6º ano ensino fundamental material do professor · 1 ciÊncias da natureza 6º ano ... atividades...

30
6º Ano – Ensino Fundamental Material do Professor

Upload: lamkiet

Post on 20-Jan-2019

302 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

6º Ano – Ensino Fundamental

Material do Professor

Page 2: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

1

CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR

Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas nos itens

ITEM 1

D1B-Identificar animais e vegetais do Cerrado em risco de extinção e as causas desses problemas.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de identificar espécies de animais e vegetais do Cerrado em risco de extinção e as causas desses problemas.

Conteúdos Seres vivos em extinção: um problema ambiental.

Conhecimentos prévios Interação de seres vivos (fatores bióticos) e elementos não vivos (fatores abióticos). Cadeias e teias alimentares: Produtores, consumidores, decompositores.

Expectativa de aprendizagem

• Identificar animais e vegetais do Cerrado em risco de extinção e as causas desses problemas.

Resgate de lobo-guará agita Alto Paraíso de Goiás

Animal entrou na cidade, causou rebuliço e só foi contido e solto na natureza após um dia inteiro de acompanhamento pela equipe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8935-resgate-de-lobo-guara-agita-alto-paraiso-

de-goias>. Acesso em: 30 maio 2017.

O lobo-guará é uma espécie ameaçada de extinção. Um dos motivos deste problema é (A) a poluição dos rios próximos às plantações. (B) o desmatamento do Cerrado, habitat do lobo-

guará. (C) a caça, pois o lobo-guará faz parte de pratos

típicos. (D) a utilização do lobo-guará como animal de

estimação.

Gabarito: B Comentário do item O lobo-guará é um dos mamíferos ameaçado de extinção no Cerrado. Segundo o Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, as principais causas desse fato são a fragmentação e destruição de habitats (desmatamento e queimadas), o efeito de rodovias (atropelamento e isolamento de populações), conflitos com humanos (que acabam matando os lobos em represália pela morte de animais de criação) e impactos causados por animais domésticos (especialmente cães, que transmitem doenças e os perseguem ao invadirem ambientes naturais ou seminaturais).

Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura:

A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), um animal "genuinamente brasileiro", como mascote da Copa do Mundo de 2014, animou ambientalistas do país, já que a espécie integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Esta seria uma forma de divulgar informações sobre a espécie pouco conhecida e que corre grande risco de desaparecer da natureza. A relação desta espécie de tatu com o futebol é o formato de bola que adquire ao se defender de predadores. Ao perceber a presença de onças ou

Page 3: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

2

raposas, seu corpo se contorce e o animal esconde partes frágeis como o tronco, a cabeça e as patas no interior de uma dura carapaça – que se fecha e fica em formato de bola.

Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br>. Acesso em: 13 set. 2012.

Natural do Cerrado e da Caatinga, o tatu-bola não é grande nem é fértil. Tem cerca de 60 cm de

comprimento, pesa no máximo 1,8 kg e sua carapaça

é feita de um tecido ósseo flexível, parecido com a pele do crocodilo. Sua gestação dura cerca de quatro meses e tem apenas um descendente por ninhada. Delicado, não tem forças para cavar buracos. Passa o dia dormindo em tocas abandonadas por outros animais. Por precaução, prefere a noite para caçar. É quando sai atrás de seu alimento preferido: o cupim.

Roberto Katz, in Revista O GLOBO / 14/10/2012 / p.22-27 (adaptado).

A partir do texto acima e, de acordo com conceitos de ecologia: a) Indique as partes do texto que apresentam características do tatu em relação ao seu ambiente, como habitat, nível ocupado na cadeia alimentar, nicho ecológico e hábitos de vida. b) Explique por que o tatu-bola corre grande risco de desaparecer da natureza. a) O habitat do tatu é o cerrado brasileiro. Esse mamífero é um consumidor secundário ao se alimentar de cupins; insetos que, normalmente, comem madeira. Em seu nicho ecológico, os tatus não cavam o terreno e passam o dia dormindo em tocas abandonadas por outros animais, caçam à noite e são pouco férteis, isto é, têm apenas um filhote por gestação. b) O tatu-bola corre o risco de extinção por viver em um bioma que passa por um processo progressivo de degradação; principalmente pela devastação da vegetação para a ampliação das fronteiras agropecuárias no cerrado brasileiro. 2. O bioma cerrado possui grande riqueza na fauna, flora, além de seu potencial hídrico, pois possui uma grande quantidade de água de superfície e subterrânea. A ação humana vem destruindo este bioma e, com isto provocando a extinção de animais e vegetais. Analise as afirmativas sobre o Cerrado e escreva (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) ( ) As pesquisas para o uso medicinal de espécies vegetais endêmicas do bioma Cerrado causam a extinção desses vegetais.

b) ( ) A devastação da vegetação que protege as nascentes, provocando a extinção de cursos d'água.

c) ( ) A degradação do bioma Cerrado pela expansão agrícola pode provocar a extinção de muitas espécies de animais que vivem nessa região, como a raposa-do-campo e o lobo-guará.

d) ( ) Os agricultores usam técnicas menos degradantes que integram o bioma Cerrado e a floresta e, assim, aumentam a produção de alimentos.

e) ( ) A utilização do solo para o plantio de grãos e pastagem para o gado minimiza o risco de extinção dos vegetais típicos do Cerrado.

Gabarito: A ( F ); B) ( V ) ; C) ( V ); D) ( F ); E) ( F ). Comentário A) As pesquisas voltadas para o uso medicinal de vegetais do cerrado não causam a extinção, porém, a exploração ilegal causa destruição da flora. D) Os agricultores usam, cada vez mais, técnicas que garantem maior produção e lucro, que não estão associadas à proteção do bioma cerrado. E) A utilização do solo pela agropecuária contribui com o risco de extinção dos vegetais típicos do Cerrado, devido ao desmatamento, queimadas e retirada de minerais do solo. 3. Observe:

Mapa comparativo entre as áreas originais e a vegetação

remanescente do Cerrado ²

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/ degradacao-cerrado.htm>. Acesso em: 21 jul. 2017.

Sabe-se que dentre os principais efeitos da degradação do Cerrado a extinção de muitas espécies da fauna e flora, o comprometimento do abastecimento d’água, pois o cerrado abriga nascentes e leitos de importantes rios.

Page 4: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

3

Qual a principal causa da degradação do Cerrado? Explique. Sugestão de resposta A principal causa da degradação do Cerrado é a expansão da agropecuária. A ocupação do cerrado, em larga escala, pelas atividades agropecuárias foi viabilizado pelo avanço das tecnologias de cultivo, que permitiram a exploração do Cerrado brasileiro (uso de áreas de difícil acesso, correção do solo ácido). No entanto, não houve a preservação dos recursos naturais, levando à degradação que vem provocando a extinção da fauna e flora deste bioma. Ainda, assim, suas principais características se referem à singularidade dos troncos das árvores serem tortuosos e com uma mais espessa e apresentarem folhas coriáceas (com aspecto de couro). ITEM 2

D1C-Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros por meio de elementos de sua fauna, flora e de fatores abióticos.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros por meio de elementos de sua fauna, flora e de fatores abióticos.

Conteúdo Leis da Termodinâmica.

Conhecimentos prévios Termometria. Calorimetria.

Expectativa de aprendizagem

• Caracterizar e diferenciar alguns dos principais ecossistemas brasileiros por meio de elementos de sua fauna, flora e de alguns fatores abióticos.

O segundo maior bioma da América do Sul apresenta plantas com troncos tortuosos com casca grossa e folhas ressecadas e duras. Dentre as espécies de plantas, estão o araticum (ou articum), o baru e o cajuzinho. Essas informações se referem ao bioma: (A) Amazônico. (B) Caatinga. (C) Cerrado. (D) Mata Atlântica. Gabarito: C Comentário do item O Cerrado é um bioma composto por diversas fitofisionomias, com formações florestais, savânicas e campestres. Ainda, assim, suas principais características se referem à singularidade dos troncos das árvores serem tortuosos e com uma casca mais espessa e apresentarem folhas coriáceas (com aspecto de couro).

Atividades relacionadas ao item 1. (ENEM-adaptado) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no Cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são: (A) cascas grossas e com sulcos ou fendas. (B) caules estreitos e retilíneos. (C) folhas estreitas e membranosas. (D) raízes superficiais, em geral, aéreas. Gabarito: A Comentário As plantas do cerrado possuem estruturas modificadas para a sobrevivência em regiões que podem ser facilmente queimadas. Para isso possuem estruturas subterrâneas que armazenam água e nutrientes, caso o caule e suas folhas sejam destruídas. Além disso, possuem troncos com cascas grossas que protegem a planta do calor intenso, principalmente, no caso de queimadas. 2. Existe um bioma brasileiro que se assemelha à Savana africana. Que Bioma é esse? Cite duas dessas semelhanças. O bioma Cerrado se assemelha à Savana africana por apresentar vegetação composta por gramíneas, plantas herbáceas e árvores distantes umas das outras. Além disso, o clima desses biomas é constituído de duas estações: uma seca e outra chuvosa. 3. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo cerca de 25% de todo território nacional. Cite as unidades federativas (distrito e estados) onde esse bioma ocorre. O Cerrado brasileiro ocorre no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. ITEM 3

D1C-Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros por meio de elementos da sua fauna, flora e de fatores abióticos.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade do aluno de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros por meio de elementos da sua fauna, flora e de fatores abióticos.

Page 5: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

4

Conteúdos Interação entre os seres vivos. Cadeias e teias alimentares.

Conhecimento prévio Biosfera.

Expectativa de Aprendizagem

• Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema e a interação entre eles.

Os principais biomas do Brasil são: Amazônia, o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal. São exemplos de elementos bióticos nativos do bioma Cerrado: (A) tuiuiú e pau-brasil. (B) lobo-guará e pequi. (C) peixe-boi e araucária. (D) mico-leão-dourado e carnaúba. Gabarito: B Comentário do item Os elementos bióticos nativos do bioma Cerrado são: mamíferos (lobo-guará) e vegetais (pequi). O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. O clima predominante no cerrado é tropical sazonal e sua vegetação caracterizada por árvores de troncos retorcidos, gramíneas e arbustos.

Atividades relacionadas ao item

1. O ecossistema Cerrado abriga grande variedade de elementos bióticos e abióticos. Cite dois elementos abióticos essenciais para manutenção desse ecossistema. A água e o clima (Tropical sazonal) são fatores essenciais para manutenção desse importante ecossistema. 2. O lobo-guará e a lobeira, planta da qual esse animal se alimenta, são exemplos de elementos bióticos no ecossistema cerrado. Outro exemplo de elemento biótico é (A) a água. (B) o sol. (C) a areia. (D) a flora. Gabarito: D Comentário A flora, assim como a fauna, são exemplos de fatores bióticos de um ecossistema. 3. Os fatores abióticos são elementos físicos e químicos que constituem um ambiente. Um exemplo de fator ou elemento abiótico é

(A) a temperatura. (B) o decompositor. (C) o pássaro. (D) a planta. Gabarito: A Comentário São exemplos de fatores ou elementos abióticos a temperatura, pressão, água, sais minerais dentre outros. ITEM 4

D3A-Identificar cadeias e teias alimentares na natureza, e os níveis tróficos.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de identificar cadeias e teias alimentares na natureza, e os níveis tróficos.

Conteúdos Cadeias e teias alimentares: produtores, consumidores e decompositores.

Conhecimentos prévios Fotossíntese. Meio ambiente.

Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer os hábitos alimentares dos seres vivos e identificar as cadeias e teias alimentares na natureza.

Na cadeia alimentar, ocorre a transferência de matéria e energia de um organismo para o outro. Diferentes seres vivos podem compor uma cadeia alimentar, onde cada ser está disposto em um nível trófico.

Disponível em: <http://alvinhouau.blogspot.com.br/2015/03/>.

Acesso em: 26 maio 2017.

Na cadeia alimentar apresentada, o pássaro é classificado como (A) produtor. (B) decompositor. (C) consumidor primário. (D) consumidor secundário. Gabarito: D

Page 6: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

5

Comentário do item Uma cadeia alimentar tem como elementos básicos os produtores, os consumidores e os decompositores. Na cadeia apresentada, o pássaro tem a função de consumidor secundário, pois se alimenta do gafanhoto, que é um consumidor primário. Os consumidores são organismos que necessitam se alimentar de outros organismos, sendo assim considerados heterótrofos.

Atividades relacionadas ao item

1. Em todos os ambientes naturais, há produtores, consumidores e decompositores que estão em interação permanente.

Analise o esquema e marque a alternativa correta: (A) 1-Decompositores, 2-Produtores e 3-Consumidores. (B) 1-Produtores, 2-Consumidores e 3-Consumidores. (C) 1-Consumidores, 2-Decompositores e 3-Produtores. (D) 1-Decompositores, 2-Consumidores e 3 Produtores.

Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/969240/DL

FE-200911.pdf/1.0>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Gabarito: A Comentário Na cadeia representada no esquema acima, os seres são classificados como: 1-Decompositores, 2-Produtores e 3-Consumidores. 2. Observe a seguinte cadeia alimentar e responda:

a) Qual é o ser herbívoro? b) Quem é o produtor? c) Quem é o consumidor terciário? d) Como podemos classificar o pássaro nessa cadeia alimentar?

Disponível em: <http://www.csajaboticabal.org.br/imagens/userfiles

/files/Ci%C3%AAncias7ano.pdf Acesso em: 27 jun. 2017.

a) O inseto é o ser herbívoro. b) A árvore é o ser produtor. c) O gavião é o consumidor terciário. d) O pássaro é classificado como consumidor

secundário.

3. Leia o texto. Represente a cadeia alimentar descrita no texto. Disponível em: <http://www.portalmodulo.com.br/userfiles/REVIS%

C3%83O%206%C2%BA%20ANO%20UNIDADE%20I%202013.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Resposta Folha͢ gafanhoto pássaro gato ITEM 5

D3A-Identificar cadeias e teias alimentares na natureza, e os níveis de tróficos.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a capacidade de identificação das cadeias e teias alimentares na natureza, bem como os níveis tróficos.

Conteúdos Cadeias e teias alimentares: produtores, consumidores e decompositores.

Conhecimentos prévios Fotossíntese. Meio ambiente.

Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer os hábitos alimentares dos seres vivos e identificar as cadeias e teias alimentares na natureza.

Observe:

Disponível em: <http://alvinhouau.blogspot.com.br/2015/02/exerci

cios-sobre-cadeia-alimentar-e.html>. Acesso em: 26 maio 2017.

A imagem se refere às relações alimentares entre seres vivos, formando uma

Um gafanhoto pousa numa folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço... Daqui a pouco aparece um gato, que pode transformar o pássaro na sua refeição e assim se dá o ciclo da vida... Afinal, todos os seres vivos precisam de se alimentar...

Page 7: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

6

(A) população. (B) teia alimentar. (C) cadeia alimentar. (D) pirâmide ecológica. Gabarito: B Comentário do item A relação alimentar apresentada entre os seres vivos se refere a uma teia alimentar. As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Estas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes seguem diversos caminhos.

Atividades relacionadas ao item

1. A figura a seguir mostra uma teia alimentar envolvendo seres vivos que convivem em uma fazenda.

De acordo com as informações desta teia, os seres produtores são

(A) galinha e vaca.

(B) os seres humanos. (C) raposa e gato. (D) capim e milho.

Disponível em: <https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/ 03/banco-de-questc3b5es-de-cic3aancias-ef-com-gabarito-e-

descritores.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Gabarito: D Comentário Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar. Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que realizam a reciclagem da matéria orgânica no ambiente. Na teia alimentar em questão, os seres produtores são o capim e o milho.

2. Analise o seguinte esquema referente a um ambiente natural e sua relação entre seres vivos.

O esquema representa (A) uma teia alimentar. (B) uma pirâmide ecológica. (C) presença apenas de animais. (D) presença apenas de vegetais.

Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/969240/DL

FE-200911.pdf/1.0>. Acesso em: 27 jun. 2017 (adaptado).

Gabarito: A Comentário A relação alimentar apresentada entre os seres vivos se refere a uma teia alimentar. 3. Examinando a teia alimentar abaixo, responda:

O que pode acontecer se os sapos e as aranhas forem eliminados?

Disponível em: <http://www.csajaboticabal.org.br/imagens/userfi les/files/Ci%C3%AAncias7ano.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Os gafanhotos servem de alimento para os sapos e para as aranhas. Se estes forem eliminados, haverá um aumento significativo da população de gafanhotos.

Page 8: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

7

ITEM 6

D3D-Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema. Indicador/habilidades Esse descritor avalia a habilidade de identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema.

Conteúdos Interação dos seres vivos (fatores bióticos) e elementos não vivos (fatores abióticos).

Conhecimentos prévios Biosfera – faixa do planeta em que há vida.

Expectativa de aprendizagem

• Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema e a interação entre eles.

Observe:

Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-

ecologia-cerrado>. Acesso em: 25 maio 2017 (adaptado).

Os ecossistemas são compostos por seres bióticos e abióticos que interagem entre si. Um exemplo de componente abiótico representado na imagem é o (A) Sol. (B) pássaro. (C) coqueiro. (D) tamanduá. Gabarito: A Comentário do item O Sol é um componente abiótico do ecossistema, ou seja, é um elemento que não tem vida.

Atividades relacionadas ao item

1. Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área? (A) comunidade (B) ecossistema (C) espécie (D) população Disponível em: <http://www.portalmodulo.com.br/userfiles/REVIS%

C3%83O%206%C2%BA%20ANO%20UNIDADE%20I%202013.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).

Gabarito: B Comentário

Todo ecossistema é constituído por componentes bióticos (seres vivos e suas relações) e abióticos (elementos não vivos do ambiente). Um ecossistema pode ser tanto uma floresta como um pequeno aquário. Os elementos físicos e químicos do ambiente (fatores abióticos) determinam, em larga escala, a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos).

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/>. Acesso em: 12 jul. 2017.

2. Por que os componentes abióticos são tão importantes para a manutenção da vida dos componentes bióticos? Os fatores abióticos podem ser físicos (clima e radiação solar) ou químicos (sais minerais e água). Esses fatores determinam a condição ecológica para a vida na Terra, fornecendo quantidade de sais, água e calor necessários para os diferentes seres vivos. Disponível em: <http://www.portalmodulo.com.br/userfiles/REVIS%

C3%83O%206%C2%BA%20ANO%20UNIDADE%20I%202013.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).

3. Fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo. Sobre a afirmativa acima, responda: a) Por que todos os seres vivos dependem da fotossíntese? Porque a fotossíntese é o fenômeno responsável pela absorção da luz e produção do alimento, além da produção do gás oxigênio (O2), que serve à respiração dos seres vivos.

b) Quais são os fatores abióticos envolvidos nesse fenômeno? Gás carbônico (CO2), gás oxigênio, água (H2O), Sais minerais e Luz. Disponível em: <http://www.portalmodulo.com.br/userfiles/REVIS%

C3%83O%206%C2%BA%20ANO%20UNIDADE%20I%202013.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).

ITEM 7

D3D-Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de identificação de componentes bióticos e abióticos do ecossistema.

Conteúdos Interação dos seres vivos (fatores bióticos) e elementos não vivos (fatores abióticos).

Conhecimentos prévios Biosfera – faixa do planeta em que há vida.

Expectativa de aprendizagem

• Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema e a interação entre eles.

Page 9: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

8

Observe:

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-

YQ7S2Sx9f6g/TpMv8Dl_I6I/AAAAAAAAAFA/GFeUmtimMns/s1600/Comunidade.JPG>. Acesso em: 26 maio 2017 (adaptado).

Os seres bióticos mostrados, neste ecossistema, são (A) o solo e as plantas (B) a onça e as rochas. (C) as nuvens e os pássaros. (D) os animais e as plantas. Gabarito: D Comentário do item O ecossistema é composto pelos fatores bióticos (organismos vivos: plantas, animais e micro-organismos); e os abióticos (elementos químicos e físicos: o ar, a água, o solo e minerais, temperatura e outros).

Atividades relacionadas ao item 1. Os fatores bióticos compreendem (A) os seres vivos. (B) o meio físico. (C) o meio químico. (D) o meio físico-químico.

Disponível em: <http://clubeinvestigacaociencia.blogspot.com.br/ 2014/11/24-perguntas-sobre-fatores-abioticos.html>. Acesso em: 11

jul. 2017. Gabarito: D Os fatores bióticos são os elementos vivos do ambiente, tais como plantas, animais e fungos. 2.Qual o fator abiótico representado na imagem?

Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/episodio/bio

diversidade-do-cerrado>. Acesso em: 13 jul. 2017.

(A) As capivaras. (B) As árvores. (C) O capim. (D) A água. Disponível em: <http://clubeinvestigacaociencia.blogspot.com.br/20

14/11/24-perguntas-sobre-fatores-abioticos.html>. Acesso em: 11 jul. 2017.

Gabarito: D Comentário Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente. Na imagem, o fator abiótico é a água. 3. Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos.

Marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente. (A) 3 e 9. (B) 4 e 8. (C) 5 e 7. (D) 6 e 6.

Disponível em: <http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-conceitos-basicos-ecologia.htm#questao-5>.

Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).

Gabarito: C Comentário Chamamos de fatores bióticos de um ecossistema todos os seres vivos que dele fazem parte (micro-organismos, predadores, plantas, parasitas, outros sapos). Já os fatores abióticos referem-se aos fatores físicos e químicos do ambiente que interagem com os seres vivos (temperatura, lama, vento, água, rochas, luz, umidade). ITEM 8

D3E-Identificar os componentes bióticos e abióticos e a interação entre eles.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de identificar os componentes bióticos e abióticos e a interação entre eles.

Conteúdos Biosfera – faixa do planeta em que há vida. Interação de seres vivos (fatores bióticos) e elementos não vivos (fatores abióticos). Cadeias e teias alimentares: produtores, consumidores, decompositores.

Page 10: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

9

Conhecimentos prévios Meio Ambiente. Ecossistema.

Expectativa de aprendizagem

• Identificar componentes bióticos e abióticos do ecossistema e a interação entre eles.

Observe a figura a seguir:

Disponível em: <http://la-clase-de-laura.blogspot.com.br/2015/03/

el-rio-y-el-lago.html>. Acesso em: 07 jun. 2017 (adaptado).

Um fator abiótico que não interfere na sobrevivência dos peixes é

(A) poluição do ar. (B) presença de algas. (C) presença de plantas. (D) presença de outros animais. Gabarito: A Comentário do item Os seres vivos de uma comunidade são os componentes bióticos de um ecossistema; fatores físico-químicos do ambiente (luz, água, calor, gás oxigênio, etc.) são os componentes abióticos de um ecossistema. Um lago é um exemplo de ecossistemas. Nele, encontramos seres vivos diversos (componentes bióticos) que se relacionam entre si e com os vários fatores ambientais, como a luz, a água, etc. (componentes abióticos). O fator abiótico que não interfere na vida de peixes, em lagos, é a poluição do ar.

Atividades relacionadas ao item

1. Leia a tirinha:

Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com/page/67>.

Acesso em: 13 jul. 2017.

Na natureza, é importante a manutenção do equilíbrio entre os seres bióticos e abióticos. Um exemplo de fator abiótico presente na tirinha é (A) a árvore. (B) o menino. (C) o sapo. (D) o solo. Gabarito: D Comentário Um exemplo de fator ou elemento abiótico é o solo que fornece sais minerais para as plantas. 2. Para a manutenção do ecossistema, os seres vivos dependem, dentre outros, de luz, de ar, e de minerais que são (A) os fatores bióticos. (B) os fatores abióticos. (C) os fatores reprodutivos. (D) os fatores alimentares. Gabarito: B Comentário Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. 3. Observe a imagem a seguir:

Disponível em: <http://queconceito.com.br/rede-trofica>. Acesso em: 12 jul. 2017.

A imagem representa a interação de componentes (A) bióticos com bióticos. (B) consumidores com abióticos. (C) abióticos com carnívoros. (D) abióticos com abióticos. Gabarito: A Comentário Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interligadas, representando a interação alimentar dos seres bióticos entre si.

Page 11: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

10

ITEM 9

D3E-Identificar os componentes bióticos e abióticos e a interação entre eles.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade do aluno identificar os componentes bióticos e abióticos e a interação entre eles.

Conteúdos Interação entre os seres vivos. Cadeias e teias alimentares

Conhecimento prévio Biosfera.

Expectativa de Aprendizagem

• Identificar os componentes bióticos e abióticos e a interação entre eles.

A decomposição é um processo realizado por componentes bióticos, a exemplo dos fungos e das bactérias. Esse processo é importante, porque devolve para o solo componentes abióticos como (A) microrganismos. (B) decompositores. (C) minhocas. (D) nutrientes. Gabarito: D

Comentário do item A decomposição devolve os nutrientes (elementos abióticos) que estavam presentes nos organismos quando estavam vivos (elementos bióticos) para a natureza, servindo de alimento para outros seres.

Atividades relacionadas ao item

1. Qual a diferença entre componentes bióticos e abióticos de um ecossistema? Os componentes bióticos são todos os seres que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos e químicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc. 2. Observe:

Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/o-que-e-

um-ecossistema.htm>. Acesso em: 13 jul. 2017.

Cite 3 componentes bióticos e 3 abióticos presentes na figura. Componentes abióticos: água, nuvens e Sol. Componentes bióticos: sapo, planta e peixe. 3. Cite um exemplo de interação dos componentes bióticos com os componentes abióticos em um ecossistema. No processo de ciclagem da matéria, os componentes bióticos são representados pelos decompositores, e os componentes abióticos pelos nutrientes que voltarão para o solo. ITEM 10

D4A-Reconhecer organismos decompositores e sua importância no ambiente.

Indicador (habilidades) Esse descritor avalia a habilidade de reconhecer organismos decompositores e sua importância no ambiente.

Conteúdos Cadeias e teias alimentares: produtores, consumidores, decompositores.

Conhecimentos prévios Seres vivos. Ecossistemas.

Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer os hábitos alimentares dos seres vivos e identificar as cadeias e teias alimentares na natureza.

Observe a imagem:

Disponível em: <http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/galeria/ imagens/index.aspx?d=ciencias&a=5&u=3&t=imagem>. Acesso em:

07 jun. 2017.

Os seres vivos responsáveis pela reciclagem da matéria, numa cadeia alimentar, são (A) as plantas. (B) os animais. (C) os consumidores. (D) os decompositores. Gabarito: D Comentário do item Os decompositores são responsáveis pela reciclagem da matéria, fazendo a transformação da matéria orgânica em inorgânica, que é reaproveitada pelos produtores

Page 12: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

11

dando continuidade ao ciclo. Os decompositores são micro-organismos a exemplo dos fungos e das bactérias.

Atividades relacionadas ao item 1. Para que se estabeleça uma cadeia alimentar, é necessário, no mínimo, a presença de seres autotrófos denominados produtores, e de seres heterótrofos denominados (A) herbívoro. (B) carnívoros. (C) decompositores. (D) consumidores primários. Gabarito: C Comentário Os organismos heterótrofos podem ser consumidores ou decompositores. Para que aconteça a reciclagem da matéria, uma cadeia alimentar deve apresentar, no mínimo, os seres produtores e os decompositores. 2. Os organismos na natureza precisam obter energia de diversas formas. A cadeia alimentar é uma sequência que liga organismos através das relações de alimentação.

Disponível em: <http://biologando1.blogspot.com.br/2015/03/aula-i-ecologia-parte-2.html>. Acesso em: 12 jul. 2017.

Na cadeia alimentar apresentada, o decompositor é (A) a árvore. (B) a bactéria. (C) a jaguatirica. (D) o gafanhoto. Gabarito: B A bactéria é um ser heterotrófico, pois são organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. 3.Qual a função dos decompositores no meio ambiente? Os decompositores transformam a matéria presente nos seres vivos em matéria inorgânica.

Page 13: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

12

6º Ano – Ensino Fundamental

Material do Professor

Page 14: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

13

LÍNGUA PORTUGUESA 6º Ano do Ensino Fundamental

MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o

desenvolvimento das habilidades avaliadas nos itens

ITENS 1 e 2

D1-Localizar informações explícitas em um texto.

Indicador/habilidades Localizar informação explícita no gênero textual lenda.

Conteúdos Gêneros textuais: mitos, lendas, causos.

Conhecimentos prévios Reconhecer informações que estão na superfície textual.

Expectativa de aprendizagem

• Localizar informações explícitas em textos narrativos (Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 3º Ano. Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 1

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

Lenda da Iara, ou Mãe D’água

Lenda de origem indígena, muito comum na região Amazônica.

A Mãe D’água é uma sereia, metade mulher (da cintura para cima) e metade peixe (da cintura para baixo). Possui longos e lindos cabelos, alguns dizem que parece uma índia com cabelos negros, outros dizem que possui cabelos loiros ou até ruivos. Ela hipnotiza os homens com o seu canto e com o seu olhar. Ao ouvirem seu canto, lançam-se nas águas para irem ao seu encontro e, na maioria das vezes, acabam morrendo afogados.

Ela sai da sua casa no fundo do mar, ou do lago ou do rio, geralmente no final da tarde e surge linda e sedutora à procura de um companheiro.

É difícil um homem resistir ao seu canto hipnotizador ou à sua beleza. Por isso, meninos, ao se depararem numa situação dessas, tapem os ouvidos e procurem não olhar para ela.

Disponível em: <http://www.mundinhodacrianca.net/2009/0 09/08/len-das-folcloricas_6496.html>. Acesso em: 20 jun. 2017.

1. De acordo com o texto, como é caracterizada a Mãe D’água? A Mãe D’água é uma sereia, metade mulher (da cintura para cima) e metade peixe (da cintura para

baixo). Possui longos e lindos cabelos, alguns dizem que parece uma índia com cabelos negros, outros dizem que possui cabelos loiros ou até ruivos. 2. De que forma a Mãe D’água hipnotiza os homens? Ela hipnotiza os homens com o seu canto e com o seu olhar. 3. O que acontece com os homens ao ouvirem o canto da sereia? Ao ouvirem seu canto, os homens se lançam nas águas para irem ao seu encontro e, na maioria das vezes, acabam morrendo afogados.

Atividades relacionadas ao item 2 Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

Nóis tamo é lascado! Severino Nunes de Melo

Dois matutos de Monteiro, no Cariri paraibano,

cansados da seca e das promessas dos políticos, decidiram tentar a vida em uma cidade grande. Para conseguir dinheiro, eles venderam o burro, o jumento e o cavalo, e, na esperança de um dia voltar, rumaram para o Rio de Janeiro.

Chegando lá, por sorte, arranjaram emprego de serventes em uma pequena construção, o salário era pequeno mal dava para sobreviver e raramente sobravam alguns trocados para enviarem para aos familiares na Paraíba.

Durante o período do carnaval, dois árabes, fazendo turismo no Rio, passaram em frente à obra e viram os paraibanos de enxadas nas mãos, mexendo areia e cimento. O sol estava escaldante e os nordestinos suavam até pela ponta do nariz. Os turistas se aproximaram e admirados de tanta bravura, perguntaram quais os salários dos dois. Eles informaram que ganhavam o salário mínimo e que era muito pouco.

Os turistas, perguntaram se eles não aceitavam ir morar na Arábia Saudita e trabalhar lá recebendo salários mais justos. Os paraibanos esclareceram que não seria possível viajar para um lugar tão longe, pois faltava o dinheiro das passagens. Os árabes afirmaram que isto não seria um problema já que os mesmos estavam de avião particular e daria para levar os dois.

Depois do carnaval, e após uma prece ao “Padim Pade Ciço”, os nossos irmãos embarcaram para mais uma aventura. Quando o avião estava sobrevoando o deserto do Saara, apresentou uma pane, sendo necessário um pouso não programado.

Page 15: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

14

Um dos paraibanos desceu do avião, olhou em frente só viu areia, do lado direito areia, do lado esquerdo e na parte de trás também só se via areia e aí ele, com ar de preocupação, virou-se para o companheiro e falou: “Severino, nóis tamo é lascado quando chegar o cimento!”

Disponível em: <http://ocarao.blogspot.com.br/>. Acesso em: 21 jun. 2017.

1. O que os matutos fizeram para conseguirem se mudar para o Rio de Janeiro? Os matutos venderam o burro, o jumento e o cavalo para conseguirem dinheiro para se mudar. 2. De que forma os matutos viajaram para a Arábia Saudita? Eles viajaram no avião particular dos árabes. 3. O que aconteceu com o avião ao sobrevoar o deserto do Saara? O avião apresentou uma pane, sendo necessário um pouso não programado. ITEM 3

D4-Inferir uma informação implícita em um texto.

Indicador/habilidades Inferir uma informação implícita em uma piada.

Conteúdos Gêneros textuais: memórias, classificados, piada, lenda, charge, cartaz, anedota etc.

Conhecimentos prévios Ler fluentemente. Identificar informações explícitas. Associar o conhecimento de mundo ao que não está explicitamente marcado no texto.

Expectativas de aprendizagem

• Ler de forma associativa e comparativa os gêneros em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social (Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo: Prática de leitura).

• Ler utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem)

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 7º Ano. Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 3

Leia novamente o texto “Nóis tamo é lascado!” e responda a questão proposta.

1. Ao final do texto, percebe-se a preocupação do paraibano com a quantidade de areia que ele viu. O que se pode inferir com a sua fala final? Ao dizer que eles estariam lascados quando chegasse o cimento, pode-se inferir que o matuto imaginou que toda aquela areia do deserto seria para construírem algum prédio. Leia o texto e, a seguir, responda a atividade 2.

Disponível em: <www.chargeonline.com.br/>. Acesso em: 21 jun. 2017.

2. O que você pode inferir quando a mulher diz que o filho ainda era criança quando ela entrou na fila? Sugestão de resposta Pode-se inferir que ela esperou tantos anos na fila para ser atendida por um pediatra, que seu filho cresceu e agora não pode mais ser atendido por ele.

Leia o texto e, a seguir, responda a atividade 3.

Os dois amigos

Dois amigos apaixonados por futebol combinaram

que, quando um deles morresse, voltaria para contar ao outro se lá no céu tinha futebol.

Passado um tempo, um deles morreu, cumprido o combinado, ele voltou e disse:

– Amigo, eu tenho uma notícia boa e uma notícia má. Qual você quer primeiro?

O outro animado disse: – A boa! O amigo morto então disse: – Lá no céu tem futebol, sim! E o outro, então, perguntou: – E a ruim, qual é? Ele respondeu: –Você foi escalado para jogar neste domingo...

Disponível em: <http://www.piadascurtas.com.br/os-dois-amigos/>. Acesso em: 21 jun. 2017.

3. Qual a intenção do amigo morto ao dizer que o outro foi escalado para jogar neste domingo?

Page 16: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

15

O amigo morto, ao dizer que o amigo vivo estava escalado para jogar no céu, no próximo domingo, quis dizer que o amigo vivo iria morrer.

ITEM 4

D16-Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Indicador/habilidades Identificar os efeitos de sentido e humor decorrentes do uso dos sentidos literal e conotativos das palavras e notações gráficas.

Conteúdos Gêneros textuais: piadas, charges, cartuns, crônicas, histórias em quadrinhos.

Conhecimentos prévios Entender o significado de palavras e expressões conforme o contexto em que estão inseridas.

Expectativa de aprendizagem

• Ler utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem)

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 4.

Leia o texto e, a seguir, responda a atividade 1.

Disponível em: <http://www.google.com.br/search?q=garfield

+1993&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=n_YqU8j4K86NkAfomIC4Dg&ved=0CDQQsAQ&biw=1024&bih=599>. Acesso em: 17

jun. 2017.

1. Você achou essa tirinha engraçada? Em que consiste a graça? Sugestão de resposta Essa tirinha é engraçada, porque o gato ignorou a placa que avisava para ter cuidado com os pequenos cães e foi atacado. Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 2 e 3.

Cozinheira de mão-cheia

Minha irmã passou no vestibular aos 17 anos e

teve de se mudar para outra cidade. Foi sua primeira experiência de morar sozinha. Alugou um apartamento e dividiu-o com uma amiga da mesma idade que também tinha acabado de entrar para a faculdade. Muito dependente de minha mãe, eram constantes os telefonemas para perguntar as coisas mais diversas. Em uma dessas ligações, minha mãe voltou dando gargalhadas: minha irmã queria saber como se preparava um chá de farinha.

– Chá de farinha? _ perguntou espantada minha mãe. – Não se pode fazer chá com farinha!

– Como não? Estamos com uma receita de panquecas que diz: “Cinco colheres de chá de farinha.”.

Gustavo Fernandes Emílio – Botucatu, SP. Seleções Reader´s Digest.

São Paulo: Ed. Abril, abr. 2009. P. 59.

2. O que torna esse texto engraçado é o fato de a moça (A) ter passado no vestibular com apenas 17 anos. (B) ter ido morar fora de casa com uma das amigas. (C) desconhecer o significado da expressão “colheres

de chá de farinha”.

(D) fazer várias ligações para perguntar à mãe as “coisas mais diversas”.

Gabarito: C

Page 17: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

16

Comentário No texto que embasa essa questão, o sentido de humor ocorre pelo fato de a moça desconhecer o sentido da expressão “colheres de chá de farinha”. 3. Ao ler o texto e, posteriormente voltar ao título, percebe-se que há um tom irônico neste. Em que consiste essa ironia? A ironia do título “Cozinheira de mão-cheia” está no fato de a expressão “mão-cheia” significar ser boa cozinheira, mas, ao longo do texto, percebe-se que a garota não tinha conhecimento sobre a linguagem das receitas culinárias. Dessa forma, podemos perceber a ironia presente no título, já que ela não tinha nada de “cozinheira de mão-cheia”. ITEM 5

D1-Localizar informações explícitas em um texto.

Indicador/habilidades Localizar informação explícita no gênero textual contos.

Conteúdos Gêneros textuais: diário, notícia, poema contos, receitas, crônicas, reportagens, entre outros.

Conhecimentos prévios Reconhecer informações que estão na superfície textual.

Expectativa de aprendizagem

• Localizar informações explícitas em textos narrativos (Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 3º Ano. Eixo: Prática leitura).

Atividades relacionadas ao item 5

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

Caipora

É um mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes, é visto montando um porco do mato.

Disponível em: <www.arteducacao.pro.br>. Acesso em: 20 jun. 2017.

Algumas informações aparecem explicitamente na superfície textual, assim, ao ler o texto “Caipora”, retire trechos que comprovem as seguintes informações: 1. O que acontece com quem vê o Caipora? “Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta”. 2. Para que servem os pés voltados para trás do Caipora? “Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos”. 3. O que ele faz para atrair suas vítimas? “Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. ” ITEM 6

D10-Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

Indicador (habilidades) Reconhecer a tipologia narrativa e seus elementos.

Conteúdos Contos, lendas, mitos e anedotas.

Conhecimentos prévios Reconhecer os elementos numa narrativa.

Expectativa de aprendizagem

• Ler anedotas, causos, lendas e mitos, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 6

Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

O conto da mentira

Todo dia, Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a

vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte,...

Page 18: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

17

Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”

A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia... Rogério Augusto

Folha de São Paulo, 14 de jun. 2003 - Suplemento Folhinha

Disponível em: <http://www.acessaber.com.br/atividades/inte - rpretacao-de-texto-o-conto-da-mentira-6o-ano/>. Acesso em: 22

jun. 2017.

1. Identifique a ordem dos acontecimentos no conto: ( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. ( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. ( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. ( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa. (A) 1, 2, 3, 4. (B) 4, 2, 3, 1. (C) 4, 3, 1, 2. (D) 2, 1, 4, 3. Gabarito: B Comentário do item Para identificar a ordem dos acontecimentos, o estudante precisa saber o que é um texto narrativo, conhecer os seus elementos e saber a ordem, bem como a importância dos acontecimentos na história. 2. Qual o motivo de Felipe reduzir as suas mentiras? O motivo de Felipe reduzir as suas mentiras foi deixar de ganhar a bicicleta do programa de televisão. 3. As narrativas podem apresentar um importante elemento que recebe o nome de “tempo cronológico” – ou seja, é aquele tempo que pode ser contado, agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. É o tempo registrado nos calendários. Nas alternativas a seguir, identifique o trecho que apresenta a ideia de tempo cronológico. (A) “Todo dia Felipe inventava uma mentira. ” (B) “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio! ”. (D) “ Então aconteceu o que seu pai alertara. ” (D) “Então ele começou a reduzir suas mentiras. ”

Gabarito: A Comentário Para chegar à resposta correta, o estudante precisa saber o que é “tempo cronológico” na narrativa, ou seja, o tempo que pode ser marcado. ITEM 7

D3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Indicador (habilidades) Identificar o sentido, o significado pontual de determinadas palavras, ou expressão no texto.

Conteúdos Contos, lendas, mitos e anedotas.

Conhecimentos prévios Ler e compreender o sentido, o significado das palavras de acordo com o contexto.

Expectativa de aprendizagem

• Ler anedotas, causos, lendas e mitos, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 7

Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

A princesa e a ervilha

Era uma vez, um príncipe que queria se casar com

uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.

Uma noite, desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!

De repente, bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade.

Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real. A moça tanto

Page 19: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

18

afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.

Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da “princesa”. A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar.

No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido.

– Oh! Não consegui dormir – respondeu a moça –havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!

O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!!

O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...

Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu!

(Adaptação do conto de Hans Cristian Andersen) Disponível em: <http://textoemmovimento.blogspot.com.br/2-

012/10/interpretacao-56-anos-princesa-e-ervilha.html/>. Acesso em: 22 jun. 2017.

1. Em "Chovia desabaladamente”, a palavra grifada tem o sentido de (A) raramente. (B) levemente. (C) fortemente. (D) repentinamente. Gabarito: C Comentário do item Para chegar à resposta correta, o estudante precisa reconhecer o significado das palavras no contexto, bem como da palavra “desabaladamente” que, no texto, significa que chovia “fortemente”. 2. Qual é o gênero desse texto? O gênero desse texto é conto de fadas. 3. No trecho “Uma noite desabou uma tempestade medonha.”, o que significa, nesse contexto, a palavra “desabou”? Nesse contexto, a palavra “desabou” significa “caiu. ” ITEM 8

D2-Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Indicador (habilidades) Reconhecer palavras, expressões que substituem partes do texto para que haja desenvolvimento/continuidade do texto.

Conteúdos Contos, lendas, mitos e anedotas.

Conhecimentos prévios Ler reconhecendo elementos que são repetidos, substituídos e retomados no texto.

Expectativa de aprendizagem • Refletir sobre o emprego de preposições,

conjunções, pronomes relativos como elementos articuladores nos gêneros em estudo (Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo: Prática de análise da língua).

Atividades relacionadas ao item 8

Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

O pássaro do poente

Esta lenda, acontecida muito tempo atrás, começa numa manhã de inverno, quando um jovem socorre uma cegonha que havia sido atingida por uma flecha. Sendo humilde, bom e trabalhador, fica comovido com o profundo olhar de gratidão que recebe da cegonha antes de ela alçar voo para os ares.

Dias depois, já a avançadas horas da noite, alguém bate à sua porta. Uma linda e delicada moça, que havia se perdido no caminho devido ao mau tempo, vem lhe solicitar abrigo por apenas uma noite.

Imediatamente acolhida pelo bondoso rapaz, ela vai se aquecer ao pé do fogo que crepitava alegremente na lareira. E como o inverno era muito rigoroso, a moça foi ficando.

Conversando muito, um se sentindo alegre na companhia do outro, acabaram se apaixonando. E resolveram se casar.

Quando chega a primavera, a jovem esposa faz um pedido ao marido:

– Gostaria de possuir um tear. Você poderia vender na cidade os tecidos que eu fizesse.

Com prontidão, seu pedido foi atendido. Construído o quarto do tear, a mulher avisa que se trancaria durante três dias para realizar sua tarefa e impõe uma condição ao marido:

– Jamais você deverá olhar enquanto eu estiver tecendo.

Curiosíssimo, o marido esperou os três dias passarem e ficou maravilhado com o tecido que a mulher trazia nas mãos. A delicadeza das estampas e a leveza do pano imediatamente atraíram um comprador, que por ele pagou várias moedas de ouro.

O homem voltou correndo para casa, trazendo as boas novas para a esposa, que prometeu tecer outro pano no dia seguinte.

Page 20: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

19

Repetindo a recomendação de jamais poder ser observada enquanto tecia, a mulher trancou-se novamente no quarto.

Quando saiu, com um trabalho ainda mais deslumbrante que o primeiro, estava pálida e abatida. O marido nada percebeu, ansioso que estava pelo tilintar das moedas de ouro em seu bolso.

Pela terceira vez ela se trancou no quarto, repetindo a mesma recomendação. Mas, desta vez, o marido não resistiu. A curiosidade dominou seu coração e ele foi espiar pelo buraco da fechadura, tratando de aquietar sua consciência:

– Que mal poderá fazer uma olhadinha apenas? Assim pensou e assim fez. Lá dentro viu uma cegonha frente ao tear, arrancando suas próprias penas para entremeá-las aos fios e compor os desenhos.

Ao final do terceiro dia, trazendo nas mãos o tecido acabado, a mulher disse, com muita tristeza nos olhos e na voz:

– Sou aquela cegonha salva por você na neve. Voltei, transformada em mulher, para agradecer aquele seu ato de amor espontâneo e desinteressado. Agora que você já sabe de tudo, não posso continuar vivendo aqui.

As súplicas e rogos do marido de nada adiantaram. Ele viu, por entre as lágrimas, uma cegonha magra e já quase sem penas voando em linha reta, com muita determinação, em direção ao poente.

Adaptação de Sylvia Manzano Disponível em: <http://www.objetivo.br/arquivos/desafio/fun-

damental/Resolucao_Desafio_6ano_Fund2_Portugues_170514pdf>. Acesso em: 21 jun. 2017.

1.No trecho “Sendo humilde, bom e trabalhador, fica comovido com o profundo olhar de gratidão que recebe da cegonha antes de ela alçar voo para os ares. ”, a palavra “ela” refere-se a quê? A palavra “ela” refere-se à cegonha.

2. Pesquise no dicionário uma palavra com sentido equivalente, para substituir a destacada no trecho a seguir: “A curiosidade dominou seu coração e ele foi espiar pelo buraco da fechadura, tratando de aquietar sua consciência (...)”. Ver/observar secretamente. 3. No fragmento “– Gostaria de possuir um tear. Você poderia vender na cidade os tecidos que eu fizesse.”, a palavra “Você” faz referência a quem? A palavra “Você” faz referência a “marido. ”

ITEM 9

D21-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Indicador (habilidades) Reconhecer opiniões diversas no texto.

Conteúdos Contos, lendas, mitos e anedotas.

Conhecimentos prévios Ler e interpretar textos reconhecendo tipo, gênero e opiniões diferenciadas na composição textual.

Expectativa de aprendizagem

• Ler reportagens, utilizando as estratégias de leitura como mecanismos de interpretação dos textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem)

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6º Ano. Eixo Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 9

Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

Texto I

Redução da violência contra adolescentes

A violência contra adolescentes nas comunidades

e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo.

As maiores vítimas da violência urbana são os adolescentes moradores de comunidades populares e de periferias que, muitas vezes, encontram-se vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da repressão das forças de segurança. Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para o tráfico de drogas e armas. (...)

Disponível em: <http://comunicaoeexpresso.blogspot.com.br/ 2013/08/explorando-os-descritores-da-lingua.html/>. Acesso em: 21

jun. 2017 (adaptado).

Page 21: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

20

Texto II

O artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

Disponível em: <http://comunicaoeexpresso.blogspot.com.br/ 2013/08/explorando-os-descritores-da-lingua.html>. Acesso em: 21

jun. 2017 (adaptado).

1. Os direitos presentes no texto 2 estão garantidos no texto 1? Os direitos garantidos no texto 2 não estão garantidos no Texto 1. 2. Transcreva o trecho do texto 2 que comprova esses direitos. “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. 3. O que comprova esses direitos no texto 2 que estão ausentes no texto 1? O que comprova esses direitos é o Estatuto da Criança e do Adolescente. ITEM 10

D14-Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Indicador (habilidades) Identificar fatos e opiniões no texto.

Conteúdos Contos, lendas, mitos e anedotas.

Conhecimentos prévios Ler reconhecendo o gênero, o tipo de texto e diferenciar fatos de opiniões.

Expectativa de aprendizagem

• Ler reportagens, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: ✓ formulação de hipóteses (antecipação e

inferência); ✓ verificação de hipóteses (seleção e checagem)

(Currículo Referência do Estado de Goiás. Língua Portuguesa. 6 º Ano- Eixo: Prática de leitura).

Atividades relacionadas ao item 10 Leia o texto e, a seguir, responda as atividades 1, 2 e 3.

Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é tão abundante como se pode imaginar.

[...] VITÓRIA. Mônica

Disponível em: <http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor /dia_mundial_da_agua-69807.html>. Acesso em: 22 jun. 2017

(adaptado).

Leia as frases e, em seguida, marque aquela que realmente apresenta uma opinião. (A) "Dia 22 de março é a data [...] para celebrar o Dia

Mundial da Água.". (B) "... é um momento para conscientizar a

população...". (C) "Cerca de dois terços do corpo humano são

constituídos de água, ...". (D) "... embora a Terra seja conhecida como o 'planeta

azul’, ...". Gabarito: B Comentário do item Este item avalia a habilidade de estabelecer a distinção entre um fato e uma opinião em um texto. O suporte é um fragmento de um texto informativo, bastante familiar a alunos desse nível de escolarização. A curta extensão e a linguagem simples favorecem a compreensão do texto. O comando solicita que o aluno identifique em que fragmento há a manifestação de uma opinião. O estudante que observar atentamente os fatos verá que a opinião se concretiza na opção B.

2. Explique porque o trecho a seguir é uma opinião “... é um momento para conscientizar a população...". O trecho é uma opinião porque apresenta uma maneira pessoal de julgar, ver, pensar.

3. Explique porque o trecho a seguir é um fato: “Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água.". O trecho é um fato porque existe uma ocorrência, uma realidade.

Page 22: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

21

6º Ano – Ensino Fundamental

Material do Professor

Page 23: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

22

1ª ETAPA- CICLO III-2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR

Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades

avaliadas nos itens ITEM 1 Observe a reta numérica a seguir:

O número que corresponde ao ponto F nesta reta é (A) 1,4. (B) 1,5. (C) 1,6. (D) 1,7. Gabarito: D Solução

D17-Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Atividades relacionadas ao item 1. Observe a reta numérica a seguir:

O valor correspondente a

7

2 nesta reta é representado

pela letra (A) X. (B) Y. (C) W. (D) Z. Gabarito: D Solução

Tem-se que 7

2 = 3,5. Na reta, este número está sendo

representado pela letra Z. 2. Na reta numérica abaixo, há quatro valores assinalados pelas letras F, G, H e J.

O número 1,6 é indicado na reta por qual dessas letras?

(A) J. (B) H. (C) G. (D) F. Gabarito: A Solução

3. Veja a representação da reta numérica:

O número 3

2 pode ser representado nessa reta entre

(A) 3 e 4. (B) 2 e 3. (C) 1 e 2. (D) 0 e 1. Gabarito: C Solução Tem-se que 3/2 = 1,5. Na reta, este número está sendo representado entre 1 e 2. ITEM 2 Considere a fração a seguir:

3

2

Assinale a alternativa que indica a fração equivalente a esta.

(A) 9

2

(B) 9

6

(C) 5

2

(D) 2

3

Gabarito: B Solução Para encontrar frações equivalentes, pode-se multiplicar ou simplificar (dividir) por um mesmo número.

Como 3

2 já é uma fração irredutível, as equivalentes a

ela serão determinadas por meio da multiplicação.

Assim: 3

2∙

2

2=

6

4·;

3

2∙

3

3=

9

6

Page 24: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

23

Logo, das alternativas apresentadas a que apresenta

fração equivalente é a (B) 9

6 .

D23B-Identificar frações equivalentes.

Atividades relacionadas ao item

1. Numa receita de bolo, dona Joana usou 2

8 de xícara

de farinha de trigo. Determine três frações equivalentes a essa quantidade de farinha de trigo que dona Joana usou. Solução Simplificando por 2, para encontrar a fração reduzida desta fração que é também uma fração equivalente.

Para encontrar outras frações equivalentes a

2

8, é só

multiplicar a mesma por 2, 3, 4 e tantos outros quanto queira.

2. Determine frações equivalentes para cada uma das frações a seguir.

a) 5

10 =

b) 9

11 =

c) 6

8 =

Solução

a) 5

10 ÷

5

5=

1

2

b) 9

11 ×

2

2=

18

22

c) 6

8 ÷

2

2=

3

4

3. Considere as frações 1

2 e

3

5 .

Assinale a alternativa que indica frações respectivamente equivalentes a estas.

(A) 15

25 e

5

10

(B) 7

2 e

15

15

(C) 2

3 e

10

2

(D) 5

10 e

15

25

Gabarito: D Solução

Considerando que 1

2 e

3

5 são frações irredutíveis, as

equivalentes a elas serão determinadas por meio da multiplicação. Assim:

1) 1

2

2 =

2

4 ;

1

3

3=

3

6 ;

1

4

4 =

4

8;

1

5

5=

5

10

2) 3

2

2=

6

10 ;

3

3

3 =

9

15 ;

3

4

4 =

12

20;

3

5

5=

15

25

Logo, das alternativas apresentadas a que apresenta

frações respectivamente equivalentes à 1

2 e

3

5 é a D.

ITEM 3 O professor de Marcos ensinou que um polígono é considerado regular quando as medidas de seus ângulos são iguais e as medidas de seus lados também são iguais. Uma forma de representar essas igualdades é usando traços, ou seja, medidas iguais, quantidade de traços iguais. Ele apresentou algumas figuras.

Assinale a alternativa que apresenta um polígono regular. (A) Figura 1. (B) Figura 2. (C) Figura 3. (D) Figuras 4. Gabarito: D Solução

Page 25: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

24

D8A-Identificar polígonos regulares e seus elementos.

Atividades relacionadas ao item 1. O hexágono regular possui seis lados com medidas iguais e seis ângulos internos com medidas iguais. Determine a medida de cada ângulo. Solução Sendo o hexágono regular, a medida de cada ângulo será 720 ÷ 6 = 120°. 2. A figura a seguir representa um polígono regular.

Justifique a afirmação desse polígono ser regular. O polígono possui todos os seus lados com a mesma medida e ângulos com a mesma medida. 3. Desenhe um polígono regular e apresente as medidas de seus lados e ângulos. Solução

ITEM 4 Um pedreiro construiu 5,05 metros de um muro. A medida desse muro, em centímetros, é igual a (A) 55 cm. (B) 505 cm. (C) 5 005 cm. (D) 5 050 cm. Gabarito: B Solução O estudante deverá converter metros em centímetros e fazer a correspondência: 1 m = 100 cm, portanto 5,05 m = 505 cm.

D15A-Fazer conversões do metro e seus submúltiplos.

Atividades relacionadas ao item 1. Observe a tabela a seguir com os submúltiplos do metro (m):

4,246 m corresponde a:

✓ 42,46 dm ✓ 424,6 cm ✓ 4 246 mm

Agora você faça a correspondência: a) 6 cm = _________ m b) 20,85 dm = _____ cm c) 743,7 cm = ______ m d) 8,2 cm = ________ mm e) 81 cm = _________ m Solução a) 6 cm = 0, 06 m b) 20,85 dm = 208,5 cm c) 743,7 cm = 7,437 m d) 8,2 cm = 82 mm e) 81 cm = 0,81 m 2. Célia mora 120 m de distância da escola. Essa distância corresponde a __________ cm ou __________ mm. Célia mora 120 m de distância da escola. Essa distância corresponde a 12 000 cm ou 120 000 mm. 3. Um parafuso tem 16 mm de comprimento. A sua medida em centímetro é igual a (A) 160 cm. (B) 16 cm. (C) 1,6 cm. (D) 0,16 cm. Gabarito: C Solução O estudante deverá converter milímetro em centímetro e fazer a correspondência: 1 mm = 0,1 cm. Portanto, 16 mm = 1,6 cm. ITEM 5 O professor Paulo explicou aos alunos que o termo regular é aplicado aos polígonos que possuem os lados congruentes e os ângulos internos congruentes. Ele citou os seguintes exemplos:

Page 26: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

25

Assinale a alternativa que corresponde ao nome do polígono com cinco lados congruentes e cinco ângulos congruentes. (A) Triângulo equilátero. (B) Pentágono regular. (C) Quadrado. (D) Hexágono regular. Gabarito: B Solução Professor(a), conforme os nomes dados, o estudante deverá assinalar a resposta que satisfaz a pergunta. Assim, a solução desse problema dependerá se o estudante fez a leitura das informações do item. D8C-Caracterizar polígonos regulares e seus elementos.

Atividades relacionadas ao item 1. Observe o polígono regular a seguir: Identifique neste hexágono o número de: a) lados: ___________ b) vértices: _________ c) diagonais: ________ Solução a) lados: 6 b) vértices: 6 c) diagonais: 9 2. O número de diagonais de um polígono regular depende do número de lados e pode ser calculado pela

expressão: d = 𝑛 (𝑛−3)

2, onde n corresponde ao número

de lados. Assim, calcule o número de diagonais de um polígono com: a) 29 lados: _____________________ b) 33 lados: _____________________ c) 51 lados: _____________________ Solução

a) 29 lados: d = 29 (29−3)

2= 377 diagonais.

b) 33 lados: d = 33 (33−3)

2= 495 diagonais.

c) 51 lados: d = 51 (51−3)

2= 1 224 diagonais.

3. Relacione a 2ª coluna com a 1ª:

Solução

ITEM 6 Observe a fração a seguir:

4

8

A alternativa que possui a sequência de frações equivalentes a fração dada é

(A) 4

8=

1

2=

12

22.

(B) 4

8=

20

40=

14

28.

(C) 4

8=

16

30=

28

56.

(D) 4

8=

10

20=

24

46.

Gabarito: B Solução Professor(a), o item propõe ao estudante determinar a sequência de frações equivalentes. A sugestão é que o estudante use a “multiplicação cruzada” para determinar a solução. Sendo assim teremos: 8

12=

48

72→ 576 = 576

8

12=

72

108→ 112 = 112

8

12=

120

180→ 1440 = 1440

Page 27: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

26

D23C-Obter frações equivalentes.

Atividades relacionadas ao item 1. Escreva uma fração equivalente a cinco sétimos cujo numerador seja quinze.

Para encontrar a frações equivalentes a 5

7 com

numerador 15, multiplica-se o numerador 5 por 3 e o

denominador 7 por 3, ou seja 5∙3

7∙3=

15

21∙

2. Obtenha o valor do termo desconhecido sendo:

a) uma fração equivalente a 4

5 de denominador 200.

b) uma fração de numerador 70 equivalentes a 7

10.

a) primeiro encontra-se o fator comum para multiplicar

a fração 4

5 até obter o denominador 200. Ou seja

4

40

40=

160

200.

b) para encontrar a fração equivalente 7

10, sendo o

numerador 70, multiplica o numerador e denominador

pelo fator comum 10, ou seja, 7

10×

10

10=

70

100.

3. Observe a fração a seguir:

15

20

A fração equivalente a esta com numerador 45 é

(A) 45

60

(B) 45

50

(C) 45

40

(D)45

30

Gabarito: A Solução Primeiro, encontra-se o fator comum para multiplicar a

fração 15

20 até obter o numerador 45. Ou seja,

15∙3

20∙3=

45

60.

ITEM 7 Observe o polígono regular a seguir:

Nessas condições, pode-se afirmar que o polígono é (A) um quadrado e possui 4 diagonais e 4 ângulos agudos. (B) um pentágono e possui 2 arestas e 4 diagonais.

(C) um quadrado e possui 2 diagonais e 4 ângulos retos. (D) um pentágono e possui 4 arestas e 4 vértices. Gabarito: C Solução

Esse polígono, por ser regular, é um quadrilátero que possui todos os lados com a mesma medida; logo, é um quadrado e possui 2 diagonais e 4 ângulos retos. D8B-Nomear polígonos regulares e seus elementos.

Atividades relacionadas ao item

1. Responda: a) Como se chama o polígono regular que tem 4 lados, 4 ângulos internos e 4 vértices? ____________________________________________ b) Quantos ângulos e quantos lados possui um triângulo equilátero? ____________________________________________ Solução a) Quadrado. b) O triângulo equilátero possui 3 ângulos agudos e três lados. 2. Observe o polígono regular a seguir.

Sobre esse polígono, pode-se afirmar que (A) é um triângulo retângulo e possui 3 ângulos agudos. (B) é um triângulo escaleno e possui 3 ângulos agudos. (C) é um triângulo isósceles e possui 2 ângulos agudos

e um reto. (D) é um triângulo equilátero e possui 3 ângulos

agudos. Gabarito: D Solução

Page 28: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

27

Esse polígono regular é um triângulo equilátero e possui 3 ângulos agudos. 3. Observe o polígono regular a seguir.

Sobre esse polígono, pode-se afirmar que: (A) é um hexágono e possui 5 vértices, 5 ângulos

obtusos, 5 lados e 9 diagonais. (B) é um hexágono e possui 5 vértices, 5 ângulos agudos

e 6 diagonais. (C) é um quadrilátero e possui 5 vértices, 5 ângulos

agudos e 5 diagonais. (D) é um pentágono e possui 5 vértices, 5 ângulos

obtusos, 5 lados e 5 diagonais. Gabarito: D Solução

Esse polígono é um pentágono e possui 5 vértices, 5 ângulos obtusos, 5 lados e 5 diagonais.

ITEM 8 Pedro, Lucas, Tiago e Luiz saíram juntos para correr.

Depois de uma hora, Pedro correu 8

6 do total do

percurso, Lucas 12

9, Tiago

8

3 e Luiz

4

3.

Os dois corredores que se encontram no mesmo ponto do percurso são (A) Pedro e Lucas. (B) Tiago e Lucas. (C) Pedro e Luiz. (D) Lucas e Luiz. Gabarito: D Solução O estudante deverá identificar que os dois corredores

que fizeram o mesmo percurso em 1 hora é o Lucas 12

9 e

o Luiz 4

3 , pois as frações são diferentes, mas

representam a mesma quantidade. D23A-A partir de frações de denominadores diferentes obter outras equivalentes com o mesmo denominador, fazendo uso ou não do MMC.

Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura a seguir:

Assinale a figura que corresponde a essa mesma representação:

Gabarito: B Solução O estudante deverá perceber que a figura representada na letra B corresponde a mesma quantidade, conforme a imagem a seguir:

Page 29: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

28

2. Escreva uma fração equivalente a: a) um meio cujo denominador seja dez. b) cinco sétimos cujo numerador seja quinze. c) dois terços cujo denominador seja 18. Solução

a) 1

2=

5

10

b) 5

7=

15

21

c) 2

3=

12

18

3. Mateus, Paulo, Artur e Anderson estão colecionando

figurinhas. Mateus já colou 2

6 do total do álbum, Paulo

2

3, Artur

4

6 e Anderson

4

3.

Os dois amigos que coloram a mesma quantidade de figurinhas (A) Paulo e Artur. (B) Artur e Anderson. (C) Paulo e Mateus. (D) Artur e Anderson. Gabarito: A Solução

O estudante deverá relacionar 2

3 do Paulo com

4

6 do

Artur que apesar de serem frações diferentes representam a mesma quantidade de figurinhas coladas. ITEM 9 Professora Sandra escreveu no quadro os números a seguir, depois pediu aos estudantes que os organizassem em ordem crescente numa reta numérica.

Assinale a alternativa que indica a reta numérica em que estes números estejam organizados corretamente. (A)

(B)

(C)

(D)

Gabarito: C Solução 0,3 é menor que a metade de um inteiro. 3

2 ao dividir 3 inteiros em duas partes, obtém- se 1

inteiro mais a metade. 2,4 é um décimo menor que dois e meio. 12

4 ao dividir 12 inteiros em quatro partes iguais, obtém-

se 3 inteiros. Logo:

D17B-Ordenar números racionais.

Atividades relacionadas ao item 1. Com uma régua, trace uma reta numérica e divida-a em dez partes iguais e subdivida cada uma dessas partes em outras dez partes. Enumere os intervalos de 0 a 10. Ex:

Indique na reta numérica que você desenhou, em ordem crescente, os seguintes números 4,3; 2,7; 3,1; 5,9; 9,5; 0,5; 1,5. Antes de construir a reta numérica, é importante apresentar os números em ordem crescente. Logo: 0,5; 1,5; 2,7; 3,1; 4,3; 5,9; 9,5.

2. Indique, na reta numérica a seguir, os seguintes

números 5

2; 8,3; 9; 10,1; 8;

7

2; 6; 9; 5,2; 7; 3, 8,9.

Page 30: 6º Ano Ensino Fundamental Material do Professor · 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO ... Atividades relacionadas ao item 1. Observe a figura: A escolha do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus),

29

Solução Antes de construir a reta numérica, é importante apresentar os números em ordem crescente. Uma sugestão para facilitar a organização, é separar os números decimais dos inteiros. Logo, inteiros são: 3, 6, 7, 8, 9.

Os decimais são: 5

2;

7

2; 5,2; 8,3; 8,9; 10,1.

3. Observe os números racionais a seguir:

3,4; 2,1; 7,9 e 4,9. 𝟏𝟏

12,

3

3

Assinale a alternativa que indica a reta numérica, onde estes números estão organizados corretamente na ordem crescente. (A)

(B)

(C)

(D)

Gabarito: B Solução

ITEM 10 Myrele comprou um terreno retangular e o demarcou, como mostra a figura a seguir:

A área total sombreada pela dona do imóvel para reserva verde permanente, em metros quadrados, é um número (A) igual a 8. (B) entre 9 e 18. (C) exatamente 32. (D) maior que 72. Gabarito: C

Solução Existem 18 quadrados iguais; logo, 18 correspondem ao denominador da fração que representa o todo. A parte sombreada corresponde a 8 quadrados, portanto a

fração que corresponde a esta parte é 8

18∙

A área total da figura é igual a 18 𝑚×4 𝑚 = 72 𝑚² e

da parte sombreada será 72×8

18= 32 𝑚²

D22C-Resolver problemas que envolvam a ideia de fração (parte-todo).

Atividades relacionadas ao item

1. Christiane tem 2

9 do dinheiro necessário para

comprar um carro e sua mãe 3

11 dessa quantia. Se a essa

importância for adicionada R$ 35.000,00 elas poderão comprar esse veículo.

O preço desse automóvel, em reais, é

(A) 69 300. (B) 72 500. (C) 78 600. (D) 81 400. Gabarito: A Solução 2𝑥

9+

3𝑥

11+ 35 000 = 𝑥 →

22𝑥 + 27𝑥 + 3 465 000

99

=99𝑥

99→ 49𝑥 − 99𝑥 = −3 465 000

−50𝑥 = −3 465 000 → 𝑥 =3 465 000

50→

𝑥 = 𝑅$ 69 300

2. Paulo fez uma viagem de 700 km onde, 3

7 da distância

total foi realizada de automóvel e o restante de ônibus. A distância percorrida, em quilômetros, de ônibus por Paulo foi de (A) 294. (B) 334. (C) 378. (D) 400. Gabarito: D

A distância percorrida de ônibus equivale a 4

7 . Portanto,

tem-se: 4

7×700 =

2 800

7= 400 𝑘𝑚.

3. Uma empresa tem 1 240 funcionários, dos quais

foram escolhidos 1

8 dos trabalhadores para

participarem de um treinamento contra incêndio. Quantos funcionários não participaram do treinamento?

Não participaram 7

8 dos funcionários. Portanto, tem-se:

7

8∙ 1 240 =

8 680

8= 1 085 funcionários.