70yeh.portugal flyer

5
Polónia- 18 a 22 de abril de 2016 Realizou-se a quarta sessão em Opole Lubelskie. Neste encontro, as delegações participaram num festival musical onde se interpretaram as músicas mais representativas de cada um dos países. Os professores assistiram a uma aula de História sobre o Comunismo na Polónia; visitaram-se as cidades de Lublin, Varsóvia e Cracóvia e os campos de concentração de Majdanek e Auschwitz. Estão previstos mais quatro encontros: Portugal, Turquia, República Checa e Itália. Com este projeto alunos e professores desenvolvem competências ao nível do conhecimento da História Europeia nos últimos 70 Anos, estabelecem-se relações com outras culturas e vivenciam-se experiências únicas.

Upload: yeh-portugal

Post on 11-Apr-2017

119 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 70yeh.portugal flyer

Polónia- 18 a 22 de abril de 2016

Realizou-se a quarta sessão em Opole Lubelskie. Neste encontro, as delegações participaram num festival musical onde se interpretaram as músicas mais representativas de cada um dos países. Os professores assistiram a uma aula de História sobre o Comunismo na Polónia; visitaram-se as cidades de Lublin, Varsóvia

e Cracóvia e os campos de concentração de Majdanek e Auschwitz.

Estão previstos mais quatro encontros: Portugal, Turquia, República Checa e Itália.

Com este projeto alunos e professores desenvolvem competências ao nível do conhecimento da História Europeia nos últimos 70 Anos, estabelecem-se relações com outras culturas e vivenciam-se experiências únicas.

Page 2: 70yeh.portugal flyer

70 anos de História Europeia (1945-2015)

Âmbito do projeto: História Europeia (1945-2016)

O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita integra um projeto europeu Erasmus+ subordinado ao tema “70 anos de História Europeia” (70 Y.E.H) Pretende-se com este projeto que os alunos abordem questões relacionadas com a História e civilização europeias do período compreendido entre 1945 e 2015 e tomem consciência das razões que levaram à criação da União Europeia.

Alunos de oito países irão estudar acontecimentos históricos significativos que tiveram lugar na Europa após a segunda guerra mundial e que contextualizaram a evolução artística e tecnológica neste continente e nesta época. A abordagem dos temas será efetuada de uma forma dinâmica e interativa, tanto por professores como por alunos. Para o efeito foram criadas plataformas digitais, serão promovidos debates entre os alunos, será repensada a forma do ensino da História e serão criados, num trabalho colaborativo, vários produtos finais, nomeadamente um álbum histórico, um jogo de tabuleiro, um ficheiro de filmes e uma aplicação para telemóveis.

Page 3: 70yeh.portugal flyer

Participantes no projeto

Este projeto conta com a participação de 18 alunos dos 9.º,10.º e 11.º anos e de 7 professores.

O projeto terá a duração de dois anos com inicio em outubro de 2015 e conclusão em 2017.

Os países envolvidos neste projecto são:

Grécia- 2 a 5 de novembro de 2015

A primeira reunião realizou-se em Atenas em novembro de 2015 e nela participaram os coordenadores dos vários países para organizarem o trabalho a desenvolver ao longo dos dois anos do projeto.

Portugal; Espanha; Itália; Polonia;

República Checa; Turquia; Grécia; Roménia

Page 4: 70yeh.portugal flyer

Roménia- 14 a 18 de dezembro de 2015

A segunda sessão de trabalho decorreu na cidade de Buzau na Roménia. Durante a semana em que decorreram as atividades, os alunos apresentaram trabalhos sobre os principais acontecimentos históricos e artísticos do seu país, de 1945 a 1968; sobre Winston Churchill e Pablo Picasso. Neste primeiro encontro foi também feita a eleição do Logo e do Slogan do projeto. Os professores participaram em vários workshops:

sobre a história do comunismo, sobre o wiki-space e a plataforma e-twinning; numa sessão sobre o Google e assistiram a uma aula sobre a história da Roménia. Visitamos a antiga prisão comunista de Ramnicu Sarat em Buzau. Vimos o Campo de Esculturas ao ar livre de Magura, o Campo de Vulcões de Lama e o Mosteiro

de Ciolanau. Em Bucareste visitamos o Museu Nacional de Arte e o Palácio do Parlamento.

Espanha- 14 a 21 de fevereiro de 2016

O terceiro encontro decorreu na vila de La Solana, em Espanha.Cada país fez uma apresentação sobre a sua História. Os alunos do projeto participaram em vários workshops sobre: pintores espanhóis e terrorismo nos dias de hoje. Neste encontro efetuaram-se visitas a Toledo, Ciudad Real e Madrid. Os professores participaram numa sessão sobre as ditaduras nos diversos países envolvidos no projeto.