi o Batata da Pneusul em 1991.

MUNICIPALChega ao final de mais

uma etapa do Campeo-nato Municipal de Fute-bol. Santa Helena e Rio Verde, fazem a grande decisão no domingo dia 16, no campo do Espor-te a partir das 14:00Hs. Premiando as duas equi-pes que possuem cam-pos próprios de treina-

mentos. A equipe do Santa Helena (Crico e Baiano), elimi-nou o Santo Amaro na partida decisiva por 4 a 1, com dois gols de Felipe Mulambo, Vinícius e Dário. E a equipe do Rio Verde (Ramilho e Adelmo), classificou para a final após ven-cerem o Cruzeirinho pelo placar de 2 a 1, gols de Gugu e Zé Lucas e depois nos pênaltis por 4 a 3, com a última co-brança sendo defendido pelo goleiro Rafael Bacha. Vale à pena conferir: Santa Helena e Rio Verde neste domingão.

VETERANOS

Fim de papo no Campeonato Municipal dos Veteranos, as equipes do Miramar e Santa Helena fizeram uma parti-da equilibrada na final, o placar ficou 1 a 1, e na decisão dos penais, no duelo esperado entre os goleiros Marcelo e o Marrento Elissandro, melhor para o Marcelo do Santa Helena que pegou dois pênaltis. A Comunidade Santa He-lena em festa pelo título dos Veteranos e na final do Mu-nicipal. Os artistas véinhos são: Crico técnico, Altair, Mar-celo, Rogerinho, Nélio, Edinho, Ricardo, Gustavo, Guilher-me, Rogério, Mário, Douglas, Marcos, Samuel, Giovani, Léo, Vanderlei e Baná.

Page 7: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 7cidades

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOPrefeitura Municipal de São Lourenço

55

Cartório de Reg. Civil e Notas da Comarca de São Lourenço Tabelião: Cecil Domingos J.Póvoa - Pretendem se casar:

000152 - MAX EIMAR FELIZARDO DA SILVA, solteiro, maior, MECANICO, natural de SÃO LOU-RENÇO-MG, residência RUA ARIOSTO FRANCIA, 440, São Lourenço-MG, filho de ELMAR JOAQUIM FERREIRA e NEUSA SILVERIO FELIZARDO DA SILVA; e MARINALVA DOS SANTOS MARTINS, soltei-ra, maior, DO LAR, natural de SÃO LOURENÇO-MG, residência RUA ARIOSTO FRANCIA, 440, São Lourenço-MG, filha de PEDRO MARQUES MARTINS e VALQUIRIA CANDIDA SANTOS MARTINS;

000153 - VALDNEI DE SOUZA, solteiro, maior, COMERCIANTE, natural de BAEPENDI-MG, resi-dência RUA ALCINO DE SOUZA, 120, São Lourenço-MG, filho de ALCINNO JOSE DE SOUZA e TE-REZINHA MARIA DE SOUZA; e VANESSA DOS SANTOS MARTINS, solteira, maior, DOMESTICA, na-tural de SÃO LOURENÇO-MG, residência RUA ISABEL CRISTINA, 115, São Lourenço-MG, filha de PEDRO MARQUES MARTINS e VALQUIRIA CANDIDA SANTOS MARTINS;

000154 - RODOLFO FERREIRA TORRES, solteiro, maior, COMERCIANTE, natural de SÃO LOU-RENÇO-MG, residência RUA ARTHUR GURGULINO DE SOUZA, 79, São Lourenço-MG, filho de FRANCISCO GONÇALVES TORRES e CHEIVA FERREIRA; e BARBARA CRISTINA SANTOS DE OLIVEI-RA, solteira, maior, ASSIST. ADMINISTRATIVO, natural de SÃO LOURENÇO-MG, residência RUA JO-SÉ SIMIAO DUTRA, 2210, São Lourenço-MG, filha de FRANCISCO CASTRO DE OLIVEIRA e ALICE DO CARMO SANTOS DE OLIVEIRA;

000155 - BOLIVAR BARROS, viúvo, maior, militar aposentado, natural de Floriano-PI, residência Rua Melvin Jones, 48, São Lourenço-MG, filho de e RAIMUNDA BARROS; e CRISTIANE DOS SANTOS DI-NIZ, solteira, maior, promotora de vendas, natural de Campina Grande-PB, residência Rua Melvin Jo-nes, 48, São Lourenço-MG, filha de LUIS FERRAZ DINIZ e MARIA IVANISE DOS SANTOS DINIZ;

SAAE – PUBLICAÇÃO DE EXTRATO DE CONTRATO (Lei nº. 8.666/93, com suas poste-riores alterações).

Contrato nº. SAAE/SLO-041/2012. Contratante: SAAE de São Lourenço-MG. Contra-tada: Maduro & Castro Ltda. ME. Modalidade: Dispensa nº. 178/2012. Objeto: presta-ção de serviços de medicina do trabalho. Valor: R$ 7.000,00 (sete mil Reais). Forma de pagamento: parcelada. Dotação orçamentária: 17.512.0282.0124-3390.39.00 (Opera-ção e Manutenção do Sistema de Água). Vigência: de 06/12/2012 até 05/12/2013. Da-ta da assinatura: 06/12/2012. Deusdete dos Santos, Diretor Presidente.

Prefeitura Municipal de São Lourenço

Processo 0430/2012 – Pregão Presencial 0104/2012 – 3ª CHAMADA - Objeto: Aquisição de materiais pa-ra a Oficina de Artesana-to para atender as crian-ças inseridas no PETI. Cre-denciamento: 15 horas do dia 09/01/2013. Sessão Pública: 15h30min do dia 09/01/2013.

Processo 0465/2012 – Pregão Presencial 0118/2012 – Objeto: Registro de pre-ços para futura e eventu-al contratação de empre-sa especializada no ofere-cimento de diária de ho-tel. Credenciamento: 15 horas do dia 03/01/2013. Sessão Pública: 15h30min do dia 09/01/2013.

Processo 0462/2012 – Pregão Eletrônico 0158/2012 - Objeto: Registro de pre-ços para futura e eventu-al aquisição de cestas bá-

sicas. Sessão: 03/01/2013 às 14h. Credenciamento até as 12h do dia 03/01/2013. Apresentação das propos-tas: até as 13h do dia 03/01/2013. Início dos lan-ces: às 14h até as 14h30min do dia 03/01/2013. Local: www.caixa.gov.br.

Processo 0463/2012 – Pregão Eletrônico 0159/2012 - Objeto: Registro de pre-ços para futura e eventu-al aquisição de suplemen-tos alimentares. Sessão: 07/01/2013 às 14h. Cre-denciamento até as 12h do dia 07/01/2013. Apre-sentação das propostas: até as 13h do dia 07/01/2013. Início dos lances: às 14h até as 15h do dia 07/01/2013. Local: www.caixa.gov.br.

Processo 0464/2012 – Pregão Eletrônico 0160/2012 - Objeto: Contratação de empresa especializada na

prestação de serviços de montagem, desmontagem de tenda, grade de segu-rança e cadeira. Sessão: 08/01/2013 às 14h. Cre-denciamento até as 12h do dia 08/01/2013. Apre-sentação das propostas: até as 13h do dia 08/01/2013. Início dos lances: às 14h até as 14h30min do dia 08/01/2013. Local: www.caixa.gov.br.

Para todas as referên-cias de tempo será ob-servado o horário de Bra-sília – DF. Editais e infor-mações complementares na sede da Prefeitura Mu-nicipal, na Gerência de Licitações pelo telefone (35) 3339-2781, ou no si-te www.saolourenco.mg.gov.br – Juliana Ran-gel de Oliveira Assis – Pre-goeira Oficial e Cássia Car-neiro Mangia – Pregoei-ra Substituta

São Lourenço receberá mais recursos para Saúde

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saú-de aprovaram a liberação de mais de R$ 2 milhões para o atendimento de saúde em São Lourenço. Os recursos serão direcionados para me-lhorias no Pronto-Socorro

(Urgência e Emergência) e na UTI do Hospital Fundação Casa de Caridade e para cons-trução da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova/Sonda.

O Hospital da cidade rece-berá um total de R$ 887.920,64,

sendo R$ 200.000,00 para Urgência e Emergência e R$ 687.920,64 para a UTI. Já o Município terá R$ 1.200.000 para construir a nova UBS. A previsão é que os recur-sos sejam liberados ainda neste mês de dezembro.

Melhoria

Page 8: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 20128 meio ambiente

Previsões do IPCC de 1990 se confirmaram, afirma análise

Muitas vezes acusado de alarmista, o Painel Intergo-vernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sempre en-frentou críticas pela maneira como realiza seus trabalhos e apresenta seus resultados. Po-rém, isso pode ser coisa do passado, agora que já se po-de comparar as previsões fei-tas pela entidade com a rea-lidade climática.

Foi o que fez um grupo de cientistas do Laboratório Na-cional Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, em conjun-to com pesquisadores de di-versas universidades. O que esse grupo constatou é que o relatório de 1990 do IPCC está correto na maioria ab-soluta de suas estimativas. A análise foi publicada nes-ta semana no periódico Na-ture Climate Change.

“Descobrimos que as pre-visões iniciais do IPCC são muito boas e que o clima es-tá respondendo às concen-trações de gases do efeito estufa da forma com que cien-tistas projetavam já em 1990”, afirmou David Frame, dire-tor do Instituto de Pesquisas em Mudanças Climáticas da universidade de Victoria, na Nova Zelândia.

“A precisão das estimati-vas de 20 anos atrás é ainda mais notável porque na épo-ca os pesquisadores depen-diam de modelos computa-cionais bem mais simples do que os de hoje”, salientou Dáithí Stone, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

Há 20 anos, o IPCC estimou que as temperaturas médias globais iriam subir entre 0.35°C e 0.75°C até 2010 e hoje vi-vemos em um planeta 0.39°C mais quente. Para 2030, a previsão é que o aquecimen-to seja de 0,7°C a 1,5°C.

É importante destacar que o IPCC, estabelecido em 1988 pelas Nações Unidas, não re-aliza pesquisas originais. O que os milhares de cientis-tas da entidade fazem é ana-lisar o que está sendo pro-

duzido pelos centros de pes-quisa climática em todo o mundo e sintetizar esses da-dos para que possam ser apre-sentados para a sociedade e, em especial, para os go-vernos.

Cada relatório do IPCC le-va pelo menos cinco anos pa-ra ser produzido, sendo que já foram divulgados estudos em 1990, 1995, 2001 e 2007. Neste último ano, a entida-de recebeu, junto com o vi-ce-presidente norte-ameri-cano Al Gore, o prêmio No-bel da Paz.

Porém, o IPCC sempre foi alvo de muitas criticas, prin-cipalmente por suas escolhas de que pesquisas fariam par-te dos relatórios.

Assim, em 2011, uma re-forma foi realizada na insti-tuição e foram adotados no-vos procedimentos, como a obrigatoriedade dos autores de trabalhos selecionados

para compor os relatórios de detalharem afiliações, fon-tes de financiamento e liga-ções que podem influenciar os resultados das pesquisas.

Também se definiu que re-vistas, jornais, blogs e redes sociais não são fontes aceitá-veis de informação e que es-tudos de ONGs e de ativistas climáticos podem ser utiliza-dos desde que cientificamen-te e tecnicamente válidos.

Segundo Penny Wheton, uma das autoras do terceiro relatório do IPCC, é muito gra-tificante ver o trabalho da entidade validado por análi-ses independentes e que is-so pode facilitar a aceitação dos alertas climáticos pela co-munidade internacional, prin-cipalmente pelos governos.

“O que o IPCC tem dito há anos está se tornando reali-dade, evidências suportam isso. O que faremos com nos-sas emissões daqui para fren-

te é o que vai definir se te-remos um aquecimento de 2°C ou de 5°C até o final do século”, afirmou Wheton.

Cientistas alertam que man-

ter o aumento das tempera-turas abaixo de 2°C é essen-cial para evitar as piores con-sequências das mudanças cli-máticas.

Page 9: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 9cidades

RICARDO [email protected]

Restaurar a independênciaOs últimos episódios envolven-

do o escritório da Presidência da República em São Paulo, desenca-deados através de uma operação da Polícia Federal, denominada “Porto Seguro”, mais o caso “Men-salão”, faltando ainda o esclareci-mento de muitos pontos, mostram e deixam bem claro, sem nenhu-ma dúvida que, se realmente e de fato fôssemos um país sério e de-mocrático, como dizem ser e ape-nas dizem, o disposto no Artigo 142 da Constituição Federal seria pos-to em prática.

Hospeda o referido artigo: “As Forças Armadas, constituídas pe-la Marinha, pelo Exército e pela Ae-ronáutica, são instituições nacio-nais permanentes e regulares, or-ganizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repú-blica, e destinam-se à defesa da Pá-tria, à garantia dos poderes cons-titucionais e por iniciativa de qual-quer destes, da lei e da ordem.”

Ora, sendo suficientes apenas acender-se esses poucos elemen-tos, verifica-se que o Congresso Na-cional e o Poder Executivo, mes-mo com as condenações presen-tes e futuras, não estão a salvo, pois o sistema político continua inalterado e, portanto, a integri-dade dos poderes constitucionais está comprovadamente infectada.

Uma séria ação, com uma atua-ção constitucional em “defesa da Pátria”, contra a desmoralização de nossa soberania, precisa com ur-gência ser harmonizada principian-do-se através de responsáveis ope-rações psicológicas, impondo a ver-dade e o risco do destino da socie-dade brasileira em ficar sujeita, to-da junta e misturada, em métodos de loucura.

Não havendo bravura em face do perigo, no que considero ser o principal cumprimento do dever de ofício, defender o Brasil, além de consistir uma obrigação sobrena-tural de todos os reais brasileiros, bons e disciplinados cidadãos, abrir--se-á um precedente perigoso e um

desastroso equívoco.Tempos obscuros e tumultuados

de novidades por entre caminhos diversos, com homens que pensam estar em posição superior às leis, só podem ser percebidos por pes-soa com juízo de realidade.

A informação sincera é o que an-tecede a todos contra a prática in-consciente da influência diabólica assentida pela ausência de conhe-cimentos, embora a maioria este-ja tutelada com a certeza de que estão em condições de instrução. A prova disso são exposições de obras de arte, concertos, batuca-da, futebol, novela e outros mais, serem considerados em nosso pa-ís alta cultura.

Quando não se tem noção do re-finamento de hábitos, modos ou gostos, muito menos da atividade de desenvolvimento intelectual de uma nação, não se tem a civiliza-ção e muito menos o progresso, tem ensejo simplesmente de um alcance marginal. A produção e transmissão da alta cultura são ex-clusivamente uma doação por quem a obtêm para quem ambicioná-la, sem dúvida nenhuma, uma mar-cha solitária. Sequer atualmente instituições de ensino superior com-preendem.

Em direção oposta à de uma so-ciedade de perdedores, sempre no final da fila e com um futuro incer-to, em qualquer ocasião movimen-tando-se de marcha a ré, despen-demos todas as forças e trabalhe-mos com aferro contra um Brasil amarrado e sem saída.

É preciso restaurar a indepen-dência, está tudo dominado pela imundície dos métodos incorretos ou indecentes. É necessário dissi-par as nuvens negras que estão em nosso horizonte.

É por si mesmo e imediatamen-te, quer no domínio do pensamen-to, quer no domínio do ser, que o Brasil deixe de existir como um pa-ís que cansa, para possuir qualida-des que não são deste mundo e venha guiar com o seu exemplo a humanidade.

Falta de calçada no centro da cidade traz insegurança aos pedestres

No começo da Avenida Co-mendador Costa, próximo ao prédio da prefeitura e ao la-do da Câmara Municipal (jun-to ao Ribeirão São Louren-ço, na margem direita), não existe calçada e muito me-nos um muro de proteção para quem atravessa a pé aquele trecho. Muitos aci-dentes já aconteceram na-quele local. “Carros, motos e até um cavalo pendurado em uma charrete ficou en-gastalhado aí, sem contar a turma que toma um gole, sente tontura e cai lá embai-xo, o bombeiro vem direto socorrer acidente aí”, disse um caminhoneiro que não quis ser identificado. A falta de calçada naquele trecho que dá acesso à Praça dos Três Poderes (Fórum, Prefei-tura e Câmara Municipal) per-dura por mais de Dez (10) anos. Durante nossa estada por lá, observamos que os pedestres andam na rua, ao

lado dos carros. O São Lou-renço Jornal alerta a neces-

sidade de uma obra urgen-te naquele trecho para que

os pedestres, enfim, possam caminhar com segurança.

Perigo

Page 10: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 201210

DOM ZECAA notícia é...

[email protected]

magazine

DÉBORA CENTIIrresistível mundo da beleza

Canto Coral

Homenagem

Maquiagem para Natal 2012

Com as expetativas para as festas de fim de ano, começam os preparativos e preocupação com roupas, maquiagens. A noi-te de natal exige ao mesmo tem-po uma maquiagem simples, mas sofisticada. Os tons mais claros e marcantes ficam lindos. Na Maquiagem para Natal 2012 o dourado é uma tendência.

Passo a passo de Maquiagem para Natal 2012:

Pele: Após a limpeza do ros-to, passe um algodão com tô-nico em movimentos suaves. Depois, o creme hidratante com, no mínimo, FPS 15. Aplique a base e o primer. Aplique-o na testa e no nariz, regiões oleo-sas, e na área dos olhos, para esconder as linhas finas. Apli-que a base na testa e desça pa-ra o nariz e a lateral dos olhos. O queixo recebe a base de ci-ma para baixo. O corretivo es-conde defeitinhos como espi-nhas e olheiras. Para diminuir o brilho e fixar a base, use pó compacto ou solto. O ilumina-

dor dá o toque final ao make. Quando usado no canto inter-no dos olhos, disfarça ainda mais as bolsas e olheiras.

Olhos: Para a data de natal o uso por sombras de cor doura-da ou prata com tons degradê é uma boa ideia. Na parte in-terna, tanto em cima quanto em baixo do olho, aplique sombra branca para contrastar com o preto. Use uma sombra pérola cintilante próximo à sobrance-lha e para esfumaçar um pou-co as cores. Para finalizar os olhos delineie o lado superior próxi-mo aos cílios do olho.

Boca: Se a maquiagem dos olhos estiver com tom forte é recomendável que escolha um tom leve para os lábios, suges-tão rosa, coral. E para você que gosta de destaque na boca o ba-tom vermelho para lembrar mais ou menos as cores do natal. Pa-ra a Maquiagem para Natal 2012 procure balancear o contraste das cores dos olhos com a cor do batom.

Venha prestigiar o VIII Concerto Natalino de Corais de São Lourenço.

Primeiro aniversá-rio da morte de nos-so querido “MUMU” - 14/12/2012

O nascimento e a morte são duas sur-presas. Mas nosso co-ração guarda sempre uma prece para ca-da momento. Esta, fala do amor pela vi-da que pulsava em um ser humano. Sa-bemos que vinha cum-prindo sua missão com fidelidade. A saudade que todos nós sentimos, ainda dói. Levou o brilho de nossos olhos e parte de nós. Mas nunca desistamos dos nosso sonhos, pois sem sonhos a vida não tem brilho. Sem metas, o so-nhos não têm alicerces, sem prioridade os sonhos não se tornam reais. Cada ser humano possui um mundo único no palco da sua alma e espírito. Descanse em paz!!! Nós te amamos muito. Saudades... Saudades... Saudades...

Casamento

O Vereador eleito, Fabricio, se uniu em matrimônio com a jovem Annelise, em uma linda cerimônia na Igreja Matriz de São Lourenço, dia 08 pp. Desejamos aos noivos, milhões de felicidades, e rogamos a Deus, bençãos para suas vidas.

ComemoraçãoNosso Bispo Diocesano,

Dom Diamantino Prata de Carvalho, veio comemorar na Paróquia de São Louren-ço, dia 10 pp., seu aniver-sário de 40 anos de Sacer-dócio. Padres de diversas Paróquias que formam a Dio-cese da Campanha, estive-ram presentes na celebra-ção Eucarística, que marcou o acontecimento. A Sociedade Musical Antonio de Loren-zo, fez um belo recital após a missa, em homenagem a Dom Diamantino. Parabéns e felicidades ao nosso Bispo!!!

Senhoras da Casa da Ami-zade - Rotary Clube de São Lourenço, prepararam com carinho, o delicioso chá beneficente de Natal, que aconteceu no último dia 09, na sede do Rotary Clu-be. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Comemoração

CasamentoO casal paulistano, Luiz

Fernando Magalhães e Ana Cristina, vieram até nossa cidade, para celebrar com amigos e familiares, seu ma-trimônio, na Igreja de San-ta Terezinha, no Vale dos Pi-nheiros, dia 1º pp.. Este foi o primeiro casamento rea-lizado naquela Igreja, des-de sua inauguração. Momen-tos de muita alegria e emo-ção, tomou conta de todos os presentes. Desejamos fe-licidades aos noivos!!!

LivroNosso querido amigo são

lourenciano, Dr. Luciano Ne-greiros, médico Endocrino-logista na cidade do Rio de Janeiro, lançando seu novo trabalho, “Superamigos Sau-dáveis”, que na verdade, es-tá fazendo o maior sucesso.Parabéns nobre Doutor!!!

Page 11: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2012 11cidades

• Formiga• Gov. Valadares• Guanhães• Ipatinga• Itabira• Itaúna• Juiz de Fora• Juiz de Fora• Lavras• Leopoldina• Manhuaçu

(37) 3322-2000 (33) 3279-6300 (33) 3421-1713 (31) 2109-3003 (31) 3831-6221 (37) 3241-7000 (32) 3690-3300 (32) 3236-5000 (35) 3821-6588(32) 3441-4068 (33) 3331-1085

AutoOestePomalVespBrasautoGomes PereiraÍmparEmbrautoOriginalVivaLevelDiga

• Mantena• Montes Claros• Muriaé• Pará de Minas• Ponte Nova• Pouso Alegre• São João Del Rey• Sete Lagoas• Teófilo Otoni• Texeira de Freitas• Ubá• Varginha

(33) 3241-2242 (38) 3690-7900(32) 3729-2400 (37) 3231-7000 (31) 3881-3600 (35) 3449-3000 (32) 3373-2000 (31) 3779-8888(33) 3522-2092(73) 3292-7000(32) 3531-2066(35) 3223-6060

PomalCrevacSantos CarvalhoÍmparSanvelTrevautoDelforMotorseteMartins PereiraPomalSanvelSupra

• Alfenas• Barbacena• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Bom Despacho• Caratinga• Caxambu• Cons. Lafaiete• Divinópolis

(35) 3292-5000 (32) 3332-1677(31) 3489-9000 (31) 3359-9400 (31) 2122-8000 (31) 3388-2020 (37) 3522-1144 (33) 3321-4311 (35) 3341-3200 (31) 3761-6000 (37) 3215-5000

SupraSerranaBH ForInovaJorlanPisaBovepeAuto MotobrásMandalaNew ForAutomac

FordCredit Consórcio Nacional Ford

Ofertas Válidas até 31/12/12 ou enquanto durarem os estoques. Ford Focus Hatch 1.6l GLX Flex (cat OBB3) a partir de R$ 51.900,00 à vista ou fi nanciado com taxa de 0,00% a.m. e 0,00% a.a, 56% de entrada (R$29.219,70) e saldo em 24 parcelas de R$ 990 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 52.824. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 30/10/2012 a partir de 0,32% a.m. e 3,91% a.a., por meio do Programa Ford Credit. Ford Fusion 2.5L SEL (cat UAA2) a partir de R$ 79.900,00 à vista ou fi nanciado com taxa de 0,00% a.m. e 0,00% a.a, 50% de entrada R$ 39.950,00 e saldo em 36 parcelas de R$ 1.143,72 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ R$ 81.123,92. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 02/10/2012 a partir de 0,16 % a.m e 1,99 % a.a, por meio do Programa Ford Credit. Esta promoção não é válida para veículos adquiridos na modalidade de Venda Direta por pessoa jurídica. Não abrange seguro, acessórios, documentação e serviços de despachante, manutenção ou qualquer outro serviço prestado pelo Distribuidor. Sujeito à aprovação de crédito. O valor de composição do CET poderá sofrer alteração, quando da data efetiva da contratação, considerando o valor do bem adquirido, as despesas contratadas pelo cliente, custos de Registros de Cartórios variáveis de acordo com a UF (não incluso no valor das parcelas e no cálculo da CET) a data da contratação. Contratos de Financiamento e Arrendamento Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A. Valores válidos para cores sólidas. Frete incluso.

Respeite os limites de velocidade. São Lourenço(35) 3332-3444

TAXA

A.M.

TAXA

A.M.

O carro mais vendido do mundo.

APROVEITE!PRONTAENTREGA.

VENHA CONHECER O MÁXIMO DA TECNOLOGIA.

PMMG abre inscrição para o curso de oficiais

A PMMG abriu na quarta--feira (05/12) inscrições pa-ra o Curso de Formação de Oficiais - CFO 2013, que po-dem ser realizadas pelo site www.pmmg.mg.gov.br. O con-curso é composto por qua-tro fases: provas de conhe-cimentos (objetiva e disser-tativa), Exames de Saúde (pre-liminares, complementares e psicológicos), Teste de Ca-pacitação Física (TCF) e pro-va de títulos e prova oral.

São 81 vagas para o sexo masculino, 09 para o femi-nino e cinco para o Coman-do de Operações Terrestres.

O curso será realizado na Escola de Formação de Ofi-ciais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM) em Be-lo Horizonte e terá duração de um ano e seis meses, com início previsto para julho de 2013 e término em dezem-bro de 2014, em tempo inte-gral, regime de dedicação ex-clusiva e com atividades es-colares extraclasses após as 18h00min, inclusive aos sá-bados, domingos e feriados.

Para o ingresso no Quadro de Oficiais da Polícia Militar – QOPM será exigido o títu-lo de Bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino Federal, Estadual ou do Distrito Federal, sendo o respectivo concurso público realizado com participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O ingresso na PMMG do candidato habilitado, será para graduação de praça es-pecial, como cadete do pri-meiro ano do Curso de For-mação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

O cadete fará jus, durante o período de curso, à remu-neração, abono fardamento, assistência médico-hospita-lar, psicológica e odontoló-gica. Durante o curso o ca-dete poderá ficar alojado, com a finalidade de familia-rizar-se ao regime da caser-na e as atividades militares, de acordo com o Regimen-to do Centro de Ensino de Graduação (RCEG).

Concluído com aproveita-mento o curso e satisfeitas às exigências legais, o cade-te será declarado Aspirante--a-oficial, segundo a ordem de classificação no curso, po-

dendo ser classificado, de acordo com a necessidade e conveniência administra-tiva, em qualquer Unidade da Polícia Militar, em todo o Estado de Minas Gerais.

O Ingresso no Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QO-PM) será para o posto inicial da carreira, 2º Ten. PM, sen-do que, para tal, o Aspiran-te-a-oficial deverá cumprir interstício mínimo de 06 (seis) meses na graduação, além de satisfazer as condições ge-rais previstas na legislação e demonstrar possuir compro-vada vocação para o oficia-lato, reconhecida pela maio-ria dos oficiais da Unidade em que servir.

Para maiores informações e realização da inscrição, con-sulte o edital do concurso através do site: WWW.pmmg.mg.gov.br/crs

Partida de Futebol Beneficente

Na noite desta quarta-fei-ra (12/12), o Estádio Jayme Sotto Maior recebeu duas equipes engajadas para um confronto embasado no es-pírito solidário. As equipes “Amigos do Demiam” (Mi-ramar) x Militares da Polí-cia Militar, Meio Ambiente

e Bombeiros, teve o intui-to de arrecadar alimentos para serem doados às fa-mílias carentes da cidade.

O jogo foi bastante dis-putado e terminou empa-tado em 3 x 3, mas a gran-de jogada foi o ato de soli-dariedade dos atletas, ar-

recadando mais de 250 Kg de alimentos. Os organiza-dores, bem como os atle-tas, agradecem a Rádio Al-ternativa FM 107,9 pela di-vulgação do evento e a to-dos que de uma forma ou de outra, contribuíram pa-ra esta bela Ação Social.

Ação Social

Concurso

Page 12: 79 ANOS Pedestre se arrisca ao passar na Rua Comendador ... · -la com a alegria e a coragem ... Amigos de sala, de recreio, de escola, amigos de traba-lho, ... tal para a democracia,

www.saolourencojornal.com.brDOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 201212