6ºano aula (cap. 5)

5
A DINÂMICA EXTERNA DA TERRA (CAP. 05) Prof. Alexandre Alves

Upload: alexandre-alves

Post on 29-Jul-2015

285 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6ºano aula (cap. 5)

A DINÂMICA EXTERNA DA TERRA(CAP. 05)

Prof. Alexandre Alves

Page 2: 6ºano aula (cap. 5)

A AÇÃO DOS AGENTES EXTERNOS Vivemos com a mudança constante das paisagens, em momentos uma transformação lenta e em outros mudanças rápidas. As moldagens terrestres se dá pela ação das águas, geleiras, ventos, temperaturas, vegetações e do homem.

INTEMPERISMO FÍSICOÉ por meio da ação do calor, do frio, do vento e das águas que ocorre a desagregação(separar, fragmentar) das rochas essa situação é chamada de intemperismo físico, que modifica as rochas com o passar dos anos, nas regiões desérticas da Terra, a ação do calor e frio dilata e contrai a rocha que resulta em um processo de esfoliação produzindo assim pequenos grãos de areia que serão transportados com os ventos.

Já na região montanhosa a água das chuvas pode sofre congelamentos após entrar nas diáclases (fraturas nas rochas) e o seu descongelamento posterior causa a fragmentação da rocha com a repetição destes movimentos.

Page 3: 6ºano aula (cap. 5)

A desagregação das rochas também é causadapela ação do vento, chamada de erosão eólica,os ventos moldam algumas rochas com grãos deareia trazidas por ele, esculpindo nelas formas diferentes, sendo este tipo muito comum no deserto.

Os rios com as suas correntezas desgastam e transportam seus sedimentos (areia, cascalho) das rochas, produzindo o que conhecemos como erosão fluvial.

Page 4: 6ºano aula (cap. 5)

INTEMPERISMO QUÍMICO E AÇÃO BIOLÓGICA

A onde o clima é quente e úmido, a desagregação das rochas pode ocorrer pela ação da água, os substratos rochosos terão suas estruturas modificadas e alteradas por elementos químicos existentes nas águas.

AS FORMAS DO RELEVO

As características de um relevo são a altitude e a ondulação do terreno, denominando assim o terreno em planaltos, planícies e depressões como unidades principais do relevo.

Page 5: 6ºano aula (cap. 5)

AS FORMAS DO RELEVOAs características de um relevo são a altitude e a ondulação do terreno, denominando assim o terreno em planaltos, planícies e depressões como unidades principais do relevo.

Planaltos – são locais com altitudes acima dos 300m e com intenso processo erosivo.Planícies – São locais onde predominam os processos de sedimentação, áreas que são preenchidas com materiais vindos de lugares mais elevados.Depressões – São áreas pouco inclinadas onde ocorre os processos erosivos, deixando uma parte do relevo mais rebaixada do que as demais.

SOLOS A origem do solo está associada ao intemperismo físico e químico, quando as rochas se desagregam, podem transformar em argila, silte ou areia. Os solos podem ser de origem eluvial, isto é, formados a partir de uma rocha matriz e não sofreram a ação de transporte e sedimentação. Outros tipos de solos são formados por processos erosivos, transportados e depositados pela ação dos rios, ventos e outros meios, longe de sua rocha matriz, esse tipo de solo é comum por exemplo na margens do rio Amazonas.

PROBLEMAS AMBIENTAIS EM SOLOS AGRÍCOLASAs técnicas agrícolas rudimentares, o despreparo técnico do agricultor e a falta de recursos contribuem para a aceleração dos processos erosivos. Algumas técnicas podem reduzir estes problemas como, em locais onde o terreno for inclinado podemos plantar culturas permanentes ou reflorestar.